
1 minute read
Invólucros (Cris Suiter
Invólucros
O projeto Invólucros foi desenvolvido a partir de uma pesquisa do Datafolha (realizada em dezembro de 2019) que mostra o aumento da percepção do preconceito entre os brasileiros na ultima década.
Advertisement
Aponta que um a cada três brasileiros já foi vítima de discriminação por sua classe social. Infelizmente, esse não foi o único tipo de discriminação que aumentou: a pesquisa mostrou que cresceu também a proporção de pessoas que sofreram preconceito por causa de sua cor da pele, orientação sexual, etnia, idade, deficiência, aparência, local onde vive, religião ou gênero.
Baseada na pesquisa e inserida no contexto atual, a exposição traz o tema da discriminação, que prejudica o reconhecimento e a igualdade de direitos fundamentais do ser humano, apesar da legislação brasileira considerar crime o ato discriminatório.
O nome do projeto foi escolhido para simbolizar nosso corpo, de uma maneira irônica, mostrando que ele é visto apenas como um invólucro quando é motivo de preconceito.
Esse invólucro, que faz parte da autoimagem do indivíduo e de sua relação com o mundo, é visto pelo discriminador como uma razão para demonstrar sua intolerância preconceituosa.
Cris Suiter
Artista visual autodidata, nascida em Jundiaí, onde reside atualmente. Formada em Publicidade - Universidade Puccamp, trabalhou muitos anos na área, inclusive no exterior, e hoje se dedica totalmente à arte.
Realizou sua primeira exposição individual aos 18 anos na Casa da Cultura de Jundiaí, sendo considerada um jovem talento na época. Também expôs no Museu Histórico e Cultural “Solar do Barão”.
Participou de diversas exposições coletivas e atua na cena cultural também através do coletivo de artistas chamado Consociação Artística Mista. Sua arte é centrada na figura humana, onde expressa-se com intensidade.







