Catwalk #3

Page 1

ENSINO moda VESTUÁRIO COMPORTAMENTO CULTURA

#

03

caderno do curso de Moda IF-SC | araranguá

I’Fashion

A apresentação de todos os trabalhos dos alunos do curso de moda do IF-SC. e mais

miniaturas tribos urbanas tendência de moda


consuelo sielski santos Reitora do if-sc

andrei cavalheiro Diretor do Campus Araranguá

Catwalk caderno do curso de Moda IF-SC | araranguá

direção de arte e fotomontagem

   

fotografia

Atendimento ao leitor catwalk@ifsc.edu.br

Este caderno vem acompanhando semestralmente o calendário de conclusão do curso Técnico em Produção de Moda do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá (IF-SC), com o desfile das turmas concluintes, no I’Fashion Araranguá. É proibida e reprodução, no todo ou em parte, seja quais forem os meios empregados, sem a autorização por escrito dos autores das matérias e imagens.


sumário

05

Agradecimento

36

Draping

40

Reciclarte

43

Tendência de moda

46

Entrevista

Não seria possível sem vocês!

A técnica de modelagem tridimensional como base para o desenvolvimento de uma roupa.

Plástico, jornal, câmera de caminhão, espelhos, caixas de leite e ovos, etc.

O que pintou nos desfiles nacionais e internacionais.

04 08

Editorial Um é pouco, dois é bom, três é tudo de bom!

I’Fashion A apresentação de todos os trabalhos dos alunos do curso de moda do IF-SC.

38

Coleção em miniatura

42

Tribos urbanas

44

Dica da professora

Um ensaio para os alunos do segundo módulo.

Ideologias e modo de vida através das roupas.

Professoras Aline, Graziela e Luciane dão a dica!

Aluna Joalise Cardoso, a criadora do look da capa.

Professores colaboradores desta edição aline h. p. de oliveira alinep@ifsc.edu.br

LILIAN d. pescador lilian@ifsc.edu.br

graziela b. kauling graziela@ifsc.edu.br

LUCIANe n. juliano luciane@ifsc.edu.br

rafaela b. sorato rafaela@ifsc.edu.br

Capa Direção de Fotografia: Flávia Sá Modelo: Larisse A. Costa Maquiagem: Maíra Ceron Produção: Flávia Sá e Michel Borges


editorial

Quem disse que um é pouco, dois é bom e três é demais? Nossa terceira edição está tudo de bom! A segunda das duas edições anuais do I’Fashion ocorridas no ano de 2010 aconteceu no dia 9 de dezembro e contou com desfiles e exposições de moda. Este evento só foi possível com o apoio de peso da Prefeitura Municipal que, somando forças com o Instituto Federal e com os parceiros representantes dos grandes shoppings atacadistas, varejistas e do comércio local, propõem fortalecer o setor produtivo da moda em Araranguá.

CATWALK # 3

04

Além de toda a cobertura do evento, também iremos apresentar nesta edição a exposição dos alunos do terceiro módulo com a técnica do Draping (orientação da professora Lilian D. Pescador); a Coleção em Miniatura do segundo módulo (orientação coletiva das professoras Ursula Carvalho, Pierina Sanches e da técnica Roberta Lohn); o desfile Reciclarte do primeiro módulo (orientação da professora Rafaela B. Sorato), e as Tribos Urbanas (orientação da professora Rafaela B. Sorato) também deste módulo. Somado aos trabalhos dos alunos, propomos a coluna Dica da Professora, com partipações de Graziela B. Kauling, Aline H. P. De Oliveira e Luciane N. Juliano. Para deixar todos a par das tendências de moda para o Inverno 2011, contaremos com a matéria de Microtendências, da professora Ursula Carvalho e ainda uma entrevista com Joalise Cardoso, a aluna criadora do look da capa. Aproveite a número três!

URSULA CARVALHO Professora e Editora


agradecimento

Um obrigado especial a todas as empresas, instituições e pessoas que direta ou indiretamente se envolveram na realização do I’Fashion Araranguá, um evento que é o início de um projeto maior, que visa o desenvolvimento profissional e fortalecimento do setor de moda na cidade de Araranguá. Com carinho, obrigado à Prefeitura Municipal de Araranguá, na pessoa do prefeito Mariano Mazzuco e do Secretário de Administração Daniel Viriato; Aos patrocinadores Centerfábricas, Aravest e Alcidino; Aos apoiadores Rádio Araranguá, Transamérica, Flávia Sá Moda Photo, Dj Nando Neves e salão Canto do Encanto; À Aspekto Comunicação, na parte organizacional do evento; À Diagramm Design Studio pela identidade visual do evento e editoração desta revista. E, por fim, à equipe de Professoras, Técnicos e aos alunos do Curso de Moda que se envolveram com a organização e produção dos desfiles e exposições e foram fundamentais para o êxito do evento.

caderno de moda IF-SC araranguá

Não seria possível sem vocês!

05


CATWALK # 3

06


07

caderno de moda IF-SC araranguรก


3º módulo desfile

por ursula carvalho

I’Fashion Araranguá coleções outono/inverno 2011

A segunda edição do I’Fashion Araranguá, ocorrida no dia 9 de dezembro, se baseou nos mistérios do Segredo como tema de inspiração para a apresentação de todos os trabalhos dos alunos do curso de moda do IF-SC.

CATWALK # 3

08

O segredo sempre esteve presente nas sociedades humanas podendo se manifestar sob a forma de Sociedades Secretas (um grupo) ou Identidades Secretas (uma pessoa), e a partir de 4 categorias – Fantasia, Virtual, Histórica, Contemporânea – os alunos se inspiraram e criaram os mais belos trabalhos em forma de desfile ou exposições para o evento. Foi um grande momento, que corou o encerramento do curso de moda para aqueles que obtiveram êxito em um ano e meio de atividades. O que foi visto na passarela representou uma amostra do desenvolvimento baseado em muita pesquisa, quando distintos públicos e segmentos foram focados e serviram como ponto de partida para a criação de mini coleções de moda. O I’Fashion representou mais uma oportunidade para o Instituto Federal mostrar um pouco do trabalho desenvolvido no curso de moda e para o aluno apresentar seu amadurecimento profissional e preparo para ingressar no mercado de trabalho.


gata borralheira Criador

morgana becker de sá mor-becker@hotmail.com

caderno de moda IF-SC araranguá

A coleção Doce Romance, outono/inverno 2011, tem como inspiração o conto de fadas Gata Borralheira e propõe ênfase na delicadeza, através dos fios macios e uma cartela de cores delicada, com tons alegres e suaves, voltada para meninas de 7 a 10 anos, delicadas e sofisticadas.

09


CATWALK # 3

10

luluzinha Criador

isabela dal pont isa_dalpont@hotmail.com

A marca Entre Riscos e Rabiscos apresenta neste outono-inverno 2011 sua nova coleção Magic Charm para o segmento leisurewear, focada em meninas de 7 a 10 anos, com inspiração no Clube da Luluzinha e nos anos 50.


Criador

maria helena tomaz helena_hits@hotmail.com

harry potter

caderno de moda IF-SC araranguá

A coleção de Outono/Inverno 2011 da Mariah Zu, intitulada Magia de Crescer foi inspirada nas séries de Harry Potter. Apresentou-se tecidos marcantes como a lã, jeans e malha em combinação perfeita com cores fortes como o azul, cinza, vermelho e branco.

11


CATWALK # 3

12

o máskara Criador

Felipe Luciano Neves felipechavess@hotmail.com A coleção Loucuras de Uma Infância outono/ inverno 2011 inspira-se em um super herói nada convencional, O Maskara. É voltada para o Kidswear, isto é, meninos de 5 à 7 anos, inocentes, felizes e sapecas.


toy story Criador

TAIANE GUTERRES

taianeguterrestmo32@hotmail.com

caderno de moda IF-SC araranguá

A coleção Eterna Infância outono-inverno 2011 com segmento leisurewear propõe que toda mulher entre vinte e cinco e trinta anos adie o sonho de ser “grande” e viva com plenitude o universo infantil, pois retrata a delicadeza dos kidults. Inspirada no filme Toy Story.

13


CATWALK # 3

14

sakura card captors Criador

pamela cardoso

pamela_cardoso_ramos@hotmail.com

A Loca Lita trás muitas informações para a coleção outono/inverno 2011, inspiradas nos mistérios das cartas usada pela vaidosa Sakura Card Captors. Buscou-se a sua delicadeza transposta em laçarotes e volumes e audácia no exagero de sobreposições.


3 espiãs demais Criador

bruna da silva

producao_de_moda@hotmail.com

caderno de moda IF-SC araranguá

A coleção outono inverno 2011 do segmento vintage é voltada para mulheres românticas de 18 a 25 anos, e para isso buscou-se inspiração no desenho Três Espiãs Demais, resgatando a delicadeza e o romantismo das meninas que mesmo trabalhando como espiãs secretas não deixam a sensibilidade feminina de lado.

15


CATWALK # 3

16

um amor para recordar Criador

francielle bettioli franbettioli@hotmail.com

A coleção inverno 2011 da Laço de Fita, vai de encontro a um universo romântico, buscando referências no filme Um Amor para Recordar, que envolve um inesperado segredo entre dois jovens apaixonados.


caderno de moda IF-SC araranguá

A coleção Sleepwear Outono/Inverno 2011, chega com cores fortes, como: branco, azul, preto, amarelo e roxo. Os tecidos usados são o moletom, a malha, a viscolycra e propostas em algodão. As cores, formas e estampas têm como referência o filme Stardust - O Mistério da Estrela, que narra uma história de aventura em uma terra esquecida e misteriosa.

o mistério da estrela Criador

andreza cardozo dessa_maraca@hotmail.com

17


CATWALK # 3

18

as crônicas de nárnia Criador

morgana januário tavares morgana.jt@hotmail.com

A coleção Sleepwear Pedacinho do Céu Outono/Inverno 2011, criou pijamas para meninas dos 10 aos 13 que estão prestes a se tornar adolescentes. Com inspiração no filme As Cronicas de Nárnia, as propostas apontam para looks românticos, confortáveis e divertidos.


as trigêmeas Criador

daiane rodrigues dairro1984@hotmail.com

caderno de moda IF-SC araranguá

A coleção outono/inverno 2011, chega com cores suaves e formas confortáveis, inspirada no desenho animado As Trigêmeas. A história narra a vida de meninas sapecas que são frequentemente enviadas pela bruxa Onilda para dentro de clássicos da literatura infantil ou de acontecimentos históricos onde vivem aventuras em segredo.

19


negra CATWALK # 3

20

mulheres perfeitas Criador

giovana generoso generoso.giovana@gmail.com

Um mundo íntimo onde a lingerie é item de forte expressão da personalidade feminina! Assim a Coleção Underwear Dona - Inverno 2011 se apresenta para mulheres contemporâneas, delicadas e que têm o conforto e a originalidade como critérios para se vestir e se comportar diante das situações do cotidiano.


magia negra Criador

anderson mota tomaz ander32_fonseca@hotmail.com

caderno de moda IF-SC araranguá

A marca Roco Satuch desenvolveu esta coleção Outono/Inverno 2011 destinada à homens jovens e vaidosos inspirada na obscuridade e na simbologia de uma seita secreta de magia negra. É voltada para o segmento Citywear, pois foi desenvolvida para um jovem criativo que vive em uma grande metrópole e trabalha em um ambiente mais formal como, por exemplo, um escritório e precisa conciliar a correria da cidade grande com o estilo sério que seu trabalho exige.

21


CATWALK # 3

22

máfia italiana Criador

laura cechinel a_lalynha@hotmail.com

A coleção outono/inverno 2011 O Poderoso Chefão vem com cortes ousados para a alfaiataria masculina e promete fazer a cabeça de homens de 25-30 anos, modernos mas que não perdem a elegância de bem se vestirem. Do tema inspirador A Máfia Italiana foram retiradas as referências desta coleção que terá por marca registrada a classe e a elegância de cores sóbrias como o Preto Cosa Nostra, o Cinza Turin e o Marrom Cordopatri.


Criador

pamela de sá pamelansdesa@hotmail.com

zorro

caderno de moda IF-SC araranguá

Celebrando a ousadia no outono-inverno 2011 a passarela Cosmopolita inspira-se nos mistérios e sedução do lendário Zorro. Tem como foco o Streetwear atingindo principalmente jovens de 18 a 26 anos, vaidosos e ousados que procuram adquirir elementos que completem sua identidade através do conceito baseado na influência urbana.

23


CATWALK # 3

24

vampirismo Criador

debora felisberto deborafelisberto_aru@hotmail.com

A coleção inverno 2011 da Number-4, chega com fortes inspirações no vampirismo de onde resgatamos as exageradas golas ovesized e as cores desse universo cheio de segredos e mistérios.


dragon ball Criador

katherine aguiar kkau_zinha@hotmail.com

caderno de moda IF-SC araranguá

A coleção outono-inverno 2011 intitulada Aventuras Místicas é inspirada na série de desenho animado Dragon Ball - O Segredo das esferas do dragão, buscando lembrar nas formas e nas cores a roupa dos personagens animados.

25


CATWALK # 3

26

maçonaria Criador

fernanda de borba fernanda_aru@hotmail.com

A coleção outono/ inverno 2011, Mistérios da Noite, chega mostrando toda a ousadia da mulher urbana, com inspirações nos Segredos da Maçonaria, de onde vem transportando toda a ousadia das cores, símbolo e formas deste rico universo.


espiões de guerra Criador

joalise cardoso joalise@hotmail.com

caderno de moda IF-SC araranguá

A coleção leisurewear Outono/ Inverno 2011 “Guerreira Urbana”, inspirada nos Espiões de Guerra, busca referências no Militarismo e no Glam Rock. Do Militar surge o foco nos ombros para expressar poder, volumes localizados e nos tons como verde, bege, azul e cinza.

27


CATWALK # 3

28

mulheres de guerra Criador

franciele telles nunes franzinhatellesnunes@hotmail.com

A coleção outono/inverno 2011 da Di Propózito, é voltada para jovens de 20 a 25 anos modernas, que curtem o mundo da moda e buscam elegância em suas produções. Inspirada no filme Mulheres de Guerra e aliada ao segmento Citywear, buscou-se conciliar a delicadeza feminina com o tema da coleção, que se passa num cenário de guerra, naturalmente masculino.


a bela e a fera Criador

alessandra n. de quadros ale_j.vitor@hotmail.com

caderno de moda IF-SC araranguá

A coleção Outono/Inverno 2011, chega com cores marcantes trazendo inspiração do conto a Bela e a Fera, de onde buscou-se demonstrar detalhes da fera, traduzidos de forma feminina, para mulheres petit.

29


CATWALK # 3

30

as loucuras de dick e jane Criador

sonia tome fernandes producao_de_moda@hotmail.com

A coleção outono inverno 2011 apresenta cores fortes para aquecer a estação mais fria do ano, trazendo toda a feminidade da mulher no segmento Leisurewear. Apresentase formas diversificadas com ombros destacados, cinturas levemente marcadas, quadris arrendondados. Inspirada no filme Loucuras de Dick e Jane.


elvira a rainha das trevas Criador

LAIS KUNHASKY SPILERE laiskunhasky@hotmail.com

caderno de moda IF-SC araranguá

Nesta coleção nightwear Outono-Inverno 2011 as propostas trazem referências do minimalismo junto com assimetrias e transparências, resgatando a imagem sexy da mulher madura inspirada no filme de Elvira A Rainha das Trevas.

31


CATWALK # 3

32

o homem da máscara de ferro Criador

monik alessio monik.aa@hotmail.com

A marca Glam Mother adota para a coleção Uma Por Todas e Todas Por Uma, Outono/ Inverno 2011 o tema Segredo: Identidades e Sociedades Secretas, inspirando-se no filme O Homem da Mascara de Ferro e no período Barroco, época em que a trama se passa. Voltada para gestantes.


yakuza Criador

carine de macedo brunel caca_brunel@hotmail.com

caderno de moda IF-SC araranguá

A coleção Outono/Inverno 2011, chega com cores vibrantes e clássicas da estação. Com inspiração na Yakuza – Máfia Japonesa, buscou-se trazer um estilo descolado, transmitindo uma vaidade criativa.

33


CATWALK # 3

34

mulher maravilha Criador

bruna costa d’avila brunna_davila@hotmail.com

A Candygun apresenta sua nova coleção Wonderfulwoman outono/inverno 2011, que busca inspiração na heroína Mulher Maravilha usando suas formas sensuais e suas cores marcantes.


crepúsculo Criador

lucila albuquerque lucilaalbuquerque@hotmail.com

caderno de moda IF-SC araranguá

A coleção “Para Todo o Sempre” outono/inverno 2011, busca referências na saga Crepúsculo para oferecer um bridalwear inovador, em vestidos ousados, com a combinação de cores fortes e os tons claros, com destaque para o preto, branco e o vermelho vivo, dando um ar vanguarda à coleção.

35


3º módulo draping

por lilian pescador

O draping (inglês) ou moulage (francês) é a técnica de modelagem tridimensional na qual manequins específicos, ou mesmo modelos vivos, são utilizados como base para o desenvolvimento de uma roupa.

CATWALK # 3

36

Veja o quadro de disciplinas do 3º Módulo Unidades Curriculares

Carga Horária

Styling e Produção de Moda II

40h

Desenho Técnico de Moda II

40h

Processo e Desenvolvimento de Mostruário

40h

Técnicas de Estamparia

80h

Modelagem Tridimensional

40h

Técnicas de Montagem

40h

Pesquisas e Estratégias Mercadológicas

40h

Projeto e Conclusão de Curso

80h

Reza a lenda, que Madeleine Vionnet e Alix Grés, as precursoras na utilização dessa técnica, recorriam aos manequins por não possuírem boa visão espacial. Esta técnica possibilita roupas com acabamento e caimento perfeitos, do ponto de vista da forma e é muito utilizada em alta costura, mas podendo também ser usada em outros segmentos, especialmente nas indústrias. Trata-se de algo muito antigo que, depois do movimento fashion durante a década de 1990, está sendo resgatada por profissionais e escolas de moda, mas adaptada às necessidades e possibilidades do momento. Permite que a criação tome formas imediatas em materiais de baixo custo, que permitem a visualização geral da criação. Depois do estudo elaborado, o tecido é transportado para o papel como molde definitivo em muito menos tempo e com precisão técnica. Diferentemente do que se pensa, a moulage é uma técnica perfeitamente aplicável à malha, aos processos industriais e à alfaiataria e várias são as vantagens em seu uso.


tridimensional Lilian Daros Pescador e a Técnica de moda Roberta Lohn chegouse à idéia de confeccionar roupas de papel, inspiradas em um famoso reality show de moda e no livro Papiers A La mode de Isabelle de Borchgrave. Foi um momento muito prazeroso que iniciou o processo de despertar dos alunos para criar sobre o corpo dos manequins. As condições foram que só poderiam usar papel e os tipos eram diversos: papel camurça, papel manteiga, papel de ploter, papel crepon, papel para embrulhar presentes, entre outros. Após o trabalho realizado, ocorreu uma exposição no Instituto Federal, na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do Campus Araranguá, quando

várias escolas da região prestigiaram a exposição e tiveram a oportunidade de conhecer algo novo e muito criativo. Por fim, sendo a ultima atividade e a mais esperada pelos alunos na unidade curricular, ocorreram as criações dos looks em tecido para serem expostos no dia do desfile. Um trabalho intenso com pesquisa de tema Segredo: Sociedades e Identidades Secretas. Os tecidos mais usados foram o cetim, tafetá, crepe, tule, filó, couro sintético, renda e popeline. A proposta era fazer alguma roupa que não daria para imaginar em modelagem plana, usando a técnica aprendida durante as aulas de moulage. A experiência foi ótima os trabalhos ficaram incríveis, confiram!

caderno de moda IF-SC araranguá

Pode-se dar destaque à de ordem criativa, considerada como uma experiência escultórica, onde o estilista modela o tecido sobre o corpo, definindo a forma 3D através do diálogo entre seu imaginário, o comportamento do tecido e o corpo. Com os alunos do 3º Modulo a proposta das aulas foi de construir passo a passo um modelo utilizando a técnica. Em primeiro lugar, deveriam saber como se marcam os manequim, para ter a localização correta das medidas do corpo. Num segundo momento eles aprenderam a trasportar a roupa feita em tecido sobre os manequins para o papel transformando-os em moldes. Em uma conversa dos alunos com a professora da disciplina de modelagem

37


2º módulo miniatura

por ursula carvalho

A Exposição Moda em Miniatura foi como um ensaio para quem estava no segundo módulo do curso de moda. Dentro da disciplina de Planejamento e Projeto de Coleção os alunos fizeram pesquisas e exercitaram toda sua criatividade no desenvolvimento de coleções de moda, confeccionadas em miniatura. A atividade manifesta-se como um exercício para o semestre

CATWALK # 3

38

Veja o quadro de disciplinas do 2º Módulo Unidades Curriculares

Carga Horária

Pesquisa de Moda II

40h

Desenho de Moda II

40h

Planejamento e Projeção de Coleção

80h

Styling e Produção de Moda I

40h

Estudos da Linguagem Visual

40h

Desenho Técnico de Moda I

40h

Modelagem Assistida por Computador

40h

Empreendedorismo

40h

seguinte, quando terão que confeccionar um look em tamanho real. E os resultados, fruto da orientação das professoras Ursula Carvalho, Maria Pierina Sanches e da técnica Roberta Lohn, apresentaram todo o potencial dos alunos em um look conceitual e outro comercial.


39

caderno de moda IF-SC araranguรก


1º módulo reciclarte

por rafaela soratto

O Desfile Reciclarte, em sua 3ª edição foi realizado pelos alunos do 1º Módulo do Curso Técnico em Produção de Moda, na disciplina Pesquisa de Moda I, coordenados pela professora Rafaela Bett Soratto. Através do tema Segredo: Identidade e Sociedades Secretas, os alunos desenvolveram um look com materiais alternativos como: plástico, jornal, câmera de caminhão, espelhos, caixas de leite e ovos, embalagens de frutas, fitas de vídeo e outros. O trabalho tem o objetivo de estimular a criatividade dos alunos com consciência ecológica, chamando a atenção da população para poupar o meio ambiente.

1 Liane Nogueira Alves utilizou plástico para box de banheiro. 2 Monique Vieira Pereira utilizou plástico bolha. 3 Tayse Candido utilizou papel e plástico. 4 Jéssica Pagnan Vicentin e Kelly Giassi utilizaram copos de plástico.

CATWALK # 3

40

1

Veja o quadro de disciplinas do 1º Módulo Unidades Curriculares

Carga Horária

Tecnologia de Confecção

40h

Modelagem Plana

80h

Costura

80h

Materiais e Processos Têxteis

40h

Teoria da Moda

40h

História da Indumentária

40h

Pesquisa de Moda I

40h

Desenho de Moda I

40h

2


caderno de moda IF-SC araranguá

A calça produzida a partir de 1000 lacres de garrafa PET foi um dos destaques do desfile. Proposta das alunas Ramone Martins e Janaína Hermes.

41

3

4


1º módulo tribos urbanas

por rafaela soratto

As tribos carregam nas roupas e acessórios, suas ideologias e modos de vida.

