comunicacao@diocesesjc.org.br | www.dioceses jc.org.br
OBRIGADO BENTO XVI
Palavra do Pastor
Dom Cesar fala sobre a CF 2023
Fórum Global 2033
Ordenação Diaconal
•Leia na página 3
Padres Luís Fernando e Djalma Lopes representam a Diocese em Roma
•Leia na página 6
Paróquias em Festa
Veja as paróquias que celebraram seus padroeiros nos últimos meses
•Leia na página 11
Confira os cinco seminaristas que serão ordenados Diáconos transitórios
•Leia na página 9
Órgão
Oficial da Diocese de São José dos Campos • Ano XXXI • Fevereiro de 2023 • N0 440 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
JORNAL
Impulsionados pela esperança
Ao início de um novo ano, mesmo em meio aos desafios que nos acompanham sempre, estamos cheios de sonhos e boas expectativas. Ancorados nessas positivas características humanas, sigamos em frente, com esforço e perseverança. Afinal de contas, não somos movidos por certezas, mas pela esperança e pela consciência de que podemos colaborar para melhorar a realidade.
Ações pastorais, celebrações de momentos marcantes de nossa história, mudança de responsáveis pelos serviços eclesiais, entrada no processo formativo, assunção de ministérios e diversos outros temas noticiados pelo Jornal Expressão (JE), especialmente neste mês, revelam-se oportunidades de ativar a esperança e de favorecer o compromisso com a construção do novo que queremos e precisamos.
Por tal razão, chega agora às suas mãos este órgão de informação e formação, cujo objetivo primeiro é convocar você à comunhão no seguimento e anúncio de Jesus, no compromisso de cuidar dos outros, fazendolhes o bem, e na alegria de fazer diferença em um mundo marcado por dor e tristeza.
Impulsionados pela esperança, trabalhemos pela construção do reino da vida e da paz.
Os conteúdos publicados por esta edição do JE sejam sementes de otimismo pessoal, comprometimento eclesial, dinamismo pastoral, testemunho do Evangelho e construção de um mundo renovado, a partir de sua vida e missão.
Tenha uma boa e proveitosa leitura.
“Todo o mundo está em guerra, em autodestruição, vamos parar!”.
Frase
“Não vou viver um único momento sem gastar amor”.
“Em todo jovem, mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito”.
(12) 3928-3929
(12) 99788-5559
Fundação Sagrada Família - Publicação Mensal da Diocese de São José dos Campos Bispo Diocesano: Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB • Supervisão Geral: Pe. Edinei Evaldo Batista - Jornalista Responsável: Bruno Andrade – MTB 89.844 • Colaboram nesta edição: Vatican News, Diácono Pasquale Gerardo (Chanceler da Cúria Diocesana), Dicastério para a Causa dos Santos – Santa Sé, Seminarista Bruno Bustamante, Seminarista Elder Bachião, Seminarista Franciélio Dias, Seminarista Jefferson Oliveira, Seminarista Sérgio Júnior, Ana Paula (Oficinas de Oração e Vida), Pe. Sebastião Cesar Barbosa (Assessor Diocesano para a Comissão do Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso), Neusa (Comunidade Com Deus), PASCOM São Sebastião, PASCOM Santa Inês, PASCOM São João Bosco e PASCOM N. Sra. de Lourdes, Pe. Luis Fernando Siqueira (Pároco da Catedral São Dimas), Pe. Djalma Lopes (Vigário Geral e Reitor do Seminário Propedêutico São José), José Carlos (Coordenador Diocesano da CF) •Diagramação: AB&G Comunicação e Marketing. Redação e Publicidade: Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 - Jd. São Dimas - São José dos Campos - CEP 12245-440 • Tel.: (12) 3928-3929 – e-mail: comunicacao@diocesesjc.org.br.
2 EXPRESSÃO Fevereiro
Se você identificar alguma informação errada ou falta de dados, escreva para a redação do Jornal Expressão ou envie um e-mail. Mande também suas críticas, comentários e sugestões. As matérias assinadas e opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Edição concluída em 10 de fevereiro de 2023. Fale com o Expressão O Jornal Expressão, desde abril, é distribuído on-line. Em razão da pandemia da COVID-19 a Diocese de São José dos Campos não imprimiu as edições. O mesmo também não pode ser vendido, cobrado a entrega e não possui representante para arrecadar fundos para publicidade, assinaturas ou outra contribuição.
Editorial
Papa Francisco
Santa Bernadette Soubirous
São João Bosco
Campanha da Fraternidade 2023
Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Iniciamos, neste mês de fevereiro, o tempo quaresmal, como preparação para a Páscoa do Senhor Jesus. Como todos os anos, aproveitamos este tempo para viver a CAMPANHA DA FRATERNIDADE, como um tempo de revisão de vida e de preparação espiritual e comunitária para a celebração de maior solenidade de nossa fé cristã: A PÁSCOA.
Neste ano de 2023, a Campanha da Fraternidade nos propõe o tema: FRATERNIDADE E FOME. No evangelho de São Mateus, no capítulo 25, versículos 34 e 35, lemos: “Então, o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere grino e me acolhestes”. É à luz da palavra de Deus que iremos, rezar, refletir, agir e celebrar, especialmente no tempo quaresmal, este tema tão importante e crucial para a vida cristã e humana. Claro, vamos vivenciar o tema durante o ano todo, mas vamos nos concentrar nele, como fazemos no tempo de preparação para a Páscoa, para termos bem fundados os motivos do nosso crer, celebrar e agir. Vejamos, pois, o conteúdo da Campanha:
Tema: Fraternidade e Fome
Lema: Dai-lhes vós mesmos de comer! (Mt 14, 16)
A fome é um escândalo e um contra testemunho! Esse é um dilema do nosso mundo que gasta fortunas com armas, armamentos e outras realidade supérfluas e assiste a tantos irmãos e irmãs com problemas com a alimentação e a dignidade da vida. Num país como o Brasil, líder mundial na produção de alimentos, ver pessoas passando fome revela muito sobre nossa economia, nossa cultura, nossa política e nossos cidadãos. Afinal, como podemos admitir que pessoas, famílias e até comunidades inteiras passem fome? A Campa -
nha da Fraternidade 2023 propõe refletir o tema da fome a partir da perspectiva cristã entendendo, sobretudo, que não existe fé sem obras e que qualquer discurso religioso sem uma prática de vida coerente torna-se estéril e vazio. É preciso educar para a solidariedade e o compromisso com os irmãos e irmãs. Neste sentido é preciso e é urgente educar as crianças e jovens para que: Consigam olhar para o outro e se compadecer; Sejam capazes de questionar as estruturas injustas da sociedade; Sejam desapegados dos bens
materiais e capazes de doar solidariamente o que tem.
Infelizmente, a situação da fome se agrava porque estamos marcados por uma cultura de indiferença e resignação que, muitas vezes, é transmitida dentro de casa e reforçada na convivência social. Não entendemos a urgência da fome dos outros e ainda os julgamos a partir de um olhar nem sempre evangélico.
Objetivos da CF 2023
Objetivo Geral SENSIBILIZAR a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo
da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.
Objetivos Específicos
1. COMPREENDER a realidade da fome à luz da fé em Jesus Cristo;
2. DESVELAR as causas estruturais da fome no Brasil;
3. INDICAR as contradições de uma economia que mata pela fome;
4. APROFUNDAR o conhecimento e a compreensão das exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome;
5. ACOLHER o imperativo da Palavra de Deus, que nos conduz ao compromisso e à corresponsabilidade fraterna;
6. INVESTIR esforços concretos em iniciativas individuais, comunitárias e sociais que levem à superação da miséria e da fome no Brasil;
7. ESTIMULAR iniciativas de agricultura familiar agroecológica e a produção de alimentos saudáveis;
8. RECONHECER e fomentar iniciativas conjuntas entre comunidade de fé e outras instituições da sociedade civil organizada;
9. MOBILIZAR a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação no Brasil, garantindo que todos tenham vida.
Rezemos, juntos, todos os dias, a ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023:
Pai de bondade, ao ver a multidão faminta, vosso Filho encheu-se de compaixão, abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra; livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos. Amém.
Fevereiro EXPRESSÃO 3
* Palavra do pastor
Bispo Diocesano de São José dos Campos
Padres e Seminaristas assumem nova missão pastoral em 2023
Tradicionalmente ao final de cada ano é anunciada as transferências dos padres e destinação pastoral dos seminaristas para o ano subsequente. Essas mudanças são realizadas de acordo com a realidade pastoral das Paróquias e organismos diocesanos.
DESTINAÇÃO PASTORAL DOS SEMINARISTAS
RP SÃO JOSÉ
São Dimas Alex Alves de Siqueira
São João Bosco Júlio Marco Silva e Oliveira
Sto. Agostinho Ephrael Duarte
Sta. Teresinha Igor Canoas da Silva
RP SANTANA
Sant’Ana Lucas Rafael Bueno do Nascimento
São Benedito Guilherme Rodrigues
NS de Fátima – A Santana
Pedro Henrique Costa Rodrigues
São Francisco Xavier Alessandro Hasmann Ribeiro
RP SÃO JUDAS TADEU
São Judas Tadeu Bruno Cesar B. Martins (Ano Pastoral)
Imaculada Conceição (Eugênio de Melo) Franciélio dos Santos Dias (Ano Pastoral)
São Benedito (G. Branco) Murilo Bruzaferro
RP SANTO ANTONIO
Sto. Antônio Sérgio de Jesus Ribeiro Jr (ano Pastoral)
Sta. Rita de Cássia Rafael Lemes Justino
S. José, Esposo de Maria Davi Santos Narcizo
TRANSFERÊNCIAS DOS PADRES
PADRES
Reitor da Etapa do Discipulado (Filosofia) P. Geraldo Alves da Silva
Pároco São Francisco Xavier P. Raimundo Nonato Viana Sobrinho
Pároco Santo Agostinho P. Ademir Nunes Farias
Pároco Imaculada Conceição Eugênio de Melo P. Vicente Benedito Simões
Vigário Paróquia São José Operário Vila Paiva P. José Afonso de Souza
Vigário Paroquial Nossa Senhora de Fátima Altos Santana P. Marcelino Heitor Nunes Tomé
Vigário Paroquial Nossa Senhora da Santíssima Trindade (Hospitais) P. Cristian Cassiano de Macedo
Vigário Paroquial Nossa Senhora da Santíssima
Trindade
Vigário Paroquial da Paróquia São Sebastião
P. Matheus Torres da Silva
P. Robert José Ribeiro DIÁCONOS TRANSITÓRIOS
Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio Diácono Elder Américo Bachião
Paróquia Santo Antonio Diácono Sergio de Jesus Ribeiro Júnior
Paróquia Nossa Senhora do Paraíso Diácono Jefferson Santos de Oliveira
Paróquia Imaculada Conceição de Eugênio de Melo Diácono Franciélio dos Santos Dias
Paróquia/Santuário de São Judas Tadeu Diácono Bruno Cesar Bustamante Martins
NOVOS SEMINARISTAS QUE INGRESSAM NO SEMINÁRIO
Propedêutico Teologia
Felipe Andrade da Silva
Paróquia de origem: São João Bosco
Nilson Ronan Marcelino
Paróquia de origem: São Vicente
Lucas Gabriel dos Santos Soares
Paróquia de origem: São João Bosco
Pedro de Souza Ribeiro
Paróquia de origem: Coração Eucarístico de Jesus
Kauan Madeira de Oliveira
Paróquia de origem: São Paulo Apóstolo
Marcelo de Souza Rocha
Paróquia de origem: Coração Eucarístico de Jesus
Matheus Viana dos Santos
Paróquia de origem: Catedral São Dimas
RP SÃO PAULO APÓSTOLO
São Paulo Apóstolo Matheus Camilo de Oliveira
N. Sra. da Soledade Lucas Alvarenga de Moraes
Santa Inês Matheus Viana dos Santos
Coração Eucarístico Thiago Fernandes
São Vicente Anderson Macedo Inácio de Oliveira
RP NOSSA SENHORA DE LOURDES
Coração de Jesus Vinícius Vieira Fonseca
N. Sra. Aparecida Pedro Augusto Arantes Bernardes
N. Sra. Fatima - Jd. Oriente Alcides Bueno de Camargo Jr
São Bento José Geraldo dos Santos
Santa Cecilia
Santa Branca
RP NOSSA SENHORA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Luiz Henrique da Silva
Adeildo Vittório Silveira Simões
São José Operário (Jacareí) Rodrigo Barbosa de Almeida
N. Sra. Paraíso Jefferson Santos de Oliveira (Ano Pastoral)
São Francisco de Assis
São Silvestre
RP IMACULADA CONCEIÇÃO
Thaigaro Vinícius da Silva
Juliano dos Santos
São João Batista Bruno Henrique dos Santos
N. Sra. do Patrocínio Elder Américo Bachião (Ano Pastoral)
PASTORAIS DIOCESANAS
Dimensão Social Alessandro Hasmann Ribeiro
CEBs Bruno Henrique dos Santos
Comissão do Ecumenismo
Ação Missionária + IAM
Pastoral Familiar
Pastoral Vocacional
Liturgia
Coroinhas
Pascom
Lucas Alvarenga de Moraes e Juliano Santos
Alcides Bueno de Camargo Jr e Luiz Henrique da Silva
Matheus Camilo de Oliveira e Pedro Augusto
Arantes Bernardes
Alex Alves de Siqueira e Lucas Rafael Bueno do Nascimento
Júlio Marco Silva e Oliveira
Pedro Henrique Costa Rodrigues
Matheus Viana dos Santos
Juventude Anderson Macedo Inácio de Oliveira e Vinícius
Catequese
Vieira Fonseca
Igor Canôas da Silva
4 EXPRESSÃO Fevereiro
Acontece
Na mensagem de vídeo com a intenção de oração para o mês de fevereiro, Francisco convida a rezar pelas paróquias
Foi divulgada a mensagem de vídeo do Papa Francisco com a intenção de oração para o mês de fevereiro. Nela, o Pontífice convida a toda a Igreja Católica, através da Rede Mundial de Oração do Papa, a rezar pelas paróquias. O Santo Padre inicia a mensagem de vídeo, dizendo que “deveríamos colocar uma placa na porta das paróquias dizendo ‘Entrada livre’”.
As paróquias devem ser comunidades próximas, sem burocracia, centradas nas pessoas e onde se encontre o dom dos sacramentos. Elas devem voltar a ser escolas de serviço e generosidade, com suas portas sempre abertas aos excluídos. E aos incluídos. A todos.
O Papa lembra que “as paróquias não são um clube para poucos, algo que dá uma certa pertença social”. Segundo Francisco, a rique -
za da Igreja não está nos edifícios, mas nas pessoas que vêm a eles. As imagens do vídeo, de paróquias de todo o mundo, mostram encontros de convivências, conversas, distribuição de material para os mais necessitados, visitas a idosos e doentes, shows, eventos internos e externos. É um
Rebanhão Diocesano de Carnaval
Nos dias 18 a 21 de fevereiro das 14h às 21h, acontecerá simultaneamente, o Rebanhão de Carnaval em São José dos Campos, na Paróquia Coração de Jesus (Av. Andrômeda, nº 3500 – Bosque dos Eucaliptos) e na cidade de Jacareí, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo (R. Nossa Sra. do Carmo, nº 1 – Centro).
Esse momento marcará uma retomada desta tradicional atividade realizada pela RCC, após dois anos em que a pandemia e seus cuidados sanitários não permitiram a realização do evento.
O tema deste ano é: “Desperta! Em Jesus, Deus te escolheu” (cf. Elésios 1, 4-5). E o lema “Desperta, tu que dor -
vídeo cheio de vida. A vida que flui nas paróquias e que continua a torná-las – num mundo em que é cada vez mais fácil se retirar para dentro de si mesmo e que tende a preferir os pontos de encontro virtuais em vez dos presenciais – pontos de referência para muitos, onde a arte do encontro é
aprendida. Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, publicada no início de seu pontificado, o Papa Francisco enfatiza a centralidade da paróquia: “Embora não seja certamente a única instituição evangelizadora”, escreve, citando uma expressão de João Paulo II na Christi -
fideles laici, a paróquia tem a particularidade de ser “a própria Igreja que vive entre as casas de seus filhos e filhas”. Por esta razão, deve estar “em contato com as casas e a vida do povo” e não se tornar uma estrutura separada do povo ou um grupo de pessoas selecionadas que olham a si mesmas. Este “apelo à revisão e renovação das paróquias”, acrescenta ele, “ainda não deu frutos suficientes para aproximá-las ainda mais do povo”. Por favor, sejamos ousados. Vamos todos repensar o estilo de nossas comunidades paroquiais. Rezemos para que as paróquias, pondo no centro a comunhão, a comunhão das pessoas, a comunhão eclesial, sejam cada vez mais comunidades de fé, de fraternidade e de acolhimento aos mais necessitados.
Assista o vídeo na íntegra:
mes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará”. (Ef 5,14b). As crianças também terão seu espaço no encontro, elas participarão do “Rebanhãozinho” então os pais que gostariam de ir, mas por ventura não tem com quem deixar os filhos, podem levar e eles também terão seu momento de evangelização.
Fevereiro EXPRESSÃO 5 Acontece
70 anos de vida de Dom Cesar
Dom Cesar, nosso bispo diocesano, celebra em 1º de março de 2023, seus 70 anos de vida. Uma celebração em louvor a Deus pelo dom de sua vida, será realizada, às 19h30, na Catedral São Dimas. Todos fiéis leigos e leigas, envolvidos nas mais diversas pastorais, movimentos, organismos, novas comunidades e ministérios, estão convidados para participar deste momento de Ação de Graças pela vida de nosso Pastor diocesano.
Confira abaixo um pouco da história de Dom José Valmor
Cesar Teixeira, SDB
Lema episcopal: Somos de Deus
Nascimento: 1º de março de 1953
Ordenação presbiteral: 9 de dezembro de 1979
Ordenação episcopal: 29 de março de 2009
Posse na Diocese de SJCampos: 17 de maio de 2014
Fez o noviciado salesiano em Taquaré nos anos 1970-1971 e em 1977 emitiu os votos perpétuos. Estudou filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras em Lorena – SP. Fez seus estudos teológicos no Studiumdos Padres Claretianos em Curitiba. Licenciou-se em História da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma, o Bacharelado em Estudos Sociais na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras em Lorena e habilitação em Educação e Sistema Preventivo na Universidade Católica de Porto Alegre.
Foi ordenado sacerdote em 9 de dezembro de 1979 e desenvolveu os seguintes encargos: Formador na Inspetoria São Pio X; Professor no Studium Theolo-
gicumem Curitiba (1997-2000); Diretor do Instituto Salesiano em Curitiba (1989-1990)/19972002); Conselheiro inspetorial em Porto Alegre (1985-
1986/1987-1990/1997-2002); Vice-inspetor de Porto Alegre (1990-1996); Coordenador Nacional das Equipes Inspetoriais da Pastoral Juvenil (1995-1998); Inspetor da Inspetoria de Porto Alegre (2002-2008) e Vice-Presidente da CISBRASIL (Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil).
Em 28 de janeiro de 2009 foi nomeado Bispo de Bom Jesus da Lapa – BA, e foi ordenado bispo em 29 de março do mesmo ano. Em 20 de março de 2014 foi nomeado Bispo para a Diocese de São José dos Campos – SP. Tomou posse canônica no dia 17 de maio de 2014. É o presidente, na CNBB nacional, da Comissão Comunhão e Partilha e na CNBB, Sul 1 faz parte da comissão econômica do estado.
Padres Luís Fernando e Djalma Lopes representam a Diocese no Fórum Global 2033, em Roma
Dos dias 03 a 05 de fevereiro aconteceu, em Roma, o Fórum Global 2033, sob a chancela do Dicastério para a Promoção da Nova Evangelização, presidido por Dom Rino Fisichella. A iniciativa esteve sob os cuidados de Henry Cappello, um dos pioneiros da Renovação Carismática Católica em Malta que consagrou sua vida à missão e, na década de 90, fundou a Youth Arise International (YAI). Com sua esposa, Sabina, moderou uma escola de formação de missionários nas Filipinas por 7 anos e fomentou a formação e o envio de missionários ao Continente Africano, ao Oriente Médio e à China. No início do Século XXI, depois da duríssima experiência vivida por este missionário na Indonésia –depois da terrível passagem de um Tsunami – nasceu a Federação Caritas in Veritate, em consonância com as aspirações do Magistério Atual da Igreja, que agrega entidades eclesiais ao redor
do mundo comprometidas com o anúncio explícito do Evangelho no Poder do Espírito Santo e com a ajuda humanitária aos mais pobres entre os pobres.
Em 2019, reunidos no Dicastério para a Promoção da Nova Evangelização, no Vaticano, um grupo de líderes da Federação, num momento de intercessão e escuta, recebeu a inspiração de preparar o ano 2033 – no qual se fará memória dos 2000 anos dos acontecimentos da Páscoa da Nova Aliança – com uma dé -
cada de ação evangelizadora em nível global que possa entregar à Igreja, nesta grande comemoração, 1 milhão de missionários em ação.
Em 2023, reuniram-se em Roma um grupo de 100 líderes de diversas partes do mundo para traçar o planejamento estratégico desta década de missões através de um Fórum na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma. Dentre os diversos líderes presentes estavam os Padres Luís Fernando Soares e Djalma Lopes Siqueira,
da Diocese de São José dos Campos. Tanto o trabalho desenvolvido por Padre Luís Fernando – com as células, quando a Paróquia Espírito Santo estava sob seu cuidado pastoral e o que é vivenciado na Comunidade Caminho do Discípulo – quanto o trabalho de Padre Djalma – no trabalho realizado na Paróquia São Sebastião, quando estava sob seus cuidados pastorais, e atualmente o que é vivido pela Comunidade Servos da Palavra – são modelos de constituição e fomento de
comunidades relacionais e ministeriais que muito interessam aos participantes do fórum.
Os Padres Luís Fernando e Djalma conformam a representação Latino Americana neste fórum juntamente com Pe. Eduardo Dougherty, sj (Rede Século 21), Pe. Alberto Gambarini (Associação Encontro com Cristo), Pe. João Henrique (Comunidade Aliança de Misericórdia) e Pe. Alexandre Paciolli, iCM (Comunidade Olhar Misericordioso).
6 EXPRESSÃO Fevereiro Acontece
Representantes de 38 paróquias participam de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2023
Reunidos na manhã do dia 22 de janeiro, no auditório do Seminário Diocesano Santa Teresinha, 144 representantes de 26 pastorais e movimentos e de 38 paróquias da Diocese de São José dos Campos, participaram da Formação Diocesana da Campanha da Fraternidade deste ano.
A campanha de 2023 tem como tema Fraternidade e Fome e como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
A formação foi organizada pela Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade, tendo como palestrantes Terezinha Teles (Comissão Diocesana), Pe. Francisco Alexandre Vasconcelos e Pe. Fábio Ferreira Costa (Presidente da Caritas Diocesana e Assessor da Campanha da Fraternidade).
Além do aprendizado sobre o texto base da campanha, o encontro também foi de discussão sobre como colocar em prática o objetivo geral do movimento: sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, a partir do Evangelho de Jesus Cristo.
Lançamento diocesano da Campanha da Fraternidade 2023
Olançamento da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome”, reuniu, na noite a quarta-feira, 1º de fevereiro, a comunidade diocesana, vereadores e autoridades, no Seminário Diocesano de São José dos Campos.
O evento contou com a presença de Dom Cesar, dos padres Fábio Ferreira Costa e Francisco Alexandre Vasconcelos, Diácono Jovino Rezende Neto, os vereadores Dr. José Cláudio (PSDB), Juliana Fraga (PT), Júnior da Farmácia (União), Marcão da Academia (PSD) e Zé Luíz (PSD), além do secretário de Apoio Social da Prefeitura de São José dos Campos, Antero Alves Baraldo, e padres de paróquias da região.
Este ano, a Campanha incentiva as comunidades a assumir suas responsabilidades ante a situação da
fome que persiste no Brasil, destacando o papel da igreja como instituição social.
Fome no Brasil
O Brasil voltou ao Mapa da Fome, ou seja, mais de 60 milhões de brasileiros, o que corresponde a quase 30% da população, vivem com insegurança alimentar moderada ou grave, ou seja, sem ter o que comer, não têm certeza se conseguirão comida ou precisam reduzir a qualidade e/ou quantidade dos alimentos.
Esse diagnóstico está no relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgado em julho do ano passado. O levantamento com dados de 2019 a 2021 mostra que houve agravamento da situação pois, entre 2014 e 2016, esse número era de 37,5 milhões de pessoas.
Fevereiro EXPRESSÃO 7 CF-2023
Obrigado, Bento XVI!
Nossa Diocese de São José dos Campos é muita grata a Deus, nosso Senhor, pelo rico pontificado de Bento XVI, que em 28 de fevereiro de 2013, muito corajosamente reconhecendo suas limitações físicas decidiu renunciar. Em 31 de dezembro de 2022, o papa emérito partiu para a Casa do Pai.
Em 19 de abril de 2005, Bento XVI se apresentou como o humilde trabalhador da vinha do Senhor. Nesses quase oitos anos de pontificado, constatamos que aquela apresentação não era de meras palavras de momento, mas um programa de vida.
A Igreja foi enriquecida com o Magistério de Bento XVI. Basta lembrar-se das encíclicas. A primeira, Deus caritas est (Deus é amor), sobre o amor cristão, nos ajudou a compreender melhor o sentido do amor na vida e na missão de todos e cada um de nós; ele deixou claro que “para a Igreja, a caridade não é uma espécie de atividade de assistência social que se poderia mesmo deixar a outros, mas pertence à sua natureza, é expressão irrenunciável da sua própria essência” (DC, 25). Com a segunda encíclica Spe Salvi (É na esperança que fomos salvos) nos convidou a refletir sobre a esperança cristã. Depois de uma profunda reflexão ele apresenta “lugares” de aprendizagem e de exercício da esperança: a oração como escola da esperança; o agir e sofrer como lugares de aprendizagem da esperança; o Juízo como lugar de aprendizagem e de exercício da esperança. Ele conclui apresentando Maria, estrela da esperança. A terceira encíclica Caritas in Veritate (A caridade na verdade) sobre o desenvolvimento humano e integral
na caridade e na verdade. Ele diz: “a Igreja não tem soluções técnicas para oferecer e não pretende de modo algum imiscuir-se na política dos Estados, mas tem uma missão ao serviço da verdade para cumprir, em todo tempo e contingência, a favor de uma sociedade à medida do homem, da sua dignidade, da sua vocação. […] Para a Igreja, esta missão ao serviço da verdade é irrenunciável” (CV, 9). Além das encíclicas destacam-se duas Exortações Apostólicas Pós-Sinodal. A Sacramentum Caritatis (Sacramento da Caridade) com a qual ele nos levou a refletir sobre a Eucaristia, mistério acreditado; Eucaristia, mistério celebrado e Eucaristia, mistério vivido. É uma grande riqueza para todos nós, mas de modo especial para os que trabalham com a Liturgia, em nossas comunidades. Depois vem a Verbum Domini (a Palavra do Senhor) sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Com esta Exortação Apostólica o Papa nos coloca, num primeiro momento, diante do Deus que fala; depois chama nossa atenção para a Palavra de Deus e a Igreja; por fim, apresenta a missão da Igreja: anunciar a Palavra de Deus ao mundo.
Bento XVI nos enriqueceu com suas homilias, seus discursos, suas catequeses nas audiências gerais de quarta-feira. Os três anos especiais que Bento XVI convocou: o Ano Paulino, o Ano Sacerdotal e o Ano da Fé. Quanta riqueza de graças para toda a Igreja esses anos possibilitaram.
Bento XVI nos enriqueceu com sua pessoa, sua simplicidade, sua humildade, sua fé, seu amor à Igreja, seu amor à verdade. Deus seja louvado pelo Pontificado de Bento XVI.
8 EXPRESSÃO Fevereiro Em memória 25% festival otica + idade é + desconto ´
Regional Marketing Sua idade é seu desconto na armação, na compra de óculos completos: de grau ou de Sol com grau. E você ainda ganha Cash Back!* *Promoção válida para óculos de grau e óculos de Sol com grau (peças selecionadas). Nas compras acima de R$500,00 você ganha Cash Back no valor de R$ 50,00. Confira o regulamento completo nas lojas.
74% 36%
Ordenação Diaconal de cinco seminaristas
No dia 17 de fevereiro de 2023, às 19h30, no Santuário São Judas Tadeu, serão ordenados diáconos transitórios os seminaristas Bruno Bustamante, Elder Bachião, Franci-
élio Dias, Jefferson Oliveira e Sérgio Júnior. O lema de ordenação deles será “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens” (cf. Mt 4, 19).
Em preparação para esse
Conheça a trajetória de cada um deles:
momento especial, eles estão organizando uma Semana Vocacional de 12 a 16 de fevereiro, às 19h30, todos os dias, exceto no domingo(12) que será às 19h. Cada dia na
Bruno Cesar Bustamante Martins Nascido no dia 27 de setembro de 1996, Bruno Cesar Bustamante Martins é filho de Maria José P. Bustamante Martins e Manoel
G. Martins. Tem um irmão, Benedito Carlos
B. Martins. Sua paróquia de origem é a Paróquia São Silvestre, em Jacareí. Entrou para o Seminário Propedêutico São José, em fevereiro de 2015. De 2016 a 2018, cursou Filosofia na Faculdade
Elder Américo Bachião Nascido no dia 21 de abril de 1986, Elder Américo Bachião é filho de Francisca Aparecida Américo Bachião e Pedro Marçal Bachião. Tem duas irmãs, Daiana Gislene Bachião e Darlene Juceli Bachião. Sua paróquia de origem é a Paróquia N. Sra. Aparecida, no Parque Interlagos.
Entrou para o Seminário Propedêutico São José, em fevereiro de 2015. De 2016
paróquia de origem de um dos candidatos ao diaconado transitório: no dia 12/02, na Paróquia São Bento; 13/02, na comunidade São Francisco de Assis – Rio Comprido –
Dehoniana, em Taubaté, e, de 2019 a 2022, Teologia, na mesma Faculdade. Fez trabalhos pastorais como seminarista na Paróquia Imaculada Conceição – Eugênio de Melo (2015-2016), Paróquia Santa Branca (2017-2018), Paróquia N. Sra. de Fátima – Jd. Oriente (2019-2020) e Paróquia Santo Agostinho (2021-2022).
Seu ano pastoral, enquanto diácono transitório, será na Paróquia Santuário São
a 2018, cursou Filosofia na Faculdade Dehoniana em Taubaté, e, de 2019 a 2022, Teologia, na mesma Faculdade.
Fez trabalhos pastorais como seminarista na Paróquia São João Batista (2015-2016), Paróquia Santa Rita de Cássia (2017-2018), São José Operário – SJCampos (2019), Paróquia São João Bosco (2020-2021) e Paróquia São José Operário – Jacareí (2022).
Franciélio dos Santos Dias
Nascido no dia 10 de outubro de 1984, Franciélio dos Santos Dias é filho de Tereza dos Santos Dias e Francisco de Assis Dias (in memoriam). Tem uma irmã Elaine S. Dias e três irmãos Almir S. Dias, Francisco de Assis Dias Filho e Juan Lucena dos Santos. Sua paróquia de origem é a Paróquia São Bento, no Jardim Morumbi.
Entrou para o Seminário Propedêutico São José, em fevereiro de 2015. De 2016 a 2018, cursou Filosofia na Faculdade Dehoniana em Taubaté, e, de 2019 a 2022, Teologia, na mesma Faculdade.
Jefferson Santos de Oliveira
Nascido no dia 6 de abril de 1990, Jefferson Santos de Oliveira é filho de Iranildo Alves de Oliveira e Nilva Tânia Oliveira. Tem uma irmã, Raiane Santos de Oliveira. Sua paróquia de origem é a Paróquia São Benedito, no Residencial Galo Branco.
Entrou para o Seminário Propedêutico São José, em fevereiro de 2015. De 2016 a 2018, cursou Filosofia na Faculdade Dehoniana em Taubaté, e, de 2019 a 2022, Teologia, na mesma Faculdade.
Fez trabalhos pastorais como seminarista na Paróquia São Francisco de Assis
SJC; 14/02, na Paróquia São Silvestre; 15/02, na Paróquia São Benedito – Galo Branco e no dia 16/02, na Paróquia São José, Esposo de Maria.
Judas Tadeu
“‘O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o Seu nome’ (Lc. 1,49). Às portas da Ordenação Diaconal o sentimento que brota em meu coração é gratidão! Agradeço ao Senhor por me chamar e por realizar em minha vida maravilhas. Com temor, diante de tão grande dom, mas com o coração grato respondo “SIM” ao convite irrecusável do Senhor”.
Seu ano pastoral, enquanto diácono transitório, será na Paróquia N. Sra. do Patrocínio.
“A expectativa da ordenação diaconal está sendo muito interessante, pois, estou podendo vivenciar o carinho de Deus e do povo em minha vida. Será um momento muito importante desta nova etapa vocacional de minha vida”.
Fez trabalhos pastorais como seminarista na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (2015-2016), Paróquia São João Batista (2017-2018), Paróquia São Francisco Xavier (2019-2020) e Paróquia Catedral São Dimas (2021-2022).
Seu ano pastoral, enquanto diácono transitório, será na Paróquia Imaculada Conceição (Eugênio de Melo).
“Com muita alegria venho convidar a todos para participar da celebração em que serei ordenado diácono. Faltam palavras para expressar tamanha gratidão para com todos que tive contato
(2015-2016), Paróquia São Francisco Xavier (2017-2018), Paróquia Santuário São Judas (2019-2020) e Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Jd. Oriente (2021-2022).
Seu ano pastoral, enquanto diácono transitório, será na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, em Jacareí.
“É com grande alegria e cheios de expectativas, após inúmeros desafios, com erros e acertos, que chegamos a esta fase da etapa formativa rumo ao sacerdócio, nossa Ordenação Diaconal. Esta fase caracteriza um dos principais pilares da vida sacerdotal que é a configuração a Cristo
Sérgio de Jesus Ribeiro Júnior Nascido no dia 13 de março de 1992, Sérgio de Jesus Ribeiro Júnior é filho de Sérgio de Jesus Ribeiro e Ednelia
Barbosa do Nascimento Ribeiro. Tem duas irmãs, Rúbia Carolina Nascimento Ribeiro e Victoria Nascimento Ribeiro. Sua paróquia de origem é a Paróquia São José Esposo de Maria, no Campos de São José.
