MANUAL - Louvor, Dança e Teatro

Page 1

do

ww.cristoematos.com.br manual
V LU T RIO

Agora veja como ser um bom VOLUNTÁRIOem cada setor

LOUVOR, DANÇA E TEATRO VOLUNTÁRIO EM:

Índice

Ministério de Louvor História da música No novo testamento O poder da música O que é ministração de louvor? Ministração dirigida ao próximo O amor na ministração Grupo de Louvor Adorando com Deus Compromisso O carater de Jesus O carater de um adorador

10 11 13 14 15 16 16 18 19 21 22 22

Ministério de dança As vestes Dicas Cores no ato profético

28 30

23 25 26 27 Teatro importante

O que é Louvor?

Louvar – lit. “Barulho” (elogiar, gabar, exaltar, enaltecer, gloricar, aprovar, aplaudir,bendizer). No novo testamento encontramos a palavra Eulogien - elogiar, bendizer; e a palavra Eucharistein, expressão de gratidão num relacionamento íntimo entre o que louva e aquele que é louvado.

De acordo com a Bíblia, o louvor está associado com a idéia de agradecimento, elogio,valorização, gloricação, exaltação, por aquilo que Deus faz (fez, fará) em nossa vida ou na dos outros. (Sl. 145:4; Sl. 147:12-13; Is. 25:01; Lc. 19:37), ou seja, nós louvamos a Deus por Suas obras, bênçãos, curas, livramentos, perdão, graça, amor, misericórdia, cuidado, etc. O louvor está sempre associado a uma ação de Deus. Deus age (agiu, agirá) e seu povo o louva (agradece, exalta, elogia, etc.). Contudo, o motivo principal do louvor é a Salvação em Cristo.

O que é Adoração? Adorar – lit. “Prostrar-se” Heb. Shachar (reverenciar, venerar, amar extremosamente,idolatrar, ter grande predileção a, cultuar, curvarse, cair com o rosto em terra, renderse). Aparece 170

Testamento – denota prostrar-se diante de
mostrando signicado cultural (Davi X Saul; Rute X Boaz; José X feixes.) Veja um Paralelo entre LOUVOR e ADORAÇÃO: LOUVOR: Motivado na alma por um impulso de receber do Senhor ADORAÇÃO: Motivado no espírito por um impulso de dar ao Senhor LOUVOR: Pode ser comunitário ADORAÇÃO: É individual LOUVOR: Brota das emoções ADORAÇÃO: Brota da devoção LOUVOR: Pelos feitos de Deus ADORAÇÃO: Pelo que Deus é Ministério de Louvor 10
vezes no Antigo
autoridades,

LOUVOR: Pelos presentes de Deus

ADORAÇÃO: Pela presença de Deus

LOUVOR: É uma expressão de vida ADORAÇÃO: É um estilo de vida

LOUVOR: É circunstancial ADORAÇÃO: É incondicional

LOUVOR: Aprecia os feitos de Deus ADORAÇÃO: Vive para Deus

LOUVOR: Pode ser distante ADORAÇÃO: Só ocorre na presença

LOUVOR: É mais exuberante, enérgico, movimentado, barulhento, com mais palavras ADORAÇÃO: É mais sóbrio, com menos movimentos, menos palavras, inclinando-se a cânticos espirituais e silêncio.

História da música

“O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e auta” (Gn 4:21).

O Novo Dicionário Bíblico e alguns comentaristas consideram que a música foi "Criada" por Deus nos céus pois, a música sempre teve um papel importante na adoração a Deus. Há muito tempo atrás, no início da Criação:“as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os lhos de Deus rejubilavam.”(Jó 38:7). Lúcifer tinha a ver com o louvor e a adoração a Jesus.Era Lúcifer quem guardava a presença santa de Jesus,em Ezequiel 28:14 diz: Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras afogueadas andavas. Querubins são

11

seres descritos na Bíblia como criaturas cheias de poder e majestade, que cercam o trono de Deus. A palavra fogo ou afogueadas em hebraico quer dizer fogo sobrenatural, altar, o que permanece aceso. Creio que Lúcifer foi criado para dirigir o louvor,ou até mesmo dar direção ao louvor ao FILHO DO DEUS VIVO, ele tinha que manter sempre aceso o fogo do altar da adoração ao Altíssimo e a seu lho Jesus Cristo,então ele precisava administrar o louvor dos outros seres e dirigi-lo ao lugar certo que é a Trindade Santa.

Baseando-se em Gênesis 4.21 onde está escrito que Jubal lho de Lamec era o "pai de todos os que tocam harpa e auta, Jubal foi o primeiro homem citado na Bíblia como músico e a outra referência mais antiga é a de Gn.31:27, onde Labão sobrinho de Abraão queixa-se de Jacó por não o haver prevenido de sua partida, para que fosse comemorada com cânticos e músicas.