CATWALK # 3

42

As Tribos Urbanas são pequenos grupos bem delimitados, com regras e costumes particulares, que se atribui ao estilo de vida das grandes cidades. Entre elas, destacam-se os: basofes, desportistas radicais, dorks, drag queens, emos, from uk, geeks, góticos, grunges, headbangers, hippies, mods, nerds, patricinhas, sarahs, plocs, preppys, punks, rastas, skinheads, yuppies, punks, hippies e outros. Uma Tribo Urbana é uma espécie de pacote de gosto musical, ídolos, roupas e acessórios. É uma forma de sinalizar ao outro o que se é. Com o objetivo de conhecer esses diferentes grupos, os alunos do 1º módulo do Curso Técnico em Produção de Moda, na disciplina de Pesquisa de Moda I, coordenados pela professora Rafaela Bett Soratto, desenvolveram através de pesquisa, roupas em miniaturas representando as diferentes Tribos Urbanas.


por ursula carvalho

O inverno 2011 já é realidade há tempos para quem produz moda. Tá chegando o frio! Mesmo enquanto o pessoal curtia o calor nas praias Brasil afora, nós já estávamos cobertos e encapotados até o ultimo fio de cabelo, no clima invernal. Pensar e desenvolver moda é sempre isso: olhar pra frente! Aqui será apresentado um resumão do que pintou nos desfiles internacionais e nos nacionais, destacando subtópicos como: cores, tecidos/estampas e peças-chave. Então, vamos à eles:

Cores As paletas mostraram cores sóbrias em tons neutros, como costuma ser comum para a estação mais fria do ano. No entanto alguns tons mais elétricos surgiram para dar um destaque divertido e jovem às composições do inverno. Dentre os neutros, destaque para a paleta de nudes, focando no mostarda e em especial no camelo, a cor da estação para casacos mais pesados e estruturados. Os cinzas não ficaram de fora, e foram

presença garantida assim como o sempre elegante preto. O diferencial ficou por conta do azul royal e de variações de coral. Estas foram destaque em coleções nacionais como Colcci e Osklen. Os metálicos tiveram seu momento de glamour, e já puderam ser apreciados em uma série de vestidos divinos das divas no recém Grammy Awards 2011. Selena Gomez, Miley Cyrus, Jennifer Lopez e Heidi Klun, arrasaram no red carpet!

Peças e detalhes-chave

os materiais têxteis que surgiram nas passarelas mundo afora mostram que a diversidade estará presente tanto em relação aos substratos quanto em relação às estampas e às misturas propostas. Surgiram Tweed, chevron, chenile, lã, boucle, e diversos tipos de tricôs. Muitas rendas e couros, este desde os opacos, aos envernizados e envelhecidos. Atenção também ao croco e avestruz. As peles chamaram muita atenção, as de carneiro, urso, pelúcia, chinchila e macaco. Vale assistir de novo o desfile da Chanel. Moletom e moletinho foram propostos em peças menos esportivas e mais formais, como blazers e vestidos. Agora a grande vedete foram os veludos cotelê e plush, que estiveram presentes nos mais variados looks.O mix proposto apontou para denin mais couro, malha mais couro ou o tricô mais plano. Em matéria de estampa, os bichos estão soltos novamente! Viu-se algumas apostas em florais do campo retrôs, pois (Dolce Gabbana), multiétnico (Anna Sui) e Gráficas e geométricas (Pucci). Mas as apostas mais bacanas ficaram com o ombré e os clássicos e diversos tipos de xadrez (com rapport gigante - os mais modernos, Tartan, Príncipe de Gales, Pied Poule, etc). Mas eu não poderia encerrar esse tópico sem mencionar os Textoramas de Balenciaga, muito criativos e moderníssimos!

Alguns modelos de jaquetas, tipos de saias, propostas de vestidos, etc acabam aparecendo de forma similar em diversos desfiles, sendo merecedores de atenção pois se configuram como apostas garantidas de vendas, respeitados os públicos e segmentos de cada marca. Podemos destacar as seguintes peças-chave: Flight Jackets (modelos de jaquetas que saíram diretamente do Filme Amélia); Maxi vestidos/ Saia longa (em diversas propostas: lisas, listradas e xadrezes); Jaquetas croped (com efeito mais curto que o normal, como se tivessem sido cortadas); Calças de alfaiataria (em variados modelos como cintura alta, clochard, cenoura, etc.); 43 Leggings, macacões, boleros e casaquetos de manga mais longa; Hot pants; Coctail dresses que já estão aparecendo há algum tempo mas que continuam em alta, em propostas variadas: um ombro, evasé, tubinho, tomara-que-caia, com ou sem manga. caderno de moda IF-SC araranguá

