Page 1

Ano 4 - nº 104 - Curvelo,1º a 31 de março de 2.012.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG Aconteceu - 02/03 - Compra de 3.000 (três mil) alevinos Tilápia. Os peixes foram colocados no lago, aumentando a oferta de carne para o Projeto Ser Criança. - 05/03 - 936 (novecentos e trinta e seis) quilogramas de alimentos, entre frutas e legumes, e 43 (quarenta e três) quilogramas de frango foram entregues à Ação Social e ao Ser Criança. Dessa forma, a alimentação das crianças e idosos torna-se mais saudável. - 06/03 - Pintura com tinta de terra na Casa de Sementes, preservando a construção feita com adobe e deixando-a decorada e atrativa para receber os visitantes.

Acontece - 15/03 - Doação de 95 (noventa e cinco) mudas de neem ao Projeto Caminho das Águas. - Doação de 92 (noventa e duas) mudas de figo e caju ao Programa “Uma Criança, Uma Vida.” Acontecerá - 17/03 - Irrigação com “mini aspersão”, realizada na floresta de alimentos, com o objetivo de aproveitar a gravidade da água. - Colheita das folhas de neem indiano para produção de repelente.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG Aconteceu - 06 a 08/02 - Este ano a ornamentação do Projeto Ser Criança ficou ainda mais criativa. Várias ideias foram surgindo e o resultado foi um ambiente agradável e muito bonito. - 09 e 10/02 - Oficina de jogos com os Educadores. 20 (vinte) jogos de afetividade e aprendizagem foram reproduzidos. - 13 a 17/02 - Oficina de brincadeiras, contação de histórias e troca de Algibeiras na comunidade.

- Casa de sementes -

- 07/03 - Produção de 240 (duzentos e quarenta) mudas de pinha, 80 (oitenta) mudas de graviola e 36 (trinta e seis) mudas de maracujá. - 09/03 - Plantio em 44 (quarenta e quatro) mandalas - beterraba, cenoura, agrião, mostarda e cebolinha.

- 05/03 - Roda de conversa com representantes da Escola Estadual Leopoldo Pereira. Pais e Educadores do Ser Criança estiveram presentes, acertando os detalhes das viagens que serão realizadas pelo Coro Meninos Araçuaí. - 05 a 08/03 - O grupo Ponto de Partida esteve em Araçuaí realizando pesquisa nas comunidades. As músicas e histórias pesquisadas farão parte do novo CD do Coro Meninos de Araçuaí e Ponto de Partida.


- 12 a 21/03 - Viagem do Coro Meninos de Araçuaí a Barbacena e Belo Horizonte. Acontece - Grande procura por vagas no Projeto Ser Criança. Acontecerá - 22/03 - Encontro de pais, com oficinas e cantoria. - 21/03 - Oficina Musical com Josino Medina e os educadores. - 23/03 - Avaliação e planejamento das atividades do Ser Criança.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG Núcleo Cruzinhas Aconteceu - 14/02 - Oficina de compostagem na comunidade do Palmital, com a participação de 23 (vinte e três) pessoas da comunidade. - 01/03 - Plantio de 580 (quinhentas e oitenta) mudas de abacaxi no quintal de Socorro, na comunidade Mucambo. O objetivo da atividade é incentivar a produção de alimentos, garantindo uma alimentação saudável e gerando renda para as famílias. - 05/03 - Oficina com a equipe de campo para confecção de bolsas de retalho. Foram confeccionadas 12 (doze) bolsas. A ideia é reaproveitar a sobra de material e evitar o uso de sacolas plásticas. - 09/03 - Coleta de sementes de pequi para produção de mudas. A atividade será acompanhada por Maria, da comunidade Varginha. Ela possui grande experiência na plantação de mudas dessa fruta. Acontece - 15/03 - Encontro do Sr. Emanuel, antigo morador da região, com as crianças da comunidade Gangorrinha e Palmital para contação de histórias.