Entrou para o Seminário Propedêutico São José, em fevereiro de 2015. De 2016 a 2018, cursou Filosofia na Facul -
e de onde nasceu uma grande amizade. Diante desse sentimento de gratidão, gostaria de viver esse momento com todos que rezam e rezaram por minha vocação. Espero que esse tempo como diácono transitório, seja um período de crescimento pessoal, espiritual e de proximidade com o povo. Sou muito grato por todos que me ajudaram chegar até a ordenação, pois o povo de Deus tem muito a nos ensinar, além de expressar a presença e o carinho de Deus para conosco”.
através do serviço. Eu que fui servente de pedreiro, servindo meu pai, caminho para outro servir. Logo, de servente do pai a servente do Pai. E é com esse sentimento de expectativas, aprendizados, de vida mais intensa de oração e serviço, que convido a todos de nossa Diocese a celebrar conosco mais esta etapa. Afinal, sem a ajuda de vocês, tanto espiritual (orações) quanto material (dízimo), não teríamos chegado até aqui. E lembrando que o chamado de Deus é individual, mas os frutos desse chamado são para todo o povo. Paz e bem!.”
dade Dehoniana em Taubaté, e, de 2019 a 2022, Teologia, na mesma Faculdade. Fez trabalhos pastorais como seminarista na Paróquia Santa Rita de Cássia (2015-2016), Paróquia Santuário São
Judas Tadeu (2017-2018), Paróquia N. Sra. do Patrocínio (2019-2020) Paróquia Coração de Jesus (2021), Paróquia Imaculada Conceição – Jacareí (2022).
Seu ano pastoral, enquanto diácono transitório, será na Paróquia Santo Antonio, em Paraibuna.
“É com o coração cheio de gratidão
que chego junto com os meus irmãos a esse momento. Foram anos de crescimento, amadurecimento e aprendizado, sempre contando com a graça de Deus e com as orações, amizade e incentivo de tantas pessoas. Por isso, peço suas orações por nós, para que continuemos nessa nova missão a ouvir e responder ao chamado que o Senhor nos faz! E participem conosco de nossa ordenação diaconal, momento de alegria e louvor de toda a nossa Diocese!”.
Fevereiro EXPRESSÃO 9
Vocação
Formação e Espiritualidade
Conheça as Oficinas de Oração e Vida
As Oficinas de Oração e Vida (TOV) são um serviço dentro da Igreja que ensina, através de um método prático, o povo de Deus a orar de uma maneira ordenada, variada e progressiva. Esta aprendizagem não é teórica como num curso, mas prática como numa oficina onde se aprende trabalhando e se trabalha, aprendendo. No nosso caso, orando se aprende a orar.
À luz da Palavra, a Oficina introduz o oficinista na reflexão, oração, mensagem evangélica e análise da própria vida que vai sendo transformada num processo lento
e evolutivo que o leva a um testemunho de vida.
E assim, os oficinistas curam suas feridas interiores, libertam-se das angústias e tristezas, complexos de culpa, inseguranças e recuperam a estabilidade emocional e a alegria de viver. A Oficina atinge o coração e o transforma num baluarte de harmonia, serenidade e amor. Do coração convertido, estes dons se irradiam à família e da família para a sociedade.
Temos Oficinas para adultos, jovens, adolescentes, crianças e cursos para casais, palestras, jornadas e retiros de 1 e 6 dias, deixados por Frei Ignácio Larrañaga, fun -
dador das Oficinas de Oração e Vida que em 15 de outubro de 1997, foram reconhecidas como uma Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, com perso -
nalidade jurídica e aprovada pelo Conselho Pontifício para Leigos, em 4 de outubro de 2002.
Somos 18.000 mil Guias no mundo aplicando Oficinas
Instituto de Teologia João XXIII oferece cursos sobre a Doutrina da Fé
A Comunidade ComDeus vê a necessidade de formar os católicos na Doutrina de Fé, por isso, em 2000 nasceu o Instituto de Teologia João XXIII com cursos que levam as pessoas ao conhecimento da Fé.
As matrículas estão abertas para as turmas de 2023 pelo telefone ou WhatsApp (12)
3302-8560
Confira os cursos abaixo:
Doutrina da Igreja Católica
Neste curso se estuda a primeira parte do Documento onde se explica toda a Fé Católica a partir da revelação.
Todo católico deveria fazer este curso para esclarecer sua fé, pois somente com a cla-
reza do que cremos teremos condição de melhor testemunhar quem somos.
Turma nas Quartas-feiras
– Horário: 19h30 às 21h30 –Início 01/03/2023
Os Quatro Evangelhos Estudar os quatro evangelhos compreendendo a posição do hagiógrafo na forma de apresentar Jesus e seus ensinamentos. Curso riquíssimo em compreensão da Doutrina de Jesus.
Turma nas Quartas-Feiras
– Horário: 19h15 as 20h30; –Início 01/03/2023
Teologia para Leigos Todo cristão deve ter interesse em aprofundar aquilo que professa, principalmente
em nossos dias. “Devemos estar sempre prontos a dar razão da nossa esperança a todos aqueles que no-la
de Oração e Vida, 2 vezes por ano, com turmas em fevereiro e agosto, distribuídas em paróquias, escolas, faculdades, empresas e casas particulares.
Venha viver uma Oficina e experienciar os seus benefícios. Você encontrará um grande amigo: Jesus Cristo, que lhe apresentará o amor do Pai e lhe conduzirá pelos caminhos da santificação, libertando você das angústias, depressão, medos e ansiedades, dando-lhe um coração novo, sereno e cheio de paz.
Confira em nosso site: www.tovbrasil.com.br a Oficina mais perto de você e venha viver esta grande experiência de amor em sua vida.
peçam”.
Formações nas regiões pastorais sobre o documento
O CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) é um órgão ecumênico criado em 1982 pelas Igrejas Católica Romana, Luterana (IECLB), Anglicana (IEAB), Metodista (IM) e Presbiteriana Unida (IPU). Atualmente conta, também, com a Aliança de Batistas do Brasil.
Tem por objetivo colocar-se a serviço da unidade
das Igrejas, empenhando-se em acompanhar a realidade brasileira, confrontando-a com o Evangelho e as exigências do Reino de Deus.
Em nossa Diocese temos a Comissão do Diálogo Ecumênico e Inter-religioso, cujo assessor é o Pe. Sebastião Cesar e o coordenador é o José Carlos, trabalhando para realizar
o sonho de Jesus: "Que todos sejam um". (cf. Jo 17, 21-23).
Neste ano a equipe percorrerá as Regiões Pastorais da Diocese para tornar conhecido o Documento "Vademecum Ecumênico - O Bispo e a unidade dos cristãos”. Fique atento às datas que serão divulgadas ao decorrer do ano e participe.
