Jornal Expressão - Julho 2023

Page 1

Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos • Ano XXXI • Julho de 2023 • N0 445 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Dom Cesar fala sobre os ministérios laicais em nossa Diocese Palavra do Pastor •Leia na página 3 Confira as festividades que estão acontecendo em nossas paróquias e comunidades Festas Julinas nas Paróquias •Leia na página 6 Confira as paróquias que celebram seus padroeiros(as) Paróquias em Festa •Leia na página 11 comunicacao@diocesesjc.org.br | www.dioceses jc.org.br JORNAL Celebrando os 21 anos de missão na cidade de São José, a comunidade promoverá um grande evento no Centro da Juventude •Leia na página 5 Canção Nova abraça São José dos Campos Férias: Seminaristas missionários aproveitam este tempo para evangelizar!

As férias e suas possibilidades

Em sintonia com a caminhada da Igreja, o Jornal Expressão chega, mais uma vez, até você, comprometido com a sua vocação de transmitir conteúdos que geram comunhão entre as pessoas, com Deus e com a missão evangelizadora da Igreja.

O período de férias escolares, tempo propício para o descanso, para o lazer e para outras atividades descontraídas, também pode ser aproveitado para o avanço na realização da missão confiada por Cristo à sua Igreja. Como você verá nas páginas seguintes, isso que vem acontecendo em algumas paróquias de nossa Diocese, tanto com a presença dos seminaristas quanto por iniciativa dos próprios membros da comunidade.

Ao lado de realizações de cunho diretamente evangelizador, neste tempo, acontecem também as divertidas e deliciosas quermesses, em várias paróquias, como ocasião de confraternização e trabalho em prol das obras e ações evangelizadoras.

Em meio a tudo isso, somos convidados a estar em sintonia com as comemorações indicadas pelo Papa, neste mês, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Esta edição do Informativo oficial da Diocese de São José dos Campos, também fala de formação sobre Doutrina Social da Igreja, das festas de padroeiros paroquiais e de como nossos jovens estão se organizando para participar da JMJ Lisboa 2023.

Fique por dentro de tudo o que vem acontecendo em nossa Diocese e na Igreja e, depois de se animar e agradecer pelas maravilhas de Deus entre nós, participe daquilo que lhe interessar mais, a fim de enriquecer a sua realização e contribuir para o alcance de seus objetivos.

Boa leitura do Jornal Expressão.

Frase

“Uma só gota do Sangue de Cristo pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa”. São João XXIII

“A santidade, o verdadeiro afã por alcançá-la, não faz pausas nem tira férias”.

São Josemaria Escrivá

Fundação Sagrada Família - Publicação Mensal da Diocese de São José dos Campos Bispo Diocesano: Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB • Supervisão Geral: Pe. Edinei Evaldo Batista - Jornalista Responsável: Bruno Andrade – MTB 89.844 • Colaboram nesta edição: Pastoral Diocesana da Pessoa Idosa, Vatican News, Seminário Filosófico Pe. Rodolfo, Seminário Santa Teresinha, PASCOM Maria Auxiliadora dos Cristãos, PASCOM N. Sra. de Guadalupe, PASCOM N. Sra. de Lourdes, PASCOM N. Sra. do Perpétuo Socorro, PASCOM N. Sra. do Rosário, PASCOM Santa Inês, PASCOM São Benedito – Alto da Ponte, PASCOM São João Bosco, PASCOM Santuário São Judas Tadeu, PASCOM São Vicente, COMIDI, Paróquia Espírito Santo, Animação Bíblico Catequética Diocesana, PASCOM São Bento, PASCOM Sant’Ana, Dona Graça (COMIDI) e Comissão Sociopolítica Diocesana. Redação e Publicidade: Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 - Jd. São Dimas - São José dos Campos - CEP 12245-440 • Tel.: (12) 3928-3929 – e-mail: comunicacao@diocesesjc.org.br.

Se você identificar alguma informação errada ou falta de dados, escreva para a

2  EXPRESSÃO  Julho
redação do Jornal Expressão ou envie um e-mail. Mande também suas críticas, comentários e sugestões. As matérias assinadas e opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Edição concluída em 9 de julho de 2023. Fale com o Expressão O Jornal Expressão é distribuído on-line. O mesmo também não pode ser vendido, cobrado a entrega e não possui representante para arrecadar fundos para publicidade, assinaturas ou outra contribuição. (12) 3928-3929 (12) 99788-5559
Nossa
caminho,
Papa
Editorial
vida é um
quando paramos, não vamos para frente”.
Francisco

Realizamos na Diocese de São José dos Campos, à luz da solenidade de “Corpus Christi”, a RENOVAÇÃO DE MINISTÉRIOS LAICAIS em toda a Diocese. Foram renovados os ministérios extraordinários da Eucaristia, da Bênção, do Consolo e da Esperança. As celebrações se deram a partir das Regiões Pastorais, que são oito em nossa Diocese. Foram celebrações maravilhosas com a presença de milhares de ministros(as) renovando o seu compromisso com Jesus Cristo a serviço do Povo de Deus.

O leigo cristão tem a missão de ser o fermento de transformação profunda das realidades temporais, vivendo na comunhão da Igreja. Os Leigos são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na sociedade. Pelo batismo, receberam essa vocação que devem vivê-la intensamente a serviço do Reino de Deus. Na Igreja existem as diversas vocações: a sacerdotal, a diaconal, a religiosa e a leiga como temos celebrando neste mês eucarístico. Todas são importantes e necessárias, pois brotam do Batismo, fonte de todas as vocações.

Dentro da comunidade eclesial, os leigos são chamados a desempenhar diversas tarefas: catequista, ministro(a) Extraordinário da Comunhão Eucarística, ministro da consolação e da esperança, agente e coordenadores das diferentes pastorais, serviço aos pobres e aos doentes, novas comunidades, e tantos outros. São chamados também a colaborar no governo paroquial e diocesano, participando de conselhos pastorais e econômicos. Não como simples colaboradores

Ministérios leigos na Igreja

do bispo e dos padres, mas como membros ativos da comunidade, assumindo ministérios e serviços para o engrandecimento da Igreja de Cristo.

O documento conciliar “SACROSANCTUM CONCILIUM" já apontava a ampliação da atuação dos leigos em alguns sacramentos e ministérios: “Providencie-se de modo que alguns sacramentos, pelo menos em circunstâncias especiais e a juízo do Ordinário, possam ser administrados por leigos dotados das qualidades requeridas” (SC, 79).

O Catecismo da Igreja Católica, no número 910 aponta assim: “Os leigos podem também sentir-se chamados ou vir a ser chamados para colaborar com os próprios pastores no serviço da comunidade eclesial, para o crescimento e a vida da mesma, exercendo ministérios bem diversificados, segundo a graça e os carismas que o Senhor quiser depositar neles”.  A atuação do leigo na comunidade é necessária e importante.

A concepção da Igreja como Povo de Deus, no qual cada um exerce ofícios e ministérios, segundo os carismas e dons de Deus, foi reforçada pelo Concílio Vaticano II. A partir daí se deu um aprofundamento do lugar que os batizados ocupam na Igreja, na responsabilidade deles na vida e no crescimento dela. Houve, portanto, o reconhecimento dos ministérios leigos, não somente por necessidade de suprir as lacunas dos sacerdotes, mas como direito natural em força do batismo e pelo sacerdócio comum dos fiéis leigos, do múnus sacerdotal, profético e régio, próprio de nosso batismo, como aponta o catecismo nos números 897 a 913.

No número 903 do Catecismo ainda afirma: “Se tiverem as qualidades exigidas os leigos podem ser admitidos de maneira estável aos ministérios' de leitores e de acólitos. "Onde a necessidade da Igreja o aconselhar, podem também os leigos, na falta de ministros mesmo não sendo leitores ou acólitos, suprir alguns de seus ofícios a saber exercer o ministério da palavra, presidir às orações litúrgicas administrar o Batismo e distribuir a sagrada Comunhão de acordo com as prescrições do direito".

O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão nasceu da necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs (At 6, 3). O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa ou em outras circunstâncias, tendo também outras funções.

O Concílio Vaticano II fez dar valor aos ministérios e valorizou a atuação do leigo na Igreja, também ao ministro extraordinário da Sagrada Comunhão. Popularmente é chamado de ministro da Eucaristia, o que não é uma linguagem correta. O ministro da Eucaristia é unicamente o bispo e sacerdote que administra a Santa

Eucaristia. Antes do concílio não se podia imaginar um leigo tendo acesso ao sacrário e podendo levar o viático (a Eucaristia) nas casas ou nos hospitais.

Os ministros extraordinários da comunhão surgiram na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, como resposta à escassez de ministros ordenados, e à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias, tarefa que para muitos se tornava demasiado extenuante devido ao tempo e esforço dispendido. A introdução de ministros leigos que pudessem auxiliar na ausência de outros ministros ordenados teve como finalidade trazer mais eficácia e dignidade à distribuição da Eucaristia."

A Igreja não é uma associação de pessoas bem intencionadas, mas uma comunidade sacerdotal, isto é, não se está na Igreja, se é Igreja através de uma realidade ontológica, a graça. Efetivamente, alguns sacramentos imprimem caráter e seu impacto é tão forte que eles estruturam – com fundamento ontológico, isto é, no ser – essa comunidade sacerdotal. Efetivamente, o batismo (e a confirmação) cria o primeiro elemento da estrutura fundamental da Igreja, que chamamos de christifideles ou fiéis; o sacramento da ordem cria o segundo elemento da mesma estrutura fundamental, que chamamos ministri, o sagrado ministério.

A missão da Igreja é anunciar Jesus Cristo para que todos se salvem. Há, portanto, em toda a Igreja uma unidade de missão, mas diversidade de serviços que contribuem nessa única missão. “Os leigos, por sua vez, participantes do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo, compartilham a missão de todo o povo de Deus na Igreja e no mundo. (…) Já que é realmente característico do estado leigo viver em meio ao mundo e aos negócios seculares, são eles chamados por Deus para, abrasados no espírito de Cristo, exercerem o apostolado a modo de fermento no mundo” (AA, 2).

Vejamos os números dos ministros na Diocese de São José dos Campos: o total de Ministros que renovaram o Ministério é de 4.329 (Ministros da Comunhão). Dentro desse montante, 2.699 renovaram também o Ministério da Benção e 1.271, o Ministério do Consolo e da Esperança.

Julho  EXPRESSÃO  3
* Palavra do pastor
Bispo Diocesano de São José dos Campos Região Pastoral Sant'Ana Região N. Sra. da Santíssima Trindade Região Pastoral São Judas Tadeu Região Pastoral Santo Antônio Região Pastoral São Paulo Apóstolo Região Imaculada Conceição Região Pastoral São José Região N. Sra. de Lourdes

Mensagem do Papa Francisco para

o III Dia Mundial dos avós e idosos

No dia 23 de julho será comemorado o 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. O tema escolhido pelo Santo Padre é “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1,50), que expressa a ligação com a Jornada Mundial da Juventude que ocorrerá alguns dias depois em Lisboa (1 - 6 de agosto de 2023).

Confira na íntegra a MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO POR OCASIÃO DO III DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS

«De geração em geração, a sua misericórdia» (cf. Lc 1, 50)

Queridos irmãos e irmãs!

«De geração em geração, a sua misericórdia» (cf. Lc 1, 50): assim reza o tema do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. O tema leva-nos a um encontro abençoado: o encontro entre Maria, jovem, e sua parente Isabel, idosa (cf. Lc 1, 39-56). Esta, cheia de Espírito Santo, dirige à Mãe de Deus palavras que, dois milénios depois, cadenciam a nossa oração diária: «Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre» (1, 42). E o Espírito Santo, que já tinha descido sobre Maria, sugere-Lhe como resposta o Magnificat, onde proclama que a misericórdia do Senhor se estende de geração em geração. O Espírito Santo abençoa e acompanha todo o encontro fecundo entre gerações diversas, entre avós e netos, entre jovens e idosos. De facto, Deus quer que os jovens, como fez Maria com Isabel, alegrem os corações dos anciãos e extraiam sabedoria das suas experiências. Mas o primeiro desejo do Senhor é que não deixemos sozinhos os idosos, que não os abandonemos à margem da vida, como hoje, infelizmente, acontece com demasiada frequência.

Neste ano, regista-se uma proximidade estupenda entre a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e a Jornada Mundial da Juventude; no tema de ambas, sobressai a «pressa» de Maria (cf. 1, 39) quando visita Isabel, levando-nos assim a refletir sobre a ligação entre jovens e idosos.

O Senhor espera que os jovens, ao encontrar os idosos, acolham o apelo a guardar as memórias e reconheçam, graças a eles, o dom de pertencerem a uma história maior. A amizade duma pessoa idosa ajuda o jovem a não cingir a vida ao presente e a lembrar-se que nem tudo depende das suas capacidades. Por

sua vez, aos mais velhos, a presença dum jovem abre à esperança de que não se perderá tudo aquilo que viveram e se vão realizar os seus sonhos. Em resumo, a visita de Maria a Isabel e a consciência de que a misericórdia do Senhor se transmite duma geração à outra mostram que não podemos avançar – nem salvar-nos – sozinhos, e que a intervenção de Deus se manifesta sempre no conjunto, na história dum povo. É precisamente Maria

quem no-lo diz no Magnificat, alegrando-Se em Deus, que, fiel à promessa feita a Abraão (cf. 1, 51-55), realizou maravilhas novas e surpreendentes.

Para melhor captar o estilo do agir de Deus, recordemos que o tempo deve ser vivido em plenitude, porque as realidades maiores e os sonhos mais belos não acontecem num instante, mas através dum crescimento e duma maturação: em caminho, em diálogo, no relacionamento. Ora, quem se concentra apenas no imediato, nas próprias vantagens que se hão de conseguir rápida e sofregamente, no «tudo e já», perde de vista o agir de Deus. Diversamente, o seu projeto de amor atravessa o passado, o presente e o futuro, abraça e põe em ligação as gerações. É um projeto que nos ultrapassa a nós mesmos, mas no qual cada um de nós é importante e, sobretudo, é chamado a ir mais além. Para os mais jovens, trata-se de ir mais além do imediato em que nos confina a realidade virtual, que muitas vezes nos desvia da atividade concreta; para os mais velhos,

trata-se de não se deterem no debilitar-se das forças nem no lamento pelas ocasiões perdidas. Olhemos para a frente! Deixemo-nos plasmar pela graça de Deus, que, de geração em geração, nos liberta do imobilismo no agir e das lamúrias voltadas para o passado! No encontro entre Maria e Isabel, entre jovens e idosos, Deus dá-nos o seu futuro. Na realidade, o caminho de Maria e o acolhimento de Isabel abrem as portas à manifestação da salvação: através do seu abraço, a misericórdia irrompe, com alegre mansidão, na história humana. Por isso, quero convidar cada um a pensar naquele encontro; mais ainda, a fechar os olhos e imaginar, como numa foto instantânea, aquele abraço entre a jovem Mãe de Deus e a mãe idosa de São João Batista; representá-lo na mente e visualizá-lo no coração, para o fixar na alma como um luminoso ícone interior.

E convido depois a passar da imaginação à vida concreta, fazendo algo para abraçar os avós e os idosos. Não os deixemos sozinhos; é preciosa a sua presença

nas famílias e nas comunidades: dá-nos a noção de partilhar a mesma herança e de fazer parte dum povo em que se preservam as raízes. Sim! São os idosos que nos transmitem a pertença ao santo Povo de Deus. A Igreja e de igual modo a sociedade precisam deles. É que os idosos entregam ao presente um passado necessário para construir o futuro. Honremo-los, não nos privemos da sua companhia nem os privemos da nossa. Não permitamos que sejam descartados. O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pretende ser um pequeno e delicado sinal de esperança para eles e para a Igreja inteira. Por isso renovo o meu convite a todos – dioceses, paróquias, associações, comunidades – para o celebrarem, colocando no centro a alegria transbordante dum renovado encontro entre jovens e idosos. A vós, jovens, que estais a preparar-vos para partir para Lisboa ou que vivereis a Jornada Mundial da Juventude na própria localidade, quero dizer: antes de sair para a viagem, ide visitar os vossos avós, fazei uma visita a um idoso sozinho. A sua oração proteger-vos-á e levareis no coração a bênção daquele encontro. A vós, idosos, peço para acompanhardes com a oração os jovens que estão prestes a celebrar a JMJ. Aqueles jovens são a resposta de Deus aos vossos pedidos, o fruto daquilo que semeastes, o sinal de que Deus não abandona o seu povo, mas sempre o rejuvenesce com a criatividade do Espírito Santo. Queridos avós, queridos irmãos e irmãs idosos, chegue até vós a bênção do abraço entre Maria e Isabel, e encha de paz os vossos corações. Com afeto, vos abençoo. E vós, por favor, rezai por mim.

4  EXPRESSÃO  Julho Acontece
De geração em geração, a sua misericórdia"
Roma – São João de Latrão,
31 de maio de 2023.
cf. Lc 1, 50
na Festa da Visitação da Virgem Santa Maria,
FRANCISCO

O Papa: a Eucaristia nos abre ao mundo, como Jesus nos ensinou

Na intenção de oração deste mês, confiada a toda a Igreja católica através da Rede Mundial de Oração do Papa, o Pontífice nos convida a colocar a Eucaristia no centro de nossas vidas.

"Por uma vida eucarística" é o título do vídeo do Papa Francisco com a intenção de oração para este mês de julho.

Na mensagem de vídeo divulgada, o Santo Padre diz que "se ao sair da missa estás como entraste, alguma coisa não funciona". Na intenção de oração deste mês, confiada a toda a Igreja católica através da Rede Mundial de Oração do Papa, o Pontífice nos convida a colocar a Eucaristia no centro de nossas vidas.

Ele nos convida a olhar esta celebração não como uma

obrigação ritual, mas como um encontro com Jesus ressuscitado, pois "a Eucaristia é a presença de Jesus, é profundamente transformadora. Jesus vem e deve transformar-te".

Nela, é Cristo que se oferece, que se dá por nós, que nos con-

vida para que a nossa vida seja alimentada por Ele e alimente a vida de nossos irmãos.

Isto é o que acontece aos protagonistas do vídeo deste mês: três fiéis que, no final da Missa, levam a Eucaristia a seus irmãos necessitados, fora da

igreja, oferecendo e retribuindo esse amor e esse dom de si mesmos que receberam no sacramento. As cenas da vida cotidiana são ambientadas na cidade de Detroit, nos Estados Unidos. De fato, graças à ajuda da Arquidiocese de Detroit,

Canção Nova abraça São José dos Campos

No último final de semana de Julho, a Missão da Canção Nova, de São José dos Campos, realiza um evento para celebrar seus 21 anos em solo joseense para agradecer e louvar a Deus por estes anos de Evangelização na região do Vale do Paraíba.

O “Canção Nova Abraça São José dos Campos” acontecerá nos dias 29 e 30 de Julho, no Centro da Juventude, no Jardim América, com entrada gratuita. O evento que, a partir deste ano fará parte do calendário oficial da cidade, traz como tema central: "Bem-aventurada aquela que acreditou!" (Lc 1,45).

Entre as presenças confirmadas estão: Dom Cesar Teixeira (Bispo Diocesano), Padre Alexandre Paccioli (Sacerdote da Arquidiocese do Rio de Janeiro e fundador da Comunidade Católica Olhar Misericordioso), Instituto Hesed, Padre Diogo Albuquerque (Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Franco da Rocha, na Diocese de Bragança Paulista-SP), Sônia Venâncio (Missionária da Comunidade Canção Nova e apresentadora do Terço

Mariano, na TV Canção Nova), Padre Gevanildo Torres (Sacerdote e Membro da Comunidade Canção Nova, na Frente de Missão, em São José dos Campos), Márcio Todeschini (Missionário da Comunidade Canção Nova e músico), Camila Alves (Cantora Católica e Apresentadora do Programa Pra Começar bem a semana, na Rede Canção Nova de Rádio), Flavinho (Cantor Católico), Altieres Gomes (Missionário da Comunidade Canção Nova em São José dos Campos e músico), Dauana Sales (Missionária da Comunidade Canção Nova) entre outros convidados.

Durante os dois dias de evento, a programação contará com pregações, música, louvor, oração e a Santa Missa. Além dos serviços da Canção Nova: como o Clube da Evangelização, loja Canção Nova, lanchonete e almoço.

No sábado(29), primeiro dia do evento os portões abrirão às 18h. Já no domingo(30), as atividades começam às 8h e se encerará às 18h30 com a Santa Missa celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Cesar.

Para participar não será necessária inscrição e a entrada será solidária, 1 kg de alimento não perecível.

O Centro da Juventude fica na R. Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América, São José dos Campos. O Evento contará com transmissão da rádio Canção Nova local 95.9 e nas mídias sociais @cancaonovasjc. Mais informações acesse sjc.cancaonova.com ou no Whatsapp (12) 3923 1228.

Sobre

a Canção Nova

A Comunidade Canção Nova é uma comunidade carismática católica, fundada por Monsenhor Jonas Abib e reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos como associação internacional privada de fiéis, dotada de personalidade jurídica e tem sua sede na cidade de Cachoeira Paulista (SP), Diocese de Lorena, São Paulo – Brasil. O termo “Canção Nova” corresponde ao Cântico Novo, tema que perpassa toda a história da salvação: é o cântico dos remidos, o cântico das mulheres e homens novos para o mundo novo.

realizou-se o Vídeo do Papa deste mês de julho.

A celebração da Eucaristia é um encontro com Jesus ressuscitado e, ao mesmo tempo, uma forma de nos abrirmos ao mundo, como Ele nos ensinou. Segundo o Papa, "cada vez que participamos de uma Eucaristia, Jesus vem e Jesus nos dá a força para amar como Ele amou".

Francisco explica "a lógica da Eucaristia", que "nos dá a coragem de sair ao encontro, sair de nós mesmos e de nos abrirmos amorosamente aos demais".

Rezemos para que os católicos ponham no centro de suas vidas a celebração da Eucaristia, que transforma as relações humanas e abre ao encontro com Deus e com os irmãos.

Julho  EXPRESSÃO  5 Acontece

Acontece

Chegou uma das melhores épocas do ano, quando acontecem as tradicionais Festas Juninas nas Paróquias e comunidades de nossa Diocese.

Muito bolinho caipira, pipoca, cachorro quente, doces, diversão pra criançada… Ô tempo bão sô! Confira abaixo as programações das festas e participe.

Seminaristas em Missão

Os seminaristas das etapas da Iniciação a vida de Jesus (Propedêutico), Discipulado de Jesus (estudantes de Filosofia) e da Configuração a Cristo (estudantes de Teologia), no mês de julho ofertam uma semana do período de recesso para realizar a tradicional Semana Missionária, cada ano em uma paróquia e neste ano será na Paróquia Sant’Ana, no bairro de Santana, em São José dos Campos.

A programação está cheia de atividades além das tradicionais visitas missionárias nas casas da famílias, como Missas, Momentos Vocacionais, Celebração da Palavra com distribuição da Eucaristia, Terço Vocacional, Vésperas Solenes, Encontro com as crianças, confraternização, almoço festivo, entre outros.

Confira a programação

completa abaixo:

Domingo (2 de julho)

19h – Santa Missa de acolhida e envio dos seminaristas.

Celebrante: Pe. Rinaldo.

Segunda-feira (3 de julho)

Visitas durante o dia.

18h30 – Momento Vocacio -

nal: Testemunho vocacional em todos os setores na capela/ casa indicada pelo setor.

19h30 – Celebração da Palavra com Distribuição da Sagrada Eucaristia

Terça-feira (4 de julho)

Visitas durante o dia

19h30 – Santa Missa nas Capelas dos setores.

Tema: Corações ardentes, pés a caminho.

Quarta-feira (5 de julho)

Visitas durante o dia.

19h30 – Terço Vocacional

nos setores.

Quinta-feira (6 de julho)

Visitas durante o dia.

18h30 - Saída dos Seminaristas dos setores em caminhada.

19h – Vésperas Solenes com os Seminaristas.

19h30 – Missa da família na matriz de Sant’Ana.

Celebrante: Padre Edinei. Sexta-feira (7 de julho)

Visitas durante o dia.

19h – Santa Missa do Sagrado Coração de Jesus. Bênçãos de água e objetos de devoção. Em seguida, quermesse.

Celebrante: Pe. Geraldinho

Sábado (8 de julho)

09h às 12h - Encontro de missão com as crianças e confraternização

Local: Praça da Matriz de Sant’Ana.

Brinquedos: Touro mecânico, giro, tobogã e pula-pula.

Alimentos: Cachorro quente, pipoca e refrigerante.

12h30 - Almoço festivo dos seminaristas com o seu setor de missão.

19h – Missa na Matriz com crianças, adolescentes e jovens.

Tema: “Esperança, coragem e fé!”

Celebrante: Pe. Rinaldo. Domingo (9 de julho)

9h – Santa Missa com as crianças na matriz.

12h – Almoço festivo com os seminaristas e reitores no Salão Paroquial.

18h30 – Saída dos setores em caminhada para a Matriz de Sant’Ana.

19h – Missa de Encerramento das Missões.

Celebrante: Dom Cesar.

8  EXPRESSÃO  Julho Acontece

Comissão para a Ação Missionária realiza mais uma missão diocesana

Atendendo ao apelo de Deus, 12 paróquias de nossa diocese saíram em missão, após uma formação querigmática na Capela São Luiz Gonzaga no dia 20 de maio, assessorada por Pe. Juliano Grafanassi.

A missão aconteceu no dia 10 de junho, num clima de muita euforia, alegria

e esperança. Às 7h30 os missionários foram acolhidos na Paróquia Perpétuo Socorro com um delicioso café. A seguir Pe. Pedro Paulo acolheu a todos no interior da paróquia e com os "Corações Ardentes", todos participaram da Santa Missa, celebrada por Pe. Geraldo Alves e concelebrada por Pe. Juliano, Pe. An-

tônio Luciano, SCJ e Pe. Luciano, SCJ.                Com os "Pés a Caminho", a visitação e bênção das casas aconteceu durante todo dia nas comunidades D. Pedro l e ll e João Paulo ll. As capelas São Judas Tadeu e Nossa Senhora da Salete deram suporte para a refeição do almoço. Ao final da tarde, à exemplo dos 72

Paróquia Espírito Santo promove uma Semana Missionária

discípulos enviados, a alegria tomou conta da paróquia Perpétuo Socorro com o retorno dos missionários e seus testemunhos.

O ponto alto da missão: a "Escuta" à comunidade, a " Alegria" na acolhida pelas famílias e os doentes que receberam a visita dos sacerdotes.

A Paróquia Espírito Santo realiza de 16 a 22 uma Semana Missionária com o tema: “Nossa vida é missão!”. Um momento forte para a vida da comunidade de animação pastoral. O Pe. Juliano Grafanassi, assessor da Infância e Juventude Missionária em nossa Diocese, está desenvolvendo um trabalho nesta paróquia e esse momento será a oportunidade das crianças e jovens que estão participando dos encontros fazerem sua primeira experiência missionária.

Domingo, 16/07

16h – Acolhida aos missionários

17h – Reunião para orientações finais e tira dúvidas

19h30 – Missa de Abertura (instituição de novos ministros da benção)

21h – Ida para as casas que acolherão os missionários

Segunda-feira, 17/07

7h – Café nas casas

8h – Concentração na PES

8h30 – Saída para visitas e benção nas casas

12h – Almoço na PES

15h – Encontro com as crianças (oratório)

19h30 – Momento Mariano (Terço Carismático) – Comunidade

21h – Retorno para as casas

Terça-feira, 18/07

7h – Café nas casas

8h – Concentração na PES

8h30 – Saída para visitas e benção nas casas

12h – Almoço na PES

15h – Encontro com as crianças (oratório)

19h30 – Pregação e partilha “Nossa vida é missão!” – Comunidade

21h – Retorno para as casas

Quarta-feira, 19/07

7h – Café nas casas

8h – Concentração na PES

8h30 – Saída para visitas e benção nas casas

12h – Almoço na PES

15h – Encontro com as crianças (oratório)

19h30 – Missa nas Comunidades (Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Comunidade Sagrada Família, Comunidade Nossa

74% 36%

/ Celebração nas Comunidades (nas demais sete comunidades da PES)

21h – Retorno para as casas

Quinta-feira, 20/07

7h – Café nas casas

8h – Concentração na PES

8h30 – Saída para visitas e benção nas casas

12h – Almoço na PES

15h – Encontro com as crianças (oratório)

18h – Adoração no Santuário PES

19h30 – Santa Missa com orações de cura e libertação na Igreja

21h30 – Retorno para as casas

Sexta-feira, 21/07

7h – Café nas casas

8h – Concentração na PES

8h30 – Saída para visi-

tas e benção nas casas

12h – Almoço na PES 15h – Encontro com as crianças (oratório)

19h30 – Via Sacra na sede dos Vicentinos

21h – Retorno para as casas

Sábado, 22/07

7h – Concentração e café na PES

7h30 – Missa de Envio (IAM, COMIDI e JM)

8h20 – Café na PES

9h – Saída para visitas e bênçãos nas casas

13h – Almoço na PES 14h – Encerramento na Comunidade (IAM, COMIDI e JM)

15h – Momento de partilha e vivência com as famílias

16h – Retorno para a PES

19h – Missa de Encerramento

Julho  EXPRESSÃO  9 Acontece
25% festival otica + idade é + desconto ´
Regional Marketing Sua idade é seu desconto na armação, na compra de óculos completos: de grau ou de Sol com grau. E você ainda ganha Cash Back!* *Promoção válida para óculos de grau e óculos de Sol com grau (peças selecionadas). Nas compras acima de R$500,00 você ganha Cash Back no valor de R$ 50,00. Confira o regulamento completo nas lojas.
Senhora das Graças e Comunidade São José)

Semana Catequética 2023 nas regiões pastorais

A Comissão diocesana para Animação BíblicoCatequética realiza de 17 a 21 de julho a Semana Catequética nas oito regiões pastorais de nossa Diocese. O tema principal abordado será: Catequese renovada (40 anos).

