1 minute read

Capela Nossa Senhora da Saúde completou 60 anos

A Capela Nossa Senhora da Saúde, localizada em Vila Flórida, interior de Toledo, completou seus 60 anos celebrando a fé e devoção deste povo que mantém seus laços de comunhão e partilha desde os tempos do pioneirismo. Esta é a única capela da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Vila Nova.

Advertisement

Nas comemorações, realizadas ainda em 2022, o histórico lido na celebração recordou que “o início não foi fácil, mas temos certeza que a mão de Deus sempre esteve presente”.

Tudo começou em 1962, quando 14 famílias chegaram para procurar melhor qualidade de vida. O que encontraram, no princípio, foram muitas dificuldades, uma vez que tiveram o trabalho de desbravamento da mata virgem, e tendo que lutar para sustentar suas famílias.

Organizada a vida social e familiar, então as 14 famílias se reuniram e resolveram construir uma Capela, uma vez que sentiam a necessidade de ter esse espaço de agradecer a Deus. Com o esforço de cada um foi possível a construção da Igreja no ano de 1962, sendo que a madeira para construção da Capela foi repassada pela Prefeitura Municipal de Toledo. A edificação foi rápida, sendo que no dia 5 de agosto do mesmo ano a Capela foi inaugurada.

Na época, pertencendo à Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Quatro Pontes, o primeiro vigário a atender essa comunidade foi Pe. Aloisio Baumeister. Naquele tempo a diretoria (expressão usada por muitos anos para denominar o grupo de lideranças leigas à frente da comunidade de fé) foi constituída por Domingos e Delize Mar- con, Paulo e Herminia Tremea. A primeira missa foi celebrada pelo Pe. Aloisio no dia 5 de agosto de 1962.

A Capela pertenceu à Paróquia de Quatro Pontes até o ano de 1965, quando então foi criada a Paróquia Nossa Senhora e Fátima, em Vila Nova.

Em 1979, a comunidade passou a contar com os dois primeiros Ministros Auxiliares da Comunidade (MAC) que foram Osvaldo Pellizzaro (em memória) e Ervino Canevesi. Hoje, a comunidade é atendida por seis ministros e várias pastorais. Desta pequena comunidade de área rural, destacam-se as vocações religiosas de famílias do local, sendo as Ir. Araci e Ir. Imelda Angst, esta em memória.

O grande marco da Capela Nossa Senhora da Saúde foi em 2012, quando celebrou o Jubileu de Ouro.

“Como tivemos o passado muitas lideranças, hoje a comunidade também é acompanhada por pessoas que se dedicam e desenvolvem o trabalho de pastoral”, salienta o histórico da comunidade.

This article is from: