Page 1

Ano 5 - nº 104 - Curvelo, 1º a 31 de março de 2.012.

SER CRIANÇA|SEMENTINHA Aconteceu - 01/02 - Capacitação da equipe de educadores do projeto. Na capacitação, discutimos a Carta da Terra e construímos os MDI’s, Maneiras Diferentes e Inovadoras, fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. - 06/02 - Início das atividades do projeto, com a participação de 145 (cento e quarenta e cinco) crianças. - 15/02 - Neste ano, os educadores e crianças do projeto iniciaram as atividades com uma gincana para arrecadar garrafas pet. Todo o material arrecadado será utilizado na ornamentação do espaço. Com a colaboração de diversos parceiros – Vigilância Sanitária e comerciantes da região – arrecadamos cerca de 1300 (mil e trezentas) garrafas.

- 01/03 - Oficina de permacultura na horta do Ser Criança. O grupo de adolescentes envolveu-se na confecção de um novo canteiro, onde foram plantadas 12 (doze) mudas de brócolis e 30 (trinta) mudas de tomate. - 02/03 - A técnica da EMATER, Ederli Sampaio, numa ação do Programa Minas Sem Fome, entregou aos educadores da horta 15 (quinze) pacotes de sementes de cenoura, abobrinha italiana e alface. Na ocasião, Ederli e os educadores trocaram importantes informações sobre o processo de permacultura. - 02/03 - Visita da equipe da Vale e da professora Cristina Loyola. - 08/03 - As educadoras do Ser Criança foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher. Elas receberam mensagens, flores e o carinho de todos os integrantes do projeto. - 08/03 - Participação do grupo de adolescentes Mandala no evento Tarde de Beleza. As meninas foram presenteadas com uma hidratação de cabelo. Acontece - 15/03 - Oficina de Cozinha Experimental para confecção de bolo de mexerica. Mais uma receita aprovada por todos! - 15/03 - Oficina de contação de história. A educadora Suzi conta histórias na roda, usando um fantoche de jacaré.

- O Projeto Ser Criança continua contando com a preciosa colaboração de Poliana Silva, uma das adolescentes da Cooperativa Dedo de Gente. A jovem, que desde o ano passado faz parte da equipe de educadores, desenvolve atividades importantes para as crianças e adolescentes do projeto.

Acontecerá - 16/03 - Oficina de Beleza do grupo Mandala. - 19/03 - Início do trabalho com o módulo permacultura, coordenado por Poliana. Nesse módulo, as crianças desenvolverão trabalhos na horta.


COOPERATIVA DEDO DE GENTE - FABRIQUETAS DE ARTESANATO - CURVELO/MG Aconteceu 1º/03 - Recebemos a visita de Cristina Loyola e do pessoal da Vale. Abaixo, o e-mail carinhoso que recebemos de Cristina, logo após sua visita. “Queridas Dora, Eliane e Tião, Preciso agradecer a gentileza de vocês comigo, neste "banquete" que fui convidada a participar. Por uma semana, pude verificar a alegria de um Brasil melhor, possível, transformado pelo sonho e persistência de alguns. Fiquei surpresa ao ver como o CPCD cresceu, expandiu, atingiu sua "maioridade”... ficou maior de si.

Acontece A Fabriqueta da Cartonagem está aumentando sua carteira de clientes. Todas as pizzarias de Curvelo são clientes Dedo de Gente. A Scania realizou um pedido de 350 (trezentas e cinquenta) “eco bags”. O grupo do Bordado já está a todo vapor na produção! As rodas estão cada vez mais participativas. Os jovens dão opiniões e sugestões, compartilhando suas idéias e sabendo ouvir o outro. Os meninos da Serralheria estão produzindo 60 (sessenta) novas peças “boia-fria”, para a Solidarium.

É impressionante, como Araçuaí é independente de Curvelo e Curvelo é independente de Belo Horizonte. Em mim, fica uma sensação de admiração ainda maior, porque agora o CPCD espicha o olhar até onde a gente nem alcança. Foi uma semana de alegria, pois vi que vocês conseguem mudar a vida de muitas pessoas. Parabéns a todos! Todo meu carinho!” Cristina

08/03 - Recebemos filtros de caminhão, doados pela Expresso Alvorada de Sabará. A cada dia, aumentamos as parcerias e ampliamos nosso trabalho.

Os meninos da Serralheria estão no processo de criação dos troféus para apresentar aos organizadores da Exposição Agropecuária de Curvelo. Acontecerá A Drª Ana Carolina Afonso, do Rio de Janeiro, também deseja fazer uma réplica de seu cavalo de estimação, o “Tizil”. Em breve divulgaremos a foto!


BANCO DO LIVRO - CURVELO|MG Aconteceu - Em fevereiro, o Banco do Livro recebeu a doação de 15 (quinze) livros didáticos de Língua Inglesa. Esse material será usado como empréstimo. - 29/02 a 1º/03 - Intercâmbio entre o Banco do Livro e a Casa Verde - Junia, educadora, viajou até a Casa Verde de Raposos para trocar experiências e assim enriquecer as atividades dos projetos. - 1º/03 - Primeiro encontro do Chá com Romance de 2012. Oito pessoas participaram da atividade e 45 (quarenta e cinco) trocas de livros foram realizadas Acontece - A equipe do Banco do Livro planeja convidar um escritor Curvelano para uma Tarde de Conversa com os Leitores. A proposta é transformar esse

TELECENTRO CAMINHOS DO ROSA Aconteceu - Em janeiro e fevereiro, 30 (trinta) novos cadastros foram feitos no Telecentro. - 06/03 - Recebemos a visita do Sr. Carlos Renato de Almeida e Silva, pai de Luiza Véo, 11 anos, frequentadora do Telecentro. Ele veio conhecer nosso espaço e saiu muito satisfeito. Acontece - Durante o mês de março, acontece no Telecentro, o cadastro de voluntários para o Banco da Solidariedade. Acontecerá - 20 e 21/03 - Intercâmbio entre o Banco do Livro e a Casa Verde. Mírian, educadora do Telecentro, visitará a Casa Verde em Raposos, para trocar experiências e trazer novas ideias, enriquecendo ainda mais nosso trabalho. - Na segunda quinzena de março, os alunos da Escola Estadual Ministro Adauto Lúcio Cardoso retornarão ao Projeto de Inclusão Digital do Telecentro. A turma já tem 32 (trinta e dois) alunos frequentes.

encontro em uma atividade bimestral.

EM FOCO Acontecerá - 22/03 - Roda de contação de história na praça. As crianças do Sementinha participarão e, depois de cada encontro, construirão os fantoches.

- Em 2012, Projeto Mercantil do Brasil Educacional , acontecerá nas cidades de Betim, Ponte Nova e Juiz de Fora. Já foram realizadas as reuniões nas três cidades, com o objetivo de apresentar o programa e planejar a data das oficinas.

AÇÃO CURVELO|MG

- O projeto Cuidando do Futuro, é finalista do 4º Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil.

- 19/03 - Reunião entre o CPCD e a Plantar para

De um total de 1.638 práticas inscritas no Brasil, estamos entre os 50 finalistas em todos os objetivos do Milenio. Acesse o site http://www.odmbrasil.org.br/ e saiba mais sobre o prêmio.

Acontecerá apresentação de resultados do Projeto Ação e planejamento das atividades do projeto em 2012. A proposta para este ano é a continuidade das ações educativas, avançar em relação as práticas de permacultura e geração de renda.

Este informativo contou com a contribuição de Silmara Rodrigues, Maria Dirce, Cláudia Santos, Onésima Mourthé, Tião Rocha, Dora, Diana Ribeiro e Simone Cecília.


Patrocinadores:

Informativo Circulando Informação - Ano 5 - nº 104 - Curvelo  

Informativo Circulando Informação - Ano 5 - nº 104 - Curvelo, 1º a 31 de março de 2.012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you