Edição 837

Page 4

Diário da Cuesta

NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU

Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br

O dia 13 de julho é reconhecido no Brasil como o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock”. O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2, Kiss entre outros.

Botucatu: Festival de Bandas de Rock

Nos dias 14, 15 e 16 de julho, a cidade de Botucatu se tornará o epicentro do rock nacional com a realização do Fim de Semana Mundial do Rock. O evento, que contará com a participação de 25 bandas de diferentes partes do Brasil, promete agitar os fãs do gênero musical em três dias repletos de performances enérgicas e muita diversão.

A programação terá início na sexta-feira, dia 14 de julho, a partir das 16h, com as apresentações das bandas Shadows of Oblivion, Banda Puro Malte, Samsara, Midgard, Overcat Rock e Hammersmith. No sábado, 15 de julho, a música tomará conta do espaço a partir das 12h, com shows de Acústicosc, Joanna Barbosa Projeto Flauta Rock, Iron Brigade, Third Stone Hendrix Experience, Sem Ofensas, Lana Rox, Monday Riders, Noiva de Preto, Die Official Band e Ramonando. Já no domingo, dia 16 de julho, o festival encerrará com apresentações de Nick Neli, Black Sunshine, Jinzu, Damage Corporation, Banda Capital Carbono, Hereges, Triskelion Metal, Angelina Spitfire e Régis Contra a Máquina.

O Fim de Semana Mundial do Rock acontecerá na Praça Iole Dinucci Fernandes, localizada na Avenida do Fórum, no Jardim Riviera. (Acontece Botucatu)

ANO III Nº 837 QUINTA-FEIRA , 13 DE JULHO DE 2023
(WIKIPEDIA)

Elvis Presley DIA MUNDIAL DO ROCK

No dia 13 de julho o Royal Plaza terá uma apresentação especial de Elvis Presley, com o melhor da discografia do cantor ícone reconhecido como o Rei do Rock. O Show será em comemoração do Dia Mundial do Rock e também aproveitando o lançamento da cinebiografia do artista.

No mesmo dia do show, o filme “ELVIS” terá uma sessão de pré-estreia no Arcoplex Cinemas do Royal Plaza Shopping, a sessão começa às 21h10 do dia 13 de julho. Com lançamento oficial no dia 14 de julho, o filme conta a história do então jovem cantor e de seu empresário (Tom Parker) durante os primeiros anos de carreira de quem viria a se tornar “Rei do Rock”.

A apresentação do Show Especial Elvis será realizada pela banda Elvis Acoustic Trio e começa às 19h da próxima quarta-feira, na praça de alimentação. O evento é totalmente gratuito e destinado a todas as idades.

É bom saber O artista plástico e conhecido webdesigner botucatuense Marco Antonio Spernega, foi quem idealizou a Cuesta de Botucatu estilizada e com todo o seu simbolismo: a escarpa, o verde representando as nossas matas e o azul do céu... A criação do Spernega valorizou a nossa CUESTA que teve, em sua estilização, o impacto que as obras dos grandes artistas tem. Vejam no Expediente o logotipo do Diário da Cuesta! Marco Spernega tem exposto seus trabalhos em concorridas exposições. Esta ilustração é uma obra de arte e de simbolismo histórico!

DIRETOR: Armando Moraes Delmanto

EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes

Contato@diariodacuesta.com.br Tels: 14.99745.6604 - 14. 991929689

O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

EXPEDIENTE
NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU WEBJORNALISMO DIÁRIO
Diário da Cuesta 2

Os beatles começaram 1968 pedindo desculpas pelo magical mystery tour/1967 ... adoro!!! ... embarcaram rapidamente para a índia, fizeram meditação transcendental com maharishi mahesh yogi - ringo/adoentado voltou pra casa mais cedo, e paul, de saco cheio, voltou logo depois - mas esta parte da história é abundante, e merece um texto só pra ela - john e george levaram a sério, e foram alunos transcendentais exemplares. e o período de reflexão, calma e introspectiva, produziu um período de criatividade fértil, e john, paul e george escreveram belas canções com material suficiente para um álbum duplo ... e assim se fez!!!

voltando da índia, john e cynthia se separaram, sua relação com yoko tornou-se pública, e ele começou a usar heroína. paul e a namorada de long long time, jane asher tb separaram, e linda mccartney entrou em sua vida.

george foi trabalhar com donovan, eric clapton e jackie lomax, e desencanou dos beatles cada dia mais. ringo teve uma ‘dr’ com o paul, os dois brigaram, e o mais velho dos beatles deixou temporariamente a banda.

e o álbum branco foi, em grande

parte, repleto de animosidade, e sessões de gravação separadas para cada um deles. e ele ficou ‘tão ruim’ que o engenheiro de som, geoff emerick, fez o impensável, e decidiu que o trabalho com os beatles já não valia mais a pena. vejam só!!!

porém, música brilhante era o que não faltava nesse meio e, apesar de algumas [dizem] inclusões questionáveis, o álbum branco continua a ser um tour de force, e inclui algumas - pra mim, todas!!! e, nem dá pra citar uma - das melhores gravações da história da banda ... e helter skelter, o primeiro rock ‘pauleira’ ... duvida???

o rock and roll é a minha alegria.

(REQUERI)

Diário da Cuesta 3
ROCK

Acapulco do Elvis: PARAÍSO MEXICANO!

Acapulco do Elvis

Fun in Acapulco é um filme americano estrelado por Elvis Presley e Ursula Andress, em 1963. Ambos no auge de suas carreiras. Elvis revolucionando a música com seu estilo e carisma, Ursula famosa como a primeira bond-girl , com James Bond.

Após o fim de Cuba como paraíso tropical dos americanos, a bela Acapulco explodiu em sucesso, turismo, belas mulheres, enfim...como o paraíso mexicano... e dos americanos...

Eram os jovens se descobrindo para a vida, lindas garotas românticas vivendo o sonho do primeiro amor e das festas sem a “vigília” dos pais. E Hollywood soube aproveitar esse grande potencial turístico e financeiro. Sucesso total.

O México encontrava sua vocação turística pós sucesso de Cantinflas e durante o encantamento de Sarita Montiel com a Violeteira...

Nós, os jovens de então, vivemos esse sonho encantado. Todos queriamos ser Elvis, ter o sucesso de Elvis com as garotas, cantar como o Elvis, viver como o Elvis... Quem, não?!?

O México soube gravar essa fase da juventude de então para sempre. O México nunca mais regrediu em sua vocação turística.

E essa fase romântica de Elvis Presley foi - com certeza! - sua melhor e inesquecível fase artística. (AMD)

Diário da Cuesta 4

Em 2024 Plano Real completa 30 anos de emissão

PARTE I

As moedas e cédulas do plano Real que foram emitidos em dia 1 de julho de 1994 completará 30 anos em 2024.

As cédulas foram lançadas em duas famílias, nos valores de 1, 2, 5, 10, 20, 50, 100, incluído a única de polímero do Brasil de 10 reais lançada em 2000 em comemoração aos 500 anos do descobrimento e a de 200 reais em 2020.

Das moedas, foi emitida a primeira família em aço de 1994 a 1997, nos valores de 1 centavo, 5, 10, 25, 50 centavos e 1 real, dessas apenas a de 1 real saiu de circulação em 23 de março de 2004 pela alta taxa de falsificação Nesse período também foi lançado em 1995 as moedas comemorativas de 10 e 25 centavos da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

Em 1998 passou a circular uma nova família de moedas circulantes comemorativa aos 500 anos do descobrimento Brasil pelo Banco Central do Brasil, composta de tipos diferenciados, acabamento, design e em aço eletro revestidos, a novidade foi o lançamento da primeira moeda bimetálica feita no Brasil e posteriormente moedas comemorativas bimetálicas de 1 real para o meio circulante, como a dos 50 anos da Declaração dos Direitos Humanos, Centenário de Juscelino Kubitschek, 40 anos do Banco Central do Brasil, Comemorativa à entrega da Bandeira Olímpica, 50 anos do Banco Central do Brasil, as 16 moedas bimetálicas de circulação comum comemorativas aos jogos olímpicos que ocorreram no Rio de Janeiro em 2016 e em 2019 a última moeda de circulação comemorativa emitida alusiva aos 25 anos do plano real (Beija-flor).

No site do Banco Central, encontram-se as informações de cada moeda como peso, diâmetro, espessura, metal utilizado e a tiragem de cada valor circulado em cada ano.

Plano Real

Em 1994, o Brasil caminhava com uma hiperinflação com desvalorização do dinheiro, várias trocas e conversões já haviam sido feitas em nossa moeda, período em nossa numismática que englobam as moedas de aço. Nesse ano, o Plano Real foi lançado para estabilizar a economia através de uma reforma econômica, iniciado em 27 de fevereiro de 1994 no governo Itamar Franco que determinou o lançamento de uma nova moeda, a oitava mudança de valores no Brasil, que foi lançado oficialmente em 1º de julho de 1994, tendo toda a base monetária brasileira trocada.

Para se ter uma ideia dessa infração, a moeda circulante era o Cruzeiro real (implantado em 1993) teve conversão de CR$ 2.750,00 para cada R$ 1,00. Em junho de 1994, um mês antes do lançamento das moedas, a inflação chegou no mês a 46,58%.

