Casal é preso suspeito de filmar e divulgar abusos sexuais aos filhos
Suspeitos
foram detidos em Paraty, onde moram. Vítimas são
foram detidos em Paraty, onde moram. Vítimas são
O 5º Comando de Policiamento de Área (CPA) no Sul Fluminense e Costa Verde recebeu mais vinte veículos para reforçar os batalhões da região. São viaturas blindadas e pick-ups para serem usadas no patrulhamento operacional e rural das cidades. Os carros foram uma solicitação do comandante do 5º CPA, coronel Marcelo Malheiros.
O 5º CPA finalizou 2021 à frente de todo o estado nos números de redução da criminalidade e, em 2022, alcançou o segundo lugar no primeiro semestre de 2022.
POLÍCIA| Página 4
A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta quinta-feira (5), em Paraty, um casal suspeito de abusar sexualmente dos próprios filhos e divulgar os vídeos na internet. As vítimas são um menino de 6 anos e uma menina de 1 ano e três meses. Contra o casal havia mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal. Segundo a PF, os vídeos dos abusos
eram divulgados no exterior. As investigações da operação, que ganhou o nome de “Non Matri”“não é mãe” em latim -, foram iniciadas a partir de informações repassadas pela Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) ao Serviço de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia Infantil da PF (Sercopi).
POLÍCIA| Página 4
Policiais federais cumpriram mandados de prisão expedidos contra pais das crianças
POLÍCIA | Página 4
Obras de expansão do Sider Shopping devem começar na próxima semana
a
As chuvas que atingiram a região causaram deslizamentos de terra e queda de barreira em Barra Mansa e Resende. Na primeira cidade, o trecho da RJ-153, na altura do distrito de Nossa Senhora do Amparo, está parcialmente interditado. As chuvas recentes causaram o rompimento das manilhas na altura da região conhecida como Serra da Mutuca, fazendo com que grande volume de terra cedesse. Veículos pesados estão impedidos de passar pelo local. Já na Estrada Rio-Caxambu (BR-354), a queda de uma barreira na tarde desta quinta-feira (5), bloqueou totalmente o trânsito na altura do Km 8, no distrito de Engenheiro Passos.
CIDADES | Página 5
A Agência da Capitania dos Portos, em Paraty, está sob novo comando. A cerimônia de troca de comando aconteceu ontem, no Cinema da Praça, no Centro Histórico. O capitão-tenente Arnaldo Amirato Dias dá lugar ao
capitão-tenente Aldo Teixeira Bias. O prefeito Luciano Vidal esteve presente no evento da Marinha do Brasil.
CIDADES | Página 6
Evento da Marinha do Brasil aconteceu no Cinema da Praça, no Centro Histórico
As cidades de Barra Mansa e Volta Redonda centralizaram a vacinação contra Covid-19. A medida ocorre devido ao baixo estoque de imunizantes. A primeira, aplica o imunizante contra a doença em
jovens e adultos no PSF Ano Bom; já a Cidade do Aço, em quatro unidades básicas: Conforto, Jardim Paraíba, Retiro 1 e São Luiz. O desabastecimento afeta todo o país.
CIDADES | Página 6
CAMPEONATO CARIOCA Voltaço anuncia a chegada de um zagueiro e dois atacantes
ESPORTES
| Página
Zonas de Processamento de Exportações recebem regime fiscal diferenciado para agregar valor a produtos destinados ao mercado externo
O presidente da Associação Brasileira de ZPEs, Helson Braga, afirmou que a região tem potencial para instalar uma ZPE (Zona de Processamento de Exportações), que, de acordo com a definição do Sebrae, é uma área de livre comércio, destinada à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados no exterior.
Mas a produção não precisa ser 100% exportada. Na venda para o mercado interno, será necessário pagar de todos os tributos suspensos na aquisição dos seus respectivos insumos, o que não implicará na renúncia ao regime.
Para que uma ZPE seja instalada, é necessário que haja alguém com um terreno de cerca de 500 mil metros quadrados para implantar o condomínio industrial. No local, indústrias vão processar insumos, como soja, minério de ferro, placas de aço ou outros produtos que se classificam como commodities, agregando valor a eles para depois vendê-los no exterior.
Tendo disponibilidade de áreas e contando com mão de obra especializada e uma excelente logística, o Sul
Fluminense poderia ser o local da implantação da terceira ZPE do Estado do Rio, juntando-se ás de Seropédica e de São João da Barra, que receberam o sinal verde para implantação, mas ainda não estão funcionando.
— Até há poucos anos, os governos municipais e estaduais eram os únicos habilitados para proporem ZPEs. Com as mudanças recentes na legislação, empresas e pessoas físicas também podem se apresentar, desde que comprovem que dispõem da área e de meios para implantar a infraestrutura necessária. A proposta pode ser encaminhada à Associação Brasileira de ZPEs, que a encaminhará ao conselho interministerial que analisa as solicitações. Com o parecer favorável do conselho, um decreto presidencial cria a ZPE, e o empreendedor poderá implantá-la — diz Helson.
Como as ZPEs funcionam
Para as empresas que se instalam em ZPEs, as vantagens são o acesso a regimes tributários diferenciados e a importação de insumos com tarifas mais baixas. A produção, contudo, destina-se ao mercado externo.
ZPE de Pecém tem uma usina siderúrgica instalada
— Qualquer commodity pode ser processada em uma ZPE. O produtor vai ganhar porque vai vender um produto com mais valor agregado, ampliando seu lucro; a população em geral terá acesso aos empregos gerados na empresa e os governos vão receber impostos
que serão oriundos da venda dos produtos ao exterior — explica Helson Braga.
Atualmente, o Brasil só conta com duas dessas áreas em funcionamento: uma em Pecém, no Ceará e outra em Parnaíba no Piauí. Uma terceira deve começar a funcionar em Cáceres, no Mato
Grosso.
A ZPE de Pecém conta com uma siderúrgica que é uma joint-venture da brasileira Vale e das sul-coreanas Dongkuk Steel e Posco. A siderúrgica tem capacidade instalada de 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano, para atender desde a
construção naval até a construção de plataformas de petróleo e torres eólicas. O investimento da empresa foi de US$ 5,4 bilhões.
A China conta com mais de duas mil áreas semelhantes, que processam 60% das exportações e geram 20% do PIB chinês.
Os servidores ativos, inativos e os pensionistas do Estado do Rio terão recomposição salarial de 5,9% a partir de 1º de janeiro de 2023. É o que determina a Lei 9.952/23, de autoria do Poder Executivo, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo desta quintafeira (05/01).
A recomposição é correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre os meses de dezembro de 2021 e novembro de 2022. “A Constituição da República Federativa do Brasil garante reajuste dos vencimentos dos servidores públicos, a fim de evitar a redução do poder aquisitivo frente à inflação, sendo certo que o índice adotado na presente iniciativa está em conformidade com o regramento imposto pelo Regime de Recuperação Fiscal”, afirmou o governador.
O percentual de reajuste foi debatido no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) durante a votação da medida. Na época, deputados argumentaram que, para 2023, estava previsto o pagamento da segunda parcela da recomposição aprovada durante as negociações do novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), usando como base a inflação entre 2017 (ano de entrada do Rio no primeiro RRF) e 2021, gerando uma estimativa de reajuste de cerca de 26%, dividida em três anos.
A primeira parcela de 13%, que corresponde a 50% dessa recomposição acordada, foi paga no início de 2022; a segunda (25% do acertado) ficou de ser paga no início de 2023 no percentual de 6,52%; e o pagamento da terceira parcela (também de 25%) está previsto para 2024. Somada a segunda parcela ao rea-
juste pelo IPCA proposto pelo governo, a estimativa defendida por parte dos parlamentares à época do debate em plenário foi de 12,45%.
Integrantes da base do governo, no entanto, apontaram que o acordo feito durante a aprovação das medidas para a entrada do Rio no novo RRF é autorizativo, ou seja, não imputa uma obrigação em lei ao Governo do Estado.
O governador vetou o parágrafo único do artigo primeiro, que havia sido incorporado ao texto original do Executivo através de emendas parlamentares. O trecho obrigava que a recomposição incidisse sobre toda a remuneração do servidor, assim considerado o seu salário-base, as gratificações e demais benefícios incidentes. Com o veto, o reajuste incidirá somente no salário-base dos servidores. O veto poderá ser
Brasília
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados aumenta de cinco para oito o número de parcelas do seguro-desemprego a ser recebida pelo trabalhador demitido sem justa causa após os 50 anos de idade. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 7.998/ 90, que regulamentou o Programa do Seguro-Desemprego. Conforme a proposta, para ter direito a oito parce-
las do benefício, o trabalhador terá de comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada de, no mínimo, 24 meses no período de referência.
“A ideia é atenuar os impactos de uma demissão na terceira idade. O seguro-desemprego poderá contribuir para que o trabalhador busque qualificação e continue pagando a contribuição previdenciária”, disseram os autores da proposta, o deputado Bira do Pindaré (PSB-
MA) e outros oito parlamentares.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Bira do Pindaré é o autor do projeto sobre segurodesemprego para maiores de 50 anos
derrubado em votação pela Alerj.
“O dispositivo em questão acaba por gerar aumento de despesas, violando o
disposto no artigo 113 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, que veda o aumento de despesa nos projetos de iniciativa ex-
clusiva do governador do estado, ressalvando alguns casos, como as emendas ao projeto de lei orçamentária”, explicou.
Redação: r r redacao@diariodo edacao@diariodo edacao@diariodo edacao@diariodovale vale vale .com.br .com.br
Comercial: an an anuncio@diariodo uncio@diariodo uncio@diariodovale vale vale vale .com.br .com.br .com.br .com.br .com.br
Assinatura: assinatura@diariodo assinatura@diariodo assinatura@diariodovale vale .com.br .com.br
Diagramação: composicao@diariodo composicao@diariodo composicao@diariodovale vale .com.br .com.br
Esporte: espor espor te@diariodo te@diariodo te@diariodo te@diariodo te@diariodovale vale vale vale .com.br .com.br .com.br .com.br
Caderno Lazer & Cia: lazer@diariodo lazer@diariodovale vale vale .com.br .com.br .com.br .com.br
Em novembro de 2022, a produção industrial brasileira variou -0,1% frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal.
Ainda cabe acrescentar que no acumulado de 2022, a produção industrial registrou queda de 0,6%.
Esse resultado reflete as recentes quedas na confiança do empresário industrial brasileiro, de acordo com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Segundo a Firjan, “a atividade da indústria nacional tem sido impactada por um cenário interno e externo bastante desafiador. No âmbito doméstico, a taxa de juros elevada encarece o crédito para o investimento e compromete a recuperação da produtividade de importantes segmentos industriais. No mercado externo, a perspectiva de desaceleração da demanda global e as indefinições sobre a guerra no Leste Europeu repercutem de maneira negativa sobre o setor industrial”, diz nota distribuída pela entidade.
A federação fez algumas propostas para melhorar o cenário: “é imprescindível e urgente a construção de um novo arcabouço fiscal e uma agenda de reformas estruturais que garantam a credibilidade fiscal, a retomada da confiança do empresário e o emprego para a população. “Não há espaço para atalhos. É por meio de reformas estruturais que se garante o crescimento sustentável e o bem social”, acrescenta o gerente de Estudos Econômicos da Firjan.
A Citroën se despediu do ano de 2022 celebrando excelentes marcas, quatro prêmios conquistados em pouco mais de um mês, crescimento notável em suas vendas e, claro, o lançamento do Novo Citroën C3.
O campeão de vendas da marca em 2022 foi o Novo Citroën C3, que registrou no mês de dezembro o total de 3.271 unidades emplacadas, um crescimento de 3% em comparação com novembro. Dentro do segmento, o Novo C3 fechou o mês como o quinto veículo mais emplacado, o que representa 7% de participação.
Além desses índices, o hatch ainda conquistou algumas premiações, como o de Melhor Carro Nacional pelo Car Awards Brasil 2022, Melhor Hatch Compacto no Prêmio Mobilidade Estadão 2023 e ainda foi eleito como Melhor Carro Nacional até 1,2 litro no Prêmio Abiauto.
No comparativo com dezembro de 2021, a indústria apresentou crescimento de 4% enquanto a Citroën cresceu 35%.
Para complementar esse índice, a montadora também encerrou o ano de 2022 como vencedora na categoria Marca Digital do Ano do prêmio Carro do Ano da Autoesporte.
2022 X 2021
Quando considerado todo o ano de 2022, os índices registrados pela Citroën também são de se orgulhar. Em comparação com o período compreendido entre janeiro e
dezembro de 2021, enquanto a indústria registrou uma queda de 1% no volume total, a Citroën disparou 37%. Foram cerca de 32 mil veículos emplacados no ano passado, com um aumento na participação de vendas da marca em comparação com 2021. O responsável por alavancar esses números foi justamente o Novo Citroën C3, que registrou 10.835 unidades emplacadas desde seu lançamento.
A internacionalização da Volkswagen Caminhões e Ônibus ganhou ainda mais força em 2022, com um saldo positivo tanto em vendas quanto em participação de mercado e portfólio. Numa clara recuperação do setor, a empresa registrou o melhor resultado de embarques dos últimos cinco anos, com mais de 9,5 mil unidades. Com relação a 2021, o crescimento está em mais de 15%. O volume é mais do que o dobro do volume negociado pela VWCO no exterior em 2020.
A marca expandiu seu território de atuação no ano passado. Desembarcou na Ásia com o início das vendas e montagem de seus veículos em Filipinas através de uma parceria com a MACC. Também fechou acordo para ter seu primeiro importador oficial no Oriente Médio, na Jordânia. Ao mesmo tempo, continuou a ampliar os negócios nos continentes que já atua. É o caso do lançamento dos caminhões VW Delivery em El Salvador, no Panamá e na Nicarágua. Em breve, a produção na Argentina, anunciada para início de 2024, vai apoiar esse crescimento internacional.
Novos produtos também contribuíram para o resultado, como os ônibus VW com direção do lado direito para atender a países com essa demanda. Outro destaque é o Delivery 11.170, em sua versão recém-lançada 4x2 e também a 4x4, que já conquistou os clientes. As primeiras exportações do e-Delivery para o México e Paraguai também enriquecem a lista de conquistas e, para 2023, as expectativas estão altas, com a chegada a mais mercados. O VW Meteor promete somar nesse volume, com seu lançamento comercial internacional na Argentina.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus está entre as cinco mais vendidas em diversos países. Em Angola, é a líder de mercado, com market share acima de 40%. A mesma posição se repete em caminhões no Uruguai: a cada quatro veículos emplacados, um deles é VW. O Chile e a Costa Rica engrossam a lista em que as comercializações da VWCO seguem entre as preferidas do cliente.
Administradora já tem licença para preparar demolição do prédio onde ficava o antigo hortifruti
Volta RedondaA CBS já deve iniciar na próxima semana a montagem do canteiro de obras para expansão do Sider Shopping, em Volta Redonda. A gerente de administração e relacionamento da CBS, Cláudia Pereira dos Reis, recebeu do prefeito Antonio Francisco Neto a autorização para isolamento e uso de espaços de parte das ruas 23A e 12, na Vila Santa Cecília. As vias ficam no entorno do prédio do antigo hortifruti, que pelo projeto será demolido e dará lugar a uma torre, que por sua vez será ligada a atual sede do shopping.
A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) fez a programação para supressão temporária de algumas vagas nestas vias, onde serão montadas estruturas para recebimento e descarte de material. A expectativa é que os primeiros tapumes estejam fixados no local a partir de segunda-feira (9). Neto confirmou a reunião com a gerente da CBS e também a liberação da licença final antes do início das obras.
