Page 1

Ano 5 - nº 107 - Curvelo, 1º a 30 de junho de 2.012.

BANCO DO LIVRO - CURVELO|MG Aconteceu - 04/06 - As crianças do Projeto Sementinha assistiram ao filme “Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida”. O filme é uma comédia animada que reforça a importância da preservação do Meio Ambiente. - 05/06 - Contação de histórias na Praça Voluntários da Pátria para as crianças do Projeto "Sementinha" e alunos da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas.

Acontece - 15/06 - O Banco do Livro, em parceria com o Projeto Ser Criança propõe um trabalho de conscientização para preservação do Meio Ambiente. Assim, após a apresentação do filme “Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida”, realizamos pintura de tinta de terra e exposição do trabalho das crianças. Acontecerá - 20/06 - A história “A Descoberta da Joaninha” será apresentada aos alunos do 2º Período da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas. - 21/06 - O Encontro do Chá com Romance contará com um acervo maior de livros, pois recebemos a doação de 50 (cinquenta) exemplares, feita pelo Banco do Livro de Curvelo. - 27/06 - Exposição de Algibeiras Literárias na Praça Voluntários da Pátria para as crianças do Projeto Ser Criança, alunos da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas e demais visitantes. O objetivo é despertar a curiosidade e o prazer pela leitura itinerante.

- 12/06 - Contação de história na Comunidade Virgem Poderosa (Hospital Imaculada Conceição HIC). - 13/06 - A Oficina Literária apresentou aos alunos da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas a história “O Castelo Amarelo”. A narrativa é uma adaptação dos contos de Malba Tahan e, de forma lúdica, traz alegria, arte e novas descobertas às crianças. - 14/06 - Visita ao Asilo Lar da Velhice Desamparada de Curvelo para a contação da história “A Descoberta da Joaninha”, de Bellah Leite Cordeiro.

- 28/06 - O Cinema na Praça acontecerá na Praça Voluntários da Pátria e o filme exibido será “Meu Nome é Rádio”. O filme conta uma história de superação baseada em fatos reais. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA - serão nossos convidados especiais.

MERCANTIL DO BRASIL EDUCACIONAL - As oficinas do Projeto Mercantil do Brasil Educacional - ano de 2012 - iniciaram em Ponte Nova. Durante duas semanas, entre os dias 14 e 25 de maio, um grupo de 60 (sessenta) professores da Rede Municipal de Educação construiu 75 (setenta e cinco) jogos, que foram levados para experimentação. Outras oficinas agendadas: Congonhas: 21 de maio a 25 de maio e 11 de junho a 15 de junho; e Betim - primeira quinzena de julho.


TELECENTRO CAMINHOS DO ROSA

SER CRIANÇA|SEMENTINHA

Aconteceu - 05/06 - Reunião com o Telecentro Comunitário Caminhos do Rosa, o CVT de Curvelo e o Telecentro do CAIC. Esse foi o segundo encontro do grupo, que se preocupa em melhorar dia a dia o atendimento à população.

Aconteceu - 24/05 - Contação de histórias no Grupo Estrela Guia. O livro usado foi “O Reizinho Mandão”. A partir da leitura, o grupo destacou ainda mais a importância da partilha e amizade.

Acontece - As crianças do Ser Criança e Sementinha e os alunos das escolas municipais e estaduais de Curvelo, faculdades, CEFET e SENAC utilizam frequentemente os computadores do Telecentro. - Consultoras de vendas da Natura, Avon, Hermes, entre outras empresas, utilizam o Telecentro para enviar suas vendas por e-mail.

- 25/05 - Participação do Ser Criança nos trabalhos da Faculdade de Administração de Curvelo - FAC. O Ser Criança ofereceu 50 (cinquenta) brinquedos que foram entregues como brindes depois de uma apresentação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. - 04/06 - Oficina de pomada de saião. O grupo Animação confeccionou 30 (trinta) potinhos de pomada. Esta pomada tem efeito cicatrizante e anti-inflamatório.

- O acesso ao Bornal de Jogos Virtuais é diário. Além dos integrantes do Ser Criança e Sementinha, outras crianças da cidade acessam os jogos. - 12/06 - Pela primeira vez, os alunos - Tempo Integral - da Escola Estadual Ministro Adauto Lúcio Cardoso utilizam os computadores do Telecentro. - Curso para os alunos do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com duração de 20 dias. Acontecerá - 19/06 - Sessão de cinema na Sala de Vídeo, com os alunos da Escola Estadual Ministro Adauto Lúcio Cardoso. A escola escolherá o filme.

- 06/06 - Oficina de tinta de terra com as famílias do Ser Criança, com a confecção de cartões, portaretratos e caixas cobertas de tecido. Nove pessoas participaram da atividade. Os participantes demonstraram grande interesse em novas oficinas.

- 20/06 - Reunião com o Secretário de Assistência Social, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo de Curvelo. Na oportunidade, o Secretário poderá se informar sobre as atividades desenvolvidas pelo Telecentro e ainda avaliará o trabalho realizado pelo novo técnico responsável pelos computadores, que agora é de responsabilidade desta Secretaria.

Acontece - A Prefeitura do Ser Criança discute a melhor maneira de construir uma casinha para as crianças. A idéia surgiu a partir do interesse de cada uma delas em fazer casinhas de papelão e retalhos. Assim, já iniciamos a campanha para coleta de garrafas pet.

- 26/06 - Oficina de tinta de terra para 40 (quarenta) alunos da Escola Estadual Ministro Adauto Lúcio Cardoso.

- Coleta de caixinhas de leite e suco para confeccionar o forro da cozinha do projeto. Dessa forma, podemos amenizar a temperatura do ambiente.


- Formação do primeiro Grupo de Contadores de Histórias do projeto em parceria com o Banco do Livro. O grupo já iniciou seus trabalhos e a primeira história - “A Formiguinha e A Neve” - foi contada no Asilo. Acontecerá - 19/06 - A turma do 6º ano do Colégio Estadual Interventor Alcides Lins visitará o projeto. O objetivo da visita é conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido com as crianças e debater com os alunos temas como reciclagem, horta orgânica e proteção ambiental. - 20/06 - Oficina de escalda-pés com as mães e familiares das crianças do projeto. Todas as oficinas acontecem às quartas-feiras e o tema é escolhido seguindo as sugestões dos participantes.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE - FABRIQUETAS DE ARTESANATO - CURVELO/MG Aconteceu - 23 e 24/05 - A Dedo de Gente participou do 5º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte.

- 23/05 - A Cooperativa Dedo de Gente recebeu a visita de 30 (trinta) coordenadores regionais de Bem Estar Social e Extensionistas Locais. O objetivo da equipe era conhecer o nosso artesanato, além de promover a integração e socialização de conhecimentos e experiências na área de turismo rural. - Mais uma vez os meninos da Serralheria criaram e produziram os troféus para a Associação Mineira de Criadores de Guzerá - AMCG, de Belo Horizonte. - 1º/06 - Visita de Suzy Rocha Ribeiro, diretora da Escola Estadual Jardim Iguatemi, de São Paulo. Suzy veio pedir aos meninos da Serralheria que criassem a peça “Oscar”, que será entregue em uma cerimônia de Formatura. Na oportunidade, a visitante presenteou a equipe com o livro “Os Poetas - Palavras do Coração”, feito pelos alunos da escola Jardim Iguatemi. - Participação da Cooperativa Dedo de Gente no 3º Prêmio Objeto Brasileiro, organizado pela Casa Museu do Objeto Brasileiro, que destacará e premiará a melhor produção artesanal contemporânea do Brasil. Os ganhadores participarão de uma exposição realizada em São Paulo, entre os dias 18 de outubro e 14 de dezembro. - 04/06 - Os artesãos da Cooperativa Dedo de Gente e Cláudia, Coordenadora Pedagógica do projeto, ministraram uma palestra para 240 (duzentos e quarenta) alunos da Escola Estadual Ministro Adauto Lúcio Cardoso. Tema - Consumo e Sustentabilidade. Acontecerá - 26/06 a 1º/07 - A Dedo de Gente participará da Feira Unilar, no Minascentro, em Belo Horizonte

O espaço para a exposição dos produtos da Cooperativa foi gentilmente cedido pela Petrobrás, empresa apoiadora do Projeto Arte, Cultura, Tecnologia e Inovação, coordenado pela Dedo de Gente.

“Este lugar ‘mexe’ comigo... A proposta é inovadora, sensível e promove a inclusão social dos jovens. Fico encantada com o processo criação artístico e metodológico da roda. Desejo que vocês continuem assim: criando sem perder a sensibilidade. Parabéns!” Maria Helena Pinheiro Soares ‐ BH|MG


AÇÃO CURVELO|MG Aconteceu - 01/06 - Oficina de escalda-pés no Posto de Saúde da comunidade de Estiva. Nove pessoas da comunidade participaram da ação. - Clube do Vídeo em Angicos, com a participação de 20 (vinte) pessoas. - Roda de Leitura com as crianças na praça da comunidade Tomaz Gonzaga. Participação de 12 (doze) crianças.

- Oficina de requeijão caseiro na comunidade de São José das Pedras. Seis pessoas participaram da oficina. - 05/06 - Piqueniques no campo da comunidade de Meleiros. Na oportunidade, 13 (treze) crianças encontraram-se para aprender um pouco mais sobre a preservação ambiental. - Oficina de sabão caseiro e biscoito na casa de Anália, Mãe Cuidadora da comunidade. Sete adultos e cinco crianças participaram da atividade.

- Mutirão de limpeza na escolinha, em Meleiros, com a participação de 12 (doze) crianças e quatro adultos. - Mutirão de limpeza em Poções, com oito participantes. - Roda de leitura na Farmacinha Ação Saúde, com a participação de 10 (dez) crianças. - Oficina de permacultura - espiral de ervas e horta mandala - na Comunidade São José das Pedras. Participação de sete pessoas. - Oficina de brincadeira e desenhos em Angicos. 15 (quinze) crianças participaram da oficina. - 06/06 - Oficina de sabão caseiro no Moedor da Tia Zulene, na comunidade de Estiva. 13 (treze) pessoas participaram da atividade. - Em Tomaz Gonzaga, foi feita a restauração da quadra com tinta de terra. 10 (dez) crianças ajudaram a realizar o trabalho.

- 02/06 - Clube do Vídeo na comunidade de Poções. 13 (treze) pessoas da comunidade participaram da ação. - Roda de Viola na comunidade de Paiol de Baixo, com a participação de 32 (trinta e duas) pessoas. O encontro aconteceu no Bar da Cristina, um Ponto Luminoso da comunidade. - 04/06 - Oficina de sabão líquido na comunidade de Tomaz Gonzaga. Sete pessoas da comunidade participaram da ação.

- 07/06 - Roda de leitura com as crianças da comunidade de Tomaz Gonzaga. 12 (doze) crianças divertiram-se com a atividade. - 08/ 06 - Roda de leitura e jogos no Posto de Saúde da comunidade de Estiva. Oito pessoas participaram das atividades. - Oficina de carrinho de papelão e boneca de retalhos, realizada no Posto de Saúde da comunidade de Tomaz Gonzaga. 15 (quinze) crianças aprenderam a fazer os brinquedos e divertiram-se bastante.


- 09/06 - Roda de viola em Canabrava, com cerca de 260 (duzentos e sessenta) participantes.

Acontecerá - 16/06 - Cavalgada de cavalinho de pau na comunidade Estiva.

- Roda de viola em Poções. 19 (dezenove) participantes.

- Dia da Beleza na comunidade de Poções.

- 10/06 - Grande roda para utilização dos jogos. Participação de 22 (vinte e duas) pessoas da comunidade de Poções. - 11/06 - Encontro do Grupo de Estudos, realizado na comunidade de Tomaz Gonzaga. O grupo é formado por 11 (onze) crianças e dois adultos. - 12/06 - Reunião mensal da equipe do Projeto Ação, realizada no Telecentro Caminhos do Rosa, em Curvelo. 20 (vinte) participaram da atividade. - 13/06 - Roda de Leitura e Interpretação, no Gomes Futebol Clube, na comunidade de Córrego dos Gomes. - Passeio ecológico com as crianças de São José das Pedras. - 14/06 - Oficina de bonecas de palha, na casa de Diolinda, na comunidade de Canabrava. - Oficina de biscoito na casa da Mãe Cuidadora Maria Emília, na comunidade de Paiol de Baixo. Acontece - 15/06 - Coleta de sementes na comunidade Tomaz Gonzaga. - Oficina de Permacultura - canteiro buraco de fechadura e horta mandala - na casa de Vanessa, na comunidade Córrego dos Gomes. - Reunião de equipe do projeto Ação – Curvelo, realizada no Telecentro Caminhos do Rosa.

