Boletim Guima Maio

Page 1

GUIMA BOLETIM MAIO 2013

frente LGBTT No dia 15 de maio tivemos a primeira reunião da Frente LGBTT depois do lançamento oficial, e foi um sucesso! Contamos com a presença de cerca de 40 pessoas mobilizadas em torno da pauta e dispostas a construir o movimento. Por enquanto, estamos discutindo sobre a estrutura da frente e nossa maneira de organização, além da maneira como iremos nos inserir em outras pautas de mobilização. Dia 26.mai, às 14h, na Faculdade de Saúde Pública, houve o I Seminário de Formação da Frente LGBTT da USP, sobre o histórico do movimento. Leia a matéria que saiu no Jornal do Campus: goo.gl/CLk7c

FEMINISMO EM RI Este semestre, nasceu o Núcleo Feminista de RI! Por organização autônoma das meninas do curso, o Núcleo se propõe a ser uma roda de conversa sobre a situação da mulher no mundo, os problemas que ainda enfrentam na sociedade e também um ambiente em que podem se sentir à vontade para compartilhar experiências próprias. Acompanhando a demanda do curso, e para abrir essa discussão para todos, tivemos uma RG de pauta única para discutir o Feminismo. A presença de mais de 50 estudantes comprovou a importância dessa pauta e a discussão foi muito boa, tocando em assuntos como o assédio psicológico, cantadas, cultura do estupro, propagandas, festas, machismo dentro da USP e ainda como o machismo afeta os próprios homens. A discussão ultrapassou o tempo da RG e, após desocuparmos a sala, ela continuou dentro do nosso espaço de vivência. O assunto não se esgotará aí!

COMISSAO DA VERDADE Durante todo o ano de 2012, a ampla e forte campanha iniciada pelo Fórum Aberto Pela Democratização da USP conseguiu aprovar, com a assinatura de 5 mil uspianos, a criação de uma Comissão da Verdade na USP. O próximo passo para sua concretização era a sua composição. Após muita discussão entre as 4 categorias que compunham o Fórum - DCE (representante dos alunos da graduação), APG (pós graduandos), ADUSP (docentes) e SINTUSP (funcionários) juntamente com uma negociação com o Conselho Universitário (CO), foi acordado que a Comissão iria ser composta por 3 membros eleitos de cada cateorgia mais 3 membros indicados pelo CO. No entanto, a reitoria atropelou todo esse processo. Através de uma portaria, instaurou uma Comissão da Verdade formada por 7 docentes indicados pela própria reitoria - dentre xs quais está a nossa ilustríssima diretora Maria Hermínia.

TEATRO NO GUIMA No dia 17.mai, o GUIMA tornou-se palco de teatro. A Companhia a Três encontrou o nosso prédio e veio até nós encenar a primeira parte de uma peça chamada A Área de Trabalho. Sentados nos pufes do lado de fora da nossa vivência, assistimos à relação problemática entre 3 membros de uma empresa, seguido de um debate sobre como se dão as relações de trabalho hoje em dia. Esperamos que tenham gostado dessa intervenção e que a gente continue pautando esses assuntos nossas discussões.

SARAU No dia 26.abr, o GUIMA promoveu o primeiro Sarau do ano! Com o palco do lado de fora do Núcleo de Consciência Negra, a música viajou entre o batuque de tribos africanas, canções folclóricas chilenas e alemãs, rock, pop e muita música brasileira, além de declamações de poemas. Até mesmo os primeiros raios de sol tiveram o prazer de presenciar o talento e a musicalidade RIanos. Não conseguiu ir? Foi e quer mais? O próximo sarau ocorrerá ainda neste semestre como encerramento do Maio Cultural, dia 21.jun. Fiquem atentxs!

MAIO CULTURAL Dia 17.mai, ocorreu, nas dependências do Núcleo de Consciência Negra, a festa de abertura do Maio Cultural, cujo em 2013, é “Sarará Crioulo - As Diversas Cores do Negro”. Já no dia 21.mai, houve um chamado geral a todxs no bandejão central, com uma intervenção na ágora: interrompendo uma seleção musical de ritmos africanos, o grupo Double Lock dançou e improvisou uma série de hits de soul-funk dos anos 70 e 80! No mesmo dia ocorreu a mesa de abertura do Maio com o tema “O Papel Social do Negro”. Já ocorreram também a mesa de “Produção Literária“, além da exibição do filme “Os Deuses Devem Estar Loucos”. Obviamente, não para por aí! O Maio contará com outras mesas, oficinas, intervenções fotográficas, exibições de filmes, debates e um “Sararau” de encerramento! Acompanhe a programação completa do Maio no evento no facebook: goo.gl/FyAq1 E curta a nossa página, que será atualizada diariamente com informações de negras e negros importantes na história: www.facebook.com/maiocultura

GREVE NA UNESP Segue a nota do GUIMA em apoio às mobilizações na UNESP: “A Universidade Estadual Paulista foi criada justamente para fins de democratização do ensino superior, instalando diversas universidades públicas no interior de São Paulo. Contudo, os últimos acontecimentos mostram que o contrário vem ocorrendo em diversos de seus campi. Assim, é por meio desta nota que o Centro Acadêmico Guimarães Rosa do curso de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo declara seu apoio às manifestações estudantis ocorridas ultimamente em diversos campi da Unesp. As pautas da mobilização condizem com muitas das lutas internas da própria USP, dentre elas a precarização do espaço universitário, o difícil acesso à permanência estudantil e a ausência de transparência e participação na gestão da Universidade, refletida pela aprovação do PIMESP em uma reunião nada democrática. Assim, nós do Guima declaramos total apoio aos estudantes e professores mobilizados por uma universidade mais plural, democrática acessível a todos.”

UIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.