Issuu on Google+

NOVO SITE NO AR

Ano I - Edição nº 08 - Terça-feira - 30 de Novembro de 2010

E AGORA TAMBÉM NA REDES SOCIAIS

Imóveis

Moda

Classificados com ofertas em locação e venda de imóveis

Página 15

Não sabe o que vestir nas festas de final de ano ? Veja sugestões de looks super legais. Página 11

Ana Eliza Martinez e Aline Goulart

Restart

Confira as fotos do camarim do show que aconteceu em PA

Página 09

Previsões 2011 Veja o que o Horóscopo Chinês reserva para você no próximo ano

Página 03

Lar

Conheça alguns truques e dicas para auxiliar o seu dia-a-dia na limpeza Página 5

Beleza

Tenha axilas mais bonitas e saudáveis. Ainda, saiba porque a cerveja e outros líquidos engordam. Página 10

ESSENCIAL IMÓVEIS

Faz sua vida mais doce !

CRECI 3372

A Essencial Imóveis, para melhor atendê-los, está em novo endereço:

Rua Comendador José Garcia, nº 542 Centro - Pouso Alegre/MG Telefone: (35) 3423 6019

Rua Comendador José Garcia 207 LOJA 01 Pouso Alegre -MG FONE: (35) 3422-8800


Ponto de Partida

02

Ano I - Edição nº 08 - Terça-feira - 30 de Novembro de 2010

Editorial

Direto da estação

Bilhete Mensal Yuri Sato

O Jornal Trem Doido traz nesta edição uma reformulação gráfica na apresentação de suas matérias. Nosso propósito é tornar a leitura mais agradável, com uso de ilustrações e infográficos. C o m o n o s aproximamos do final do ano e de 2011, antecipamos as previsões para os signos na PONTO ZEN com o Horóscopo Chinês. Já que teremos inúmeras festas daqui para frente, a ESTAÇÂO MODA traz um editorial especial com dicas para nossas leitoras. Estas e outras matérias fazem do TREM DOIDO de novembro um verdadeiro presente antecipado de Natal. Boa leitura !

Novidades para os leitores

Por um país melhor Estamos com novo Presidente, novo mandato, provavelmente novas ideias, então vamos ter uma nova postura? Ao invés de somente criticar, vamos unirmos forças para ajudarmos o governo, auxiliá-lo a governar. Vigiar o que estão fazendo os vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores, etc.. Temos o dever de cuidar do que é nosso, sabia? Não vamos deixar que façam o que quiser, vamos participar! Vamos ter mente de pessoas de primeiro mundo (americanos, japoneses etc...) eles dificilmente falam mal de seu país. Eles batalham entre si para melhorar, não somente criticam, apresentam soluções, participam, lutam por ideais. Longe de mim querer falar de política, mas vamos lembrar que aqui é o nosso país, nossa casa, nosso lar. Sabe aquela frase:- Se não ajuda, não atrapalha? Então, vamos ajudar. Ver tudo, conferir tudo, nos inteirar sobre a política que é a administração de nossa casa, que é o nosso país, nosso Brasil. Só assim conseguiremos um governo melhor. Não criticar somente, vamos encontrar soluções e se não tivermos vamos procurar, buscar ajuda.

O Jornal Trem Doido está próximo de completar 1 ano de circulação ininterrupta. A equipe não mede esforços para trazer sempre novidades aos seu leitores. Na última edição circulamos com edição 100% colorida, o que agradou em muito os leitores e principalmente nossos parceiros. Afinal, fica muito mais bonito o mundo em cores. As publicidades se evidenciaram, juntamente com as matérias. Outra novidade, foi a parceria firmada com a Companhia Em Palco. O Trem Doido chegou às ruas nas mãos de dois talentossímos artistas, Djalma e Carlos. A partir desta edição mais novidades. Um novo projeto gráfico priorizará o uso de imagens e fotos maiores, além de textos mais concisos. Também teremos novidades na Internet. O novo site entra no ar a partir de dezembro com o conteúdo integral do jornal impresso, além dos extras, que incluem bastidores de reportagens, making off, videos e a interação com os internautas. O Jornal Trem Doido também passa a contar com a presença nas principais redes sociais da Internet: You Tube, Orkut, Facebook e Twitter. Então não perca tempo. Adicione o Trem Doido nas suas redes sociais, e fique sabendo antes o que teremos em nossa próxima edição. Esperamos por vocês. Equipe Jornal Trem Doido jornaltremdoido@tremdoido.net

Fernando Lima

Direção: Yuri Sato MTB: 14459 Jornalista Responsável: Fernando Lima MTB: JP 08341 Projeto Gráfico: Fernando Lima Assessoria Jurídica: Dra Synara Rodrigues Colaboradores: Cris Souza, Carlos Magno Charlanti,Djalma Lopes,Carlos Alberto, Adriana Souza e Adrina Campos Diretora de Vendas: Gabi Ribeiro Endereço: Otávio Camilo Lacerda n 97 Nossa Senhora Aparecida Pouso Alegre/MG – CEP: 37.550-000 Tel: (35) 3422-8773 Email: jornaltremdoido@tremdoido.net Site: www.tremdoido.net Faça parte da nossa comunidade no Orkut: Trem Doido Nosso Orkut: Trem Doido.net Twitter: www.twitter.com/tremdoidopa Impressão: Gráfica Express Tiragem: 2.000 exemplares On-line: 5.000

Recebe o jornal em sua residência ou comércio*

Assine

Expediente

*Pouso Alegre

6 MESES = R$ 20,00 1 ANO = R$ 35,00 (35)

3422 8773

contato@tremdoido.net

Trem Doido agora também nas redes sociais


Ponto Zen

03

Ano I - Edição nº 08 - Terça-feira - 30 de Novembro de 2010

HORÓSCOPO CHINÊS 2011

Conheça seu signo na tabela abaixo e veja a sua personalidade

O Horóscopo Chinês 2011 em Coelho nos traz um ano calmo, que se analisar que vem logo após um ano de 2010 gerado por Tigre, que é muito mais cheio de mudanças e alterações em nossas vidas, não deixa de ser uma boa alternativa para refletir, para descansar, para reforçar idéias ou seguir com calma nas metas empenhadas no ano passado. O Horóscopo orientado pelo Coelho nos deixará com os olhos bem abertos e atentos a tudo o que acontece em nossa volta. Nada passará despercebido. Estaremos muito mais responsáveis graças ao Coelho. Também nos tornará efetivos na hora de cumprir todo o tipo de regra, o que é muito bom. Cair na rotina tampouco será muito bom, com um cenário tão calmo durante o ano, por isto, será bom também fazer atividades diferentes. Seja criativo. O estímulo a evitar todo o tipo de atividades que você não gosta de fazer estará com tudo, então não será nada complicado exercer atividades prazerosas. Talvez neste ano, sob a regência de Coelho, você perceba que fazendo as coisas dentro da ordem, corretamente, mas com calma e sem muito esforço, poderão ter algumas tantas recompensas. São ainda misteriosas as origens exatas dos doze animais da astrologia chinesa: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. Mas esses animais continuam importantes para a astrologia chinesa e seu significado é muito mais amplo do que simplesmente representar a tendência geral do ano ou as possibilidades de felicidade ou infortúnio que nos aguardam. Os doze animais que são os signos da astrologia chinesa são considerados como um reflexo do próprio Universo. Os chineses medem a passagem do tempo com ciclos de sessenta anos. Os doze animais astrológicos aparecem cinco vezes durante o ciclo de sessenta anos, surgindo de forma ligeiramente diferente a cada vez. E então, a qual signo você pertence? Qual o seu caráter? Quais os signos compatíveis com o seu? Para saber mais sobre o assunto, aponte para o signo que corresponda ao ano em que você nasceu.