A música hebraica era predominantemente vocal. Havia bem poucos instrumentos nos primeiros dias de sua história. A voz humana era o instrumento mais acessível e popular com o qual a música podia ser feita. A adoração com cânticos é primeiramente mencionada em Êxodo 15:1-21. Moisés e os lhos de Israel cantaram ao Senhor, Miriã e todas as mulheres, com pandeiros e danças, responderam ao cântico de Moisés. A escavação do poço em Beer foi celebrada com cânticos (Nm 21:17,18). Débora e Baraque celebraram sua vitória com cânticos (Jz 5:1-31). As mulheres de Israel celebraram a vitória de Davi sobre Golias com cânticos (1 Sm 18:6,7). Quatro mil levitas louvaram ao Senhor com instrumentos quando Salomão foi levantado como rei sobre Israel. “E os lhos de Israel... celebraram a festa dos pães asmos sete dias com grande alegria: e os levitas e os sacerdotes louvaram ao Senhor de dia em dia, com instrumentos fortemente retinintes ao Senhor.” (2 Cr 30:21). “E disse Davi aos príncipes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, para que se zessem ouvir, levantando a voz com alegria” (1 Cr 15:16).

12

óbvio que a música e os cânticos são uma parte vital do louvor e da adoração a Deus. Istoé retratado em toda a Bíblia de Gênesis a Apocalipse. Hoje em dia ainda é assim. São uma expressão vital, gloriosa e positiva de louvor a Deus. Todos que fazem parte do ministério de louvor de sua igreja, precisam saber da história da música na Bíblia; sua inuência; aqueles que a utilizaram; em que situações ela aparece. Veremos algumas passagens Bíblicas que mostram que as mulheres também faziam parte do ministério musical levita, para que não sejamos ignorantes sobre nosso próprio ministério (II SM19:35,II CRO35:25, ESD.2:65,NE7:67 e ECL 2:8).

No novo testamento

Magnicat e Benedictus “Magnicat” é a designação que a tradição cristã atribuiu ao cântico ou salmo que a mãe de Jesus, Maria, entoou quando na gravidez do Salvador. O termo “Magnicat” vem do latim e, como tal, aparece na Vulgata Latina (tradução da Bíblia para o “latim”). Signica, ao pé da letra: “Engrandece” - “Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor..” (Lc. 1:46), mas pode ser entendido também como uma expressão de louvor, júbilo, alegria. “Benedictus” é igualmente um hino. Este, porém, está baseado no cântico de Zacarias. Ao pé da letra, quer dizer: “Bendito” ou “louvado seja”: “Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo...” (Lc. 1:68). Além desses dois termos, existem ainda o “Nunc Dimittis”: “agora despedes” (Lc. 2:29-32) e “Glória in Excelsis”: “glória nas alturas” (Lc. 2:14).

Jesus e seus dicípulos cantaram um hino na última ceia, chamado(Mt.26:30;Mc.14:26) halel de pessach ou hino da páscoa (Sl.113 ou 118).

Jesus na cruz orou um Salmo(22:1) pedindo consolo (Mt.27:46)

Paulo e Silas encarcerados na cidade de Filipos (At.16:25)

Paulo recomenda os crentes de Éfeso e Colosso a cultuarem a Deus com hinos, Salmos e cânticos espirituais (Cl.3:16;Ef.5:19)

É
13

A música desempenha um papel essencial dentro da liturgia no culto cristão. Ela é um dos meios principais que utilizamos para servir a Deus e a Igreja. Sem a música o ministério da adoração pelo louvor musical não existiria. Devido à grande importância que a música tem neste ministério, há algumas coisas que devemos saber acerca dela..

O poder da música

A música, mais do que qualquer outra arte, exerce uma forte inuência sobre a vida das Pessoas, vejamos: a) - A música é capaz de produzir sentimentos positivos e negativos d e n t r o d e n ó s ( e x . : P O S I T I V O S . Alegria,gozo,felicidade,esperança,gratidão,conança e segurança. NEATIVOS. Tristeza, medo,remorsos,sentimentos de culpa,rancor,temor.

b) - A música pode nos levar a diferentes tipos de reações (ex.: rir, chorar, car apreensivo, relaxar, etc.

c) - A música é capaz de inuenciar o nosso comportamento (ex.: andamos mais rápido, produzimos mais, somos motivados a comprar determinado produto, etc.

d) - A música tem o poder de gravar mensagens em nossa mente para toda a vida (ex.: umcasal de idosos que se lembram perfeitamente da letra da música que costumavam ouvir a60 anos quando estavam namorando, uma pessoa de 90 anos de idade que lembra de umamúsica que aprendeu na sua infância, etc).Realmente, a música possui uma força que nãopode ser ignorada.

14

O Que é Ministração de Louvor?

Ministrar signica servir. Em outras palavras, é aquilo que oferecemos a alguém. A ministração pode ser dividida em dois tipos: uma que é dirigida à Deus e outra que é dirigida ao próximo. A ministração dirigida a Deus Essa ministração é direcionada exclusivamente a Deus. Seu sentido deve ser sempre na vertical (para cima). A ministração dirigida à Deus têm como alvo principal proporcionar alegria ao coração do Senhor. Ela consiste basicamente em expressar o nosso amor a Deus, reconhecer a nossa dependência dele, reassumir o compromisso de obedecer a sua palavra, apresentar o nosso corpo como sacrifício vivo,santo e agradável ao Senhor, e sobre tudo, oferecer-lhe aquilo que somente ele é digno de receber: Glória, honra, louvor e adoração.

O único tipo de ministração que agrada a Deus é a aquela que oferecida com sinceridade de coração. Porém esta ministração só será aceita se for oferecida por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor,mediador,intercessor e dono da igreja. (João 14:6; Hebreus 13:15).

De acordo com a direção que Deus dará ao líder, o mesmo terá de usar sua capacitação divina (Unção), sua musicalidade e sua voz para conduzir a congregação. É claro que o líder precisa ter uma sensibilidade acima dos demais para perceber tal direção e ministrála à igreja. Por isso se dá a necessidade de uma vida de comunhão constante com o Senhor. Em muitos casos o líder poderá mudar o repertório diante de um ambiente inadequado segundo o que o Espírito Santo lhe revelar. Trata-se de algo muito sério porque a igreja estará sempre seguindo a orientação que vem do altar e irá exatamente para o lugar em que seu líder os conduzir. É de suma importância o manejo da Palavra de Deus (II Tm 2:15) e ministração da mesma durante o louvor para gerar fé e conança à congregação, fazendo assim, com que os objetivos sejam alcançados.

15

A música desempenha um papel essencial dentro da liturgia no culto cristão. Ela é um dos meios principais que utilizamos para servir a Deus e a Igreja. Sem a música o ministério da adoração pelo louvor musical não existiria. Devido à grande importância que a música tem neste ministério, há algumas coisas que devemos saber acerca dela..

Ministração dirigida ao próximo

Essa ministração é direcionada exclusivamente para o próximo. Seu sentido deve sersempre na horizontal (para os lados). A ministração dirigida ao próximo têm como alvo principal confortar, encorajar, edicar e provocar transformação na vida das pessoas. Ela consiste basicamente em ir de encontro as necessidades do próximo, em leválos a se reconciliar com Senhor, em trazer-lhes esperança de uma nova vida em Cristo, em ensinálos a viver com Deus, em exortá-los a ter um relacionamento mais profundo e íntimo com o Senhor, em mostrar-lhes que a nossa meta é ter um caráter moldado à semelhança de Cristo, e entre outros, produzir mudança de estilo de vida. O tipo mais profundo de ministração é aquele que faz diferença no dia-a-dia das pessoas. Se quisermos mudar vidas, devemos preparar uma ministração para impactar as pessoas, e não apenas para informálas. A nossa ministração deve buscar sempre ser clara, relevante e aplicável,com um diferencial chamado, amor..

O amor na ministração

Algo que irá fazer uma grande diferença em nossa ministração é o amor com que ministramos. Quando as pessoas sabem e sentem que nós as amamos, elas nos ouvem e se deixam ser conduzidas por nós. Para amar as pessoas nós precisamos nos aproximar delas, e quando nós nos aproximamos delas, o nosso poder de impactá-las é muito maior. O amor também é essencial quando ministramos ao Senhor, pois Ele está mais interessado na intenção do nosso coração e no

16

no amor com que correspondemos ao Seu amor por nós, do que no serviço que prestamos (oferecemos) a Ele. O amor deve nortear tudo o que zermos. Sem amor a nossa ministração não passa de barulho. Devemos entender que para tudo acontecer de forma positiva e agradável diante daquele que nos chamou, temos que nos conscientizarmos que todo líder como seus liderados devem ter uma vida de intimidade com o Senhor Jesus. Faz-se necessário uma vida de jejum e oração, leitura da palavra de Deus e meditação, pois este será o tempo que o Senhor terá para lhe condenciar suas revelações. Somos portavozes do Senhor. Não falamos de nós mesmos, lembrese, profetizamos, ou seja, falamos em nome de Deus. Também não falamos o que queremos e sim o que o Senhor quer que falemos. Como poderemos então falar para a igreja em nome de Deus sem que tenhamos estado com ele anteriormente recebendo suas orientações? Seria impossível. O ministro ou líder de louvor está dentro da mesma responsabilidade de um pastor dentrode sua igreja, estão pisando o mesmo lugar, o altar. Ele tem a obrigação de conduzir suasovelhas no caminho, ensinando-as através da palavra de Deus. Ele também tem a responsabilidade de demonstrar amor e interesse especial pelos membros de seu grupo, discipulando-os dentro do destacado ministério, fazendo parte de sua vida, estando prontamente a lhe ajudar naquilo que for preciso. Líder de louvor não é um acusador e sim ajudador. Deve compreender as diculdades que este ou a aquele venha a ter e procurar asolução. A presença do ministro de louvor dentro da igreja leva o grupo a ter organização e submissão. O líder deve exigir que os músicos e cantores prestem atenção a ele o tempo todo, recebendo com humildade os seus ensinamentos. Daí dá-se a necessidade desse líder ser uma pessoa capaz em todos os sentidos da palavra, espiritualmente e tecnicamente. No livro de Hebreus encontramos uma ordem em relação a isto: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por nossa alma,como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo;porque isto não aproveita a vós outros” (Hb 13:17).

17

Grupo do louvor

Risadas, cochichos, gestos para pessoas da platéia, expressões corporais indecentes taiscomo danças que chamam a atenção (Acredito na dança para o Senhor como expressão de louvor, porém tal dança jamais servirá para o desvio de atenção de alguém). Tem que ser algo espiritual onde não tenha escândalo! Tudo isso poderá prejudicar a ministração e ao invés de ser benção passa a ser motivo de crítica e ocasião para o inimigo. Uma coisa muito importante que todos nós precisamos saber é que qualquer pessoa que estiver no altar estará se expondo e inuenciando outras pessoas, por isso cuidado! (II Co 3:2).

A desunião do grupo pode ser causada por milhares de motivos. Dentre os mais conhecidos:

- Pessoa magoada

- Falta de humildade (soberba)

- Fofoca (contendas)

- Falta de amor pelos membros do grupo

- Irmãos com pensamentos e idéias diferentes

- Falta de respeito

- Irmãos que não estudam e cam para Trás

As escrituras sagradas dizem que devemos honrar e amar uns aos outros. Quero que que bem claro que honrar o próximo não é ser um “puxa-saco” pelo fato de alguém cantar ou tocar muito bem, e sim ser um instrumento de motivação para todos os seus colegas. Podemos elogiar a força de vontade, dizer que o arranjo cou muito bonito, que foi muito bom ministrar junto com este irmão (ã), enm, não é exaltar o homem e sim mostrar que seus irmãos são importantes para você e mesmo que haja alguma diferença técnica entre vocês, o maior nunca deve desprezar ou inferiorizar ainda mais aquele que sabe menos.

18

Esta é a parte mais importante na preparação da ministração do louvor. É através de uma vida de comunhão e de intimidade com o Senhor que recebemos unção e direção para ministrar e dirigir o louvor. Muitas vezes usamos primeiramente nossas mentes e métodos, e só então buscamos a benção de Deus para aquilo que já criamos. Com certeza cometemos esse erro mais vezes do que gostaríamos de admitir. É realmente uma grande tentação mergulhar e crer em nossas próprias tendências, desejos, habilidades e planos antes de checá-los com Deus e buscar seu coração e mente para a preparação da ministração. Porém, quando zermos da comunhão com Deus uma prioridade, iniciaremos e terminaremos tudo o que zermos em diálogo com o Pai e, desta forma, conheceremos sua mente e receberemos sua benção.

Em sintonia com o Líder É muito importante que líder de louvor estejam sempre em perfeita sintonia. A comunicação entre dirigente de louvor e pastor é vital.

Adoradores; Íntegros, Retos e Tementes a Deus; Humildes; Fiéis nos dízimos; Submissos à liderança; Responsáveis em tudo; Reverentes; Prudentes; Atraentes no falar, no vestir, sem ferirem a ética, a disciplina, o pudor e os preceitos bíblicos e não fazerem acepção de pessoas; Serem bons comunicadores; Procurarem sempre aprender e se aperfeiçoarem cada vez mais, pois precisam saber cantar harmoniosamente (Salmo 47.7): "Deus é o rei de toda a terra; salmodiar com harmonioso cântico. Pessoas que tocam bem são sempre prioridade e os primeiros da lista (1 Samuel 17.18): "Disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que saiba tocar bem e trazei-mo. Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um lho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o Senhor é com ele".

Andando com Deus
19

Esta é a parte mais importante na preparação da ministração do louvor. É através de uma vida de comunhão e de intimidade com o Senhor que recebemos unção e direção para ministrar e dirigir o louvor. Muitas vezes usamos primeiramente nossas mentes e métodos, e só então buscamos a benção de Deus para aquilo que já criamos. Com certeza cometemos esse erro mais vezes do que gostaríamos de admitir. É realmente uma grande tentação mergulhar e crer em nossas próprias tendências, desejos, habilidades e planos antes de checá-los com Deus e buscar seu coração e mente para a preparação da ministração. Porém, quando zermos da comunhão com Deus uma prioridade, iniciaremos e terminaremos tudo o que zermos em diálogo com o Pai e, desta forma, conheceremos sua mente e receberemos sua benção.

Em sintonia com o Líder

É muito importante que líder de louvor estejam sempre em perfeita sintonia. A comunicação entre dirigente de louvor e pastor é vital. Qualidades de um bom líder de louvor! a. Radicalmente salvo e consistentemente andando com Cristo. b. Um dedicado estudante da bíblia c. Capaz de interceder pelo grupo d. Um líder arrojado de pulso rme(infundir respeito e temor aos insubmissos) e. Submisso às autoridades

Adoradores; Íntegros, Retos e Tementes a Deus; Humildes; Fiéis nos dízimos; Submissos à liderança; Responsáveis em tudo; Reverentes; Prudentes; Atraentes no falar, no vestir, sem ferirem a ética, a disciplina, o pudor e os preceitos bíblicos e não fazerem acepção de pessoas; Serem bons comunicadores; Procurarem sempre aprender e se aperfeiçoarem cada vez mais, pois precisam saber cantar harmoniosamente (Salmo 47.7): "Deus é o rei de toda a terra;

Andando com Deus
20

; salmodiar com harmonioso cântico. Pessoas que tocam bem são sempre prioridade e os primeiros da lista (1 Samuel 17.18): "Disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que saiba tocar bem e trazei-mo. Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um lho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o Senhor é com ele".

Compromisso

A)Procure chegar no mínimo uma hora antes do culto começar. Pois é essencial que antes de ligar seu instrumento, você dobre seus joelhos para fazer sua oração particular a Deus, pois você teve um dia corrido, cheio de problemas discussão, viu, ouviu, pegou, pensou e falou o que não devia, e pela correria você nem se quer deu conta disso. São os chamados pecados involuntários, que você faz sem se dar conta que os fez, isso sem contar nos que você fez sabendo que os estava fazendo. Isso é o mínimo que você pode fazer, pedir perdão deles.

B)- Bom, você já orou, pediu perdão, agradeceu pelo dia te trabalho. - Agora; você deve pensar; posso arrumar meu instrumento. Ainda não! Você deve ter orado no máximo 15 minutos, tem ainda 45 minutos vagos e você pode usar uns 10 minutinhos para ler a bíblia, como falei você teve um dia corrido e não teve tempo de ler a bíblia.

C) - Agora você deve estar se sentido mais leve, com certeza sim. Bom agora ligue seu instrumento e ane-o.

21

Humildade (Filipenses 2:6-9) Mansidão (Mateus 11:29) Retidão (Deuteronómio 32:4) Paz (Isaías 9:6) Verdade & Posicionamento (João 14:16) Santidade & Pureza (1 Pedro 1:16) Amor (1 João 4:8)

O caráter
22
O caráter de um adorador Vida pessoal de adoração Intimidade com Espírito Santo Coração de servo Habilidade musical
de Jesus Cristo

Ministério de Dança

O que é ministério de dança

O Ministério de Dança assim como qualquer outro, possui três propósitos principais: Adoração, Ministração da Palavra e Evangelização.

Adoração

A dança, quando motivada pelo SENHOR é um ato profético que causa impacto nas regiões espirituais. Éde suma importância haver amor, respeitando as diferenças uns dos outros, buscando a unidade no Espírito, para que a unção vinda de Deus seja uma realidade. Ao dançar devemos transmitir a presença de Deus nos gestos, na face, não para receber elogios; dançamos para a glória de Deus.

É de grande importância que os nossos corpos sejam somente para a glória de Deus, mas para O entregarmos perfeita adoração, devemos dedicar nosso caráter a Ele. Como assim? Nossa dança deve ser somente para Deus. Cuidado com as músicas seculares , principalmente as “ do momento ”. É como disse o apóstolo Paulo: “tudo me é lícito, mas nem tudo me convém” (1 Coríntios 6:12a). Tenha a certeza que dançar músicas sensuais prejudicará na unção de Deus sobre seu ministério. Quando uma pessoa está adorando verdadeiramente pode inuenciar as pessoas, de modo que estas comecem a adorar também.“Então Mirian, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças” (Êxodo 15.20).

Adorar vai muito além de dançar. Não basta criar passos lindos e maravilhosos, que impressionem os homens, é preciso mais que isso. Quando dançamos nosso principal objetivo deve ser tocar o coração de Deus, devemos nos mover em direção a Ele, só assim as pessoas poderão ser tocadas através de nossos movimentos, podendo até ser curadas e libertas através da mensagem transmitida. O Evangelho. Será que você está dançando para adorar

23

ao Senhor ou apenas por dançar, para se apresentar? O fato de estar incluído em algum Ministério não te faz um adorador. Cada pessoa deve ter em sua intimidade com Deus uma vida constante de adoração, aquela oração que ninguém vê, aquele jejum que só você e Deus sabem, enm, a adoração deve ser um estilo de vida de cada cristão. Para que quando formos adorar ao Senhor junto com a igreja estejamos fazendo uma extensão da vida que já temos de adorador. Se você não dança na sua casa sozinha no seu quarto, enquanto ora ou enquanto louva ao Senhor na sua vida diária, e faz isso apenas quando há outras pessoas olhando, você deve se questionar se sua dança está sendo realmente direcionada a Deus ou às pessoas. “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” - João 4.23-24. É preciso que sejamos verdadeiros adoradores. Adorar a Deus através da nossa dança é entregar-nos a Ele no mais profundo de nosso ser. Ter intimidade, prostrar-se, humilhar-se. Não temos que dançar apenas para preencher a programação dos cultos, nem entrarmos neste ministério somente porque não nos encaixamos em outros. A dança deve ser levada a sério, com o mesmo cuidado que temos ao pregar ou ministrar o louvor. Nossa adoração precisa ser pura e sincera, o dom nos foi dado por Deus para que possamos engrandecer o seu nome sobre a terra e para que pessoas sejam alcançadas, curadas, libertas, restauradas, assim como acontece durante a ministração do louvor. Precisamos plantar uma semente no coração de cada um, esse é o nosso papel. O Espírito Santo é quem fará com que essa semente cresça e germine. Mas precisamos fazer a nossa parte usando o dom que Deus nos deu de maneira correta e agradável aos olhos do Senhor. A partir do momento em que não há unidade no ministério ou não há comunhão com Deus, amor e respeito aos seus mandamentos, a sua dança deixa de ser uma adoração e passa a ser apenas dança.

24

Ministração Da Palavra E Evangelização

Um ministério como o próprio nome diz, deve ministrar. Servir a palavra. Ou seja, levar a palavra de Deus às pessoas. Jesus ordenou: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” - Marcos 16.15.

Pregar o evangelho não é apenas ir à frente de um púlpito e começar a explicar versículos bíblicos, ou pegar uma musica e começar a cantar. Existem diversas formas de evangelização e a dança também é uma maravilhosa ferramenta para tal (desde que o conteúdo das canções escolhidas sejam éis ao evangelho é claro). Devemos procurar levar uma mensagem através de nossos movimentos oferecendo uma adoração sincera ao Senhor e buscando tocar os corações daqueles que estiverem nos assistindo. Nosso alvo deve ser atrair as pessoas e não sermos atraídos por elas. Por isso tudo deve ser feito tendo como base a oração e a palavra de Deus. É importante orar pedindo sabedoria e discernimento para transmitir a mensagem de forma correta e agradável ao Senhor.

Você tem feito da dança uma verdadeira adoração ao Senhor ministrando com o propósito de salvar vidas e pregar o evangelho ? Ou está no ministério simplesmente porque se considera uma boa bailarina que possui um corpo bonito e boas técnicas? (sim elas são importantes mas não apenas elas). Você tem uma vida de adorador, uma intimidade com o Espírito Santo que te faz dançar mesmo quando está sozinho? Aceite o compromisso de ter uma vida de verdadeira adoração ao Senhor e usar seus dons e talentos para edicar e modicar o coração das pessoas. Deixe Deus usar você conforme a vontade d’Ele.

As vestes

Em todo o tempo sejam puras as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Eclesiastes 9.8

25

Suas vestes devem ser puras. A roupa de um ministro não pode ser sensual, principalmente as irmãs; cuidado com os decotes, transparências, marcas (roupas justas, além de marcarem o corpo, impedem os movimentos). Façam roupas decentes, mas não só na hora de ministrar, suas vestes devem ser puras principalmente quando você não está ministrando. As pessoas observam seu testemunho, e Deus se entristece quando você age de uma forma na igreja e de outra fora da igreja, como se Deus não estivesse vendo você em todos os momentos e isso é um erro grave nas equipes, que precisamos estar concertando.

Dicas

As batalhas espirituais podem se reetir de diversas maneiras. Um chefe no trabalho que resolve, justamente nesse período, pegar no seu pé, lhe chatear, lhe perseguir. Problemas na igreja, com líder ministerial ou irmão , incitando discussões. Alguma tentação ao pecar, seja em qual área for. Mas a Bíblia nos dá duas recomendações quanto a esses problemas:

1- Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós (Tiago 4:7) Imponha as mãos na direção do local onde esta acontecendo a batalha e ore Deus para derramar o Espírito Santo em todos os envolvidos, trazendo PAZ.

2- Amontoar brasas vivas na cabeça do teu próximo (Pv 25-21:22)

3- Unja e consagre os objetos que estão presentes no ato profético. Ore e profetize poder sobre eles, par que quando estiveres usandoos no ato, a Palavra seja proferida através deles e o poder de Deus possa uir, sem entraves.

4- Em dia de culto, esteja sempre em oração. O momento não é só o movimento. O movimento é apenas o agir da profecia, A profecia é algo bem maior, e depende da sua fé, oração e espírito conectado.

26

Cores no ato profético

Vermelho (escarlate, carmesim… tons de vermelho): sangue, reconciliação, sacrifício;

Azul (tons de azul): céu, graça celeste, revelação divina, rios de águas vivas ou puricadoras;

Púrpura: realeza;

Branco: pureza, santidade, justiça, Espírito Santo;

Prata: redenção, palavra de Deus;

Ouro, Dourado: Divindade e a Glória de Deus;

Bronze, Cobre e Metal:julgamento;

Amarelo (tons de amarelo):celebração, alegria (em referência ao óleo), Glória de Deus, Unção;

Verde (tons de verde): nova vida, orescimento, renovo, vigor, prosperidade;

Marrom, Cinza: arrependimento, humilhação

Laranja, amarelo e vermelho (juntos): fogo e Espírito Santo, louvor; Laranja: o fogo

Ameixa: riqueza, abundância, cheio do Espírito Santo;

Rosa: a alegria;

Preto: o pecado, a morte;

Roxo: realeza, reinado, majestade.

27

Teatro

Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. (1 Co 9:21)

A denição mais conhecida de “Teatro Evangélico” é a que diz que, este é o responsável por trazer “Jesus em Cena”. E esta aí a principal diferença entre o teatro secular e o teatro evangélico: Jesus, tanto na mensagem como nas pessoas que levarão a mensagem através das peças.

A questão agora é: Como levarei a mensagem de Deus através do Teatro?

Porque uma vez que o mais importante no teatro evangélico é a mensagem, ela não pode ser passada com “interferências”, muito pelo contrário, tem de ser espiritual, ungida e nítida.Mas o que é necessário para se passar uma mensagem espiritual, ungida e nítida?

Cuidar de três aspectos: O espiritual, o grupo e a técnica, e as interferências ocorrem justamente quando omitimos ou negligenciamos quaisquer destes aspectos. Espiritual – Como vamos encenar sobre Jesus e Sua Palavra se nós não estamos em “sintonia” com Ele? Grupo – Nenhum trabalho é feito sozinho, Deus “ordena a benção” onde há união e concordância. Técnica – Você já viu um jogo de futebol onde todo mundo corre atrás da bola e não sai nada? Pode até ser engraçado no princípio, mas depois se torna entediante, pois ninguém ali sabe ao certo o que está fazendo. Como as pessoas prestarão atenção se nos mostrarmos despreparados, tal como o jogo citado? Realmente devemos estar preparados.

28

PRIMEIRO ASPECTO – O ESPIRITUAL

E o mesmo Deus de paz vos santique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Ts 5:23)

Se você soubesse que iria ganhar uma oportunidade para pregar no Domingo à noite, como reagiria? Iria assistir TV e dormir a semana toda passando longe da Bíblia ou iria se dedicar à oração, ao jejum e a leitura bíblica? Não é porque a forma de pregação é diferente, que vamos nos preparar espiritualmente de modo diferente.

Fazer uma peça de teatro não é brincadeira. Estamos oferecendo nossas vidas para a pregação do evangelho. Logo é OFERTA, e oferta não pode ser qualquer uma, nem oferecida num altar de qualquer jeito.e se o meu povo, que se chama pelo meu nome,

se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Cr 7:14)

SEGUNDO ASPECTO – O GRUPO

Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! Porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre. (Sl 133: 1 e 3b) Signicado de Grupo: Conjunto de indivíduos que têm interesses comuns. Num grupo não existe a losoa do “cada um com seus problemas” ou mesmo a “dos melhores sobrevivem”, somos todos, ainda que diferentes, integrantes de um trabalho, cada qual com sua importância, não existindo assim o maior ou o melhor e sim UM OBJETIVO.

A) O PRINCÍPIO DA IGUALDADE -Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. (Jo 13:16)Você lembra da denição de grupo? Estamos reunidos em torno de um interesse comum: Servir a Deus através do teatro.

28

DA AJUDA MÚTUA - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Fl 2:3)Calma, isso daqui não é aquela corrente ridícula que diz que você tem que mandar seis reais pelos correios e esperar o dinheiro chover na sua conta corrente. Em Isaías 41:6 a Bíblia diz que um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: esforça-te. O princípio da ajuda mútua é justamente isto, ajudar seu companheiro ao invés de depreciá-lo. Não que irritado com seu irmão só porque ele não possui as mesmas habilidades do que você ou vice-versa. Somos um grupo justamente para que os talentos de um supra a falta dos outros. Esteja disposto a aprender, ninguém sabe tudo, elogie, critique construtivamente, e apóie-o, enm, o ajude. RINCÍPIO DA AJUDA MÚTUA - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Fl 2:3)Calma, isso daqui não é aquela corrente ridícula que diz que você tem que mandar seis reais pelos correios e esperar o dinheiro chover na sua conta corrente. Em Isaías 41:6 a Bíblia diz que um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: esforça-te. O princípio da ajuda mútua é justamente isto, ajudar seu companheiro ao invés de depreciá-lo. Não que irritado com seu irmão só porque ele não possui as mesmas habilidades do que você ou vice-versa. Somos um grupo justamente para que os talentos de um supra a falta dos outros. Esteja disposto a aprender, ninguém sabe tudo, elogie, critique construtivamente, e apóie-o, enm, o ajude.