- 18/06 - Oficina de xarope natural na Farmácia Ação Saúde, de Córrego dos Gomes. - Oficina de sabão na casa de Laíde, na comunidade São José das Pedras. - 19/06 - Escalda-pés no Posto de Saúde na comunidade de Estiva. - Produção de mudas na comunidade de Tomaz Gonzaga. - 20/06 - Oficina de fatia caseira na casa de Maria Emília, na comunidade Paiol de Baixo. - Oficina de tinta de terra na escola da comunidade Meleiros. - 21/06 - Plantio de sementes com as crianças da comunidade de Angicos. - Levantamento das histórias das casas antigas de Tomaz Gonzaga. - Roda de leituras e jogos na escola de Poções. - 22/06 - Dia da Beleza na casa de Tereza, na comunidade Paiol de Baixo. - Coleta e preparação das palhas para oficina de vassouras, na comunidade de Meleiros. - 25/06 - Oficina de montagem de vassouras, na comunidade de Meleiros. - Oficina de remédios naturais na casa de Kátia Aline, em São José das Pedras. - 26/06 - Oficina de arranjos com plantas do cerrado, realizada na comunidade de Tomaz Gonzaga.

- Reunião com os Grupos de Produção em todas as comunidades.

- 27/06 - Oficina de remédios alternativos - pomada e xarope-, na casa de Íris, na comunidade de Paiol de Baixo.

- Oficina e atividades com as crianças.

- 28/06 - Piquenique com as crianças de São José das Pedras.

- Utilização dos Bornais de Livros e Algibeiras de Leituras.

- Ensaio da quadrilha do Projeto Ação, da comunidade Estiva.


EM FOCO Aconteceu - 22/05 - A Cooperativa Dedo de Gente e o Projeto Ser Criança receberam a visita de cinco integrantes da Vale, acompanhados por Tião Rocha. Na oportunidade, os visitantes conheceram as fabriquetas, a dinâmica do trabalho desenvolvido nos projetos e conversaram com os jovens aprendizes.

- Visita de um grupo de americanos acompanhados da equipe do Rotary, aos projetos do CPCD. O objetivo do grupo é conhecer um pouco mais sobre nossa cultura e os pontos turísticos da cidade. As crianças do Ser Criança e Sementinha receberam a equipe com grande euforia. - 05/06 - Neste mês, o Ser Criança foi palco da 3ª Roda Literária promovida pelo Banco do Livro, que homenageou o escritor curvelano Evandro Guimarães. Estiveram presentes cerca de 100 (cem) pessoas, entre elas membros da Academia Curvelana de Letras; o Secretário Municipal de Educação, o Sr. Geraldo Rodrigues Álvares, e esposa; professoras e alunas do Curso de Magistério da Escola Estadual Interventor Alcídes Lins; alunas dos cursos de Letras e Pedagogia da UNOPAR e as equipes do Banco do Livro, Telecentro e Ser Criança.

Após um almoço servido no Projeto Ser Criança, os visitantes receberam vários mimos das crianças. Além disso, foram presenteados com uma “locomotiva”, produzida pelos jovens da Fabriqueta Serralheria. A peça representa o Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, parceria entre a Vale e o CPCD. - O Projeto Cuidando do Futuro foi finalista da 4ª Edição do Prêmio ODM Brasil. No dia 30 de maio, Flávia Mota e Cristina Loyola estiveram em Brasilia na Solenidade de Premiação no Palácio do Planalto.

Parceiros:

Este informativo contou com a contribuição de Silmara Rodrigues, Cláudia Santos, Onésima Mourthé, Ednalda Aparecida, Vânia Coutinho, Flávia Mota, Dora, Diana Ribeiro e Simone Cecília.

Circulando Informação . Ano 5 . No. 107  

Informações quentinhas dos projetos desenvolvidos pelo CPCD em todo o Brasil. Informativo Circulando Informação . Ano 5 . nº 107

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you