Informativo Raposos Sustentável - Ano 6 - nº 68

Page 1

INFORMATIVO CPCD

RAPOSOS

SUST EN TÁVEL

ANO 6 . NÚM 68

2015

out | dez

P r o j e t o r e a l i z a d o e m R a p o s o s , M i n a s G e ra i s , d e s d e a b r i l d e 2 0 0 9

Editorial

DESTAQUES Raposos Sustentável em evidência. pág 2

Caros leitores, Os últimos meses de 2015 foram de muito trabalho e contamos com grande participação da comunidade. Em outubro, iniciamos as atividades com a filmagem da Rede Globo – com as comemorações do mês das crianças e exposições dos produtos orgânicos da horta Cândida em dois locais de atuação da AngloGold Ashanti – Honório Bicalho e Nova Lima. A equipe do CPCD deseja a todos Boas Festas! Em 2016, retornaremos com novidades.

Falta d’água reduz produção. pág 3 Novas semeaduras. pág 4 Clube do vídeo. pág 5 Integrar para prosperar. pág 6 26ª Feira Nacional de Artesanato. pág 7 Mercado de delicadezas. pág 7 Vozes da comunidade. pág 8 O que vem por aí?. pág 9

Atividades na Casa Verde despertam a atenção das crianças No 4º trimestre, constatamos o aumento do movimento na Casa Verde. As comemorações da semana das crianças e a exposição “Assombros e espantos na fantasfera nacional” – material cedido pela Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais – trouxeram muitos visitantes, crianças e mães a Casa.

exercita a coordenação motora e traz momentos de muita diversão.

Foram realizadas diversas oficinas: a de pipas, bumerangue, sleed e pipas sem varetas. As oficinas de confecção de brinquedos também despertaram a atenção da criançada, onde a novidade foi o bilboquê, feito com duas tampinhas e dois fios de cordão,

O Piquenique Literário foi uma festa! Mais de 50 livros da Biblioteca Infantil foram levados para a praça. O momento envolveu muita leitura e um delicioso lanche coletivo com biscoitos e sucos de tamarindo e limonada. Veja mais na página 2.

68

As atividades na Praça da Estação resgatam algumas brincadeiras com corda; as músicas alegram as crianças que, atualmente, quase não largam os celulares e nem saem da frente do computador.

pessoas visitaram a exposição “Hoje tem festa no meio do caminho”

53

pessoas participaram da filmagem da Rede Globo na Casa Verde

82

pessoas visitaram a exposição “Assombros e espantos na fantasfera nacional”


NA CASA VERDE

Atividades despertam a atenção das crianças

Outubro

Raposos Sustentável em evidência A Casa Verde foi assunto para filmagem da Rede Globo. A gravação estava ligada ao evento de sustentabilidade que ocorreu em Belo Horizonte. Assim, foi solicitada à AngloGold, nossa parceira, uma apresentação de um projeto que ilustrasse o tema do evento. A escolha do Raposos Sustentável, do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), pela Anglo foi muito importante para todos do projeto. Uma forma de reconhecimento e valorização do trabalho. Alunos, professores e a diretora Marta Froes da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, estiveram presentes. Além de visitar o Raposos Sustentável, a equipe da emissora também participou das oficinas oferecidas pela Casa. A repercussão da filmagem em Raposos foi muito boa!

Formação Neste período, ocorreu também o quarto e último módulo da capacitação para os conselheiros do Conselho do Idoso. Silvânia Costa, integrante do Raposos Sustentável, faz parte do grupo dos conselheiros e participou ativamente dessa capacitação, realizada no município de Raposos.

02

Durante o Piquenique Literário, as crianças fizeram questão de ficar juntas, lendo umas para as outras e superando todas as dificuldades. Ao final da leitura, as histórias eram comentadas; cada um falava um pouco e tirava dúvidas de palavras como “roca”, “cabriola”, entre outras. A contadora de histórias Beatriz Myrrha também esteve presente em uma roda da contação. Além das crianças, algumas mães com seus filhos e sr. Lincoln também estiveram no local. E, para finalizar nossa semana de comemorações, nada melhor do que ouvir histórias contadas por Luzia Nascimento, nossa parceira daqui de Raposos. Foi um mês de grande envolvimento de crianças e adultos na programação do Projeto Raposos Sustentável.