“Somos parceiros desde o início deste projeto e vamos ser até o final. A Vila Santa Cecília sempre foi um centro comercial importante em toda a região e ganhará ainda mais força, além de ser um polo de serviços como poucos que existem por aí”, disse Neto.
O prefeito destacou que a decisão pela expansão confirma o bom momento vivido por Volta Redonda. “A cidade voltou a se desenvolver, tem boas expectativas para o futuro e esse grande projeto
é um símbolo deste momento. O Sider Shopping foi uma proposta pioneira na época de sua inauguração e hoje é muito bom poder ver essa ideia crescendo, gerando mais emprego e renda para a nossa população”, afirmou.
A direção do Sider Shopping divulgou recentemente que decidiu expandir sua área bruta locável em mais 6.500 metros quadrados. Os investimentos devem girar em torno de R$ 100 milhões, e a expectativa é que sejam gerados 200 empregos de construção civil durante a obra, e outros 300, incluindo pessoal do shopping e das lojas, quando a expansão estiver operando.
O prefeito Antonio Francisco Neto recebeu na manhã desta quintafeira (5) o novo presidente da CDL Volta Redonda (Câmara de Dirigentes Lojistas), o empresário Leonardo Almeida; o presidente da CDL Jovem, Lucas Ribeiro; diretores da entidade e o vereador Paulinho AP. O encontro aconteceu no gabinete do chefe do Executivo, onde Neto reafirmou o compromisso de manter o diálogo com as lideranças empresariais da cidade, e apresentou alguns projetos que estão em prática ou sendo planejados para Volta Redonda.
“Eu já disse várias vezes e quero reforçar a minha gratidão a essa entidade que é a CDL. Sempre com pessoas tão comprometidas e que caminham junto com a gente. Quero deixar claro aqui também que na minha gestão, todas as decisões referentes ao comércio nunca serão tomadas sem antes eu consultar a CDL. A nossa parceria é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da nossa Volta Redonda”, afirmou o prefeito.
O presidente da CDL ressaltou que vai dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito pelo seu antecessor, mas busca ampliar as ações da entidade. A nova diretoria foi eleita para o biê-
nio 2023/2024.
“Queremos ampliar nossas ações e contamos com o apoio do governo (municipal) para que possamos trabalhar juntos pelo crescimento do nosso setor, que é o principal empregador da cidade. Além disso, uma das nossas principais missões é valorizar o comércio local, contribuir para o desenvolvimento econômico e fortalecer a economia. Esperamos que seja um biênio de muitas parcerias em prol do nosso município. Já temos diversos projetos sendo desenhados que serão divulgados em breve”, comentou Leonardo.
Brasília
O novo comandante da Marinha, almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, elogiou nesta quinta (5), na transmissão de cargo, as orientações iniciais do novo governo que, segundo ele, manifestou boa vontade para garantir o orçamento necessário para assegurar “capacidade e prontidão operacional” à força militar que será comandada por ele.
“Expresso aqui notória gratidão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo apanágio ao nomear-me comandante da Marinha. Agradeço o introdutório de orientações e estímulo, particularmente ao referir-se à necessidade premente de prover o requerido espaço orçamentário para aumentar a capacidade e prontidão operacional da Marinha”, disse, acrescentando “asseverar lealdade, comprometimento, disponibilidade e diligência” na condução da
força naval.
Ele reiterou o compromisso de avançar nas políticas estratégicas e planos nacionais e setoriais de defesa, e cobrou de seus pares que deem continuidade ao apri-
moramento profissional tendo como base no Plano Estratégico da Marinha.
“Destaco adicionalmente os programas estratégicos da Marinha, rastro para se constituir força moderna,
prestada e motivada, com alto grau de independência tecnológica, composta por meios pessoal e material compatíveis com a dinâmica e amplitude atuais do emprego do poder naval”, disse.
O ministro da Defesa, José Múcio, disse em seu pronunciamento, que o ritmo da construção naval é imprescindível para a modernização do poderio naval brasileiro, destacando o programa de desenvolvimento de submarinos, a construção do primeiro submarino com propulsão nuclear e de quatro fragatas de classe Tamandaré e de patrulhas oceânicas, bem como do navio de apoio antártico.
“Essas iniciativas concorrem para o desenvolvimento científico, tecnológico, industrial e social, na medida em que gera emprego de qualidade para a população brasileira em diferentes polos de produção”, disse.
Fonte: Agência Brasil
Estado do Rio
O Poder Executivo está autorizado a implementar o ensino de educação climática na rede estadual de educação, incluídas as unidades escolares vinculadas à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). É o que prevê a Lei 9.949/23, de autoria da deputada Monica Francisco (PSol). A medida foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada em Diário Oficial Extra do Executivo de terçafeira (03/01).
A temática de educação climática poderá ser incluída no Programa Estadual de Educação Ambiental, previsto na Lei 7.973/18. A educação climática será incluída como tema transversal às disciplinas escolares. Cabe-
rá às Secretarias de Estado de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, após estudo específico, adaptar a implantação da educação ambiental nas escolas, em consonância com a realidade de cada unidade educacional e o perfil regional. O Executivo também poderá realizar palestras e ciclos formativos aos profissionais de educação sobre a temática ambiental e de mudança climática. As unidades de ensino também poderão promover palestras com especialistas no tema, bem como atividades externas e de campo, com período de vivências com a natureza, a fim de proporcionar maior contato com o meio ambiente.
“Esse projeto foi motivado pelo Manifesto Jovens
pela Educação ClimáticaPor uma Educação Climática no Ensino Básico Brasileiro, elaborado a partir da demanda de 12 jovens de 16 a 24 anos, e já mobilizou apoio de mais de 3300 brasileiros. A proposta traz não somente a necessidade de se trabalhar o tema das mudanças climáticas dentro de sala de aula de forma transversal e interdisciplinar, mas também do estímulo à capacitação dos profissionais de educação para suprir satisfatoriamente a demanda de ensino deste conteúdo”, frisou Mônica Francisco.
O governador Cláudio Castro vetou parcialmente a norma. O veto foi ao artigo segundo da medida, que
determinava as temáticas a serem abordadas na educação ambiental. O artigo garantia que desenvolvimento da educação climática abrangeria temas como aquecimento global, geopolítica e clima, mudanças do clima local, sustentabilidade, biodiversidade e alterações ambientais, justiça climática e racismo ambiental, entre outros. “O dispositivo em questão ao pretender delimitar os temas a serem abordados no desenvolvimento da educação climática, inobservou a atuação das Secretarias de Estado de Meio Ambiente Sustentável e de Educação, responsáveis pela implantação das diretrizes a serem adotadas pelo Programa Estadual de Educação Ambiental”, justificou.
Um casal foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quintafeira (5), em Paraty, suspeito de abusar sexualmente dos próprios filhos e divulgar os vídeos na
internet. As vítimas são um menino de 6 anos e uma menina de 1 ano e três meses. Contra o casal havia mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal.
Segundo a PF, os vídeos dos abusos eram divulgados no exterior. As investigações
Policiais militares apreenderam uma réplica de fuzil durante uma operação contra o tráfico de drogas, na madrugada de quinta-feira (5), em Itatiaia. Um homem foi preso.
Os agentes do 37º Batalhão da PM receberam uma denúncia sobre o trá-
fico de drogas no bairro Campo Alegre. Após buscas no local, os PMs abordaram um suspeito e encontraram com ele: 189 pinos de cocaína, 37 trouxinhas de maconha e mil recipientes de plástico, além da réplica de fuzil. O homem foi conduzido à 99ª DP, junto com o material apreendido.
Um homem foi preso na noite de quarta-feira (4), na Praça Irineu Mendonça, mais conhecida como Praça do Avião, no distrito Ipiabas, em Barra do Piraí.
Agentes do 10º Batalhão da Polícia Militar chegaram ao local após receberem denúncias que apontavam tráfico de drogas na Vila Pêgas – área central da localidade. Ao ser abordado pelos polici-
ais, o suspeito disse que possuía drogas para consumo próprio, mas foram encontrados dez pinos de cocaína cheios e outros sete vazios, além de R$80.
