R E L AT Ó R I O F O T O G R Á F I C O
PROJETO “RAPOSOS SUSTENTÁVEL”
ABR A JUN - 2014
Coordenação:
Parceria:
Patrocínio:
Apropriação
“Estas férias estão muito interessantes! Cada dia, tenho uma programação diferente com as crianças. Me divirto e sei que elas estão se divertindo e aprendendo também aqui na Casa Verde.”
Vanilza Helena Pereira Duarte, 42 anos Bairro Matadouro
01
Apropriação
“A Biblioteca é uma parte da casa da gente; tem histórias e é muito colorida! Queria vir aqui todos os dias.”
Bernardo Augusto de S. Damasceno, 7 anos Morro das Bicas
02
Coerência
“Vejo a Casa Verde como um projeto muito bom para a sociedade. Temos a oportunidade de conhecer e aprender várias coisas que podemos levar para toda a vida. As oficinas de materiais recicláveis, os projetos para as crianças, as oficinas de tinta de terra... Tudo isso é mágico!”
Marine Rocha Secretária da 207ª Junta Militar
03
Coerência
“A Casa Verde é um espaço referência em Raposos; é um ponto de conscientização ambiental, incentivo à leitura e socialização entre as pessoas. Somente acrescenta coisas boas em nossas vidas.”
Luzia Nascimento Morais Santana Bairro Recanto Feliz
04
Cooperação
"Fazer essa feira semanalmente dá um dinheirinho até bom pra gente. É ótimo chegar na cidade mais cedo para vender tudo. Essa ação somente acontece porque a Casa Verde sempre nos ajuda. Se não fosse este trabalho, a gente não estava aqui vendendo e conseguindo nosso dinheiro!"
Nazaré Márcia R. dos Anjos, 45 anos Comunidade Cândidas
05
Cooperação
“As histórias são boas de ouvir. Aprendi que a gente pode fazer muita coisa boa e ajudar as outras pessoas.”
Karoline Cristina Pereira Fróes, 9 anos Bairro Centro
06
Criatividade
“Estou gostando demais das oficinas! Tudo o que aprendo eu ensino para os meus colegas lá da rua. Nunca tinha visto como se faz um cata-vento; agora, eu sei fazer direitinho!”
Pamela Luiza de Fátima Braga, 11 anos Bairro São Judas
07
Criatividade
“Nunca pensei que terra pudesse virar tinta. Aprendi a fazer a tinta e ainda pintei um cartão. Gostei muito desta oficina. Todo mundo aprendeu; tanto as crianças como os adultos.”
Lúcia dos Santos Tibúrcio, Estudante de Magistério - Várzea do Sítio
08
Dinamismo
“Não conheço a Casa Verde. Pensei que fosse só um escritório; um lugar de encontro dos profissionais das escolas. O trabalho de vocês é muito bom, diferente e valoriza a gente.”
Girsilene dos Santos Bairro Matadouro
09
Dinamismo
“Vi as crianças e os adultos com tesouras, garrafas e lãs. De repente, um brinquedo estava pronto! As crianças estampavam um grande sorriso no rosto! O trabalho é tranquilo, feito em equipe. Os resultados são importantes para cada um.”
Regina Aparecida dos Santos, 52 anos Bairro Morro das Bicas
10
Eficiência
“Acho a Casa Verde muito importante, pois é um espaço onde os saberes se multiplicam. Percebemos a interação entre o lúdico e o cotidiano das pessoas. Através de oficinas, a leitura é incentivada, contribuindo com a formação escolar e ampliando o conhecimento de mundo dos participantes.”
Luciana Ernesto, Professora
11
Estética
“Vejo a Casa Verde como um trabalho muito importante. É diferente e tem uma marca. Todo mundo sabe quando a Casa Verde faz algo diferenciado. As escolas estão uma beleza!!! O trabalho em si é lindo demais! Nunca tinha visto nada igual a tinta de terra. A Casa Verde usa tudo o que é natural; é profundo demais tudo o que discutem lá. Sinto falta ainda de um projeto para as crianças acima de 7 anos de idade.” Romilda Pimenta Santos Conselheira Tutelar
12
Estética
“Nossa horta já começa a aparecer. Daqui a pouco, estaremos comendo umas verdurinhas bem bonitas e gostosas! O melhor é ver a transformação do espaço. Antes, tudo era mato; agora, está uma maravilha de horta!”
Vitor Emanuel Pereira Duarte, 10 anos E. M. Sagrado Coração de Jesus
13
Felicidade
“Para mim, a Casa Verde é um paraíso, uma benção! É uma casa da cultura de Raposos. Eu participo de tudo na Casa Verde, pois aproveito para ampliar meus conhecimentos. Esta casa era somente um casarão; agora, é a Casa Verde, um lugar de cultura e valorização.”
Enir Barcelos Atriz de teatro e escritora
14
Harmonia
“É excelente ter a Casa Verde em Raposos! Assim, aprendemos coisas diferentes e nos aproximamos ainda mais do conhecimento. A Casa Verde e a Dedo de Gente vieram para ajudar ainda mais a população. Assim, a população é acolhida e todos são tratados com respeito e carinho.”
Célia Mara Sabarense de Araújo Chefe de Divisão Médica
15
Oportunidade
“A Casa Verde é de suma importância para nossa cidade. Ela proporciona aos alunos momentos de cultura, lazer e diversão, colaborando também na formação da cidadania de nossos alunos. Para mim, a Casa Verde é um presente de Deus! Precisamos muito da permanência dessa Casa em nossa comunidade raposense. Obrigada por tudo o que vocês fazem pela Educação!” Vilma Margarida Rocha Santos Secretária de Educação do Município de Raposos
16
Protagonismo
“Sempre participo de tudo na Casa Verde! Gosto mais da Biblioteca. Sempre venho pegar livros emprestados. Agora, meus amigos também gostam mais de ler. Às vezes, eu trago eles comigo.”
Daniel Miguel Alves, 12 anos Bairro Recanto Feliz
17
Protagonismo
“Ouvir histórias, fazer brinquedos, assistir a filmes e comer pipoca... Tempo bom onde tudo é festa e todos nós queremos participar com alegria.”
Esther Graciana de Souza, 13 anos Bairro Morro das Bicas
18
Transformação
“A Casa Verde foi um ganho para a cidade em todos os sentidos na parte social e cultural dos Raposenses. Em relação à cultura, oficinas, Banco da Solidariedade, Raposos sempre sai ganhando com o trabalho desenvolvido. A Casa veio contribuir, dando cursos e valorizando a leitura, destacando a Biblioteca Pública Municipal. Hoje, vemos os leitores a todo vapor. Todos saem satisfeitos e felizes com os resultados positivos.” Maria Marta Fróes, Diretora E. M. Sagrado Coração de Jesus
19