3 minute read

Mansa sedia encontro de 15 cidades

do Vale do Café em Jornada do Turismo

Rodrigo Drable destaca potencial turístico religioso, de negócios e rural do município

Barra Mansa

A cidade de Barra Mansa sediou o primeiro encontro da Jornada do Turismo Fluminense, um evento inédito que reuniu, nesta quinta-feira (15), representantes de outros 14 municípios do Vale do Café. O encontro aconteceu no Sesc Barra Mansa, no Ano Bom, e teve por objetivo apresentar e discutir os desdobramentos do Plano Estratégico TurismoRJ + 10 Anos em Planos de Ação Regionais.

“Recebemos secretários, representantes do trade turístico público e privado para discutir, elaborar e planejar ações pertinentes às peculiaridades de cada município desta região. Tivemos palestras, discussões e oficinas para nos dar base para a realização dos trabalhos na área. Fico feliz em ver que o prefeito Rodrigo Drable tem dado atenção, suporte e valorização ao turismo”, disse a presidente da Instância de Governança Regional do Vale do Café (IGR-CitVale) e gerente de turismo de Barra Mansa, Bhella Santos. De acordo com ela, a partir de agora serão elaborados planos e estratégicas para colocar “o produto na prateleira”, atraindo o turista local, regional e estadual. “Estamos iniciando este trabalho nos cinco distritos de Barra Mansa”, disse a gerente.

Turismo Religioso

Ao abrir o encontro, o prefeito Rodrigo Drable destacou a necessidade de se reconhecer os potenciais turísticos de Barra Mansa e do Vale do Café.

E reforçou que, embora não o município não tenha atrativos como cachoeiras, praias ou montanhas, tem um forte potencial para o turismo de negócios, que é o grande responsável pela demanda hoteleira da cidade.

“O primeiro passo para transformarmos a realidade do nosso turismo é reconhecer os erros e dedicar esforços na construção de um novo horizonte. Barra Mansa não tem cachoeiras, praias ou montanhas, mas temos um forte potencial para o turismo de negócios, que é o grande responsável pela demanda hoteleira da cidade.

Estamos desenvolvendo o turismo religioso, com a restauração da matriz de Nossa Senhora do Amparo, assim como o Santuário Diocesano de Adoração Coração Eucarístico de Jesus, em Floriano”, enumerou Drable.

O prefeito destacou ainda o turismo rural, já que o município tem produção de hortali- ças, fazendas históricas e pode fornecer experiências diversas no campo. “Outro nicho que identificamos é o turismo de saúde, já que Barra Mansa recebe diariamente centenas de pacientes para tratamento nos pólos cardíaco e oncológico; além disso, estamos criando o hospital de olhos e a alta complexidade ortopédica. Isso movimenta a economia, emprega mais pessoas, fazendo com que a cidade cresça”, pontuou.

Desenvolvimento Tur Stico

Presente ao evento, o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, explicou a escolha por Barra Mansa para dar início à Jornada no Turismo Fluminense. “É importante gerarmos esse debate no interior do estado, contemplando todas as regiões. Escolhemos começar aqui pelo Vale do Café, pois foi a primeira região em que fizemos o Fórum Regional, começando esse trabalho de planejamento. Barra Mansa é uma cidade que tem dado um olhar especial para o turismo, um município que entendeu a importância do desenvolvimento turístico na geração de emprego e renda, potencializando suas vocações.

Nós valorizamos as gestões que enxergam isso”, disse Tutuca.

A Jornada em Barra Mansa foi promovida pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, com apoio da prefeitura local – através do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) – e da Instância de Governança Regional do Vale do Café (IGR-CitVale).

Turismo No Estado

A Jornada do Turismo Fluminense propõe uma série de oficinas para elaborar um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos e está pautada nos valores de sustentabilidade, integração e fortalecimento dos atributos regionais singulares dos 92 municípios que compõem o estado do Rio de Janeiro.

O projeto pretende colocar os municípios fluminenses em um patamar diferenciado em termos de competitividade com outros destinos no cenário mundial. A Jornada do Turismo Fluminense conta com as parcerias do Sebrae, da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da UniRio e da UFRRJ.

Medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática é de Piraí

Ramon foi recebido pelo prefeito Ricardo Passos e pela secretária de Educação, Sandra Neves

Piraí Aluno do 9º ano do Colégio

Municipal Presidente Castelo

Branco, de Santanésia, Ramon de Almeida Medeiros Maria, de 14 anos, foi premiado com medalha de ouro na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Na quarta-feira (14), ele foi recebido pelo prefeito de Piraí, Ricardo Passos, e pela secretária de Educação, Sandra Neves. Durante o encontro, o estudante foi parabenizado pela façanha. Afinal, a OBMEP deste ano contou com a participação de mais de 18 milhões de estudantes –do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio – provenientes de 55 mil escolas, tanto públicas quanto privadas, de quase seis mil municípios brasileiros. Nesta edição, a Olimpíada concedeu 49 medalhas de ouro, 152 de prata e 416 de bronze, além de certificados de menção honrosa. Também foram concedidos reconhecimentos aos professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos.

This article is from: