Issuu on Google+

Ano 4 - nº 110 - Curvelo, 1º a 30 de setembro de 2.012.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 03/09 - Representação teatral da música “Lavadeira”. As crianças vestiram-se como os personagens da música e, com muita criatividade e alegria, encantaram a todos na roda.

- 06/09 - Alunos e professores da Escola Estadual Leopoldo Pereira vieram conhecer o projeto e participaram da roda grande. Várias brincadeiras, cantoria e muita alegria animaram os presentes. Realizaremos na escola novas oficinas de música e percussão.

- 03/09 - Realização de rodas individuais, com a intenção de incentivar os participantes a reconhecerem a importância do respeito ao próximo. Na oportunidade, foram lidos textos reflexivos, poesias e várias músicas foram cantadas, alegrando o ambiente. A partir dessas rodas, as crianças participam melhor das atividades, tornando o cotidiano do projeto mais tranquilo e prazeroso.

- 10/09 - Avaliação sobre as atividades desenvolvidas na cozinha. Fizemos alguns combinados para melhorar, cada vez mais, a qualidade da nossa alimentação. A roda foi muito produtiva; todos deram sugestões importantes.

- 04/09 - Construção de MDI - Maneiras Diferentes e Inovadoras - para a roda grande, favorecendo uma maior interação entre os participantes.

- 10/09 - O grupo “Matematizando Ideias” participou da Cozinha Experimental e fez doce de mamão. Essa ação favorece a interação entre crianças e Educadores.

- 04/09 - Clube do Vídeo com a equipe do CPCD. O filme exibido, “Uma Chance para Viver”, mostra a luta de um professor universitário, que tenta achar a fórmula certa para atrair o carinho e a atenção de seus alunos. - 05/09 - Oficina sustentável reaproveitando os retalhos. Os grupos “Matematizando Ideias” e “Borboleta Pequenina” confeccionaram lindos palhacinhos de pano.

- 31/09 - Visita do grupo de alunos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Os jovens vieram conhecer o CPCD e fazer um trabalho de pesquisa sobre nossos projetos.


Acontece - 15/09 a 01/10 - Viagem do Coro Meninos de Araçuaí a Barbacena para ensaiar e provar o figurino do espetáculo. Depois de duas semanas de ensaio, os jovens irão a São Paulo para apresentarem-se juntamente com Milton Nascimento. - 17/09 - Oficina de percussão, com o Educador Yuri. Durante as oficinas, as crianças assistirão a vídeos-documentários sobre os instrumentos e o desenvolvimento de técnicas rítmicas. - Todos os dias, cada grupo é responsável por trazer, para a roda grande, algo que a deixe mais participativa e prazerosa. Assim, textos e histórias são contados. As músicas também alegram o momento.

SEMENTINHA - ARAÇUAÍ|MG Comunidade Engenheiro Schnoor Aconteceu - 03/09 - Passeio ao campo de futebol com as crianças para soltar pipas. Foram construídas 26 (vinte e seis) pipas. As crianças estavam animadas e transformaram o passeio em um momento mágico! - 05/09 - Dia de Jogos, com os jogos “Árvore da Sorte” e “Bom de Bola”. Participação de 16 (dezesseis) crianças. - 06/09 - Visita de Edton Alves ao projeto Sementinha, para realização de uma oficina de dobraduras com as crianças. Foram feitos sapinhos, cisnes, uma gravata e um diamante. - 10/09 - Contação de história, à noite, na casa de Felipe, com a participação de 24 (vinte e quatro) pessoas, entre adultos e crianças. Todos estavam muito animados!

- Amigo Carinhoso é mais uma atividade bem aceita entre as crianças. Todas elas sentem-se à vontade para escrever bilhetes carinhosos, frases, poesias, músicas, rimas, entre outras coisas. A intenção é despertar a afetividade entre as crianças. Acontecerá - Reunião de planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas - quinzenal e mensal. - 19/09 - Cortejo e apresentação dos bois Menino e Manhoso na Escola Estadual Manuel Fulgêncio. - 20/09 - Encontro de pais. Na oportunidade, trabalharemos o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

- 12/09 - Construção de uma casinha sustentável para as crianças com materiais reciclados. João, pai de Graziele, nos ajudou durante a realização da atividade. A casinha foi construída com madeira, garrafas PET e caixinhas de leite. Acontece - Roda de contação de história na comunidade. As algibeiras são expostas em pontos estratégicos ruas, praças, embaixo de árvores. Assim, as crianças podem conhecer os contos “A Bela Adormecida”, “Cinderela”, “João e Maria”, “Maria Bruxinha”, “João e o Pé de Feijão”, “Rapunzel”, “Cachinhos Dourados, entre outros. - 17/09 - Atividades com jogos do Bornal de Jogos Ambientais. Acontecerá - 28/09- Oficinas de brinquedo reciclado.


SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 03/09 - Conclusão do 2° tanque do Sítio, com a proposta de aumentar a criação de peixes.

- 03/09 e 10/09 - Entrega de 390 kg (trezentos e noventa quilogramas) de alimentos e 40 (quarenta) molhos de folhas, entre salsa, rúcula e cebolinha, ao Ser Criança e Ação Social. Dessa forma, contribuímos com uma alimentação saudável para as crianças dos dois projetos. - As Educadoras do CPCD de Araçuaí pintaram 30 (trinta) mandalas usando terra de tonalidades coloridas. Na oportunidade, o coelhário também foi pintado. Assim, o espaço fica mais bonito e atrativo para os visitantes.

- 04/09 - Cunicultura: criação de quatro coelhas e um coelho, com o objetivo de diversificar o plantel de pequenos animais.

- As Educadoras Regina Poluceno e Luciana Jardim realizaram a oficina de “filetagem” de peixe, juntamente com a equipe do Sítio. A experiência tem como objetivo aumentar a quantidade de carne branca para as nossas crianças, já que o peixe é um alimento rico em nutrientes. Ao todo, foram “filetados” 12 (doze) peixes da espécie tilápia. - 13/09 - Visita de Luciano e Thamires, da instituição “Homens da Terra”, ao Sítio Maravilha. Na oportunidade, eles realizaram um passeio em toda a propriedade e conheceram as novas tecnológicas implantadas. - 15/09 - Montagem das pilhas de composto feito com bagaço de cana e esterco de vaca. - Continuação da construção da pocilga Acontece - 17/09 - Podas nas plantas frutíferas e produção de 500 (quinhentas) mudas de figo. Acontecerá - 18, 25 e 27/09 - Transporte de bagaço de cana e esterco para o Sítio.

- Colheita de 12 kg (doze quilogramas) de figo para a Fabriqueta Dedo de Gente de Curvelo, para produção de doce em calda.

- 29/09 - Adaptação dos 6000 (seis mil) alevinos no berçário.


COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - Rodas frequentes para avaliação do trabalho, com desenvolvimento de MDI – Maneiras Diferentes e Inovadoras - para os planejamentos. Acontece - Experimentação de novos produtos com o grupo da tinta de terra. Acontecerá - Inauguração da Sala de Vídeo e Biblioteca, no Artesanato. - FABRIQUETA DE CULTURA CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ Aconteceu - 13º Festival de Curtas de Belo Horizonte - exibição de filmes da Mostra Infantil, Animação, Mostra Minas, com a participação de algumas escolas estaduais. Público de 304 (trezentas e quatro) pessoas.

- Sessão de Cinema com os alunos da Escola Estadual José Gonçalves. Assistimos ao filme “Os Pinguins do Papai”. Público de 131 (cento e trinta e uma) pessoas. - Cinema com os grupos de adolescentes e crianças do CREAS. Os visitantes conheceram o espaço do projeto, a história do cinema e assistiram aos filmes “A Rede Social” e “Os Pinguins do Papai”. Público de 65 (sessenta e cinco) pessoas. - Filmagem em São Paulo - os meninos do cinema fizeram a filmagem da oficina coordenada por Tião Rocha. Esta atividade faz parte do projeto CRIVO (Criança Violência Zero). - Clube do Vídeo com exibição do filme “Uma Chance para Viver”. Público de 15 (quinze) pessoas. Acontece - Produção de novos vídeos de tecnologias do Projeto Caminho das Águas. Acontecerá - 21/09 - No aniversário da cidade, o Cinema receberá a visita do diretor Cláudio Assis. Na oportunidade, exibiremos seu mais novo filme em 35mm - “A Febre do Rato”.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - Participação dos Jovens da Fabriqueta de Softwares em evento no Rio de Janeiro - Insert, evento de design, que visa estabelecer a relação entre a arte, tecnologia, moda e cinema. Acontece - Cadastro de novos produtos na Loja Virtual da Dedo de Gente. - Finalização do layout do site da Organização Rezende. - Finalização do livreto sobre o banheiro seco, para o Caminho das Águas. - Finalização do layout do site da Escola Família Agrícola - EFA. Acontecerá - Sessão fotográfica para a empresa Organização Rezende.


CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG Núcleo Cruzinhas Aconteceu - 03/09 - Plantio de mudas frutíferas e nativas, com a ajuda de 10 (dez) crianças, no quintal de Rosirene. Após o plantio, produzimos 100 (cem) mudas de graviola, acerola, café, entre outras. Juntos, avaliamos a importância do reflorestamento na comunidade. - 07/09 - Folia da Água na comunidade Cruzinhas. Saída da casa de Girlane, na comunidade Alferidor, em direção à Praça Central de Cruzinhas. Durante o cortejo, foram apresentadas peças teatrais que tratavam sobre os cuidados com o meio ambiente e árvores foram plantadas em locais estratégicos. Além disso, confeccionamos uma linda bandeira representando a água. 40 (quarenta) pessoas participaram do evento. Ao final, hasteamos a bandeira e servimos um delicioso lanche. - 10/09 - Oficina comunitária com as crianças, na casa de Socorro, com a produção de bolinhos feitos com as folhas da taioba. 15 (quinze) crianças participaram da atividade. Depois de prontos, os bolinhos foram servidos com suco de couve. De uma forma alegra e descontraída, mostramos aos envolvidos a importância de uma alimentação saudável.

Comunidade Alfredo Graça Aconteceu - 03/09 - Reunião na comunidade de Alfredo Graça com as 14 (quatorze) famílias que serão beneficiadas com as caixas de captação de água da chuva. Na oportunidade, conversamos sobre a troca da moeda ambiental. - 04/09 - Gincana Ecológica, com a participação de 30 (trinta) pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Foi emocionante ver as crianças recolhendo saquinhos de leite e garrafas PET pelas ruas da comunidade. “A prova para recolhermos os saquinhos de leite foi uma ótima ideia! Além de reciclar, estamos protegendo e cuidando do lugar onde vivemos. Aqui é nosso futuro; nosso lar verdadeiro.” Ketany - 11 anos Comunidade Alfredo Graça

- 06/09 - Oficina para construção de filtro de purificação, realizada na casa de Alisson Marcos. A tecnologia será replicada em 105 (cento e cinco) casas.

Acontece - 17/09 - Cercamento da nascente da casa de Zene. O objetivo é proteger a área do pisoteio de cavalos e pequenos animais. - Montagem da pilha de composto usando insumos humanos, na casa de Maria Aparecida, Laura e Sônia, todas da comunidade Mucambo. Aproximadamente, 50 (cinquenta) quilos de dejetos são usados para a compostagem. Acontecerá - 18/09 - Construção do fogão solar na casa de Eudes. A experiência está em fase de teste. - 20/09 - Análise das cisternas de placa deixadas nas comunidades Pequi, Taioba e Maranhão. Desejamos avaliar se as famílias estão cuidando corretamente dos seus reservatórios. - 28/09 - Montagem do filtro na casa de Zene, para filtrar a água da pia e a água barrenta do tanque.

- 06/09 - Doação de 120 (cento e vinte) mudas ao Programa “Uma Criança; Uma Vida!”. Foram doadas mudas de goiaba, caju, acerola, graviola, jaca, laranja e limão. - 10/09 - Cozinha Experimental, na Escola Brincando e Aprendendo, com a receita de brigadeiro de mandioca. Participação de 20 (vinte) crianças.


- 11/09 - Oficina comunitária, em parceria com o programa Pro Jovem, com a participação de 30 (trinta) pessoas. Na oportunidade, experimentamos a receita de tapioca doce e salgada.

“É a primeira vez que ganho um bolo de aniversário. Estou muito feliz! Agradeço ao projeto e ao grupo de Mães Cuidadoras pela oportunidade” Armelina Campos - 50 anos Mãe Cuidadora - Núcleo Olinto Ramalho

- 14/09 - Folia da Água, com a participação de 110 (cento e dez) pessoas. Durante a Folia, as crianças apresentaram a peça teatral “Ensinando a Reciclar.” Acontece - Construção de 14 (quatorze) caixas de captação de água da chuva.

- 06/09 - Pintura com tinta de terra nas cisternas de placa de Maria de Lourdes e Ilda, da comunidade São João do Setúbal. Desenhamos o “pezinho”, símbolo do Projeto Caminho das Águas. As cisternas ficaram lindas!

Acontecerá - 18/09 - Oficina comunitária na casa da Mãe Cuidadora Marilda, com a receita de doce de leite cortado. - 24/09 - Oficina de filtro de purificação de água, na casa de Cleusa e Geise. Núcleo Olinto Ramalho Aconteceu - 04/09 - Festa simbólica na casa da aniversariante Antônia, com bolo, torta de verduras, cartinhas do Anjo e escalda-pé. Dessa forma, homenageamos as Mães Cuidadoras que fizeram aniversário nos meses de julho e agosto. Essa é mais uma tecnologia que aumenta a autoestima do grupo, oferecendo às Mães um momento único de comemoração.

- 11/09 - Entrega de 60 (sessenta) mudas frutíferas e nativas ao Projeto PAIS, nas comunidades Vargem João Alves e São João do Setúbal. - Entrega de 17 (dezessete) porcos às famílias beneficiadas com o PAIS. O objetivo é aumentar a geração de renda das famílias. - 12/09 - Visita de Luciano e Thamires, representantes da instituição “Terra dos Homens”, à comunidade São João do Setúbal. Na casa de D. Lia, os visitantes participaram, no período matutino, da Pedagogia do Biscoito e construção de mandalas usando garrafas PET. À tarde, eles visitaram o viveiro de mudas e o Projeto PAIS, na comunidade Vargem João Alves. Em seguida, participaram de uma oficina comunitária com mais 17 (dezessete) pessoas. Na oficina, houve a produção de bolo de cenoura, suco de couve e “pomada milagrosa”.


