Issuu on Google+

Ano 5 - nº 110 - Curvelo, 1º a 30 de setembro de 2.012.

AÇÃO CURVELO|MG Aconteceu - 20/08 - Oficina de bonecas com papel reciclado e fibra de bananeira, coordenada por Vanderlúcio – ACE de Tomaz Gonzaga. Essa oficina, fruto do MDI Maneiras Diferentes e Inovadoras, favorece a geração de renda da equipe do núcleo Estiva.

- 23/08 - Na comunidade Córrego dos Gomes, no núcleo Canabrava, a equipe busca a valorização do local onde vive – “Meu Lugar é Aqui”. A partir da realização de oficinas de bonecas e outros objetos com palha de bananeira, e atividades, como a coleta e o uso de plantas do cerrado em receitas caseiras, a comunidade encontra alternativas sustentáveis para garantir a saúde da população. - 13/09 - Oficina de rocambole prestígio, realizada em Paiol de Baixo, organizada pela equipe local. Os participantes são selecionados a partir do cadastro de voluntários do Banco da Solidariedade. - 14/09 - Oficina comunitária de frango desossado recheado, na comunidade Meleiros. Essa oficina é uma das opções do MDI que favorecem a mobilização comunitária. A partir dessa ação, o grupo pretende incentivar a busca da população por uma comunidade sustentável.

Acontece - Realização de oficinas de pintura em tecido, em Meleiros, coordenadas pela moradora Eliana. Essas atividades reúnem diversos adolescentes da comunidade. A Pedagogia do Sabão também é vivenciada efetivamente. - Em Tomaz Gonzaga, a Professora Cleusa ministra aulas práticas de Ciências na horta, em parceria com a Mãe Cuidadora e um ACE. Várias pessoas da comunidade contribuem para o desenvolvimento dessa horta doando sementes, molhando a plantação, sempre de acordo com os princípios da permacultura.

SER CRIANÇA|SEMENTINHA - CURVELO|MG Aconteceu - 23/08 - Oficina de tinta de terra, realizada na Escola Municipal Dona Regina Nunes, em Inimutaba. As crianças queriam mudar o “visual” da escola e nos convidaram para uma oficina de pintura. Foram pintados, aproximadamente, 70 metros de muro em volta da escola. Na oportunidade, confeccionamos um jardim para alegrar e embelezar mais o ambiente. 25 (vinte e cinco) crianças e cinco Educadores da escola participaram da atividade.


- 28/08 - Oficina de brincadeiras no Bairro Bom Jesus. As 23 (vinte e três) crianças participantes brincaram de “queimada”, “futebol”, “a rede e os peixinhos” e “rabo de dragão”. - 29/08 - Oficina de brinquedos no bairro Guimarães Rosa. 20 (vinte) crianças foram atendidas e 32 (trinta e dois) brinquedos foram confeccionados. - 30/08 - Oficina de farmácia, realizada no bairro Vila Nova. Na oportunidade, foram produzidos 10 litros de sabão líquido, um litro e meio de tintura de florzinha e um litro de tintura de arnica. Oito crianças foram atendidas e confeccionaram 12 (doze) cata-ventos. 20 (vinte) adultos participaram da atividade.

- 05/09 - Oficina de fantoche de dobradura na APAE de Curvelo. Foram atendidos 23 (vinte e três) adolescentes. - 06/09 - Encerramento, com “chave de ouro”, do trabalho na comunidade. Foram realizados dois Piqueniques Literários e três contações de história. Pela manhã, 25 (vinte e cinco) crianças do Colégio Franciscano Santo Antônio – CFSA - participaram de nossas atividades, realizadas na Praça Santa Rita. À tarde, 60 (sessenta) alunos da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas estiveram na Praça do Santuário e prestigiaram-nos com sua visita.

- 31/08 - Piquenique Literário e contação de quatro histórias. 25 (vinte e cinco) crianças foram atendidas. - 31/08 - Reunião do grupo de narradores de histórias. Na pauta da reunião constavam: ações que já acontecem, planejamento das próximas ações, sorteio de dois narradores de história para a próxima reunião e agendamento do próximo encontro. - 03/09 - Oficina de jogos e brincadeiras no bairro Vila Nova. 16 (dezesseis) crianças foram atendidas. Realizamos diversos torneios: “futebol de prego”, “bola de gude”, “rapidinho” e “bate-mão”.

