BM e Resende têm três homicídios e suspeito de matar jovens morre em VR
Polícia investiga os crimes ocorridos nos bairros Cotiara e Novo Surubi, respectivamente; jovem que morreu em Volta Redonda teria participado de chacina
Sambô abre hoje a programação do pré-carnaval de Paraty
O grupo Sambô abre nesta sexta-feira (10), na Praia do Cais, a programação do pré-carnaval de Paraty. O show está marcado para as 21h, com o DJ Vinícius ajudando a esquentar a noite. No sábado, na Praia do Pontal, o Bloco Tribo do Samba se apresenta às 20h, com a Rezende Folia às 22h e o DJ Marinho colocando música nos intervalos. No domingo, também no Pontal, o Bloco Arrastão do Jabaquara inicia a folia às 21h, com o DJ Bebeto responsável pelo som mecânico.
Grupo Sambô abre a folia em Paraty nesta sexta-feira (10), na Praia do Cais
RODOVIA DO CONTORNO
Estrada começa a receber placas de sinalização e redutores de velocidade
A Rodovia do Contorno começou a receber placas de sinalização e redutores de velocidade. O objetivo da medida – em caráter emergencial - é proporcionar mais segurança aos motoristas que trafegam pela via, evitando novos acidentes e mortes no trecho. O serviço é executado pelo DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro) com apoio da Prefeitura de Volta Redonda. Além das placas e dos redutores, motoristas recebem orientação para não ultrapassar a velocidade de 50 km/h.
CIDADES | Página 5
Serviço é executado pelo DERRJ com apoio da Prefeitura de Volta Redonda
Munir Neto acompanha obras no Contorno e pede reparos na RJ-153
O deputado estadual Munir
Neto (PSD) acompanhou, na manhã desta quinta-feira (9), o início dos trabalhos emergenciais para aumentar a segurança na Rodovia do Contorno, em Volta Redonda. Na sessão da última quarta-feira, na
Alerj, Munir já havia pedido providências do Governo do Estado na realização de manutenção na RJ-153, que liga o Estado do Rio a Minas Gerais passando por Volta Redonda, Barra Mansa e Valença.
POLÍTICA | Página 3
Três homicídios foram registrados nesta quinta-feira (9) em Resende, no Novo Surubi, e Barra Mansa, na Cotiara. As vítimas na primeira cidade são dois homens, de 34 e 71 anos. Já no outro município, um jovem foi assassinado perto do posto de saúde, na Rua José Hipólito. Ele teria envolvimento com o tráfico de drogas. A Polícia Civil segue investigando os casos para saber a motivação e quem
seriam os autores dos crimes. Já em Volta Redonda, Yuri Edmar Gregório da Silva, de 18 anos, morreu no Hospital São João Batista. Ele é suspeito de matar dois homens no bairro Dom Bosco, nesta quarta-feira, e, segundo a polícia, teria participação na chacina ocorrida em dezembro de 2022, no bairro Açude I. Na época, quatro homens foram mortos.
POLÍCIA | Página 4
São Miguel é eliminada de licitação do transporte coletivo em Resende
A Viação São Miguel, que é a atual prestadora de serviços do transporte coletivo em Resende, foi eliminada do processo licitatório de concessão promovido pela prefeitura. Depois da conclusão da análise dos documen-
tos de habilitação, apenas uma empresa continua na disputa: a Viação Itapetinga Ltda. A empresa desclassificada tem cinco dias úteis, a partir da publicação da decisão, para recorrer.
ECONOMIA | Página 7
Aulas acontecem no Centro de Qualificação Profissional (CQP), no bairro Aero Clube, em Volta Redonda
O projeto “Mulheres
Mãos à Obra”, voltado para as mulheres residentes em Volta Redonda, está com as inscrições abertas até 6 de março para mais 100 vagas nos cursos gratuitos do programa. Iniciativa oferece
Serfiotis quer aumentar piso salarial da Saúde de Porto Real
O prefeito Alexandre Serfiotis encaminhou para a Câmara Municipal de Porto Real o projeto de lei que reajusta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às
cursos de Eletricista Predial; Pedreira de Acabamento e Revestimento; Pedreira Predial; Bombeira Hidráulica Predial; Pintura Predial; além do novo Curso Básico de Solda.
CIDADES | Página 5
Endemias (ACE). O projeto de lei do Executivo portorrealense tem o objetivo de adequar a legislação municipal à emenda Constitucional nº 120, de 05 de maio de 2022.
POLÍTICA | Página 2
ASSINANTES 1ª EDIÇÃO RJ Sul Fluminense, sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023 diariodovale.com.br | Ano 31 • Edição nº 10068 | R$ 1,50 3212-1812 Atendimento geral e anúncios 99234-8846 Atendimento geral e anúncios 99926-5051 Jornalismo, site, redes sociais Atendimento ao cliente De segunda a sexta-feira Das 8:00 às 21:00h
Foto: Divulgação
LAZER | Página 8
Foto: Cris Oliveira – Secom/PMVR
‘Mulheres Mãos à Obra’ abre 100 novas vagas
Foto: Divulgação – PMVR
Página 7
Justiça revoga prisão domiciliar do ex-governador Sérgio Cabral NACIONAL |
Serfiotis envia à Câmara reajuste de agentes de saúde e combate a endemias
Iniciativagarante piso salarial de dois salários-mínimos às categorias
Porto Real
O prefeito Alexandre Serfiotis encaminhou para a Câmara Municipal de Porto Real o projeto de lei que reajusta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).
O projeto de lei do Executivo portorrealense tem o objetivo de adequar a legislação municipal à emenda Constitucional nº 120, de 05 de maio de 2022 que acrescentou os §§ 7º, 8º, 9º, 10 e 11 ao art. 198 da constituição Federal, para dispor sobre a responsabilidade financeira da União, corresponsável pelo Sistema Único da Saúde (SUS), na política remuneratória e na valorização dos profissionais que exercem atividades de agente Comu-
nitário de Saúde e de Agente de Combate a Endemias. Segundo o texto do projeto, em consonância com Art. 198, § 9º da Constituição Federal, fica assegurado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE), o valor do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), não inferior a 2 (dois) salários-mínimos, repassados pela União ao Município, asseguradas todas as demais vantagens previstas no Estatuto dos Servidores Públicos do Município e demais legislações em vigor. O valor do vencimento estabelecido terá vigência a partir da data estabelecida pela Emenda Constitucional nº 120, de 05 de maio de 2022, cujo recurso será repassado pela União aos Municípios,
Reforma tributária terá parecer em maio
aos Estados e ao Distrito Federal.
O PL 135/2023 do Executivo Municipal garante, também, aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate as Endemias, em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, aposentadoria especial e, somado aos seus vencimentos, adicional de insalubridade de 20 % (vinte por cento). O PL 034/2022, do Executivo Municipal será votado em Sessão Extraordinária pela Câmara Municipal de Porto Real no dia 10 de fevereiro de 2023. Para o prefeito “a valorização dos profissionais que exercem atividades de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias fortalece ainda mais a saúde pública”.
Prefeito manda projeto de reajuste para adequar município à legislação federal
Foto: Arquivo
Coordenadora da Juventude se reúne com novo secretário estadual
Volta Redonda
Reginaldo Lopes afirma que há desejo da sociedade por um sistema mais moderno
Brasília
O grupo de trabalho criado pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), para acelerar a construção do texto da reforma tributária deverá apresentar parecer até meados de maio.
A previsão é do coordenador do GT, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Ele afirma que há um desejo da sociedade por um sistema de impostos mais moderno e que, na discussão da reforma, não existe lugar para disputas políticas entre governo e oposição.
Prioridade do novo governo e tida como uma das principais pautas do Congresso em 2023, a reforma tributária vai ser discutida pelo grupo de trabalho a partir das propostas que já estão na Câmara (PEC 45/ 19) e no Senado (PEC 110/ 19). O relator do grupo é o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Reginaldo Lopes afirmou que a partir da apresentação do plano de trabalho, serão ouvidos os líderes partidários, em busca de diálogo. Lopes disse ainda que o Fórum de Governadores, a Frente Nacional dos Prefeitos, setores econômicos e entidades que representam os trabalhadores, além de ministros da área econômica serão convidados a debater a proposta.
O parlamentar enumera
alguns princípios da reforma tributária, como a simplificação da arrecadação de impostos, que pode acabar com a guerra fiscal entre os estados; o enfrentamento das desigualdades regionais; e uma tributação diferenciada para alguns setores. Ele salienta que a mudança a ser proposta é um divisor de águas. “Queremos um Brasil mais moderno, com mais garantias jurídicas do ponto de vista tributário e um sistema mais progressivo, que possa unificar os tributos”, destacou. O deputado citou ainda a possibilidade de desoneração de produtos alimentícios para aliviar a cobrança de impostos da população mais pobre.
Ele enfatizou o ganho de competitividade do País como principal consequência da reforma tributária.
“Nós podemos, de fato, incentivar que o País possa, por exemplo, agregar valor nos seus produtos primários, que são exportados, entrar no debate da economia do século 21, da nova indústria, da indústria 4.0, da indústria verde com a transição ambiental e ecológica. Então o Brasil pode ganhar muito. ”
Outra vantagem apontada pelo coordenador do grupo de trabalho é o combate à sonegação, que provocaria crescimento na arrecadação de impostos sem a necessidade de aumento na carga tributária.
DO VALE
Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. CNPJ: 39.555.503/0001-69
Diretor-Presidente: Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ
A coordenadora municipal de Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, participou, na última semana, de um encontro com o novo secretário estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, que apresentou o novo superintendente estadual da Juventude, Marcelo Matos, durante reunião na Câmara de Vereadores do Rio, na capital carioca. Participaram ainda os gestores de Angra dos Reis e Niterói, que compõem os 32 municípios com políticas para juventude, que possuem participação no Forjuve/ RJ (Fórum Estadual de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude), o qual Larissa é a presidente.
De acordo com a coordenadora da Juventude de Volta Redonda, o objetivo do encontro foi uma apresentação da nova Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes), que uniu as antigas secretarias de Juventude e de Envelhecimento Saudável, além de debater a implementação de políticas públicas para jovens de todo o estado do Rio.
“A reunião foi um primeiro contato com o novo secretário e também o novo superintendente, no qual nos foi sinalizado que da secretaria terá
encontro teve participação de gestores municipais do estado e envolveu debate sobre políticas públicas para os jovens do estado
uma importante atenção daqui em diante. Conversamos por horas e eles ouviram cada demanda e cada projeto que acontece em Volta Redonda e nos outros municípios do estado”, afirmou Larissa, acrescentando que a reunião também contou com apresentação do que foi feito pelo Forjuve no último ano, e quais os maiores desafios dos gestores municipais fluminenses.
O novo secretário elogiou o encontro e colocou a secretaria à disposição para os interessados em ajudar. “Foi uma reunião muito produtiva, de muito
diálogo, pensando sempre nos jovens do nosso estado. O pensamento é comum: vamos fortalecer a política estadual de juventude. E a secretaria está aberta para todos que queiram contribuir nesse sentido”, afirmou o novo secretário Alexandre Isquierdo.
Larissa avaliou como muito positiva a reunião, destacando o momento vivido pelo estado do Rio com a criação da nova secretaria, e o desenvolvimento dos municípios, principalmente aqueles que trabalham a política de juventude.
“É sempre muito importante pensarmos em uma política de estado. Enquanto gestora, saio muito animada e sei que temos muita coisa pela frente, tanto como Médio Paraíba quanto como Volta Redonda, e também outras regiões. Temos muito o que pensar, desenvolver e articular, para que os municípios se ajudem. Nosso único objetivo é construir uma política de juventude sólida para os fluminenses, destacando sempre meu papel enquanto Forjuve: de interiorizar as ações”, concluiu a coordenadora.
Redação: r r redacao@diariodo edacao@diariodo edacao@diariodo edacao@diariodovale vale vale .com.br .com.br
Comercial: an anuncio@diariodo uncio@diariodo uncio@diariodovale vale .com.br .com.br
Assinatura: assinatura@diariodo assinatura@diariodovale vale vale .com.br .com.br .com.br .com.br
Diagramação: composicao@diariodo composicao@diariodovale vale vale .com.br .com.br .com.br .com.br
Esporte: espor espor te@diariodo te@diariodo te@diariodovale vale vale .com.br .com.br
Caderno Lazer & Cia: lazer@diariodo lazer@diariodovale vale .com.br .com.br
2 DIÁRIO DO VALE SEXTA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2023 POLÍTICA
© Copyright 2022 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É
a reprodução
parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo. Sede: Av. Nossa Senhora do Amparo, nº 160 Loja 1 - Niterói - Volta Redonda - RJ - Cep 27283-370 Telefone geral (24) 3212-1812 3212-1812 Whatsa Whatsa Whatsapp do jornalismo pp jornalismo pp do jornalismo jornalismo (24) 99926-5051 (24) DIÁRIO
Fundado em 5 de outubro de 1992 O noticiário nacional é fornecido pela Agência Brasil e Folha Press 3212-1812 3212-1812 | 99234-8846 Segunda a sexta-feira das 8:00 às 21:00h Atendimento ao cliente classif classif classif classif classificados icados icados icados icados.diariodovale.com.br
proibida
total ou
www.diariodovale.com.br Site ativo
Filiado Auditado
desde 1996
Foto: Divulgação
Primeiro
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Frente parlamentar nuclear
Munir Neto acompanha trabalho do DER no
Contorno e pede reparos na RJ-153
Deputado estadual ajudou a intermediar ação que começou nesta quinta-feira e cobra apoio na manutenção em estrada que corta a região
Volta Redonda
O deputado federal Julio Lopes (PP-RJ) lançou oficialmente a Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares.
A iniciativa visa o desenvolvimento da aplicação das atividades nucleares no Brasil e o fortalecimento do ambiente de negócios e das condições de competitividade do setor.
Em entrevista ao site Petronotícias, Lopes disse que já fez uma indicação parlamentar sugerindo a adoção de medidas para incentivar o desenvolvimento de atividades nucleares no país.
Além disso, o deputado destacou ainda o potencial de adoção dos modelos de pequenos reatores modulares (SMR, na sigla em inglês) no país e defendeu a construção da quarta usina nuclear brasileira no Rio de Janeiro (Angra 4).
No meio do caminho
Além de contar com seu porto marítimo, Angra dos Reis também deverá ter um porto seco, que vai permitir o escoamento do café de Minas Gerais. E, no meio do caminho entre o estado do pão de queijo e a cidade da Costa Verde, está Barra Mansa. A conexão ferroviária Barra Mansa – Angra ganha mais um argumento favorável.
Frida I
Os serviços públicos estaduais de atendimento às mulheres deverão, obrigatoriamente, utilizar o Formulário de Avaliação de Risco em Violência Doméstica e Familiar (Frida). A determinação é do Projeto de Lei 1.604/19, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, em redação final, nesta quinta-feira (09/02). A sigla não corresponde exatamente ao nome por extenso, mas deve ser uma homenagem a Frida Kahlo, pintora mexicana que é um símbolo da luta feminista.
Frida II
O Frida é um formulário de perguntas usado para avaliar o grau de risco e as condições físicas e emocionais da mulher vítima de violência. De acordo com o texto,o questionáriovai auxiliar os profissionais na identificação e classificação dos riscos de repetição e agravamento da violência, permitindo agir de forma preventiva e orientando as mulheres ao atendimento por meio da rede de serviços.
Usuários
O Frida deverá ser utilizado pelas polícias Civil e Militar, pelas unidades de saúde e pelos Centros Integrados de Atendimento à Mulher (CIAMs), além do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Despesas
O projeto prevê ain-
O deputado estadual Munir Neto (PSD) acompanhou, na manhã desta quinta-feira (09), o início dos trabalhos emergenciais para aumentar a segurança na Rodovia do Contorno, em Volta Redonda. Redutores de velocidade e nova sinalização estão entre as principais ações que serão executadas na via, de maneira conjunta entre o DER-RJ e a Prefeitura de Volta Redonda. O deputado, no entanto, afirmou que seguirá atuando até que a rodovia receba melhorias definitivas, o que segundo a Justiça Federal cabe agora ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura terrestre).
da que as despesas com a medida sejam cobertas por recursos do orçamento destinados ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais, caso necessário.
Comissão
A proposta é de autoria das deputadas que integravam a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou os casos de feminicídio no estado. A CPI foi presidida pela deputada Martha Rocha (PDT) e encerrou os trabalhos em novembro de 2019. Também integraram o colegiado as deputadas Zeidan (PT), que foi a relatora da comissão; Dani Monteiro (PSol), Renata Souza (PSol), Tia Ju (REP) e os ex-deputados Chicão Bulhões, Enfermeira Rejane e Mônica Francisco.
Microcefalia I
Hospitais e postos de saúde do Estado do Rio deverão divulgar as informações da Lei Federal 13.301/16, que assegura tratamento às crianças com microcefalia e benefícios às mães desses bebês. É o que determina o Projeto de Lei 2.013/16, da deputada Tia Ju (REP), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, em primeira discussão, nesta quinta-feira (09/02). Por já ter recebido emendas parlamentares, o texto poderá ser alterado durante a votação.
Tratamento As informações deverão ser afixadas nos hospitais e divulgadas nos sites das unidades de saúde. A lei federal determina tratamento contínuo às crianças com microcefalia por três anos, além de fixar a licença-maternidade para as mães desses bebês em 180 dias. “A norma federal precisa ser divulgada por ser de grande alcance e contribuir para que a mãe possa prestar mais cuidados ao filho portador de microcefalia”, justificou Tia Ju.
– Mesmo sabendo que esse trabalho é emergencial, temos de destacar a importância de ter o DER-RJ e a Prefeitura Municipal trabalhando conjuntamente. Quero muito poder fazer isso repetidas vezes: ajudar a estreitar as ações da prefeitura e do Estado, pois quem ganha com essa união é a população. Agora, seguiremos cobrando o DNIT para que entre na rodovia e faça sua parte – destacou Munir.
O parlamentar foi à Rodovia do Contorno por volta
das 7 horas, pouco antes de se dirigir novamente ao Rio de Janeiro, para dar expediente na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).
Munir, aliás, aproveitou a sessão da última quarta-feira, 8, para pedir providências do Governo do Estado na
realização de manutenção na RJ-153, que liga o Estado do Rio a Minas Gerais passando por Volta Redonda, Barra Mansa e Valença.
“Essa estrada é muito importante por diversos fatores. A economia da população rural, o turismo e até mesmo a busca por atendi-
mento de saúde passam pela RJ-153 e vamos dar atenção especial a esta região em todo nosso mandato. Queremos reforçar a atuação do prefeito de Barra Mansa, nosso amigo Rodrigo Drable, e somar esforços para resolver logo esta situação”, disse Munir.
apresenta três projetos na primeira sessão da Alerj em 2023
Volta Redonda
O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) apresentou na primeira sessão da nova legislatura da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) três projetos de lei. As propostas tratam dos servidores estaduais e de melhorias na prestação de serviços públicos.
Preocupado com os servidores aposentados cujas carreiras foram extintas no serviço público, o deputado propôs um projeto que vai garantir parâmetros para os futuros reajustes dos servidores inativos. “Não podemos permitir que os aposentados fiquem sem reajustes por serem de carreiras que não mais existem, como datilógrafos, serventes e outros que normalmente são esquecidos”, disse Jari.
Outro projeto apresentado determina que o governo estadual disponibilize consultoria técnica aos municípios para a qualificação e multiplicação do conhecimento de servidores municipais para a elaboração e acompanhamento da execução de peças orçamentárias. A finalidade deste projeto é melhorar a gestão pública, assim como reduzir prejuízos ao erário, por falta de co-
nhecimento técnico, em todas as esferas administrativas dos entes municipais.
Na mesma linha de melhoria da qualidade do serviço público, Jari apresentou projeto que visa criar o “Programa Conecta RJ”, com o objetivo de estimular a implantação de infraestrutura de telecomunicações para promover o ambiente de desenvolvimento da economia digital no Estado do Rio de Janeiro.