Após ser informado sobre as denúncias, o homem confessou que estava a serviço do tráfico e que haveria uma quantidade maior de drogas em sua casa. Na residência, foram apreendidos 25 pinos de cocaína, 40 invólucros de maconha prensada e mais R$162.
Um jovem, de 22 anos, foi preso na tarde de quarta-feira (4) por agentes da Operação Segurança Presente, da Polícia Militar, após furtar uma caixa com uma piscina e vários chocolates em uma loja na Rua 16, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. De acordo com os policiais, a lojista reconheceu o suspeito que estava na Rua
14 na Vila. Ele tentou fugir, mas foi cercado e preso pelos agentes. O jovem ainda tentou resistir com socos e chutes, chegando a rasgar a farda de um dos policiais que realizaram o flagrante.
Ainda de acordo com os policiais, o suspeito estava com a caixa que continha a piscina, 24 chocolates e uma faca. Ele foi encaminhado para a 93ª DP onde a ocorrência foi registrada.
grafia Infantil da PF (Sercopi).
Os policiais analisaram vídeos divulgados no exterior e identificaram a mãe e as vítimas, todos moradores de Paraty, onde os crimes ocorriam.
Uma equipe da Delegacia
de Polícia Federal em Angra dos Reis (DPF/ARS) cumpriu os mandados de prisão contra a mulher e o homem, que também estaria envolvido nos abusos. Durante a ação foram apreendidos quatro celulares, câmera filmadora e equipamento de fil-
magem. O casal responderá pelos crimes de estupro de vulnerável e compartilhamento e armazenamento de pornografia infantil. Caso sejam condenados, eles podem pegar pena de até 25 anos.
Segundo a PF, os suspeitos produziam e divulgavam vídeos de sexo com um menino de 6 anos e uma menina de 1 ano da operação, que ganhou o nome de “Non Matri” - “não é mãe” em latim -, foram iniciadas a partir de informações repassadas pela Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) ao Serviço de Repressão a Crimes de Ódio e Porno-
Dois homens foram presos na tarde de quinta-feira (5), suspeitos de roubarem mercadorias de uma loja de esportes localizada no Shopping PátioMix, na altura do bairro Morada do Castelo, na entrada de Resende. Os produtos, avaliados em R$ 76 mil, foram recuperados pela Polícia Rodoviária Federal, na Rodovia Presidente Dutra, por onde os suspeitos trafegavam após deixarem o centro comercial.
De acordo com as autoridades, os produtos foram subtraídos quando o motorista do veículo os descarregava em uma área do shopping. Entre os itens estavam roupas e tênis de uma loja de esportes.
A prisão foi feita na Via Dutra, na altura de Seropédica, na Baixada Fluminense. Os agentes realizavam rondas quando foram alertados sobre o crime e que os bandidos estavam em um Fiat Ducato, branco.
Após receber ordem de parada, o motorista não respeitou e fugiu por cerca de um quilômetro, parando somente na altura do Km 214,
Suspeitos foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal na Via Dutra, na altura de Seropédica
quando foram alcançados. Três suspeitos fugiram para uma área de mata, sendo que dois deles foram capturados pelos policiais.
Os agentes descobriram
que o carro utilizado por eles para cometerem o crime no shopping de Resende havia sido roubado no dia 19 de dezembro do ano passado, em São Gonçalo - região me-
tropolitana do Rio. A minivan ainda estava com placa de outro carro.
A ocorrência foi registrada na delegacia de Resende (89ª DP).
Sul Fluminense e Costa Verde
Mais vinte veículos foram entregues na manhã desta quinta-feira (5) pela Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) ao 5º Comando de Policiamento de Área (CPA) no Sul Fluminense e Costa Verde. As viaturas blindadas e pick-ups serão usadas para reforçar o patrulhamento operacional e rural das cidades. Os carros foram uma solicitação do comandante do 5º CPA, coronel Marcelo Malheiros.
As novas viaturas atenderão os batalhões de Volta Redonda (28° BPM), Resende (37° BPM), Barra do Piraí (10° BPM) e Angra dos Reis (33° BPM). Também foram entregues pick-ups para o reforço do patrulha-
Mangaratiba
Policiais militares ambientais apreenderam, na quarta-feira (4), quatro coleiros, 24 botijões de gás de cozinha, quatro alçapões, duas armadilhas de ferro, quatro gaiolas de madeira e seis transportes de pássaros, em Mangaratiba. A ação ocorreu após receberem denúncias encaminhadas pelo Linha Verde, programa do Disque-Denúncia voltado para o meio ambiente.
A partir das informações recebidas, os agentes chegaram à Praia Águas Lindas, na Ilha de Itacuruçá, onde identificaram aves silvestres
ro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, com a presença de diversas autoridades e os comandantes das unidades agraciadas. O objetivo da ampliação da frota é reforçar o patrulhamento operacional da PM e aumentar a segurança dos policiais.
A ampliação da frota auxilia o trabalho realizado pela Polícia Militar no Sul Fluminense e Costa Verde. Os resultados dos investimentos e trabalho contínuo podem ser vistos nos índices alcançados nos últimos dois anos. O 5º CPA finalizou 2021 à frente de todo o estado nos números de redução da criminalidade e, em 2022, alcançou o segundo lugar no primeiro semestre de 2022.
gás de cozinha levou os militares até um depósito às margens da zona costeira, onde foram encontrados 24 botijões tipo P13, sendo 10 cheios e lacrados e 14 vazios. O proprietário informou aos policiais que armazenava e comercializava junto com seu irmão, porém, não apresentou as autorizações necessárias.
em cativeiro, sem anilhas de identificação e documentações. Dois suspeitos, mencionados nas denúncias foram
questionados pelos policiais.
Um homem, que se apresentou como proprietário e responsável pelo comércio de
Os animais foram recolhidos e encaminhados com todos os apetrechos à 165ª DP e, posteriormente, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde serão devolvidos ao habitat natural. Os homens foram presos em flagrante.
Pássaros e botijões foram recolhidos e encaminhados à delegacia; animais seguiram para centro de triagem de vida silvestreBarra do Piraí Pinos
de cocaína, sacolés de maconha e mais de R$ 240 foram apreendidos com homemFoto: Cedida pela Polícia Militar
O trecho da RJ-153 na altura do distrito de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa, que faz ligação com Santa Isabel do Rio Preto, em Valença, que está parcialmente interditado. As chuvas recentes causaram o rompimento das manilhas na altura da região conhecida como Serra da Mutuca, fazendo com que grande volume de terra cedesse. Veículos pesados estão impedidos de passar pelo local desde esta quinta-feira (5). Guardas Municipais sinalizaram a via e orientam os condutores. A estrada tem fluxo intenso devido ao fato de ser acesso ao Sul de Minas Gerais.
De acordo com o motorista Marcus Paulo Borges, de 48 anos, que mora na região e utiliza da rodovia, a cratera vinha aumentando e, após as últimas chuvas, quase metade do asfalto no trecho da via desabou.
- Pela rodovia passam caminhões de bebidas, caminhões carregando bois, várias carretas e ônibus. Realmente tem um tráfego pesado desses veículos maiores por aqui e com essas chuvas a cratera só vinha aumentando. Sem sinalização ou avisos, há um risco muito alto de acidentes graves nesse trecho da via - alertou o motorista, acrescentado:
- As águas das chuvas acabam descendo pela pista, carregando sempre muito barro da vegetação e tornando a passagem ainda mais perigosa. As calhas da estrada parecem não conseguir escoar todo o fluxo da águacompletou.
Segundo explicou o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, a rede de drenagem pluvial atual realmente não comportou a grande quantidade de água que desce pela área e acabou se rompendo.
- Como a expectativa de chuvas para o fim de semana é de 150 mm, a situação pode se agravar. Esse mau tempo se dá por causa da frente fria que atinge o estado e que formou um canal de umidade. As chuvas previstas podem vir em forma de pancadas, de intensidade moderada a forte, ou de forma contínua, de moderada a leve - alertou João Vitor, reforçando o pedido para que motoristas evitem trafegar por este trecho da RJ-153.
O prefeito Rodrigo Drable destacou a importância do trabalho em equipe e falou da necessidade da interdição da via para a passagem de veículos pesados. Também explicou que, por se tratar de uma rodovia estadual, o DER (Departamen-
to de Estradas de Rodagem) e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Cidades já foram comunicados sobre a situação.
- Carretas e caminhões poderão não mais trafegar por aqui porque há o risco grande do restante da estrada cair; uma erosão imensa que já levou metade da estrada. Isso poderia até levar pessoas a óbito por conta da altura. Já comuniquei o governador e o secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra, pois há necessidade de uma grande intervenção - disse Drable.
Técnicos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural recomendam que os condutores evitem passar pela via, optando por rotas alternativas, como Rancho Grande, saindo em Quatis e tendo acesso à Rodovia Presidente Dutra, ou por Valença, saindo em Barra do Piraí.
Uma queda de barreira na Estrada Rio-Caxambu (BR-354), na tarde desta quinta-feira (5), bloqueou totalmente o trânsito na altura do Km 8, no distrito de Engenheiro Passos, em Resende - pouco depois do Hotel Fazenda Palmital.
A Polícia Rodoviá-
ria Federal (PRF) esteve no local orientando os motoristas, enquanto uma equipe do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) trabalhava na desobstrução da via.
A PRF alerta que é preciso ter cautela ao trafegar neste trecho da rodovia, já
que com as chuvas frequentes, é comum este tipo de ocorrência.
Até o fechamento desta edição, não havia mais bloqueios no trecho da Rio-Caxambu.
Chuvas provocaram o deslizamento na altura do distrito de Engenheiro Passos
A Fábrica de Óculos de Barra Mansa realizou nesta quinta-feira (5), a primeira entrega de óculos do ano de 2023. Foram distribuídas cerca de 130 unidades para os munícipes. A ação contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable; da vice-prefeita Fátima Lima; secretário interino de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Faria; gerente da Fábrica, Joel Valcir; e dos vereadores Eduardo Pimentel, Jefferson Mamede e Paulo Sandro.
Rodrigo Drable destacou a importância da Fábrica para a população e o seu impacto para os idosos e crianças no município.
- Esse projeto fazemos com muito amor para todos os munícipes de Barra Mansa. É gratificante poder impactar na vida destas pessoas e principalmente na das crianças que, muitas vezes, tem dificuldade para enxergar em sala de aula, acarretando em seu aprendizado no dia a dia. Nossos são de uma qualidade muito boa e fico muito feliz em poder contribuir com esse projeto que auxilia milhares de barra-mansenses todos os dias - disse o prefeito.
O gerente Joel Valcir destacou a grande demanda que a Fábrica recebe e celebrou a entrega de 2023.
- Inauguramos o ano com a entrega de mais 130 unidades para a população e nossa demanda sempre é muito crescente. Graças à nossa equipe, estamos conseguindo cumprir os prazos e contribuir com a qualidade de vida de nossa po-
pulação - pontuou Valcir.
A Fábrica de Óculos também divulgou o número total de armações entregues no ano de 2022. Ao todo, foram 5.553 óculos destinados a crianças e idosos beneficiados pelo projeto.
- Foi um ano muito produtivo para a Fábrica e fico muito feliz em poder contribuir para a melhora da visão, da qualidade de vida e do cotidiano destas pessoas. É muito gratificante fazer parte desta iniciativa desde 2019 - acrescentou
Valcir, acrescentando que mais de 6 mil unidades já foram produzidas desde o início do projeto.
A Fábrica de Óculos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no pátio da Prefeitura de Barra Mansa, na Rua Luis Ponce, n° 263, no Centro. A unidade beneficia estudantes da rede pública munici-
pal e idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de pessoas assistidas pelo Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Secretaria Assistência Social e Direitos Humanos, do Asilo Vila Vicentina e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
O Restaurante Popular, equipamento ligado ao Setor de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), serviu 533.509 refeições em 2022, sendo 77.118 desjejum e 456.391 almoços. O restaurante atende cerca de duas mil pessoas por dia, que fazem no local as principais refeições.
O Restaurante Popular é gerido por uma empresa, mas conta com subsídios e coordenação da prefeitura para fornecer refeições balanceadas a custo baixo. Com o subsídio de mais de 50% dado pela prefeitura, o almoço sai a R$ 3,50, e o café da manhã a R$ 1,50 para a população. O almoço tem custo total de R$ 8,83 e o governo municipal arca com R$ 5,33 deste valor; o desjejum sai a R$ 3,07, sendo R$ 1,57 pago pela prefeitura.
Todos os dias, o cardápio do almoço inclui salada de folhas; e salada de legumino-
sas; como acompanhamento tem arroz branco, feijão preto ou carioca; guarnição; proteína (carne); suco; e sobremesa. Nos dias de suínos ou pescados, o restaurante oferece ovos como opção para os clientes. No café da manhã é servido pão francês com margarina, café ou café com leite.
Gratuidade - O local também oferece gratuidade nas refeições para pessoas em situação de rua assistidas pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado Uhady Nars para População em Situação de Rua).
O Restaurante Popular fica na Avenida Integração, no bairro Aterrado, e funciona de segunda a sexta-feira: 7h às 9h (desjejum) e 10h30 às 14h30 (almoço). Mas a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da secretaria de Ação Comunitária, a nutricionista Cristiane Seabra, lembrou que o município ainda conta com outras ações de combate à fome.
SMS diz que há estoque suficiente para os próximos dias.
As cidades de Barra Mansa e Volta Redonda centralizaram a vacinação contra Covid-19 em algumas unidades de Saúde. A primeira, aplica o imunizante contra a doença em jovens e adultos no PSF Ano Bom; já a Cidade do Aço, em quatro unidades básicas: Conforto, Jardim Paraíba, Retiro 1 e São Luiz. As medidas se devem ao baixo estoque da vacina contra a doença nos municípios e em todo o estado e país.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Barra Mansa afirmou que tem estoque para suprir a demanda por vacinação contra Covid-19 nesta semana. A Pasta aguarda nova remessa de imunizantes, por parte da Secretaria Estadual, para seguir com as aplicações na semana que vem. Em relação à vacinação infantil contra a doença, a
O Ministério da Saúde informou ontem (5) que o contrato com a Pfizer ainda prevê a entrega de 69 milhões de doses da vacina contra Covid-19 até o segundo trimestre de 2023. O Ministério não esclareceu se há doses das outras fabricantes disponíveis para o envio imediato aos estados, mas ressaltou que vai receber ainda no primeiro trimestre, 16 milhões de doses da Pfizer para a faixa etária de seis meses a quatro anos de idade e 11 milhões para crianças de 5 a 11 anos.
No segundo trimestre estão previstas remessas de 6,68 milhões de doses para bebês e crianças pequenas e mais 6,57 milhões para as crianças maiores. Para o público adulto, serão 9,7 milhões de doses da vacina bivalente BA.4/BA.5 para entrega até junho.
O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está com inscrições abertas para processos seletivos que contemplam tanto quem vai dar o primeiro passo acadêmico quanto para aqueles que buscam um mestrado. Para graduação, as vagas são para Medicina e mais 22 cursos entre as áreas da Saúde e Biológicas, Exatas e Humanas, assim como para os programas de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente e do Mestrado Profissional em Materiais. Todas as informações e inscrições podem ser feitas pelo site www.unifoa.edu.br
Com 120 vagas disponíveis, os interessados em cursar Medicina devem se inscrever até o dia 12 de janeiro (quinta-feira), às 21 horas. Nessa opção, a única forma de ingresso é pela nota do Enem e, conforme o edital, são aceitos os resultados das edições de 2016 a 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio.