NA COMUNIDADE Outubro

Falta d’água reduz produção Devido à escassez de água na nascente da comunidade Cândida, o plantio ficou prejudicado. As sementes não germinaram, pois não foram regadas. Felizmente, novas sementes foram plantadas e já enchem a feira de produtos orgânicos com novidades, como beterraba, pimentão, abobrinha e maxixe.

21 e 23 de outubro

Exposições de produtos em Queirós e Pensão Retiro A AngloGold Ashanti proporcionou dois dias de exposições dos produtos dentro da empresa – um dia em Queirós e outro na Pensão Retiro, em Nova Lima. A participação nesta exposição foi muito positiva para a autoestima e valorização das mulheres. Inicialmente, a venda dos produtos em outro ambiente deixou-as um pouco tímidas; mas, logo elas se envolveram e começaram a conversar com os visitantes – todos trabalhadores da Anglo. Esse tipo de ação promove o empoderamento e dinamismo nas participantes, dimensões trabalhadas diariamente e pouco difundidas no dia a dia da comunidade.

Revitalização fica para 2016 Na Escola Estadual Helena Vieira, as atividades foram encerradas a pedido da diretora, pois, durante este quarto trimestre, ocorreram muitas atividades extraclasse, como eleições, provas do estado, etc.. Assim, as atividades de revitalização do espaço serão retomadas no próximo ano. A avaliação das atividades em 2015 foi excelente! Várias fotos foram solicitadas ao projeto para compor o arquivo da escola.

outubro e novembro

Horta na escola envolve os alunos As crianças da Escola Municipal Dr. Francisco dos Santos Cabral cuidam muito bem do espaço da horta e, apesar de pequeno, o local já produziu muito este ano. A prova da fertilidade do solo, além da produção colhida, é a existência do tatu bolinha.

a produção de alimentos mais ricos e saudáveis. No início, o trabalho com essa escola foi bastante complicado, mas se desenvolveu muito bem após a realização de algumas rodas de conversas e o grande desejo dos alunos de cultivarem a horta.

As crianças aprendem a cuidar do solo, descobrir os seres que vivem na terra e o que indica se o solo está bom ou não para o plantio; tudo isso brincando, sujando-se e colocando em prática tudo o que é conversado nas rodas. As sobras da cantina são levadas para o monte de composto, que corrige o solo e contribui com

03


Outubro e novembro

Novas semeaduras Na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, as atividades de permacultura são realizadas de forma frequente. Mesmo com a falta de água, os canteiros estão bonitos e produzindo bastante! Foram colhidos neste período almeirão, serralha e cebolinha. Os canteiros estão todos plantados e novas semeaduras foram feitas. Já temos mudas de almeirão, alface, beterraba e pimentão.

Bilboquê de dois fios e duas tampinhas Materiais necessários - 1 bico de garrafa PET - 3 tampinhas de plástico - Dois pedaços de barbante, com 40cm - Tesoura, cola, papéis coloridos para enfeitar Modo de fazer - Corte a garrafa PET, retirando o bico um pouco antes do rótulo - Fure as tampinhas ao meio com um prego - Amarre uma ponta de cada cordão em cada furo de 2 tampinhas - Junte as outras duas pontas do cordão e amarre na terceira tampinha - Tampe o bico da garrafa com a terceira tampinha - Agora, você já pode enfeitar seu bilboquê, colando os retalhos de papel colorido - Pronto! Você já pode brincar, colocando as duas tampinhas dentro do bico da garrafa. Este brinquedo ajuda a desenvolver a coordenação motora, percepção e criação de novas táticas e desafios para as jogadas, além de promover a reutilização das garrafas PET.

19 de novembro

Monitora do CPCD é condecorada Silvânia Costa, monitora do Projeto Raposos Sustentável, participou do Seminário do Conselho do Idoso, realizado em Sabará. Essa foi uma grande oportunidade de aprendizado e enriquecimento pessoal. Os participantes receberam certificado de todo o período da formação continuada, que teve carga horária de 18 horas, e o título de Operadores Sociais dos Direitos da Pessoa Idosa. Silvânia também promove atividades com crianças e jovens na Casa Verde, e para as atividades de férias ela tem uma sugestão para tornar o dia da criançada mais divertido! Aprenda com ela como é fácil e divertido criar um brinquedo.

04


Novembro

Projeto é aprovado no CMDCA Na reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Raposos, no mês de novembro, foi apresentada a proposta de continuidade do Projeto Raposos Sustentável – Ano 2016, para avaliação e aprovação dos conselheiros com recurso via Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), junto à AngloGold. A reunião foi enriquecida com perguntas sobre o projeto e entrega do último relatório trimestral para cada conselheiro. Felizmente, o projeto foi aprovado por unanimidade!

Cômodo de apoio da horta é entregue Está pronto o cômodo de ferramentas, construído no espaço da horta comunitária das mulheres de Cândida. A construção era muito esperada, pois muitas mulheres moram longe da horta e os equipamentos de plantio eram difíceis de serem levados para casa. Assim, elas poderão guardar todas as ferramentas de trabalho num mesmo espaço. Nesta mesma data, forem entregues os materiais restantes já adquiridos pelo projeto. Agora, maquinário como triturador e roçadeira, livros, sementes e demais ferramentas do uso diário poderão ser guardados no próprio projeto.

DEDO DE GENTE 16 de outubro

Clube do Vídeo O Clube do Vídeo tornou-se uma atividade mensal dos jovens da Cooperativa. Hoje, ele faz parte da rotina da comunidade. Todos os jovens se divertem, pensando, discutindo e buscando melhorias para o trabalho. A intenção é incentivar a participação de outros adolescentes da comunidade, amigos e parentes na roda! Felizmente, o clube desperta nas pessoas o gosto pelas sessões de cinema, arte e cultura, inserindo opções de lazer para o fim de semana, uma vez que as atividades são desenvolvidas dentro da comunidade. Neste período, foram assistidos e discutidos filmes muito interessantes como “As Aventuras de Pi” e “Cartas para Deus”. Esses longas falam sobre exemplos de superação e persistência, detalhes bem parecidos com o trabalho desenvolvido pelo projeto.

21 e 23 de outubro

Arte, cultura e inovação na Exposição AngloGold Participamos de uma exposição de produtos na AngloGold Ashanti, juntamente com algumas instituições da região. Cerca de 50 produtos foram levados para a exposição, sendo eles adornos de ferro, mudas de hortaliças e ornamentais, geleias, doces e licores, “ecovassouras”, bolsas de banner, entre outros. Cerca de 350 pessoas, entre visitantes e funcionários da AngloGold Ashanti de Nova Lima e região, estiveram presentes ao evento.

05


23 de outubro

Práticas de permacultura e compostagem Realização da oficina de compostagem, com o educador do CPCD Washington Rodrigues. Inicialmente, foram discutidos os princípios de ética e conceitos de permacultura, como podem ser aplicados no dia a dia em casa, na escola e no trabalho. Em seguida, realizamos a parte prática, exemplificando a correta montagem do composto e seu formato de pilhas. No princípio, estávamos fazendo as pilhas muito baixas e a água da chuva acumulava, atrapalhando o processo de decomposição. Com a oficina, aprendemos o processo correto e acompanhamos o passo a passo de todo o preparo. A oficina foi um sucesso! Várias ideias surgiram e foram discutidas, como a maneira correta de armazenar o composto e a maneira de preparar a fazendinha de batatas. Foi um dia muito produtivo e enriquecedor para toda equipe, pois não aprendemos somente sobre o composto, mas discutimos e refletimos muito sobre de que forma contribuir para a preservação do meio ambiente.

5 de novembro

Semanalmente

CMDCA - Integrar para prosperar

Exposição de produtos em Nova Lima

Recentemente, a Cooperativa Dedo de Gente conseguiu o cadastro no CMDCA. Na última reunião, os conselheiros votaram a favor do registro do projeto. Participar desse Conselho é importante para a Dedo de Gente, pois coloca os jovens mais informados sobre as outras áreas de atuação, aprendendo também sobre leis e direitos com outras instituições. Essa também é uma forma de contribuir com a cidade, levando mais ideias e enriquecendo as discussões.

06

Os fins de tarde em Nova Lima estão de cara nova! Aos sábados, a Dedo de Gente expõe seus produtos em frente ao condomínio Veredas Gerais. Doce, geleias e licores, mudas ornamentais e de ervas, peças como casas de passarinho e adornos são expostos para venda. Visite a nossa exposição e conheça nosso artesanato.


Com o tema “Do Bronze ao ouro, do suor à superação, a alegria de um Brasil feito a mão”, a 26ª Feira Nacional de Artesanato levou para o Expominas, em Belo Horizonte, toda a diversidade do artesanato brasileiro. Mais de 200 mil pessoas visitaram o evento, que aconteceu entre os dias 1º a 6 de dezembro, superando assim a marca do ano anterior, quando mais de 170 mil pessoas prestigiaram a feira, a maior do gênero na América Latina.

Mercado de delicadezas A Dedo de Gente participou do Mercado de Delicadezas, realizado na Estação Ponto de Partida, em Barbacena. Produtos artesanais, delícias do café ou vinho, teatro e boa música... Tudo isso reunido em um só lugar! Na oportunidade, estiveram presentes Graziella Guimarães, Marie Camille, Ronaldo Fraga, Ave Maria, Roberto Lotti, Con Vida, Juçara Costa, Cerâmica Saramenha, Thais Mor, Ponto de Partida, Cristais Cá D’oro, WineMoon, Mary Design – Accessorium e Jóias Inéria Scarpelli.

Foto Gabriel Castro

26ª Feira Nacional de Artesanato

10 a 13 de dezembro

Foto Gabriel Castro

Dezembro

07


VOZES DA COMUNIDADE

“O nosso espaço está cada dia mais bonito com a tinta de terra. Ela nos ajuda a ganhar mais admiradores, deixando nosso ambiente mais aconchegante.” Sara Magalhães, integrante da Dedo de Gente

“Estou muito feliz em participar da Dedo de Gente, aqui, aprendi muitas técnicas para desenvolver os produtos. Em relação ao convívio, aprendi a respeitar as pessoas diferentes de mim.” Jhennifer Izabey, integrante da Dedo de Gente

“Sinto-me bem, fazendo as atividades da horta. Todos da minha sala falam que depois da nossa entrada no projeto, as coisas melhoraram. Com o projeto, temos novas ideias sobre como proteger o meio ambiente. Também resolvemos os problemas conversando na roda.” José Jânio Filho Cardoso Silva, de 10 anos Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus

“O tema da exposição de outubro foi bem pertinente ao período de realização: mês das crianças e também o mês das bruxas! Durante o tempo convivido com os leitores da biblioteca Oswaldo Mello, percebi que o tema ‘assombração’ é muito procurado. Por isso, achei interessante a oportunidade de expor textos de diferentes autores que falam sobre assombração e literatura fantástica. O resultado: todos adoraram!” Tissiane Vieira, bibliotecária da biblioteca Oswaldo Mello

08


O QUE VEM POR AÍ? Indicadores de Qualidade de Projeto (IQP) Em dezembro, a equipe do Projeto Raposos se reúne com a comunidade, escolas e público adulto, adolescente e infantil a fim de fazer uma retrospectiva do ano, avaliando o trabalho desenvolvido seguindo 12 indicadores determinantes. Esta avaliação, denominada Indicadores de Qualidade do Projeto (IQP), é realizada com o público feminino e masculino.

2 a 30 de janeiro

Oficinas diversas cine matinê e atividades na biblioteca

Horário de funcionamento da Casa Verde dezembro

De segunda à sexta-feira Horário: das 7h30 às 20h Aos sábados Horário: das 8h às 12h.

janeiro

De segunda à sexta-feira Horário: das 8h às 17h

Horário: início às 8h e término às 17h Local: Casa Verde

09


EXPEDIENTE Este informativo contou com a contribuição de Silmara Aparecida de Lima Soares Rodrigues, Andreia Gomes Ferreira, Cláudio Nascimento, Diana Ribeiro Toledo, Cristiana Andrade, Doralice Barbosa Mota e Simone Cecília Menezes da Mata.

Leia também Conheça os informativos de outros projetos desenvolvidos pelo CPCD. Acesse o link: http://www.scribd.com/cpcdbh/documents Os programas Nos Trilhos do Desenvolvimento, Casa Saudável e Núcleo Produtivo da Estação Conhecimento de Arari são iniciativas da Fundação Vale em parceria com o CPCD.



Patrocínio:

 

2013

Categoria Educação para o Trabalho

Programa Novos Aprendizes Cooperativa Dedo de Gente Cooperativa Dedo de Gente

Curvelo - MG

Parceria:

Coordenação:

10