Diário do Comércio - 05/07/2013

Page 4

DIÁRIO DO COMÉRCIO

4

)KDC7O

O Sindifisco concluiu que MAIS: a dinheirama poderia a cobrança de IPVA de jatinhos, helicópteros e lanchas geraria receita anual de R$ 2,6 bilhões.

gibaum@gibaum.com.br

2 “Eles tinham aprendido a comer um bife e estavam tirando o bife deles! Começaram a brigar para não perder o bife!”

LULA // associando os protestos de hoje com a greve dos metalúrgicos de 1978. Fotos: BusinessNews

ser investida em transporte público. Na Câmara, tramita uma PEC e contra ela, forte lobby dos donos magoados.

Contra a moda A classe artística brasileira está se mobilizando para impedir a inclusão da Moda na Lei de Incentivo à Cultura, o que significaria 100% de isenção fiscal se entrasse no artigo 18 na Lei Rouanet. Os artistas apostam que, se o lobby do pessoal da Moda, sair vitorioso, áreas como teatro, dança, canto, literatura e até circo perderão patrocínios. Além disso, consideram as fashion weeks já repletas de apoio comercial – e sem nenhum incentivo cultural.

FENÔMENO Culpa da noiva Se Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara, requisita avião da FAB para assistir jogo do Brasil com noiva e amigos, já é mais do que comprometedor, o que mais irritou o Planalto foi ele ter almoçado no Rio com o prefeito Eduardo Alves e o pré-candidato à Presidência, Aécio Neves, enquanto aliado do governo. Mais: Henrique apóia a proposta de redução de ministérios e é o terceiro na linha de sucessão na Presidência da República (há semanas, a propósito, já sentiu a emoção de sentar no trono). Há quem diga, à propósito, que Henrique queria apenas fazer bonito com a noiva Laurita Arruda,

SÓ PELOS O canal americano Comedy Central, só de humor (é retransmitido no Brasil na TV por assinatura), decidiu fazer piada em cima das movimentações de rua no Brasil, nesses dias. O humorista Stephen Colbert fez uma sátira dos protestos, parodiando comentaristas de telejornais daqui. Depois, emendou: “Pessoal, eu não entendo. Estamos falando de Brasil, o lugar mais alegre da Terra. A única coisa com que os brasileiros se irritam é com seus pelos púbicos” (alusão à depilação à brasileira, que faz sucesso nos Estados Unidos).

Nesses dias, numa variante do título do livro de Ernest Hemingway, Paris é uma festa de moda , por conta do lançamento das coleções de outono-inverno das grandes grifes na Paris Fashion Week, com todos os criadores, sem deixar o clima de féerie, preocupados em apresentar modelos mais vendáveis. Europa e Estados Unidos atravessam complicados momentos econômicos. E todos lá: Giambattista Valli, Dior, Martin Margiela, Elie Saab, Jean-Paul Gaultier, Armani Privé e outros. Nas primeiras fileiras dos desfiles, entre tantas, da primeira foto à direita para a esquerda, Uma Thurman, a it girl Olivia Palermo, Vanessa Paradis, ex-Johnny Deep, Jennifer Lawrence (será capa de Vogue de setembro) e Salma Hayek.

Paris é uma festa

Quem trabalhou e conviveu diariamente com Eike Batista em seus tempos de glória, quando repetia que seus negócios “eram à prova de idiotas”, garante que ele nunca tirou proveito dos bilhões conseguidos no mercado (no internacional, emitiu bônus em duas operações num total de US$ 3,6 bilhões com vencimentos em 2018 e 2022). Para a maioria, sonhava alto e arriscava demais, até quando não era preciso. E para quem não embarcava em seus riscos, não se cansava de dizer: “Vocês todos são calça curta. Bermudão!”

Sigam-me os bons!

Em menos de 24 horas, no iTunes Brasil, Anitta (Bonus Track Version) , da funkeira Anitta, conseguiu subir ao topo do ranking depois de seu lançamento, superando rapidamente nomes como Vanessa da Mata e a ex-The Voice Ellen Oléria. E também está em primeiro lugar no bloco das faixas mais vendidas na loja online brasileira da Apple. No YouTube, este ano seu clipe Show das Poderosas, já teve 30 milhões de visualizações.

MISTURA FINA SÃO tantos e continuam crescendo os arrastões em restaurantes em São Paulo que a Polícia Militar está distribuindo, através de associações de bairros, uma mini-cartilha chamada Dicas de Segurança para clientes e proprietários. Para clientes, além de recomendar algumas ações preventivas diante da possibilidade de assalto, lembra ainda que é melhor não deixar bolsas penduradas no encosto das cadeiras “para não facilitar furtos”.