O programa tem como objetivo estimular a implantação das tecnologias de conectividade 4G e 5G para a promoção e inclusão de ambiente favorável à economia digital e ao desenvolvimento econômico do Estado, bem como promover o debate acerca dos ganhos e impactos gerados pela chegada da tecnologia 5G.
“Iniciamos a legislatura com três projetos consistentes em diferentes áreas, sempre visando o bem comum, a valorização do servidor público e a qualidade dos serviços prestados à população. E vamos trabalhar pela aprovação não só destes, mas de outros projetos que venham a contribuir para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e para melhorar a vida da população fluminense”, afirmou Jari.
Escritório de SP capta clientes de modo irregular em VR
Volta Redonda
Aposentados e pessoas que estão perto de se aposentarem têm recebido correspondências que mencionam a possibilidade de iniciar processos judiciais contra o INSS por causa da chamada “Revisão da vida toda”, uma decisão do STF que beneficia algumas pessoas no cálculo da aposentadoria. Segundo a presidente da Subseção Volta Redonda da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-VR), Carolina Patitucci, a atitude é irregular e pode prejudicar quem inicia o processo.
— Fomos ao local indicado na correspondência e percebemos que havia apenas uma pessoa, que não é advogada, recebendo os interessados. Verificamos que se trata de captação irregular de clientes para um escritório de São Paulo – disse Carolina.
De acordo com as normas da OAB, advogados não podem fazer propaganda de seus serviços. A presidente da subseção Volta Redonda recomenda que os interessados procu-
rem um profissional de sua confiança, preferencialmente um que tenha escritório na cidade para mais facilidade de contato.
No Rio, estelionatários se passam por advogados
Os golpes aplicados por estelionatários que se fazem passar por advogados e convencem clientes a fazerem depósitos têm se intensificado e a Comissão de Prerrogativas da OABRJ reforça os alertas feitos à advocacia. O grupo anunciou que também cobrará das autoridades uma atuação mais rigorosa em relação a esses casos. “Os casos de fraude não apenas continuaram, como parecem estar se intensificando”, constatou o presidente da Comissão de Prerrogativas, Marcello Oliveira. “É importante que advogados contatem seus clientes e estabeleçam uma rotina, explicando exatamente por quais canais ações como antecipações de honorários ou reembolsos de despesas serão realizadas. Temos recebido
muitos relatos de advogados que têm tido seus nomes usados por estelionatários e a Ordem exigirá que todos sejam investigados a fundo, para evitar que esse cenário, que já está se tornando endêmico, se
agrave. Não é aceitável que as investigações de tantos casos sigam sem conclusão. Queremos respostas das autoridades públicas em relação a esse tipo de crime, absolutamente rastreável”, acrescentou ele.
DIÁRIO DO VALE 3 SEXTA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2023 POLÍTICA MOSAICO
Foto: Arquivo
Munir acompanha de perto a questão da Rodovia do Contorno
Jari
Foto: Divulgação
Jari propõe parâmetros para garantir reajustes dos servidores estaduais aposentados
Foto: reprodução redes sociais
Carolina recomenda que interessados procurem advogados de VR ou cidades próximas
Morre suspeito de matar rivais de facção no Dom Bosco
Yuri Edmar Gregório da Silva estava internado no Hospital São João Batista e não resistiu aos ferimentos de um tiro no abdômen
Volta Redonda
Yuri Edmar Gregório da Silva, de 18 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (9) no Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, devido a ferimentos decorrentes de um tiro no abdômen sofrido no dia anterior, durante tiroteio com integrantes de uma facção criminosa rival. O jovem
era suspeito de ser o autor do duplo homicídio ocorrido na tarde de quarta-feira (8) no bairro Dom Bosco, na mesma cidade. Yuri chegou a passar por cirurgia e estava internado na unidade hospitalar quando veio a falecer. O crime aconteceu em frente a uma mercearia na Avenida Beira Rio e teve como vítimas fatais Viní-
Três homicídios são registrados em Resende e BM
Resende e Barra Mansa
A Polícia Militar registrou dois homicídios ocorridos na quinta-feira no bairro Novo Surubi, em Resende. Segundo a PM, um homem de 34 anos foi morto enquanto preparava comida em sua casa, na Rua Torre. Segundo uma testemunha, os criminosos estavam vestidos com roupas camufladas similares as do Exército e teriam atirado da rua contra a janela, acertando a vítima. Em seguida, deram ordem para que a família abrisse o portão, afirmando que seriam policiais. Eles ar-
rombaram o portão e entraram na casa, atirando contra a vítima novamente. O outro crime ocorreu na Rua Presidente Pedreira. Um idoso de 71 anos estaria guardando o carro na garagem de sua oficina mecânica quando dois homens se aproximaram e atiraram contra ele. A dupla fugiu por uma área de mata e ainda não foi identificada. Já em Barra Mansa, um jovem morreu na noite de ontem, na Rua José Hipólito, próximo ao posto de saúde do bairro Cotiara. Ele era suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas.
Dupla é presa por tráfico de drogas no Castelo Branco
Resende
Dois homens com idades de 18 e 28 anos foram presos na noite de quarta-feira no bairro Castelo Branco, em Resende, por suspeita de tráfico de drogas. Segundo informações da Polícia Militar, agentes do 37º Batalhão receberam a denúncia de ação de traficantes em uma casa na Rua Projetada; ao chegaram ao local, encon-
Homem é preso com pistola e granada em Barra Mansa
traram com um dos suspeitos uma pedra de crack e R$99 em espécie. Após buscas pela casa, os militares também apreenderam 15 pinos de cocaína, que estavam escondidos dentro do ralo do banheiro, além de vestígios de drogas na cozinha e 24 pinos vazios. A ocorrência foi registrada na 89ª DP, para onde a dupla foi levada após a prisão em flagrante.
Veículo roubado é encontrado em Volta Redonda
Foto: Divulgação
cius Fernandes Ribeiro, de 19 anos, e Pedro Henrique da Silva, de 18. Segundo a Polícia Civil, as mortes seriam motivadas pelo confronto entre facções criminosas na região. Ainda de acordo com a polícia, o jovem teria feito mais de 20 disparos, e um vídeo em posse da Polícia Civil mostra Yuri correndo com uma pistola e com as mãos no lo-
cal onde foi atingido pelo tiro.
A Polícia Civil acrescenta, ainda, que Yuri era suspeito de envolvimento em vários outros homicídios em Volta Redonda, incluindo a chacina ocorrido no dia 7 de dezembro de 2022 no bairro Açude I. Na época, quatro homens foram assassinados na Rua Vereador Acácio da Rocha, antiga Rua J.
Carro estava danificado e foi abandonado próximo à rodoviária de VR
Volta Redonda
Um carro roubado foi encontrado nesta quintafeira por policiais do 28°
Batalhão de Polícia Militar nas proximidades da Rodoviária Prefeito Francisco Torres, em Volta Redonda. O veículo, identificado como um Voyage preto, es-
tava abandonado com o para-choque dianteiro e traseiro danificados, parabrisa trincado, com arranhões nas laterais e sem a placa dianteira. Segundo os agentes, a Guarda Municipal rebocou o veículo para o pátio da 93ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Pinheiral
Um homem foi preso nesta quinta-feira com mais de dois quilos de cocaína na Rodovia Benjamin Constant (Estrada Pinheiral-Arrozal). Ele foi flagrado por policiais militares que faziam patrulhamento por Pinheiral.
Segundo os policiais, os agentes abordaram o homem, que estava em um Meriva preto, na altura do Km 7. A droga apreendida esta-
Grupamento de Ações Táticas do 28º BPM foi o responsável pela prisão placas de colete balístico e um celular. A ação foi realizada pelo Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 28° Batalhão de Polícia Militar, durante patrulha na região.
Barra Mansa
Um homem foi preso nesta quinta-feira no bairro São Domingos, em Barra Mansa, com uma pistola 9 mm, uma granada, 26 munições 9 mm intactas, duas capsulas de 9 mm deflagradas, um coldre, duas
O suspeito foi encaminhado para a 90ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Homem é preso com mais de dois quilos de cocaína em Pinheiral
Foto: Cedida pela Polícia Militar va dividida em dois tabletes e uma sacola, com aproximadamente 500 gramas.
O suspeito foi levado para a delegacia de Pinheiral (101ª DP) junto com o entorpecente, um celular e o carro em que foram encontradas as drogas.
Droga apreendida estava dividida em dois tabletes e uma sacola, com aproximadamente 500 gramas
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Paraty
TERMO DE HOMOLOGAÇÃO
EDITAL N.º 067/2022 – PREGÃO ELETRÔNICO
Nesta data HOMOLOGO os itens do Pregão Eletrônico nº 067/2022 que tem por objeto: Contratação de empresa para fornecimento de combustível para atender a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos , de acordo com o Relatório apresentado pelo Pregoeiro que ADJUDICOU na presente licitação os Itens, para a empresa AUTO POSTO CIDADE HISTÓRICA DE PARATY LTDA, o valor global é de R$475.920,00 (quatrocentos e setenta e cinco mil e novecentos e vinte reais).
Paraty, 16 de Janeiro de 2023.
MÁRCIO ELEOTÉRIO DA SILVA SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS ORDENADOR DE DESPESA
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Paraty
EXTRATO DE CONTRATO Nº 001/2023
CONTRATANTE: FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PARATY.
CONTRATADO: AUTO POSTO CIDADE HISTÓRICA DE PARATY LTDA
OBJETO: Contratação de empresa para fornecimento de combustível para atender a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos
PRAZO: 12 (doze) meses.
VALOR GLOBAL: R$475.920,00 (quatrocentos e setenta e cinco mil e novecentos e vinte reais).
ORIGEM: Pregão Eletrônico nº 067/2022.
PARATY, 03 DE FEVEREIRO DE 2023.