Acontecerá - 16/03 - Oficina de brinquedos com as crianças da comunidade Mucambo. No encontro, criaremos carrinhos utilizando as tampinhas de garrafa pet. - 22/03 - Oficina comunitária na casa de Maria José. Na oportunidade, os participantes aprenderão a famosa receita de mingau de abóbora. - 26/03 - Oficina com a equipe de campo para reprodução dos jogos ambientais. Esses jogos incentivam o cuidado com o meio ambiente. - 28 e 29/03 - Oficina de agrofloresta, na comunidade Cruzinhas. A oficina será ministrada pelo técnico agrícola, Raniere Santana. O objetivo é incentivar os agricultores a produzir culturas consorciadas à mata nativa da região. Núcleo Chapada do Lagoão Aconteceu - 06/03 - Entrega de 26 (vinte e seis) bolas de arame e 26 kg (vinte e seis quilogramas) de grampos, para “cercamento” de nascentes em torno da APA. Ao todo, dez proprietários receberam o material. - 09/03 - Reunião da APA, com a participação de agricultores e representantes das entidades locais. O objetivo da reunião é fortalecer o trabalho em torno da Chapada. - 13 a 14/03 - Visita às comunidades para nova seleção de famílias que irão receber o Kit Casa Maravilha, Banheiro Seco e Caixa de Captação de Água da Chuva. Acontece - 15/03 - Cercamento da nascente na propriedade de Sr. Martin, com a participação de oito famílias da região. Acontecerá - 22 e 23/03 - Oficina de Agrofloresta, na comunidade Tesouras de Cima. Na oportunidade, serão plantadas mudas de pequi, araticum, entre outras.


Núcleo Alfredo Graça Aconteceu - 07 e 08/03 - Formação na comunidade de Alfredo Graça, para seleção da equipe de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas. Durante o encontro, foram realizadas dinâmicas, brincadeiras e apresentação de slides. O jogo “Carta da Terra” também foi utilizado, incentivando novas ações para o ano de 2012. 26 (vinte e seis) pessoas participaram da atividade. - 08/03 - Visita da comunidade às valas de infiltração do morro do Para Terra. Dessa forma, divulgamos o trabalho de recuperação e reflorestamento já realizado, ressaltando a importância da preservação das matas. 25 (vinte e cinco) pessoas participaram da visita.

- 01/03 - 26 (vinte e seis) alunos da Escola Municipal São Roque produziram 60 (sessenta) mudas de laranja, acerola e pinha. A atividade aconteceu no pomar da casa de Dona Beta, em São João do Setúbal. Todas as mudas serão doadas ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”. - 02/03 - Construção de quatro mandalas, na casa de Fatinha. Durante a atividade, foram usadas 600 (seiscentas) garrafas pet, doadas pela comunidade. - 06/03 - Construção de composto usando insumos humanos, na casa de Maria Vieira, no Banco do Setúbal. O composto será usado na recuperação de áreas degradas. Acontece - 15/03 - Construção de banheiros secos na casa de Sebastião Barreto e Valdirene Barbosa, no Banco do Setúbal.

- 09/03 - A comunidade de Alfredo Graça doou 56 (cinquenta e seis) mudas frutíferas ao Programa “Uma Criança, Uma Vida.” Foram doadas mudas de cajú, pinha e tamarindo. Acontece - 15/03 - Cinema itinerante na comunidade de Alfredo Graça, com exibição do filme “O Palhaço”. 95 (noventa e cinco) pessoas participaram da atividade. Acontecerá - 20/03 - Mutirão de Limpeza no Rio Gravatá, com o grupo de Mães Cuidadoras, Guardiões das Águas e integrantes da comunidade. Os alunos da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim e alguns agricultores da região também participarão da atividade. Núcleo Olinto Ramalho Aconteceu - 16/02 - Nascimento de Maria, filha da secretária Vascilene Gama, Araçuaí. Ao sair da maternidade, Maria foi presenteada com uma muda de figo, ação desenvolvida pela equipe do Programa “Uma Criança, Uma Vida.

Acontecerá - 17/03 - Produção de adobes na casa de Adaltiva, em Vargem João Alves, para construção de banheiro seco. Em Foco - A criação de pequenos animais começa a dar bons resultados. Com a criação de codornas, por exemplo, as famílias podem vender os ovos e aumentar a renda. - 15 a 17/ 02 - Formação para a seleção do novo grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas, nas comunidades Cruzinhas e Olinto Ramalho. Na oportunidade, trabalhamos com o jogo “Carta da Terra” e destacamos os cuidados que devemos ter com nosso planeta.


COOPERATIVA DEDO DE GENTE - FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ/MG Aconteceu - 07 e 08/03 - Pesquisa para criação de novos produtos com tinta de terra. Acontece - Roda de conversa e avaliação do trabalho desenvolvido por cada fabriqueta. - Criação e produção de peças sob encomenda.

