A educação dos jovens gregos

Page 1

Trabalho Realizado por: Laura Neves Rosa nº13 7ºC Loes Kranenbrug nº14 7ºC Maria Carolina Fernandes nº16 7ºC 1


Introdução ........................................................................ 3 Informação ............................................................ 4, 5 e 6 Conclusão .................................................................... 7 Webgrafia ......................................................................... 8

2


Na disciplina de História foi nos solicitado para fazer um trabalho de grupo. Desta forma escolhemos o tema “A educação dos jovens gregos”. Nos abordamos este tema com interesse e curiosidade e assim vamos falar sobre a educação dos jovens gregos e nas diferenças da educação das raparigas e dos rapazes.

3


Até aos 7 anos tinham escolas simples e alguma educação da parte da família. Os jovens gregos tinham 3 fases diferentes na sua educação a educação elementar, secundaria e superior. Dos 7 aos 13 anos tinham uma educação elementar com música, educação física e alfabetização. Até aos 16 tinham uma educação secundaria e aprendiam astronomia, matemática, geometria e faziam-se discussões literárias. Dos 16 aos 18 (educação superior) vão para o ginásio para o aperfeiçoamento do físico por fim dos 18 aos 20 vão para o serviço militar para obter o estatuto de cidadão. Os jovens tinham 3 mestres, um para educação física, outro para música e por fim um para a religião. Os mestres que ensinavam música chamavam-se citarista, o de educação física era o pedótriba já o de leitura era o didáscalo. Os poetas tinham um lugar muito importante na formação intelectual, tanto mais que a religião não concorria com elementos éticos para a constituição da personalidade. Homero e Hesíodo ocupavam o primeiro lugar, mas os poetas líricos não eram postos de lado.

4


A música tinha um grande impacto na educação ateniense. Na música ensinavam-se o canto e execução musical. O ensino da música não se destinava de uma forma virtuosa na execução ou no canto, mas para criar um espírito de harmonia das faculdades e a capacidade do sentir e do pensar. A educação física também tinha um grande impacto na educação porque assim os adolescentes criavam uma boa resistência física e mais força podendo defender os seus territórios. O objetivo da educação física era dar uma boa formação completa de indivíduos ou seja bom preparo físico, psicológico e cultural. A educação das raparigas era completamente diferente da dos rapazes, as raparigas ficam em casa (gineceu) a aprender os ofícios domésticos e os trabalhos manuais aos cuidados da mãe até ao casamento. O marido era escolhido pelo pai da jovem. Os meninos espartanos viviam em casernas dos 7 anos 30 anos. Os espartanos alcançavam a maturidade em ótimas condições físicas mas em geral eram ignorantes; só alguns sabiam ler e escrever. Na educação Física treinava-se o salto, a corrida, a natação, o lançamento do disco e o dardo. Noa treinos da batalha ensinavam o combate corporal e as táticas defensivas e ofensivas. Eles acreditavam que sua cidade-estado tornar-se-ia a mais forte se cada menino desenvolvesse as suas capacidades físicas.

5


Os jovens espartanos estudavam aritmética, literatura, música escrita e educação física; além disso decoravam muitos poemas e aprendia a tomar parte nos cortejos públicos e religiosos. Os meninos tinham feriados apenas nos dias de festas religiosas. O governo recrutava para treinamento militar durante 24 meses (2 anos), todos os jovens quando atingiam a idade de 18 anos. A educação em esparta era muito parecida com a educação ateniense. As meninas espartanas nos treinos de batalha dedicavamse ao arco e flecha.

6


Neste trabalho nós concluímos que a educação dos jovens gregos era muito diferente da dos jovens espartanos e as raparigas também. As raparigas gregas não faziam quase nada já as raparigas espartanos faziam alguma coisa.

7


 http://historia10.wordpress.com/2008/11/01/aeducacao-ateniense/  http://www.joaquimdecarvalho.org/artigos/artigo/1 73-III.-A-educacao-em-Atenas#sthash.EFtSHCBZ.dpuf  http://www.suapesquisa.com/historia/atenas/educa cao_atenas.htm

8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.