Já para aqueles que têm
interesse nos demais cursos de graduação, há duas opções: nota do Enem ou redação online. Quem optar pelo Enem, serão aceitos os resultados das edições de 2014 a 2021 do exame e o prazo é até 17 de fevereiro de 2023, às 23 horas. Já para os que escolherem redação on-line, o prazo é até 15 de fevereiro de 2023, às 23 horas. Os cursos de graduação desse vestibular também estão disponíveis no site.
Nesse primeiro período de 2023, o UniFOA lança cursos de graduação presenciais na modalidade tecnólogo, com duração de apenas dois anos; são eles: Logística, Marketing e Recursos Humanos. Esses, com os já existentes bacharelados em Administração e Ciências Contábeis, compõem a chamada Escola de Gestão & Negócios.
Nesse modelo, o semestre é chamado de “eixo temático”. Isso porque, a cada seis meses, são desenvolvidas todas as competências e habilidades sobre alguma área do curso escolhido, por meio de uma metodologia baseada em pro-
jetos que resolvem problemas reais.
Cada eixo é divido em dois módulos, em que são desenvolvidos um projeto prático em cada um deles. Elaborados em sala de aula, eles atendem às necessidades reais do mercado e são propostos pelas empresas parceiras do UniFOA. Ao fim do eixo temático, o estudante ganha uma certificação sobre o tema. Esse certificado é aceito no mercado como comprovação da capacidade para exercer aquela função. As certificações ampliam o currículo, e aumentam as chances de empregabilidade mais rapidamente.
O Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) está com edital aberto até 14 de março de 2023. Já para quem deseja se inscrever para o Mestrado Profissional em Materiais (MEMAT), as inscrições devem ser feitas até o dia 8 de
Entre as novidades, cursos de Logística, Marketing e Recursos Humanos, na modalidade tecnólogo, com duração de dois anos
março de 2023.
A partir do dia 16 de janeiro, os cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis, além dos cursos de pós-graduação lato sensu terão suas atividades administrativas e acadêmicas remanejadas do Campus João Pessoa Fagundes, no Tangerinal,
A Marinha do Brasil realizou nesta quinta-feira (5), a cerimônia de Troca de Comando da Agência da Capitania dos Portos, em Paraty. O evento aconteceu no Cinema da Praça, no Centro Histórico.
Quem assume o cargo do capitão, tendente Arnaldo Amirato Dias, é o capitão, tenente Aldo Teixeira Bias.
O prefeito Luciano Vidal e o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Cardoso, estiveram presentes no evento.
para o Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
Para tirar dúvidas ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Geral do UniFOA pelos canais de comunicação: telefones (24) 3340-8365 / (24) 3340-8382; WhatsApp: (24) 3340-8445; email: secretariageral@foa.org.br.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) retomou nesta quarta-feira (4), os velórios ao longo de todo o dia no Cemitério Municipal, no Centro. As vigílias tiveram a duração máxima de 24 horas interrompida durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19. Agora, devido à diminuição e o controle do quadro epidemiológico no município, foi possível a normalização do horário.
A medida é válida para todos os dias da semana e permitirá que as famílias consigam se despedir com mais tempo e mais tranquilidade dos entes queridos. O secretário em exercício da SMASDH, Fanuel Faria, destaca a preocupação do prefeito Rodrigo Drable em permitir a melhor despedida para todos.
- O baixo índice de casos e mortes por Covid-19 no município possibilitou que a gente retornasse com os velórios 24 horas. O principal objetivo é atender ainda melhor as famílias que passam por este momento difícil e permitir que parentes que moram mais distantes consigam chegar a tempo da última homenagem - explicou.
Apesar do horário noturno, as famílias não precisam se preocupar com as questões de segurança. Isso porque o cemitério está passando por uma série de melhorias e reformas para atender mais satisfatoriamente a população.
Durante a noite, durante os velórios, o portão do cemitério permanecerá fechado, mas funcionários estarão no local 24 horas, permitindo o acesso de todos e fazendo rondas. Além disso, câmeras de segurança estão sendo instaladas para maior conforto e segurança das famílias.
O Cemitério Municipal fica localizado na Avenida Domingos Mariano, nº 1033, no Centro.
DE EMPRESA, PELO MENOR PREÇO GLOBAL, SOB A FORMA DE EXECUÇÃO DE EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO, INCLUINDO MÃO-DE-OBRA E FORNECIMENTO DE MATERIAL, PARA INSTALAÇÃO DE COBERTURA COM ESTRUTURA METÁLICA NA QUADRA DO BAIRRO CHÁCARA/PARATY-RJ . Houve adequação na planilha do Edital. O edital estará á disposição no site da Prefeitura Municipal de Paraty www.pmparaty.rj.gov.br. Esclarecimentos através do e-mail: licitacao.paraty@hotmail.com.
Paraty, 05 de Janeiro de 2023.
SAULO VIEIRA
Secretário de Administração
A T E N Ç Ã O
A Prefeitura Municipal de Paraty convida aos interessados “PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS E EMPRESAS ”, que desejam participar de LICITAÇÕES para prestação de serviços ou fornecimento de produtos à Municipalidade, que solicite pelo e-mail licitação.paraty@hotmail.com, para providenciarmos o Cadastro de Fornecedores. A Ficha Cadastral também estará à disposição no site da Prefeitura Municipal de Paraty www.pmparaty.rj.gov.br.
Paraty, 05 de Janeiro de 2023.
SAULO VIEIRA
Secretário de Administração
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Paraty
DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 002/2023
AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 15/2023
EDITAL EXCLUSIVO PARA MEI/ME/EPP
OBJETO: REGISTRO DE PREÇO PARA AQUISIÇÃO DE KIT LANCHE. A sessão de disputa do pregão iniciará no dia 27 de janeiro de 2023, às 10:00hs, no Portal da Bolsa de licitações do Brasil-BLL no endereço www.bll.org.br. O Edital está disponível para download em transparencia.quatis.rj.gov.br.
AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 16/2023
EDITAL EXCLUSIVO PARA MEI/ME/EPP
OBJETO: REGISTRO DE PREÇO PARA AQUISIÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES PARA REALIZAÇÃO DE ARBORIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE QUATIS. A sessão de disputa do pregão iniciará no dia 30 de janeiro de 2023, às 10:00hs, no Portal da Bolsa de licitações do Brasil-BLL no endereço www.bll.org.br. O Edital está disponível para download em transparencia.quatis.rj.gov.br. Quatis, 04 de janeiro
01
EXTRATO DE TERMO DE ADITAMENTO Nº 06 AO CONTRATO Nº 041/2020
- CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Porto Real. 02
- CONTRATADO: Global Serviços Ltda. 03 - PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 225/2020. 04 - OBJETO: Prorrogação de prazo ao contrato em pauta. 05 - EMBASAMENTO: Art. 57, II, da Lei 8.666/1993. 06 - PRAZO: 04 (quatro) meses. 07 - VALOR: Não haverá recursos financeiros envolvidos.. 08 - DATA DA ASSINATURA: 06 de dezembro de 2022. Maria Madalena Ferreira de Souza Secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo
A Secretária Municipal de Saúde, Srª Carla Lacerda da Silva, no uso das atribuições legais que lhes são conferidas pela legislação em vigor, declara para fins de comprovação, que deixa de realizar licitação para contratação em caráter de emergência a empresa DROGARIA ULTRAPOPULAR MANEJO LTDA , inscrita no CNPJ/MF sob nº 22.082.397/0011-12, para fornecimento de medicamentos para atender ao paciente JORGE ORLANDO DE CARVALHO em cumprimento à Liminar Judicial nº 0001515-15.2018.8.19.0041 O valor global da presente contratação é de R$ 697,80 (seiscentos e noventa e sete reais e oitenta centavos), conforme descrito no Processo Administrativo nº 23887/2022.
A presente dispensa de licitação está amparada no inciso V do artigo 24 da Lei Federal nº 8.666/93.