MÁRCIO ELEOTÉRIO DA SILVA SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS ORDENADOR DE DESPESA
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Paraty
INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Nº 033/2023 – PROC. Nº 2332/2023
O Secretário Municipal de Turismo, Sr. Marcos Paulo Magalhães Coutinho juntamente com Exmo. Prefeito Municipal, Sr. Luciano de Oliveira Vidal, no uso das atribuições legais que lhes são conferidas pela legislação em vigor, tornam público a Inex. de Licitação nº 033/2023, para contratação da empresa ESTILO EVENTOS para apresentação musical da REZENDE FOLIA no Pré Carnaval e Carnaval de Paraty 2023, nos dias
11, 18, 19 e 20 de Fevereiro de 2023, na Praia do Pontal, Paraty Mirim, Prainha de Mambucaba e Trindade, no valor global de R$ 14.000,00 (quatorze mil reais). A presente Inexigibilidade de Licitação está amparada no artigo 25 III da Lei Federal 8.666/93.
PARATY, 09 DE FEVEREIRO DE 2023.
LUCIANO DE OLIVEIRA VIDAL PREFEITO MUNICIPAL
Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Paraty
EXTRATO DE CONTRATO Nº 036/2023 – PROC. 2332/2023
CONTRATANTE: Município de Paraty.
CONTRATADO: EMPRESA ESTILOS EVENTOS (REZENDE FOLIA), inscrito no CNPJ sob o nº 48.912.982/0001-14.
OBJETO: Prestação de serviços para a apresentação musical da REZENDE FOLIA no Pré Carnaval e Carnaval de Paraty 2023, nos dias
11, 18, 19 e 20 de Fevereiro de 2023, na Praia do Pontal, Paraty Mirim, Prainha de Mambucaba e Trindade em Paraty RJ.
PRAZO: 11/02/2023 a 20/02/2023.
VALOR GLOBAL: R$ 14.000,00 (quatorze mil reais).
ORIGEM: Inexigibilidade de Licitação nº 033/2023.
PARATY, 09 DE FEVEREIRO DE 2023.
LUCIANO DE OLIVEIRA VIDAL PREFEITO MUNICIPAL
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Paraty
INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Nº 034/2023 – PROC. Nº 1974/2023
O Secretário Municipal de Cultura, Sr. José Sérgio Barros da Silva juntamente com Exmo. Prefeito Municipal, Sr. Luciano de Oliveira Vidal, no uso das atribuições legais que lhes são conferidas pela legislação em vigor, tornam público a Inex. de Licitação nº 034/2023, para contratação do Microempreendedor Individual RAPHAEL MIRANDA SILVA MOREIRA para apresentação musical do cantor Raphael Moreira no Pré Carnaval de Paraty 2023, no dia 11 de Fevereiro de 2023, na Praça do Caborê em Paraty/RJ, no valor global de R$ 4.000,00 (quatro mil reais). A presente Inexigibilidade de Licitação está amparada no artigo 25 III da Lei Federal 8.666/93.
PARATY, 09 DE FEVEREIRO DE 2023. LUCIANO DE OLIVEIRA VIDAL PREFEITO MUNICIPAL
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Paraty
EXTRATO DE CONTRATO Nº 041/2023 – PROC. 1974/2023
CONTRATANTE: Município de Paraty.
CONTRATADO: Microempreendedor RAPHAEL MIRANDA SILVA MOREIRA (CANTOR RAPHAEL MOREIRA), inscrito no CNPJ sob o nº 14.902.182/0001-22.
OBJETO: Prestação de serviços para a apresentação musical de RAPHAEL MOREIRA no Pré Carnaval de Paraty 2023, no dia 11 de Fevereiro de 2023, na Praça do Caborê em Paraty/RJ.
PRAZO: 09/02/2023 a 11/02/2023.
VALOR GLOBAL: R$ 4.000,00 (quatro mil reais).
ORIGEM: Inexigibilidade de Licitação nº 034/2023.
PARATY, 09 DE FEVEREIRO DE 2023.
LUCIANO DE OLIVEIRA VIDAL PREFEITO MUNICIPAL
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Paraty
INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Nº 035/2023 – PROC. Nº 1310/2023
O Secretário Municipal de Turismo, Sr. Marcos Paulo Magalhães Coutinho juntamente com Exmo. Prefeito Municipal, Sr. Luciano de Oliveira Vidal, no uso das atribuições legais que lhes são conferidas pela legislação em vigor, tornam público a Inex. de Licitação nº 035/2023, para contratação do Microempreendedor Individual JOSÉ ROBERTO DE SOUSA para 01 (uma) apresentação musical do DJ BEBETO no evento em COMEMORAÇÃO AOS 356 ANOS DE PARATY, no dia 26 de Fevereiro de 2023, na Praia do Pontal, no valor global de R$800,00 (oitocentos reais). A presente Inexigibilidade de Licitação está amparada no artigo 25 III da Lei Federal 8.666/93.
PARATY, 09 DE FEVEREIRO DE 2023.
LUCIANO DE OLIVEIRA VIDAL PREFEITO MUNICIPAL
Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Paraty
EXTRATO DE CONTRATO Nº 042/2023 – PROC. 1310/2023
CONTRATANTE: Município de Paraty.
CONTRATADO: Microempreendedor JOSÉ ROBERTO DE SOUSA (DJ BEBETO), inscrito no CNPJ sob o nº 18.910.319/0001-10.
OBJETO: Prestação de serviços para a apresentação musical do DJ
BEBETO no evento em Comemoração aos 356 anos de Paraty, no dia 26 de Fevereiro de 2023, na Praia do Pontal em Paraty RJ.
PRAZO: 06/02/2023 a 26/02/2023.
VALOR GLOBAL: R$800,00 (oitocentos reais).
ORIGEM: Inexigibilidade de Licitação nº 035/2023.
PARATY, 09 DE FEVEREIRO DE 2023.
LUCIANO DE OLIVEIRA VIDAL
MUNICIPAL
4 DIÁRIO DO VALE SEXTA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2023 POLÍCIA
PREFEITO
Rodovia do Contorno recebe ações para evitar novos acidentes
Força-tarefa entre DER-RJ e Prefeitura de Volta Redonda começou a instalar placas e redutores de velocidade na estrada enquanto Dnit não assume a via
Volta Redonda
A Rodovia do Contorno começou a receber na última quinta-feira várias placas de sinalização – num total de 36 - e redutores de velocidade. O objetivo da medida – em caráter emergencial - é proporcionar mais segurança aos motoristas que trafegam pela via. O serviço é executado pelo DERRJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro) com apoio da Prefeitura de Volta e foi definido em reunião na quarta-feira no Palácio 17 de Julho, sede do governo municipal.
O DER-RJ entrou com a massa asfáltica para fazer os redutores, enquanto a prefeitura está cedendo maquinário e pessoal para ajudar na execução dos serviços. As placas foram instaladas ao longo da via a fim de alertar, por exemplo, para os riscos da direção em alta velocidade. Além disso, a Guarda Municipal (GMVR) vai seguir orientando o trânsito na rodovia durante e após as
obras, com auxílio de funcionários da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), nas “ilhas” montadas ao longo da estrada para orientar os motoristas a manterem a velocidade máxima de 50 quilômetros por hora. A meta da força-tarefa é que os redutores sejam instalados nos seis pontos onde foram montadas as bases e “ilhas” de segurança. “Hoje (quinta-feira) a prefeitura e o DER estão lá na rodovia para ajudar a melhorar um pouco a situação, deixando claro que não é responsabilidade da prefeitura, nem do DER. Todos que quiserem ajudar são bem-vindos. Queremos resolver o problema. Sabemos que é um custo alto, e só o Dnit tem condições”, afirmou o prefeito Antônio Francisco Neto.
A reunião no Palácio 17 de Julho teve a participação online de representantes do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) e presencial da chefe
de Gabinete do DER-RJ, Cinthia Pitz, além de secretários e gestores municipais. Durante a reunião, o prefeito Neto cobrou do Dnit o cumprimento da decisão da Justiça que definiu que a responsabilidade pela estrada é do órgão federal, determinando ainda a instalação de redutores de velocidade. Os representantes do departamento de Infraestrutura Terrestre alegaram necessidade de produzir um contrato emergencial.
“Não concordamos que a estrada fique assim, sem alguma ação para salvar vidas. Reforçamos a questão da decisão judicial junto ao Dnit e buscamos com o DER algumas soluções emergenciais, até que o Dnit se organize para iniciar as melhorias na rodovia”, afirmou Neto.
Uma nova reunião entre a prefeitura, o Dnit e o DERRJ está marcada para a próxima segunda-feira, às 15h, para alinhar os próximos passos que serão dados pelos órgãos públicos em relação à Rodovia do Contorno.
Além de placas e redutores de velocidade, motoristas recebem orientação para não ultrapassar a velocidade de 50 km/h
Obras da PMVR no Volta Grande se aproximam do fim
Volta Redonda
A Prefeitura de Volta Redonda divulgou esta semana um balanço sobre uma séries de obras na região do Volta Grande. As intervenções nas áreas de saúde, esporte e lazer, além de ações preventivas contra as chuvas, a fim de evitar alagamentos, totalizam mais de R$ 900 mil e estão sendo realizadas por meio das secretarias de Educação, Saúde, Infraestrutura e do Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda). No setor da Educação, a Creche Municipal Nosso Espaço está na reta final das obras, que totalizam mais de
Alunos da rede municipal recebem óculos gratuitos
Vassouras
O Programa Municipal Visão do Bem, da Prefeitura de Vassouras, entregou mais uma leva de óculos gratuitos para os alunos da rede municipal de ensino, num total de 15, sendo que outros 53 pares também estão sendo confeccionados. A iniciativa atendeu pelo menos 635 estudantes em 2022, e abrange alunos da Educação Básica, em especial do Ensino Fundamental, além de idosos a partir de 60 anos que estejam matriculados no EJA (Ensino de Jovens e Adultos).
O rastreamento dos estudantes, que podem escolher a armação dos óculos, é feito anualmente pelo Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Saúde. São estes profissionais que ofertam os serviços de saúde dentro da unidade de ensino e fazem a triagem inicial, sinalizando se o estudante deve ou não passar pela avaliação do oftalmologista do Programa Visão do Bem. Uma vez detectada a necessidade do uso de óculos, o estudante é imediatamente inserido no programa.
