2 minute read

Três novas Ministras Auxiliares da Comunidade iniciam seu serviço na Igreja de Maripá

Era conclusão do ano de 2022, quando no dia 7 de dezembro três novas Ministras Auxiliares da Comunidade (MAC), da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Maripá, receberam a investidura em celebração eucarística presidida pelo pároco, Pe. Ademir Alves Teixeira. São elas: Elizabeth Maria Meier Schroder, Rita de Cássia Guilherme Walz e Simony Varella Martins Zoz. As recém-vocacionadas realizam atividades voluntárias e estão sob comando da autoridade eclesial local. Exercem um mandato de prazo certo e um chamado espiritual que depende da sua disponibilidade em auxiliar as ações eucarísticas e correlatas da Igreja.

A missão das Ministras consiste em levar informações sobre o catolicismo a diferentes fiéis, despertar o senso de comunidade e Igreja na sociedade, fomentar o exercício da caridade e outros vieses importantes para a expansão do alcance e o exercício local dos ensinamentos de Deus. O ministério tem duração de dois anos, ou seja, é temporário, e envolve diferentes tarefas, como colaborar na Celebração Dominical, distribuir a Comunhão Eucarística, realizar a celebração das Exéquias na impossibilidade do Pároco e assistir e assessorar grupos de oração, entre outras funções.

Advertisement

Para a atividade, as Ministras passaram por uma preparação teórica sobre o seu papel na vida da Igreja, como a formação básica e específica em alguns ministérios, entre eles o da Palavra, da Pastoral e da Comunhão. Portanto, além do chamado de Cristo reconhecido pelo Ministro para estar à disposição da autoridade eclesial, é preciso que estejam aptas para atender o convite divino, mediante o conhecimento de noções essenciais da caminhada de Cristo, as celebrações da Santa Missa e a vida em fraternidade.

Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão são leigos que provam o seu amor a Jesus ao servir para o andamento das ações essenciais da Igreja, como o momento eucarístico, o envio da Palavra de Deus ao próximo, o acolhimento das pessoas necessitadas e outras ações que fazem com que a Igreja esteja ainda mais próxima de seus fiéis. Trata-se de um compromisso junto à Igreja, zelando para o bom andamento da cerimônia religiosa e dedicando-se com amor, fé e caridade às procuras sociais.

Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão auxiliam a forma em que a evangelização se realiza, de modo que se desenvolva sempre procurando atender os desígnios divinos. Eles atuam com diligência nas atividades auxiliares da Santa Missa e também realizam ações fundamentais na comunidade, seja levando os ensinamentos de Cristo aos fiéis, estimulando a fraternidade ou prestando auxílio espiritual aos enfermos. São tarefas importantes e que fazem com que a Igreja seja exemplo de amor, empatia, companheirismo e auxílio aos mais necessitados.

As novas Ministras fazem este trabalho pela Paróquia de Maripá, a fim de que haja o incremento e o fortalecimento da Catequese na comunidade, a coordenação das celebrações e mais solidariedade no cotidiano da sociedade. Após a preparação inicial para o exercício da função, as auxiliares encontram-se capacitadas para atender as demandas que sobrevirem, favorecendo a ação de Deus no Município.

This article is from: