Life & Fashion Magazine Edition January 2024

Page 1

Janeiro 2024

Life & Fashion Eduardo Kobra inaugura museu em Miami

golpes digitais

Edição 13

XXiiI

Vol.xiii

janeiro 2024

Magazine

Relacionamento Sugar

Os desafios de cada signo para o novo ano INTERCÂMBIO APÓS OS 50 ANOS WWW.LIFEFASHIONMAG.COM

Como viajar com seu pet


The Elikia Hope Foundation

a a a ç ç n a e F ifer d

The Elikia Hope Foundation é uma organização filantrópica internacional com foco na África Fundadora - Sua Majestade Rainha Diambi Kabatusuila Tshiyoyo Muata da República Democrática do Congo

www.theelikiahopefoundation.org


UMA PRÉVIA PRA VOCÊ LEITOR! PETS

CAPA

O NOVO ANO

VIAGEM COM SEU PET

S

C

Se você pretende viajar neste final de ano com o seu pet, seja de avião ou de carro, existem regras para se atentar.

hegamos oficialmente à reta final de 2023 e o novo ano se aproxima a passos largos.

ARTE

EDUARDO KOBRA VIAGEM E TURISMO

DECOLE PARA ANGUILLA

A

American Airlines, primeira companhia aérea a inaugurar serviço direto para Anguilla a partir dos EUA, aumentou o número de voos para duas vezes ao dia desde 20 de dezembro COMPORTAMENTO

BEBIDA ALCOÓLICA

A

O

s obras de Eduardo Kobra podem ser vistas na inauguração de um novo espaço histó rico em Miami, o museu do Hampton House

Estatuto da Criança e do Adolescente prevê como crime "vender, fornecer, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica.

03 WWW.LIFEFASHIONMAG.COM


Jornalista, editora do portal de notícias NA MIDIA; colunista no Brazilian Times nos EUA, Feverish Magazine e Life e Fashion Magazine, ambas em NY; diretora de relações internacionais na FEBRACOS, Vice Presidente da APACOS, Delegada da Associação Internacional da imprensa, Imortal da Academia de letras de São Paulo e Academia Mundial

Nota da Editora Neste mês de JANEIRO DE 2024 trazemos como capa o novo ano que chega - 2024 assim, chegamos oficialmente à reta final de 2023 e o novo ano se aproxima a passos largos. Para quem ainda não fez seus planos e resoluções para o ciclo, essa é uma boa hora. Para ajudar nessa missão, o Astrolink elencou os desafios de cada signo para 2024 Igualmente, agradecemos sempre e contamos com a nossa fiel e competente equipe para criar essa edição tão especial.

Uma boa leitura a todos!

A SUA REVISTA DE ATUALIDADES BRASILEIRA NOS EUA FUNDADA EM 2008 SÃO PAULO - NEW YORK

E-mail PRESS@LIFEFASHIONMAG.COM

JORNALISTAS DENNY SILVA UIARA ZAGOLIN

DEPTO MARKETING SHERYL SMITH

JORNALISTA CORRESPONDENTE INTL DENNY SILVA

@lifeandfashionmagazine

DESIGNER GRÁFICA VALÉRIA DIAS OLIVEIRA

www.lifefashionmag.com/

DIRETOR DE FOTOGRAFIA DENNY SILVA COORD.DE EVENTOS DAN STUART DEPTO CIRCULAÇÃO KURT JOHNSON

life & fashion magazine

JANEIRO- 2024

Uiara Zagolin


JANEIRO - 2024

LIFE & FASHION MAGAZINE

Índice

11

NATTAN Nattan tem ascensão meteórica em 2023, com crescimento de cerca de 80% no número de streamings

06 11 14 16 19 22 25 27 30 33 34 36 37 40 43

19

RELACIONAMENTO SUGAR

Esta forma de relacionamento sugar reflete uma característica da sociedade contemporânea

25

MINEIRA FATURA USD 8 MILHÕES

Brasileira Daniela Vianna ganha reconhecimento global levando astrologia e IA a novos patamares

MATÉRIA DE CAPA - NOVO ANO NATTAN GOLPES DIGITAIS EDUARDO KOBRA RELACIONAMENTO SUGAR BEBIDA ALCOÓLICA PARA MENORES MINEIRA FATURA USD 8 MI EM ASTROLOGIA INTERCÂMBIO APÓS OS 50 ANOS URBANISMO VERDE PLANOS DE SAÚDE MISS TEEN SÃO PAULO A TROCA DE ESTAÇÃO VIAGEM E PET DICAS PARA SUBSTITUIR O USO DA TELA POR CRIANÇAS DECOLE PARA ANGUILLA

05


DICAS Chegamos oficialmente à reta final de 2023 e o novo ano se aproxima a passos largos. Para quem ainda não fez seus planos e resoluções para o ciclo, essa é uma boa hora. Para ajudar nessa missão, o Astrolink elencou os desafios de cada signo para 2024.

Sugestões para quem quer começar o ano colocando os planos em prática! Mas, antes de falar de cada signo individualmente, o Astrolink lembra que a astrologia é uma ferramenta que estuda os trânsitos dos astros no céu e que 2024 pode indicar o início de um novo momento na nossa história e sociedade, principalmente porque teremos a entrada definitiva de Plutão em Aquário, fenômeno que não acontece há 250 anos. Além disso, para uma interpretação individualizada e mais precisa, o ideal é consultar seu mapa astral e seus trânsitos diários.

Astrologia


Seus planos e resoluções para este novo ciclo, 2024. É o momento certo para reavaliar e repensar o futuro

revela os desafios de cada signo em 2024


Os desafios que 2024 reserva para cada signo Áries - Persistência Os Arianos são conhecidos por terem muita energia para começar projetos novos. Mas, em 2024, será preciso também persistência para continuar nesses projetos. Seja quais forem os objetivos, de curto, médio ou longo prazo, você pode mudar de caminho ou de estratégia, só não pode desistir.

Touro - Equilíbrio O desafio de 2024 para os nativos do signo de Touro será encontrar o equilíbrio. Isso porque eles tendem a valorizar a estabilidade, mas o próximo ano é de mudanças e transformações. É preciso ter em mente que escolher uma coisa diferente e nova não fará você renunciar o passado. Se equilibrar é importante e pode permitir que você realize mudanças em sua vida pessoal e profissional.

Gêmeos - Versatilidade Para os geminianos, 2024 trará o sabor do novo. Um presente para essas almas versáteis e curiosas. O desafio aqui é ficar alerta para não perder o foco, sabendo aproveitar as oportunidades, se planejando e filtrando o que de fato é bom para si. É um ano que tende a ser muito bom para aqueles que tiverem uma mente ágil e souberem garantir que as aventuras se transformem em conquistas duradouras, sem sobrecarregar o emocional e o psicológico.

Câncer - Reestruturação Cancerianos podem ser apegados as situações e estamos entrando em uma era de Aquário no qual o desapego se faz necessário. O desafio para os nativos do signo de Câncer é entender o que de fato está contribuindo para a vida deles. Será que alguns pilares que você construiu na sua vida não são de areia e vão ceder com o tempo? E se são de areia, será que você não deve tirá-lo da sua vista e abrir espaço e deixar só os que são seguros? 2024 é um ano de reestruturação.

Leão - Encontro com o Ego Para os leoninos, o desafio de 2024 é fazer uma boa gestão do seu ego, encarando suas verdades e certezas. Este pode ser um ano de introversão, para mostrar menos e ser mais, olhar para os defeitos a fim de melhorá-los, reconhecer suas qualidades e valorizá-las, tendo seriedade e discernimento. Será um ano de autoconhecimento para o signo de Leão.

Virgem - Resiliência Para os virginianos, que gostam de estar no controle, o ano de 2024 pode não ser tão fácil. Por isso, seu maior desafio será manter a resiliência diante de situações imprevisíveis e incontroláveis. Aceitar as mudanças sem perder a esperança ou o equilíbrio emocional será fundamental.

Fonte: Manuela TAvares - Fotos: Divulgação


Os desafios que 2024 reserva para cada signo Libra - Autenticidade O desafio de Libra em 2024 será preservar sua autenticidade, mesmo que isso possa desagradar. Conhecidos por sempre mediarem as situações, este será um ano que exigirá dos librianos que eles se coloquem, sejam ativos e não fiquem na defensiva. Não é preciso negar suas qualidades de mediador, mas se posicionar e mostrar suas opiniões é importante. Se você não escolher, alguém escolherá por você.

Escorpião - Transformação Escorpião é um signo de transformação e 2024 pode trazer novos ideais, paixões e desejos. Aproveite para explorar a si, já que este não será um ano neutro e certamente afetará suas atitudes e cenários ao seu redor. Aproveite a jornada, não tenha pressa porque essa energia revitalizadora se manifestará gradualmente com impactos duradouras nos próximos anos.

Sagitário - Equilíbrio O desafio de Sagitário para 2024 é equilibrar o interior e o exterior. Afinal, este é um signo que gosta de mudanças e novidades e este será em um ano em que tantas coisas podem acontecer, exigindo que o sagitariano pense em si, olhe para dentro e não deixe a ansiedade tomar conta. A saúde mental e física serão prioridades nesse período, por ser um ano de ação, mas que exigirá corpo, cabeça e alma presente.

Capricórnio - Mudança Para os capricornianos, 2024 será de mudanças e de sair da zona de conforto. É o momento de fazer o novo e se arriscar. É hora de se mexer e parar de planejar tanto, encontrar o equilíbrio entre pensar tanto e ir em frente. Esteja disposto a aprender novas coisas, falar com pessoas que estão fora da sua bolha, conhecer novas coisas e se arriscando em novas realidades. Tente atividades diferentes, por menores que elas sejam.

Aquário - Fortalecimento Chegou o momento de olhar para si, valorizar seus talentos, encontrar suas qualidades e brilho pessoal. Com Plutão entrando em Aquário e se movimentando por lá pelos próximos 20 anos, esse será, sem dúvida, para todos os aquarianos, um tempo de transformação pessoal. É hora de fortalecer a criatividade e entender o quanto você se vê como um ser completo, que abraça suas qualidades e desafios.

Peixes - Racionalização Para os piscianos, será importante pensar antes de agir, estar atento às coisas que estão acontecendo e às entrelinhas. Racionalizar, principalmente, no sentido do que é bom para si, se colocando também em primeiro lugar. Busque atenção plena, foque naquilo que quer construir, nos seus objetivos e crie estratégias para alcançá-los. Astrolink - www.astrolink.com.br



Nattan tem ascensão meteórica em 2023, com crescimento de cerca de 80% no número de streamings O ano de 2023 foi monumental para Nattan. Com números que ecoam crescimento e conquistas, o cantor de apenas 25 anos tem deixado uma marca permanente na cena musical brasileira, se consolidando como um dos principais nomes da cultura popular na atualidade. No Spotify, o artista teve um aumento de aproximadamente 79% no número de streamings em relação ao ano anterior, atingindo um total de 627 milhões de streamings em 2023. Sua base de fãs também cresceu exponencialmente, alcançando 26 milhões de ouvintes no ano - um aumento aproximado de 68% em relação a 2022 - e 8,7 milhões de ouvintes mensais no Spotify, estendendo sua influência para 181 países. Além disso, Nattanzinho figurou no Top 8 dos cantores mais ouvidos do Brasil na plataforma, conquistando posições de destaque em 8 estados brasileiros, sendo o artista mais ouvido em Pernambuco. No YouTube, o canal do artista acumulou 1.384.040.246 visualizações e ultrapassou 1,91 milhões de inscritos, um crescimento de cerca de 27,3%. Suas redes sociais também testemunharam números impressionantes, com 6,7 milhões de seguidores no Instagram e 25.8M de curtidas no TikTok.

Cantor também comemora o sucesso de sua label, ‘Desmanttelo do Nattan’, que já arrastou multidões em 7 capitais brasileiras EXPANSÃO Em 2023, o cantor não apenas dominou as paradas de sucesso com hits como "Love Gostosinho" (com Felipe Amorim), mas também diversificou seu repertório com o EP "Pra Quebrar a Cara", explorando novos estilos como pagode, sertanejo e pop. Colaborações com artistas renomados como Juliette, Leo Santana, MC Pedrinho e outros, além de feitos históricos nas plataformas de áudio, consolidaram Nattan como um dos maiores expoentes da música nacional. O cantor ainda mergulhou na experiência da sua label "Desmanttelo do Nattan", um projeto que passou por Maceió, Fortaleza, Natal, Recife, Brasília, Salvador e Belém em 2023. Arrastando multidões e apresentando mais de cinco horas de show com convidados especiais, o evento proporciona experiências multissensoriais, com momentos surpresa durante os shows. Com o lema “Esqueça o juízo em casa, que o Desmanttelo só presta grande", a label vai continuar viajando o país no próximo ano, com a primeira edição já confirmada em Aracaju, Sergipe, no dia 20 de janeiro. O processo de expansão de Nattanzinho não deve ser interrompido. O próximo ano já começa em grande estilo, com o cantor sendo o único artista nordestino no palco principal do Réveillon de Copacabana, no Rio. Ele também já confirmou parcerias com grandes nomes como Anitta e Ludmilla para 2024.


"Estou extasiado com todo o carinho e apoio que recebi ao longo deste ano” "Estou extasiado com todo o carinho e apoio que recebi ao longo deste ano. Obrigado por fazerem parte dessa jornada incrível comigo! 2023 foi um marco na minha carreira, mas estou ansioso pelo que está por vir. Estou trabalhando em novos projetos, colaborações especiais e muita música boa para compartilhar com todos vocês. O melhor ainda está por vir, eu prometo" - afirma o cantor. Nattan deve continuar desbravando novos caminhos na música, mantendo-se fiel às suas raízes enquanto busca constantemente expandir o alcance do forró no mundo. Números importantes: SPOTIFY 627 milhões de streamings em 2023 - crescimento de aproximadamente 79% no número de streamings de um ano para o outro. 26 milhões de ouvintes - crescimento de aproximadamente 64,5% de um ano para o outro. 8,7 milhões de ouvintes mensais no Spotify Top 8 cantores mais ouvidos do Brasil Artista mais ouvido do estado de Pernambuco no Spotify. No total, Nattan apareceu no Top 5 artistas mais ouvidos em 8 estados do Brasil. Artista de forró mais adicionado às playlists do gênero criadas por usuários na plataforma de janeiro a julho de 2023. Músicas “Love Gostosinho” Top 5 música mais ouvida em 13 estados brasileiros, sendo a mais escutada em quatro estados. Top 11 Spotify Brasil Top 8 YouTube Brasil Top 7 Deezer Brasil “Conduta” Top 69 Spotify Brasil Sertanejo e Forró Top 93 Deezer Portugal Top 9 Deezer Brasil Top 56 YouTube Brasil “Nunca Mais” Top 165 Spotify Brasil Top 78 Deezer “A Gente Se Entrega” Top 91 Spotify Brasil YouTube +1.3 milhão de visualizações no YouTube 1,9 milhão de inscritos: cresceu aproximadamente 27,3% em relação ao ano anterior. Instagram 6,7M de seguidores Tiktok 25.8M de curtidas Deezer 640 mil fãs na Deezer Nascido em Sobral e criado em Tianguá, no interior do Ceará, Nattan ou “Nattanzinho” é a grande aposta do Forró e da música nacional. O jovem cantor já ultrapassa os + 8,8 milhões de ouvintes mensais no Spotify e só no Instagram, conta com 6,6 milhões de seguidores e + 1,9 milhões de inscritos no Youtube. Siga Nattan nas redes sociais: Instagram Youtube Spotify TikTok Facebook



Golpes digitais crescem 35% em 2023 Chegamos ao fim de 2023, momento adequado para o primeiro balanço dos golpes digitais no ano e as perspectivas para 2024, sobretudo se o aplicativo que acaba de ser lançado pelo Governo Federal para o bloqueio de celulares “roubados ou perdidos” será eficaz para combater as tentativas de fraudes.