O Programa Visão do Bem foi criado pelo município para continuar atendendo alunos gratuitamente, após o encerramento por parte do Governo Federal do Programa Olhar Brasil, em 2019. A medida objetivou, principalmente, reduzir as taxas de evasão decorrente de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida destes cidadãos.
R$ 477 mil. As equipes finalizam parte do telhado e a readequação de calhas, concluindo serviços de pintura, e serão colocados pisos novos no pátio da unidade escolar.
A área da saúde engloba a reforma da Academia da Saúde, com os serviços em fase final, e a unidade deve ser entregue à população ainda este mês. Fechada desde 2020, a academia passou por melhorias em todas as áreas, iniciadas em agosto de 2022 e com investimento de R$ 223 mil.
Esporte, lazer e infraestrutura
Outro espaço que passa por melhorias é a pista de
skate do Volta Grande. O local está sendo totalmente reformado, com modernização dos obstáculos e troca de todo o piso de cimento para que a pista fique adequada para a prática do esporte, num investimento de R$ 161 mil. Na parte de infraestrutura, o governo municipal –via Secretaria de Infraestrutura - está finalizando a construção de uma rede pluvial na Rua 1.021, no Volta Grande II, que receberam cerca de R$ 100 mil em investimentos. As equipes já assentaram 95 de um total de 100 metros de manilhas. Estão sendo feitas ainda três caixas de poços de visita, e o trabalho vai continuar com
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO REAL ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO
PORTARIA Nº 1227 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2023.
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO REAL, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS ESPECIALMENTE AS PREVISTAS NO INCISO VII, DO ARTIGO 78 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.
R E S O L V E:
Art. 1º - NOMEAR, para exercer em caráter efetivo no quadro permanente de cargos da Prefeitura Municipal de Porto Real, LEANDRO PRADO DE SOUZA, para ocupar o cargo de Docente IV – Orientador Pedagógico, em virtude da aprovação e classificação no Concurso Público Municipal de Provas e de Títulos, Edital nº 001/2018, homologado mediante publicação em Diário Oficial de 20 de março de 2019.
Art – 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Alexandre Augustus Serfiotis Prefeito
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO REAL
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO
PORTARIA Nº 1226 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2023.
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO REAL, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS ESPECIALMENTE AS PREVISTAS NO INCISO VII, DO ARTIGO 78 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.
R E S O L V E:
Art. 1º - NOMEAR, para exercer em caráter efetivo no quadro permanente de cargos da Prefeitura Municipal de Porto Real, SILVANA APARECIDA DE SOUZA PEREIRA, para ocupar o cargo de Docente I – Ensino Fundamental , em virtude da aprovação e classificação no Concurso Público Municipal de Provas e de Títulos, Edital nº 001/2018, homologado mediante publicação em Diário Oficial de 20 de março de 2019.
Art – 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Alexandre Augustus Serfiotis Prefeito
a colocação do restante das manilhas. A previsão é que a obra seja concluída ainda em fevereiro.
“A região do Volta Grande é populosa e, assim como em outras áreas da cidade, o Poder Público está investindo em obras para melhorar o dia a dia dos moradores. A reconstrução da nossa cidade segue sendo nossa prioridade e vamos continuar trabalhando para que Volta Redonda volte a ser referência”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO REAL ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO
PORTARIA Nº 1228 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2023. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO REAL, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS R E S O L V E:
Art. 1º - EXONERAR, a partir de 04 de Fevereiro de 2023, LUANA ANDRADE XAVIER do Cargo em Comissão, CC2, de Gerente de Cobrança Administrativa na Secretaria Municipal de Fazenda, Receita e Planejamento.
Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.
Alexandre Augustus Serfiotis Prefeito
DECRETO Nº 2847 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2023.
EMENTA: Abre Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 2.707.000,00, O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO REAL, no uso das suas atribuições, com fundamento no artigo 41º, inciso I, da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e tendo em vista a autorização constante do artigo 8º da lei Municipal nº 850 de 21 de dezembro de 2022.
Decreta:
Art. 1º Fica Aberto crédito suplementar no valor de R$ 2.707.000,00 (Dois milhões setecentos e sete mil reais) para atender as programações constantes do Anexo I deste Decreto;
Art. 2º Os recursos necessários à execução do dispositivo no artigo anterior decorrerão das anulações de dotações orçamentárias constantes do Anexo II deste Decreto, conforme disposto no artigo 43, parágrafo 1º, Inciso III da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964;
Art. 3º Fica criado o Elemento de despesa e Fonte de recurso, conforme a autorização constante do artigo 8º da lei Municipal nº 850 de 21 de Dezembro de 2022.
Art. 4º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Legenda: Descrição da Fonte e Vínculo
1.100.2000 – Receitas de Impostos e de Transferência de Impostos - Saúde
1.500.0000
1.660.0000
Recursos não Vinculados de Impostos
Transferencia de Recursos do Fundo Nacional de Assistência
Alexandre Augustus Serfiotis Prefeito
DIÁRIO DO VALE 5 SEXTA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2023 CIDADES
–
–
Social - FNAS
Foto: Cris Oliveira – Secom/PMVR
Projeto 'Mulheres Mãos à Obra' abre cem novas vagas em março
Iniciativa oferece cursos gratuitos de construção civil para moradores de Volta Redonda
Volta Redonda
O projeto “Mulheres
Mãos à Obra”, voltado para as mulheres residentes em Volta Redonda, está com as inscrições abertas até 6 de março para mais 100 vagas nos cursos gratuitos do programa. A iniciativa oferece treinamentos em seis formações de mão de obra qualificada para a construção civil: Eletricista Predial; Pedreira de Acabamento e Revestimento; Pedreira Predial; Bombeira Hidráulica Predial; Pintura Predial; além do novo Curso Básico de Solda.
A formação, com aulas teóricas e práticas, começa em 13 de março, com três
turmas nos períodos da manhã (8h às 11), tarde (13h às 16h) e noite (18h às 21h). As aulas acontecem no Centro de Qualificação Profissional (CQP) Aristides de Souza Moreira, localizado na Avenida Pedro Lima Mendes, nº 495, no bairro Aero Clube, e duram, em média, cerca de quatro meses. Os cursos são gratuitos, sendo condição obrigatória que as candidatas sejam moradoras de Volta Redonda.
Inscrições
As mulheres interessadas devem procurar pessoalmente o CQP de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e é necessário apresentar os
seguintes documentos: comprovante de residência e de conclusão do Ensino Fundamental completo, além de possuir idade mínima de 18 anos. O programa oferece ainda transporte coletivo (passagem), material didático, uniforme (blusa) e bolsa para carregar o material das aulas. Os professores para essa formação são profissionais da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).
Com duração de até quatro meses, cursos de construção civil para mulheres têm início em março
Cras Campo Belo realiza
força-tarefa
para ajudar afetados pelas chuvas
Angra dos Reis
A equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Campo Belo realizou nesta quinta-feira uma força-tarefa no Encruzo da Enseada, em Angra dos Reis, para amenizar os efeitos causados pela forte chuva que atingiu o município na noite da última terça-feira, quando foi registrado um
acumulado de chuva acima de 100 mm, metade do que era previsto para todo o mês de fevereiro na cidade. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social, as 14 famílias atingidas receberam um cartão-alimentação no valor de R$150 entre a quarta e quinta-feira, além de água potá-
vel e kits com produtos de limpeza.
“Esse valor vai ajudar os moradores na compra de alimentos. Além disso, eles não vão gastar comprando produtos de limpeza”, afirma a coordenadora do Cras Campo Belo, Bianca Medina. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Eduardo Sampaio, é papel
da Prefeitura ajudar aos que precisam no momento de necessidade.
“Estamos aqui desde o início da noite de terça-feira, quando começou o temporal, dando assistência aos moradores do Encruzo. Liberamos este cartão que fará a diferença para estas famílias, além de outros itens. Graças a Deus não tivemos vítimas.”
Barra Mansa realiza audiência sobre PPP da iluminação pública
Barra Mansa
A Secretaria de Manutenção Urbana realizou na tarde desta quinta-feira, no Parque Natural Municipal de Saudade, audiência para apresentar a proposta da Parceria Público Privada (PPP) da Iluminação Pública. A iniciativa é um dos primeiros passos para confirmar o processo de licitação para a instalação de LED em toda a extensão territorial do município. O projeto foi apresentado pelo secretário e presidente do Fundo Especial de Iluminação
Pública, César Carvalho. Ele disse que o prazo inicial da concessão será de 25 anos e o valor máximo estimado é de R$ 195 milhões para uma contraprestação mensal máxima de R$ 650 mil.
“Com isso, nossa meta é levar, além da melhoria da iluminação pública, segurança aos cidadãos e o fomento ao desenvolvimento econômico, atraindo novos empreendimentos.
Desta forma, garantiremos sustentabilidade, eficiência energética e redução de custos”.
Atualmente, o município dispõe de 15.369 pontos de iluminação pública, mas esse
quantitativo pode ser 10% maior, com pontos de falhas de 15%. Após a modernização do sistema, a estimativa de pontos de falha reduz para 2%. No primeiro ano, o investimento estimado é de R$ 20,1 milhões com a modernização do parque de Iluminação pública em sua totalidade. A perspectiva é de que o envelhecimento médio do parque no final da concessão seja de 3,53 anos. A proposta para a parceria público privada estabelece que, entre outras responsabilidades da concessionária, a manutenção corretiva emergencial em até 24
horas, a não emergencial em 48 horas e a implantação do Sistema de Informatizado de Gestão (SIG). O consumo médio de energia em Barra Mansa é de 1.001,37 MWh.
A modernização do sistema permitirá a implementação de um programa de redes inteligentes (smart grid), com automação das redes de distribuição, medição remota, combate à fraude e corte/religa remoto melhorando substancialmente a energia elétrica, a telegestão em 20% do Parque de Iluminação, com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio por LED.
Resende promove no carnaval ações contra o trabalho infantil
Resende
A Prefeitura de Resende, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), irá promover ações de sensibilização contra o trabalho infantil durante o carnaval. Com o tema “Neste carnaval não pule a infância. Trabalho infantil não é folia. Junte-se ao bloco do combate ao trabalho infantil, as iniciativas serão realizadas no próximo domingo na Feira Livre do Parque das Águas, das 9h ao meio-dia, e na terça-feira, no mesmo horário, no Calçadão do bairro Campos Elíseos.
Segundo o governo mu-
nicipal, as equipes do Peti realizarão uma abordagem às pessoas que estiverem nos locais, visando à sensibilização contra o trabalho infantil, além de distribuir panfletos com informações sobre o programa e como denunciar estas situações. “A ideia é criar uma campanha de sensibilização contra o trabalho infantil, principalmente durante essa época de carnaval. Nestas abordagens informaremos sobre o que é o Peti, como procurar ajuda em possíveis casos de trabalho infantil e canais de denúncias.
Queremos com a sensibilização mostrar que há
um programa responsável por este tema em Resende, e esperamos com estas duas ações reforçar a importância de erradicar as formas de trabalho infantil”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil foi criado pelo Governo Federal e é uma iniciativa que visa proteger crianças e adolescentes inseridos em atividades laborais, com ou sem finalidades econômicas, sem qualquer amparo legal. O objetivo principal é erradicar as formas de trabalho infantil, e, principalmente, suas
piores formas, em um processo de resgate da cidadania e inclusão social. O Peti ainda busca mobilizar em todo o município não apenas a rede socioassistencial, como também o terceiro setor na superação do trabalho infantil, com o foco no trabalho infantil doméstico, abuso e exploração sexual e tráfico de drogas.
O Peti de Resende fica na Rua Coronel Alfredo Sodré, n°200, no bairro Manejo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 33609516. Em casos de situações de trabalho infantil, a denúncia pode ser feita pelo Disque 100.
Ser viço Autônomo de Água e Esgoto de B. Mansa viço de Água e Esgoto de Mansa viço Autônomo de Água e Esgoto de B. Mansa viço de Água e Esgoto de Mansa
Av homero leite, 572 , Saudade , Barra Mansa, RJ CEP 27.313-190
CNPJ. 29.053.402/0001-36 - Insc. Estadual: Isento
AVISO
- PE SRP 010/23, PA 4615/22, Aquisição blocos intertravados.
Dia 03/03/2023 – 09:00 horas.
- PE SRP 009/23 PA 1980/22, Aquisição de bicos e rolamentos.
Dia 06/03/2023 -09:00 horas.
- PE SRP 011/23, PA 4887/22, Aquisição Brita Zero. Dia 07/03/ 2023 -09:00 horas Justifica/adjudica, com base art. 24, VIII da 8.666/93, em favor de Governo Est. R.J – Secretaria do Estado da Receita/Detran, PA 3/23, no valor estimado de R$ 5.000,00. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (24) 3323-0198, através do e-mail: licitacao.saae@gmail.com ou ainda na Gerência de Materiais, à Av Homero Leite, 572 – Saudade – Barra Mansa/RJ. Site http:/ portaldatransparência.barramansa.rj.gov.br, no menu “Licitações e Contratos / Lista Licitações”).
UNIDADE B Nº 053
ATO AVISO DE LICITAÇÃO
ATO CONCORRÊNCIA Nº 0001/2023
O SEST – Serviço Social do Transporte comunica aos interessados que realizará concorrência para contratação de empresa especializada em fornecimento de peças para manutenção de equipamentos odontológicos, visando atender a demanda da unidade do SEST SENAT B53 Barra Mansa. O recebimento dos envelopes contendo a documentação de habilitação e a proposta comercial será no dia 27/ 02/2023, das 09h00 às 09h10min.Para retirada do edital e acesso às demais informações, os interessados deverão dirigir-se a Unidade de Barra Mansa/RJ na Rua João Brabo, nº 5, Barbará. Maiores informações através do e-mail: licitacao.b053@sestsenat.org.br. Heloisa Pires Viana Presidente da Comissão de Licitação
6 DIÁRIO DO VALE SEXTA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2023 CIDADES
Foto: Divulgação – Secom/PMVR
Licitação tem apenas um participante classificado
Resende
Depois da conclusão da análise dos documentos de habilitação, a licitação da concessão de transporte coletivo urbano em Resende ficou com apenas uma empresa na disputa: a Viação Itapetinga Ltda. Sua concorrente era a Transportes Urbanos São Miguel de Uberlândia, uma empresa com CPNPJ diferente da Transportes Urbanos São Miguel Resende, que presta serviços atualmente em Resende. A empresa desclassificada tem cinco dias úteis, a partir da publicação da decisão, para recorrer. Passado o prazo sem que haja recurso, ou se o recurso for apresentado e negado, será aberto o envelope com a proposta comercial da Itapetinga. Isso, porém, não quer dizer que o assunto esteja decidido.
- A São Miguel foi inabilitada, e portanto não pode
A São Miguel de Uberlândia foi desclassificada porque o Balanço Patrimonial apresentado na licitação não traz as indicações dos valores de ativo e passivo, e porque o atestado de capacidade técnica apresentado não tem registro no Crea (Conselho Nacional de Engenharia e Arquitetura), além de não estar acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
“Ativo” é um termo contábil para descrever os bens de que uma empresa pode dispor para cumprir suas obrigações financeiras, enquanto o termo “passivo” descreve essas obrigações. Resumidamente, a comparação entre os valores de ativo
Justiça suspende prisão domiciliar de Sérgio Cabral
e passivo indica o grau de endividamento de uma empresa. Já atestados de capacidade técnica são documentos emitidos pelo contratante de uma compra de bens ou serviços, indicando que as obrigações contratuais foram cumpridas. No caso de serviços de transporte coletivo, há a necessidade de acompanhamento por um profissional de engenharia, e o contrato deve ser registrado no Crea, que fornece uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), No caso da São Miguel, esse documento não foi anexado ao atestado.
Embora a São Miguel Resende e a São Miguel Uberlândia sejam empresas separadas, as indicações são de se tratar de integrantes do mesmo grupo, sendo que há “Transportes Urbanos São Miguel” operando pelo menos em Ilhéus (BA), Resende (RJ) e Uberlândia (MG).
Satisfação
São Miguel, que é a atual prestadora de serviços, foi eliminada na análise de documentos de habilitação prosseguir no processo, e a Itapetinga está habilitada e por isso pode seguir (no processo). Isso não é nenhum resultado final- disse o prefeito Diogo Balieiro, em entrevista a uma emissora de rádio.
De acordo com os dados da classificação da empresa por opiniões de usuários do Google, entre a Viação Itapetinga e as duas “Transportes Urbanos São Miguel” (a de Resende, que presta serviço na cidade das Agulhas Negras atualmente, e a de Uberlândia, que foi desclassificada da licitação), a empresa mais bem qualificada pelos usuários do transporte público é a Viação Itapetinga, que tinha nota 3,6 de um máximo de 5, em 150 avaliações.
A São Miguel Uberlândia tinha 2,5, em 32 avaliações e a São Miguel Resende, 2.1 em 207 avaliações.
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Paraty
TERMO DE HOMOLOGAÇÃO
EDITAL Nº 033/2022 – PREGÃO PRESENCIAL
Diogo Balieiro confirmou que São Miguel está fora da disputa pelo transporte coletivo Rio
A Primeira Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidiu ontemsubstituir a prisão preventiva domiciliar do ex-governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, por outras medidas cautelares. Nos termos do voto da relatora para o acórdão, desembargadora federal Andréa Esmeraldo, o ex-chefe do Executivo fluminense deverá usar tornozeleira de monitoramento eletrônico e não poderá se ausentar do país, devendo entregar o passaporte ao juízo de primeiro grau, da 7ª. Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, ao qual deverá comparecer mensalmente.
A decisão foi acompanhada pelos desembargadores federais Ivan Athié, Simone Schreiber e William Douglas. Os desembargadores federais Marcello Granado, Flávio Lucas e Wanderley Sanan votaram pela manutenção da prisão domiciliar.
As medidas determinadas acolheram requerimento da defesa formulado em recurso de embargos infringentes. A defesa pediu a revisão da decisão proferida anteriormente pelo próprio TRF2 que, em apelação, manteve a condenação penal de Cabral pelos crimes apurados na Operação Calicute, da Polícia Federal. O julgamento do mérito dos embargos infringentes não foi concluído em razão de pedido de vista do desembargador federal Flávio Lucas
Deflagrada em 2016, a investigação levou à denúncia do ex-governador pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa, envolvendo obras do PAC das Favelas, da construção do Arco Metropolitano e da reforma do estádio do Maracanã para a Copa de 2014. Cabral foi condenado
à pena de 20 anos, 4 meses e 21 dias em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A apuração concluiu que Cabral recebeu mais de US$16,5 milhões, “ocultados a partir da simulação de negócios entre as pessoas jurídicas Arcadia Associados S.A e Centennial Asset Mining Fund Llc, e a posterior manutenção dessa quantia fora do país sem declaração”. Além disso, recebeu propina de R$ 1milhão do empresário Eike Batista “mediante a simulação de prestação de serviços advocatícios pelo escritório de Adriana Ancelmo (advogada, ex-esposa de Cabral).
Decisão
De acordo com a posição majoritária da Primeira Seção Especializada, não há motivos que levem à decretação da prisão preventiva do réu e ele não oferece mais risco à ordem pública e à instrução da ação penal, já concluída.
No julgamento, prevaleceu o entendimento de que, “em razão do extenso lapso temporal em que tramita a presente ação penal, sem trânsito em julgado da condenação, afigura-se excessiva a manutenção da prisão cautelar, ainda que na modalidade domiciliar, na linha do entendimento do Supremo Tribunal Federal, em dezembro do ano passado, seguido pela Primeira Turma Especializada do TRF2, no dia 1º de janeiro”.
Na decisão, a desembargadora Andréa Esmeraldo destacou “a importância de se manter a coerência com o julgamento da Suprema Corte, em caso bastante similar”, e também considerou “que as medidas aplicadas em substituição à prisão seriam adequadas e suficientes para neutralizar eventual risco de fuga”.
