Caderno Noivas

Page 1

PARAÍBA | 18 DE MAIO DE 2016


02|CORREIO DA PARAÍBA|ESPECIAL NOIVAS

O vestido perfeito É

certo que toda noiva quer o melhor vestido para usar no grande dia do casamento. Por isso, muitas acabam demorando até se decidir. Para achar o ideal pode ser preciso muita procura e o conhecimento sobre os diferentes tipos de vestidos e de corpo. Como as opções são variadas, vale reservar tempo para procurar entre diferentes modelos e encontrar o que proporciona a melhor silhueta. Muitas noivas já têm um monte de ideias e acabam descobrindo que ficam muito mais bonitas em um vestido completamente diferente. Por isso, uma dose de autoconhecimento também é importante para, no dia “C”, estarem se sentindo bonitas e confiantes. EVASE

Desce justo até o quadril, onde se abre numa saia em formato “A”. Combina com praticamente todos os decotes e pode se adaptar aos diferentes tipos de corpos. Noivas mais cheinhas podem escolher um evasê sem muitos detalhes, alongando e afinando a silhueta. E as magrinhas podem optar por detalhes horizontais. As mais altas podem utilizar adereços para parecerem um pouco mais baixas. Além disso, é uma boa opção para quem tem quadris largos. Pode ser usado em todo tipo de casamento.

IMPÉRIO

Se ajusta aos seios e, a partir daí, é mais largo até os pés, proporcionando conforto. Se ajusta bem a praticamente todo tipo de corpo e é bastante utilizado por noivas baixas ou grávidas, pois dá a sensação de alongar a silhueta devido à cintura alta marcada. É bom para casar na praia ou no campo, ao ar livre.

SEREIA

EXPEDIENTE

REDAÇÃO E EDIÇÃO MARIANNA VIEIRA DIAGRAMAÇÃO JOÃO DAMASCENO FINALIZAÇÃO MANOEL PIRES E ROGÉRIO GOMES FOTOGRAFIA DE CAPA GIL MONTEIRO NOIVA REBECA FERNANDES LEAL NÓBREGA VESTIDO RENATA DIAS BELEZA TICIANA SOARES BUQUÊ FLÁVIA VIDAL LOCAÇÃO CAMPINA GRANDE - PB

PRINCESA

Opção de quem busca um estilo elegante e atemporal. Possui corpete moldado ao corpo e saia volumosa. Funciona bem para a noite e deixa a noiva bastante em evidência. No entanto, o volume da saia pode dar a impressão de menos altura. Por outro lado, aceita praticamente qualquer tipo de corpete e decote, podendo ser a opção certa para quem tem seios grandes. Aplicações de renda o tornam menos formal.

RETO

Marca o corpo discretamente e possui saia sem volume. Ele favorece a silhueta da noiva ao deixála mais alongada. Esse tipo de vestido é apropriado para todo tipo de casamento e tornou-se o queridinho das noivas com mais idade.

Foros: Divulgação

Apresenta silhueta elegante, é ideal para as magrinhas, pois marca a cintura e o quadril e é ajustado ao corpo até os joelhos. Pode não favorecer mulheres mais baixas, pois tende a fazer com que as pernas da noiva pareçam menores. É ideal para festas à noite. Para suavizar, tecidos fluidos podem dar um visual menos formal ao vestido.

MULLET

Curto na frente, longo atrás. Descontraído e charmoso. Quem escolhe o mullet deve dar atenção especial às pernas e ao sapato, pois estarão em evidência. Vale para quem quer dançar muito. Como é ousado, pode não ser muito apropriado para eventos formais.


Fotos: Divulgação

CORREIO DA PARAÍBA |ESPECIAL NOIVAS|03

As cores das Rose Quartz e Serenity Blue – um rosa bebê e um azul celeste – foram eleitas pela Pantone como “cores do ano” e servem de referência para o mundo da moda, decoração, design, beleza, consumo e comportamento. Elas sugerem paz e tranquilidade e acabam influenciando em diversos aspectos. O renomado florista paraibano André Luiz, comentou sobre as apostas da Pantone para 2016: “são tons frios, bonitos, mas não tão pedidos. É normal que toda pessoa tenha uma cor de preferência, então fica

flores

sob o critério da noiva a escolha para o buquê e a decoração do casamento, independente tendência para o ano”. André Luiz, que é mestre na decoração e já assinou cenários belíssimos de casamentos no Estado, complementa, dizendo que há a possibilidade de fazer a decoração da cerimônia e da recepção com tons diferentes. “Hoje em dia, existe a possibilidade de trabalharmos a igreja tradicionalmente branca e a recepção monocromática ou com várias cores, combinando com o buquê da noiva, ou não necessariamente”, finalizou.


