Ano 4 - nº 105 - Curvelo, 1º a 30 de abril de 2.012.
CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG Núcleo Olinto Ramalho Aconteceu - 01/04 - Cinema itinerante na Creche da Comunidade Banco do Setúbal, com a exibição do filme “Rio”. 60 (sessenta) pessoas participaram da atividade. Na oportunidade, cerca de 70 (setenta) mudas de nim indiano e pinhão manso foram doadas aos participantes da atividade. - Construção de dois banheiros secos na casa de Adaltiva e Sebastião Barreto, na comunidade Vargem João Alves. - 02/04 - Oficina comunitária na casa de Rosa, com a produção de sabão caseiro. Assim, reaproveitamos as sobras de óleo de cozinha usadas pelas famílias. 20 (vinte) pessoas da comunidade participaram da oficina e toda a produção foi dividida entre elas.
Acontece - 16/04 - Construção do banheiro seco na casa de Maria Minervina, na comunidade São João do Setúbal. - Produção de vermífugo e ervas medicinais, na casa de Antônia, na comunidade Cemitério de Adão. Acontecerá - 18/04 - Produção de geleia de mocotó, na casa da Dona Rosa, com a participação de integrantes da comunidade do Banco do Setúbal. Chapada do Lagoão Aconteceu: - 02 a 04/04 - Início dos experimentos de agrofloresta, no quintal de Lucas e Sidinália. Dez mudas nativas e frutíferas foram doadas às famílias da comunidade. - 05/04 - Entrega de material a cinco famílias da comunidade Girau. Arames e grampos foram entregues para o cercamento das nascentes e olhos d’água. - 11/04 - Assembleia geral com o grupo gestor da APA e entidades e órgãos públicos, para planejamento de uma caminhada em defesa do Meio Ambiente, que será realizada em Araçuaí. 40 (quarenta) pessoas estiveram presentes.
- 10/04 - Piquenique no rio Setúbal, realizado com o time de campo. - Doação de 42 (quarenta e duas) mudas de goiaba, jambo, jaca, laranja, acerola e pinha ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”.
Acontece: - 16/04 - Implantação da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável - PAIS -, na Escola Família Agroecológica de Araçuaí - EFA-, com a participação de 20 (vinte) alunos. - Cercamento da nascente que fica na casa de Dona Fatinha e Sr. Ildelbrano, na comunidade Girau.