A idealização do projeto, elaboração das medidas do governo e a execução das reformas econômica e monetária contaram com a contribuição de vários economistas, reunidos pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que posteriormente foi eleito presidente do Brasil como o criador do Plano Econômico.

Identificação das moedas Primeira família

Na primeira família das moedas, todas foram feitas em aço inoxidável, bordo liso e composta de um anverso padrão para todos os valores, com a efígie da república ao lado de ramos de louros e traços transversais e abaixo a inscrição “BRASIL”, no reverso, o valor facial no centro, ladeado por ramos de louros com traços transversais e abaixo o ano de cunhagem em cavidade, todo o restante dos elementos em relevo no anverso e reverso.

Após o lançamento da série, também foi colocado em circulação o valor até então inédito de 25 centavos, em 30 de setembro de 1994, numa forma de facilitar o troco. Nos padrões anteriores a moeda intermediária entre 10 e 50 centavos era o valor de 20

centavos. Uma das curiosidades desta moeda e que a destaca das demais é o fato dela ter uma borda heptagonal na circunferência da moeda, além do anverso o valor sobre uma alegoria em ondas e reverso com a efígie representativa da República em traço, ladeada pela inscrição “BRASIL”, diferenciando das outras moedas da família.

Segunda Família

A partir de 1 de julho de 1998, foi lançado pelo Banco Central a segunda família de moedas com o tema “500 Anos do Descobrimento do Brasil”, homenageando personagens da nossa história.

Mesmo com essa nova tiragem, as primeiras lançadas continuaram sendo aceitas normalmente, tendo somente recolhida a moeda de 1 real de aço.

Os homenageados representados nas moedas seguem uma ordem cronológica dos acontecimentos no seu anverso, de acordo com o valor facial do menor valor até a de 1 real. (Imagens a seguir cedidas por Eduardo Rezende do site Moedas do Brasil)

1 centavo - Pedro Alvares Cabral, ladeado por uma caravela, era fidalgo, comandante militar, navegador e explorador português que descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500. Fato curioso da moeda de 1 centavo, é que pararam de ser produzidas em 2004, porém continuam a serem aceitas no meio circulante.

5 centavos - Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes (1746-1792), ladeado pelo triângulo da bandeira dos inconfidentes, sobreposto por um pássaro que representa a liberdade e a paz, foi o mártir da Inconfidência Mineira, que foi abortada pelo governo em 1789, sendo Tiradentes julgado e condenado a forca. Possui a borda lisa.

10 centavos - Dom Pedro I (1798-1834), proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, sendo o primeiro imperador do Brasil, ao lado a cena alusiva à proclamação da independência, quando às margens do riacho do Ipiranga, levanta a espada e sentencia “Independência ou Morte”. Possui a borda serrilhada.

25 centavos - Manuel Deodoro da Fonseca (1827-1892), proclamador da República em 15 de novembro de 1889 e primeiro presidente constitucional do Brasil republicano, ladeada pelo brasão das Armas Nacionais, que até hoje é utilizado. Possui a borda serrilhada.

50 centavos - José Maria da Silva Paranhos Júnior - Barão do Rio Branco (1845-1912), foi um advogado, diplomata, geógrafo, nobre e historiador brasileiro, ao seu lado o mapa do Brasil representando a dinamização da política externa brasileira e à consolidação dos limites territoriais. Única moeda que tem a inscrição em sua borda “ORDEM E PROGRESSO”.

1 real - Na moeda de 1 real se manteve a efígie da república, inovando com a cunhagem bimetálica, tendo no anel externo traços de grafismo usados em cerâmicas pela cultura indígena Marajoara. Serrilha intermitente intercalado com espaços lisos e serrilhados.

No reverso das moedas, seguiu o mesmo padrão em todas elas, com o valor monetário no centro, desenho com alusão à Bandeira Nacional com destaque ao cruzeiro do sul e abaixo a data de cunhagem em cavidade.

A moeda de 50 centavos sofreu alteração no metal empregado, em 1998, 2000 e 2001 foram cunhados em cuproníquel e de 2002 a 2018 em aço inox. Tal alteração também aconteceu nas moedas de 1 real de 1998 e 1998 e também na moeda comemorativa dos 50 anos dos Direito Humanos, eram usados no núcleo cuproníquel e o anel em alpaca, sendo substituído o núcleo por aço inox e o anel em aço revestido de bronze nas moedas de circulação comum de 4 de junho de 2002 até as atuais, bem como nas moedas comemorativas de circulação comum após 2002.

Diário da Cuesta 4
Edil Gomes, botucatuense, numismata, filatelista, membro da Sociedade Nusmismática Brasileira e da Sociedade Numismática Paranaense

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Edição 837 by diariodacuesta - Issuu