FAÇA SEU PROJETO CONOSCO

TEL: (35) 3423-8172 (35) 9930-0533 (35) 9930-0533

Abra sua conta poupança ou conta corrente Praça Senador José Bento, 82 Pouso Alegre-MG- (35) 3422-8879

Dr. Lisboa, 143 - Centro Pouso Alegre - MG Tel: 3425 1811


04

SESSÃO PIPOCA Ano I - Edição nº 08 - Terça-feira - 30 de Novembro de 2010

Crespúsculo O FENÔMENO

Por que a história de amor entre uma acanhada adolescente e um sedutor vampiro está arrebatando milhões de jovens e adultos por todo o planeta? Milhões de pessoas em todo o mundo se emocionaram com a história de amor entre uma típica adolescente e um jovem vampiro, quer pelos livros da série Crepúsculo ou por sua versões cinematográficas (CRESPUSCULO, LUA NOVA, ECLIPSE e AMANHECER). A autora do romance, Stephenie Meyer, conseguiu transportar com maestria seus leitores a um universo de fantasias que nos contronta com profundas questões espirituais. O que torna o

mundo que ela criou tão atraente em todo o planeta? O fenômeno crepúsculo revela por que a série de livros crepúsculo se tornou em tão pouco tempo um fenômeno mundial, atraindo um enorme mulditão de fãs, críticos e admiradores. O fenômeno extrapola as meninas. Atinge a faixa masculina e a série tem cada vez mais ação, combates entre vampiros (do mal, não a família Cullen, de Edward) e os lobos, com um olho nas mulheres maduras, que também se encantam com a love story, mas são elas, em geral, que cobram que o sexo seja incrementado e Edward e Bella partam logo para os finalmentes.

AMANHECER - O quarto filme da série, Amanhecer, terá lançamento antecipado no Brasil. As filmagens estão a todo vapor. Após o Brasil, as filmagens vão continuar agora em Baton Rouge, no estado americano da Louisiana, e ainda passarão por Vancouver no Canadá. A Paris Filmes, anunciou em seu Twitter que a nova produção chegará aos cinemas em 11 de novembro de 2011. A data ainda pode sofrer alterações, mas, por enquanto, eles estão trabalhando com este dia para estreia. A Saga Crepúsculo: Amanhecer será dividida em duas partes. Fonte: Equipe Trem Doido

LOCADORAS - CONFIRA OS LANÇAMENTOS ANIMAÇÃO - Está chegando às lojas e locadoras a terceira aventura de Woody, Buzz e companhia, assim como a trilogia completa. São quatro versões do lançamento: Trilogia em DVD (3 discos), Trilogia em Bluray (4 discos), caixa de Toy Story 3 em Blu-ray duplo e Toy Story 3 em DVD ou DVD + camiseta. Na trama, quando Andy vai para a faculdade, seus brinquedos são doados a uma creche. Assim, eless precisam se adaptar ao novo lugar enquanto tentam se manter juntos. Especificações do Blu-ray e DVD: Formato de Tela: Widescreen Anamórfico 16:9; Áudio: Dolby Digital EX 5.1 (Inglês, Português); Legendas: Português, Inglês.

COMÉDIA - Na cidadezinha de Sucupira, o prefeito corrupto e reacionário Odorico Paraguassu tenta realizar a grande obra de seu mandato, um cemitério municipal. O problema é que falta defunto para a inauguração. Especificações do DVD: Formato de tela: Widescreen; Áudio: Português; Legendas: Português e Inglês. Extras: Making of; trailer. (O Bem Amado) Brasil, 2009. Direção: Guel Arraes. Gênero: comédia. Elenco: Marco Nanini, Matheus Nachtergaele, José Wilker. Duração: 108 min.

DISK LANCHE TEL: 3421 3990 Rua Gabriel Baret de Barros, 230 - Centro - Pouso Alegre-MG


05

SESSÃO LIMPEZA Ano I - Edição nº 08 - Terça-feira - 30 de Novembro de 2010

Truques de Dona de Casa Evite o aparecimento de insetos e de bolor nos grãos guardados por algum tempo. Coloque entre eles um dente de alho com casca.

EITA CAFEZINHO BOM !

Se você se queimou com respingos de gordura, passe no local essência de baunilha, alivia a dor rapidamente.

Para descongelar rapidamente a geladeira, desligue na tomada ou no termostato. Numa das prateleiras, coloque uma vasilha de água quente, feche a porta e aguarde um pouco.

Fruta do Mês

Para tirar cheiro de alho das mãos, esfregue pó de café usado nelas, lavando-as em seguida, sem esfregar uma mão na outra. Para conservar o aroma do café, junte um pouco de açúcar no pó e guarde-o na geladeira, num pote bem fechado. Para tirar manchas de café passe o papel-toalha para retirar o excesso neste caso você vai passar água tônica e repetir até que a mancha suma de vez. Se caso não sair você poderá molhar um pouquinho uma esponja e, colocar detergente neutro passar na região e secar com pano bem macio.

Pizzas Gigante

DISK PIZZA 3422 7037

SERRALHERIA INDUSTRIAL COMERCIAL E RESIDENCIAL

TEL: (35) 3423-8172 Faça sua festa de confraternização conosco! www.donatellospizzaria.com.br

Av. Vicente Simões, 620 Pouso Alegre - MG (35) 3421-3485

(35) 9930-0533 (35) 9930-0533


06

em palco Ano I - Edição nº 08 - Terça-feira - 30 de Novembro de 2010

Participe do projeto “Empresa Em Palco” 2011 e sua empresa terá:

•Participação como empresa investidora cultural nos 4 espetáculos anuais da Cia. •Seus colaboradores terão descontos para assistir os espetáculos Em Palco. •Sua logomarca nos autdoors, cartazes e panfletos dos espetáculos e eventos. • Nos meses que não tiverem espetáculos, será colocado um autdoor informando as empresas parceiras Em Palco. (Investidoras culturais) •Sua logomarca será postada no Site da companhia e Orkut Em Palco. •Divulgação como parceiro cultural no Jornal Trem Doido distribuído para 2000 empresas e 5000 pessoas físicas e empresas via internet. •Desconto na contratação da Cia para apresentações e ações internas, ações educativas.

Tenha profissionais da arte e cultura ao seu alcance. Toda empresa que se destaca no campo dos negócios investe na cultura, faz um trabalho social onde atua e acima de tudo está preocupada com a qualidade de vida de seus colaboradores. Um administrador inteligente e capaz sabe que investir numa empresa que trabalha desenvolvendo e liderando o processo estratégico sustentado da política da base cultural através do uso de mecanismos que atraiam parceiros, colaboradores, patrocinadores e apoiadores culturais. Contribui para a melhoria constante das condições socioculturais e incentiva a geração de renda através dela. Porque a Em Palco? É uma empresa que se dedica exclusivamente a arte, cultura e o lazer de uma forma clara e objetiva. Seus representantes legais têm um currículo artístico muito extenso e se fizeram merecedores do respeito do comércio, indústrias, poder executivo e legislativo através de muito trabalho. No período de dez anos construíram uma identidade refletida hoje como “Os meninos do teatro” definindo sua idoneidade profissional e honestidade com carisma e humildade. Por que as empresas fazem marketing cultural? Ele vem ganhando força no meio empresarial porque apresenta soluções relativamente baratas a três novas exigências do mercado: 1)necessidade de diferenciação das marcas; 2) diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e 3) necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis. Ao patrocinar um projeto cultural a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto (por exemplo tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade etc.). Também amplia a forma como se comunica com seu público alvo e mostra para a sociedade que não está encastelada em torno da sua lucratividade e de seus negócios. Algumas perguntas e respostas que ajudará ao empresário compreender qual a importância do marketing cultural. O que é marketing cultural? Marketing Cultural é uma ferramenta de comunicação que, se aplicada com critério e seriedade, só oferece vantagens para os patrocinadores, artistas, produtores e, alvo maior, o cidadão brasileiro. De 1994 para cá o número de empresas que passaram a investir em cultura sextuplicou e cada vez mais pessoas ingressam nesse mercado anualmente. E são para esses novos

Djalma Lopes: empreendedor cultural, compositor musical, locutor, escritor, roteirista, locutor, animador, ator e sócio proprietário Em Palco.

navegantes - produtores, artistas, estudantes empresários - que preparamos esta série de informações úteis para uma melhor compreensão sobre como a cultura pode ser seu próprio agente de difusão. Como uma empresa pode fazer marketing cultural? A partir do momento em que uma empresa empreende uma ação de marketing usando como ferramenta a cultura, ela está fazendo marketing cultural. O que uma empresa ganha fazendo marketing cultural? Inicialmente as empresas começaram a investir em marketing cultural porque, devido às leis de incentivo, financeiramente era um bom negócio. Depois, elas compreenderam que essas ações de marketing solidificavam a imagem institucional da empresa e davam visibilidade para a marca. Desse modo, o investimento em cultura pode ser visto como uma oportunidade para as empresas participarem do processo de incremento e manutenção dos valores culturais da sociedade e,principalmente, a possibilidade de construir uma imagem forte e bem posicionada para o consumidor, garantindo a curto, médio e longo prazo sua perpetuação. Nesse aspecto, o marketing cultural trabalha a imagem da empresa, por meio da marca, de forma consciente e inconsciente. Por que comprar este ou aquele produto? A resposta para essa pergunta vem a competitividade do produto, mas também é fruto do trabalho de marketing dessa empresa.

Maiores informações www.marketingcultural.com.br Em Palco Companhia de teatro e eventos Ltda Djalma Lopes: (35) 91972357 djalmaempalco@gmail.com.br Carlos Barros: (35) 84394184 carlosempalco@yahoo.com.br

Carlos Alberto da Silva Barros é profissional da arte, empreendedor cultural, ator, animador, locutor, produtor de eventos e sócio proprietário Em Palco. Participou de várias peças de teatro como ator e diretor.


PONTO TURÍSTICO

07

Ano I - Edição nº 08 - Terça-feira - 30 de Novembro de 2010

Sakura

A flor símbolo do Japão

Sakura: nome japonês dado às cerejeiras em flor. Elas marcam o início da Primavera, espalhando sua beleza pelas calçadas e amenizando o ritmo intenso dos japoneses. Sakura, nome este japonês dado às cerejeiras em flor. Elas marcam o inicio da Primavera, espalhando sua beleza pelas calçadas e amenizando o ritmo intenso de trabalho no Japão. Neste período permite-se tanto ao povo quanto aos turistas instantes de reflexão, descanso e contemplação ao observar as flores espalhadas pelo ambiente, vivenciando um momento de celebração da natureza. Findando o mês de março e iniciando o de abril, começa um novo ano no Japão. Todas as empresas realizam o fechamento do ano fiscal, os estudantes se formam, e tudo que se fizera antes chega ao seu fim. A rotina de antes é encerrada e renovam-se então as energias para o futuro. Sakura é um amuleto de boa sorte, e também um emblema de amor e afeição pelo próximo. Sakura é fonte inspiradora de cartões postais, músicas, animes, livros. Tirar fotos é algo constante neste tempo. Uma forma de registrar uma

imagem das cerejeiras, um dos símbolos do país. De acordo com os registros históricos, há 18 séculos segue-se uma tradição, o de realizar piqueniques embaixo destas árvores. Alguns pontos são muito disputados. Geralmente as firmas mandam os funcionários mais recentes passarem o dia no local, de vigia, evitando que outros tomem sua área. Cumprido a missão, ocorre a festa com muitos comes e bebes, sem hora para terminar.Outros reservam estas horas para admirar a paisagem, confraternizar com a família, enfim, aproveitar a sombra fresca nestas cerejeiras. As mais requisitadas são aquelas localizadas em parques ou na beira dos rios. O tempo de vida da sakura é rápido, durando pouco mais de uma semana, isso dependendo da região. Ao sinal de qualquer chuva as flores caem. E até na sua queda preserva um significado filosófico, associando este evento a beleza, que dura pouco e deve ser aproveitada ao máximo, em cada segundo. Fonte: IPC Digital

CURIOSIDADE

O amor pelas cerejeiras neste país é enraizado na sua antiga história, pois desde os tempos dos samurais, esses guerreiros apreciavam a frugalidade e beleza dessas flores, que identificavam como uma alegoria de sua própria existência. Os próprios kamikazes, pilotos

suicidadas japoneses da Segunda Guerra Mundial, levavam uma flor desta árvore antes de se atirarem com seus aviões em um ataque mortal contra os barcos inimigos. Hoje em dia, costume se resume em encontros familiares, de amigos e colegas de trabalho na sombra das cerejeiras.

Parques como o de Ueno em Tokyo acolhem durante esses poucos dias em que dura o espetáculo, quase 2 milhões de pessoas e em cidades como Kyoto torna-se quase impossível encontrar uma vaga em um hotel para visitar a cidade mais tradicional do Japão em todo seu esplendor. (Fonte: Fernando Mexía/Efe)


soltando fumaça

08

Yuri Sato

Ano I - Edição nº 08 - Terça-feira - 30 de Novembro de 2010

Parabéns!

cia que os os da vida é a experiên Uma das grandes bênçã der a ren ap é r ria em. Aniversa anos vividos nos conced idades un ort op s da ra a amost contar os nossos dias, é um mine todos os dias de suas ilu que temos. Que Deus os meus queridos! vidas. Feliz aniversário,

Fotos: Arquivo pessoal

Oton Vitale 10/nov

Fernanda Lima 12/nov

Jailson Santos 13/nov

Guh 15/nov

Gostaria de parabenizar de forma especial o querido Vô Gersino Rosa de Lima que no dia 06/11 completou 83 anos. Este tataravô esbanja alegria entre familiares e amigos. Ao som de muita catira e uma linda festa organizada por sua filha e cantora Leni Lima, (que é dona de uma voz espetacular) a família pode ter o prazer de mais um ano comemorar. Na foto, Vô Guersino ao lado de minha maninha Ila Sato.

