Jornal Expressão - Dezembro 2022

Page 1

Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos • Ano XXX • Dezembro de 2022 • N0 439 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
Cesar fala sobre o Natal do Senhor
•Leia na página 3
•Leia na
5
•Leia na página 11 Confira os detalhes desta construção realizada pela Ordem dos Servos de Maria Abertura da Igreja de São Peregrino •Leia na página 7 Natal Esperança de Viver comunicacao@diocesesjc.org.br | www.dioceses jc.org.br JORNAL
Dom
Palavra do Pastor
As Equipes de Nossa Senhora, do Brasil, escolheram um casal de nossa Diocese para representar todo o país em um curso sobre a Amoris Laetitia Casal da Diocese participa de curso em Roma
página
Veja as paróquias que celebram seu padroeiro neste mês Paróquias em Festa

Presença que se mostra no vazio

Às vésperas da celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo os olhares se voltam (ou, pelo menos, deveriam voltar-se!) para um dos símbolos natalinos mais expressivos, isto é, o presépio. Nesta representação do nascimento do Salvador, iniciada por São Francisco de Assis, além das personagens clássicas, destaca-se a manjedoura, em geral, mantida vazia até à noite do Natal. Tal gesto é significativo: trata-se de um vazio que aponta para uma presença aguardada, necessária e benéfica. Indica como deve ser o coração do ser humano enquanto aguarda a vinda gloriosa de Jesus e se prepara para a celebração de seu nascimento na história: vazio de tudo o que é supérfluo e secundário, para ser plenificado dos dons que o Verbo Encarnado oferece aos seus amados. Contemplar o presépio é descobrir que no silêncio de uma noite qualquer, na simplicidade de uma pequena família, na aridez de uma terra distante e no vazio de um coxo onde os animais comem revela-se a pedagogia da misericórdia e da graça que resgata o ser humano de sua miséria, revestindo-o da dignidade de filho do Eterno Amor.

Ao folhear esta edição do Jornal Expressão (JE), os seus leitores encontrarão diversas informações sobre a prática evangelizadora e pastoral na Diocese de São José dos Campos que preenchem os vazios que permeiam a reali dade eclesial e social. Tais ações expressam a força e a vida comunicadas pelo Sol de Justiça que nasceu para iluminar o mundo. O dinamismo desta Igreja Particular, fruto da graça divina e do esforço de homens e mulheres generosos, faz pensar que o Natal não é só um dia, mas pode ser vivido sempre que o Evangelho é anunciado a todos, quando se pratica o bem, sobretudo em favor dos mais pobres, toda vez que se vive a identidade de Povo de Deus.

A edição do JE chega às suas mãos, caro (a) leitor (a) para animar você na celebração das festas natalinas e provoca -lo (a) a fazer o Natal acontecer todos os dias e em todos os lugares.

Boas Festas!

Frase

“O Natal é o encontro, o grande encontro, o histó rico encontro, o decisivo encontro de Deus com a hu manidade. Quem tem fé sabe disso – e exulte. Os demais, escutem e reflitam”.

São Paulo VI

“Desejamos ser capazes de acolher Jesus no Natal, não na fria manjedoura do nos so coração, mas em um coração cheio

2  EXPRESSÃO  Dezembro Fundação Sagrada Família - Publicação Mensal da Diocese de São José dos Campos Bispo Diocesano: Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB • Supervisão Geral: Pe. Edinei Evaldo Batista - Jornalista Responsável: Bruno Andrade – MTB 89.844 • Colaboram nesta edição: Diác. Jovino Rezende Neto (Assessor Diocesano da Rede Mundial de Oração do - Apostolado da Oração), Júlia Oliveira (Coordenadora do MEJ (Movimento Eucarístico Jovem) na Paróquia Coração de Jesus), Cristiane Brito e Luiz Brito (Equipes de Nossa Senhora SJC), Vatican News, Frei Rinaldo Stecanela (Ordem dos Servos de Maria), Paulo Oliveira (Gerente da Rádio Mensagem), PASCOM São Francisco Xavier, Emerson Tersigni (PASCOM Imaculada Conceição – Jacareí), Bárbara (Secretaria Paroquial da Imaculada Conceição – Eugênio de Melo), Lourenço (Capelania Militar N. Sra. do Loreto), Secretaria Paroquial N. Sra. de Guadalupe, Secretaria Paroquial Santa Luzia, Secretaria Paroquial São Silvestre, PASCOM Sant’Ana, Diác. Robert José Ribeiro, Diác. Matheus Torres da Silva, Diác. Cristian Cassiano Macedo, Diác. Marcelino Heitor Nunes Tomé•Diagramação: AB&G Comunicação e Marketing. Redação e Publicidade: Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 - Jd. São Dimas - São José dos Campos - CEP 12245-440 • Tel.: (12) 3928-3929 – e-mail: comunicacao@diocesesjc.org.br. Se você identificar alguma informação errada ou falta de dados, escreva para a redação do Jornal Expressão ou envie um e-mail. Mande também suas críticas, comentários e sugestões. As matérias assinadas e opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Edição concluída em 07 de dezembro de 2022. Fale com o Expressão O Jornal Expressão, desde abril, é distribuído on-line. Em razão da pandemia da COVID-19 a Diocese de São José dos Campos não imprimiu as edições. O mesmo também não pode ser vendido, cobrado a entrega e não possui representante para arrecadar fundos para publicidade, assinaturas ou outra contribuição. (12) 3928-3929 (12) 99788-5559
“A consolação de Deus nos dá paz e é espontânea”.
Editorial
Papa Francisco
de amor e humildade, tão puro, imaculado e caloroso com o amor de uns pelos outros”.

Acada ano temos esta graça de refletir, rezar e celebrar o nascimento do nosso Salvador e Redentor.

Salvador e Redentor de toda a humanidade, renovador de toda a criação. “Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei, para remir os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a ado ção filial “(Gl 4, 4-5).

A Igreja confessa que Jesus é inseparavelmente verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Ele é verdadeiramente o Filho de Deus que se fez homem, nosso irmão, e isto sem deixar de ser Deus, nosso Senhor. “Ele permaneceu o que era, assumiu o que não era”, canta a liturgia romana.

Assim, queremos neste Natal, todos nós que cremos, esperamos e seguimos o Senhor Jesus, cantar como cantaram os anjos dos céus: “Glória a Deus nas alturas e Paz na terra aos homens de boa vontade”. Paz para todos: para cada um de nós, para nossas famílias, para nossas comunidades, para nossa cidade, para nosso país, para toda a humanidade. Quem é de Deus, diz São João em sua primeira carta é da paz. A paz é um dom e uma responsabilidade nossa, nos diz São Paulo na carta aos Romanos.

Neste Natal queremos nos ale grar com todos os que vivem e atuam a partir da Misericórdia, que resplandece no rosto de Je sus. Ele é o Senhor da paz, Ele é o rosto da misericórdia, Ele é o totalmente santo, Ele é a ga rantia de nossa salvação. Assim, sejamos também nós, pessoas de misericórdia, para testemunhar ao mundo a verdadeira fé em Cristo Jesus. Que a paz que os anjos proclamam no dia do Natal Santo do Filho de Deus, seja prolongada pelas nossas palavras, pelas nos sas atitudes, pelos nossos gestos, pelas nossas tomadas de decisão, em favor da vida de todos e de to das as criaturas de Deus. Juntemos nossa voz à voz dos anjos para que

Natal tempo de esperança e de viver

o mundo todo escute e creia que Jesus é o ÚNICO SALVADOR, e que “diante dele haverão de se dobrar todos os joelhos: no céu, na terra e nos infernos”.

Confiemos em Deus, assim como fez Maria, a mãe de Jesus Cristo, que acolheu com humil dade em sua vida o projeto de Deus. Para ser a Mãe do Salvador, Maria foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função. No momento da Anuncia ção o anjo Gabriel a saúda como “cheia de graça”. Efetivamente para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio da sua vocação, era preciso que ela es tivesse totalmente sob a moção da graça de Deus. É isto que que remos celebrar neste Santo Natal de Jesus: a graça de Deus que também quer habitar em nós e em nossas famílias e comunidades. Que possamos celebrar este Natal cheios da graça de Deus, sendo misericordiosos conosco mesmos, com nossos familiares, com nossos amigos, com as pessoas que pas sam à nossa porta e pedem de nós um gesto de amor e compaixão.

Festejemos com alegria este tempo de graça e de paz. Lem bremo-nos de forma especial, de nossos irmãos e irmãs, que em tantos lugares do mundo, são perseguidos por causa da fé, por confessarem com coragem o nome de Jesus Cristo. O sangue dos mártires é semente de novos cristãos, diziam os Padres da Igre ja. Rezemos por eles e vivamos com alegria nossa fé.

Cantemos com os anjos as mara vilhas que Deus tem feito por nós, através de seu Filho Unigênito, Jesus Cristo Nosso Senhor. Feliz e abençoado Natal a todos e a todas. Que a graça e paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com cada um de vocês. E que a graça de Deus nos acompanhe no novo ano que iremos iniciar. Que 2023 seja ilu minado pela Luz que é Jesus e que possamos vivenciar com alegria e empenho o 3º Ano Vocacional da Igreja Católica do Brasil.

Dezembro  EXPRESSÃO  3
Palavra do pastor
*
“Um povo que caminha e quer se encontrar com a luz que vem do alto” (Miquéias 5, 3)
“ Cantemos com os anjos as maravilhas que Deus tem feito por nós, através de seu Filho Unigênito, Jesus Cristo Nosso Senhor.

Paróquia Sant’Ana acolheu Dom Cesar para visita pastoral canônica

Dom Cesar Teixeira realizou sua 33ª Visita Pastoral Canônica, nos dias 19 e 20 de novembro, na Paróquia Sant’Ana, no bairro Santana, em São José dos Campos.

A programação iniciou-se no sába do (19) com uma visita às Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, no Hospital Pio XII e no Recanto São João de Deus, às 9h. Em seguida a visita ao Asilo São Vicente de Paulo. No período da tarde, às 16h, aconteceu a reunião do CPP e à noite a Santa Missa da Crisma, às 19h.

No domingo (20), às 11h, Dom Cesar celebrou a Missa de abertura do Ano Vocacional, no Centro de Evangelização da Paróquia Coração de Jesus. No período da tarde voltou para Santana, onde fez uma visita à Secretaria Paroquial, às 16h30 e à noite, às 19h, celebrou a Santa Missa da Crisma, às 19h.

A Visita Pas toral. Há 8 anos como bispo diocesano de São José dos Campos, D. José Valmor Cesar Teixeira já esteve em 32 paróquias da Diocese, em visita pastoral canônica.

A Visita Pastoral é uma ocasião especial para o bispo conhecer a realidade da diocese: para melhor servi-la, animar a missão evangeliza dora, apoiar e orientar as atividades desenvolvidas no âmbito da adminis tração e da pastoral.

Não se trata de algo burocrático ou de simples fiscalização, mas de um momento especial de vivência da comunhão eclesial e de animação da missão pastoral e evangelizado ra. É um momento de partilha das experiências vividas e dos desafios encontrados.

• Santo Agostinho (Urbanova – SJCampos)

• Nossa Senhora Aparecida (Interlagos – SJCampos)

• São Benedito (Galo Branco – SJCampos)

• São Vicente de Paulo (Jd. São Vicente – SJCampos)

• Santa Cecília (Centro – Jacareí)

• São João Batista (São João – Jacareí)

• Santo Antônio (Paraibuna)

• São Silvestre (Jacareí)

• São Benedito (Alto da Ponte – SJCampos)

• N. Sra. do Patrocínio (Igaratá)

• São José Operário (Cidade Salvador – Jacareí)

• Santa Teresa do Menino Jesus (Vila das Acácias –SJCampos)

• Nossa Sra. do Paraíso (Jd. Paraíso – Jacareí)

• Espírito Santo (Jd. Satélite – SJCampos)

• N. Sra. de Lourdes (Pq. Industrial – SJCampos)

• N. Sra. do Bunsucesso (Monteiro Lobato)

• N. Sra. de Fátima (Altos de Santana – SJCampos)

• Imaculada Conceição (Eugênio de Melo – SJCampos)

• São Francisco Xavier  (São Francisco Xavier – SJ Campos)

• São José (Centro – SJCampos)

• Imaculada Conceição (Centro – Jacareí)

• Maria Auxiliadora dos Cristãos (Pq. Meia Lua –Jacareí)

• São Sebastião (Vila Industrial – SJCampos)

• São José Operário (Vila Paiva – SJCampos)

• Santa Rita de Cássia (Jd. da Granja – SJCampos)

• São João Bosco (Jd. das Indústrias – SJCampos)

• Santa Branca (Santa Branca / SP)

• Coração Eucarístico de Jesus (Novo Horizonte –SJCampos)

• São Judas Tadeu (Jd. Paulista – SJCampos)

• Nossa Senhora de Guadalupe (Jd. das Indústrias – Jacareí)

• Nossa Senhora de Fátima (Jd. Oriente – SJCampos)

• São José, Esposo de Maria  (Campos de São José – SJCampos)

4  EXPRESSÃO  Dezembro
Aconteceu
Dom Cesar Teixeira já realizou a Visita Pastoral nas seguintes paróquias, além de Sant’Ana:

Casal das Equipes de Nossa Senhora, de nossa Diocese, participa de curso sobre a Família em Roma

Ocasal Luiz Antônio Perrone Ferreira de Brito e Cris tiane Marson de Brito, da Paróquia Sagrada Família, esteve recentemente em Roma para o início do curso que está realizando sobre a ótica da Amoris Laetitia, a Exortação Apostólica pós -sinodal, do Papa Francisco, sobre o Amor na família.

O curso visa o aprofunda mento do Evangelho e da tradição da Igreja na ques tão da família e do matrimô nio procurando estabelecer prioridades comuns entre os movimentos para participar da sinodalidade da Igreja.

Esse é um curso piloto, do qual participam 24 casais, sendo que as Equipes de Nossa Senhora estão repre sentadas com sete casais, em nome dos seguintes países: Colômbia, Canadá, Espanha, Irlanda, Polônia, Líbano e Brasil. Devido à internacionalidade do curso as aulas e debates são em inglês.

O curso é oferecido pelo Pontifício Instituto João Paulo II para o Matrimonio e Família, que se dedica ao ensino teológico e está sediado na Universidade Lateranense, em Roma. No Brasil a sede do Instituto fica em Salvador, com a missão de formar o clero, religiosos e religiosas e leigos em nível de mestrado e doutorado.

O curso iniciou-se em outubro e se concluirá em junho de 2023. As primeiras aulas foram na modalida de presencial, no próprio Instituto, por quatro dias. As próximas aulas serão on-line e a última aula será presencial novamente. O curso tem um portal próprio onde podem ser acessados os textos para estudos e res pondidas as perguntas após uma reflexão em casal. Na aula seguinte isso é deba tido e acontece a formação teórica que os professores ministram.

“O primeiro módulo foi muito rico. Tivemos uma aula sobre os primeiros anos do pontificado do Papa Francisco e sua ade rência ao Concílio Vaticano II. O Papa Francisco é o primeiro papa pós-concílio que não participou do en contro. Nas aulas seguintes foram discutidos os primei ros capítulos da Amoris La etitia e como essas orienta ções estão sendo aplicadas em nosso movimento e na Igreja local. Nesse primeiro módulo fomos agraciados em participar de uma missa na Basílica de São Pedro, no altar onde está sepultado São João Paulo II, e também de uma audiência com o Papa Francisco, na sala Cle mentina, onde pudemos apertar sua mão”, afirmou o casal.

Dezembro  EXPRESSÃO  5 Aconteceu

Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) realiza o primeiro acampamento estadual em São José

O1º Acampamen to Estadual MEJ do Estado de São Paulo, aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro, no Co légio Franciscano Nossa Se nhora Aparecida. A decisão da escolha da cidade de São José dos Campos como sede para esse evento veio por muitos motivos, entre eles a localização da cidade e o desejo de incentivar a criação de mais grupos do movimento na Diocese.

O evento contou com ajuda de muitas mãos, es pecialmente da Pastoral Fa miliar da Paróquia Coração de Jesus, e as doações de todo o Apostolado da Ora ção da Diocese. Os jovens vieram dos mais diversos lugares do estado de SP, inclusive, o slogan tema era: “São Paulo de todos os cantos ao estilo de Jesus!”.

E foi de fato, ao estilo de Jesus, pois, além de formações construtivas e

atividades desafiadoras, houve uma comunhão en tre os participantes. “Quem visse de fora, jamais diria que era a primeira vez que se encontravam! A amiza de construída entre todos é de fato estimulante, e hoje, jovens de diferentes dioceses partilham entre si a vivência no amor de Deus e os desafios de uma vida construída na oração e no dia a dia”, afirmou Júlia, coordenadora do MEJ na Paróquia Coração de Jesus.

“O carisma acolhedor que supera diferenças e nos mostra nosso valor também nos mostrou nos so maior bem comum, a alegria de sermos missio nários da Palavra de Deus e do Coração de Jesus. Sendo o acampamento uma ex periência nova para todos nós, não existe outra coisa a dizer que não seja: missão bem sucedida”, completou Júlia.

Encontro Diocesano do Apostolado da Oração

No dia 05 de no vembro acon teceu, na Paró quia Espirito Santo, o 29º Encontro do Apostolado da Oração. O tema central foi “A Recriação da Rede Mundial de Oração do Papa”.

Após três anos, os membros do Apostolado da Oração voltaram a se encontrar. Foi um encon

tro de reaproximação dos membros e aprendizagem, uma verdadeira recriação determinada pelo Papa Francisco que introduziu os membros do Apostolado da Oração como membros da Rede Mundial de Oração do Papa, tornando os membros do Apostolado missionários apostólicos.

O objetivo principal do encontro, além de ser um

momento de fraternidade, oração e convivência, foi orientar os membros acerca desta “nova cara” do Apos tolado da Oração, a partir das orientações do Santo Padre o Papa. Este encontro também foi o reflexo do III Congresso que aconteceu em Itaici nos dias 21,22 e 23 de outubro. Os represen tantes da Diocese que lá es tiveram puderam passar aos

demais suas experiências e os conteúdos.

Além do tema princi pal, os agentes tiveram um momento de motivação a esperança promovida pela missionaria Angélica, membro da Sede Nacional.

O encontro foi encerrado com a Santa Missa, presidi da pelo Pe. Nivaldo, pároco da Paróquia Santa Luzia e Assessor Diocesano do

Apostolado da Oração –Rede Mundial de Oração do Papa.

O encontro teve a par ticipação de 460 mem bros representando as paróquias e capelas da Diocese e, como sempre, a equipe propõs um ges to concreto: os partici pantes colaboraram com a doação de materiais de higiene para o Seminário.

6  EXPRESSÃO  Dezembro Aconteceu

Abertura da Igreja de São Peregrino em São José

AOrdem dos Ser vos de Maria, Pro víncia do Brasil e Moçambique, oferece à cidade de São José dos Campos mais um espaço de oração, de louvor, de comunhão espiritual e de conforto diante das dores e sofrimentos das pessoas, principalmente acometidas com o câncer. No dia 26 de novembro aconteceu a abertura da Igreja dedicada a São Peregrino, através da Eucaristia, presidida por Dom Cesar Teixeira, que foi um incentivador, motivador e apoiador deste projeto e construção.

Os Servos de Maria che garam em São José dos Campos na década de 50, quando viram um gran de potencial vocacional e missionário nesta cidade; construíram o Seminário Maior das Missões que pas sou a acolher os primei ros estudantes-formandos com o intuito de promover vocações para ajudar nos trabalhos missionários da Amazônia. A construção do Seminário Maior começou em 1955 e foi inaugurado no dia 27 de Maio de 1957.

No ano de 1956, a 200 metros do seminário maior, começou-se a construir outro prédio que recebeu o nome de Colônia de Férias Santo Antônio Maria Pucci, destinado a acolher e aju dar meninos pobres do Acre e de outros lugares onde trabalhavam os Servos de Maria. Foi inaugurado em 21 de maio de 1957; mas, alguns anos depois mu dou de função, vindo a se tornar uma segunda casa de formação, voltada para a acolhida de vocações juvenis da Ordem. Porém, com o passar do tempo, outros espaços de formação foram abertos no interior da Província e muitos fra des foram deslocados para

outros conventos. O prédio do antigo Seminário Maior foi doado à recém-criada Diocese de São José dos Campos, desmembrada de Taubaté em 30 de janeiro de 1981. Era então bispo titular Dom Eusébio Oscar Scheid. E o prédio em que funcionara o Seminário me nor seria alugado, passando a nele funcionar a “Escola Monteiro Lobato”, que ali se encontra até hoje.

Entre o prédio do Semi nário Maior e o do Semi nário Menor foi construída uma casa onde a Província manteve viva a presença dos Servos de Maria na cidade de São José dos Campos.

O desejo de revitalizar a presença da Ordem nesta cidade e a crescente pro pagação da devoção de São Peregrino por todas as regiões do Brasil através dos meios de comunicação e do trabalho dos frades, fez com que a Província so nhasse com a possibilidade de se construir às margens da principal rodovia do País, a presidente Dutra, entre São Paulo e Rio de Janeiro, a caminho de Aparecida, uma Igreja que pudesse servir à Diocese de São José dos Campos e, principalmente, atender espiritualmente a todas aquelas pessoas aco

metidas com o câncer. Essa pauta entrou em muitas reu niões e capítulos provinciais dos frades. Isso se tornou mais latente a partir dos anos 2012 a 2014 quando foi “batido o martelo” para levar adiante esse projeto.

Porém, antes de se cons truir a Igreja era necessário construir um novo Conven to para os frades porque o local onde eles moravam teria que ser demolido para a construção da tão so nhada Igreja. Em 2015 foi apresentado o projeto da construção do novo Con vento, pensado já, para abrigar a Sede da Província e uma amplo espaço para novamente acolher estu dantes servitas em forma ção. No dia 19 de Junho de 2015, festa de Santa Juliana, uma das Santas da Ordem,

considerada a Santa da Eu caristia, foi lançada a pedra fundamental para a cons trução do novo convento. E no dia 15 de Agosto de 2016 o novo convento foi inaugurado.

Com o convento pronto, as atenções estavam agora voltadas para a construção da Igreja. Era unânime entre todos que ela deveria ser “batizada” como Igreja de São Peregrino. O primeiro passo foi demolir o antigo convento dos frades. O projeto da construção de uma Igreja neste local foi aprovado pelo Conselho Provincial, apresentado e abençoado por Dom Cesar, como sinal de comunhão e unidade da Igreja em torno do seu pastor, aprovado por todos os frades da Provín cia e já estava tudo pronto

para o início das obras. E depois de um bombardeio de maquinários de todos os tipos e tamanhos usados na construção do Convento, os ouvidos voltaram a se acostumar com o barulho para a construção da Igreja. A Província idealizou en tregar a Igreja na festa da Assunção de Nossa Senho ra, 15 de Agosto de 2020, data que se comemora a fundação da Ordem e como sinal marcante do Primeiro Centenário da presença dos Servos de Maria, quando os primeiros missionários servitas chegaram ao Bra sil, instalando-se, no Acre, em 1920. Seria um cenário ideal para celebrar este fato histórico! Mas veio a pan demia. Tudo parou! Tudo atrasou! Tudo ficou absur damente mais difícil e caro! Outras prioridades emergi ram! Foi dada uma pausa nas obras! Porém, com um pouquinho de respiro e segurança, decidiu-se por retomar as obras neste ano de 2022. Estabeleceu-se a meta de deixar a Igreja apta para as celebrações para o mês de novembro do cor rente ano, até mesmo para responder às expectativas das pessoas, dos devotos, dos habitantes da cidade.

E apesar de não estar completamente pronta, com muitos espaços ainda por fazer e terminar (Ca pela do Santíssimo, Capela de São Peregrino, salas de apoio, equipamentos e sala multimídia, a gruta externa, etc.), para honra e glória de Deus, para o bem de nossa Igreja, para a santificação do povo de Deus, para to dos os devotos e amigos de São Peregrino, a Ordem dos Servos de Maria, através da Província de São Peregrino do Brasil e Moçambique, orgulhosamente, abriu as portas da Igreja e do cora ção para acolher a todos.

Dezembro  EXPRESSÃO  7 Comunicação

Rádio Mensagem destaque Nacional e Regional

Rádio Mensagem, rádio da Diocese, tem se destaca do em nossa região e por todo o país. Em novembro, dois momentos importantes acontecimentos entraram para história da rádio: 4 pro fissionais foram homenage ados pela Câmara Municipal de São José dos Campos e um dos programas da grade de programação recebeu o Troféu Microfone de Prata, da CNBB.

Diploma Roberto Landell de Moura

Em sessão solene, no dia 21 de novembro, a Câmara de São José dos Campos, em comemoração ao cen tenário da radiodifusão do Brasil concedeu o Diploma Roberto Landell de Moura a diversos profissionais da radiodifusão, e a Rádio Men sagem teve 4 profissionais homenageados: António Márcio de Barros Buim, Carlos Sena, Donizete Eu gênio e Silvio de Castro.

A outorga foi uma inicia tiva do vereador Roberti nho da Padaria (Cidadania), autor do decreto legislativo 20/22, em comemoração aos cem anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil.

No último dia 23 de no vembro aconteceu a 54ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB e a Rádio Mensagem foi premiada com o Troféu Microfone de Prata pelo Programa Mensagem Ser taneja que vai ao ar todos os sábados, às 15h30, com apresentação de Adriana Gil e Gilson Fernandes. Em 2012 a Rádio Mensagem foi premiada com o mesmo troféu pelo Programa Por dentro do Assunto, que vai

ao ar toda quinta-feira, às 11h20, com o Padre Edinei.

Os Prêmios de Comuni cação foram criados pela CNBB com o objetivo de oferecer um reconheci mento público da Igreja Católica Apostólica Roma na ao trabalho meritório de profissionais da comu nicação social nos diversos meios que apresentam suas obras e se distinguem pelo serviço à dignidade humana e aos valores do Evangelho.

O mundo precisa de voluntários comprometidos com o bem comum

Aintenção de ora ção do mês de dezembro que o Santo Padre confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa é para as organizações de voluntariado e todas as pessoas nelas envolvidas. O Vídeo do Papa deste mês mostra os voluntários ao lado das vítimas de catástro fes naturais, dos pobres que sofrem as consequências da crise econômica, de crianças desnutridas, refugiados em fuga por causa da guerra, jovens e mulheres à procura de trabalho.

O Papa Francisco recorda na intenção de oração para o mês de dezembro as or ganizações de voluntariado, atores-chave na sociedade devido ao seu compromisso na promoção humana e no bem comum.

"O mundo precisa de vo luntários e de organizações que queiram comprometer -se com o bem comum. Sim, essa é a palavra que muitos hoje em dia querem apagar: 'compromisso'. E o mun do precisa de voluntários comprometidos com o bem comum", destaca o Pontífice na mensagem de vídeo. Ser artesãos de misericórdia

Segundo o Papa, "ser um voluntário solidário é uma escolha que nos torna li vres; torna-nos abertos às necessidades dos outros, às exigências da justiça, à de fesa dos pobres, ao cuidado da criação".

É ser artesãos de miseri córdia: com as mãos, com os olhos, com o ouvido atento, com a proximidade. E ser voluntário é trabalhar

com as pessoas a quem se serve. Não só para o povo, mas também com o povo. Trabalhar com pessoas. Precisamos multiplicar a esperança De acordo com Francisco, "o trabalho das organiza ções voluntárias é muito mais eficaz quando elas co laboram entre si e também com os Estados. Trabalhan do em conjunto, apesar dos poucos recursos que pos sam ter, dão o seu melhor e fazem do milagre da multi plicação da esperança uma realidade. Precisamos tanto multiplicar a esperança"!

Rezemos para que as or ganizações de voluntariado e de promoção humana en contrem pessoas dispostas a comprometer-se com o bem comum e a buscar novas for mas de colaboração a nível internacional.

Este apelo do Santo Pa dre destaca o trabalho de milhões de organizações e associações voluntárias em todo o mundo, a maioria delas frequentemente sem visibilidade ou estatuto legal.

Voluntariado de inspiração cristã

De acordo com o progra ma Voluntários das Nações Unidas (UNV), uma a cada nove pessoas no mundo faz trabalho voluntário, num total de 862,4 milhões de voluntários nos cinco con tinentes.

Muitas organizações de voluntariado do mundo são de inspiração cristã e o seu trabalho procura dar testemunho do Evangelho nas situações mais difíceis. Do Líbano às Filipinas, do México à Ucrânia, da Vene zuela a Uganda.

8  EXPRESSÃO  Dezembro Comunicação
A
Antonio Buim Carlos Sena Donizete Eugênio Silvio de Castro Troféu Microfone de Prata 2022

Seminaristas foram aprovados para Ordenação Diaconal em 2023

Os seminaristas do último ano de Teo logia: Bruno César

Bustamante Martins, Elder Américo Bachião, Franciélio dos Santos Dias, Jefferson Santos de Oliveira e Sérgio J. Ribeiro Júnior, foram aprova dos para serem ordenados Di áconos Transitórios da Igreja, rumo a Ordenação Presbiteral.

“É com muita alegria e gra tidão em nossos corações que recebemos de nosso bispo Dom Cesar a aprovação do nosso pedido ao diaconado em nossa Diocese de São José dos Campos. Foram oito anos de formação, crescimento

e amadurecimento, sempre com o auxílio da amizade e das orações de tantas pessoas que nos acompanharam nes sa caminhada. E continuamos a pedir que rezem por nós, para que consigamos cada vez mais configurar nossas vidas à Cristo Bom Pastor”.

A Ordenação Diaconal está marcada para a sexta -feira, 17 de fevereiro de 2023, às 19h30, na Paróquia Santuário São Judas Tadeu.

“Desde já estejamos to dos unidos em oração, para continuar a ouvir o chamado que Deus nos faz!”, pedem os seminaristas.

Aprovados os candidatos que ingressarão no seminário em 2023

Depois de dois anos de dis cernimento vocacional, foram aprovados os seminaristas que ingressarão em nosso seminário no ano de 2023

Na foto da esquerda para direita na foto: Felipe An drade da Silva, Nilson Ro nan Marcelino, Marcelo de Souza Rocha, Lucas Gabriel dos Santos Soares, Matheus Viana dos Santos, Pedro de Souza Ribeiro e Kauan Ma deira de Oliveira.

Confira as etapas que cada um irá ingressar: Propedêutico

• Felipe Andrade da Sil va – Paróquia de origem: São João Bosco

• Nilson Ronan Marce lino – Paróquia de origem: São Vicente

• Lucas Gabriel dos San tos Soares – Paróquia de origem: São João Bosco

• Pedro de Souza Ri beiro – Paróquia de ori gem: Coração Eucarístico de Jesus

• Kauan Madeira de Oli veira – Paróquia de origem: São Paulo Apóstolo

• Marcelo de Souza Ro cha – Paróquia de origem: Coração Eucarístico de Jesus Teologia

• Matheus Viana dos Santos – Paróquia de ori gem: Catedral São Dimas

Dezembro  EXPRESSÃO  9 25% festival otica + idade é + desconto ´ 74% 36% Regional Marketing Sua idade é seu desconto na armação, na compra de óculos completos: de grau ou de Sol com grau. E você ainda ganha Cash Back!* *Promoção válida para óculos de grau e óculos de Sol com grau (peças selecionadas). Nas compras acima de R$500,00 você ganha Cash Back no valor de R$ 50,00. Confira o regulamento completo nas lojas.
Vocação

Campanha para Evangelização 2022

A Campanha para a Evan gelização (CE) 2022 terá como tema “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”. A edição deste ano foi lançada pelo Setor Campanhas da Con ferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Iniciativa que busca mobili zar os católicos para a corres ponsabilidade na sustentação das atividades evangeliza doras da Igreja, a Campanha para a Evangelização tem como ponto alto a coleta re alizada nas comunidades, no 3º Domingo do Advento, este ano, nos dias 10 e 11 de dezembro.

Graça e missão

O tema desta edição está em sintonia com o 3º Ano Vo cacional celebrado pela Igreja no Brasil de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, com o tema “Vocação: Graça e Missão”.

A reflexão proposta para esta Campanha para a Evan gelização, sobre “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”, recorda que evan gelizar é a vocação da Igreja e, nela, a vocação de cada batizado, discípulo missionário de Jesus Cristo. “Essa vocação

é dom e compromisso, ou seja, é graça e missão, a qual se re aliza no encontro interpessoal, intercomunitário, intergeracio nal, etc.”, destaca um trecho do texto-base.

Intensificar o encontro

“Neste Tempo do Advento, no qual se realiza o tempo forte da Campanha para a Evangelização, Deus vem ao nosso encontro e renova a nossa esperança de um mun do novo. Queremos, portanto, convidar todos os cristãos e demais pessoas de boa von tade a intensificar: o encontro com a Palavra; o encontro com o Cristo-Pão; o encontro com os irmãos que sofrem; e o encontro missionário”, lê-se no texto-base.

Assim, de acordo com a reflexão apresentada, a Igreja no Brasil vai reavivar os quatro pilares da ação evangelizado ra — Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária — propos tos pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE, 2019-2023).

Desta forma, espera-se dos cristãos católicos a tomada de consciência de que não existe evangelização sem encontro interpessoal.

“A partir deste encontro, en tenderemos igualmente que precisamos mais do que nunca nos comprometer com a obra evangelizadora, deixando-nos encontrar, saindo ao encontro

do outro e promovendo a cul tura do encontro”.

As reflexões sobre o tema proposto no texto-base da campanha também retomam explicações do Papa Francis

Padres Jubilares – 2º semestre de 2022

co para edificar a cultura do encontro, em especial a partir de trechos da encíclica Fratelli Tutti, sobre a amizade e a paz social.

A Campanha

A Campanha da Evange lização foi criada pela CNBB em 1998 e busca mobilizar os católicos para que assu mam a corresponsabilidade na sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja. Ela iniciou a partir do Domingo de Cristo Rei, neste ano no dia 20 de novembro, e vai até o 3º Do mingo do Advento, celebrado neste ano em 11 de dezembro.

A distribuição dos recursos é feita da seguinte forma: 45% do montante arrecadado permanecem na diocese para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja local; 20% do total arrecadado são encami nhados para os regionais da CNBB, com a mesma finali dade, sustentar as estruturas regionais de evangelização; e os demais 35% destinam-se à CNBB nacional, de forma a garantir iniciativas e estrutu ras evangelizadoras em todo o Brasil, especialmente nas regiões mais carentes.

Neste mês de dezembro temos a alegria de celebrar o Jubileu Sacerdotal de dois padres de nossa Diocese: Pe. José Luís Gouvêa, SCJ (25 anos) e Pe. Milton Faria (35 anos). Ainda neste ano tivemos a graça de celebrar o Jubileu do Pe. Pedro Graciano Junior (30 anos) em 29 agosto e Pe. Marcos Antonio Araújo (35 anos) em 29 novembro. Confira abaixo o histórico dos padres jubilares deste mês:

25 anos

– Jubileu de Prata 7 de dezembro: Pe. José Luís

José Luís Gouvêa, nasceu em 05 de maio de 1967, em Taubaté - SP. É filho de An tônio Pedro de Gouvêa e An tônia Tonini de Gouvêa.

Cursou a filosofia na Fundação Educacio nal de Brusque (FEBE) em Brus

que - SC, de 1989 a 1991. Em seguida, cursou Teologia no Instituto Teológico Sa grado Coração de Jesus, em Taubaté – SP, de 1994 a 1997.

Em 16 de março de 1997, foi ordenado diácono por Dom Carmo João

Gouvêa, SCJ

Rhoden, SCJ, na Comunidade N. Sra. Aparecida em Taubaté - SP. Em 07 de dezembro de 1997, foi ordenado presbítero pelo mesmo bispo, no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté - SP.

Tendo como lema presbite ral: “E deixando tudo, o segui ram” (Lc 5, 11b), o sacerdote se colocou a serviço em muitas paróquias. Foi vigário paroquial

35 anos – Jubileu de Coral 20 de dezembro: Pe. Milton Faria

Milton Faria, nasceu em 01 de junho de 1950, em BrotasSP. É filho de José Faria Neto e Thereza Navarro Faria. Cursou a filosofia no Semi nário Bom Jesus - Aparecida. Em seguida, cursou Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté – SP.

Em 1º de maio de 1987, foi ordenado diácono por Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ, na Paróquia Catedral São Dimas – SJCampos - SP. Em 20 de de zembro de 1987, foi ordenado presbítero pelo mesmo bispo, na Paróquia São Sebastião em SJCampos – SP. Tendo como lema presbi

teral: “Ide! Pregai a vida que nasce da Cruz”, o sacerdote se colocou a serviço em muitas paróquias.

Foi pároco na Paróquia São João Batista de 1989 a 1992 e na Paróquia São Francisco Xavier de 1999 a 2002.

Foi vigário paroquial na Pa róquia Santo Antônio de 1993

na Paróquia São José em Juara -MT de 1998 a 1999, no Instituto Meninos de São Judas Tadeu em São Paulo - SP de 2000 a 2001, na Paróquia São Vicente Férrer, da Diocese de Luz, em Formi ga – MG, de 2002 a 2003, e na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Arquidiocese do Rio de Janeiro - RJ em 2011.

Foi pároco na Paróquia São Vicente Férrer – Diocese de Luz

– Formiga - MG de 2004 a 2010, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Arquidiocese do Rio de Janeiro – RJ, de 2011 a 2014, e, de 2015 a 2022, na Paróquia N. Sra. Perpétuo Socorro – SJ Campos – SP. Em 2023, vai ser enviado para missão de pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Varginha – MG. Nossa gratidão por esses 8 anos em nossa Diocese.”

a 1995, na Paróquia São Benedito –Alto da Ponte de 1994 a 1996, na Paróquia N. Sra. do Per pétuo Socorro de 2001 a 2004, na Paróquia São Benedito – Alto da

Ponte e São José Operário – Vila Paiva de 2007 a 2019, e desde 2020 é vigário da Paróquia São Francisco de Assis em Jaca reí – SP.

10  EXPRESSÃO  Dezembro Aconteceu

Paróquias em Festa

Confira as Paróquias que celebram os (as) padroeiros (as) de suas comunidades no mês de dezembro. Veja a programação e participe!

Paróquia São Francisco Xavier

De: 25 de novembro a 03 de dezembro

Novena de São Francisco Xavier 1º dia da Novena (25 de novembro)

Santa Missa: 19h30 “Estejam atentos (Lc. 21,29-33)”.

Celebrante: Pe. Juliano 2º dia da Novena (26 de novembro)

Santa Missa: 19h

“Tomem cuidado” (Lc. 21,34-36)

Celebrante: Pe. José Afonso e Carlitos (Candidato ao Diaconado) 3º dia da Novena (27 de novembro)

Santa Missa: 18h “Fiquem vigiando...” (Mt 24, 37-44)

Celebrante: Pe. José Afonso 4º dia da Novena

(28 de novembro)

Santa Missa: 19h30

“As fronteiras do Reino”. (Mt. 8,5-11)

Celebrante: Pe. Raimundo Nonato 5º dia da Novena (29 de novembro)

Santa Missa: 19h30 “Os pobres evangelizam”. (Lc. 10, 21-24)

Celebrante: Pe. Éverton Machado 6º dia da Novena (30 de novembro)

Santa Missa: 19h30

“Seguir a Jesus é comprometer-se”. (Mt. 4,18-22)

Celebrante: Diác. Robert José 7º dia da Novena (01 de dezembro) Santa Missa: 19h30

“A fé é uma prática”. (Mt. 7, 21.24-27)

Celebrante: Pe. Rogério Lemes 8º dia da Novena (02 de dezembro)

Santa Missa: 19h30

“Jesus faz ver e falar”. (Mt. 9, 27-31)

Celebrante: Pe. José Afonso 9º dia da Novena (03 de dezembro)

Santa Missa: 19h

“A origem da missão”. (Mt. 9, 35-10, 1.6-8)

Celebrante: Pe. José Afonso Festa do Padroeiro (04 de dezembro)

Santa Missa: 10h

“A chegada do Reino”. (Mt. 3, 1-12)

Celebrante: Pe. José Afonso

Paróquia Imaculada Conceição (Eugênio de Melo)

De: 28 de novembro a 8 de dezembro

1º dia da Novena (28 de novembro)

“Maria, saúde dos enfermos”(cf. Mt 8,8)

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Ademir N. Farias

2º dia da Novena (29 de novembro)

“Maria, Sede da Sabedoria”(cf. Lc 10,21)

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Mário Teodoro

3º dia da Novena (30 de novembro) “Maria, Virgem fiel” (cf. Mt 4,20)

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Alexsandro de Brito

4º dia da Novena (1º de dezembro) “Maria, Virgem prudentíssima” (cf. Mt 7,24)

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Messias Rochinski Ordenação Presbiteral do Diác. Ro

bert José (2 de dezembro)

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Dom Cesar Paróquia: São José Operário – Vila Paiva - SJCampos

5º dia da Novena (3 de dezembro) “Maria, Mãe do bom conselho” (cf. Mt 3, 2.8)

Santa Missa: 19h Celebrante: Pe. Luciano Barbosa

6º dia da Novena (4 de dezembro) “Maria, Vaso espiritual” (cf. Mt 3,11)

Santa Missa: 09h30

Celebrante: Pe. Vicente Benedito Simões

7º dia da Novena (5 de dezembro) “Maria, Mãe da divina graça” (cf. Lc 5, 24-26)

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Vitor Mendes

8º dia da Novena (6 de dezembro)

“Maria, Mãe da Misericórdia” (cf. Mt 18, 12-14)

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. José Valdir

9º dia da Novena (7 de dezembro)

“Maria, consoladora dos aflitos” (cf. Mt 11,28-30)

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Robert José Festa da Imaculada Conceição (8 de dezembro)

19h30 – Missa Solene com Pe. Ademir Nunes Farias

Paróquia Imaculada Conceição (Jacareí)

De: 29 de novembro a 8 de dezembro Tema: Com Maria Imaculada: “Corações ardentes, pés a caminho”.