Fraudes envolvendo bancos estão no topo da lista A ADDP (Associação de Dados Pessoais e Consumidor) monitora as ocorrências de golpes digitais por meio de vários indicativos, como dados do Fórum Nacional de Segurança Pública, relatórios de consultorias como Kaspersky, dados de Procons e outros institutos. “Obviamente que, números definitivos sobre o ano de 2023 serão disponibilizados durante o primeiro semestre de 2024, mas já é possível lançar algumas conclusões”, adverte Francisco Gomes Junior, advogado especialista em golpes digitais e presidente da ADDP. Em 2023 houve um aumento entre 25% e 35% no número de golpes digitais e de vítimas, assim como crescimento de ocorrências policiais, o que significa que as pessoas lesadas ganham consciência da importância de lavrar o Boletim de Ocorrência para comunicar a autoridade policial e solicitar a respectiva investigação. Os golpes bancários lideram a lista de golpes no ano, oriundos de dois tipos de situação, o furto/roubo do celular com posterior acesso aos dados bancários da vítima e o acesso da conta por fraude (seja por meio de ligação telefônica ou link malicioso). Nesse sentido, o aplicativo governamental será de grande valia, explica Gomes Junior. “Em caso de furto ou roubo do celular há a expectativa de que em 10 minutos todos os acessos, inclusive bancários, sejam bloqueados, o que limita a ação dos golpistas, afirma o advogado.


Ao longo de 2023 outros golpes apresentaram crescimentos:

Golpe do link malicioso Golpe do falso emprego – quando, por meio de SMS ou WhatsApp, acontece a oferta de um emprego bom, de meio período, para trabalhar em casa e com boa remuneração. Obviamente trata-se de um golpe, onde se visa a obtenção de dados pessoais e muitas vezes o pagamento de taxas, que são destinadas para contas de golpistas;

Golpe do link malicioso Por meio de mensagens simulando ser o banco ou mesmo comunicando sobre algum benefício ou auxílio social se pede o contato por meio de um número telefônico que vem em forma de link, para que a pessoa clique em cima. Ao clicar acontece a instalação de um malware, um software malicioso que irá roubar os dados pessoais do celular;

Golpe da maquininha Esse golpe se tornou comum em grandes eventos e aglomerações e possui mais de uma modalidade. Na mais comum, ao efetuar uma compra com um ambulante, a pessoa entrega o cartão para pagamento e em fração de segundos o cartão é trocado sem que a vítima perceba e quando perceber será tarde. Outra modalidade é chamada de “chupa senha”, quando se insere o cartão, se digita a senha e se tem a mensagem de que a compra é inválida. Na realidade, a máquina está adulterada e a senha digitada fica gravada, permitindo uma série de operações fraudulentas com o cartão da vítima. “Quando o cenário mostra crescimento no número de golpes e de vítimas, ano a ano, a conclusão óbvia parece ser a de que as dicas de especialistas, as publicidades efetuadas pelos bancos e outros meios de prevenção não estão sendo efetivas como deveriam. Talvez porque sempre haja repetição em lugares comuns que não mostram resultados. A ADDP ingressa com ações coletivas, que possam beneficiar a toda sociedade e responsabilizar as entidades (bancos, plataformas etc) que até agora não ofereceram soluções aos seus clientes”, finaliza Gomes Junior. Fonte: Tauana Marin - Fotos: Divulgação

Francisco Gomes Júnior Advogado Especialista em Direito Digital. Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP). Autor da obra “Justiça sem Limites”. Instagram: @franciscogomesadv


Eduardo Kobra

inaugura museu em Miami

Hamtpon House é um espaço histórico da luta negra nos Estados Unidos Depois da bem-sucedida exposição em Pisa, artista visual brasileiro é destaque com a exposição Black lives


D

esde o dia 9 de dezembro, 13 telas do artista brasileiro Eduardo Kobra podem ser vistas na inauguração de um novo espaço histórico em Miami, o museu do Hampton House. Reconhecido internacionalmente por seus grandes murais em espaços públicos urbanos, o artista visual brasileiro Eduardo Kobra vem alcançando sucesso com suas telas. Acaba de chegar de Pisa, na Itália, onde abriu a exposição “Recortes”, no Palazzo Blu.

2ª edição, foram confirmadas 2 mil e 500 pessoas simultâneas no auditório Kobra é um dos importantes artistas que integram a mostra ‘Gimme Shelter’, aberta ao público no dia 9 de dezembro no The Historic Hampton House Museum of Culture & Art, em Miami. A exposição teve como ponto de partida a incrível coleção particular da filantropa e mecenas norte-americana Beth Rudin DeWoody – e integra a programação oficial da Art Basel Miami Beach, considerada a principal feira internacional de arte contemporânea da América do Norte. As telas ficam expostas ao público até o dia 22 de janeiro. O artista brasileiro terá 13 telas expostas, um conjunto denominado ‘Black Lives’. São retratos de personalidades negras relevantes para a cultura mundial, além de obras que trazem mensagens antirracistas e em prol da coexistência. “São valores constantes em minha carreira e é extremamente importante trazer estas telas para um espaço tão significativo como é Hampton House”, afirma o artista. O Hampton House é uma peça importantíssima da história negra de Miami. Trata-se do único remanescente preservado dentre os hotéis dali que constavam do icônico ‘The Negro Motorist Green Book’, um guia de viagem feito para afro americanos em um tempo de segregação racial – ou seja, contendo os locais que aceitavam negros e que eram seguros para eles. Em 1976, o hotel fechou as portas e o edifício, que já havia recebido ilustres hóspedes como Martin Luther King, Nat King Cole e Muhammad Ali, ficou abandonado até o início dos anos 2000. Deteriorado, chegou a estar em vias de demolição. Até que um grupo de defensores do patrimônio histórico conseguiu que o imóvel fosse protegido e convertido em museu.


Obras remetem à história da Hampton House Kobra traz em suas telas personagens icônicos que ficaram hospedados no hotel, entre os anos 1950 e 1960, como Louis Armstrong, Stevie Wonder, Marvin Gaye, James Brown. “É uma celebração desses grandes artistas que passaram por ali”, conta o artista. Personalidades não só da música, mas do esporte e da política, também estão entre os escolhidos. Martin Luther King tinha um quarto para ele no hotel, onde havia inclusive uma porta de fuga. Foi lá onde fez os ensaios para o seu discurso histórico “I have a dream”, proferido em Washington em 1963, e que reuniu 250 mil pessoas para defender a liberdade e justiça para a população negras. O líder é retratado por Kobra na obra “Martin Luther King”, com a multidão ao fundo. O boxeador Muhammad Ali, o ativista Malcom X, o jogador de beisebol Jackie Robinson, também estão entre os ícones retratados pelo artista brasileiro. “A história do racismo e da segregação são muito fortes. Eu não poderia deixar de estar presente neste lugar que dialoga tão fortemente com o engajamento que trago na minha obra”, afirma Kobra. No início do ano que vem, Kobra irá ainda fazer um mural de 19 m x 9 m em frente à instituição – seguindo a mesma linha temática. A mostra em Miami vem na esteira de uma outra exibição internacional que, cada vez mais, firma o nome de Kobra também entre o dos grandes artistas de telas da contemporaneidade. Em outubro, ele abriu sua mostra ‘Recortes’ no museu Palazzo Blu, em Pisa, na Itália – inéditas, as obras podem ser conferidas até o começo do ano que vem. No fim de novembro, Kobra também inaugurou um espaço dedicado a suas obras na 5ª Avenida, em Nova York. Batizado de Hall of Kobra, é organizado e mantido pela galeria que representa o artista.

Eduardo Kobra Nascido na periferia de São Paulo em 1975, Eduardo Kobra se tornou um renomado artista global, com murais em cinco continentes. Ele detém recordes, incluindo o maior mural grafitado do mundo, e feitos como um painel de quase 500 metros quadrados instalado na sede da ONU, em Nova York. Além disso, ele é reconhecido por galerias e museus e, recentemente, um filme sobre sua vida ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Kobra é conhecido por sua sensibilidade às questões sociais, representando causas ambientais, direitos humanos e paz em seus murais. Ele também fundou o Instituto Kobra, que busca transformar vidas através da arte, por meio de diversas ações e em projetos humanitários. “Black lives” - exposição de Eduardo Kobra em Miami até 22 de janeiro na Hampton House, 4240 NW 27th Ave, Miami, FL 33142 (USA)


O IMPACTO DOS

RELACIONAMENTOS SUGAR A INFLUÊNCIA DO DINHEIRO NAS RELAÇÕES SUGAR COM UMA ANÁLISE DE CLAUDIA PRETTI, PSICANALISTA A plataforma de relacionamento Sugar, MeuPatrocínio.com, continua chamando a atenção nas manchetes da mídia com o polêmico ‘relacionamento sugar’, tanto que a psicanalista Claudia Pretti, vice-diretora de Relações Interdisciplinares do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), compartilhou suas visões sobre o tema. Segundo Claudia, esta forma de relacionamento ‘sugar’ (relação entre um homem mais velho e rico, o sugar daddy, que banca uma mulher jovem, a sugar baby) reflete uma característica da sociedade contemporânea onde o dinheiro desempenha um papel central. “É uma relação com um lugar no mercado, onde o dinheiro pode suprir diversas necessidades”, contou. Ela argumenta que, nesses relacionamentos, o dinheiro é a força motriz, com a pessoa mais velha buscando satisfação e jovialidade, enquanto o parceiro mais jovem busca estabilidade e facilitação da vida. Claudia Pretti sugere que isso reflete uma tentativa de escapar das angústias humanas, buscando uma vida sem dor ou desconforto através do poder do dinheiro. Que é exatamente o papel que o dinheiro desempenha nos dias de hoje: conforto, tranquilidade e boa vida. "É um relacionamento contemporâneo, com um lugar no mercado, com o dinheiro.


HOMEM PROVEDOR

O ASPECTO PATRIARCAL DESSES RELACIONAMENTOS

As características da nossa contemporaneidade, onde existe uma ideia de que a gente pode fugir do lado muito humano que é a angústia. É como se as pessoas fizessem uma suposição de que elas podem viver sem angústia, sem as dores de existir, porque o humano é, por natureza, atormentado — e hoje a gente trabalha muito com a ideia de que vamos encontrar uma forma de apagar esse mal-estar", afirma. Pretti também comenta sobre o aspecto patriarcal desses relacionamentos. Ela aponta que a ideia de um "homem provedor" ainda é uma norma cultural, vista como um resquício do patriarcado. Isso se reflete na percepção social sobre as mulheres e os homens em tais relacionamentos, onde os homens são vistos em uma luz de potência sexual, enquanto as mulheres são frequentemente julgadas negativamente por buscarem relacionamentos com homens mais jovens.

"A gente tem uma organização onde a sexualidade para mulheres era tabu, só o homem poderia viver isso.

NA MIRA DA MÍDIA

Existe esse pensamento porque a sociedade acredita que a mulher ocupa espaços de inferioridade. Um homem que sai com uma mulher mais nova dá notícias da potência sexual deles, já a mulher não pode falar em sexo", finaliza a psicanalista Claudia Pretti.

Recentemente, o portal de notícias G1, do grupo Globo, compartilhou a história de vida de três usuários do site MeuPatrocínio, que são Sugar Babies, sendo uma delas a embaixadora Talita Góis, e um Sugar Daddy (advogado formado pela Universidade de São Paulo e mestre em direito internacional), além da visão da presidente da Comissão Permanente da Mulher e advogada da OAB-SP, Isabela Castro, e do psicanalista Christian Dunker.

A prevalência de mais de 2 milhões de Sugar Daddies em contraste com cerca de 400 mil Sugar Mommies no site sugere a persistência de uma dinâmica tradicional, onde o homem é visto como o provedor financeiro.

A notícia teve como foco mostrar a dinâmica de um relacionamento Sugar e destacar o crescimento do meupatrocínio.com, que registrou um aumento de 276% no número de usuários no Brasil.

Esta noção enraizada na sociedade remonta a tempos antigos, quando os papéis de gênero eram rigidamente definidos, com os homens frequentemente assumindo o papel de sustento financeiro das famílias.

A matéria foi replicada por diversos noticiários e tem despertado o interesse e curiosidade de milhares de internautas para esse estilo de relação que tem ganhado a preferência das pessoas

Como que uma mulher vai sustentar um cara novo?



DESCOMPLICANDO DIREITO

com a Ju

BEBIDA ALCOOLICA PARA MENORES!

Juliana Puccini

UM CRIME CUJO RESPONSÁVEIS SÃO OS PRÓPRIOS PAIS! Fim de ano, festas, churrascos. confraternizações, natal, Réveillon. A família e os amigos reunidos em cima de renovação, paz, esperança, harmonia, alegria, felicidade. projetos e perspectivas para o novo ano que inicia, e daí vem as famosas frases "Ah! Que belezinha ele já bebe", "Ah! Deixa vai... só um pouquinho, não vai fazer mal", "Que

lindo ele bebe a espuminha da cerveja,” Quando não mandam as crianças irem aos bares, lanchonetes, padarias e supermercados comprarem cerveja e todos os outros tipos de bebidas alcoólicas. Vocês podem ficar escandalizados, mas inúmeros pais, parentes, amigos e responsáveis por crianças e adolescentes agem dessa forma, contribuindo em muito e inúmeras vezes iniciando os infantes no mundo da dependência alcoólica, e o pior e’ que quase nunca tem consciência do ato prejudicial que estão praticando e muito menos da conduta criminosa perpetrada. Sim Senhoras e Senhores! O Estatuto da Criança e do Adolescente, o famoso Eca, prevê como crime "vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possa causar dependência física ou psíquica. Muito se tem falado na mídia sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, com inúmeras consequências para os responsáveis pelos estabelecimentos

22


Juliana Puccini

comerciais infratores, que vão desde a abertura de inquérito policial, até a cassação do alvará de funcionamento e mesmo a lacração do comércio. Inúmeras tem sido as blitz e campanhas conscientização realizadas nesse sentido. Todavia, não podemos jamais esquecer que crime não é só a venda, mas inclui também ministrar, entregar ou fornecer ainda que gratuitamente, portanto também respondem penalmente todas as pessoas que fornecem, mesmo que de graça, ou possibilitem o acesso da criança e do adolescente à bebida alcoólica, abrangendo uma série de condutas 1.Aquela pessoa que compra bebida para a criança ou adolescente, na tentativa de burlar a lei; 2.Os que pedem para os menores comprarem bebidas nos mais diversos estabelecimentos comerciais:

3.Os que compram bebidas para si oferecem um pouquinho ou um golinho para os menores: 4. Os que em sua própria residência oferecem bebidas para crianças e adolescentes, induzindo-as a beber, ou fornecer a bebida solicitada pelos últimos, sendo que nessa conduta se enquadram a grande maioria dos pais, parentes ou responsáveis. 5.Os que em festa de crianças e adolescentes permitem a circulação de bebidas alcoólicas, ou mesmo em festa de adultos não tomam as devidas providências para que os menores não tenham acesso a esse tipo de bebida. Pelo exposto acima podemos concluir que diversas pessoas encontram-se praticando esse delito, sem ao menos terem ciência disto, em virtude do que se