- Dia a dia, os moradores do Núcleo Olinto Ramalho apropriam-se das tecnologias e utilizam o composto de dejetos. Na casa de D. Lina, na comunidade Vargem João Alves, já foram usados 30 Kg (trinta quilogramas) de adubo - feito com insumo humano - em 15 (quinze) mudas frutíferas. A família notou que as plantas melhoraram com o novo adubo. Acontece - Montagem das pilhas de composto usando insumo humano, nas casas de Tereza Barbosa e Ana, na comunidade Banco do Setúbal. Posteriormente, o adubo será usado em áreas degradadas.

Chapada do Lagoão Aconteceu - 04/09 - Visita em uma área de APP no Lagoão, juntamente com a Polícia Ambiental e alguns representantes do Grupo Gestor da APA. O objetivo da visita foi avaliar a área de 6 hectares, onde foi ateado fogo ilegalmente. - 06/09 - Reunião nas Tesouras de Cima com as famílias, para planejamento das ações conjuntas que irão acontecer na Casa de Sementes. 17 (dezessete) pessoas, entre agricultores e agricultoras locais participaram do evento. Neste dia, escolhemos os responsáveis pela coordenação da casa. Salete, Edy Carlos e Vanderley foram os agricultores escolhidos. - 07/09 - Visita às famílias para entrega de material para cercamento das nascentes. É grande o número de agricultores que nos procuram com o interesse de cercar suas nascentes. Dessa vez, mais de 15 (quinze) bolas de arame foram entregues aos interessados. - 08 a 12/09 - Construção da barragem na comunidade Tesouras de Cima, usando trator de esteira para fazer a escavação. Sr. Zezé ajuda-nos muito no acompanhamento da atividade. As famílias estão eufóricas e acreditam que logo terão água em maior quantidade.

- Pintura com tinta de terra nos banheiros secos de Maria Vanda, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, e de Iralice Guedes, na comunidade Banco do Setúbal. Acontecerá - 21/09 - Gincana Ambiental com as crianças. A gincana será realizada no campo de futebol da casa de Lina. - 24/09 - Cinema Itinerante na Igreja da comunidade São João do Setúbal. O filme exibido será “Tapete Vermelho”. - 30/09 - Folia da Água, no Banco do Setúbal, com a participação de Josino. Na oportunidade, as crianças apresentarão peças de teatro, poemas serão declamados e 30 (trinta) mudas de nim indiano serão distribuídas à comunidade.

- 10/09 - Construção de adobes nas casas de Edy Carlos e André, na comunidade Tesouras de Cima. Esses adobes serão usados para construir os banheiros secos - tecnologia que, aos poucos, é implantada no Lagoão, melhorando a qualidade de vida das pessoas.


- 13/09 - Reunião com a coordenação da Casa de Sementes para organizar a forma de funcionamento do local. O encontro aconteceu na casa de Salete, na comunidade Tesouras de Cima. - 14/09 - Reunião da APA com representantes do Grupo Gestor e entidades locais, para a construção do Plano de Manejo da APA. Dentro das ações a serem feitas, realizaremos, com as famílias, reuniões e oficinas para ensinar a forma certa de coletar o pequi na época de sua produção.

CAMINHO DAS ÁGUA - em foco - Término da pintura com tinta de terra na Casa de Sementes, na comunidade Tesouras de Cima. 16 (dezesseis) pessoas participaram da atividade. As pinturas com a terra deixam os espaços mais harmônicos. Até a Casa de Sementes de Sr. Valteir, no município de Itinga, já foi pintada. O espaço foi todo decorado com as cores naturais da terra.

Acontece - Visita às famílias da comunidade Taioba para realização dos cadastros Arassussa e roda de conversa sobre a possibilidade da construção dos banheiros secos na comunidade. Acontecerá - 19/09 - Visita às nascentes na propriedade de Evandro Guedes, na comunidade Calhauzinho das Neves. - 26/09 - Cinema Itinerante na comunidade Santa Luzia do Tombo. O filme exibido será o “Auto da Compadecida”.

Este informativo contou com a contribuição de Hélia Viviane, Luciana Jardim, Regina Poluceno, Advete Rodrigues, Ana Paula, Ana Paula Araújo, Ana Paula Silva, Dora e Simone Cecília.


Coordenação:

Parceiros:

Patrocínio:


Informativo Circulando Arassussa - Ano 4 - no. 110