Confira abaixo a programação completa e participe!

17/07 (Segunda-feira) – 19h30

Princípios para uma catequese renovada I: Revelação e catequese

18/07 (Terça-feira) – 19h30

Princípios para uma catequese renovada II: Exigências da catequese

19/07 (Quarta-feira) – 19h30

Temas fundamentais para uma catequese renovada I: A verdade sobre Jesus Cristo e a Igreja

20/07 (Quinta-feira) – 19h30

Temas fundamentais para uma catequese renovada II: A verdade sobre o homem e os compromissos do cristão

21/07 (Sexta-feira) – 19h30

Missa de encerramento e confraternização Tocar corações e impulsionar a missão

Locais em cada Região Pastoral:

• Região Pastoral São José

Local: Paróquia Santo Agostinho

(Avenida Papa João Paulo II, 150 – Urbanova –SJCampos)

• Região Pastoral Sant’Ana

Local: Paróquia São Benedito

(Praça Padre Rubens Franco, 50 – Alto da Ponte - SJCampos)

• Região Pastoral N. Sra. da Santíssima Trindade

Local: Colégio SEPP – Auditório da unidade I

(Rua Barão de Jacareí, 1212 – Parque Itamarati – Jacareí)

• Região Pastoral Imaculada Conceição

Local: Paróquia São João Batista

(Rua Santa Helena, 145 – São João – Jacareí)

• Região Pastoral São Judas Tadeu

Local: Paróquia São Sebastião

(Rua José Molina, 20 – Vila Industrial – SJCampos)

• Região Pastoral São Paulo Apóstolo

Local: Paróquia N. Sra. da Soledade

(Rua Uruguai, 291 – Vista Verde – SJCampos)

• Região Pastoral Santo Antônio

Local: Paróquia Santa Rita de Cássia (Praça Marte, 179 – Jd. da Granja – SJCampos)

• Região Pastoral N. Sra. de Lourdes

Local: Igreja Rainha da Paz

(Rua Cantagalo, 322 – Jardim Colonial – SJCampos)

10  EXPRESSÃO  Julho Acontece

Paróquias em Festa

Confira a programação das paróquias de nossa Diocese, celebram seus padroeiros neste mês de junho. Veja a programação e participe!

Paróquia São Bento

De: 1º a 11 de julho

Tema central: Vocação: graça e missão

Novena de São Bento

Envio Missionário (1º de julho)

Santa Missa: 18h

Celebrante: Pe. Célio Antônio Almeida

1º dia da Novena (2 de julho)

Tema: “Vocação é graça”

Santa Missa: 18h

Celebrante: Dom Rogério Augusto das Neves

2º dia da Novena (3 de julho)

Tema: “Jesus chamou os que Ele quis”

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Dom Altieri, SDB

3º dia da Novena (4 de julho)

Tema: “O amor de Deus no princípio e no fim de toda vocação”

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Emilson

4º dia da Novena (5 de julho)

Tema: “A vocação como resposta de amor”

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Júlio Maria

5º dia da Novena (6 de julho)

Tema: “A pessoa humana vocacionada”

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Daniel Aparecido

Campos, SCJ

6º dia da Novena (7 de julho)

Tema: “Com Cristo, uma vida se torna Eucarística”

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Dom Moacir

Participação dos diáconos transitórios da Diocese

7º dia da Novena (8 de julho)

Tema: “Jesus nos chama pelo nome, refaz nossa história”

Santa Missa: 18h

Celebrante: Dom Dimas Lara Barbosa

8º dia da Novena (9 de julho)

Tema: “Servir com alegria: a vocação em Francisco”

Santa Missa: 18h

Celebrante: Pe. Ricardo de Andrade

Leite

9º dia da Novena (10 de julho)

Tema: “Maria, mãe e discípula missionária, modelo dos vocacionados”

Santo Terço: 18h30

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Lucas Emanuel Almeida, CSsR

Festa de São Bento (11 de julho)

Aniversário da Paróquia São Bento

Tema: “Vocação: graça e missão”

Santa Missa: 07h e 19h30

Celebrante: Pe. Célio Antônio Almeida

Paróquia Sant’Ana

De: 17 a 25 de julho

Novena de Sant’Ana

Segunda a Sexta:

18h30 - Procissão saindo em frente da Capela do Hospital Pio XII até a Matriz Sant’Ana

19h - Oração da Novena

19h30 - Missa

Sábado e Domingo:

18h - Procissão saindo em frente da Capela do Hospital Pio XII até a Matriz Sant’Ana

18h30 - Oração da Novena

19h – Missa

Novena

Padres e Bispos Convidados:

1º dia da Novena (17 de julho)

Celebrante: Pe. Marcelino Heitor

Nunes Tomé

2º dia da Novena (18 de julho)

Celebrante: Pe. Matheus Torres da Silva

3º dia da Novena (19 de julho)

Celebrante: Pe. Robert José Ribeiro

4º dia da Novena (20 de julho)

Celebrante: Pe. Luciano dos Santos

Silva, SCJ

5º dia da Novena (21 de julho)

Celebrante: Dom Rogério Augusto das Neves

6º dia da Novena (22 de julho)

Celebrante: Pe. Rodolfo José Barbosa

7º dia da Novena (23 de julho)

Celebrante: Pe. Edinei Evaldo Batista

8º dia da Novena (24 de julho)

Celebrante: Pe. Cristian Cassiano de Macedo

9º dia da Novena (25 de julho)

Celebrante: Pe. Geraldo Alves da Silva

Dia da Festa (26 de julho)

7h – Missa

Celebrante: Pe. José Cândido Pereira

10h – Missa

Celebrante: Pe. Rinaldo Roberto de Rezende

19h30 – Missa

Celebrante: Dom Cesar

Quermesse

18h às 22h

Dias 7, 8, 9, 14, 15,16, 21, 22, 23 e 26 de julho, no Salão Paroquial e Praça da Matriz Sant’Ana

Dias 17, 18, 19, 20, 24 e 25 de julho, no Salão Paroquial

Julho  EXPRESSÃO  11 Acontece

Comissão Sociopolítica realiza formação sobre Doutrina Social da Igreja

oi realizada no último dia 17 de junho uma formação promovida pela Comissão Sociopolítica diocesana com o tema “A Terra e a Doutrina Social da Igreja”, a proposta faz parte de um projeto formativo temático que vem abordando as várias dimensões da Doutrina Social da Igreja em atendimento ao Plano Diocesano de Evangelização – PDEP.

O evento realizado no auditório da paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Parque Industrial/SJC, contou com a assessoria do padre Antônio Ferreira Naves, assessor da Comissão Pastoral da Terra do Regional Sul 1 da CNBB, que explicou como a palavra “Terra” aparece por diversos vezes no Compêndio da Doutrina Social da Igreja, documento este, atualizado pelo Papa João Paulo II, sendo um instrumento de evangelização. O Compêndio é o evangelho aplicado às relações em sociedade e tem o intuito de iluminar a vida das pessoas e do conjunto da sociedade, com a aplicação do Evangelho de Jesus.

O padre Antônio Naves,

destacou entre os pontos do documento que citam a palavra “Terra”, o número 300, que trata sobre a redistribuição da terra e que em nossa realidade seria indispensável essa distribuição, disse também, “que pelo tamanho do nosso país, já se

tem estudos comprovados, que se houvesse realmente a distribuição de terra, nenhuma família brasileira ficaria sem um espaço, e isso vai de encontro aos discursos do Papa Francisco para que nenhuma família fique sem terra, teto e trabalho”.

A próxima atividade será o XXV Encontro Diocesano de Fé e Compromisso Político que será realizada no dia 15 de julho (sábado) das 8h00 às 17h00, na Cúria Diocesana, com a assessoria do professor Robson Sávio – PUC/MG. Contamos com a sua participação!

Mais de 70 jovens representarão a Diocese na JMJ Lisboa 2023

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) acontece de 1 a 6 de agosto em Lisboa, capital de Portugal. O evento vem sendo preparado há algum tempo e o Comitê Local já está nos últimos detalhes para receber todos os peregrinos neste que é o maior encontro entre a juventude católica de todo o mundo.

O site oficial da JMJ 2023 divulgou que já são 313 mil peregrinos que finalizaram suas inscrições, com origens de 151 países. Além disso, temos os dados de mais de 22 mil voluntários, 2600 padres, 737 Bispos, desses 29 são Cardeais. A imprensa também marcará presença com 2069 credenciamentos.

nossa Diocese mais de 70

jovens irão representar nossa Diocese na JMJ Lisboa 2023. En-

tre os jovens peregrinos estarão dois padres (Pe. Matheus Torres e Pe. Marcelino Heitor), um Diácono Transitório (Diác. Francis) e dois seminaristas Propedeutas (Felipe Andrade da Silva e Pedro de Souza Ribeiro).

Pelo menos 17 paróquias serão representadas na JMJ. Confira abaixo a quantidade de cada uma delas:

• 01 da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus

• 01 da Paróquia N. Sra. de Guadalupe

• 01 da Paróquia Santa Luzia

• 01 da Paróquia São Benedito (Galo Branco)

• 02 da Paróquia Espírito Santo

• 02 da Paróquia N. Sra. da

Santíssima Trindade

• 02 da Paróquia N. Sra. de Lourdes

• 02 da Paróquia Santa Cecília

• 02 da Paróquia São José Operário (Jacareí)

• 02 da Paróquia São José, Esposo de Maria

• 04 da Paróquia Imaculada Conceição (Jacareí)

• 04 da Paróquia São José Operário (Vila Paiva)

• 04 da Paróquia São Silvestre

• 06 da Paróquia Catedral São Dimas

• 06 da Paróquia Coração de Jesus

• 08 de Paróquia Sant’Ana

• 15 da Paróquia Sagrada Família

12  EXPRESSÃO  Julho Acontece
F
Em

Crismas nas Paróquias

No mês de junho, Dom Cesar, realizou a celebração da Crisma em diversas Paróquias.

Renovação dos Ministérios Extraordinários da Comunhão, Benção e Exéquias

Durante o mês de junho, aconteceram várias celebrações de Renovação dos Ministérios Extraordinários (Comunhão, Benção e Exéquias). Esse momento foi realizado nas oito regiões pastorais de nossa Diocese.

Corpus Christi 2023

dia 20 de junho, às 19h30, na Região Pastoral N. Sra. da Santíssima Trindade, na Paróquia N. Sra. de Guadalupe.

No dia 21 de junho, às 19h30, na Região Pastoral N. Sra. de Lourdes, na Paróquia N. Sra. de Lourdes.

No dia 22 de junho, às 19h30, na Região Pastoral São Paulo Apóstolo, na Paróquia N. Sra. da Soledade.

No dia 8 de junho toda a Diocese se reuniu para celebrar a grande Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, o dia de Corpus Christi. Foram inúmeras as celebrações em nossa Igreja particular. Dom Cesar, presidiu na Catedral São Dimas, às 15h, com Adoração e Missa seguida de Procissão pelas ruas.

Missa de Instituição de Ministérios aos Seminaristas

de teologia

Missa e Formação com os Seminaristas

Dom Cesar, de tempos em tempos, se faz presente em cada seminário de nossa Diocese para um momento formativo e espiritual através da Santa Missa e também de convivência. No dia 15 de junho, às 15h, foi a vez do Seminário Propedêutico São José receber a visita do bispo diocesano.

