4 minute read

PREFEITURA FAZ CADASTRO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO MORRO DO MORENO

A prefeitura de Angra está realizando o cadastro socioeconômico da Regularização Fundiária dos moradores do Morro do Moreno.

No bairro, a ação - que teve sua primeira fase do dia 12 a 16 de junho –será feita entre os dias 26 e 30 do mesmo mês. Para receber a equipe de cadastramento, o morador que recebeu a carta de notificação deve contatar a Superintendência de Habitação pelo telefone (24) 3365-2754 ou pelo e-mail reurb.sac@angra.rj.gov.

br, de segunda a sexta, das 10h às 16h. Após o contato, será agendado um horário para que a equipe visite a localidade e comece o processo de cadastramento.

“A regularização garante grandes benefícios para os moradores,

Volta Redonda como a segurança jurídica e a possibilidade de venda da casa. Assim que receber a notificação, o morador deve contatar a Superintendência para que a data do cadastro seja agendada. Caso o cadastrado atenda os requisitos legais, a equipe da Habitação vai dar continuidade no processo de regularização”, destacou Mariana Gomes, engenheira civil da Superintendência de Habitação.

O cadastro socioeconômico é uma das etapas da Reurb, servindo para a instauração da modalidade Reurb-s ou Reurb-e. Em seguida, é realizada a emissão da certidão de regularização fundiária dos processos, emissão do RGI pelo cartório e, por último, reconhecimento do RGI pela prefeitura e entrega aos moradores.

Regularização garante segurança jurídica e possibilidade de venda da casa

SEBASTIÃO FARIA INAUGURA ESCADARIA EM HOMENAGEM

AO ENGENHEIRO ANTÔNIO BUSTAMANTE

O vice-prefeito Sebastião Faria inaugurou a Escadaria Engenheiro Bustamante, que liga o bairro Tangerinal ao Bela Vista. O local recebeu o nome em homenagem a Antônio Mendes Bustamante, engenheiro da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e professor da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), pertencente à geração dos primeiros moradores de Volta Redonda, na década de 50.

Durante o evento, que aconteceu nesta quarta-feira (14), a filha do homenageado, Maria Tereza Bustamante, a Teíta, se emocionou. Lembrou os ensinamentos do pai e agradeceu a oportunidade de eternizá-lo em um ‘pedacinho’ de Volta Redonda, onde o mineiro de Pedralva-MG constituiu família, ao lado da esposa Lucila. A inauguração também contou com a presença das filhas Fatita, Ana e Patrícia Bustamante; a sobrinha Mônica, os netos Guilherme e Adriana, e a bisneta Maria Flor.

Sebastião Faria agradeceu aos familiares por permitirem batizar o espaço público com o nome de Antônio Bustamante, a quem ele conheceu, pois trabalharam juntos na CSN e foram amigos por 30 anos. “Era uma pessoa que tinha uma liderança muito forte, muito competente, exigente e interessado na parte gerencial. Aprendi muitas lições com o Bustamante. Tinha um grande senso de humor, mas também era muito sério no lado profissional. Queria externar minha gratidão e saudade dele, de quem eu fui ções e explosões) ou aumento da pressão em seu interior”. No caso de incêndio, provocado por quaisquer razões, a usina estaria preparada para combater as chamas com eficácia e eficiência, já que a empresa possui uma brigada de incêndio formada por 17 bombeiros profissionais, que se mantêm presentes 24 horas por dia para evitar possíveis acidentes.

“A Eletronuclear acrescenta que a ameaça não foi divulgada com a população para não causar pânico sem fundamentos, uma vez que a denúncia é falsa e que as usinas nucleares possuem sistema de segurança capaz de evitar um acidente nuclear na região. Além disso, notícias como esta podem incentivar outros ataques, o que tornaria perigosa a comunicação ampla do caso. Entretanto, e apesar de não ser uma exigência em situações como essa, a empresa notificou todos os órgãos interessados no tema para garantir maior transparência e cuidado à situação.

No mais, a empresa reforça seu compromisso com a segurança da população local e de cidades vizinhas, razão pela qual todas as medidas cabíveis, necessárias e complementares foram tomadas pela Eletronuclear”, salienta a empresa.

VR promove caminhada no Dia Mundial do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Cerca de 500 pessoas participaram nesta quinta-feira (15) da caminhada do Dia Mundial do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, na Vila Santa Cecília. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), faz parte da campanha do ‘Junho Violeta’, mês de reflexão sobre o tema. A data alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos da terceira idade.

Além de funcionários das secretarias municipais, a caminhada reuniu idosos acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) e do programa ‘Viva a Melhor Idade’. O evento contou com a presença da Fanfarra da Melhor Idade e de atrações musicais.

Presente à caminhada, o deputado estadual Munir Neto ressaltou a importância de se dar destaque à data. “Infelizmente ainda existem maus tratos e violência contra os idosos. Precisamos denunciar e coibir quem quer que seja. Temos que denunciar todos os tipos de violência que eles possam sofrer. Volta Redonda é referência em ações voltadas para a terceira idade, mas infelizmente ainda existe esse tipo de violência. Precisamos ficar atentos”, disse Munir. subordinado, mas também de quem fui um grande amigo. É uma homenagem muito justa àqueles que fizeram a história de Volta Redonda”, destacou.

A secretária de Ação Comunitária, Carla Duarte, pediu aos presentes para que denunciem a violência: “Se você conhece alguém que sofre violência, denuncie através do Disque 100. Essa é uma luta de todos. Nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre a violência contra as pessoas idosas, para inibir, coibir, resolver e pôr fim a este tipo de agravo”, disse.

O presidente do CMDDPI, Geraldo Antônio Batista Vida, destacou que a ação é um alerta para conscientização e combate a atos de violência contra os idosos.

“A conscientização é sobre a necessidade do combate à violência contra a pessoa idosa. O lema desse evento é: ‘Se você não está agindo, você faz parte do problema’. Você faz parte do problema quando deixa o idoso sofrer violência física, psicológica, financeira, moral e não denuncia. Parabéns a todos nós que hoje estamos aqui mostrando para a sociedade a importância de denunciar”, disse Geraldo.

A escadaria fica entre as Ruas 19 e 19-A, próxima à Rua 24, onde o engenheiro, junto da esposa Lucila, constituiu família. Natural de Minas Gerais, Antônio Bustamante fez de Volta Redonda sua casa, onde viveu até 2016. A homenagem foi feita através da Lei Municipal nº 5.303, aprovada pela Câmara em janeiro de 2017.

This article is from: