Page 1

INFORMATIVO CPCD

VARGEM GRANDE 2016 COMUNIDADE SAUDÁVEL

ANO 3 . NÚM 16

carderno especial

Projeto realizado em Parelheiros - Vargem Grande - São Paulo, desde março de 2013

Editorial

DESTAQUES A casa está de cara nova! pág 2

Caros leitores, Neste Informativo, aproveitamos para mostrar o trabalho realizado pela equipe do Projeto Vargem Grande: Comunidade Saudável e contar um pouco do que vem por aí! Assim, juntos, iremos propor novos desafios, transformando a comunidade Vargem Grande no melhor lugar do mundo! Boa leitura.

Banco do Conhecimento. pág 2 Cine Pipoca. pág 3 Alfabetização. pág 3 SOS Mata Atlântica. pág 4 Banco da Solidariedade. pág 4 Residência social. pág 5 O que vem por aí? . pág 6 Vozes da comunidade. pág 7

Caixa literária - um mundo de novas oportunidades O Projeto Vargem Grande: Comunidade Saudável destaca as ações de incentivo à leitura. Após a realização de diversos MDI’s – Maneiras Diferentes e Inovadoras – e rodas de conversas, novas ideias surgiram, enriquecendo nosso planejamento diário.

na Biblioteca, podemos facilmente saber quem é o maior leitor do bairro. No último mês, a leitora destaque foi Érica da Silva Fernandes, que leu 12 livros em um mês.

Venha nos fazer uma visita! São 6.126 títulos à sua disposição. Novidades para crianças, jovens e idosos estão presentes no nosso acervo.

As Caixas Literárias, por exemplo, estão quinzenalmente na Escola Estadual Vargem Grande II. Promovemos também mediação de leitura todas às quartas-feiras, na SOBEI, e às quintasfeiras a partir das 14h, na Sede. Adquirimos novos títulos, muitos deles sugeridos pelos frequentadores do projeto. Com essas ações, é possível notar o aumento dos empréstimos e a vinda de novos leitores à Biblioteca. Atualmente, temos 637 leitores cadastrados. Através do software usado

Ações realizadas no período de jan a nov de 2016

6.126

exemplares catalogados na Biblioteca

811

livros trocados no Banco do Livro

2.685

acessos realizados no Banco de Tecnologias


CASA REFERÊNCIA

Banco do Conhecimento

A casa está de cara nova! Através da Casa Referência desenvolvemos diversas atividades, como oficinas, Sessões de Cinema e encontros na UBS - Unidade Básica de Saúde e SASF – Conosco. Recebemos as visitas da ex-primeira dama da cidade de São Paulo, Ana Estela Haddad, do Professor Tim Crabtree, da Schumacher College da Inglaterra, e de alguns membros da Associação de Agricultores Orgânicos Acolhida na Colônia, de Santa Catarina. Moradores do bairro também vieram ao projeto em busca das oficinas e trocas de conhecimento.

O Banco do Conhecimento registrou 2.685 acessos entre os meses de janeiro a novembro. Esse, sem dúvida, é um dos espaços mais procurados pela comunidade. Os frequentadores acessam internet, usam jogos pedagógicos e fazem pesquisas. No Banco, também acontecem ações voltadas para a alfabetização de adultos.

Em todos esses momentos, vivenciamos muito aprendizado, engrandecendo ainda mais o projeto. Estudantes do curso de Administração da UNINOVE – Universidade Nove de Julho – desenvolveram um serviço voluntário junto ao Projeto Vargem Grande: Comunidade Saudável, contribuindo com a mudança da Sede. Os alunos auxiliaram na catalogação e organização dos livros da Biblioteca no novo espaço. O funcionamento da Casa continuará no horário de 9h às 17h, de segunda à sexta-feira. A mudança de endereço aconteceu no dia 24 de outubro. Atualmente, o espaço já está organizado para receber os moradores do bairro. Ainda precisamos ornamentar as salas; por isso, cada detalhe é discutido com toda a equipe de Agentes e frequentadores, buscando o bom atendimento em um ambiente aconchegante e bonito. Novo endereço

Rua Figueiras, 27 (antiga 8), esquina com Rua Paineira (antiga 14). Venham conhecer o espaço!