- 11/09 - O Projeto Ser Criança retornou suas atividades normais. Acontece - 17/09 - Contação de história na roda grande, com a participação do Banco do Livro. Acontecerá - 20/09 - Torneio de “futebol de prego” e “bola de gude” no Ser Criança. - 21/09 - A Prefeitura do Ser Criança inaugurará a primeira casinha de garrafas PET do projeto, construída com a ajuda do Sr. Antero, morador de Inimutaba.

- 04/09 - Rua de Lazer no bairro Bom Jesus. 28 (vinte e oito) crianças brincaram de “rabo de dragão”, “queimada” e “abóbora faz melão”. Duas contações de história alegraram ainda mais os participantes.

- 25 e 26/09 - Participação da coordenação do Ser Criança no Encontro Regional de Formação, realizado em Belo Horizonte, pelo Prêmio ItaúUnicef.


COOPERATIVA DEDO DE GENTE - FABRIQUETAS DE ARTESANATO - CURVELO|MG Aconteceu - A Cooperativa Dedo de Gente foi selecionada, na Categoria 3 – Ação Sócio - Ambiental, para participar da segunda fase do concurso 3º Prêmio Objeto Brasileiro, promovido pelo museu A CASA, em São Paulo. Ao todo, foram 539 (quinhentos e trinta e nove) concorrentes. - 04 a 06/09 - Participação da Cooperativa Dedo de Gente no TOP 100 SEBRAE. “Foi um prazer representar a Cooperativa Dedo de Gente neste evento do SEBRAE. Recebemos o reconhecimento nacional por estar entre as 100 unidades mais produtivas do Brasil. Isso nos motiva e enche de orgulho por fazer parte desta história de crescimento da Cooperativa.”

Acontece - Um grupo, formado por quatro jovens, manifestou o desejo de atuar de maneira mais efetiva das atividades da Cooperativa Dedo de Gente. Assim, formaram o grupo de “Gestão Coletiva Integrada” e, com a ajuda da Coordenadora Pedagógica, criaram um Plano de Trabalho e Avaliação com atividades para o restante do ano. O grupo vem coordenando rodas, estimulando a produção e as vendas e incentivando os demais jovens para o trabalho. - Neste mês de setembro, as meninas da Construtora & Imobiliária para Quem Sabe Voar apresentaram novos modelos de casinhas, cada qual com um arquitetura diferente. “Quanto mais criamos, mais ideias vão surgindo. Aí, é só colocar em prática.” Laís das Graças Pereira

Andréa Fonseca

- Mais um desafio cumprido. Os meninos da Serralheria terminaram, esta semana, a escultura do cavalo da raça Bretão. Para fazer uma escultura de tamanho real, são necessárias várias etapas: tirar fotos do cavalo e de partes individuais; realizar as medidas do animal, desenhar, cortar o ferro, fazer a silhueta, montar o esqueleto, colar chapinhas... Enfim! Com muito esforço o trabalho foi concluído! - 15 e 16/09 - A Dedo de Gente participará, juntamente com a Casa Verde, da Feira do Mel, em Nova Lima. - Com o objetivo de ampliar o atendimento aos jovens de Curvelo e Araçuaí, a Cooperativa Dedo de Gente participa do concurso PIPS FIES 2012 – Programa de Investimento em Programas Sociais Fundo Itaú Excelência Social. As instituições selecionadas serão divulgadas a partir do dia 26 de novembro de 2012 no site http://www.itau.com.br/fies/


- A Cooperativa inscreveu cinco produtos para participar de uma seleção de peças que acontecerá na sede do Mãos de Minas. Essa seleção é para atender a demanda da TJX - rede americana e canadense, considerada a 6ª maior loja de varejo do mundo, segundo o ranking da Revista Fortune. A rede pretende adquirir um valor considerável de peças do artesanato mineiro. As obras inscritas pela Dedo de Gente foram: “Sentado ao Vento”, “Borboleta de Mesa”, “Caixa Bordada”, “Casa de Passarinho” e “Fruteira Folha”. - A Cooperativa Dedo de Gente está participando da chamada pública AngloGold. O projeto, escrito para a filial em Raposos - Fabriqueta PET Criativo, prevê a formação técnica pedagógica para mais 25 (vinte e cinco) jovens. Acontecerá - A Dedo de Gente participará da seleção de peças para a Petrobrás. A empresa receberá sugestões de presentes para ações de relacionamento com público de interesse de diversas esferas. As peças serão enviadas à Petrobrás no próximo dia 10 de setembro.