Carol 17/nov

Thiago Neves 17/nov

Robson Chiarini 27/nov

Vestibulandas

A ÚLTIMA FESTA DO ANO DIA 11/12 A PARTIR DA 0H DANCETERIA MARACANÃ

Natalie Moraes Lidiane Chagas Rhayssa Horranna Não podemos saber o que nos esperam no futuro, mas podemos escolher o caminho certo para fazê-lo porque o futuro pertence a Deus e àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos.Portanto continuem sempre se esforçando,sonhando,acreditando e dando o melhor de vocês, pois assim como esta outras vitórias virão.Parabéns - de seus Pais, familiares e amigos

Distribuidora de Bebidas Bel Bar A festa é sua, o trabalho é nosso!


a todo vapor

Yuri Sato

09

Ano I - Edição nº 08 -Terça-feira - 30 de Novembro de 2010

EM POUSO ALEGRE Fãs se encontram com seus ídolos

O feriado de Proclamação da República (15/11) foi de muita movimentação para milhares de jovens pousoalegrenses. A banda teen RESTART fez uma apresentação no Clube de Campo Fernão Dias, deixando o público histérico. A platéia acompanhou canções como “Recomeçar”, “Levo comigo” e “Vou cantar”. O momento mais agitado do show foi quando o quarteto de garotos coloridos apresentou “Happy rock sunday”, considerado um hino do grupo, que fez o público presente pular sem parar. Os fãs também entraram em êxtase quando Pe Lanza, vestido com a camiseta do ídolo Michael Jackson, cantou e executou a performance do conhecido moonwalkin. NOS CAMARINS - Alguns puderam se encontrar pessoalmente com seus ídolos nos camarins. Pe Lu (Guitarra, Vocal), Koba (Guitarra), Pe Lanza (Baixo, Vocal) e Thomas (Bateria) receberam seus fãs com muito carinho. Posaram para fotos e distribuíram autógrafos. A Equipe do Jornal Trem Doido parabeniza o produtor Vaguilson pelo sucesso do show, que transcorreu na absoluta tranquilidade, com a participação da equipe CIASEG, coordenado por Robson Chiarini. Texto: Fernando Lima

Infelizmente ainda não conseguimos superar o problema do abandono de animais. Muitas pessoas acabam abandonando seus animais diante da primeira dificuldade, seja pela falta de condições de cuidar do animal, pela falta de espaço pois o cão cresceu demais, pela falta de um lugar para deixá-lo quando a família sai de viagem ou mesmo diante do nascimento de uma ninhada inesperada. O abandono parece ser a única alternativa. É necessário que as pessoas tomem consciência do sofrimento e da dor do abandono. A morte é sua consequência mais certa. Ao ser abandonado os animais perdem todos seus direitos: direito a uma alimentação adequada, água limpa, tratamentos veterinários e a um espaço adequado. Os animais ficam perdidos, sem as referências adquiridas: perdem a casa, o conforto, os cheiros que lhes eram familiares, as festas diárias do dono, a voz do dono, enfim perdem o seu porto seguro e encontram-se subitamente perdidos em um meio desconhecido e cheio de ameaças. Diante desta situação, não nos é difícil imaginar como se sentirá o animal: assustado, carente, confuso. Diz-se muitas vezes que a tristeza mata, porque o animal entra em depressão e simplesmente deixa de comer e desiste, mesmo quando por vezes, voluntários dedicados se empenham em lhe salvar a vida. Para os animais que conseguem evitar os perigos mais imediatos, como os carros, resta-lhes a luta permanente para obterem comida. Nestes casos o que pode acontecer é uma morte lenta: perda gradual de saúde por falta de alimentação, por contágio de muitas doenças, por feridas mal curadas derivadas de lutas com outros animais e também de maus-tratos provocados pelos humanos.

ADOTAR FAZ BEM!

Dezenas de animais são encontrados todos os dias s ruas cidade em estado de abandono, doentes, famintos e não há lugar para abrigá-los e recursos para tratá-los. Esse é um problema que aumenta a cada dia e os únicos responsáveis somos nós, seres humanos. Jamais abandone um animal e caso encontre algum que necessite de cuidados, faça sua parte e ajude a encontrar um novo lar. Juntos podemos mais! Quem se interessar EM ADOTAR um animal pode entrar em contato: Associação Abrigão – 9906 6886 (Elisabeth); Associação SOS Bichos - 8423 9836 (Adriana); Canil Municipal – 8853 3647; Hélio da Van- 9938 8187; Ediléia – 9923 1777. Feiras de adoção estão sendo realizadas periodicamente na Praça Senador José Bento, sempre aos sábados. Os abrigos não têm espaço para recolher mais animais. Vamos ajudar adotando ou ajudando esses animais a encontrarem um novo lar !

CULTURA

Poeta Toninho é homenageado O escritor e poeta Antônio Francisco Cândido, popularmente conhecido por Toninho, recebeu no dia 05 de novembro no Teatro Municipal a Medalha da Ordem do Mérito Cultural 2010, feita esta concedida a artistas, escritores, poetas, músicos e pessoas envolvidas com a arte cultural que de uma maneira singular procuram levar e elevar a cultura pouso-alegrense aos mais distantes locais e a um número sem par de pessoas. Toninho escreve desde criança, todavia, somente quando foi trabalhar como Funcionário Público e passou a atuar no sindicato da categoria é que começou a participar ativamente do meio cultural, escrevendo para jornais e participando de concursos poéticos. Ele já escreveu até o presente momento 400 crônicas e 350 poesias, tendo obtido excelentes classificações em concursos no Brasil e no exterior. Toninho começou sua vida pública como capinador de rua, depois foi gari e coletor de lixo e desde o ano de 2005 trabalha no Teatro Municipal como auxiliar de serviços. O escritor e poeta já escreveu para vários jornais entre eles: Jornal Diário (ex-Diário do Sapucaí), Jornal Gente em Ação (Pouso Alegre), A Voz de Jacutinga (Jacutinga), Jornal Lagos de Maricá (Rio de Janeiro), Jornal Online de Campo Grande (MT), entre outros. Sua inserção no meio jornalístico deu-se com a crônica “Os Ébrios do Poder”, publicado pelo Jornal Diário do Sapucaí, hoje Jornal Diário, no dia 05 de maio de 2004. Toninho continua até hoje escrevendo para o referido jornal, onde além de articulista é também amigo de todos os que por lá

passaram e hoje se encontram. O escritor e poeta encontra-se presente em 20 antologias e soma 30 premiações poéticas, além de várias homenagens recebidas e é Membro Correspondente da Oficial Academia Tijuquense de Letras da cidade de Tijucas em Santa Catarina. A posse efetiva como Membro será em março de 2011 em Santa Catarina.


10

Estação beleza Beleza

s a l i x A

Ano AnoI I- -Edição Ediçãonºnº02 08- -Quarta-feira Terça-feira -- 30 02 de de Novembro Junho de 2010 de 2010

Eu sei, ainda estamos na primavera, mas já passou da hora de nos cuidarmos, porque quando menos esperar, o verão estará batendo a sua porta. Além dos diversos cuidados que já citamos aqui, tem um lugarzinho no nosso corpo, que deve também receber a mesma atenção do restante. Sim, estamos falando das nossas axilas, que com o aumento da temperatura, onde em determinadas regiões do país, chega aos 40 graus, não dá para disfarçar não é mesmo? A menos que você queira passar calor. Com o aumento da temperatura, o suadouro também acaba aumentando em nosso organismo, e se não cuidar direito disso, as conseqüências podem serem bem desagradáveis. As axilas limpas, livre de impurezas, respirando, lisinhas e lindas, são sinônimos de higiene, de conforto e bem estar. Por isso preste atenção nas dicas que vamos dar para que seu verão seja inesquecível, e a preocupação com esta parte do corpo passe bem longe de você. A primeira coisa é se livrar das blusinhas que tem algum tipo de manga, já que o suor somado com o atrito da roupa, pode acabar resultando em fortes irritações.

As lâminas, apesar de serem mais práticas e darem menos trabalho, provocam uma maior agressão a pele.

Para que suas axilas fiquem bem saudáveis e bonitas, você deve tratá-las com muita atenção, principalmente por ser uma região super sensível.

Caso você não consiga se livrar totalmente deste tipo de blusa, opte então por aquelas tecidos como algodão, linho, malhas, que são tecidos leves, e fique longe dos tecidos sintéticos. Sabe aquela relação de quanto mais melhor? Pois é, não serve para esse caso, não é aplicando mais desodorante que irá conseguir controlar mais o suor, na verdade o excesso pode prejudicar a saúde da pele. De preferência aqueles que não são em spray, aquele roll-on, e o melhor mesmo são aqueles que não possuem em sua composição odor e álcool, pois ficam menos agressivos à sua pele. Como nesta estação do ano, acabamos suando mais, a tendência é que nossas axilas fiquem mais úmidas, o que torna-as um ambiente muito propício à proliferação de bactérias, por isso, nessas horas o ideal é que você enxugue as axilas, retirando o excesso de suor. Isso pode ser feito com lenços umedecidos, ou até mesmo toalhas, mas deve ser feito de modo delicado, sem esfregar com força. Para deixá-las lisinhas, sem pêlos, a depilação é fundamental, mas fique atenta ao tipo de depilação que irá optar. Os profissionais recomendam que as melhores são aquelas feitas à laser, ou ainda aquelas que utilizam a cera quente ou fria. Já as lâminas, apesar de serem mais práticas e darem menos trabalho, pois você mesma pode fazer, elas provocam uma maior agressão, isso sem contar que se o aparelho estiver com algum tipo de sujeirinha, suas axilas podem acabar ficando com assaduras ou até mesmo uma infecção. E acima de tudo, a higiene deve estar sempre em dia, se você nesta época do ano, apresenta suor em excesso, lave a mesma sempre que conseguir, para isso não precisa tomar banho, basta água e sabão, para fazer a higiene da mesma, assim você irá retirar os micro organismos e o excesso de desodorante, o que possibilitará a aplicação do mesmo novamente. Pois bem, são apenas algumas dicas que damos, use-as da melhor maneira possível, e tente adaptar na correria do seu dia a dia, e lembre-se o melhor mesmo é sempre procurar o profissional de sua confiança para lhe orientar da melhor maneira possível. Texto: Equipe Trem Doido

MITOS SOBRE ALIMENTAÇÃO "CERVEJA DÁ BARRIGA" MITO - Não existe uma relação do tipo da bebida com o aumento da gordura corporal. É o estilo de vida de cada um que contribui para o aparecimento das "gordurinhas" em locais indesejados. Homens têm maior probabilidade de aumentar a gordura abdominal quando há sobras calóricas. Outros fatores relacionados são os acompanhamentos que, em geral, são petiscos calóricos, como pastéis, queijos à milanesa, frango à passarinho, amendoins, etc. A quantidade excessiva de cerveja também é outra razão, pois na maioria das vezes o consumo extrapola 1 copo. Sabendo que uma lata de cerveja tem em média 135 Kcal, mais os petiscos, é só fazer as contas no final do happy hour! E o pior de tudo, no horário em que devíamos comer menos calorias (noite). "BEBER LÍQUIDOS DURANTE AS REFEIÇÕES ENGORDA MITO - Vai depender da qualidade e quantidade deste líquido. É recomendado um copo pequeno de água sem gás às refeições a fim de ajudar no processo de digestão, principalmente porque uma dieta saudável deve conter alimentos ricos em fibras, o que aumenta a necessidade de água a fim de auxiliar o trânsito intestinal. Em relação aos outros líquidos, a quantidade recomendada é a mesma, mas deve-se atentar para as calorias, caso contrário a resposta para esta questão é positiva. As bebidas gaseificadas e concentradas (sucos) não são recomendadas pelo efeito no funcionamento digestivo. Pode "empurrar"

os alimentos aumentando o volume do estômago ou ainda, diminuir a velocidade de esvaziamento gástrico ou ainda, competir com a digestão dos alimentos, dificultando o aproveitamento dos nutrientes. Para quem tem gastrite ou hérnia de hiato nunca são indicados líquidos às refeições, para não distender o estômago. Texto: Equipe Trem Doido


ESTAÇÃO MODA

11

Ano I - Edição nº 08 - Terça-feira- 30 de Novembro de 2010

Fim de ano

OFERECIMENTO:

Rua Comendador José Garcia, 207 - LOJA 01 Tel: (35) 3422-8800

Fim de ano se aproximando...Formaturas, Casamentos, Natal e Réveillon. É festa atrás de festa, do trivial ao sofisticado as vitrines estão cheias de opção para você acertar no look. Para não errar, vá a Roupa Nova e na Donderi Calçados e veja algumas sugestões para você arrasar !

Rua Comendador José Garcia, 212 Tel: (35) 3421-3318

APOIO:

Av. Dr. Lisboa, 227 (35) 3422-2755

Rua Bom Jesus, 546 (35) 3423-2473

Foto: Foto Nobre Modelos: Ana Eliza e Aline Goulart Roupas: Roupa Nova Sapatos: Donderi Maquiagem e cabelo: Tok Especial


12

estação saúde Ano I - Edição nº 08 - Terça-feira- 30 de Novembro de 2010

HORA DE

A importância do sono Durante as décadas de 70 e 80, acreditava-se que dormir apenas cinco horas por noite era o suficiente para repor as energias além de aproveitar melhor o dia. Até este período, os estudos científicos não comprovavam a importância do sono e principalmente a qualidade do sono. Hoje, cientistas e médicos revelam com veemência que é durante o sono que o organismo produz os hormônios do crescimento que possibilitam o rejuvenescimento e a renovação celular. Com o sono insatisfatório, as células não são repostas convenientemente concluindo-se que as pessoas que não dormem bem envelhecem mais depressa. A falta de sono provoca o desequilibro endócrino e metabólico. A pessoa pode engordar e emagrecer muito já que o organismo está desregulado. O sono deve ser profundo e reparador. Quando dormimos ocorrem milhões de reações, tais como: reparos em todos os nossos órgãos vitais, elaboração de substâncias hormonais e de novas células, que irão se agregar aos tecidos dos nossos órgãos: fígado, baço, pâncreas, cérebro e coração. Renovando-os. INSÔNIA Dormir bem é fundamental para ter uma vida saudável, somente assim podemos descansar o corpo e recarregar as energias gastas durante o dia todo. O sono de uma pessoa deve durar pelo menos 8 horas, mas há quem encontre dificuldades para ter uma noite tranqüila. Pesquisas mostram que passamos 1/3 de nossas vidas dormindo e isso amplia as chances de ter uma vida longa e saudável. Na infância, o sono assume caráter mais importante ainda, já que o crescimento acontece durante o período em que as crianças se encontram adormecidas.

A insônia é um dos principais distúrbios do sono, a pessoa não consegue encontrar tranqüilidade para descansar e mantém em mente diversos pensamentos. Assim, durante a madrugada fica perambulando pela casa e acaba assaltando a geladeira na maioria das vezes, o que colabora com a obesidade. A pessoa que não tem uma boa noite de sono não terá produtividade no dia seguinte, seu raciocínio fica lento e o corpo tem déficit de energia. É verdade que crescemos enquanto dormimos ? Sim, é verdade. Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais chances de ter problemas no seu desenvolvimento físico. O hormônio do crescimento continua sendo liberado mesmo na fase adulta. Embora em doses menores, isso continua ocorrendo durante o sono. Em pessoas adultas ele evita a flacidez muscular e garante vigor físico. Quais são as principais interferências ao sono? As interferências ao sono poderiam ser classificadas em externas e orgânicas. Como exemplos de interferências externas poderíamos citar os trabalhos noturnos ou turnos rotativos, os eventuais problemas com fusos horários (em casos de viagens), as pessoas chamadas de corujas (que possuem mais energia ao entardecer!) e as chamadas de cotovias (deitam-se muito cedo e dormem cada vez menos com o passar do tempo!). Para exemplificar interferências orgânicas podemos citar o ronco, a apnéia (freqüentemente associada ao ronco), a insônia, a narcolepsia (sonolência diurna excessiva), o bruxismo (ranger de dentes) a síndrome das pernas inquietas e outras. O ronco e o bruxismo, geralmente, incomodam mais quem dorme nas proximidades do que quem apresenta o quadro clínico.

Tudo para o diabético Panetones sem adição de açúcar e light

Av.Dr. João Beraldo, 450 Centro - tel: (35) 3422 5285


11 13

estação FAMÍLIA Ano I - Edição nº 08 - Terça-feira - 30 de Novembro de 2010

Como fazer da sua festa de casamento um sucesso

COMPORTAMENTO Homens perdem função cerebral diante de mulheres bonitas

Confira 15 dicas para tornar este dia inesquecível 1) Boa música - Tente escolher de acordo com o perfil e dos convidados. Pode ser banda, DJ, ou os dois. Pode ter um cantor especialmente convidado. Mas, uma coisa é certa, sem boa música a festa não será um sucesso. 2) Bebida farta e gelada - Os noivos devem estudar as quantidades corretas de cada bebida escolhida. Boa bebida e boa música são 50% de uma boa festa. 3) Serviço ágil - Para atender bem a familiares e convidados toda a parte de serviços tem que funcionar corretamente, de maneira rápida e muito discreta. 4) Noivos na pista - Os noivos são a razão de tudo o que está acontecendo e o clima geral certamente será dado por eles. Portanto é fundamental que transmitam muita animação. A organização deve ser muito bem feita. 5) Mimos para os pés - Uma ótima pedida é distribuir chinelos para as convidadas curtirem ainda mais a pista, mesmo quando os pés estiverem pedindo socorro. 6) Lanchinho da madrugada - Para matar a fome de quem curtiu muito e dar mais pique para o restante da festa lanches podem ser distribuídos. Os convidados com certeza irão gostar. 7) Atração surpresa - Quando todos pensarem que é impossível a festa ficar mais gostosa tire o "ás" da manga e surpreenda seus convidados. 8) Ambiente climatizado - Preste atenção no ambiente, com calor ou frio ninguém consegue relaxar e curtir a festa. 9) Cardápio - É possível que exista aquele convidado

alérgico a frutos do mar, vegetariano ou em dieta. Por isso é importante investir em um cardápio com opções até para quem tem restrições alimentares. Para isso, ai vai uma dica: massa recheada com queijo e molho de tomate é um coringa e ótima alternativa para aqueles que têm restrição. 10) Cronograma bem feito - Já disseram que o diabo mora nos detalhes, por isso elabore um cronograma inteligente, correto e super fiscalizado. Com isso, as chances de erro diminuem muito. 11) Cuidado na escolha dos profissionais - Os noivos devem ficar muito atentos e checar festas já organizadas por eles. Verifique em órgãos como o Procon etc. 12) Organização impecável - A organização deve ser muito bem feita, portanto cuide da orientação dos profissionais na hora da festa. Com isso, nem aquela tia fofoqueira vai encontrar o que falar. 13) Tamanho do local - O espaço da locação deve ser condizente com o número de convidados. Uma festa para poucas pessoas em salões enormes torna o evento muito triste, assim como o contrário pode fazer do evento uma experiência claustrofóbica. 14) Decoração - A preparação e os enfeites do local devem ter a cara dos noivos. Se forem modernos, nada de fazer um casamento todo clássico e viceversa. 15) Variedade de doces - Para causar uma ótima impressão, cuide para que a mesa de doces seja farta, com qualidade variada.

Fonte: http://msn.minhavida.com.br

Noivas - Damas - Festas Trajes Masculinos Av. Doutor Lisboa, 241/1 Centro - Pouso Alegre Fone: (35) 3421-6506

Um estudo realizado pela Universidade de Radboud, na Holanda, e publicado no Journal of Experimental Social Psychology sugere que os homens "perdem a cabeça", quando estão na presença de uma mulher bonita. De acordo com os cientistas, o público masculino usa uma porcentagem tão grande da sua função cerebral ou de seus recursos cognitivos para impressionar a mulher que ficam restritos para realizar outras tarefas, por mais simples que elas sejam. A pesquisa aconteceu com voluntários heterossexuais que precisavam soletrar um grupo de letras o mais rápido possível. Depois do teste, eles ficavam 7 minutos, em média, conversando com uma mulher bonita e atraente e então repetiam o teste em frente à mulher. De acordo com os cientistas, quanto mais os homens tentavam impressionar a companheira, menor era a pontuação e a rapidez com que desenvolviam o teste, chegando a um número 30% menor na pontuação. De acordo com os pesquisadores, é possível afirmar que os homens apresentam um forte declínio cognitivo quando estão na presença de uma mulher bonita. O mesmo teste também foi realizado com o público feminino. Porém, elas não apresentaram uma queda na pontuação e nem na velocidade das respostas dadas na hora do teste. http://www.minhavida.com.br

2º PISO DO PA SHOPPING

3423-7208 sexshoppimentamel@hotmail.com


VAGÃO DO ESPORTE

12 14

Ano Ano II -- Edição Edição nº nº 02 08 -- Quarta-feira Terça-feira - -30 02de deOutubro Junho de de2010 2010

Partida de Futebol Americano é realizada em PA

Fotos: Ila Sato

Os caratecas treinados pelo professor Robson Chiarini da Academia Cia do Corpo de Karate (ACCK) de Pouso Alegre vem se destacando a cada nova competição. Eles participaram do Campeonato Sul Mineiro de Karatê 2010, realizado no Ginásio Poliesportivo do Rosão no mês final de setembro. O torneio foi para atletas de todas as idades, com categorias a partir de 06 anos e veteranas acima de 41 anos. Além dos atletas pousoalegrenses, o evento contou com a participação de caratecas de várias cidades da região.