2

Biblioteca A Biblioteca é uma das portas de entrada para as ações do projeto. O local é bem aceito pela comunidade, principalmente pelas mulheres e crianças. Para melhor atender a esse público, no último mês, circulou a lista de desejos. Nela, os próprios leitores sugeriram livros que deveriam ser adquiridos. Dessa forma, foi realizada a compra de novos títulos. Como incentivo à leitura, a Caixa Literária é realizada quinzenalmente na Escola Estadual Vargem Grande II. Nessa atividade, levamos alguns livros para serem emprestados. Após 15 dias, os exemplares são trocados, incentivando a leitura por parte dos alunos e professores.


Cine Pipoca

Parcerias

Uma vez por mês, o Cinema tem encontro marcado com a comunidade do Vargem Grande. As sessões acontecem sempre no período da tarde e é sucesso total! Logo após as exibições, aproveitamos para debater temas variados, normalmente abordados nos filmes. Além dessas sessões, ainda acontecem algumas outras apresentações pontuais para os alfabetizandos. Já foram exibidos “Wall-E”, “Tainá 3” e “Operação Big Hero”. Assim, aproveitamos para falar sobre o meio ambiente e as expectativas para o futuro. Os alfabetizandos destacam a exibição dos filmes “Escritores da liberdade”e“Tapete Vermelho”, já que essas são obras que apresentam a realidade vivenciada por muitos moradores do bairro.

O Projeto Vargem Grande está sempre em busca de novas parcerias. Por isso, realizamos uma roda com os educadores da EMEF Vargem Grande e representantes da Escola Estadual Vargem Grande II. Na oportunidade, apresentamos o projeto aos presentes e discutimos nossas propostas de trabalho. Felizmente, firmamos mais uma parceria e já agendamos uma oficina de tinta de terra com todos os alunos dos 6º anos da escola.

Alfabetização

Permacultura

A alfabetização vem acontecendo através de oficinas diárias, realizadas em vários locais e horários, conforme a demanda dos alfabetizandos. Nossa grande novidade são as oficinas noturnas, com uma turma de 12 participantes que trabalham durante o dia e se encontram na Sede do projeto de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h. Com essa nova possibilidade, idosos que haviam deixado a alfabetização retornaram e outros que não podiam comparecer por causa do trabalho passaram a frequentar as aulas.

Com oficinas diárias, a permacultura ganhou espaço relevante por todo o bairro. As pinturas de tinta de terra, “carro chefe” das ações, vêm colorindo e alegrando muros, fachadas e paredes de comércios de Vargem Grande.

Ao todo, no período de julho a novembro, foram realizadas 517 oficinas e 48 idosos estão em processo de alfabetização.

Um momento importante de troca de experiência e difusão da tecnologia foi a oficina realizada para 20 pessoas, entre educadoras e coordenação, no Centro de Educação Infantil SOBEI Orquídeas. Na oportunidade, os participantes pintaram cartões de tinta de terra e produziram um painel com os mesmos.

Aproveitando o incentivo das pinturas com terra, realizamos, todas as quartas-feiras, atividades de permacultura. Assim, as crianças constroem hortas suspensas e em sacos. Durante a construção, os participantes aproveitam para conversar sobre alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente.

3


Banco da Solidariedade O Banco da Solidariedade vem funcionando de forma contínua. No mês de novembro tivemos como novidade as oficinas de violão, ministradas por Vitor Augusto, jovem morador da região, às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, na Sede do projeto. Todos são muito bem vindos! As oficinas favorecem as trocas de saberes. Oficinas de Informática também acontecem no Banco, às quartas-feiras, das 14h às 16h. As atividades de cozinha experimental, brincadeiras, produtos de limpeza natural e oficinas de artesanato são realizadas às sextas-feiras, das 14h às 16h.

Banco do Livro O Banco do Livro tem passado por transformações. Repensamos novas estratégias para aumentar o número de trocas de livros. Por isso, foram planejadas as oficinas de mediação de leitura, realizadas todas as quintas-feiras, das 14h às 15h, na Sede do projeto. Dessa maneira, incentivamos a leitura por prazer!

SOS Mata Atlântica A análise da nascente do campo de futebol continua sendo realizada mensalmente e a qualidade da água está aceitável. No último mês, não foi possível realizar essa atividade, visto que o fluxo de água diminuiu muito. Os ADCS’s, junto com os Guardiões de Vargem Grande, estão pesquisando os prováveis motivos dessa mudança. Além dessa análise, outras nascentes no bairro são monitoradas. Você pode saber mais sobre o projeto de monitoria dos rios de São Paulo, acessando www.sosmataatlantica.org.br.

4

Venham fazer parte do Banco e movimentar a troca de saberes e fazeres!


ANNA LAPINI

O retorno dos ADCS’s foi interessante. Eles trouxeram grande ânimo para realizar as ações em Vargem Grande.

Residência social Durante uma semana, dois Agentes de Desenvolvimento de Comunidade Saudável, Félix Almeida e Bianca Donata, viajaram até Araçuaí – MG, local onde já existe o projeto há 17 anos, para realizar a residência social. Esse é o momento de contato direto com outras ações do CPCD. Assim, Félix e Bianca conheceram de perto a Pedagogia da Roda, o Ser Criança, o Sítio Maravilha, as Ruas Adotadas, a Cooperativa Dedo de Gente, os Quintais Maravilha e as ações de plantio de árvores.

Oficinas A parceria com o Cedesp Anna Lapini está em harmonia. Tanto que durante a parte prática das aulas do Curso de Meio Ambiente, são realizadas oficinas semanais com as duas turmas dos turnos matutino e vespertino. Um cronograma mensal é elaborado com o professor da instituição, visando atividades que melhorem a produção de alimentos no local. Uma atividade recente que trouxe ainda mais ânimo aos alunos foi a pintura com tinta de terra no viveiro da escola e construção do galinheiro. Nessa atividade os alunos aprenderam a fazer a tinta e soltaram sua criatividade enfeitando e colorindo o espaço.

5


O QUE VEM POR AÍ? Práticas de permacultura

Oficina de cozinha mirim

Data: 7 de dezembro Horário: 9 horas Local: Avenida das Orquídeas, 193 - Sobei

Data: 12 de dezembro Horário: 14 horas Local: Rua Beija-flor, s/n

Data: 9 de dezembro Horário: 9 horas Local: Rua Arueira, 13 - Sobei Data: 12 de dezembro Horário: 9 horas Local: Avenida das Palmeiras, s/n, (Wender)

Grupo de crianças e adolescentes Data: 12 de dezembro Horário: 13h30min Local: Rua Figueiras, 27

Data: 14 de dezembro Horário: 9 horas Local: Rua Figueiras, 27

Oficina de aromatizador de ambiente Oficina de alimentação saudável Data: 7 de dezembro Horário: 14 horas Local: Rua Figueiras, 27

6

Data: 13 de dezembro Horário: 14h Local: Rua Figueiras, 27


VOZES DA COMUNIDADE

“Eu gosto muito de ler. Aqui na Biblioteca tem bastante livro! Esses novos que foram comprados então, tem vários que eu queria ler faz tempo! Já tenho minha lista!” Sara Farias Ferreira da Silva, de 13 anos Guardiã do Vargem Grande

“Eu estou aprendendo muito nas oficinas de alfabetização! Hoje, aprendemos mais sobre as palavras como lh - alho, molho, milho e repolho. Depois, fomos fazer continhas de diminuir (subtração). Vi como faz para pegar emprestado.” Josefa Paulino de Araújo Alfabetizanda do Vargem Grande

“Acho tão linda a pintura de tinta de terra! Se eu pudesse, teria um muro ainda maior para a pintura ficar com mais destaque. Imagina que deste tamanho já ficou assim! Em um muro maior estaria ainda mais linda!” Elsenir Pereira Furtado Morador do Vargem Grande

“Adorei a experiência de criar os jogos ambientais baseados na Carta da Terra. Eu não imaginava que teriam tantas etapas! Mas, foi bom ver que somos capazes de fazer um jogo e ainda mais com o tema do meio ambiente.” Gabrielle Mendonça Nishimura

7


EXPEDIENTE Este informativo contou com a contribuição, Onésima Gomes F. Mourthé, Laniela de Jesus Feitosa, Diana Ribeiro Toledo, Doralice Barbosa Mota, Matheus Antúrio e Simone Cecília.

Leia também Conheça os informativos de outros projetos desenvolvidos pelo CPCD. Acesse o link: http://www.scribd.com/cpcdbh/documents Os programas Nos Trilhos do Desenvolvimento, Casa Saudável e Centro de Permacultura Estação Conhecimento de Arari são iniciativas da Fundação Vale em parceria com o CPCD.

Coordenação:

- VIVAVIDA - INSTITUTO DE AÇÕES SOLIDÁRIAS

Parceria:

8

Informativo Vargem Grande: Comunidade Saudável - Ano 3 - 16  

Neste Informativo, aproveitamos para mostrar o trabalho realizado pela equipe do Projeto Vargem Grande: Comunidade Saudável e contar um pouc...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you