1 minute read

Cáritas Diocesana atuará em conjunto com Pastorais Sociais

Um serviço muito bem organizado e estruturado já está dando seus passos na Diocese de Toledo para somar, de maneira muito intensa, com o trabalho realizado pelas pastorais sociais. É a Cáritas, organismo internacional da Igreja Católica, que vem com o propósito de trabalhar conjuntamente para fortalecer os gestos de caridade.

Para toda a Diocese, projeta-se um ganho de atuação junto a demandas específicas, mas que fica ainda maior quando se pode contar com todo o serviço consolidado e muito reconhecido pela sociedade dos 19 municípios da região que já contam com a Pastoral do Auxílio Fraterno, por exemplo. Soma-se aqui a Pastoral da Criança, da Pessoa Idosa, entre outras que são riquíssimas no seu jeito caritativo, e que certamente farão em sintonia o que for preciso para o resgate da dignidade humana.

Advertisement

A Cáritas possui muitos projetos e iniciativas, como a Campanha “Pão Nosso” que visa arrecadar recursos para repasse de alimentos a comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e em combate à fome. Além disso, por meio da Campanha, devem ser mapeadas informações acerca das populações em situação de vulnerabilidade e fome no Paraná como forma de serem produzidas políticas públicas e ações práticas que possam atender essas pessoas. A Campanha da Fraternidade deste ano de 2023 é outro exemplo de envolvimento da Cáritas diocesana para que se desperte essa consciência naqueles que ainda não se sentiram provocados em fazer algo para afastar o flagelo da fome nas cidades da região. A Cáritas é um organismo com reconhecimento público e, por isso, pode receber recursos externos para fazer essas obras de caridade, uma vez que o objetivo da Cáritas não é exclusivo para católicos, até porque ela trabalha com as urgências humanitárias.

Áreas de atuação

- Economia Popular Solidária

- Meio Ambiente, gestão de riscos e emergências

- Migração, refúgio e apatridia

- Programa Infância, Adolescência e Juventudes

- Convivência com biomas

- Povos e comunidades tradicionais

- Mulheres e equidade de gênero

- Segurança alimentar e nutricional

- Mundo urbano

- Gestão de resíduos sólidos

- Voluntariado

- Formação

- Campanha da Fraternidade

This article is from: