INFORMATIVO CPCD ANO 4. NÚM 19
2016 nov|dez
Projeto realizado no Estado do Maranhão, desde outubro de 2012
Editorial
DESTAQUES
Caros leitores,
Transformando a vida. pág 2
Encerrando o quarto ano de atuação do Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD – compartilha com vocês um pouco do dia a dia do projeto.
Aprender brincando. pág 3
Ações apropriadas, principalmente pelas mulheres e crianças dessas comunidades, tornaram-se parte do cotidiano das famílias, pois foram incorporadas de forma prazerosa, pelas mesmas. Esperamos que a leitura aproximenos dessas tecnologias. Boa leitura.
Guardiãs das águas. pág 3 Compartilhando o futuro. pág 4 Um mimo especial . pág 5 Encontro de gestantes. pág 6 Alimentação saudável e criativa. pág 7 Vozes da comunidade. pág 7 O que vem por aí? pág 8
Plantio de mudas em Santa Rita é motivo de orgulho entre as crianças As ruas de Santa Rita têm hoje um visual estético diferente de quatro anos atrás. Esta é uma árvore de Ipê Rosa, plantada no primeiro ano e hoje, florindo. A espécie é o orgulho das crianças que ajudaram no plantio naquela época e motiva a equipe do viveiro de mudas, que está constantemente produzindo. É uma atividade que envolve desde a coleta de sementes, preparação dos sacos de mudas com terra fértil, plantação propriamente dita e manutenção – porque as crianças que frequentam a Casa Referência também ajudam a regar e selecionar as mudas. O processo de distribuição e plantio das mudas em localidades previamente estabelecidas também é mudas produzidas em 2.016
4.600 Açailândia
6.300 Buriticupu
fundamental. O Bairro Gonçalo é o centro dessa atividade. A Associação de Moradores solicitou as mudas e fizeram o plantio nas ruas do bairro, além de contribuírem com as sementes que conseguem nas casas dos moradores. “Aqui eu aprendi sobre Permacultura. Aprendi a importância de plantar uma árvore na cidade. Hoje tem árvores florindo na avenida e eu ajudei a plantá-las. Ver uma árvore com flores na nossa avenida pode não ter importância nenhuma para muitas pessoas, mas eu olho para elas diferente. Nossa cidade está mais bonita depois do projeto.”
2.800 Itapecuru Mirim
Antônia América de Sousa Estudante
4.306 Santa Rita