Nesta data HOMOLOGO os itens do Pregão Presencial nº 033/ 2022 – Registro de Preços , que tem por objeto: REGISTRO DE PREÇOS visando à aquisição de medicamentos para atender a demanda de toda a rede básica, pelo o período de 12 (doze) meses, de acordo com o Relatório apresentado pela Pregoeira que adjudicou os itens da seguinte
empresa NOVA LINEA COMÉRCIO DE PRODUTOS FARMACEUTICOS EIRELI , com o valor global de R$2.992.420,50 (dois milhões, novecentos e noventa e dois mil, quatrocentos e vinte reais e cinqüenta centavos); Itens nº 05, 26, 43, 54, 235 e 270 para a empresa FBC DE NITERÓI COMÉRCIO E SERVIÇOS EIRELI , com o valor global de R$161.632,50 (cento e sessenta e um mil, seiscentos e trinta e dois reais e cinqüenta centavos); Itens nº 06, 118, 121, 202 e 252 para a empresa LEOPHARM HOSP. LTDA, com o valor global de R$155.962,00 (cento e cinqüenta e cinco mil, novecentos e sessenta e dois reais).
Itens nº 07, 11, 20, 24, 61, 100, 137, 170, 171, 214, 225, 231, 262, 273 e 280 para a empresa JM WILLIAM COMÉRCIO DE MATERIAIS HOSPITALARES LTDA , com o valor global de R$148.300,50 (cento e quarenta e oito mil e trezentos reais e cinqüenta centavos);
Itens nº
217, 251 e 291 para a empresa FARMABES MATERIAIS HOSPITALARES LTDA, com o valor global de R$237.438,00 (duzentos e trinta e sete mil, quatrocentos e trinta
oportunidade e anular seus atos quando eivados de vícios insanáveis; Considerando a necessidade de garantir a observância do princípio da eficiência, o qual prevê que os processos licitatórios devem ocorrer com celeridade, eficácia, economicidade, efetividade e demais qualidades exigidas dos serviços públicos;
Considerando que o referido processo resta prejudicado, em face da perda superveniente de seu objeto, em virtude da intempestividade da futura contratação, conforme solicitação acostada aos autos.
Nesse sentido, decido por:
REVOGAR o Processo Licitatório nº 006/2023 - Processo Administrativo nº 24121/2022, bem como as respectivas publicações oficiais, pelas considerações aqui explanadas.
PARATY, 07 DE FEVEREIRO DE 2023.
CARLA LACERDA DA SILVA – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Paraty
AVISO DE EDITAL – PREGÃO PRESENCIAL Nº 008/2023 O Fundo Municipal de Saúde de Paraty torna público que será realizado no dia 01 de Março de 2023, às 10h00m no Departamento de Compras e Licitações da Secretaria Municipal de Saúde, o PREGÃO PRESENCIAL Nº 008/2023 (EXCLUSIVO PARA MICROEMPRESA – ME E EMPRESA DE PEQUENO PORTE – EPP) , que tem como objeto: AQUISIÇÃO DE UNIFORMES PARA PADRONIZAÇÃO DOS SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. O edital se encontra à disposição no site da Prefeitura Municipal de Paraty: www.pmparaty.rj.gov.br. Esclarecimentos através do e-mail: licitacao.saudeparaty@gmail.com ou da linha telefônica (24) 33711186.
PARATY, 09 DE FEVEREIRO DE 2023.
CARLA LACERDA DA SILVA – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Paraty
DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 009/2023
DE MEDIC EIRELI, com o valor global de R$1.015.205,00 (um milhão, quinze mil e duzentos e cinco reais);
nº 25, 130, 185, 263 e 281 para a empresa NSB DISTRIBUIDORA E SERVIÇOS EIRELI, com o valor global de R$145.059,00 (cento e quarenta e cinco mil e cinqüenta e nove reais);
Itens nº 66, 78, 223 e 289 para a empresa NOROMED DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS E MATERIAIS HOSPITALARES LTDA, com o valor global de R$149.127,00 (cento e quarenta e nove mil e cento e vinte e sete reais);
Itens nº 101, 143, 158 e 229 para a empresa POWER MED MATERIAL HOSPITALAR LTDA, com o valor global de R$98.995,00 (noventa e oito mil e novecentos e noventa e cinco reais); O valor global da presente licitação é de R$7.928.869,50 (sete milhões, novecentos e vinte e oito mil, oitocentos e sessenta e nove reais e cinqüenta centavos)
PARATY, 07 DE FEVEREIRO DE 2023.
CARLA LACERDA DA SILVA – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Paraty
TERMO DE REVOGAÇÃO
PROCESSO LICITATÓRIO Nº 006/2023
OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA VISANDO A LOCAÇÃO DE GERADOR, INCLUINDO INSTALAÇÃO, TRANSPORTE, MONTAGEM E DESMONTAGEM, A SER UTILIZADO NA UBS TRINDADE PELO PERÍODO DE QUATRO MESES.
Considerando o que dispõe o artigo 49 da Lei 8.666/93; Considerando a Súmula 473 do STF que prevê que a Administração Pública pode revogar seus atos de acordo com seu juízo de conveniência e
A Secretária Municipal de Saúde, Srª Carla Lacerda da Silva, no uso das atribuições legais que lhes são conferidas pela legislação em vigor, declara para fins de comprovação, que deixa de realizar licitação para contratação em caráter de emergência a empresa DROGARIA CENTRO DE GUARIBA EIRELI , inscrita no CNPJ/MF sob nº 12.688.788/ 0001-50, para fornecimento de medicamento para atender a paciente LUCIANA DE BULHÕES DA SILVA através da liminar judicial nº 0001783-79.2012.8.19.0041. O valor global da presente contratação é de R$ 784,80 (setecentos e oitenta e quatro reais e oitenta centavos) , conforme descrito no Processo Administrativo nº 26629/2022. A presente dispensa de licitação está amparada no inciso V do artigo 24 da Lei Federal nº 8.666/93.
PARATY, 09 DE FEVEREIRO DE 2023.
CARLA LACERDA DA SILVA - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Paraty
DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 010/2023
A Secretária Municipal de Saúde, Srª Carla Lacerda da Silva, no uso das atribuições legais que lhes são conferidas pela legislação em vigor, declara para fins de comprovação, que deixa de realizar licitação para contratação em caráter de emergência as empresas DROGARIA CENTRO DE GUARIBA EIRELI, inscrita no CNPJ/MF sob nº 12.688.788/000150 e JHONYS A C DOS SANTOS, inscrita no CNPJ sob o nº 43.425.351/ 0001-57, para fornecimento de medicamentos para atender a paciente
ANA MARIA MARTINS SAGNORI através da liminar judicial nº 000234833.2018.8.19.0041. O valor global da presente contratação é de R$ 469,80 (quatrocentos e sessenta e nove reais e oitenta centavos), sendo: R$ 405,00 para a DROGARIA CENTRO DE GUARIBA EIRELI e R$ 64,80 para a JHONYS A C DOS SANTOS, conforme descrito no Processo Administrativo nº 26696/2022. A presente dispensa de licitação está amparada no inciso V do artigo 24 da Lei Federal nº 8.666/93. PARATY, 09 DE FEVEREIRO DE 2023. CARLA LACERDA DA SILVA - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
DIÁRIO DO VALE 7 SEXTA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2023 ECONOMIA/NACIONAL
forma: Itens nº 02, 03, 04, 12, 21, 22, 27, 28, 31, 32, 33, 38, 42, 44, 45, 47, 51, 60, 68, 69, 70, 74, 75, 79, 81, 84, 86, 87, 90, 91, 92, 93, 98, 103, 104, 105, 110, 111, 112, 119, 122, 123, 128, 134, 157, 159, 162, 165, 167, 168, 172, 174, 182, 184, 188, 191, 198, 199, 200, 205, 206, 216, 219, 220, 221, 222, 224, 230, 233, 234, 236, 243, 260, 266, 278, 283, 286, 287 e 294 para
a
08, 23, 46, 72,
156,
oito reais); Itens nº 09, 10, 13, 15, 16, 17, 18, 19, 29, 34, 35, 39, 41, 48, 49, 53, 55, 56, 57, 58, 59, 67, 71, 76, 77, 80, 82, 83, 85, 95, 96, 102, 106, 107, 108, 109, 113, 114, 115, 124, 125, 126, 127, 129, 135, 136, 138, 141, 144, 146, 150, 151, 155, 160, 163, 166, 180, 181, 197, 201, 204, 207, 208, 209, 210, 211, 212, 213, 215, 218, 228, 232, 237, 238, 242, 245, 246, 248, 249, 250, 258, 259, 265, 267, 268, 269, 271, 272, 275, 276, 279, 282, 285, 288, 292 e 293 para a empresa A. S. PHARMA DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS E MATERIAL HOSPITALAR LTDA , com o valor global de R$2.824.770,00 (dois milhões, oitocentos e vinte e quatro mil, setecentos e setenta reais); Itens nº 14, 30, 36, 40, 52, 62, 63, 64, 65, 88, 89, 94, 97, 99, 116, 117, 120, 131, 132, 133, 139, 140, 142, 145, 149, 152, 153, 154, 161, 164, 169, 173, 175, 176, 177, 178, 179, 183, 186, 189, 190, 193, 194, 196, 203, 226, 227, 239, 240, 241, 244, 247, 253, 254, 255, 256, 257, 261, 264, 274, 277, 284 e 290 para a empresa JAC MED DIST.