10 EXPRESSÃO Fevereiro
(1Pd. 3, 15). Isto só será possível mediante uma aplicação zelosa ao estudo da ciência sagrada.
Turma nas Terças-Feiras – Horário: 19h15 às 22h00 –Início 28/03/2023
"Vademecum Ecumenico - O Bispo e a unidade dos cristãos"
Paróquias em Festa
Confira as Paróquias que celebraram os(as) padroeiros(as) de suas comunidades no mês de janeiro e fevereiro.
Paróquia Santa Inês
A Paróquia Santa Inês de 18 a 21 de janeiro, realizou o Tríduo e Festa em honra a padroeira da comunidade. De 18 a 20 de janeiro, às 19h, rezaram o terço e entoaram o Hino em louvor a Santa Inês e em seguida a Santa Missa. No dia 21, dia de Santa Inês, às 18h30, a comunidade preparou uma Homenagem à padroeira e às 19h, aconteceu a Missa Solene presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo de Limeira.
Paróquia N. Sra. de Lourdes
A Paróquia N. Sra. de Lourdes de 2 a 11 de fevereiro, celebrou a Novena e Festa da padroeira da comunidade. O tema central foi: “Casa de Maria, casa de todos nós: entremos”. A cada dia um padre presidiu, mas foi o Padre Rinaldo Rezende que ficou incumbido de todos os dias pregar a Homilia, de modo a conduzir a comunidade em uma mesma linha neste retiro espiritual.
Paróquia São João Bosco
A Paróquia São João Bosco de 27 de janeiro a 5 de fevereiro, celebrou a Novena e Festa do padroeiro da comunidade. Todos os dias às 19h30, aos finais de semana às 19h. E no dia da festa Dom Cesar presidiu às 10h, e às 17h a comunidade realizou uma Procissão, seguida de Missa.
Paróquia São Sebastião
A Paróquia São Sebastião de 4 a 12 de fevereiro, celebrou a Novena e Festa do padroeiro da comunidade. Todos os dias às 18h30 o Terço, 19h a Novena e 19h30 a Missa.
Fevereiro EXPRESSÃO 11 Acontece
Avança o processo de Beatificação e Canonização de Franz de Castro
No dia 17 de dezembro de 2022, o Papa Francisco assinou um decreto aceitando e confirmando os votos do Dicastério para as Causas dos Santos, e declarou: Constam a oferta da vida até a morte por motivo da Caridade, assim como as Virtudes cristãs exercidas pelo menos em grau ordinário, pelo Servo de Deus Francisco De Castro Holzwarth, Fiel Leigo, no caso e para os fins em questão. Com isso o Servo de Deus Franz de Castro, agora é classificado como Venerável.
Confira abaixo o decreto na íntegra traduzido do Latim. Decreto sobre a oferta da vida
«Ninguém tem maior amor do que este: dar a sua vida pelos seus amigos» (Jo 15,13)
Durante o estudo da causa de beatificação e canonização do Servo de Deus Franz de Castro Holzwarth, tornou-se cada vez mais claro que ele perseverou virtuosamente até a morte na oferta voluntária e livre de sua vida em nome da caridade. À luz do Motu proprio do Santo Padre Francisco Maiorem hac dilectionem de 11 de julho de 2017, decidiu-se, portanto, encontrar em sua história os elementos peculiares da oferta da vida.
Franz de Castro Holzwarth nasceu em 18 de maio de 1942 em Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro. Após concluir os estudos universitários de direito e obter o título de advogado, inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil e passou a exercer a advocacia em Jacareí, no Estado de São Paulo, em 1968. Alguns anos depois, superada a recusa e o medo que sentia em relação ao ambiente carcerário, começou a colaborar com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, fundada por
Mario Ottoboni em São José do Campos, para recuperação e reintegração de presos. Ele entendeu que essa era sua vocação de leigo. Em 1975 ingressou formalmente na Associação, dedicando todo o seu tempo livre ao apostolado na prisão e preparando os presos para receberem o sacramento da Confirmação. Com profunda simplicidade, humildade e prudência, ouvia os presos e as suas histórias, rezava com eles e testemunhava-lhes a sua fé, numa relação crescente de confiança recíproca. Em nome da esperança cristã, ele estava firmemente convencido da possibilidade de sua reabilitação pessoal, social e religiosa. Ficou claro que o Servo de Deus não só fez suas as finalidades de caridade e promoção humana da Associação, mas, no papel de evangelizador, dava um cunho espiritual particular ao trabalho que realizava com os presos. Começou a exercer essa atividade apostólica, além de São José do Campos, também no presídio de Jacareí, pertencente à mesma circunscrição eclesiástica, onde a Associação ainda não estava presente. Ao optar por desenvolver o seu apostolado num ambiente notoriamente
violento e turbulento como a prisão, o Servo de Deus aceitou expor-se a uma situação de habitual risco.
Em 14 de fevereiro de 1981, eclodiu no presídio de Jacareí uma revolta de doze presos que, exigindo meios e garantia de fuga, mantiveram com eles alguns reféns. Intervindo a Polícia Militar no local, foi pedido ao Servo de Deus e a Mario Ottoboni para assumirem um papel de mediação. Um primeiro grupo de reféns foi libertado. Vendo, porém, que a situação tinha chegado a um impasse e, de fato haviam certos atos de intimidação, de ambos os lados, e o clima se tornava cada vez mais tenso, Franz de Castro Holzwarth, para sair do impasse que se instalara e evitar desfechos piores para todos, deu um passo a mais na proposta, sem que ninguém lhe sugerisse ou impusesse, que ele mesmo assumisse o lugar de um dos reféns, um agente da Polícia Militar. Ele tinha plena consciência do risco que corria, ainda mais sabendo que, uma vez libertado o companheiro refém, nada poderia razoavelmente impedir a polícia de atirar nos presos rebeldes. E assim, uma vez que só o Servo de Deus
ficou com os revoltosos, os soldados começaram a atirar e ele, junto com vários detentos, foi atingido por mais de vinte tiros e foi morto.
Em Franz de Castro Holzwarth, a oferta gratuita e voluntária da vida é o ápice de um autêntico exercício das virtudes cristãs. Com efeito, era um jovem leigo, capaz de testemunhar a sua fé sem vergonha nem hipocrisia. A caridade, em particular, era a alma de seu generoso serviço aos detentos. Seu amor por seus irmãos era concreto. Sua morte, que ocorreu no contexto de uma conclusão nefasta moralmente certa, foi considerada uma verdadeira e própria doação da vida por amor ao próximo. Em torno dele, portanto, desenvolveu-se constantemente tal fama de santidade que levou à abertura da sua causa de beatificação e canonização.
O inquérito diocesano decorreu na Cúria Eclesiástica de São José do Campos de 6 de março de 2009 a 22 de dezembro de 2010. A Congregação para as Causas dos Santos emitiu o Decreto de validade jurídica em 18 de maio de 2011. A Positio sobre a oferta da vida foi submetida ao exame dos Consultores
Teológicos, que em 9 de março de 2021 se pronunciaram favoravelmente. Os Padres Cardeais e Bispos, reunidos em Sessão Ordinária em 11 de outubro de 2022, reconheceram a existência de todos os critérios, estabelecidos para comprovar o oferecimento de vida de Franz de Castro Holzwarth.
O abaixo-assinado Cardeal Prefeito relatou todas essas coisas ao Sumo Pontífice Francisco. Sua Santidade, aceitando e confirmando os votos do Dicastério para as Causas dos Santos, declarou hoje: Constam a oferta da vida até a morte por motivo da Caridade, assim como as Virtudes cristãs exercidas pelo menos em grau ordinário, pelo Servo de Deus Francisco De Castro Holzwarth, Fiel Leigo, no caso e para os fins em questão.
O Sumo Pontífice ordenou então que este decreto seja publicado e inserido nos atos do Dicastério para as Causas dos Santos.
Dado em Roma, no dia 17 de dezembro do ano de Nosso Senhor de 2022.
Marcello Card. Semeraro Prefeito Fabio Fabene Arciv. tit. di Montefiascone Segretario
12 EXPRESSÃO Fevereiro Aconteceu
Lançamento Diocesano
da CF 2023
No dia 1º de fevereiro, às 19h30, no auditório do Seminário Diocesano Santa Teresinha, aconteceu o lançamento diocesano da CF 2023: “Fraternidade e Fome”. O evento contou com a presença de Dom Cesar, dos padres Fábio Ferreira Costa e Francisco Alexandre Vasconcelos, Diácono Jovino Rezende Neto, alguns vereadores e vereadoras e a comunidade diocesana.
Missa
No dia 4 de fevereiro, às 19h, na Igreja Matriz da Paróquia Imaculada Conceição em Eugênio de Melo, o Pe. Vicente Benedito Simões, foi empossado como pároco desta comunidade citada. O padre Vicente após contribuir com a comunidade diocesana como Reitor da Etapa do Discipulado, agora parte para esta nova missão.
Missa de Posse do Pe. Geraldo Alves com o Reitor do Seminário
Pe. Rodolfo Komórek
No dia 3 de fevereiro, às 10h30, no Seminário Diocesano Pe. Rodolfo Komórek, aconteceu a Missa de posse do Pe. Geraldo Alves da Silva, como novo reitor da etapa do Discipulado (Filosofia). Neste ano de 2023 ele será responsável por formar, conduzir e animar 10 seminaristas que estão nesta etapa.
Fevereiro EXPRESSÃO 13 Aconteceu
de Posse do Pe. Vicente Simões como pároco da Paróquia Imaculada Conceição –Eugênio de Melo
Arquivo
Missa Solene na Festa do padroeiro da Paróquia São João Bosco
No dia 5 de fevereiro, a Paróquia São João Bosco encerrou sua Novena e Festa em honra ao padroeiro da comunidade. No domingo, às 10h, Dom Cesar presidiu a Santa Missa e no período da tarde, às 17h, a comunidade realizou uma procissão, seguida de Missa.
Missa de Posse do Pe. Ademir Nunes como pároco da Paróquia Santo Agostinho
No dia 7 de fevereiro, às 19h30, a Paróquia Santo Agostinho, acolheu seu novo pároco, o Pe. Ademir Nunes Farias.
Missa de Posse do Pe. Pedro Paulo, SCJ como pároco da Paróquia
N. Sra. do Perpétuo Socorro e apresentação do novo vigário paroquial
Pe. Luciano, SCJ
No dia 6 de fevereiro, às 19h30, a Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, acolheu seu novo pároco, o Pe. Pedro Paulo, SCJ e também o novo vigário paroquial, o Pe. Luciano dos Santos Silva, SCJ, recém ordenado sacerdote.
14 EXPRESSÃO Fevereiro Aconteceu
Fevereiro EXPRESSÃO 15
Aniversariantes
JANEIRO
PADRES – Aniversário Natalício
1 Pe. José Vieira Pinto
7 Pe. Luiz Gustavo Santos Teixeira
8 Pe. Ronildo Aparecido da Rosa
11 Pe. Paulo Renato F. G. Campos
15 Pe. Geraldo Alves da Silva (Pe. Geraldinho)
PADRES
Aniversário de Ordenação Presbiteral
19 (1991) Pe. José Bento Vichi de Paula (Pe. Bentinho)
21 (2023) Pe. Luciano dos Santos Silva
25 (2004) Pe. Maurício Monte da Silva, MPS
28 Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB (Nomeação Episcopal)
DIÁCONOS – Aniversário Natalício
5 Diác. Alexandre Magno de Andrade
7 Diác. Hervê da Silva
8 Diác. Mauro Ossamu Aoki
8 Diác. Dionísio Rodrigues
13 Diác. Gilson Andrade de Paula
15 Diác. Dario Paes de Brito
18 Diác. Custódio da Cruz Fidalgo
22 Diác. Dorival Aparecido de Campos Filho
22 Diác. Raimundo Nonato Diniz
25 Diác. Paulo Pereira
27 Diác. Paulo Cesar de Oliveira
28 Diác. Marcos Moreira
FEVEREIRO
PADRES – Aniversário Natalício
2 Pe. Dimas Cornélio do Nascimento
5 Pe. Juliano Grafanassi da Silva
18 Pe. Robert José Ribeiro
20 Pe. Alexandre Rodolfo Aparecido da Costa
23 Pe. João Alves da Silva Sobrinho
24 Pe. José Cândido Pereira
24 Pe. Gevanildo Augusto Torres
PADRES
Aniversário de Ordenação Presbiteral
1 (1992) Pe. Geraldo Alves da Silva (Pe. Geraldinho)
4 (1962) Cônego Benedito Azevedo Gouvêa
4 (2006) Pe. Cleber Eduardo Koch, SCJ
6 (1993) Dom José Roberto Fortes Palau (Ordenação Presbiteral)
7 (2004) Pe. Antonio Célio Costa Francisco, SDB
13 (1993) Pe. Ronildo Aparecido da Rosa
13 (1993) Pe. Luiz Antônio Pinto
20 (1993) Pe. José Afonso de Souza
23 (1985) Pe. José Valdir Rodrigues
27 (1993) Pe. Rodolfo Muniz Leal (Pe. Reizinho)
DIÁCONOS DIÁCONOS – Aniversário Natalício
6 Diác. Hamilton Simões de Souza
7 Diác. Reynaldo Antônio Reginaldo
9 Diác. José Alencar Ribeiro
9 Diác. Rogério Barbosa Sansoni
10 Diác. Orlando Berti
13 Diác. Geraldo de Assis Ribeiro
18 Diác. José Cirilo da Silva
21 Diác. Vicente Ferreira de Sousa
23 Diác. José Roberto de Paula Ferreira
24 Diác. José Mauro Miranda
DIÁCONOS
Aniversário de Ordenação Diaconal
18 (2005) Diác. Dionísio Rodrigues
18 (2005) Diác. José Pedro de Camargo
16 EXPRESSÃO Fevereiro