Issuu on Google+

Ano 5 - nº 94 - Curvelo, 1º a 15 de abril de 2.011.

SER CRIANÇA / SEMENTINHA Aconteceu - 05/04 - O grupo Brincando Feliz confeccionou oito fantoches de copos de iogurte, sucata de lã, fitilho e revista. Os fantoches serão usados pelas crianças nas rodas de contação de histórias.

- 19/04 - Oficina de flores e “arquinhos” para cabelo, com a senhora Amélia. A oficina foi destinada a todas as crianças e educadores do projeto. O material para a oficina foi adquirido com os recursos arrecadados com a venda de geladinhos feita pelas crianças.

- 05/04 - A equipe de estagiárias da higiene bucal veio ao projeto para ensinar às crianças como escovar corretamente os dentes. Foram doadas escovas de dente aos integrantes do projeto. - 06/04 - Os grupos Pequenos Brilhantes e Brincando Feliz assistiram ao filme “Os Esquilos”, no Telecentro Caminhos do Rosa. O objetivo da atividade foi promover a recreação. Muita alegria e animação foram vivenciadas nesse momento. - 07/04 - O Ser Criança recebeu a visita de Leandro, integrante do projeto entre os anos de 92 e 95. Hoje, já adulto, ele é segurança em Contagem e veio fazer-nos uma visita para matar a saudade dos bons momentos vividos aqui.

Participaram da oficina 56 (cinquenta e seis) meninas dos projetos Ser Criança e Sementinha. Cada criança criou e confeccionou o seu arquinho.

- 11/04 - O Sr. Magela, pai de Wellington Alexandre Soares Vieira, do grupo Brincando Feliz, visita o grupo para trocar experiências e ensinar novos cuidados com a horta. - 12/04 - Confecção de 13 (treze) pomadas de “confrêi”. Esta pomada é cicatrizante e antinflamatória. O grupo da educadora Reginalda assumiu as atividades da farmacinha e tem abastecido esse espaço com diversos produtos e conhecimentos. - 14/04 - Oficina de bonecas de retalhos com as famílias. Essa oficina atenderá ao pedido das famílias, que durante a primeira reunião deste ano, manifestaram o desejo de retomar aos encontros. Participaram da oficina 11(onze) mães e produziram 15(quinze) bonecas. - 15/04 - Oficina de reprodução do brinquedo “giroflê” para as crianças levarem para casa e para colegas e vizinhos. Foram produzidos 17(dezessete) giroflês.

Acontece - As crianças divertem-se e enriquecem o aprendizado através dos jogos do bornal. Um exemplo disso é a Divirtoteca - espaço onde estão todos os jogos do bornal.


- Elaboração do Projeto “Sacolinhas Retornáveis”, para ser apresentado à ARPA - Associação Regional de Proteção Ambiental. O objetivo desse projeto é envolver e conscientizar as crianças e familiares sobre a importância da redução do uso de sacolas plásticas e o cuidado com o meio ambiente. As sacolas retornáveis serão confeccionadas pelas crianças do Ser Criança, contando com a ajuda de algumas mães. - Os grupos Pequenos Brilhantes e Sementinha estão empenhados em reconstruir o pomar do projeto. Semanalmente, eles plantam mudas de árvores frutíferas, e mantém o viveiro de mudas medicinais sempre atualizado. Acontecerá - 27/04 - O grupo Energia, crianças de 10 a 12 anos, já agendou um novo filme para assistirem - A educação da Pequena Árvore. É um filme que conta a história de um menino índio que depois de perder os pais vai morar com os avós e estes vão ensiná-lo tudo que sabem sobre natureza, ética, convivência entre índio e branco. É uma história muito bonita que possibilita discutir a cultura e educação das crianças.

BANCO DO LIVRO - CURVELO/MG Aconteceu - 05/04 - Realização do 3° encontro de "Chá com Romance" de 2011. As leitoras gostaram muito do encontro e realizaram suas costumeiras trocas de exemplares. Depois da troca, participaram de um lanche comunitário. Ao final, cada participante levou para a casa uma bonequinha de pano como lembrança. - 10/04 - O Banco do Livro recebeu a doação de 14 (quatorze) livros de romance da leitora Maria Augusta. - 18/04 - Dia Nacional do Livro Infantil. Para comemorar a data, realizamos uma roda de história na praça, em frente ao Banco do Livro. O encontro foi muito animado! Crianças do Projeto Sementinha participaram do evento.

