Page 1

Informativo - Ano 1 - nº 9 - 15 de outubro a 15 de novembro de 2.013

AÇAILÂNDIA - MA Aconteceu - 01/10 - Pintura de tinta de terra na casa do senhor Sebastião Justino. Com tinta de terra e muita criatividade a equipe do projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento transformou a casa do Sr. Sebastião Justino em um lar mais saudável e acolhedor. 13 (treze) pessoas participaram da atividade. - 08/10 - Objetivando reforçar a importância do pré-natal, amamentação, dentre outros assuntos de saúde, a equipe de educadores promoveu uma Roda de Conversa com as gestantes na Unidades de Saúde Tropical|Primavera. 26 (vinte e seis) pessoas participaram da roda. - 09/10 - Oficina de Saúde “Direitos e deveres dos acompanhantes no parto e melhoria da visita domiciliar”. A oficina foi ministrada na Casa Verde com a participação de 15 (quinze) pessoas.

- 16/10 - 6º Workshop Empresarial de Açailândia, com o tema “Atitudes para uma sustentabilidade empresarial”. No stand da Vale a equipe do projeto mostrou um pouco do seu trabalho: jogos, brinquedos, hortas verticais, tinta de terra e o mais importante a participação e a apropriação da equipe de educadores que recebeu os convidados e falou com coerência do projeto. A presença e participação efetiva da R.C da Vale, Andréia Andrade no evento foi fundamental. - 19/10 - Ação voluntária da Vale na Escola Municipal Novo Horizonte. Num clima harmonioso, 80 (oitenta) crianças, professores, direção e outros servidores da escola, voluntários da Vale e equipe de educadores do projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, fizeram da manhã de sábado momentos de descontração e lazer. Com brinquedos, jogos, brincadeiras, cantigas de rodas, danças, comes e bebes.

- 10/10 - Oficina comunitária para confecção de porta-fralda. Feito de papelão que antes seria descartado, agora, se tornou útil e prático. 17 (dezessete) pessoas participaram da oficina.

- Roda de leitura na Casa Verde com a participação de 18 (dezoito) crianças. Durante a roda as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o mundo mágico dos livros.

1


- 21 a 24/10 - Oficina comunitária “Casa Saudável”, na Unidade Terapêutica Bom Samaritano. Foram construídos, 02 círculos de bananeira, 01 espiral de ervas, 01 mandala, recuperação de área degradada e construção de jardins. A oficina foi ministrada pelos educadores Sociais Washington Rodrigues e Jorge Luis. 25 (vinte e cinco) pessoas participaram da atividade.

ALTO ALEGRE DO PINDARÉ - Altamira - MA Aconteceu - 04/10 - Alfabetização com as crianças com defasagem escolar, Benedita Martins Alves, com a participação de 15 (quinze) crianças. No processo de alfabetização são utilizados jogos, brincadeiras e construção de brinquedos.

- 08/10 - Visita a Unidade Básica de Saúde pelas educadoras Chaguinha e Valquíria para atualização da Algibeira das gestantes. Foram recebidas por Dona Cícera; essa parceria é destaque para o controle e acompanhamento das gestantes da comunidade.

Acontece - 04/11 a 14/11 - Oficina de cuidados com recémnascidos e confecção de kits umbiguinho, práticas de Permacultura, manutenção do viveiro de mudas oficinas comunitárias, oficina de brinquedos. Espera-se que as atividades sejam bastante inspiradoras e que os participantes sejam multiplicadores das práticas vivenciadas. Acontecerá - 11 a 14/11 - Oficina de brinquedos, brincadeiras e histórias a realizar-se na Casa Verde.

- 08 a 11/10 - Oficina de PTA e Cuidados com recém-nascidos nos Povoados de Nova Brasília e César Almeida, ministrada pela equipe de instrutoras da Secretaria Estadual de Saúde. - 09/10 - Café da manhã com as gestantes. Participaram 32 (trinta e duas) pessoas. O enfermeiro Hérik ministrou uma palestra sobre a

2


afetividade necessária à mãe, especificamente nessa fase e a sua dedicação ao bebê.

- 21/10 - Algibeira de leitura com a participação de 54 (cinquenta e quatro) pessoas, dentre elas alunos da Unidade Integrada Viriato Correia, educadores e equipe do projeto. A atividade desperta nas crianças a criatividade e o entusiasmo pela leitura, além de momentos descontração e felicidade.

- 16/10 - Visita do representante da Fundação Vale, Sr. Fernando - Relações com a comunidade-, a uma oficina de produtos de limpeza. A oficina foi promovida pela equipe do projeto e contou com a participação dos moradores locais. - Entrega de enxovais para as gestantes. Foram entregues 98 (noventa e oito) enxovais beneficiando as gestantes das comunidades de Tucumã, Boa Vista, Roça Grande e Saramanduba.

- Oficina de Produtos de limpeza com participação de 21(vinte e uma) pessoas. A oficina é uma atividade que se destaca com a participação das mulheres, pois aprendem a fazer e contribuem na economia doméstica. Produziram desinfetante, amaciante, água sanitária e pasta para alumínio. - 21 a 25/10 - Oficina de PTA e Cuidados com recém-nascidos nos Povoados Mineirinho e Bom Jesus. - 04/11 - Oficina de Shantala nas casas dos bebês. Acontece - 05/10 - Oficina de Produtos de limpeza, casa de Vilaneide. - De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, funcionamento da Sede do Projeto - Atendimento às crianças, trocas e empréstimo de livros. 3


Acontecerá - 08/11 - Café da manhã e encontro com as mães e seus bebês para troca de experiências e apresentação dos filhos às mulheres da comunidade.

- 08/10 - Construção de mais um pequeno viveiro de mudas no terreno da igreja de São Raimundo em Nova Vida. Estas mudas serão utilizadas pelos alunos da Unidade Integrada Rio Branco para plantio às margens do Rio Pindaré.

- 24/11 - Confraternização e entrega de certificados aos participantes das oficinas realizadas pelo projeto.

BOM JESUS DAS SELVAS - MA Aconteceu - No mês de outubro as atividades do núcleo de Permacultura foram intensas. O galinheiro do sistema PAIS foi revitalizado com uma cobertura de palha de tucum (palmeira nativa da região), as mandalas foram plantadas com sementes de cenoura, beterraba, alface, quiabo, cheiro verde e pimentão. Foi construído um viveiro de mudas com capacidade para produzir 2000 (duas mil) mudas. - 30/09 a 04/10 - Oficina de Permacultura com moradores das comunidades Verona, Vila Tropical e Além Carina I. A oficina aconteceu no Núcleo de Permacultura, com práticas nas casas dos moradores. Foram construídas as seguintes tecnologias: mandala, espiral de ervas, composto orgânico, círculo de bananeiras, irrigação por gotejamento utilizando garrafas pet e repelentes naturais.

- 07/10 - Início da produção de mudas no viveiro na sede de Bom Jesus. Já foram produzidas 189 (cento e oitenta e nove) mudas de espécies variadas.

- 09/10 - Aconteceram 3 (três) Oficinas Comunitárias na comunidade Nova Vida, com a participação de 28 (vinte e oito) pessoas. Foram produzidos sucos, carne de caju (após a extração do suco, frita-se a massa) e buchas de banho. Um 4


fato que deixa a equipe de educadores animada é que nestes encontros os participantes foram os mesmo dos encontros passados, a expectativa é que se forme um grupo de produção.

- 28 a 31/10 - Confecção de mudas para o viveiro. - 01/11 - Oficina de cuidados com recém-nascidos no PSF Renascer. Acontecerá - 06/11 - Oficina comunitária com vendedores da estação do trem de Nova Vida. - 07/11 - Ensaio de Parto no Hospital Municipal com a participação das gestantes atendidas pelo projeto.

- 14/10 - Encontro entre os educadores do Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, Biblioteca Municipal e Farol da Educação para elaboração de uma MDI – Maneiras Diferentes e Inovadoras de .. estímulo à leitura na cidade. - 17/10 - Pintura com tinta de terra na casa de Dona das Dores. Partindo deste ponto serão pintadas mais 3 (três) casas que ficam próximas ao igarapé na comunidade Nova Vida. Em breve haverá a limpeza e plantação de mudas às margens do rio.

- 08 e 11/11 - Visita a pequenos produtores de alimentos em Bom Jesus das Selvas para mobilização de oficina de práticas de Permacultura.

BURITICUPU - MA Aconteceu - 07/10 - Oficina de Jogos com as crianças da escola Paulo Freire. A cada semana duas turmas participam da oficina, em média de 30 (trinta) crianças. Foram utilizados jogos com o propósito de trabalhar a alfabetização e o raciocínio lógico, brincadeiras e construção de brinquedos.

- 24/10 - Encontros com a equipe do Conselho Tutelar para planejamento e de atividades que visem a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. - 24/10 - Encontro com os Agentes de Saúde, enfermeiras e Cuidadores Solidárias para confecção de kits Umbiguinho. - 25/10 - Encontro com as gestantes atendidas pelos PSF Nestor Lemos para atividades de cuidado, empréstimos de livros, entrega de enxovais e kits umbiguinho. Além das gestantes participam desta atividade Líderes da Pastoral, Agentes de Saúde, enfermeiras, Cuidadores Solidárias e Educadores Sociais. - 28 a 31/10 - Cadastro de gestantes na comunidade Nova Vida e no Bairro Vilinha

- 08/10 - Visita a Unidade Básica de Saúde Terra Bela, para confecção da Algibeira das gestantes. Participaram da oficina os ACS e 4 (quatro) gestantes da comunidade. Além da algibeira também foram criadas placas, que, além de identificar a gestante para a comunidade, ajuda a fortalecer o vínculo e a receptividade da mãe e da comunidade para com a criança que vai nascer.

5


- 09/10 - Encontro com as mulheres da comunidade Buritizinho – um bate papo com as mulheres e crianças sobre a gravidez, o parto e principalmente a afetividade necessária à mãe especificamente nessa fase de tanta dedicação ao bebê.

- 16/10 - Início das atividades do projeto Casa Saudável com o georreferenciamento da comunidade de Vila Pindaré e mobilização para inscrição das famílias. Realização de visitas domiciliares, para divulgação do projeto entre as famílias e disseminação de tecnologias que serão utilizadas. O próximo passo será o processo de seleção e definição das contrapartidas das famílias, como lixo zero, crianças na escola e vacinadas, participação ativa dos moradores nos mutirões. - 18/10 - Início da distribuição dos enxovais para as gestantes, privilegiando também mulheres das comunidades de Buritizinho e segundo núcleo. Neste dia foram entregues simultaneamente em 3 (três) PSFs.

- 12/10 - Algibeira de leitura com a participação de 30 (trinta) pessoas, dentre elas crianças e mães da comunidade Vila Pindaré. Muita descontração durante as brincadeiras, contação de histórias e manuseio dos livros.

- 21 a 25/10 - Oficina de cuidados com recémnascidos e PTA 1, 2, 3 na comunidade Vila Pindaré. 9 (nove) Agentes de Saúde e 09 (nove) Pontos Luminosos participaram da oficina. A repercussão foi muito positiva porque além de capacitar a equipe, o conteúdo oportunizou pensar em uma MDI de trabalho e atenção às gestantes daquele povoado. Acontece - 08/10 - Às terças-feiras pintura de tinta de terra nas fachadas das casas da comunidade. A pintura de terra tem empolgado muito os Cuidadores Solidários e Educadores Sociais devido ao impacto que causa na comunidade. A cada casa pintada as pessoas elogiam o trabalho. Existe uma lista de espera e o sonho é pintar cada casa com as nuances dessa terra. - 25/10 - Às sextas-feiras - Oficinas comunitárias, para confecção de produtos de limpeza, de saúde e de auto cuidado. - 31/10 - O Farol da Educação e a “Nossa Casa” funcionam diariamente sendo que além dos empréstimos e trocas de livros também acontecem momentos de estudo e reuniões. Em outubro foram 390 (trezentos e noventa) empréstimos. Acontecerá - 08/11 - Cinema comunitário no povoado Buritizinho. 6


SANTA RITA - MA Aconteceu - 15/10 - Visita das Cuidadoras Solidárias às puérperas acompanhadas pelo projeto. As visitas aconteceram às gestantes que tiveram os seus bebês recentemente. Além de uma conversa descontraída com as mamães, foram repassadas orientações e os cuidados necessários nos primeiros dias de vida do bebê. Foram visitadas 5 (cinco) puérperas.

- 15/10 - Encontro com as gestantes e puérperas no Centro de Referência. Na roda, a partir de um jogo, as gestantes discutiram ações que podem ou não serem feitas durante o período de gestação e os cuidados nos primeiros dias do bebê. A conversa contou com a participação dos Cuidadores Solidários e da enfermeira Izabel. Na oportunidade foram entregues 25 (vinte) enxovais.

- 15/10 - Pintura de tinta de terra nas fachadas das casas do povoado de Pedreiras. A comunidade tem se apropriado da tinta de terra e os moradores sugerem os modelos que mais despertam a atenção e encantam os moradores. Participaram do encontro 12 (doze) pessoas.

- 15 a 25/10 - Oficina de brinquedos, brincadeiras e contação de histórias com a participação de 40 pessoas, dentre elas monitores do programa Mais Educação e equipe Nos Trilhos do Desenvolvimento. Em novembro acontecerá um encontro com todos para construção de jogos. A oficina foi coordenada pela educadora do CPCD Poliana Silva. - 17/10 - Encontro comunitário no Povoado Vila Fé Em Deus. A receita produzida foi o docinho de cenoura. Durante o encontro são planejadas novas ações, desta forma a relação da comunidade se fortalece e juntos vão caminhando. 10 (dez) pessoas participaram do encontro. Confira a receita: 7


Ingredientes:     

500g de cenoura 250g de açúcar ½ coco ralado Açúcar cristal (para passar nos docinhos) Cravo para enfeitar.