1º dia da Novena (29 de novembro)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Dom Antônio Carlos Altieri, SDB

Gesto Concreto: Fubá e Farinhas

2º dia da Novena (30 de novembro)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Thiago Domiciano

Dias

Gesto Concreto: Macarrão e Molho de Tomate

3º dia da Novena (1º de dezembro)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Dom Nelson Westrupp, SCJ

Gesto Concreto: Óleo

4º dia da Novena (2 de dezembro)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. José Everaldo Ger

mano, SCJ

Gesto Concreto: Pó de café

5º dia da Novena (3 de dezembro)

Santa Missa: 18h

Celebrante: Pe. João Alves da Silva Sobrinho

Gesto Concreto: Feijão

6º dia da Novena (4 de dezembro)

Santa Missa: 18h

Celebrante: Pe. Francisco José da Silva (Pe. Chicão)

Gesto Concreto: Arroz

7º dia da Novena (5 de dezembro)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Robert José Ribeiro e diáconos transitórios da Diocese

Gesto Concreto: Produtos de Higiene Pessoal

8º dia da Novena (6 de dezembro)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Eduardo Ferreira N. dos Santos (Concelebração dos padres da RP Imaculada Conceição)

Gesto Concreto: Produtos de Lim peza

9º dia da Novena (7 de dezembro)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Edinei Evaldo Batista e Seminaristas de Teologia

Gesto Concreto: Panetone, biscoitos e chocolates

Festa da Imaculada Conceição (8 de dezembro)

07h – Missa

08h – Café Comunitário

10h – Missa com Dom Cesar Teixeira, SDB

16h – Procissão e Missa Solene

Dezembro  EXPRESSÃO  11 Acontece

Paróquia N. Sra. de Guadalupe

De: 02 a 12 de dezembro

Tema: “Mistério da Fé”.

Novena de N. Sra. de Guadalupe

1º dia da Novena (02 de dezembro)

“O Sim de Maria” (Lc. 1,38)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Fábio

2º dia da Novena (03 de dezembro)

“Encarnação do Filho de Deus”(Lc. 1,30s)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Rinaldo Rezende

3º dia da Novena (04 de dezembro)

“Visitação e Magnificat” (Lc. 1,57s)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Marcos Aurélio

4º dia da Novena (05 de dezembro)

“A gruta de Belém” (Lc. 2,67)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Juliano Grafanassi

5º dia da Novena (06 de dezembro)

“Epifania do Senhor” (Lc. 2,21s)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Messias 6º dia da Novena (07 de dezembro)

“Estivemos angustiados a tua procu ra(...)Vim para fazer a vontade do Pai” (Lc. 2,48)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Carlos Eduardo 7º dia da Novena (08 de dezembro)

“Mãe obediente, filho obediente” (Lc. 2, 51s)

Santa Missa: 19h Celebrante: Pe. Ricardo de Andrade 8º dia da Novena (09 de dezembro)

“Maria nos ensina a fazer a vontade de Deus” (Lc. 1, 26s)

Capelania Militar N. Sra. do Loreto

De: 8 a 11 de dezembro

1º dia do Tríduo (8 de dezembro)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Luiz Alberto Conde 2º dia do Tríduo (9 de dezem bro)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Luiz Fernando de Siqueira Fonseca

3º dia do Tríduo (10 de dezem bro)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Rinaldo Roberto Rezende Festa de N. Sra. do Loreto (11

de dezembro)

Santa Missa: 08h30

Celebrante: Pe. Gevanildo Au gusto Torres

Paróquia Santa Luzia

De: 4 a 31 de dezembro

Tema: “Vocação: Graça e Missão” Novena de Santa Luzia

1º dia da Novena (4 de dezembro)

Santa Missa: 07h, 10h e 18h

Carreata Festiva: 17h

Celebrante: Pe. Nivaldo Nascimento de Oliveira, MPS

2º dia da Novena (5 de dezembro)

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Antônio Silva França

3º dia da Novena (6 de dezembro)

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Marcos Antônio de Araujo

4º dia da Novena (7 de dezembro)

Santa Missa: 19h30

Paróquia São Silvestre

De: 22 a 31 de dezembro

Tema: “Vocação: Graça e Missão”

1º dia da Novena (22 de dezembro)

“Vocação: Tesouro escondido, pérola encontrada”.

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Alexsandro de Brito Ramos

2º dia da Novena (23 de dezembro)

“Vocação humana: antes de nascer Eu te conheci”.

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Marcelino Heitor Nunes Tomé

3º dia da Novena (24 de dezembro)

Natal do Senhor

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Lindomar F. Ferreira 4º dia da Novena (25 de dezembro)

“Vocação Cristã: Deixe tudo para me seguir”.

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Messias Rochinski 5º dia da Novena (26 de dezembro)

“Vocação: Um chamado de Deus”.

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Dom Cesar

6º dia da Novena (27 de dezembro)

“Vocação sacerdotal: que Ele cresça e eu diminua”.

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Eduardo Fraga e pa dres concelebrantes da RP Imaculada Conceição.

7º dia da Novena (28 de dezembro)

“Vocação matrimonial: Não são dois, mas uma só carne”.

Santa Missa: 19h30

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Luiz Antônio 9º dia da Novena (10 de dezembro)

“Aos pés da cruz, Maria nos mostra a graça da perseverança” (Jo 19, 25-27)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Narciso 10º dia da Novena (11 de dezembro)

“Eis o Mistério da Fé” (Jo 20, 1-10)

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Cesário Festa de N. Sra. de Guadalupe (12 de dezembro)

Aparição de N. Sra. de Guadalupe

Santa Missa: 19h

Celebrante: Pe. Raimundo

Celebrante: Pe. Ivo Demétrio

5º dia da Novena (8 de dezembro) Dia da Imaculada Conceição

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Raphael Marchi Farias, MPS

6º dia da Novena (9 de dezembro) Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Marcelo Jose de Carvalho Moura

7º dia da Novena (10 de dezem bro)

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. 8º dia da Novena (11 de dezem

bro)

Santa Missa: 07h, 09h e 18h

Celebrante: Pe. Mauricio Monte da Silva, MPS

9º dia da Novena (12 de dezem bro)

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Vitor Mendes Santos Festa de Santa Luzia (13 de dezem bro)

Procissão seguida de Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Nivaldo Nascimento de Oliveira, MPS

Celebrante: Pe. Daniel Adão Lopes 8º dia da Novena (29 de dezembro)

“Vocação de Maria e Ministérios: Feliz Aquela que confiou”.

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Djalma Lopes Siqueira 9º dia da Novena (30 de dezembro)

“Vocação Religiosa: Ide e fazei discípu los por todas as nações”.

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Eduardo Ferreira Nu nes dos Santos Festa de São Silvestre (31 de dezembro)

“Com São Silvestre: Viver a nossa vocação”.

Santa Missa: 19h30

Celebrante: Pe. Lindomar F. Ferreira

12  EXPRESSÃO  Dezembro

Finados: Retomada das Missas nos Cemitérios

Crisma nas Paróquias

Encontro de Líderes Jovens

Dezembro  EXPRESSÃO  13 Aconteceu
dia 2 de novembro, a Igreja
o
falecidos. Após 2 anos sem realizar
nesta data, nos cemitérios das cidades
foi marcado pela retomada, que foi bastante
pelos(as) diocesanos(as).
No
celebrou
dia de Finados, dia dedicado à oração pelos fiéis
celebrações,
da Diocese, esse ano
participativa
Dom Cesar celebrou Santa Missa na capela do Cemitério Pe. Rodolfo Komórek – Centro de São José dos Campos, na ala Horto da Paz, que pertence à Diocese de São José dos Campos.
Durante o mês de novembro, Dom Cesar realizou a cerimônia da Crisma em muitas paróquias: São Sebastião, Espírito Santo, N. Sra. da Soledade, São Francisco de Assis, N. Sra. do Patrocínio, São João Bosco, N. Sra. Aparecida, Sant’Ana, N. Sra. do Perpétuo Socorro, Coração de Jesus e Sagrada Família.
Aconteceu no dia 5 de novembro, na Sede Central dos Vicentinos, em São José, o Encontro de Líderes Jovens, promovido pelo Setor Juventude da Diocese. O evento contou com a participação de Dom Cesar para um momento de formação com os jovens. O Pe. Ricardo Leite, o Diác. Matheus Torres, juntamente com o Seminarista Pedro Bernardes, assessores do Setor Juventude, estiveram à frente na condução e preparação do evento

Missa e encontro com as famílias dos seminaristas de Teologia

XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN)

Missa de Abertura do Ano Vocacional do Brasil

14  EXPRESSÃO  Dezembro Aconteceu
Tradicionalmente, ao final do ano, os Seminários promovem um encontro dos seminaristas com seus familiares. No domingo, 6 de novembro, aconteceu o momento com os Seminaristas da Teologia, iniciando com a Santa Missa e encerrando com almoço festivo e um animado bingo. Um grupo da Diocese de São José dos Campos participou do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) juntamente com Dom Cesar Teixeira, de 11 a 15 de novembro, em Recife (PE). Entre os padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas de nossa Diocese, o bispo de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski também se juntou ao grupo para participar do evento A Pastoral Vocacional da Diocese de São José dos Campos realizou, no dia 20 de novembro, a Abertura Diocesana do Ano Vocacional. A programação começou com uma caminhada, saindo da Praça Mário Cesare Porto, no Jardim Satélite, em direção à Paróquia Coração de Jesus, para a celebração da Santa Missa, que foi presidida por Dom Cesar.
Bote Fé
Mais de 500 jovens estiveram reunidos no domingo, 27 de novembro, para o Bote Fé, um evento que marcou a abertura oficial dos preparativos, em âmbito diocesano, para a JMJ Lisboa 2023. A programação teve início com uma caminhada saindo do Parque da Cidade, em Jacareí, para a Igreja de Santa Maria. Chegando ao local, os jovens assistiram a uma peça de teatro, tiveram um momento de adoração, pregação, show e Santa Missa.
Dezembro  EXPRESSÃO  15

Aniversariantes

PADRES – Aniversário Natalício

7 Pe. José Valdir Rodrigues

7 Pe. Rodolfo Domingues de Vasconcelos

15 Pe. Cláudio César Costa

21 Pe. Carlos Alberto Gonçalves do Nascimento (Pe. Beto)

24 Pe. Antônio Luciano da Silva, SCJ

29 Pe. João Osmar de Souza

BISPO E PAPA FRANCISCO

Aniversário Natalício

17 Papa Francisco

30 Dom Rogério Augusto das Neves

PADRES – Aniversário de Ordenação Presbiteral

5 (2015) Pe. Luiz Gustavo Santos Teixeira

6 (2008) Pe. Cláudio César Costa

6 (2014) Pe. Alexandre Rodolfo Aparecido da Costa

7 (1991) Pe. Rogerio Felix Machado

7 (1997) Pe. José Luís Gouvêa, SCJ

8 (1990) Pe. Rinaldo Roberto de Rezende

8 (1998) Pe. Antônio Luciano da Silva, SCJ

8 (2005) Pe. Vicente Benedito Simões

8 (2007) Pe. Vitor Mendes Santos

8 (2012) Pe. Francisco José da Silva (Pe. Chicão)

9 (2006) Pe. Edi Carlos Pereira

10 (2005) Pe. Ademir Nunes Farias

10 (1988) Pe. José Everaldo Germano da Silva, SCJ

10 (1988) Pe. José Vieira Pinto

10 (1999) Pe. Maurício Tadeu Miranda, SDB

10 (2016) Pe. Mairon Wesley Gavlik Mendes, LC

11 (2010) Pe. Fabiano Kleber Cavalcante do Amaral

11 (2021) Pe. Juliano Grafanassi da Silva

12 (1981) Pe. Aurélio Mariotto, SCJ

12 (2020) Pe. Eduardo Ferreira Nunes dos Santos

12 (2020) Pe. Ricardo de Andrade Leite

14 (1991) Pe. Luís Fernando Soares

14 (2013) Pe. Cleuber Alves da Silva, SCJ

15 (2007) Pe. Fábio Ferreira Costa

16 (1989) Pe. Geraldo Magela dos Santos

17 (1988) Pe. João Osmar de Souza

17 (2005) Pe. Lucas Rosa da Silva

18 (2010) Pe. Luciano Barbosa

19 (2009) Pe. Alexsandro de Brito Ramos

20 (1986) Pe. Antônio Aparecido Alves (Pe. Toninho)

20 (1987) Pe. Milton Faria

20 (2008) Pe. Thiago Domiciano Dias

21 (1991) Pe. Roberto Lessa

22 (1963) Pe. José Edward Padoan

22 (1984) Pe. Dimas Cornélio do Nascimento

22 (1990) Pe. Djalma Lopes Siqueira

22 (2012) Pe. Benedito Paulo de Carvalho

23 (1989) Pe. Sebastião Cesar Barbosa

28 (1991) Pe. Carlos Raimundo Barbosa

29 (1990) Pe. Rodolfo Domingues de Vasconcelos

29 (2007) Pe. Nivaldo Nascimento de Oliveira, MPS

30 (1995) Pe. Célio Antônio de Almeida

BISPOS E PAPA FRANCISCO

Aniversário de Ordenação Presbiteral e Episcopal

3 (1988) Dom Dimas Lara Barbosa (Ordenação Presbiteral)

6 (1986) Dom Moacir Silva (Ordenação Presbiteral)

9 (1979) Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB (Ordenação Presbiteral)

11 (2004) Dom Moacir Silv a (Ordenação Episcopal)

13 (1969) Papa Francisco (Ordenação Presbiteral)

17 (1978) Dom Antônio Carlos Altieri, SDB (Ordenação Presbiteral)

DIÁCONOS – Aniversário Natalício

8 Diác. José Márcio de Campos

18 Diác. Mauri Guardia de Souza

18 Diác. Pedro Luiz de Souza

20 Diác. Luiz Alberto Rodrigues dos Santos

23 Diác. Manoel de Oliveira Figueira

23 Diác. Otílio Raimundo de Souza

23 Diác. Dionísio Bacelar Sobrinho

24 Diác. Álvaro Siqueira Vantine

DIÁCONOS - Aniversário de Ordenação Diaconal

8 (1975) Diác. Mauri Guardia de Souza

16  EXPRESSÃO  Dezembro

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.