TERCEIRO ASPECTO – A TÉCNICA

Porque quando trazeis animal cego para o sacricardes, não faz mal! E, quando ofereceis o coxo ou o enfermo, não faz mal! Ora, apresenta-o ao teu príncipe, terá ele agrado em ti? Ou aceitará ele a tua pessoa? – diz o Senhor dos Exércitos. (Ml 1:8)Lembra que através do teatro, oferecemos nossas vidas a Deus, a m da propagação do Evangelho de Cristo?

Pois bem, a vida você já viu como deve ser, consagrada. Mas e o trabalho, pode ser de qualquer jeito? Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde

B) O PRINCÍPIO
29

onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma. (Ec 9:10)

Não é porque somos amadores que vamos fazer de qualquer jeito.

Maldito aquele que zer a obra do Senhor fraudulentamente (Jr 48:10 b)

Faça o seu melhor, isso é, incluir o melhor do seu tempo, do seu empenho, da sua disciplina, da sua vontade, do seu estudo, da sua experiência espiritual, tudo isto não para mostrar aos homens e sim para oferecer a Deus.

RESULTADOS – OS FRUTOS

Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. (Tg 5:7)

Chegou a parte boa, os resultados! Pensando no âmbito material, os frutos do teatro seriam elogios, parabenizações, aplausos... mas, como estamos falando de um trabalho espiritual, os frutos também são espirituais. Os frutos espirituais não se resumem a um acontecimento ou a algo especíco, mas em duas esperas: Pessoal: O que o trabalho modicou, edicou ou acrescentou na sua vida? Primeiro a mensagem alcança você, depois alcança as outras pessoas. Público: O público recebeu a mensagem? Foi edicante, consolador ou exortativo? O público prestou atenção e acompanhou realmente a história? Ás vezes vemos que o público recebeu a mensagem, mas não vemos mudanças imediatas, mas que ranqüilo, a Palavra de Deus não volta vazia, com certeza o fruto surge, ainda que não seja aparente.

FECHANDO AS CORTINAS

Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. (1 Co 4:7)

30

Nossa capacidade vem de Deus, é dEle que vem toda a boa dádiva, todo o tom perfeito. A nós, cabe usar os talentos que Deus nos tem dado. Somos fracos, somos limitados, somos dependentes de Deus e somos movidos por Sua Graça, trazendo no coração a vontade de fazer mais e melhor para Deus.

Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para confundir as que são; Para que nenhuma carne se glorie na presença dele. (1 Co 1:27-29)

Importante !!!!!

Todo VOLUNTÁRIO precisa:

1- Ter o APP da Cristo em Atos no celular para escalas, comunicados, etc;

2- Chegar com antecedência de 01 (uma) hora do culto;

3- Estar com a camiseta do VOLUNTÁRIO e não costumizá-la;- usar somente quando em escala.

4- Portar a credencial de VOLUNTÁRIO na permanência do culto. Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. (Mateus 20.25-28)

30

Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornandose em semelhança de homens; e, reconhecido em gura humana. (Filipenses 2.7)

Saía Davi aonde quer que Saul o enviava e se conduzia com prudência; de modo que Saul o pôs sobre tropas do seu exército, e era ele benquisto de todo o povo e até dos próprios servos de Saul. (1 Samuel 18.5)

Sendo assim, veremos alguns passos que nos aperfeiçoam na prática do serviço:

1- Não seja distraído;

2- Firme-se na demanda da visão; 3- Nunca diminua sua tarefa; 4- Cerque-se de pessoas positivas; 5- Seja inspirado por aqueles que fazem o que falam; 6- Não se impressione com o último sucesso;

7- Atente-se às necessidades;

8- Faça o melhor que puder com o que tem à mão e 9- Faça qualquer tarefa com igual dedicação.

Não importa o tamanho da atribuição, o servo sempre a prioriza com excelência. Desde lavar um banheiro até ministrar a Palavra no altar, ele compreende que seus atos devem ser motivados pela paixão a Jesus, baseandose na verdade que, para um servo, nenhuma tarefa é grande ou pequena demais.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
MANUAL - Louvor, Dança e Teatro by cristoematos - Issuu