23


Juliana Puccini

torna necessário uma conscientização de todos e um grande empenho de nossa sociedade para evitar que milhões de crianças e adolescentes sejam arrastados ao vício do álcool tão cedo e por sua própria família, que mais tarde certamente irá sofrer as consequências desta doença funesta e cruel, que traz consequências destrutivas avassaladoras não só para o dependente, mas também para sua família, atingindo a sociedade como um todo. Por tais motivos é primordial o papel familiar no combate ao alcoolismo, devendo os pais, responsáveis e demais familiares exercem total vigilância sobre os infantes, proibindo qualquer tipo de contato dos mesmos com substâncias que possam causar dependência física e psíquica e dentre elas o álcool, cujo acesso infelizmente é muito fácil e comum nos dias atuais. Importante ressaltar que não basta pura e simplesmente proibir de álcool, mas

sim efetuar uma conscientização junto aos jovens do perigo e das reais consequências do seu consumo, a fim de que quando atingirem a maioridade, ou seja, os 18 anos, ocasião em que terão livre acesso a esse produto, saibam dos riscos decorrentes da utilização dessa bebida e se mesmo assim ainda quiserem dela fazer uso, que façam com moderação. Finalizando, gostaríamos apenas de deixar uma frase para reflexão dos país e responsáveis: Você prefere ser tachado de careta hoje e no futuro ser reconhecido como uma pessoa leal, consciente; amiga, um. verdadeiro herói ou anjo de seu filho? Ou acha melhor ser no agora o camarada legal e moderno e no amanhã ser lembrado como o omisso, ausente, covarde, banana ou monstro que levou seu filho ao mundo dos vícios? Pense bem e reflita! A escolha é toda sua e as consequências também.

24


Mineira fatura U$ 8 milhões com astrologia A startup Ephemeris, sob a liderança da empreendedora brasileira Daniela Vianna, conhecida pela mídia como "a hippie mais empreendedora do Brasil", está revolucionando o mercado de aplicativos de astrologia com a ajuda da inteligência artificial. Depois de ter gerado mais de R$8 milhões em receita, a empresa, avaliada por investidores em U$9 milhões, se destaca pela inovação e pela harmonização entre tradição esotérica e tecnologia de ponta.

Brasileira Daniela Vianna ganha reconhecimento global levando astrologia e IA a novos patamares internacionalmente com sua startup Ephemeris e o recém lançado aplicativo Sol.ai

FOTOS: SELMY YASSUDA

A Vianna, que começou sua jornada empreendedora ganhando o prêmio Startup Weekend em 2013, fundou a Ephemeris com uma visão clara: ir além do ecommerce tradicional de produtos astrológicos. Em 2019, a Ephemeris introduziu o Talismã do Mapa Astral nos EUA, combinando joalheria fina com leituras astrológicas detalhadas e dados da NASA. "Este talismã é uma peça única, projetada com base no mapa astral individual, acompanhada por análises feitas por astrólogos experientes", afirma Vianna.

Do Talismã à Inteligência Artificial: veja a trajetória da ephemeris e sua revolução astrológica

Recentemente, a empresa lançou o aplicativo Sol.ai, pioneiro na utilização de Inteligência Artificial para fornecer uma experiência de consulta astrológica 24/7. O app oferece respostas personalizadas sobre eventos celestiais e mapas astrais, conectando o místico com o cotidiano de forma inovadora.


Daniela Vianna ganha reconhecimento global O sucesso da Ephemeris e do aplicativo Sol.ai, a levou a fundadora Daniela Vianna a ser reconhecida nas listas da Forbes 30 Under 30, Forbes NEXT 1000, e a ser selecionada para o Techstars, um dos programas de aceleração mais renomados globalmente.

Techstars: Epicentro da Aceleração de Startups A Techstars, fundada em 2006 em Boulder, Colorado, é um titã no cenário de aceleração de startups. Até maio de 2022, mais de 2.900 empresas, com uma capitalização de mercado combinada de US$ 98,6 bilhões, passaram por seus programas. Oferecendo capital, mentorias e recursos valiosos, a Techstars é um trampolim para empreendedores, culminando em um "demo-day", onde

O sucesso da Ephemeris e do aplicativo Sol.ai

apresentam suas soluções a investidores e parceiros estratégicos.

O Processo Seletivo da Techstars

Milhares de startups de todo o mundo se inscrevem para o programa da Techstars em Nova York, enfrentando um processo seletivo rigoroso e competitivo. Recebendo mais de 2.200 aplicações anualmente, 100 empresas são entrevistadas online, das quais apenas 24 são escolhidas para apresentar seus pitches em Nova York. Dessas, somente 12 startups são selecionadas para participar do programa e recebem um financiamento de $120 mil dólares. Daniela Vianna e Laura Mattos, foram as únicas mulheres brasileiras escolhidas, destacando-se com seus projetos Zelia App e Sol.ai.


Inter câmbio após os 50: O remédio para se sentir melhor

A

EF Idiomas no exterior oferece excursões guiadas, passeios históricos e mergulho na cultura local. Adultos com mais de 50 anos podem ir para Málaga, Roma, Nice ou Berlim e ter aulas divididas entre teoria e prática. Muitas pessoas acreditam que o intercâmbio é uma experiência exclusiva para jovens estudantes. No entanto, cada vez mais adultos acima dos 50 anos estão descobrindo que embarcar nessa aventura é um verdadeiro remédio para se sentir melhor. A EF Education First, a maior empresa de educação privada do mundo, tem como um dos seus serviços o EF Idiomas no Exterior, programa para adultos com mais de 50 anos, que promove experiências culturais enriquecedoras.

2ª edição, foram confirmadas 2 mil e 500 pessoas simultâneas no auditório O intercâmbio após os 50 anos oferece uma série de benefícios que vão além do aprendizado de um novo idioma. É uma oportunidade de vivenciar uma nova cultura, ampliar horizontes, desenvolver habilidades sociais e criar memórias duradouras. Uma das principais vantagens do intercâmbio nessa fase da vida é a quebra da rotina. Após anos de dedicação à carreira e responsabilidades familiares, muitos adultos se sentem estagnados e desejam vivenciar algo diferente. O intercâmbio proporciona uma mudança de ambiente e uma oportunidade de se reinventar. Para a Sandra Aparecida, intercambista da EF Education First, “sair da minha zona de conforto aos 64 anos foi uma decisão transformadora. Meu intercâmbio para Malta com a EF superou todas as minhas expectativas, o que mais me marcou foi a sensação de segurança e o apoio constante que a escola proporciona aos alunos. A imersão total no idioma e na cultura local foi um diferencial incrível, eu descobri mais sobre Malta, suas tradições, foi mais do que uma jornada para explorar um novo idioma, foi uma oportunidade de compreender a fundo a essência do país. A EF não apenas ensina um novo idioma, mas cria um ambiente que promove o aprendizado integral. Estou grata pela experiência enriquecedora e por ter escolhido uma instituição que valoriza cada aluno, independentemente da idade.”


Aprender um novo idioma pode ser um desafio, seja em francês, espanhol, italiano ou alemão, os intercâmbios no exterior proporcionam uma experiência totalmente imersiva. “Ao optar por um intercâmbio, os participantes têm a oportunidade única de explorar destinos meticulosamente selecionados para adultos com mais de 50 anos. Cidades como Roma, Málaga, Nice e Berlim se transformam em salas de aula, proporcionando não apenas uma oportunidade de aprendizagem, mas uma bagagem cultural sem igual”, detalha Cristiane Bianco, Country Manager de Intercâmbios da EF Education First. “ Esses programas são mais do que simples viagens, são experiências para manter a mente ativa e estimulada. Descobrir novos lugares, interagir com culturas diversas e aprimorar habilidades linguísticas são apenas alguns dos benefícios oferecidos por esse programa de intercâmbio exclusivo para adultos com mais de 50 anos”, completa a executiva.