tendência de moda

Tecidos e estampas


CATWALK # 3

44

estamparia na moda

dica da professora

Professora LUCIANe n. juliano

Há tempos que a estamparia confere cores e graça às coleções. Na verdade, a estamparia em tecidos é uma arte milenar, que se aproximou do que conhecemos hoje durante o século XVI, período das grandes navegações. No entanto, a técnica evoluiu por métodos diferentes, os mais conhecidos são: o processo de estamparia rotativa, feito através de cilindros, processo de estamparia localizada, realizado por quadros e recentemente o processo de estamparia digital, feito em uma impressora especial para tecidos. Este último contribui muito para a expressão da criatividade das grifes brasileiras e para o aprimoramento da cadeia têxtil pois permite a concepção de desenhos mais elaborados e imagens sofisticadas. Ao criar uma estampa deve-se levar em consideração vários fatores como: o tema da coleção, o material têxtil que será utilizado (algodão, poliéster, seda, etc), o molde da peça, a cor ou cores que serão utilizadas. A estampa remete a um estado de espírito, passando informações através da imagem, por isso é importante trabalhar com a harmonia ou o contraste das cores da peça com a estampa, dependendo do resultado que se deseja. A criação de estampas para uma coleção preserva dois importantes itens no mundo da moda: individualidade e exclusividade. A estamparia possibilita a produção de peças personalizadas, aumentando o valor agregado do produto. No Laboratório de Estamparia do IF-SC Campus Araranguá os alunos têm a oportunidade de trabalhar com a estamparia localizada. Eles criam as estampas no computador por meio de programas gráficos como Adobe Photoshop e Corel Draw, aprendem a gravar as matrizes (quadros) e utilizam diferentes técnicas da estamparia localizada. A estamparia localizada pode ser explorada na moda através das variações das técnicas como, foil, glitter, puff, flocado, devorê e corrosão que proporcionam um efeito diferenciado à peça. Trabalhamos também com uma variedade de pigmentos que permite ao aluno explorar sua criatividade com o uso das cores.


Professora aline h. p. de oliveira

A pesquisa científíca é movida por um grande questionamento formulado pelo pesquisador. Esta curiosidade é o que move as ações, as atividades a serem desenvolvidas num rol de instrumentos e práticas acadêmicas. Na área da moda, a pesquisa é constante em diversas unidades curriculares, especialmente em Marketing de Moda, disciplina ministrada no terceiro módulo do curso Técnico de Produção de Moda. Ela é utilizada como ferramenta didática para incentivar a produção científica com o objetivo de INOVAR projetos de produtos, processos empresariais, modelos de gestão e de negócios. No projeto elaborado entre agosto e outubro de 2010, coordenado pela Prof. Aline H. P. De Oliveira, foram apresentados quatro propostas em grupo explanadas durante o Seminário de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Catarinense – Campus Santa Rosa do Sul. Os projetos apresentados foram: 1 Projeto de Negócio: Bichinho de Luxo, 2 Projeto de Gestão: CooperArte e 3 Flor de Laranjeira, Projeto de Produto: Meias de Água Quente. “Esse trabalho 45 foi muito produtivo em todos os sentidos não só durante as pesquisas para o desenvolvimento do projeto, quanto pela participação do Prêmio Técnico Empreendedor, e também para os conhecimentos e experiência que adquirimos ao longo das aulas e principalmente na apresentação em Santa Rosa do Sul”, salienta a aluna Monik Aléssio. A metodologia aplicada em sala de aula teve o objetivo de cumprir as ementas da unidade curricular sem sufocar a imaginação das alunas e construir o aprendizado em que a disciplina e a liberdade não sejam mutuamente exclusivas. A pesquisa orientada para a inovação deve gerar mudança de comportamento e elevar a autonomia do aluno. Invista na pesquisa! caderno de moda IF-SC araranguá

Trabalhar com moda está na moda. Esta área sempre possibilitou inúmeras possibilidades de atuação que variam desde o desenvolvimento de produtos até sua inserção no mercado. Para que um produto de moda chegue a uma prateleira, vários profissionais com diversas funções se envolvem no processo. Mas se você pudesse ampliar suas expectativas em trabalhar com moda de uma forma diferenciada tal como ajudar a organizar um guarda-roupa? Agora além do Personal Stylist, profissional que auxilia as pessoas a se vestirem adequadamente, existe o Personal Organizer. Esta é uma atividade relativamente nova e surgiu por conta do ritmo acelerado de vida em que as pessoas vivem hoje. A falta de tempo passou a ser um grande problema para as pessoas ativas, inseridas no mercado de trabalho. Automaticamente, falta tempo para se dedicar às coisas pessoais. Isso também é decorrente devido à mudança do perfil da mulher em relação à sociedade. As mulheres com carga horária alta no trabalho chegam em casa e se dedicam à sua família, seus filhos. As que ainda não tem filhos, preenchem o tempo livre com estudos, viagens, com uma vida social fora de casa. Pouco tempo ou até mesmo nenhum tempo, é destinado aos cuidados da casa. Assim, o Personal Organizer tem a função de colocar tudo em ordem. Para ser um Personal Organizer é preciso ser uma pessoa reconhecida pela extrema organização. Mas é preciso se profissionalizar, pois todo trabalho realizado exige técnicas específicas para que fique bem feito. Além disso, a Personal Organizer Ciça Rattichieri fala da importância em entrevistar o cliente para saber o que ele almeja com o serviço. Este profissional organiza guarda-roupas, armários, ensina os clientes a aproveitar melhor os espaços, pode organizar arquivos do computador, as contas da casa. É considerada uma profissão elitizada. A vantagem principal apontada pela Personal Luiza Vieira é que este profissional pode minimizar o estresse da vida doméstica, acrescentando tempo livre para se dedicar ao lazer, família e a todas as atividades que foram deixadas de lado devido à desordem em seu lar. Então fica a dica! E você, gostaria de se tornar um Personal Organizer?

A PESQUISA CIENTÍFICA

personal organizer

Professora graziela b. kauling


look da capa

O Mapa da Mina para o Look da capa

CATWALK # 3

46

por ursula carvalho

Nosso look da capa, escolhido com muito carinho entre as diversas mini coleções apresentadas no I’Fashion, é da aluna Joalise Cardoso. Para o desenvolvimento do projeto que deu origem à ele, muitas etapas precisaram ser cumpridas e nosso objetivo agora é falar um pouquinho delas. Antes de qualquer coisa foi necesário pensar para quem o estudo se destinava, isso é o que chamamos de definição de público-alvo. Joalise escolheu mulheres entre 22 e 30 anos, urbanas, modernas e sofisticadas; ligadas à tecnologia e moda, com noção do seu estilo, gosto por novidades e coisas diferentes com toque fashion e feminino. O segmento de moda optado foi o citywear, isto é, roupas urbanas com toques de alfaiataria. Além desses passos iniciais, também orientamos nossos alunos a trabalharem com temas de inspiração, pois são eles que irão dar o diferencial de uma coleção. A busca pelas tendências de moda direciona para onde o mercado esta tendendo a ir e consumir, mas o tema é a cereja do bolo, o que vai fazer com que as peças criadas sejam autênticas e não apenas uma “cópia” dos desfiles internacionais. Trabalhar com um tema de coleção é como dar um norte, um caminho, e com isso a coleção fica mais coerente e homogênea, além de ter fundamento e facilitar para o estilista pesquisar e se inspirar na criação. De acordo com a aluna:

A escolha pelo tema veio a partir da definição da microtendência que gostaria de trabalhar na coleção, o militarismo. Como a proposta era Segredo Identidades e Sociedades Secretas optei por Espiões de Guerra e busquei no mundo da espionagem, e nos elementos que remetem aos uniformes militares, minha inspiração.


Para ela a experiência foi muito gratificante:

Uma etapa bastante importante dentro do projeto de uma coleção é a que diz respeito à pesquisa de mercado, aquela que justifica as escolhas feitas pelo aluno. Nas pesquisas realizadas por Joalise, a cidade de Araranguá e seus arredores caracterizam-se pela concentração de pequenas confecções que na sua maioria tem o foco nas roupas fast fashion e como público-alvo mulheres. No entanto observase que mesmo com tanta diversidade quantitativa, não há uma diversidade qualitativa o que se reflete na falta de novidades que cheguem aos pontos de venda em tempo real; o que está nas revistas, internet, tv e outros meios de comunicação demora a aparecer nas vitrines. De acordo com uma pesquisa informal realizada pela aluna na cidade de Araranguá e região, houve a constatação da falta dessas novidades de moda em tempo real, e notou-se que quando as “novidades” chegam não possuem mais o caráter de exclusividade, pois já estão massificadas. “Isso faz com que as pessoas acabem se deslocando para cidades grandes com intuito de comprar as roupas que não encontram aqui, buscando uma satisfação imediata de seus desejos”, relata ela. E tomando conhecimento dessa necessidade com grande demanda na cidade de Araranguá surgiu a idéia de criar uma marca de roupas femininas atualizadas com as tendências de moda em tempo real, assim suprindo a carência do público-alvo da cidade e região. Esse foi o objetivo da aluna com seu projeto.

joalise cardoso joalise@hotmail.com

O resultado final da coleção ficou condizente com a idéia inicial, desde a criação até o final da peça, cada detalhe que imaginei, consegui tornar real. Com essa experiência tive mais certeza de que quero trabalhar com moda, abrir uma loja e aos poucos construir minha marca com o perfil do público-alvo do projeto de conclusão do curso.


diagramm design com alma tipogrรกfica

www.diagramm.com.br diagramm@diagramm.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.