73,
192, 195,
e
Itens
TRANSPORTE COLETIVO EM RESENDE
Foto: Paulo Dimas
Pré-carnaval de Paraty começa nesta sexta-feira
Primeira atração, na sexta-feira, será o grupo Sambô; sábado e domingo terão procissão marítima e blocos Paraty
Foto: Reprodução/Redes sociais
A Secretaria de Turismo de Paraty divulgou a programação do pré-carnaval da cidade, que acontece a partir desta sexta-feira (10) e vai até domingo no Cais de Turismo e na Praia do Pontal, totalmente gratuita para o público. A primeira atração será a apresentação do grupo Sambô, às 21h, na Praia do Cais, com o DJ Vinícius ajudando a esquentar a noite de sexta-feira. No sábado, será a vez da ‘Festejos do Mar’, a tradicional procissão marítima de Paraty. A concentração tem início às 8h30 no Cais de Turismo, com o Bloco Soul Batuque e o DJ Marcos Ferrari no Barco Som. A procissão começa às 11h, com prêmios em três categorias: na de pequeno porte, o prêmio para o primeiro colocado será de R$ 3 mil, e R$ 1 mil para o segundo colocado; na categoria médio porte, os prêmios ofereci-
dos são de R$ 4 mil e R$ 2 mil, respectivamente; e a categoria grande porte vai entregar prêmios de R$ 6 mil e R$ 3 mil para os dois primeiros colocados. Em todas as categorias, o terceiro colocado terá direito a um kit churrasco, e as nove embarcações premiadas receberão, ainda, um troféu. Os interessados podem se inscrever na Sede da Secretaria de Turismo.
O pré-carnaval de Paraty ainda programou para o sábado, às 20h, na Praia do Pontal, o Bloco Tribo do Samba, com a Rezende Folia às 22h e o DJ Marinho colocando música nos intervalos. No domingo, também no Pontal, o Bloco Arrastão do Jabaquara inicia a folia às 21h, com o DJ Bebeto responsável pelo som mecânico.
Arrastão do Jabaquara participa na noite de domingo do précarnaval de Paraty, na Praia do Pontal
Pré-folia tem início hoje na Ilha São João
Volta Redonda
A Ilha São João recebe de hoje até domingo uma série de eventos de folia pré-carnavalesca. Nesta sexta-feira (10), a partir das 18h, shows com Aglomerou, DJ Pedro Oliveira e Mistureba são atrações. No sábado (11), os portões abrem ao meio-dia e as atrações serão: DJ Raffa Martin, Jô e Samuel, DJ Gustavo Peixoto, Léo Mitto e Sorriso Aberto. O evento conta com o apoio da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). No domingo, às 15h, o bloco LGBTQIAP+ “Tô no Brilho”, que conta com organização própria para o evento e suporte da Prefeitura de Volta Redonda, será a atração.
Também na Ilha São João, mas no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), tem o baile “Vem junto com a Melhor Idade”. A festa terá início às 14h. A programação oficial da folia em Volta Redonda pode ser conferida no quadro abaixo.
Segurança
De acordo com a prefeitura, um planejamento prévio foi feito para garantir a se-
gurança de todos os eventos de carnaval que envolvem as secretarias municipais de Cultura (SMC) e Ordem Pública, a Polícia Militar e Guarda Municipal (GMVR).
- O Ônibus da Ordem Pública está estacionado no interior da Ilha São João, monitorando todo o espaço interno e externo, através das imagens geradas pelas câmeras. O ônibus também servirá de base para o Conselho Tutelar, para o caso de crianças perdidas durante o evento. A Guarda Municipal também vai trabalhar no controle e fluidez do trânsito, bem como na repressão aos ambulantes ilegais - explicou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, destacou a tradição do pré-carnaval em Volta Redonda, enfatizando que a programação dos shows deu prioridade aos artistas regionais.
- O governo municipal está trabalhando de forma integrada com as forças de segurança para oferecer um espetáculo bonito e seguro à população de Volta Redonda e região – reforçou.
Programação oficial de carnaval
10/02 - Pré-folia com shows, abertura dos portões às 18h, Ilha São João;
11/02 - Pré-folia com shows, abertura dos portões às 12h, Ilha São João;
11/02 - Bloco “Alegria, Alegria”, às 18h, Rua C –Praça Ayrton Senna, bairro Parque das Ilhas;
12/02 - Bloco “Tô no Brilho”, abertura dos portões às 15h, Ilha São João;
12/02 - Bloco “De Volta na Redonda”, às 10h, Rua 60, nº 59, Colégio Macedo Soares, Vila Santa Cecília;
16/02 - Baile da Melhor Idade, abertura dos portões às 14h, Ilha São João;
17/02 - Bloco “Piranhas do Beco”, às 17h, Rua 41C, Vila Santa Cecília;
17/02 - Bloco Tacalipal, às
17h, Rua 227, Praça Maria Amélia Diogo, bairro Eucaliptal;
18/02 - Bloco “Vai da Merda”, às 15h, Rua 42, nº70 (Bar do Caixote), bairro Jardim Tiradentes;
FUTEBOL
Barra do Piraí divulga programação de carnaval
18/02 - “Bloco dos Caretas”, às 17h, Rua 318 – (Sede Bloco Carnavalesco os Caretas), bairro Sessenta;
19/02 - Bloco “Pé de Galinha”, às 15h, Av. Dr. Walter Granato da Rocha –Sede Associação Carnavalesca Pé de Galinha, bairro Jardim Tiradentes;
Dia 20/02 - Bloco “Nós na Rua com Sabor de Mel”, às 15h, Rua CamposBiblioteca Comunitária, bairro Siderlândia;
Dia 21/02 - “Bloco do Lençol”, às 15h, Praça Brasil, Vila Santa Cecília;
Dia 21/02 - Bloco “Nós na Rua com Sabor de Mel”, às 15h, Rua CamposBiblioteca Comunitária, bairro Siderlândia;
Dia 25/02 - Bloco “Arrastão do Conforto”, às 15h, Rua 235 - bairro Conforto;
Dia 05/03 - “Bloco dos Cria de Santa Cruz”, às 15h, Av. dos Ex-Combatentes, bairro Santa Cruz.
Fla segue preparação para a disputa do 3° lugar no Mundial
Tânger
O Flamengo realizou na tarde de quinta-feira (9), no Estádio Príncipe Heritier Moulay El Hassan, no Marrocos, mais uma atividade visando a disputa do terceiro lugar do Mundial de Clubes contra o Al Ahly, que será disputada no próximo sábado (11), às 12h30 (de Brasília), em Tânger.
O Flamengo informou ontem que após a realização de exames, foi constatada uma lesão no músculo posterior da coxa direita do zagueiro Léo Pereira. Já o lateral Filipe Luís está com uma lesão na fáscia plantar do pé direito. Ambos já iniciaram o tratamento. Nesta sexta-feira (10), o técnico Vitor Pereira comandará o último treino para definir os titulares que irão a campo contra os egípcios.
Barra do Piraí
A Secretaria de Turismo e Cultura de Barra do Piraí divulgou a programação do précarnaval e também do carnaval na cidade, que terá uma programação composta por shows e blocos, com artistas regionais e nacionais. Além dos blocos de rua e DJs, grandes nomes do pagode, funk e pop irão movimentar as noites de folia.
A programação tem início na próxima segunda-feira (13) com o Bloco das Piranhas. Na quinta-feira (16), acontece a abertura oficial do ‘BadoPi Folia’, às 9h, com o desfile do Bloco da Saúde Mental até a Praça Nilo Peçanha, no Centro. A atração será seguida por diversos outros blocos que se apresentarão no mesmo dia e também no seguinte.
No sábado (18), Rodriguinho será a atração, com o Imaginasamba fazendo a alegria dos foliões no domingo (19). O grupo Melanina Carioca se apresenta na segunda-feira (20) e a cantora Pocah sobe ao palco na terça-feira de carna-
val (21).
O secretário de Turismo e Cultura de Barra do Piraí, Jair Ferreira Borges, destacou que os distritos não ficarão de fora.
- A banda P.M.P.O. se apresenta na Califórnia no dia 17. Já em Vargem Alegre, no mesmo dia, acontece o Bloco das Piranhas. O distrito vai receber também, entre os dias 18 e 21, o DJ Neimar para animar as noites de Carnaval - comentou.
O prefeito Mario Esteves comemorou a chance de poder realizar novamente uma festa de carnaval após os anos de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.
- O ‘BadoPi Folia 2023’ será um evento épico, e a melhor parte é que ele não acontece só na cidade, ele se estende aos distritos. É sempre importante reforçar a necessidade de evitarmos conflitos durante as festividades. Queremos fazer uma festa bonita para ser recordada, sem brigas, apenas com muita música e diversão – enfatizou.
Blocos de rua serão destaques em Angra
Angra dos Reis
O carnaval de Angra dos Reis deste ano terá como principais atrações os blocos de rua. Na programação oficial, há centenas de desfiles confirmados, em diversos pontos da cidade, incluindo a Ilha Grande, onde o trio elétrico será substituído por um carrinho com um som potente. A programação terá eventos em vários horários dos dias de folia, e pode ser conferida no site: angra.rj.gov.br.
O carnaval na cidade começa na próxima quarta-feira (15), às 19h, com o Bloco da Feliz Idade desfilando pelo Centro. O fechamento da festa do Rei Momo ficará sob a responsabilidade do bloco Galera do Rock, que tem a previsão de sair às ruas a partir das 23h do dia 21. Mas a maior opção de blocos acontecerá no dia 19: serão nada menos que 17, que vão do pagode ao samba raiz, passando pela música eletrônica.
- Angra é a cidade do interior do estado com mais blocos de rua neste carnaval. Tem de tudo um pouco,
para todos os gostos, em diversos horários. É uma diversidade fantástica. O carnaval é isso, uma cultura popular e democrática - destacou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara. - Além dos blocos que constam na nossa programação, há muitos outros espalhados pelos bairros. Opção não vai faltar para os moradores e turistas que estiverem visitando a nossa cidade. Além dos blocos, teremos a Estação Folia, no Cais de Santa Luzia, onde vão acontecer as matinês e apresentações musicais – disse o secretário de Eventos, João Willy. Nos últimos dois anos não houve festejos de carnaval em Angra devido à pandemia de coronavírus, então 2023 marca o retorno da tradicional festa. - A expectativa é grande, estamos aguardando um grande carnaval e esperamos que o tempo fique firme. Estão todos ansiosos e felizes com a volta da folia - afirmou Conceição Brasil, presidente da União dos Blocos Tradicionais da Cidade de Angra dos Reis (Ubtar).
8 DIÁRIO DO VALE SEXTA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2023 LAZER/ESPORTE
Foto: Gilvan de Souza / CRF
Equipe rubro-negra enfrenta o Al Ahly no sábado (11), às 12h30, em Tânger