PARATY, 05 DE JANEIRO DE 2023.
CARLA LACERDA DA SILVA - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Um dia após lançar a possibilidade de extinguir o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, voltou atrás. Em postagem na rede social Twitter, ele escreveu que a modalidade de saque será “objeto de amplo debate” entre o Conselho Curador do FGTS e as centrais sindicais.
“A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança”, escreveu o ministro.
A primeira declaração sobre um eventual fim do saque-aniversário havia sido dada na quarta (4) pelo ministro em entrevista ao jornal O Globo. Em seguida, a própria assessoria de imprensa do ministério confirmou a informação de que a pasta pretendia encerrar a modalidade.
“A manutenção ou não do saque-aniversário do FGTS será objeto de amplo debate junto ao Conselho Curador do FGTS e com as centrais sindicais. A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança”, postou o ministro no Twitter.
Desde a entrada em vigor do saque-aniversário, em
abril de 2020, 28 milhões de trabalhadores aderiram à modalidade e retiraram R$ 34 bilhões do FGTS. Em média, R$ 12 bilhões são retirados por ano.
Por meio do saque-aniversário, o trabalhador pode retirar, a cada ano, uma parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa. O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do se-
gundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.
A adesão ao saque-aniversário, no entanto, exige cuidado. Pelas regras atuais, ao retirar uma parcela do FGTS a cada ano, o trabalhador deixará de receber o valor depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa. O pagamento da multa de 40% nessas situações está mantido.
A qualquer momento, o trabalhador pode desistir do saque-aniversário e vol-
tar para a modalidade tradicional, que só permite a retirada em casos especiais, como demissão sem justa causa, aposentadoria, doença grave ou compra de imóveis. No entanto, existe uma carência na reversão da modalidade.
Ao voltar para o saque tradicional, o trabalhador ficará dois anos sem poder sacar o saldo da conta no FGTS, mesmo em caso de demissão. Se for dispensado, receberá apenas a multa de 40%.
Fonte: Agência BrasilAs vendas de veículos novos cresceram 4,88% em 2022 na comparação com 2021, segundo o balanço divulgado nesta quinta (5) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No ano passado, foram emplacadas 3,6 milhões de unidades, contra 3,5 milhões no ano anterior.
Em dezembro, a comercialização de veículos registrou alta de 8,69% em comparação com o mesmo mês de 2021, com a venda de 366,8 mil unidades.
As vendas de automóveis tiveram crescimento de 1,22% no ano passado, com o emplacamento de 1,5 milhão de carros. Em dezembro, foram vendidos 164,1 mil automóveis, um aumento de 5,17% em relação ao mesmo mês de 2021.
Os veículos comerciais leves tiveram uma retração de 8,58% em 2022 na comparação com o ano anterior, com o emplacamento de 380,7 mil unidades. O segmento teve elevação de 1,55% na comercialização em dezembro, com a venda de 38 mil unidades.
As motos tiveram alta de 17,7% nos emplacamentos de 2022, com a venda de 1,3 milhão de unidades. Em dezembro, a comercialização
dos veículos de duas rodas cresceu 17,56%, com a venda de 132,1 mil unidades.
Os caminhões tiveram queda de 2,21% nas vendas do ano passado em comparação com 2021, com a comercialização de 124,5 mil unidades. Em dezembro, foram vendidos 12 mil caminhões, uma ligeira elevação (0,75%) em relação ao emplacado no mesmo mês do ano anterior.
Segundo o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), José Maurício Andreta Júnior, os resultados de 2022 reproduziram, em certa medida, os números alcançados nos dois anos anteriores. “Nos
últimos três anos o mercado vem praticamente no mesmo volume [de vendas]”, enfatizou durante a apresentação desse balanço.
Para este ano, de acordo com ele, as informações disponíveis até o momento mostram que as vendas devem manter esse patamar. A expectativa é que a comercialização de carros e caminhões repita o alcançado no ano passado. Para as motos, a previsão da Fenabrave é de crescimento de 9% nos emplacamentos.
No entanto, Andreta afirmou que os números podem ser revistos nos próximos três meses, a depender de fatores externos, como a Guer-
Brasília
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai apurar a formação de cartel no mercado de venda de combustíveis no país.
A medida foi tomada na quarta (4) pelo presidente do órgão, Alexandre Cordeiro, que enviou um ofício para a superintendência-geral da
autarquia solicitando a apuração do caso.
A suspeita de cartel surgiu após a publicação de matérias jornalísticas que informaram sobre o aumento repentino nos preços dos combustíveis em diferentes regiões do país durante o período de transição no governo federal. A alta foi observada em postos do Espírito Santo, Per-
nambuco, Minas Gerais e no Distrito Federal.
O presidente da Cade também pediu informações sobre os preços à Agência Nacional do Petróleo (ANP).
O aumento também é alvo de investigação do Ministério da Justiça, que pediu explicações a entidades do setor.
Fonte: Agência Brasil
ra na Ucrânia e a situação da covid-19 na China, e também das decisões econômicas do novo governo. “Você vê oscilação de bolsa [de valores], de dólar. Tudo está oscilando. Muito difícil projetar alguma coisa nesse momento”, ressaltou.
O aumento na rentabilidade foi insuficiente para manter o interesse na aplicação financeira mais tradicional do país. Em 2022, os brasileiros retiraram R$ 103,24 bilhões a mais do que depositaram na caderneta de poupança, divulgou nesta quinta (5) o Banco Central (BC).
A retirada líquida (saques menos depósitos) é a maior para um ano desde o início da série histórica, em 1995. O recorde anterior havia sido registrado em 2015, quando os correntistas tinham sacado R$ 53,57 bilhões a mais do que tinham depositado na poupança.
O resultado poderia ser pior não fosse o desempenho de dezembro. No mês passado, houve captação líquida, com os depósitos superando os saques em R$ 6,26 bilhões. Apesar do resultado positivo, foi a captação líquida mais baixa para dezembro desde 2015.
Em 2022, a caderneta registrou captação líquida apenas em dois meses: abril e dezembro. Nos demais meses, as retiradas superaram os depósitos, em um cenário de inflação e endividamento altos. Os rendimentos voltaram a ganhar da inflação por causa dos aumentos da taxa Selic (juros básicos da economia), mas outras aplicações de renda fixa são mais atraentes que a poupança.
Em 2020, a poupança tinha registrado captação líquida (depósitos menos saques) recorde de R$ 166,31 bilhões. Contribuiu para o resultado a instabilidade no mercado de títulos públicos
no início da pandemia de covid-19 e o pagamento do auxílio emergencial, que foi depositado em contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal.
Em 2021, a poupança tinha registrado retirada líquida de R$ 35,5 bilhões. A aplicação foi pressionada pelo fim do auxílio emergencial, pelos rendimentos baixos e pelo endividamento maior dos brasileiros. A retirada líquida – diferença entre saques e depósitos – só não foi maior que a registrada em 2015 (R$ 53,57 bilhões) e em 2016 (R$ 40,7 bilhões). Naqueles anos, a forte crise econômica levou os brasileiros a sacar recursos da aplicação.
Até recentemente, a poupança rendia 70% da taxa Selic (juros básicos da economia). Desde dezembro do ano passado, a aplicação passou a render o equivalente à taxa referencial (TR) mais 6,17% ao ano, porque a Selic voltou a ficar acima de 8,5% ao ano. Atualmente, os juros básicos estão em 13,75% ao ano, o que fez a aplicação financeira deixar de perder para a inflação pela primeira vez em dois anos.
Em 2022, a aplicação rendeu 7,9%, segundo o Banco Central. No mesmo período, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor-15 (IPCA-15), que funciona como prévia da inflação oficial, atingiu 5,9%. O IPCA cheio do ano passado será divulgado na próxima terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Agência Brasil
São Luís
O governo federal vai criar um programa para atender as pessoas endividadas, entre elas as que contraíram empréstimo consignado oferecido pelo Auxílio Brasil em 2022, modalidade implantada para permitir a inclusão de pessoas inadimplentes de volta à economia.
O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A iniciativa, batizada de Desenrola Brasil, ainda está em fase de elaboração.
De acordo com o ministério, a estimativa é de que sejam atendidas 80
milhões de pessoas inadimplentes, sendo cerca de 3,5 milhões de pessoas endividadas com o consignado e que recebem o Auxílio Brasil. As dívidas somam R$ 9,5 bilhões.
Segundo o ministro, o novo programa será desenvolvido em parceria com outros ministérios.
“É grave o problema dos endividados do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, o chamado consignado. Primeiro, já do ponto de vista da própria legalidade. O programa foi usado, no período de eleição, com objetivos claramente eleitorais. O presidente Lula já demonstrou sensibilidade com o tema desde a campanha”, disse Wellington Dias.
O Volta Redonda segue reforçando sua equipe para o início do Campeonato Carioca 2023. Na quarta-feira (4), o Esquadrão de Aço anunciou a chegada do zagueiro Alix Vinicius e dos atacantes Macário e Luizinho. Atletas já participam da pré-temporada com o elenco.
O zagueiro Alix, de 23 anos, jogou as duas últimas temporadas pelo FortalezaCE. Além da equipe cearense, o defensor também atuou pela Cabrofriense, pelo Artsul e Tigres do Brasil. Ele chega ao Voltaço por empréstimo até o fim de 2023.
Já Macário, de 21 anos, estava no Olaria na última temporada. O atacante atuou em 17 jogos e marcou oito gols pelo clube. Seu contrato vai até o final de abril de 2024. O outro reforço para o setor ofensivo é o atacante Luizinho, de 26 anos, que estava no Amazonas na temporada passada. O atleta possui passagens por Figueirense-SC, Ituano-SP, São Caetano-SP, Portuguesa-SP, Ponte Preta-SP e pelo futebol espanhol, atuando pelo Granada e Linares. O contrato é válido até o final do campeonato estadual.
O Voltaço fará sua estreia pelo Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu, no próximo dia 14, às 15h30, no Estádio Jânio Moraes, o Laranjão, na Baixada Fluminense.
Nazaré
O surfista de ondas gigantes Márcio Freire, de 47 anos, morreu nesta quinta-feira (5) ao cair de um dos paredões de água da praia do Norte, em Nazaré (Portugal). A morte foi confirmada pela Autoridade Marítima Nacional de Portugal.
Segundo nota oficial da entidade, os Bombeiros Voluntários de Nazaré receberam um alerta às 16h20 (horário local) para um acidente com um surfista. Márcio foi retirado da água com ajuda de nadadores em um jet-sky, mas já chegou na areia com parada cardiorrespiratória. Foram feitas manobras de ressuscitação a chegada dos Bombeiros Voluntários de Nazaré e socorristas do Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem), que seguiram tentando reanimar o brasileiro. No entanto, “após várias tentativas não foi possível reverter a situação”.
Thiago Jacaré, também especialista em ondas grandes e contemporâneo de Márcio, lamentou a morte do amigo nas redes sociais.
Freire foi um dos pioneiros das ondas gigantes
Fora dos circuitos profissionais do surfe como a Liga de Surfe Mundial (WSL, sigla em inglês)), Márcio Freire foi um dos pioneiros das ondas gigantes. Aos 23 anos, o baiano foi surfar em Maui (Havaí) e se notabilizou ao descer Jaws – considerada a melhor onda grande do planeta – apenas na remada.
Em 2017, o pioneirismo de Márcio Freire foi retratado no documentário Mad Dogs - gíria havaina cuja tradução livre é “Cachorros
Loucos” - dirigido por Roberto Studart. A obra conta a história de Márcio e de outros dois baianos - Danilo Couto e Yuri Soledade – que surfaram a Jaws na fé e na coragem, quando na época já era costume auxiliares em jet-sky puxarem os surfistas até a formação da onda. Além disso, era comum o uso de equipamentos de equipamentos de segurança (coletes salva-vidas).
O Flamengo apresentou oficialmente nesta quinta-feira (5), no Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro, o meia Gerson. O jogador de 25 anos estava no Olympique de Marseille (França). Já o Grêmio promoveu uma grande festa para celebrar a chegada do atacante uruguaio Luis Suárez. O jogador de 35 anos estava no Nacional (Uruguai).
Em suas primeiras palavras como jogador do Flamengo, Gerson disse que estava muito feliz em voltar para casa.
- Graças a Deus tudo aconteceu bem e estou muito feliz por estar de volta à minha casa. Já comecei a treinar e agora é só esperar para jogar no Maracanã, pois já estava com muita saudade - afirmou o jogador, que firmou vínculo com o Rubro-Negro até o final de 2027.
Na entrevista, Gerson falou da experiência de atuar no futebol francês.
- É sempre bom ter aprendizados na vida, eu aprendi muitas coisas no-
vas lá. Como coringa aprendi novas funções, e espero que a minha volta seja a melhor possível – afirmou.
Pelo Flamengo o meiocampista conquistou títulos importantes, como a Copa Libertadores de 2019, o Campeonato Brasileiro de 2020, as edições 2020 e 2021 da Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana de 2020.
Luis Suárez no Grêmio
Outra equipe a apresentar um reforço de peso foi o Grêmio. Na noite da última quarta-feira (4), o Tricolor Gaúcho promoveu uma grande festa na sua Arena em Porto Alegre para dar as boas-vindas ao atacante uruguaio Luis Suárez. O jogador com passagens por equipes como Nacional (Uruguai), Ajax (Holanda), Liverpool (Inglaterra), Barcelona (Espanha) e Atlético de Madrid (Espanha) foi saudado por cerca de 32 mil entusiasmados gremistas.
Em entrevista coletiva após a festa, Suárez expressou a alegria por assinar com o Grêmio.
- Escolhi o Grêmio porque gosto de desafios. Será uma grande oportunidade e
Adelaide
A temporada de 2023 começou muito bem para o tenista brasileiro Marcelo Melo e o parceiro Mackenzie McDonald, dos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (5) eles derrotaram os líderes do ranking de duplas Wesley Koolhof (Holanda) e Neal Skupski (Inglaterra), favoritos ao título do do ATP 250 de Adelaide (Austrália), o primeiro torneio do ano. Após 1h38m de partida, a parceria Brasil-Estados Unidos levou a melhor por 2 sets a 1 (6/3, 5/7 e 1210) e avançou às quartas de final do torneio preparatório para o Aberto da Austrália, com início no próximo dia 15. Melo e McDo-
nald voltam à quadra às 23h (horário de Brasília), contra Hugo Nys (Mônaco) e Jan Zielinski, da Polônia. O mineiro de Belo Horizonte (39º no ranking de duplas) e o norte americano dominaram o primeiro set por 6/3. Na parcial seguinte, os adversários empataram o jogo, levando a decisão para o tie-break. Melo e McDonald salvaram três match-points antes de fecharem o placar em 12-10 e assegurar a vaga nas quartas.
- Hoje, realmente, foi um jogão. Nós jogamos de novo muito bem juntos. Ganhamos de uma dupla fortíssima, cabeça 1. Eles muito entrosados. Acho que a maneira que a gente
vem jogando, a energia, a vibe, está ótima. Por isso estamos conseguindo esses resultados. Muito feliz. Acabamos salvando match-point. Tivemos chance no segundo set, depois veio o match tie-break, ficamos firmes. Foi bem legal a vitória e agora é continuar com tudo na próxima rodada - disse Melo logo após o triunfo.
O ATP de Adelaide marca o retorno da dupla de Melo com McDonald. No ano passado, a dupla conquistou o ATP 500 de Tóquio, no Japão.
Brasileiro (à direita) e parceiro norte-americano voltam a competir às 23h
tade e, claro, gols. O Grêmio
tem uma equipe incrível e um treinador incrível. Vou defender as três cores como um torcedor do Grêmio. Quero ganhar muitas coisas aqui – disse.