Dom Cesar, também se fez presente no Seminário Filosófico Pe. Rodolfo Komorek para um momento formativo, de espiritualidade, através da Santa Missa, e de convivência com os seminaristas. Foi no dia 26 de junho, às 15h.

Julho  EXPRESSÃO  13 Aconteceu
03 de junho, às 17h, na Paróquia Santa Inês 04 de junho, às 16h e 19h, na Paróquia N. Sra. de Fátima (Altos de Santana) 17 de junho, às 19h, na Paróquia Espírito Santo No dia 06 de junho, às 19h30, na Região Pastoral São José, na Catedral São Dimas. No dia 7 de junho, às 19h30, na Região Pastoral Sant’Ana, na Paróquia Sant’Ana. No dia 13 de junho, às 19h30, na Região Pastoral São Judas Tadeu, na Paróquia Santuário São Judas Tadeu. No dia 14 de junho, às 19h30, na Região Pastoral Imaculada Conceição, na Paróquia São João Batista. No dia 15 de junho, às 19h30, na Região Pastoral Santo Antônio, na Paróquia São José, Esposo de Maria. No No domingo, 11 de junho, às 18h, a Paróquia São João Batista, em Jacareí, os seminaristas etapa do Discipulado de Jesus e da Configuração a Cristo, estudantes de filosofia e teologia respectivamente, deram mais um passo na caminhada vocacional. Cada turma recebeu um ministério extraordinário: 1º ano de filosofiaMinistério da Sagrada Comunhão; 2º ano de Filosofia - Ministério da Benção; 1º ano de teologia - Ministério do Consolo e Esperança; 2º ano - Ministério do Leitorado; 3º ano de teologia - Ministério do Acolitado.

Manhã de oração e formação pela santificação dos sacerdotes

No dia 16 de junho, durante o período da manhã, os presbíteros estiveram reunidos no auditório da Cúria diocesana de São José dos Campos para a tradicional Manhã de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, realizada sempre no dia do Sagrado Coração de Jesus.

Missa na Novena do padroeiro da Paróquia Coração de Jesus

No dia 16 de junho, celebrando dia do Sagrado Coração de Jesus, Dom Cesar presidiu a Eucaristia no 8º dia da Novena em honra ao Sagrado Coração de Jesus, na Paróquia Coração de Jesus no Bosque dos Eucaliptos. A comunidade também celebrou nesta data os seus 38 anos de história e missão.

Missa na Festa de São João Batista – Capela São João Batista - Bairro dos Freitas - SJC

No dia 18 de junho, às 11h, Dom Cesar celebrou a Missa

Missa na Trezena de Santo Antônio na Paróquia Santo Antônio – Paraibuna

14  EXPRESSÃO  Julho Aconteceu
Festiva na comunidade São João Batista, no bairro dos Freitas, que pertence à Paróquia São José Operário – Vila Paiva.
No dia 19 de junho, às 19h, Dom Cesar presidiu a Eucaristia na Trezena de Santo Antônio, na Paróquia Santo Antônio, em Paraibuna. Visita Pastoral na Paróquia São Francisco de Assis Dom Cesar realizou, de 23 a 25 de junho, sua 35ª visita pastoral. Desta vez na Paróquia São Francisco de Assis, em Jacareí. A Visita Pastoral é uma ocasião especial para o bispo conhecer a realidade da diocese: para melhor servi-la, animar a missão evangelizadora, apoiar e orientar as atividades desenvolvidas no âmbito da administração e da pastoral. Missa de N. Sra. do Perpétuo Socorro No dia 27 de junho, às 19h30, Dom Cesar celebrou o encerramento da Novena e festa da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro. Missa na Paróquia São Paulo Apóstolo No dia 28 de junho, às 19h30, Dom Cesar celebrou o 6º dia da Novena e festa da Paróquia São Paulo Apóstolo.
Julho  EXPRESSÃO  15

Aniversariantes

PADRES – Aniversário Natalício

1 Pe. Frei Rinaldo Stecanela Oliveira, OSM

3 Pe. Cristian Cassiano de Macedo

4 Pe. José Edward Padoan

4 Pe. Joacir Borges

10 Pe. Saul Muniz Filho, MPS

16 Dom Moacir Silva

18 Pe. Maurício Tadeu Miranda, SDB

21 Pe. Guilherme Ximenes

22 Pe. José Everaldo Germano da Silva, SCJ

23 Pe. Artur Cesário Rodrigues Motta

28 Pe. José Afonso de Souza

PADRES – Aniversário de Ordenação

3 (1999) Dom Rogério Augusto das Neves (Ordenação Presbiteral)

8 (1995) Pe. Eduardo Fraga e Silva

15 (1995) Pe. Frei Rinaldo Stecanela Oliveira, OSM

16 (2005) Pe. Raimundo Nonato Viana Sobrinho

17 (1999) Pe. Márcio Roberto P. Campos

18 (1998) Pe. Luiz Alberto Conde (Pe. Betão)

20 (1991) Dom Nelson Westrupp, SCJ (Ordenação Episcopal)

21 (1995) Pe. Ivo Demétrio Lourenço

21 (2007) Pe. José Cesário da Silva

22 (2000) Pe. Rodolfo José Barbosa (Pe. Rodolfinho)

DIÁCONOS – Aniversário Natalício

14 Diác. Benedito Moreira dos Santos

21 Diác. Valdair Donizeti Adriano

25 Diác. Mauro José da Costa

DIÁCONOS – Aniversário de Ordenação

5 (2003) Diác. Nelson Albino Thomaz

11 (1987) Diác. Benedicto da Conceição Petronilho R. dos Santos

11 (1987) Diác. Joaquim Mendes Pereira Neto

11 (1987) Diác. José Henrique Corrá

11 (1987) Diác. Justo Baptista de Faria

11 (1987) Diác. José Olímpio de Oliveira (Juca - Jacareí)

29 (2006) Diác. José Márcio de Campos

16  EXPRESSÃO  Julho
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.