04| CORREIO DA PARAÍBA |ESPECIAL NOIVAS

ela e para ele

Encontrar o sapato de casamento pode ser um pouco difícil – o que não deixa de ser uma tarefa prazerosa. Isso porque é preciso encontrar um par que não machuque,afinal, serão horas de uso - em pé, caminhando e dançando. O ideal é procurar um par que combine com o próprio estilo, que complemente o visual de forma elegante,combinando, sobretudo, com o vestido. As noivas devem utilizar um tipo de calçado que já estejam acostumadas no dia a dia - o casamento não é a data ideal para aprender a andar de salto, se for o caso de optar por um, caso contrário, vale um sapato baixo. Existem sapatilhas e sandálias rasteiras lindas que podem ser usadas por noivas. Também é possível escolher um sapato simples e customizar. Noivas acostumadas a usar sapatos de salto alto não encontrarão dificuldade em achar calçados que sirvam bem para o dia do evento. Tanto as sandálias quanto os sapatos fechados garantem elegância. O importante é que o sapato dê firmeza e estabilidade e que fique bem preso a pé. Apesar de controverso, os tênis também são opção para casamento e vêm se popularizando, porque são confortáveis e dão clima irreverente ao casamento. As noivas podem customizar a peça de alguma forma, para deixá-la mais personalizada. Para o noivo que vai à igreja, o dress code social pode ser coordenado com modelos na cor preta. Ele pode ser alinhado com o moderno visual white tie, que leva gravata borboleta branca, colete off white e o restante na cor preta. Dica

Vale reservar um par de calçados extra para o caso de o sapato do casamento começar a incomodar durante a festa.

O estilo boutonnière, com flores na lapela do fraque ou casaca, também é opção bem elegante para os noivos. Ou ainda, eles podem seguir o traje all black, com apenas a camisa em tom mais claro e o restante escuro. O sapato cor café também é mais uma sugestão em sintonia com as novas tendências para os noivos. Agora, eles têm opção de usar ternos e costumes com shapes mais ajustados ao corpo, e em cores que fogem do tradicional, como o azul e o marrom, indicados para noivos e padrinhos. Roupas claras em produções monocromáticas também são outras novidades para eles, que também podem ser coordenadas com o modelo. Já se o casamento acontecer na praia, a dica são os modelos mais relax, como os mocassins, para um toque diferenciado no outfit do noivo.

Joias para a hora do “sim” Para a mulher, desde o momento do pedido até a subida no altar, os preparativos para o grande dia são pensados nos mínimos detalhes. Um dos que não podem ser esquecidos são as joias que comporão o visual da noiva nesse dia tão importante. Veja dicas dos tipos de joias para serem usadas no dia do casamento e como escolher: Evite usar semi-joias: quando se está usando uma joia verdadeira, as pessoas percebem que o brilho é intenso, as cores são vivas, o peso e os detalhes são perfeitos e ricos. O uso de joias falsas não é requintado, tira a elegância do look. Ainda que algumas possuam elementos que não as desqualifiquem como joia, o valor delas é inferior e a qualidade é menor. Portanto, invista em joias de verdade. Se o orçamento não permitir, há opções de joia mais simples. Avalie as possibilidades e escolha a melhor opção. Ouro ou prata? Para combinar com o vestido, geralmente branco, o uso da prata, brilhantes e joias claras são as peças ideais para compor o look. A prata cai bem em tornozeleiras ou broches, mas para colares e brincos, joias de brilhantes e pérolas fazem sucesso. Se puder gastar um pouco mais, use joia em ouro com pedras preciosas. O clássico amarelo pode aparecer em detalhes da peça, mas o ouro branco também está entre as grandes opções. Noivas de todas as idades: é preciso levar em conta a idade e o tipo físico da noiva, não somente o gosto pessoal. Para as jovens de até trinta anos, o uso de colares e brincos com detalhes maiores e cores vivas é bem-vindo, porém, quanto mais idade a mulher tenha, a tendência é que a pedraria e as joias fiquem mais discretas e com um toque mais clássico, sem abrir mão da elegância e da beleza.

Fotos: Reprodução/Internet

O sapato certo para



06| CORREIO DA PARAÍBA|ESPECIAL NOIVAS

Manual para

noivas

Reprodução

O sonho da maioria das noivas é estar, no dia do casamento, linda e saudavelmente em forma. Para ajudar nesta missão, será lançado, ainda nesta semana, durante a Feira Casar de São Paulo, o “Manual da noiva em forma”, um livro de Carina Rosin e Flávia Picolo com a editora Saraiva. A obra mostra uma proposta de emagrecimento para o grande dia, de forma saudável e sem atitudes drásticas, se utilizando somente da mudança do estilo de vida, recuperando a saúde e a auto estima. O programa de exercícios proposto, o Hit, é um treinamento intervalado de alta intensidade capaz de acelerar o metabolismo por até 48

horas após o término do exercício e pode ser feito por qualquer pessoa, já que cada uma vai determinar a intensidade de acordo com o próprio condicionamento físico. Mas muito além da busca pelo corpo “perfeito” para o casório, o programa do novo livro pensa em todas as etapas da maratona, incluindo também sessões de alongamento e relaxamento para diminuição do stress. “Manual da noiva em forma” apresenta um treinamento específico em 12 semanas para aquelas noivas que pretendem chegar magras ao altar. Todos os exercícios podem ser feitos em casa e, principalmente, usando o próprio peso corporal, durante meia hora diária.

Foto:

Divulg

ação

Novo livro ajuda às noivinhas a manterem a forma física para o grande dia.



Foto: Gil Monteiro

08| CORREIO DA PARAÍBA |ESPECIAL NOIVAS

tendência

Mini wedding é Seja pela preferência por mais intimidade, seja por necessidade econômica, muitos casais estão optando por realizar mini weddings ao invés de grandes casamentos. É uma festa mais íntima e pessoal, com número reduzido de pessoas - até cem convidados - e com local diferenciado - geralmente em capelas, restaurantes, salões de festa, ou ao ar livre, em jardins, na praia ou no campo, por exemplo. Realizar um mini wedding também é uma forma de poder dar mais atenção aos detalhes da festa, personalizar o casamento e investir em itens que provavelmente seriam descartados caso o evento fosse mais grandioso. Outra vantagem é que o casal consegue ficar mais próximo um do outro durante a festa e além de também pode dar uma atenção mais especial a quem está presente.

Por fim, quem estiver pensando em realizar um mini wedding precisa se preparar para fortes emoções, pois como todos são muito próximos, a emoção dos noivos transborda e pode ser bastante difícil controlar as lágrimas de felicidade. “Escolhi um mini wedding porque acho que esse formato deixa o casamento mais intimista, com aqueles que realmente são importantes e que você deseja que estejam presentes ali no momento especial. Gosto da simplicidade que o mini wedding permite e acho que amor e todo o sentimento envolvido nessa data se destacam. Também encontrei no mini wedding uma possibilidade de fazer uma celebração mais econômica sem perder a beleza de um momento tão importante”, comentou Talita Borges, noiva que se casará em João Pessoa, em 2017.

Casando na crise... Em meio à crise econômica, muitos casais podem adiar o sonho de uma grande festa, mas um casamento bem planejado acontece perfeitamente. Seguindo a tendência do mini wedding e de acordo com o consultor financeiro Dori Boucault, “os casais têm optado por comemorações menores, com familiares e amigos mais próximos. Antes de começar a contratar os serviços, é preciso fazer um bom planejamento. Tem de preparar o bolso para todos os gastos que um casamento traz”.

dicas

Com ou sem a ajuda de uma assessoria de casamentos, crie um cronograma, uma planilha de gastos e prioridades; Os mini casamentos são boas opções e refletem diretamente nos outros gastos; Defina um limite de convidados para, então, definir como chamá-los (convites impressos, por e-mail, celular ou redes sociais, por exemplo); Escolha a data pelo menos seis meses antes e será possível conseguir reduções no preço; Escolha com antecedência o local da cerimônia e da recepção; Planeje a lua de mel para economizar.


CORREIO DA PARAÍBA|ESPECIAL NOIVAS|09

Trilha tradicional e Na preparação do casamento, cada detalhe é escolhido para fazer a diferença. E, tanto para as noivas quanto para os noivos, uma das partes mais satisfatórias desse processo é a escolha das músicas, já que elas são essenciais para deixar a cerimônia e a recepção com “a cara dos noivos”. A marcha nupcial ainda é a entrada mais ouvida, já que é clássica. Para quem ainda está em dúvida, o indicado é pesquisar músicas na Internet e ver se quais se encaixam no estilo do casal.