- 18/10 - Entrega dos enxovais para as gestantes e puérperas do Povoado Vila Fé Em Deus. As mães não contiveram a emoção, para muitas era o primeiro presente para o bebê. Foram entregues no Povoado 5 (cinco) enxovais.

Preparo: Retire a casca da cenoura e rale. Leve ao fogo com açúcar e o coco ralado, mexendo sempre até desprender da panela. Deixe esfriar um pouco e faça bolinhos, passe-os no açúcar e coloque um gravo em cada um para enfeitar. Bom apetite!

- 21/10 - Visita dos alunos do maternal ao Centro de Referência. Eles conheceram todo o espaço e se encantaram com o viveiro de mudas, onde acompanharam o plantio das sementes. A turminha era de 11(onze) crianças.

- 18/10 - Contação de histórias para 28 (vinte e oito) alunos da Escola Municipal Padroeira Santa Rita. As educadoras apresentaram para as crianças o mundo mágico dos livros. A parceria com a escola se fortaleceu e as ações passaram a acontecer com maior frequência no Centro de Referência ou na escola.

- 21/10 - Oficina de Permacultura com os monitores do programa Mais Educação na Escola Municipal Estafânio Saldanha. Os participantes são de povoados diferentes da cidade: Povoados Enfezado, Santana, Pedreiras, Sitio do Meio, Fogoso e Santiago. Os próximos encontros acontecerão nestes povoados no mês de novembro. Participaram do encontro 15 (quinze) pessoas.

8


- 22/10 - Plantio no viveiro de mudas no Centro de Referência. As sementes já começam a germinar e o grupo ficou empolgado com os resultados. O plantio começou desde o final de setembro. Em algumas semanas teremos mudas para serem entregues aos bebês. No viveiro já foram plantadas sementes de caju, acerola, tanja, abacate, açaí, noni, entre outras. Ao todo foram semeadas 450 (quatrocentos e cinquenta) sementes em copinhos descartáveis e saquinhos doados pelas pessoas da cidade.

- Cadastro dos leitores da Biblioteca de Santa Rita nas escolas municipais; - Acompanhamento das gestantes e visitas às puérperas, semanalmente. - Banco da Solidariedade, Oficina de Crochê, às terças-feiras, início às 14 hora. - Pesquisa do Banco de Tecnologias. - Utilização das estações de pesquisa. - Visita dos alunos das escolas. Acontecerá - 08/11 - Pintura com tinta de terra no Povoado Vila Fé Em Deus, iníicio às 14h. - 11/11 - Construção do galinheiro no Centro de Referência do Projeto. Inicio às 14 horas. - 12/11 - Reunião com os Agentes Comunitários de Saúde do Bairro Caema. Inicio às 9 horas no PSF.

- 24/10 - Encontro comunitário no Centro de Referência do Projeto. Este encontro aconteceu com a participação de diversas mulheres dos grupos de Santa Rita. O encontro é uma maneira de fortalecer os grupos, discutir o trabalho coletivo e procurar alternativas para mudar a cidade para melhor. A atividade contou com a presença de 15 (quinze) pessoas.

- 13/11 - Cine Gestante - Encontro para discutir o momento final da gestação. Nos períodos da manhã e tarde, no Centro de Referência do Projeto. - 15/11 - Cine Matinê - Cinema para os alunos das escolas municipais no Centro de Referência. Inicio às 15 horas.

Acontece - Manutenção e plantio de mudas nos viveiros: povoado Vila Fé Em Deus e Centro de Referência; - Funcionamento do Centro de Refêrencia das 8h às 12 e de 13h30 às 17h30. - Algibeira de Leitura de casa em casa na Vila Fé Em Deus. - Algibeira de Saúde nas casas das gestantes, alternando as casas a cada 3 dias. - Emissão da Carteirinha de sócio da Biblioteca;

Este informativo contou com a contribuição de Astrogilda J. Santana, Ednalda Aparecida dos Santos, Vânia Lúcia Coutinho, Jorge Luiz P. Pinto, Washington A. Rodrigues, Gleidiane O. Santos, Gislane Sena e Simone Cecília.

9


10

Profile for CPCD BHZ

Informativo Nos Trilhos do Desenvolvimento - ano1- nº 9  

Informativo Nos Trilhos do Desenvolvimento - ano1- nº 9

Informativo Nos Trilhos do Desenvolvimento - ano1- nº 9  

Informativo Nos Trilhos do Desenvolvimento - ano1- nº 9

Profile for cpcdbh
Advertisement