Page 1

Ano 3, nº 19, novembro de 2012

ACONTECEU

O Projeto “Nos Trilhos do Desenvolvimento, parceria entre o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), a Fundação Vale e a Secretaria Adjunta de Atenção Primária em Saúde (SAAPS), continua a pleno vapor, convocando a população dos municípios onde atua a construírem uma cidade cada vez mais sustentável. Confira alguns registros de capacitações e mobilizações do projeto.

Turma 1 da Oficina de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com o Recém-Nascido em AÇAILÂNDIA (Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento)

Já o Projeto Cuidando do Futuro, parceria entre o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), Secretaria Adjunta de Atenção Primária em Saúde (SAAPS) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, também está em execução. Confira alguns registros de capacitações e mobilizações do projeto. Formação do Grupo Plataforma, ministrada pelo Prof. Tião Rocha, em SANTA RITA (Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento)

Turma 1 da Oficina de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com o Recém-Nascido em BURITICUPU (Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento)

Turma 2 da Oficina de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com o Recém-Nascido em AÇAILÂNDIA (Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento)

Turma 3 da Oficina de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com o Recém-Nascido em ITAPECURU-MIRIM (Projeto Cuidando do Futuro)

Oficina Sementinha e Ser Criança no povoado Santa Joana, em ITAPECURU-MIRIM (Projeto Cuidando do Futuro)

1


Ano 3, nº 19, novembro de 2012

Conclusão das turmas de Educador Social e realização da Turma 1 da Oficina de PTA 1,2 e 3 e Cuidados com o Recém-Nascido em ALTO ALEGRE DO PINDARÉ (Povoados de Mineirinho I e II, Alzilândia e Altamira) Pintura de casa de gestante com tinta de terra, feita por Cuidadores Solidários, na localita Lourenço, em ITAPECURU-MIRIM Passeio do Projeto Sementinha em ITAPECURU-MIRIM (Projeto Cuidando do Futuro)

1 a 5/out, São Paulo. Aconteceu a 1ª Oficina Macrorregional de Facilitadores Estaduais da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. O objetivo foi apresentar e divulgar a Estratégia “Amamenta e Alimenta Brasil” para todos os Estados e fortalecer a Atenção Primária em ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno exclusivo e a introdução de alimentação complementar em tempo oportuno, para crianças de até 2 anos de idade.

Pintura de casa com tinta de terra em ITAPECURU-MIRIM (Projeto Cuidando do Futuro)

23 a 25/out, Santa Inês. Técnicos dos Departamentos da Secretaria Adjunta de Atenção Primária em Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês, promoveram a Oficina de Trabalho para Implantação do PTA. 37 profissionais foram capacitados em PTAs da Saúde da Criança, Adolescente e Mulher, das áreas de saúde, educação e assistência, lideranças comunitárias e comunidade. Oficina de Alimentação Saudável para Gestantes, realizada na Casa do Meio do Caminho, em ITAPECURU-MIRIM (Projeto Cuidando do Futuro)

Multirão para limpeza das margnes do Rio Itapecuru em ITAPECURUMIRIM (Projeto Cuidando do Futuro)

Turma da Oficina de Implantação dos PTAs 1, 2 e 3 em Santa Inês

2


Ano 3, nº 19, novembro de 2012

cionistas Ana Kalena Silva e Dâmaris Alves, e pela estagiária de nutrição Andressa Lisboa, a mobilização aconteceu nos Terminais de Integração da Praia Grande e Cohama/Vinhais, em parceria com acadêmicos de Nutrição do UniCeuma, Faculdade São Luís e UFMA, com aferição de peso, altura, Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientações nutricionais sobre os 10 passos para alimentação saudável do adulto. (foto abaixo) Apresentação de atividade prática sobre o PTA do Adolescente

Apresentação de atividade prática sobre o PTA da Mulher

Apresentação de atividade prática sobre o PTA do Criança

05 a 09/nov, Regional de Caxias. Aconteceu visita técnica de assessoramento do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ) aos municípios de São João do Sóter, Coelho Neto e Duque Bacelar. A proposta foi verificadas se os municípios fizeram as adequações que foram solicitadas quando da avaliação externa. 06/nov, São Luís. Promovida pela Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição/DASCA/SES, aconteceu mobilização social em alusão à Semana Mundial de Alimentação. Coordenada pelas nutri-

14/nov, São Luís. Aconteceu, no Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente (DASCA), a 1ª Reunião do Grupo Sentinela, que objetiva analisar e propor Maneiras Diferentes e Inovadoras para redução da mortalidade infantil por Região de Saúde do Maranhão. Coelho Neto. A Sra. Raimundinha, Cuidadora Solidária, retomou as atividades do grupo de Amigos do Hospital do município. O foco nesse retorno é o incentivo do aleitamento materno exclusivo, através da orientação à puérperas quanto à técnica do aleitamento. ACONTECERÁ 21 a 23/11, São Luís. Com o objetivo de capacitar profissionais da Atenção Básica e de Hospitais, o DASCA, em parceria com o Ministério da Saúde, promoverá a Oficina de Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI). 21 e 22/11, São Luís. O Departamento de Atenção à Saúde da Mulher (DASMU), em parceria com o DASCA e a Maternidade Marly Sarney, promoverá 3


Ano 3, nº 19, novembro de 2012

a Oficina Via Láctea, que objetiva capacitar profissionais de municípios estratégicos para a foramação de uma rede solidária de doação de Leite Humano, ensinando sua correta coleta, manuseio e envio para Bancos de Leite. Nov/Dez. As próximas oficinas de PTA 1, 2 3 e e Cuidados com o Recém-Nascido são: 20 a 22/11: ITAPECURU-MIRIM e AÇAILÂNDIA, BURITICUPU 27 a 29/11: ALTO ALEGRE DO PINDARÉ 04 a 06/12: SANTA RITA, ITAPECURU-MIRIM, ALTO ALEGRE DO PINDARÉ e AÇAILÂNDIA 12 a 14/12: BURITICUPU __________________________________________

Parceiros: Secretaria Estadual de Saúde Secretaria Adjunta de Atenção Básica Fundação Sousândrade de Apoio a UFMA Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento Secretarias Municipais de Saúde Universidade Federal do Maranhão Universidade Aberta do SUS Associação dos Práticos do Estado do Maranhão Fundação Vale Fundo para Infância e Adolescência Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania Secretaria de Estado da Saúde/SES Secretaria Adjunta de Atenção Primária em Saúde/SAAPS Superintendência de Atenção Primária em Saúde/SAPS Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente/DASCA Av. Jerônimo de Albuquerque, 3719 Casa do Trabalhador – Calhau – São Luís, MA (98) 3256 8611 dascases@saude.ma.gov.br www.cuidandodofuturo.net

4

Informativo Cuidando Notícias, Ano 3, No. 19  

Informativo Cuidando Notícias, Ano 3. No. 19 - Projeto Cuidando do Futuro, Maranhão.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you