O Campo da Universidade do Vale do Sapucaí foi palco da partida válida pelo Torneio Touchdown. O jogo entre o São Paulo Spartans e o Vasco da Gama`Patriots foi organizado pelo primeiro time de futebol americano do sul de Minas, o Pouso Alegre Gladiators. A coordenação ficou por conta do presidente Jonathas Coelho. O JOGO - Tanto os paulistas quanto os cariocas, precisavam da vitória para continuar a busca pelo título inédito. E quem se deu bem na partida, foi à equipe do Vasco. Para sorte do publico, o duelo forma emocionante. Perdendo por 20 a 9 até os minutos finais, os cariocas viraram a partida a 20 segundo do fim para 23 a 20. Com o resultado, a equipe avançou a semifinal. A final do campeonato acontece no dia 11 de dezembro, na Vila Belmiro, em Santos/SP.

FOTOS - Na primeira foto, a Equipe Cia do Corpo na abertura do campeonato. Abaixo a premiação dos caratecas (da esquerda pra direita) 4º lugar, Océlio da Academia Shurai kai ( Três Corações); o 2º lugar, Barel da Academia Bela Vista (Águas de Lindóia), o 1º lugar, Romulo da academia Cia do Corpo (PA); o 3º lugar, Fernanda da Academia Guerreiros da Montanha - Carmo do Rio Claro e o 5º lugar de Márcio da Academia Minas Kan (PA). Abaixo, o professor Robson Chiarini passa ensinamentos a um de seus alunos.

ENTENDA O FUTEBOL AMERICANO:

Assine

Recebe o jornal em sua residência ou comércio* *Pouso Alegre

6 MESES = R$ 20,00 1 ANO = R$ 35,00 (35)

3422 8773

contato@tremdoido.net

Totalmente diferente da paixão dos brasileiros, o Futebol Americano é dividido em quatro tempos com um intervalo maior entre o segundo e o terceiro tempos. Cada tempo tem 15 minutos de duração. Se os times terminarem empatados após os quatro tempos, eles jogam uma prorrogação de 15 minutos. Na prorrogação, o primeiro time que marcar, vence. Embora o jogo possa ser jogado em até uma hora, geralmente ele dura de três a quatro horas. As equipes podem parar o relógio saindo das linhas do campo, lançando um passe incompleto ou pedindo tempo (são permitidas três solicitações por tempo de jogo). O cronômetro também para durante os dois minutos de advertência observados no final do segundo e quarto tempos (TwoMinute Warning). OBJETIVO - O objetivo é fazer com que a bola oval atravesse a linha denominada “End Zone” do campo adversário. Isso se chama “Touchdown”. Cada time tem 4 tentativas (downs) para avançar com a bola por 10 jardas. E isso se repete até que o time consiga chegar à perseguida tão almejada End Zone. Se não conseguir atingir 10 jardas dentro dessas 4 tentativas, o time que está atacando perde a posse da bola para atacar e passa a ter que defender. Geralmente, na quarta tentativa, o time chuta a bola para bem longe (na direção da End Zone do adversário) para que ela não fique tão perto de sua própria End Zone. Essa tática se chama “Punt”.


CLASSIFICADOS trem Trem de tudo Tudo

15 11

Ano I - Edição nº 08 - Terça-feira - 30 de novembro de 2010

ESSENCIAL IMÓVEIS AGORA EM NOVO ENDEREÇO

VAGÃO DA INFORMÁTICA

Um local mais amplo, arejado, com salas independentes e estacionamento próprio. Buscando o melhor atendimento aos seus clientes e parceiros, a Essencial Imóveis inaugura seu novo escritório de atendimento ao público, localizado na Rua Comendador José Garcia, 542. Segundo a sua proprietária, Valdete Helena da Silva, tanto locadores como locatários poderão encontrar na Essencial a melhor infra-estrutura e profissionais qualificados para o gerenciamento imobiliário. A equipe da Essencial espera sua visita. Mais informações no telefone 35 3423-6019.

Dicas de segurança

Por Adriana Sousa

Fotos e texto: Fernando Lima

Um advogado fez circular na Internet a seguinte informação para os empregados de seu escritório:

IMÓVEIS Aqui no Trem de Tudo você poderá veicular seu anúncio gratuitamente: Serviços ou o que tem à oferecer, compra/venda/troca; mande seu e-mail para: contato@tremdoido.net Não se esqueça de: deixar seu nome e telefone, no assunto deverá estar escrito Trem De Tudo. Somente serão aceitos anúncios que deixem claro o que procura / oferece.

www.essencialimoveis.imb.br Patrocinadora do Trem de Tudo anuncia: Imóveis para locação Casa Bairro Altaville 02 quartos s/ todos suítes, 01 suite com hidromassagem, sala, copa, cozinha planejada, banheiro, area de serviço c/ churrasqueira, dependência de empregada c/ bnaheiro, sauna, garagem p/ 04 carro. R$ 3.000,00 Apartamento Bairro João Paulo 02 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de lavanderia. R$ 700,00 + Condominio. Casa Bairro Saúde 03 quartos s/ 01 suíte, todos com armários, sala, copa, cozinha, banheiro, área de serviço, quarto de dispensa c/ armário, churrasqueira, garagem. R$ 1.300,00 Apartamento Foch 03 quartos s/ 01 suíte, sala, cozinha, banheiro, área serviço, garagem. R$ 450,00 + Cond. R$ 90,00

Imóveis para venda Venda- Casa. Morumbi II 02 quartos, sala, cozinha, banheiro. Área de construção: 34,56m². Área de terreno: 200,00m². R$ 60.000,00 Venda- Casa. Jardim Olímpico 02 quartoss/ 01suíte, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem p/ 01 carro. R$ 127.000,00 Venda- Casa - Nova Pouso Alegre 02 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, área de serviço coberta (piso pintada). Aceita troca. R$ 130.000,00 Venda - Casa - Vila Beatriz 03 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem p/ 02 carros. R$ 220.000,00 Área construída: 112,00m². Área terreno: 203,60m². Venda-Apto - Santa Filomena. 02 quartos, sala, cozinha c/ armário embutido, garagem p/ 02 carros + 01 quartinho nos fundos da garagem. R$ 220.000,00

ESSENCIAL IMÓVEIS CRECI 3372

Rua Comendador José Garcia, nº 542 Centro - Pouso Alegre/MG Telefone: (35) 3423 6019

1. Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Em vez disso, escreva 'SOLICITAR RG'. 2. Ponha seu número de telefone de trabalho em seus cheques em vez de seu telefone de casa. Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use esta em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho. Ponha seu telefone celular ao invés do residencial. 3.. Tire Xérox do conteúdo de sua carteira. Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito,etc. Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar. Mantenha a fotocópia em um lugar seguro. Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro. Sabe-se de muitas estórias de horror de fraudes com nomes, CPF, RG, cartão de créditos, etc... roubados. Infelizmente, eu, um advogado, tenho conhecimento de primeira mão porque minha carteira foi roubada no último mês. Dentro de uma semana, os ladrões compraram um caro pacote de telefone celular, contrataram um cartão de crédito VISA, tiveram uma linha de crédito aprovada para comprar um computador, dirigiram com minha carteira... 4. Nós fomos informados que nós deveríamos cancelar nossos cartões de crédito imediatamente. Mas a chave é ter os números de telefone gratuitos e os números de cartões à mão, assim você sabe quem chamar. Mantenha estes onde você os possa achar com facilidade. 5. Abra um Boletim Policial de Ocorrência (B.O.) imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma). Mas aqui está o que é talvez mais importante que tudo: 6. Chame imediatamente o SPC (11-3244-3030) em São Paulo e SERASA (1133737272) e outros órgãos de crédito (se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF. Eu nunca tinha ouvido falar disto até que fui avisado por um banco que me chamou para confirmar sobre uma aplicação para empréstimo que havia sido feita pela Internet em meu nome. O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado. Até que eu fosse aconselhado a fazer isto (quase duas semanas depois do roubo), todo o dano já havia sido feito. Há registros de todos os cheques usados para compras pelos ladrões, nenhum dos quais - eu soube - depois que eu coloquei o alerta. Desde então, nenhum dano adicional foi feito, e os ladrões jogaram fora minha carteira. Este fim de semana alguém a devolveu para mim. Esta ação parece ter feito eles desistirem.

03 códigos secretos em seu celular

Por Adriana Campos

Você sabia que seu celular tem códigos secretos que podem ser muito útil ? Existem algumas coisas que podem ser feitas em caso de emergência. Seu celular é uma ferramenta que pode salvar sua vida. Veja o que ele pode fazer por você: Emergência - O número universal de emergência para celular é 112. Se você estiver fora da área de cobertura de sua operadora e tiver alguma emergência, disque 112 e o celular irá procurar conexão com qualquer operadora possível para enviar o número de emergência para você, e o mais interessante é que o número 112 pode ser digitado mesmo se o teclado estiver travado. Experimente! Emergência II - Vamos imaginar que a bateria do seu celular esteja fraca. Para ativar, pressione as teclas: *3370# Seu celular irá acionar a reserva e você terá de volta 50% de sua bateria. Essa reserva será recarregada na próxima vez que você carregar a bateria. Emergência III - Para conhecer o número de série do seu celular, pressione os seguintes dígitos: *#06# Um código de 15 dígitos aparecerá. Este número é único. Anote e guarde em algum lugar seguro. Se seu celular for roubado, ligue para sua operadora e dê esse código. Assim eles conseguirão bloquear seu celular e o ladrão não conseguirá usá-lo de forma alguma. Talvez você fique sem o seu celular, mas pelo menos saberá que ninguém mais poderá usá-lo. Se todos fizerem isso, não haverá mais roubos de celular. Essas informações não são conhecidas, por isso passe para seus amigos e familiares.


Carlos Magno Charlanti

ESTAÇÃO DO SABER

12 16

Ano I - Edição nº 08 - Terça-feira - 30 de novembro de 2010

VOCÊ SABE O QUE É UM PALÍNDROMO?

E SABE O QUE É UM TAUTOLOGIA ?

Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalmente, da esquerda para a direita e ao contrário. Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase; é o caso do conhecido: SOCORRAM-ME, SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS. Diante do interesse pelo assunto (confesse, já leu a frase ao contrário), tomei a liberdade de seleccionar alguns dos melhores palíndromos da língua de Camões...

É o termo usado para definir um dos vícios, e erros, mais comuns de linguagem. Consiste na repetição de uma ideia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como pode ver na lista a seguir:

ANOTARAM A DATA DA MARATONA ASSIM A AIA IA A MISSA A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA A DROGA DA GORDA A MALA NADA NA LAMA A TORRE DA DERROTA LUZA ROCELINA, A NAMORADA DO MANUEL, LEU NA MODA DA ROMANA: ANIL É COR AZUL O CÉU SUECO O GALO AMA O LAGO O LOBO AMA O BOLO O ROMANO ACATA AMORES A DAMAS AMADAS E ROMA ATACA O NAMORO RIR, O BREVE VERBO RIR A CARA RAJADA DA JARARACA SAIRAM O TIO E OITO MARIAS ZÉ DE LIMA RUA LAURA MIL E DEZ

E ASSIM, SE FALA EM BOM PORTUGUÊS. No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro' Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro'

'Cor de burro quando foge.' O correto é: Corro de burro quando foge!

'Quem não tem cão, caça com gato.'

Outro que no popular todo mundo erra: 'Quem tem boca vai a Roma.' O correto é: 'Quem tem boca vaia Roma.’ (isso mesmo, do verbo vaiar).

O correto é: 'Quem não tem cão, caça como gato... ou seja, sozinho!'

EU NÃO SABIA. E VOCÊ? Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.' Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.'

Outro que todo mundo diz errado, 'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. O correto é: ‘Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore) Mais um famoso...

PNEUS Cuidados para as viagens de final de ano

Note que todas essas repetições são dispensáveis. Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não. Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia.

Para sua segurança, é importante verificar seus pneus regularmente: Rodízio dos Pneus Os pneus dianteiros e traseiros dos veículos que trabalham com cargas, esterçamento e frenagens diferentes ocasionando desgastes desiguais. Para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus, é essencial fazer um rodízio dos pneus do seu veículo conforme recomendação do fabricante quando áquilometragem e disposição de cada um. Pressão de ar

Fonte: Equipe Trem Doido

Vai dizer que você falava corretamente algum desses?

elo de ligação ; acabamento final; certeza absoluta ; quantia exacta; nos dias 8, 9 e 10, inclusive ; juntamente com; expressamente proibido ; em duas metades iguais; sintomas indicativos ; há anos atrás; vereador da cidade ; outra alternativa; detalhes minuciosos ; a razão é porque; anexo junto à carta ; de sua livreescolha; superávit positivo; todos foram unânimes; conviver junto; facto real; encarar de frente; multidão de pessoas; amanhecer o dia; criação nova; retornar de novo; empréstimo temporário surpresa inesperada; escolha opcional planejar antecipadamente;abertura inaugural; continua a permanecer; a última versão definitiva possivelmente poderá ocorrer; comparecer em pessoa gritar bem alto; propriedade característica demasiadamente excessivo; a seu critério pessoal; exceder em muito .

Ao menos uma vez por semana, verifique a pressão dos pneus em seu posto de gasolina. O ideal é que a medição seja feita enquanto os

pneus ainda estiverem frios (sem terem rodado muito). Confira a pressão de ar recomendada pelo fabricante do veículo na coluna da porta do motorista, dentro da porta luvas ou no manual do fabricante do pneu e obedeça sempre a pressão máxima indicada. Acrescente de 2 a 4 PSI quando for trafegar com o veículo carregado. Em condições normais, um pneu pode perder até 1 libra de pressão por mês.Mas do que isso pode indicar algum problema como furo ou vazamento de ar. Balanceamento das Rodas Rodas corretamente balanceadas ajudam a minimizar o desgaste desigual e entender a vida útil dos

pneus. Quando as rodas são balanceadas, normalmente a cada 10.000 km, pesos são colocados nas rodas para deixar seu peso uniforme. Os pneus e as rodas devem ser balanceados quando for feito rodízio de pneus e após a colocação de novos. Alinhamento das Rodas Cada veículo tem uma especificação apropriada. Se o alinhamento das rodas não estiver dentro desta especificação, os pneus desgastam desigualmente, tornando-os inseguros e causando um consumo de combustível maior. Você deve verificar o alinhamento da roda de acordo com a recomendação do fabricante. Um veículo está com as rodas desalinhadas quando, ao dirigir em linha reta, o veículo “cai” para um dos lados.


Jornal Trem Doido - 8