Vestibular literatura

Page 1

AUTORES

GÊNEROS LITERÁRIOS Os conteúdos literários se organizam assume um gênero. Existem diversas concepções artísticas na Literatura. Há textos para divertir, para fazer pensar, para criticar a sociedade, para emocionar, para jogar com a linguagem. Cada uma dessas se manifesta por meio dos gêneros literários. O termo “gênero” origina-se do latim genus, eris, que significa nascimento, descendência, origem, e refere-se a um conjunto de características temáticas e formais intrínsecas às manifestações literárias. Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles.

TROVADORISMO 1189  Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes, entre outros.

CARACTERISTICAS

Texto literário x Texto não literário (ou informativo / utilitário) • Os textos que consideramos literários apresentam semelhanças no modo de empregar certos recursos de linguagem. Os textos utilitários, também chamados de não literários, são aqueles em que a linguagem é utilizada, sobretudo, com a intenção de transmitir uma informação. Já os textos literários são aqueles em que a linguagem é utilizada não apenas para transmitir uma informação, mas também para, de alguma forma, proporcionar prazer, reflexão, comoção, identificação, sublimação, espanto, etc. • Nos textos literários, a preocupação com o modo de dizer é muito mais evidente do que nos textos utilitários.

GÊNERO DRAMÁTICO Está associado à arte da representação. O enredo desenvolve-se por meio da encenação dos atores mediante a apresentação do espetáculo teatral. Apresenta uma estrutura teatral, em que não há um narrador explícito e o texto é conduzido pelas próprias personagens, que se exprimem em discurso direto. Neste contexto, figuram-se a participação de elementos extraverbais, tais como cenário, figurino, iluminação, sonoplastia, entre outros. PRIMEIRAS ESCOLAS LITERÁRIAS:

 Valorização do homem (antropocentrismo); paganismo; superioridade do homem sobre a natureza; objetividade; racionalismo; universalidade; saber concreto dos valores greco-romanos; rigor métrico e rítmico: equilíbrio e harmonia.

HUMANISMO AUTORES

A Literatura A Literatura é uma forma de expressão artística. Todo artista trabalha com uma matéria-prima: o músico, com os sons; o pintor, com as cores; o escultor,com as formas; o arquiteto, com os espaços. Os escritores têm como matéria-prima a palavra. Logo, literatura pode ser vista como a ‘arte da palavra’

GÊNERO LÍRICO Gênero cuja composição, inicialmente, era acompanhada por uma lira. Modernamente, visto como expressão de uma subjetividade, como manifestação poética de algum tipo de sentimento, o que explicaria sua preferência pela primeira pessoa gramatical.

CARACTERISTICAS

Como estudar literatura para o Enem? O ENEM espera que o candidato seja capaz de construir e aplicar variados conceitos, estimulando a interdisciplinaridade. Sendo assim, é necessário que o conhecimento literário esteja aliado às relações que são estabelecidas com a história, a política, a geografia, entre outros. A estética, a estrutura formal, o modo de expressão discursiva são observados nas manifestações artísticas, não só nas literárias, mas em outros segmentos – principalmente na música, na escultura, na pintura e na arquitetura. Assim, o ENEM avalia o quanto o candidato conhece a respeito do mundo em que vive, da realidade e da história de seu país e como se posiciona diante de tudo isso.

GÊNERO ÉPICO OU NARRATIVO Em sua origem, apresenta longos poemas narrativos, com linguagem elevada, multiplicidade de vozes, assunto histórico e influência mitológica. Sua marca é o sentimento dos valores coletivos, ou seja, a história contada exalta as qualidades e feitos de um povo. São conhecidos também como epopéias e foram os primeiros textos narrativos. Histórias como "A Ilíada", "Odisseia", "Os Lusíadas" e o mais recente "O Senhor dos Anéis" e "300". Atualmente, o gênero épico foi praticamente substituído pela prosa de ficção (fábulas, crônicas, contos, novelas e romances) e é comumente chamado de gênero narrativo.

1418 Gil Vicente e Fernão Lopes.

Transição do mundo medieval para o mundo moderno influenciou as artes e proporcionou o Renascimento cultural. Na literatura, a prosa historiográfica (crônica), o teatro (autos e farsas) e a poesia palaciana foram consolidados.

#ORGULHODESERPRÓ |

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.