- Sessão de Cinema realizada com o Projeto Ser Criança. Os filmes exibidos foram “Voando em Busca de Aventuras” e “Zé Colméia”. 101 (cento e uma) crianças estiveram presentes. - Produção de vídeo “Guardiões do Boi Menino e Boi Manhoso”, com Josino Medina. Acontece - Oficina de aperfeiçoamento técnico de câmera, coordenado por Joabe Dourado, um jovem cooperado.

Acontecerá - 21/03 - Roda de Avaliação do trabalho com os jovens. Na oportunidade, corrigiremos as falhas e planejaremos os novos rumos a serem seguidos.

- Pesquisa para produção de novos vídeos realizada pelos jovens aprendizes.

- 26 a 30/03 - Capacitação técnica com os novos jovens das Fabriquetas de Marcenaria e Serralheria

Acontecerá - Elaboração de roteiro e pré-produção de vídeo propaganda do Projeto Caminho das Águas.

- 31/03 - Planejamento de rodas com dinâmicas e textos para discussões nos grupos. - FABRIQUETA DE CULTURA CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu - Cine Pipoca, com exibição do filme “Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I e Parte II”. Público de 51 (cinquenta e uma) pessoas. - Filmagem e registro da pesquisa feita com os Mestres de Araçuaí, desenvolvida pelo Grupo Ponto de Partida e pelo músico e produtor Rodolfo Stroeter.

- Filmagem da peça teatral “TERRA - A história de João Boa Morte”.


- FABRIQUETA DE SOFTWARES ARAÇUAÍ/MG -

DEDO DE GENTE - em foco

Aconteceu - 01 a 20/02 - Visita de alguns clientes - Rádio Vale FM, Azul Martins e Laboratório Santa Clara. O grupo da Fabriqueta apresentou aos clientes os orçamentos e a proposta de layouts para criação de sites.

Aconteceu - 06/03 - Processo de seleção dos 101 (cento e um) jovens inscritos para a formação da Cooperativa Dedo de Gente.

- 10/02 - Desenvolvimento e entrega do site da Clínica Lummus, de Belo Horizonte. Esse trabalho foi mais demorado, já que o site passou por várias alterações em seu conteúdo. O resultado ficou ótimo! HTTP://www.clinicalummus.com.br - 01/03 - Entrega do CD do Diário do Abraço. Esse CD transforma em uma revista digital as melhores histórias escritas durante o Projeto Pedagogia do Abraço. - 02/03 - Criação de adesivos para carros - Projeto Arassussa. - 06 a 08/03 - Cadastro de produtos na Loja Virtual da Dedo de Gente. - 08/03 - Roda de planejamento para divisão de pesquisas do Portal Araçuaí Sustentável. - 09/03 - Criação do banner animado e mala direta para a loja virtual da Dedo de Gente.

Acontece - 12 a 23/03 - Formação Metodológica com os 60 (sessenta) jovens selecionados para participarem da Dedo de Gente.

EM FOCO - 28/02 - Recebemos a visita da equipe da Vale e de Cristina Loyola - Secretária-Adjunta de Atenção Primária em Saúde do Estado do Maranhão. Eles conheceram o trabalho desenvolvido pela equipe do CPCD. Durante a visita às fabriquetas, ouviram as experiências de transformações relatadas pelos jovens. Visitaram o Quintal Maravilha de Maria de Fátima e Anelisio, na comunidade São João do Setúbal. Os visitantes presenciaram a construção da pilha de composto e participaram de uma oficina comunitária de sabão. Cinco pessoas da comunidade participaram da atividade.

Acontece - Pesquisas e entrevistas sobre a cultura da cidade, para desenvolvimento do Portal Araçuaí Sustentável. Acontecerá - Desenvolvimento do Portal Araçuaí Sustentável.

Patrocinadores:

Este informativo contou com a contribuição de Hélia Viviane, Luciana Jardim, Regina Poluceno, Edilúcia Luiz, Advete Rodrigues, Ana Paula, Diana Ribeiro, Dora e Simone Cecília.

Circulando Arassussa - Ano 4, no. 104  

Informativo Circulando Arassussa - Ano 4, no. 104, com informações atualizadas do Projeto Araçuaí Sustentável, realizado no Vale do Jequitin...