Page 1

Informativo Ano 1 - nº 7 - Vargem Grande, 1º a 31 de outubro de 2.013.

Aconteceu - 01/10 - Oficina com os Jogos do Bornal, no Campo da 17, localizado na rua Ipê Roxo. No decorrer da oficina o número de participantes aumentou pois os jogos despertaram muito o interesse e a curiosidade das crianças. Foram utilizados os jogos: Torre de Ranoi e Jogo da Memória, ambos criados em Vargem Grande com tampinhas de garrafas, para identificação das cores. 10 (dez) crianças participaram da oficina.

- 02/10 - Pensando na utilização de materiais recicláveis e na redução de lixo nas ruas, aconteceu uma oficina de brinquedos. Cada criança confeccionou o seu próprio brinquedo a partir de garrafas PET. Foram produzidos 1 porta caneta, 2 bilboquês e 1 fantasminha. - 03/10 - Objetivando utilizar a produção de verduras e legumes das hortas em mandala para discutir sobre alimentação saudável com os moradores da Casa Luz Fernando, aconteceu Oficina de torta de talos. 14 (quatorze) pessoas, dentre elas moradores da Casa e educadores, participaram da atividade. “Achei maravilhosa a oficina, um incentivo para aproveitar e não jogar fora os talos, foi nota dez”! Veridiana Silva Auxiliar de enfermagem Responsável pelos idosos

- Após algumas oficinas de sementeira na Sobei Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, unidade Jardim Orquídeas, os alunos fizeram um teatro para os Agentes de Desenvolvimento de Comunidades Saudáveis; a peça retratava o desenvolvimento das sementes.

- 02/10 - Dona Dilma, Ponto Luminoso, disponibilizou sua residência para realização de oficina de sabão caseiro. Ela estava ansiosa para aprender a técnica, pois já havia participado de outras oficinas na casa de amigas da comunidade. Foram produzidas 15 (quinze) barras de sabão. 1


- 04/10 - Criação de marcadores com as crianças. A experiência foi realizada em uma das oficinas com as crianças na sede do Projeto. As crianças coloriram os marcadores com giz de cera e depois cobriram com cola branca, o que deu um efeito brilhante. Foram confeccionados 9 marcadores de páginas. Cada criança levou o seu para casa.

- 10/10 - Dona Neuza moradora de Vargem Grande, recebeu 5 pessoas em sua casa para realização da oficina de sabonete líquido. Foram confeccionados 2 litros de sabonete. Nessa oficina também foi utilizado o alfabeto móvel, com a formação de palavras para auxiliar na alfabetização.

- 07/10 - Roda com as crianças sobre os cuidados com a higiene pessoal. Realizamos uma roda para discutir os cuidados com o corpo, a importância do banho e da escovação, como prevenção de doenças. Nove crianças participaram da atividade. - 09/10 - Oficina de Mediação de Leitura com 13 (treze) crianças na UBS Vargem Grande. Esta oficina foi com as crianças que frequentam o grupo da psicóloga Maria, da equipe do NASF, importante parceria UBS. Além da Mediação foi realizada apresentação do Projeto Vargem Grande Comunidade Saudável para as crianças e seus familiares. Depois desta oficina já recebemos algumas visitas na sede. - 09/10 - Oficina de tinta de terra na sede do Projeto, com a participação de crianças, jovens e idosos. 8 pessoas participaram da oficina e produziram 10 (dez) cartões. A técnica utilizada foi bastante comentada pelos integrantes que surpreenderam-se com os resultados. “Amei essa oficina. É muito criativa, aprendi a fazer a tinta de terra”. Luzinete Simões Araújo Moradora do bairro

- 14/10 - Participação dos ADCS na oficina de sal de ervas, promovida pelo PAVS - Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, realizada pelo APA Paulo Rogério. Os participantes levaram para casa a receita e dividiram o sal. 3 ADCS participaram da oficina objetivando repassar a nova experiência para a comunidade. - 15/10 - Oficina de paródia com 14 (quatorze) crianças. As crianças foram divididas em dois grupos, para trabalhar o tema “A Natureza”. Cada grupo criou uma música e um poema. Foi bem divertido, pois ficaram contentes com suas produções e apresentação para os colegas.

- Reunião e oficina de tinta de terra na Escola Estadual Ayrton Senna. Com o objetivo de embelezar a fachada da escola os alunos do 5º ano combinaram a pintura do muro da escola e o cultivo de um canteiro de plantas utilizando técnicas de Permacultura. - Mais um dia de brincadeiras com as crianças que visitam o projeto no período da tarde. O objetivo das brincadeiras foi despertar nas crianças a interação e a concentração. As brincadeiras utilizadas foram: pula corda e bola. 9 crianças participaram das atividades.

- 17/10 - Pensando na chegada do verão, na confecção de pipas utilizando as sacolinhas plásticas jogadas nas ruas, aconteceu no campo da

2


rua Ipê Roxo, uma oficina de pipas reutilizando estas sacolas. Na roda foram discutidos os cuidados com a rede elétrica e o trânsito, ao brincar com as pipas e sobre a redução de lixo nas ruas. Foram produzidas 4 pipas.

- 28/10 - Oficina de carteira com caixas de leite e retalhos de panos doados pela comunidade. Os tecidos foram doados pela costureira Dona Cicinha, da rua Gaivota; mais uma forma de reutilizar produtos que seriam descartados.

- 18/10 - Oficina de Bornal na sede do Projeto. O jogo mais usado foi o Rapidinho. As crianças adoraram brincar, ficaram contentes ao ver que conseguiram somar cada vez mais rápido. Interagiram muito bem uns com os outros. 8 crianças participaram da atividade.

Acontece - 29/10 - Dona Alice, que participa de algumas oficinas na sede, se propôs a ensinar a fazer limpeza de pele com produtos naturais, ovos e mel.

- 22/10 - Oficina de escalda pés na Casa Luz Fernando. Foi mais um avanço no envolvimento com os 5 idosos que moram no local, é visível como já reconhecem o projeto e aceitam as atividades propostas. - 23/10 - Realização de oficinas de reaproveitamento de alimentos. Duas receitas foram experimentadas na casa da ADCS Sara. Uma deliciosa farofa nutritiva e bife de casca de banana. Esta foi uma oportunidade para quem não tem costume de comer legumes e frutas experimentar novas receitas. 6 pessoas estiveram presentes. - 25/10 - Oficina de pão caseiro. Esta oficina foi muito aguardada. Apesar da novidade o principal objetivo foi a economia gerada pela produção caseira. Danilo um dos ADCS, foi o responsável pelo preparo do pão, já experimentado na sede do Projeto e aprovado pelos participantes.

Acontecerá - 30/10 - Oficina de Arranjos com garrafas PET. As técnicas foram aprendidas durante a Residência Social, em Araçuaí. A produção será sorteada entre os integrantes do grupo. - 31/10 - Oficina de esculturas de bonecos com giz de cera - As esculturas criadas ficarão expostas por dois dias para a comunidade. O objetivo da oficina é incentivar a criatividade e trabalhar a autoestima dos participantes.

Este informativo contou com a contribuição de Laniela de Jesus Feitosa, Eliane Luiz de A. Oliveira, Gislane Sena e Simone Cecília.

3

Informativo Vargem Grande Comunidade Saudável - ano 1 - nº 7  

Informativo Vargem Grande Comunidade Saudável - ano 1 - nº 7, com informações detalhadas do projeto desenvolvido em Vargem Grande, estado de...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you