Page 1

Boletim Março 2013 Centro Acadêmico Guimarães Rosa Relações Internacionais USP

FT E RECEPÇÃO DXS CALOURXS

PROCESSOS

CONEB

Depois de longos esforços dos componentes da FT (a força tarefa que organiza o Trote, a Semana de Recepção e a tão esperada Viagem dos Bixos), chegou uma nova turma - e tudo indica que a T12 será um belíssima turma :) Após o trote e a semana de recepção, todxs estão mais do que integrados (Balada Bixo não nos deixa mentir). Debates políticos sobre a Universidade e a sociedade surgiram durante o passeio ao centro e a calourada unificada. Recepção também é formação!

A criminalização dos movimentos sociais infelizmente continua ocorrendo no século XXI - tanto fora quanto dentro da Universidade. Após um ano de luta contra os processos administrativos que ameaçavam eliminar os 72 estudantes e funcionários que ocuparam a reitoria durante as mobilizações de 2011, o movimento estudantil sofre um novo ataque. O Ministério Público do Estado de São Paulo indiciou estudantes por crimes de formação de quadrilha, crime ambiental por pichação e porte de explosivos (detalhe para as provas: gasolina, garrafas e 2 isqueiros). A pena pode chegar a 8 anos de cadeia.Veja nota da gestão sobre o ocorrido: http://goo.gl/Cir81

O CONEB (Conselho Nacional das Entidades de Base) é um dos maiores encontros da UNE e o segundo maior fórum de deliberação do movimento estudantil, reunindo estudantes do Brasil todo, representando seus CAs e DAs. O tema do 14º CONEB, ocorrido em janeiro de 2013, no qual o GUIMA esteve presente, foi a reforma universitária e a regulamentação do ensino privado. Além disso, foi convocada uma mobilização nacional pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) com 10% do PIB para o setor.

Bem vinda, T12!

CANiL_ É com muito pesar que recebemos a notícia dia 21 de dezembro de 2012 que o espaço físico do CANiL_ foi demolido. Além de ser muito frequentado por RIanos nas tradicionais QiBs, Saraus e outros festivais organizados na prainha da ECA, o CANiL_ tornara-se um centro de livre produção artísitica e política. A reitoria, no entanto, aproveitou-se das férias para poder demolir o espaço, apesar de todos os atos e protestos dos estudantes. Mas nós estudantes não deixaremos de lutar por ele! A festa na prainha no dia da matrícula dos bixos, que contou com a participação de RI na sua organização e execução, destinou todo o lucro da venda de cerveja para o Coletivo Cão, que está organizando a reconstrução do CANiL_ já para o primeiro semestre de 2013.

COMISSÃO DA VERDADE DA USP

O evento contou com mesas importantes, destacando-se a mesa de abertura, que inaugurava a Comissão da Verdade da UNE e a mesa que contava com a reitora da Universidade de Córdoba e com o atual ministro da educação Aloizio Mercadante.

O GUIMA, que é estatutariamente vinculado à UNE e acredita que ela é um Iara Iavelberg. Isis Dias de Oliveira. Alexandre Vannuchi Leme. Esses e tantos espaço do movimento estudantil que deve ser ocupado pelas bases, enviou outros nomes compõem a lista de uspianos desaparecidos graças ao aparato como representantes ao encontro quatro estudantes do curso. Foram eles: da ditadura civil militar brasileira. Após o término da Campanha por uma Lia, Raquel, Welma e Valesca. Comissão da Verdade da USP, que contou com a participação do GUIMA do início ao fim, a reitoria concordou com a criação de um grupo de trabalhos formado pelas categorias da universidade (Adusp, Sintusp, DCE e APG) que visará estudar as violações aos Direitos Humanos que ocorreram no período da ditadura na USP, além de contribuir para o entendimento da relação que a universidade mantinha com o regime. Entender o passado é fundamental para que seus reflexos no presente e futuro sejam, de fato, comprendidos e considerados.

MAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGUIMAGU

Boletim Guima março 2013  

Segunda edição do boletim da Gestão Transvivença do Centro Acadêmico Guimarães Rosa de Relações Internacionais da USP.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you