Foto: Divulgação

contemporânea Alegria e interação dos noivos com o coral do maestro Maurício Gurgel

Hoje em dia está cada vez mais comum deixar o tradicional de lado e apostar em músicas atuais. Percebe-se que os corais ainda são vistos como mais tradicionais, mas eles também têm repertórios atuais. Sem falar que músicas tocadas e cantadas ao vivo dão emoção ao casamento. Presente em cerimônias da Paraíba e de outros estados, o Vozes do Sanhauá, regido pelo saudoso maestro Maurício Gurgel, é composto por músicos especializados nos mais variados instrumentos e vozes belíssimas.


Lentes de E

nsaios fotográficos para casamento, tradição que veio dos Estados Unidos e foi super bem aceita no Brasil, é a pedida de casais que querem boas lembranças. Conheça os principais tipos de ensaios fotográficos para casamento, sabendo que, na Paraíba, é possível contratar os serviços de excelentes profissionais da fotografia, como Danniel Victor, Felipe Trindade, Fernando Bronzeado, Roberto Marcelo, Gil Monteiro, Júlio Marinho, Júlio Vasconcelos, Dalva Rocha, Kamylla Mello, Uênia Barros, Saulo e Yago.

Pré-wedding Realizado antes do casamento, também é conhecido como ensaio pré-nupcial. Muitos fotógrafos de casamento oferecem também esse serviço a fim de conhecer melhor o casal antes da data da cerimônia e firmar uma parceria de sucesso para o grande dia. O pré-wedding pode ser realizado tanto em estúdio quanto em cenários esternos – a opção da maioria dos casais.

amor

E-session O engagement session é o ensaio do noivado do casal, que pode ser feito antes, durante ou depois do evento. Day After Realizado no dia seguinte ao casamento, com imagens para complementar o álbum ou para o casal guardar de recordação.

Trash the Dress Talvez seja o tipo de ensaio para casamento mais divertido, onde os noivos são fotografados “destruindo” o vestido da noiva. O casal se veste mais uma vez

com as roupas do casamento para fazer a série de fotos. Para as noivas que querem guardar o vestido ou pensam em alugar, esse ensaio não pode ser realizado, pois, muitas vezes, o traje chega ao fim da sessão completamente destruído.

Cherish the Dress: Ensaio para aquela noiva que realmente se apaixonou pelo vestido. Os noivos também usam novamente as roupas do casamento onde, ao invés de destruir o vestido, a beleza é destacada através de um ensaio fotográfico único. Assim, o vestido fica conservado e pode ser guardado e reutilizado no grande dia.

Foto: Fernando Bronzeado

10|CORREIO DA PARAÍBA|ESPECIAL NOIVAS


CORREIO DAPARAÍBA |ESPECIAL NOIVAS|11

Convites

Há mais de um ano, a Gráfica JB, referência no mercado gráfico paraibano há mais de trinta anos, investiu num departamento dedicado especialmente à criação e ao desenvolvimento do que é o grande início de uma festa de casamento, o convite. Hoje, o diretor responsável pelo serviço, Anastácio Neto, reconhece com orgulho o aumento na demanda e destaca os trabalhos feitos com exclusividade e carinho para eventos. Ele atentou para o potencial que a gráfica tem em desenvol-

ver o material e que o mercado de festas tem crescido muito na Paraíba e no Brasil. “Além dos nossos modelos pré-definidos, os noivos, num geral, trazem outras ideias e nós criamos”, disse Anastácio Neto, acrescentando, inclusive, a informação de que a gráfica vai além dos convites e executa todo o material de papelaria do evento – “do missal, passando pelo save the date, até a forma do docinho, caixinhas de bem-casados e a tag do cupcake”. É possível acompanhar as novidades e tendências em papelaria de eventos pelo

perfil no Instagram @jbconvites. E ainda: a Gráfica JB está, através de parceria com cerimonialistas, participando de encontros e feiras para estar cada vez mais próxima ao público. “É muito importante para nós estarmos nos eventos, a procura tem aumentado”, considera Anastácio Neto. Ele, que, além disso, viaja e pesquisa sobre o segmento para aprimorar os serviços da gráfica, ainda nos adiantou uma excelente novidade: “em breve, a Gráfica JB vai estar com um espaço para atendimento especial aos noivos”.

Fotos: Divulgação

exclusivos



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.