ALEX Waldemar Zornig, ex-diretor Financeiro e de Relação com Investidores da Oi, teria enviado e-mail para todos os funcionários da empresa denunciando desvio de dinheiro e até compra de conselheiros da Anatel. Ele não assume a autoria e o caso está sendo investigado pela polícia.

O LÍDER do PT na Câmara, deputado José Guimarães, do Ceará, foi conversar com Dilma Rousseff para relatar como andava a base aliada. De cara, a presidente perguntou: “O que o seu partido anda aprontando comigo desta vez?” E Guimarães, rápido: “Nosso partido está solidário à senhora e prestando apoio irrestrito”.

Dia 17 de agosto, Juiz de Fora abriga a 36ª edição do concurso Miss Brasil Gay que, a propósito, está enfrentando uma rebelião de candidatas de São Paulo, Rio, Tocantins e Rio Grande do Norte. A organização do concurso está cobrando mil reais a título de inscrição e as moças consideram a taxa alta porque já têm de arcar com despesas de viagem e figurinos. O concurso, muito criticado nos últimos anos, é considerado uma das pioneiras manifestações da comunidade gay no país. E agora, dá filhotes: a Drag Queen Mais Bonita do Brasil , Miss Plus Size Gay e outros.

DOSE DUPLA Quem viver, verá: está mais do que formada, no Congresso Nacional, a união entre PT, partido da presidente e PMDB, maior partido da base aliada, contra Dilma Rousseff, nessa ação de plebiscito e – quem diria – até mesmo em futuros rounds na Câmara e no Senado. Quando alguém insinuou que a inclusão da extinção do “voto secreto” nas casas legislativas objetivava que, se aprovado, permitiria visão total de Dilma em cima de quem estava ou não a seu favor, veterano congressistas reagiu: “Ela não conhece os caminhos do Congresso”.

95 quilos de rock

Truques capilares Nesses dias, em Brasília, em meio a grupo de artistas que apóiam o projeto de lei que muda regras de arrecadação em direitos autorais, alguns veteranos recorriam a truques capilares para disfarçar suas cabeleiras sensivelmente reduzidas. A famosa franja de Roberto Carlos, 72 anos, hoje é composta de poucos e compridos fios (ele fez implante de cabelos, há muitos anos) e Caetano Veloso, 70 anos, espalha tudo o que tem no topo (e não é muito) e joga para a frente. Já Erasmo Carlos, 72 anos, conformado, deixa crescer dos lados e atrás. Em cima, não dá mais.

/

Rebelião gay

Lésbica, defensora dos direitos dos homossexuais, 32 anos e 95 quilos, Beth Ditto estará se apresentando em São Paulo, no próximo dia 27, no HSBC Arena, com sua banda The Gossip, iniciando sua turnê de agosto pela América do Sul. Ela não usa desodorante, nem depila axilas (“Acho que os punks normalmente fedem”) e quando criança, comeu esquilos. “No Arkansas, onde nasci, estranho é comer lulas”. Beth escreve a coluna G2, todas as sextas-feiras, no britânico The Guardian, vive transformando seu visual e acaba de fazer um ensaio para a revista Curve.

/ IN

OUT

Marcelo Adnet.

Tatá Werneck.

Entrando no ringue O ex-governador José Serra, que já avisou que “não vai se aposentar da vida publica” porque é contra “aposentadoria prematura”, com muita discrição, está mesmo arrumando as malas para ingressar no novo partido resultante da fusão do PPS com o PMN. No MD, presidido por seu amigo Roberto Freire, Serra acabará surpreendendo: se não for candidato a presidente da República (ele anda entusiasmado com as pesquisa onde aparece à frente de Aécio Neves), disputará o governo de São Paulo. O MD já teria pesquisas indicando que Serra venceria Geraldo Alckmin. Se a alternativa for mesmo São Paulo, abrirá palanque no estado para Eduardo Campos.

HÁ DIAS, na conversa que teve com ministros na Granja do Torto, quando se referiu a Aguinaldo Ribeiro, ministro das Cidades (ele é do PP da Paraíba), a presidente Dilma acabou trocando seu nome para Aguinaldo Silva. Esse é o autor de novelas e gay assumido. Depois, a Chefe do Governo acabou corrigindo. Ele nem estranha mais: até colegas de outros ministérios fazem a mesma confusão.

PARA quem nem imagina: na Jornada Mundial da Juventude, este mês, no Rio, em seis dias de missas, deverão ser distribuídas nada menos do que 4,5 milhões de hóstias entre brasileiros que participarão do evento, mais 1,5 milhão de peregrinos de fora. O Papa Francisco, que tem Twitter (seu antecessor, o Papa Emérito Bento 16, em suas últimas semanas no Vaticano, tentou usar a mesma ferramenta), já alcançou mais de sete milhões de seguidores no mundo e continua vendo esse número aumentar.

Colaboração:

Paula Rodrigues / Alexandre Favero

sexta-feira, 5 de julho de 2013


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.