EF Intercâmbio A EF Intercâmbio oferece progra mas para 50 destinos, 20 países e sete línguas. Seja para os entusiastas dos centros urbanos, como Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, ou para pessoas que buscam refúgios naturais, como Costa Rica e Nova Zelândia, e até mesmo para aqueles que preferem explorar destinos no Oriente, como Tóquio. A EF Languages tem a experiência de idiomas ideal para atender às mais diversas necessidades de intercâmbios em inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e mandarim. "Estudar no exterior é uma experiência transformadora tanto pela ótica pessoal quanto profissional. É quando se tem a oportunidade de mergulhar numa outra cultura, expandir percepções, aprimorar habilidades de comunicação e partir de uma perspectiva global para análise do mundo", comenta Cristiane Bianco, Country Manager de Intercâmbio da EF. "A vivência em um ambiente estrangeiro promove a independência, resiliência e adaptabilidade, aspectos cruciais no mundo atual. A interação com pessoas de diferentes origens enriquece a compreensão intercultural, além de ser um diferencial no mercado de trabalho globalizado", completa. Os programas podem ser: Gerais, Intensivos, Profissionais, Preparatório para exames (como Cambridge, IELTS, TOEFL e TOEIC), Universidades, Intercâmbio de Férias, Intercâmbio de Trabalho e Estudo, High School nos EUA, Rotação de Destinos (até 3 destinos na mesma temporada), Ano Multilinguístico (até três idiomas em três países), Preparação Universitária (preparação e admissão garantida em uma universidade), Pre-Master's & Pre-MBA (preparatório de pós graduação com entrada garantida em uma universidade internacional top no ranking mundial), dentre outros https://www.ef.com.br/



MEIO AMBIENTE



Mas o sistema de drenagem do Barigui foi projetado para receber o excesso de água do rio de mesmo nome e evitar o fluxo para as áreas residenciais. Por isso, alguns dias depois da enchente, o local estava praticamente “recuperado” e voltando a receber pessoas. Outros parques curitibanos também foram projetados em áreas estratégicas para receber o excedente de água das chuvas. A solução curitibana está dentro do conceito de “cidadeesponja”, que consiste no uso de equipamentos verdes, como jardins e canteiros que cumprem a função de micro drenagem da água, e parques com lagoas para formar o ecossistema de macrodrenagem, que atuam como canalizadores da água excedente da chuva. Todo o sistema é um mosaico verde, que atua com macro e micro drenagem integrados à paisagem. E a multifuncionalidade se reflete na melhora da saúde preventiva e qualidade de vida da população. Então, pensar em uma solução verde integrada cria resultados multifuncionais. A Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA) é uma empresa de arquitetura e planejamento urbanístico fundada pelo arquiteto Jaime Lerner (1937-2021). A JLAA tem como filosofia construir soluções urbanísticas para as cidades com aplicação prática e conceitual de princípios urbanos de desenvolvimento sustentável, transporte público acessível, preservação e valorização da identidade local e da memória urbana, valorização dos espaços públicos, paisagens urbanas e naturais e desenvolvimento das vocações econômicas locais e atração de negócios.

Felipe Guerra

A diferença entre um piscinão de concreto enterrado e um parque aberto para as pessoas é poder oferecer uma solução funcional que proporciona lazer e integração ambiental gastando muito menos. O investimento em um sistema de drenagem integrado é infinitamente menor. Novas infraestruturas verdes podem ser construídas em bairros prontos. As soluções sustentáveis também devem estar vinculadas ao bioma local. Em um projeto verde integrado, pode-se incluir uma ou outra planta exótica, mas é importante que a flora seja do bioma local para ser resiliente e permitir que pássaros e outros animais coexistam e circulem melhor.

Débora Ciociola

Felipe Guerra é sócio da Jaime Lerner Arquitetos Associados. É arquiteto e urbanista formado pela Universidade Positivo, além de cenógrafo, diretor de arte, carnavalesco e designer de joias. Possui experiência em concepção, desenvolvimento e implementação de projetos em escalas que vão do urbano ao design. Débora Ciociola é arquiteta sênior da Jaime Lerner Arquitetos Associados. É arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, mestra em Leisure, Tourism and Environments pela WUR-Holanda e Doutoranda em Gestão Urbana na PUC-Paraná. Integrou a equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba IPPUC por oito anos. Desde 2010 na JLAA, participa da criação e coordenação de projetos em diversas escalas e localidades, especialmente desenvolvimento e desenho urbano, arquitetura e paisagismo e bairros planejados. É urban sketcher e aquarelista.


EM PAUTA

com Mabel Zabellos Mabel Zabellos

PLANOS DE SAÚDE Essa é outra dica quando procurar o profissional e se certificar que o mesmo seja especialista na área de planos de saúde. Conversamos com a Dra. Ana Paula de Sousa Mota Advogada, Ela afirma que, em primeiro lugar, é importante mencionar que o Direito á Saúde é um Direito Previsto na Constituição Federal- e certamente é o direito mais caro que temos porque além da vida precisamos ter a saúde. A Constituição Federal prevê que a saúde é um direito subjetivo das pessoas e que o Estado precisa fornecer. Acontece que o Estado não consegue atender a todos. E a garantia desse direito também se dá através da Saúde Suplementar que são os planos de saúde. Dra. Ana Paula faz parte da ADVOCACIA ANA PAULA DE SOUSA MOTA, escritório de advocacia especializado em direito da saúde, especialista na área de direito médico e à saúde, oferecendo consultoria ímpar neste segmento. A equipe tem como meta a excelência e agilidade para solucionar

as

questões

necessidades dos clientes.

jurídicas

diante

das

O grande diferencial do

Escritório é o compromisso diante da necessidade de cada

COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER DIANTE DE UMA NEGATIVA DE TRATAMENTO MÉDICO

um

humanizado comodidade

dos

clientes,

e

além

do

personalizado, do

cliente.

O

atendimento

garantindo escritório

a

realiza

consultoria jurídica presencial e online - sempre de

Quando você contrata um plano de saúde é importante saber todos

acordo com a necessidade de cada um. Caso você

os seus direitos como consumidor. Um dos casos mais comuns de

esteja com dúvidas ou problemas relacionados a

acontecer, por exemplo, é a negativa de atendimento ou tratamento

negativas dos planos de saúde, tais como: (cobertura

médico

de procedimentos cirúrgicos, medicamentos, imuno-

O consumidor pode acionar a operadora de saúde judicialmente, por

terapia, quimioterapia, radioterapia, exames ou entre

meio de uma medida liminar, ante o caráter emergencial da

outros), segue o contato

solicitação. Ou seja: se o plano de saúde ou o SUS negar tratamento médico é importante buscar os seus direitos via judicial, através de

Informações : 11-99375 7926

um advogado de sua confiança e que seja especializado na área.

Contato : @adv.anapauladesousamota


Mabel Zabellos

POR TRÁS DO GLAMOUR QUE COROOU A MISS SÃO PAULO TEEN 2024/2025 A representante de Guarulhos, Tayná Garbosa, se destacou entre as candidatas com um look glamouroso e personalizado, que valoriza os seus traços marcantes Com um visual sofisticado, digno de estrela de cinema, a Miss Guarulhos Teen, Tayná Garbosa, acaba de conquistar o título de Miss São Paulo Teen 2024/2025. A nova representante da beleza paulista se destacou entre as candidatas com o look assinado pela visagista e megarrista Ingrid Desirée, do salão “A Rainha do Mega Hair”, de Guarulhos, na Grande São Paulo. Para empoderar a imagem, Tayná passou pela consultoria de visagismo. A partir das características físicas, como cor da pele, características dos cabelos e traços marcantes, Ingrid criou uma imagem glamourosa e extremamente feminina, ressaltando os pontos fortes da jovem candidata. Ingrid produziu um penteado que desse mais

leveza ao visual, mantendo as características de adolescência de Tayná. Para dar movimentação aos cabelos ao desfilar na passarela, Ingrid fez um corte com repicado bem suavizado e aplicou camadas de mega hair, com a técnica Invisible em que as mechas são fixadas com fitas adesivas. Os cabelos da miss ainda ganharam um brilho saudável com um tonalizante natural. No salão “A Rainha do Mega Hair”, o visagismo ou consultoria de personal styling, é uma poderosa ferramenta para turbinar o look das candidatas dos concursos de beleza. “O profissional vai criar um design de cabelo, por exemplo, sempre considerando os aspectos físicos e também o estilo de vida e a personalidade do cliente, usando um mega hair caso tenha pouco volume ou cabelos, coloração que mais combina com a pele e outras técnicas capilares”, explica Ingrid. “É uma solução que está em alta e permite criar um visual mais personalizado e harmônico, valorizando a beleza peculiar e os traços marcantes de cada pessoa e já ajudou muitas misses a vencerem concursos”, conclui.

Conheça: @arainhadomegahair

www.lifeandfashionmag.com

34



A estreia de Caroline Grings na literatura leva às estantes infantojuvenis uma bonita e profunda história sobre empatia, resiliência e aceitação. A troca de estação é um convite à introspecção e reflexão a respeito da jornada humana na Terra, os caminhos que as pessoas percorrem e como as relações feitas ao longo da vida moldam cada existência. No enredo, a jovem Elena percorre diariamente um caminho simbólico, em representação à jornada da vida. Em algumas dessas andanças, depara-se com Maria, uma criança solitária e com sinais de abandono da avó que, vez ou outra, a acompanhava. Quando a mulher se aproxima da menina, a idosa, cansada e preocupada com o trabalho, vê a oportunidade de passar os cuidados da pequena à jovem, pois pensou que outra pessoa poderia fazê-los melhor. É assim que se inicia uma bela j

ornada: Elena adota Maria e a ensina sobre questões práticas e emocionais, como a troca de estações – em analogia às fases da vida, o passar do tempo e as mudanças que o acompanham. O vínculo de afeto entre elas dá um novo significado ao caminho que juntas percorrem, já que o amor e a atenção de uma pessoa impactam positivamente no existir da outra. As ilustrações da catarinense Vanessa Martinelli dão ainda mais destaque e ludicidade à abstração da história que é carregada de simbologias. A autora sugere, por exemplo, que a menina seja a personificação da infância da protagonista; a jovem revisita o passado para ressignificar cicatrizes e amparar a criança interior. A troca de estação tem ainda o propósito de criar uma ponte emocional entre gerações, incentivando momentos de interação, leitura e reflexão em

Sentimentos que se manifestam a cada estação Em obra infantojuvenil, Caroline Grings explora o lúdico para tratar de resiliência, empatia e a formação de vínculos que dão significado à vida conjunto entre responsáveis e crianças. A mensagem central da autora é clara: enquanto houver vida e empatia, haverá oportunidades de crescimento, reinvenção e amor. Instagram da autora: @carolinegrings

36


Viagem & Pet O que considerar ao levar seu pet para viajar

Se você pretende viajar neste final de ano com o seu pet, seja de avião ou de carro, existem regras para se atentar. Confira dicas do especialista animal Cleber Santos Malas prontas, destino certo e pet em sua caixa de transporte. Não, não... isso não é tudo! Ultimamente tem crescido muito os casos de animais que sofrem no traslado de avião, acontecendo infelizmente casos de óbito, por ficarem tempo demais em suas caixas de transporte, sob alto estresse, chegando a sofrer paradas cardiorrespiratórias. Para que isso seja evitado, é necessário um preparo prévio por parte dos tutores. Cleber Santos, CEO da Comport Pet e especialista em comportamento animal, dá dicas valiosas de como evitar problemas e garantir uma viagem segura e feliz para todos. Entenda como preparar a viagem com seu pet, seja de avião ou de carro:


Antes de uma viagem de AVIÃO 1. Regras da CIA aérea: Informe-se sobre as regulamentações específicas da companhia aérea, pois cada companhia tem suas próprias regras para o transporte de animais. Há casos graves de transporte incorreto, é fundamental ter certeza de que a Cia está preparada para locomover seu companheiro com segurança e bem-estar. 2. Consulta veterinária: consulte o veterinário antes da viagem, para se certificar de que seu pet está apto a voar, além de pedir orientações sobre cuidados durante o trajeto. 3. Invista na véspera da viagem: É ideal que os pets façam passeios ou fiquem em uma creche brincando no dia anterior, para que gastem bastante energia e estejam mais equilibrados na hora do voo. 4. Caixa de transporte adequada: Na hora de comprar a caixa de transporte, fique atento à dimensão. A caixa precisa garantir que o pet fique de pé e que possa se esticar e fazer um movimento de 360°. 5. Adaptação prévia à caixa: pré-adapte seu pet à caixa de transporte com antecedência. O ideal seria começar meses antes do voo. Se não, com a máxima antecedência possível. Em casa, elabore uma rotina para que a caixa seja inserida como parte do ciclo diário dele. Para isso, deixe a caixa perto de onde ele dorme, se alimenta ou brinca, de modo que o animal consiga entrar e sair da caixa sozinho sempre que quiser. Isso o ajudará a criar associações positivas entre a caixa e as situações de seu dia a dia. Como no avião eles normalmente viajam no bagageiro, isso pode gerar muito stress nos pets que não estão habituados com mudanças de ambiente. Para gatos, a atenção é redobrada. Gatos são animais naturalmente estressados, mais do que a maioria dos cães, então precisam ser treinados para isso com muito mais antecedência.

Enriquecimento ambiental: o enriquecimento ambiental é a adaptação do local onde está o pet. Na caixa de transporte, deixe disponível brinquedos atrativos, lúdicos, com desafios e diversão para manter seu cão entretido e trabalhando os seus sentidos. Isso vai ajudá-lo a não se estressar durante a viagem. Só não encha muito a caixa de objetos. É importante que o pet consiga se locomover e que não fique confuso com estímulos demais. Escolha voos noturnos ou mais tranquilos: priorize viajar com seu pet durante a noite ou em horários fora do pico, isso pode proporcionar uma experiência mais tranquila para ele. Alimentação moderada: Antes da viagem, o ideal é uma alimentação sem excessos, para prevenir desconforto estomacal. A maioria dos pets acaba enjoando, então é melhor que se alimentem no destino, mas no caso de viagens mais longas, podem alimentar o pet duas ou três horas antes de viajar, assim dá tempo de fazer a digestão. Deixe para oferecer mais água assim que pousar e estiver com o animal. Não esqueça de também o levar imediatamente para fazer as necessidades em alguma área aberta.


Ao viajar de CARRO 1. Passeios prévios: antes da viagem, vá acostumando seu pet com passeios no carro. Aumente gradualmente a duração dos passeios, para que ele se acostume à movimentação do veículo. 2. Paradas regulares: durante a viagem, faça paradas de tempo em tempo para permitir que seu pet se alongue e faça suas necessidades. Esticar as pernas é essencial para evitar desconfortos. 3. Ventilação e segurança: se a viagem é de carro, lembre-se sempre do arcondicionado ou uma boa ventilação, e use o cinto de segurança animal, que é de caráter obrigatório por lei, independentemente do tamanho do animal! Mesmo que o pet fique agitado ou barulhento, viajar com o pet solto no banco de trás não é seguro e pode causar graves acidentes de trânsito ao alcançar os pés do condutor, entrar no volante, colocar a cabeça para fora da janela ou pular do carro. No caso dos gatos, mantenha-os dentro da caixinha de transporte também com o cinto de segurança passado em torno da mesma. 4. Itens afetivos: Santos enfatiza a importância de trazer itens familiares, como brinquedos e cobertores preferidos pelo animal, a fim de proporcionar conforto durante a viagem. 5. Em todos os cenários, a dica do especialista é manter a calma e a paciência. "Viagens podem ser estressantes para alguns pets. Transmita tranquilidade e segurança para ajudá-lo a relaxar”, completa Cleber.


5 dicas para substituir o uso de telas por crianças Hoje mais comuns do que nunca, as telas e aparelhos eletrônicos têm graves efeitos no desenvolvimento infantil; psicóloga comenta os principais pontos sobre o assunto


As férias escolares estão chegando e esse é um ótimo momento para tirar os pequenos das telas. Celulares, computadores e televisões estão sempre presentes em nosso cotidiano, acostumando nossas mentes às informações rápidas e excessivas emitidas por esses dispositivos. Embora já seja parte de nosso cotidiano, não nascemos preparados para lidar com tanta informação durante a infância, podendo afetar o desenvolvimento infantil quando a introdução a telas não é feita com esmero. Os riscos de expor crianças às telas é tanto fisiológico quanto psicológico. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a exposição a telas eletrônicas, por qualquer período, não é recomendada para crianças menores de 2 anos. Caso aconteça, pode acarretar problemas no futuro para os olhos, comportamento, aprendizado e sociabilidade dos pequenos. Porém, embora não seja recomendado, o uso de telas tende a ser frequente. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, mostrou que o uso de aparelhos eletrônicos por crianças aumentou de 15% para 59% nos últimos dois anos. O mais importante para o desenvolvimento infantil é manter a criança com estímulos que impulsionam o aprendizado. “Os pais devem se envolver com a rotina dos filhos, é importante ter momentos de qualidade e vivências. Trazer ideias de brincadeiras, jogos e interações é essencial”, mostra a psicóloga Vanessa Gebrim , especialista em Psicologia Clínica pela PUC de SP. Para ajudar os pais que têm dificuldades na hora de gerenciar o tempo de tela dos filhos, a especialista lista as principais dicas sobre o assunto. Confira:

1. Comunicação é essencial: a principal dica para manter o desenvolvimento infantil dos filhos em dia é sempre ter um diálogo com os pequenos. “É necessário dar o exemplo, não adianta tirar o tablet da criança se os pais estão o dia todo com os celulares em mãos. O grande problema é o uso excessivo e não o uso, então o desafio é encontrar um equilíbrio que seja bom para todos. E, para encontrar isso, a melhor forma é sempre manter um diálogo aberto com seus filhos”, aconselha Vanessa.

Não nascemos preparados para lidar com tanta informação durante a infância!

2. Estabeleça regras: ter uma rotina definida, momentos para brincar, conversar e gradualmente apresentar as telas é uma boa alternativa. “Delegar as tarefas aos pequenos, incentivar as descobertas, ensinar a lidar com frustrações, deixar a criança errar e mostrar que isso é natural, ajudar a guardar os brinquedos, jogar as roupas no cesto, também pode ajudar a criar senso de responsabilidade”, complementa. 3. Evite deixar a criança muito independente: é ideal que as crianças tenham autonomia para se tornarem adultos mais autossuficientes, no entanto, deve haver restrições. “Ficar exposta por muito tempo nas telas pode causar problemas emocionais, como depressão, ansiedade, falta de conexão com a família e amigos, euforia exagerada, que vêm do excesso de estímulos dos aparelhos”, alerta a psicóloga.

41


CRIE NOVOS HÁBITOS como, por exemplo, brincar, viajar, desenhar!

4. Incentive a saída das telas: é importante manter o lúdico na vida das crianças, com o intuito de protegê-las dos efeitos colaterais das telas. “Existem muitos benefícios de deixar as crianças longe das telas, como redução de estresse e ansiedade, por permitir um momento de relaxamento e concentração, fazer coisas diferentes que saiam da rotina é muito saudável. Criar novos hábitos como brincar, viajar, ter algum hobbie especial, esportes e, principalmente, rotina. É preciso ter um horário estabelecido para o uso dos equipamentos. Assim, a criança começa a entender que há uma vida fora das telas”, diz Gebrim. 5. Eduque e divirta: a primeira infância é um processo de aprendizagem, mas também é o momento de aproveitar a infância dos pequenos, sem telas e aparelhos no meio. “Os bebês precisam de estímulos aplicados de forma certa. A falta ou o exagero podem ser negativos. Além disso, o uso elevado de telas como “recurso pedagógico” não é recomendado. É preciso evitar o excesso de estímulos com o propósito apenas de passar o tempo e não o de educar”, finaliza Vanessa Gebrim. Sobre Vanessa Gebrim Pós-Graduada e especialista em Psicologia pela PUC-SP. Teve em seu desenvolvimento profissional a experiência na psicologia hospitalar e terapia de apoio na área de oncologia infantil na Casa Hope e é autora de

monografias que orientam psicólogos em diversos hospitais de São Paulo, sobre tratamento de pacientes com câncer (mulheres mastectomizadas e oncologia infantil). É precursora em Alphaville dos tratamentos em trauma emocional, EMDR, Brainspotting, Play Of Life, Barras de Access, HQI, que são ferramentas modernas que otimizam o tempo de terapia e provocam mudanças no âmbito cerebral. Tem amplo conhecimento clínico, humanista, positivista e sistêmico e trabalha para provocar mudanças profundas que contribuam para a evolução e o equilíbrio das pessoas. Mais de 20 anos de atendimento a crianças, adolescentes, adultos, casais e idosos, trata transtornos alimentares, depressão, bullying, síndrome do pânico, TOC, ansiedade, transtorno de estresse póstraumático, orientação de pais, distúrbios de aprendizagem, avaliação psicológica, conflitos familiares, luto, entre outros.

42


Decole para ANGUILLA NESTE VERÃO


Chegar ao destino ficou mais fácil Graças à frequência adicional e novas rotas de voo para a ilha


PLANEJE SUA VIAGEM A ANGUILLA Ambos os serviços de ferryboat chegam ao terminal Blowing Point, em Anguilla. Novas melhorias para quem chega à ilha O novo e espaçoso Terminal Marítimo Blowing Point de Anguilla foi inaugurado em janeiro de 2023, recebendo viajantes que chegam em transporte privado e ferryboat. Este é o principal ponto de entrada para visitantes que chegam através do Aeroporto Internacional Princesa Juliana em São Martinho (SXM), importante porta de entrada para Anguilla. A American Airlines, primeira companhia aérea a inaugurar serviço direto para Anguilla a partir dos EUA, aumentou o número de voos para duas vezes ao dia desde 20 de dezembro. Atualmente, a companhia opera diariamente com apenas uma opção de voo, que parte do aeroporto internacional de Miami (MIA) para Anguilla (AXA). Uma boa notícia para os brasileiros que viajam para a ilha via Miami. “A expansão do transporte aéreo de Anguilla nesta temporada representa não apenas um voto de confiança em nosso produto turístico por parte de nossas companhias aéreas parceiras, mas também reflete nosso compromisso de expandir o acesso à ilha”, afirmou Kenroy Herbert, Presidente do Conselho de Turismo de Anguilla. Outra possibilidade é ir pela ilha vizinha de São Martinho, através da Cidade do Panamá, via Copa Airlines. Chegando em São Martinho, o viajante pode escolher ir para a Anguilla via aérea ou marítima. De avião, os visitantes podem fazer um voo curto interilhas – que dura cerca de 7 minutos, e é considerado o voo internacional mais curto do mundo. Pelo mar, é possível fazer um traslado de ferry de 25 minutos do Anguilla St. Maarten Ferry Terminal (ASMFT), no lado holandês, ou 30 minutos de ferry de Marigot, no lado francês de São Martinho.

O Blowing Point possui seis cabines de imigração que permitem a entrada rápida e eficiente de visitantes e residentes que chegam à ilha. Também há estações separadas para o manuseio de bagagem, tanto nos saguões de desembarque quanto no de embarque, que foram projetados para descongestionar o terminal. Novos saguões de embarque e check-in estão programados para inaugurar nesta temporada. As melhorias na infraestrutura continuam no Aeroporto Internacional Clayton J Lloyd de Anguilla, onde a fase dois da expansão está bem encaminhada com a construção de uma nova instalação de carga, que está programada para começar ainda este ano. A terceira fase compreenderá um novo terminal e está programada para iniciar a construção em 2024. A etapa final será a expansão da pista para acomodar aeronaves maiores. Aproveite as novidades e planeje sua próxima viagem a Anguilla para desfrutar a temporada de férias na ilha. Descubra as diversas oportunidades que esse destino proporciona, explorando suas múltiplas possibilidades de entretenimento e lazer. Para informações sobre Anguilla, visite o site oficial do Posto de Turismo de Anguilla: www.IvisitAnguilla.com; siga-nos no Instagram: @VisiteAnguilla. Hashtag: #MyAnguilla.



www.compassomanutencao.com.br



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.