AUTORES
GÊNEROS LITERÁRIOS Os conteúdos literários se organizam assume um gênero. Existem diversas concepções artísticas na Literatura. Há textos para divertir, para fazer pensar, para criticar a sociedade, para emocionar, para jogar com a linguagem. Cada uma dessas se manifesta por meio dos gêneros literários. O termo “gênero” origina-se do latim genus, eris, que significa nascimento, descendência, origem, e refere-se a um conjunto de características temáticas e formais intrínsecas às manifestações literárias. Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles.
TROVADORISMO 1189 Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes, entre outros.
CARACTERISTICAS
Texto literário x Texto não literário (ou informativo / utilitário) • Os textos que consideramos literários apresentam semelhanças no modo de empregar certos recursos de linguagem. Os textos utilitários, também chamados de não literários, são aqueles em que a linguagem é utilizada, sobretudo, com a intenção de transmitir uma informação. Já os textos literários são aqueles em que a linguagem é utilizada não apenas para transmitir uma informação, mas também para, de alguma forma, proporcionar prazer, reflexão, comoção, identificação, sublimação, espanto, etc. • Nos textos literários, a preocupação com o modo de dizer é muito mais evidente do que nos textos utilitários.
GÊNERO DRAMÁTICO Está associado à arte da representação. O enredo desenvolve-se por meio da encenação dos atores mediante a apresentação do espetáculo teatral. Apresenta uma estrutura teatral, em que não há um narrador explícito e o texto é conduzido pelas próprias personagens, que se exprimem em discurso direto. Neste contexto, figuram-se a participação de elementos extraverbais, tais como cenário, figurino, iluminação, sonoplastia, entre outros. PRIMEIRAS ESCOLAS LITERÁRIAS:
Valorização do homem (antropocentrismo); paganismo; superioridade do homem sobre a natureza; objetividade; racionalismo; universalidade; saber concreto dos valores greco-romanos; rigor métrico e rítmico: equilíbrio e harmonia.
HUMANISMO AUTORES
A Literatura A Literatura é uma forma de expressão artística. Todo artista trabalha com uma matéria-prima: o músico, com os sons; o pintor, com as cores; o escultor,com as formas; o arquiteto, com os espaços. Os escritores têm como matéria-prima a palavra. Logo, literatura pode ser vista como a ‘arte da palavra’
GÊNERO LÍRICO Gênero cuja composição, inicialmente, era acompanhada por uma lira. Modernamente, visto como expressão de uma subjetividade, como manifestação poética de algum tipo de sentimento, o que explicaria sua preferência pela primeira pessoa gramatical.
CARACTERISTICAS
Como estudar literatura para o Enem? O ENEM espera que o candidato seja capaz de construir e aplicar variados conceitos, estimulando a interdisciplinaridade. Sendo assim, é necessário que o conhecimento literário esteja aliado às relações que são estabelecidas com a história, a política, a geografia, entre outros. A estética, a estrutura formal, o modo de expressão discursiva são observados nas manifestações artísticas, não só nas literárias, mas em outros segmentos – principalmente na música, na escultura, na pintura e na arquitetura. Assim, o ENEM avalia o quanto o candidato conhece a respeito do mundo em que vive, da realidade e da história de seu país e como se posiciona diante de tudo isso.
GÊNERO ÉPICO OU NARRATIVO Em sua origem, apresenta longos poemas narrativos, com linguagem elevada, multiplicidade de vozes, assunto histórico e influência mitológica. Sua marca é o sentimento dos valores coletivos, ou seja, a história contada exalta as qualidades e feitos de um povo. São conhecidos também como epopéias e foram os primeiros textos narrativos. Histórias como "A Ilíada", "Odisseia", "Os Lusíadas" e o mais recente "O Senhor dos Anéis" e "300". Atualmente, o gênero épico foi praticamente substituído pela prosa de ficção (fábulas, crônicas, contos, novelas e romances) e é comumente chamado de gênero narrativo.
1418 Gil Vicente e Fernão Lopes.
Transição do mundo medieval para o mundo moderno influenciou as artes e proporcionou o Renascimento cultural. Na literatura, a prosa historiográfica (crônica), o teatro (autos e farsas) e a poesia palaciana foram consolidados.
#ORGULHODESERPRÓ |
1