AÇÃO CURVELO/MG Aconteceu - 05 a 08/04 - Oficina para formação de equipe no núcleo Canabrava. Participaram 9 (nove) pessoas, mães e adolescentes. A oficina teve como principal objetivo a valorização do sertanejo e apresentou um pouco da história da comunidade aos participantes. Ao final, oito pessoas foram selecionadas para se tornarem bolsistas do projeto. - 12 a 16/04 - Realização de oficinas com tinta de terra, na comunidade de São José das Pedras. A comunidade reuniu-se para pintar o ponto de ônibus de estudantes e as guaritas próximas à BR. Acontece - Discussão e elaboração de metas para o ano de 2011 com a equipe do Projeto AÇÃO. Acontecerá - 27 e 28/04 - Confecção de horta comunitária na comunidade Paiol de Baixo. Toda a equipe do núcleo Canabrava se reunirá para uma oficina de permacultura que acontecerá na barraquinha/sede da associação do Paiol de Baixo. A oficina será coordenada por Dirce, coordenadora do CPCD.

Acontece - Estamos em campanha para arrecadação de livros espíritas, para aumentar o nosso acervo. Em breve, informaremos os resultados alcançados. Acontecerá - 27/04 - Apresentação da história "Magarida Friorenta" às turmas das educadoras Joana e Marninês do Projeto Sementinha. A contação de histórias acontecerá na Praça Voluntários da Pátria e para incentivar o hábito da leitura será feito o reconto da história por eles e uma atividade de arte com a técnica de colagem. - 28/04 - Como a magia dos contos não tem idade para encantar, a história da "Margarida Friorenta" será apresentada também aos idosos do Asilo "Lar da Velhice Desamparada", levando alegria e divertimento a todos.


COOPERATIVA DEDO DE GENTE - FABRIQUETAS DE ARTESANATO - CURVELO/MG Aconteceu - 15/04 - O grupo do Bordado participou da oficina de criatividade, ministrada pelos profissionais da Criativina. O objetivo é desenvolver produtos para apresentar à Natura, empresa de cosméticos.

Acontecerá - 11 e 13/05 - A Dedo de Gente participará III Encontro Internacional de Comércio Justo e Solidário no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O foco do evento é gerar negócios por meio da aproximação dos compradores com o produtor.

TELECENTRO CAMINHOS DO ROSA Aconteceu - 08/04 - Os alunos da educadora Marinês, do Projeto Ser Criança, assistiram ao desenho animado “Tinker Bell” que conta a história de uma fadinha que desempenha uma atividade artesanal na floresta. O desenho transmite às crianças o respeito ao profissional de todas as áreas. - 13/04 - Os alunos da educadora Roseli assistem ao filme “Código de Conduta”. O objetivo é fazer uma reflexão sobre temas como vingança e violência.

- 15/04 - A Dedo de Gente aderiu ao trabalho da Vigilância Sanitária no combate à dengue. Por isso, criou e patrocinou um troféu para a gincana “CURVELO X DENGUE”, que acontecerá no Centro Cultural. - 18 e 19/04 - Oficina de Comercialização, ministrada por Daniele Apone e Carolina Rolim, da Giral, com discusão sobre estratégias de vendas, gerenciamento com as funções de planejar, organizar, controlar e comunicar os resultados. Acontece - 32 (trinta e dois) jovens que passaram pela capacitação de formação de time foram selecionados e estão estagiando nas diversas fabriquetas. "Escuto falar da Dedo de Gente desde que era mais novo e gosto do que ela faz. Ela dá aos jovens de Curvelo a oportunidade de vivenciar uma nova realidade. Vou aproveitar esta oportunidade que a vida me deu.” Rubens Damião dos Santos Filho, 16 anos

Patrocinadores:

- 14/04 - Reunião entre as professoras Genísia e Alba, da E. E. Ministro Adauto Lúcio Cardoso, e as educadoras do Telecentro, Míriam e Liosmire. Elas discutirão a retomada do Projeto da inclusão digital, destinado aos alunos que frequentam a escola em tempo integral. - 25/04 - Recebemos a visita da professora de informática, Cleone de Souza, da E. M. "Dr. Viriato Diniz Mascarenhas", e seus alunos, para conhecerem a estrutura e funcionamento do Telecentro. A professora utilizou o espaço para dar sua aula e mostrou aos alunos o uso correto dos computadores e a sua função social. Acontecerá - 27/04 - Os pacientes do CAPS participarão de uma atividade divertida e descontraída. Será realizada uma dinâmica em que os pacientes ouvirão uma história e juntos pesquisarão sobre o autor. Em seguida os pacientes irão sugerir histórias para serem pesquisadas na internet. Assim, a internet é vista como ferramenta de pesquisa e diversão em prol do desenvolvimento cultural e social de cada um. Este informativo contou com a contribuição de Silmara Rodrigues, Maria Dirce, Cláudia Santos, Onésima Mourthé, Liosmire Gomes, Dora, Diana Ribeiro e Simone Cecília.


Circulando Informação - Ano 5 - Nº 94