TELECENTRO CAMINHOS DO ROSA Aconteceu - 20/08 - O Telecentro Caminhos do Rosa recebeu a visita de Marco André Malaquias, gestor do Circuito Guimarães Rosa. Ele veio conhecer o trabalho desenvolvido pelo Telecentro.

- 23/08 - Míriam, Educadora do Telecentro, participou do ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO REGIONAL DO TURISMO MINEIRO - 2012, realizado no prédio da CDL de Curvelo. - 15/09 - Sessão de Cinema com o filme “Mutum”, inspirado na obra de Guimarães Rosa. Participação das alunas do curso de Magistério da Escola Estadual Interventor Alcides Lins. Acontece - Pesquisa de material para a montagem da nova algibeira roseana. Acontecerá - 24/09 - Exposição de algibeira roseana com trechos das obras de Guimarães Rosa onde ele menciona a cidade de Curvelo.

CUIDANDO DO FUTURO|MA - Itapecuru Mirim, Alto Alegre do Pindaré Aconteceu - 07 a 11/08 - Mobilização no Quilombo Santa Joana, com intuito de organizar reuniões com os moradores, para apresentação do Projeto Cuidando do Futuro/ Sementinha e Ser Criança.


- 14 a 24/08 - Oficina de formação de Anjos da Guarda, Cuidador Social e Educadores Sociais. Durante a primeira semana da oficina, Tião Rocha esteve presente, tornando o trabalho ainda mais prazeroso. 36 (trinta e seis) pessoas participaram das atividades.

- 03 a 07/09 - Oficina de Cuidadores Solidários, com a participação de 15 (quinze) moradores de diversos bairros. Durante a oficina, aconteceram práticas de construção de brinquedos com materiais recicláveis e pintura com tinta de terra.

- 15/08 - Mobilização no bairro Roseana Sarney, para capacitações de Educadores Sociais.

- 03 a 06/09 - Oficinas de Educadores Sociais, com a participação de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, da zona urbana e rural. A oficina aconteceu na Escola Gomes de Souza e teve 20 (vinte) participantes

- 16/08 - Encontro com moradores do Quilombo Santa Rosa, Itapecuru Mirim - MA, para apresentação dos projetos Ser Criança e Sementinha e inscrições para a Formação de Educadores Sociais. 23 (vinte e três) pessoas participaram do encontro. - 18/08 - Reunião de mobilização no Quilombo Santa Joana para as capacitações. 25 (vinte e cinco) participantes. - 20/08 - Reunião de mobilização no Quilombo Santa Rosa dos Pretos, para capacitação das pessoas que irão atuar como Educadores Sociais e Cuidadores Solidários do Projeto Cuidando do Futuro. Ao todo, são 51 (cinquenta e um) participantes.

- 10 a 14/09 - Duas oficinas de Educadores Sociais, com a participação de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, da zona urbana e rural. Uma oficina aconteceu no Entroncamento - zona rural - e outra na cidade, na Escola Gomes de Souza. - 15/09 - Reunião com as equipes do CPCD e Secretaria Estadual de Atenção Básica, para planejamento de ações. Acontece - 14 a 21/09 - Capacitação de Educadores Sociais no Quilombo Santa Rosa - 20 (vinte) participantes. - 17 a 21/09 - Realização de duas oficinas de Educadores Sociais, com a participação de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, realizadas na zona urbana. - 17/09 - Reunião com as Cuidadoras Solidárias da primeira fase do projeto.

- 20 a 24/08 - Realização de duas oficinas de Educadores Sociais, com a participação de 37 (trinta e sete) Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. - 27/08 a 31/09 - Mobilização nos bairros Roseana Sarney, Trizidela e Pró Vida, para inscrições da oficina de Cuidadores Solidários.

Acontecerá - 18/09 - Reunião com a equipe do grupo de Cuidadores Solidários e Educadores Sociais, que irão atuar na zona urbana. - 19/09 - Reunião de planejamento das atividades a serem realizadas na zona urbana. - 24 a 28/09 - Acompanhamento e desenvolvimento das ações do projeto junto aos Cuidadores Sociais e Educadores Solidários.


BANCO DO LIVRO - CURVELO|MG Aconteceu - 05/09 - Contação de história na Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas, com as turmas da Educação Infantil. - 06/09 - Piquenique Literário na Praça Voluntários da Pátria. Foi uma tarde muito prazerosa para as crianças. O Banco do Livro realizou uma parceria com as Educadoras dos projetos Ser Criança e Sementinha. - 11/09 - Roda de história com a turma de Joana, do Projeto Sementinha. As crianças divertiram-se decifrando "O Caso da Lagarta que Tomou Chá de Sumiço", texto do escritor Milton Célio de Oliveira Filho. - 11/09 - Estudo de proposta de dinâmicas a serem realizadas com o grupo da Educadora Marinêz. A ideia é trabalhar dinâmicas divertidas, que envolvam temas transversais como meio ambiente, cidadania, questões afetivo/sexuais, entre outros. - 13/09 - Contação de história no Asilo Lar da Velhice Desamparada de Curvelo. Cestas, contendo revistas e livros variados, ficaram expostas em mesas do refeitório para os idosos lerem e ou escolherem a leitura que seria feita pelas Educadoras do Banco do Livro. Acontece - 17/09 - Roda de história nos projetos Ser Criança e Sementinha, realizada nos turnos diurno e vespertino. Leitura da lenda folclórica "A Galinha Branca que Virou Galinha Carijó". Acontecerá - 18/09 - Cesta Literária com contação de história, na Praça Voluntários da Pátria, com as crianças da Educação Infantil da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas. - 19/09 - Contação de história no Pré-Escolar Pequeno Universo. - 20/09 - Encontro do Grupo Chá com Romance, com a presença dos contadores de história, realizado no Banco do Livro, às 18 horas.

- 24/09 - Piquenique Literário com contação de história, na Praça Voluntários da Pátria. - 25/09 - 6ª Roda Literária, às 18h e 30min, no Centro Cultural Enny Guimarães de Paula. - 26/09 - Contação de história, às 14 horas, no Projeto Semear - São Vicente de Paula. - 27/09 - Contação de história, às 10 horas, no Asilo da Velhice Desamparada de Curvelo. - 27/09 - Reunião com o grupo de contadores de história, às 16 horas, no Banco do Livro de Curvelo.

EM FOCO Aconteceu - OFICINA CRIV0 EM SP - Nos dias 4 e 5 de setembro, em São Paulo, o CPCD, a FBVL – Fundação Bernard Van Leer e o IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário realizaram a Oficina “Plataforma CRIV0 – Criança Violência Zero”. O encontro foi a 1ª etapa para o projeto CRIV0: Criança Violência Zero na cidade, que já está sendo desenvolvido em Iquitos - Peru. O encontro foi coordenado por Tião Rocha que apresentou a mandala referencial do projeto e as experiências de Araçuaí e do CPCD em outros territórios, para que as organizações participantes da oficina pudessem desenhar juntas e a integrar, na prática, uma Plataforma CRIV0 paulistana, definindo premissas básicas, estratégias e compromissos. A oficina foi bastante proveitosa e os 36 participantes gostaram muito do que ouviram e vivenciaram. O desafio agora é desenvolver times que irão atuar em territórios específicos de SP, como Várzea Paulista, Parelheiros, Guarulhos e no centro de SP. Aconteceu - Lançamento do Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, em Alto Alegre do Pindaré, na comunidade rural de Altamira, em Santa Rita, no Quilombo Fé em Deus, no Município de Açailândia e no município de Bom Jesus das Selvas. Este informativo contou com a contribuição de Silmara Rodrigues, Cláudia Santos, Onésima Mourthé, helbert S. Rodrigues, Liosmire Gomes, Dora, Diana Ribeiro e Simone Cecília.


Coordenação:

Parceiros:


Informativo Circulando Informação - Ano 5 - no. 110