Contemporanea DEZEMBRO

Page 52

Education

Por Elizabete Gonzales

Amigos imaginários O companheiro imaginário geralmente é dócil e representa o ideal de amigo

Elizabete Gonzales Pedagoga e psicopedagoga atuando em educação de criança, jovens e adultos há 20 anos. É também a coordenadora pedagógica da escola Kids Place, em Alphaville.

52

Entre na brincadeira

Observe o que seu filho sente e pensa sobre vários assuntos, pontuando sempre que tudo não passa de uma brincadeira.

Quando passa da medida

Se “ele” não foi embora aos sete anos, investigue melhor o comportamento de seu filho. Nessa idade a criança já tem condições de expressar o que pensa, sem ter a necessidade de um companheiro imaginário. Negar-se a brincar com as outras crianças e querer somente o amigo imaginário - “levando-o” para a escola e tudo mais - não é natural e requer uma atenção maior.

Compartilhe o amor

Utilizar o tal amigo pode ser um facilitador para conhecer melhor o seu filho. Preste atenção em suas conversas e descubra quais são seus medos e suas vontades. Mas não interrompa o processo de criação. O amigo imaginário pode ser uma resposta para certas atitudes.

o: Conrad Divulgaçã

"N

osso filho de quatro anos tem falado há uma semana de “seu amigo Teco”. Uma em cada três crianças nutre temporariamente uma relação existente apenas na fantasia. Isto é natural e saudável, mas algumas mães sentem-se inseguras quando percebem que o filho pequeno conversa e brinca com um companheiro imaginário. As crianças chegam a convidá-lo para sentar-se à mesa, brincar, falar e até morar com elas. Mas, pais, fiquem tranquilos. Esta fantasia faz parte do universo infantil e, até certo ponto, é um comportamento natural que pode ser bom para o desenvolvimento do seu filho. De acordo com pesquisas, 30% das crianças em idade escolar, entre três a sete anos, têm amigos que só existem em sua imaginação. Alguns estudos observados por psicólogos e psicopedagogos ressaltam que não há motivo para preocupações. O amigo imaginário é criado para suprir uma falha emocional proveniente de um sentimento de falta ou insegurança. Fatos como a separação dos pais, os problemas de relacionamento na escola, o nascimento de um irmão são comumente citados como o start para o comportamento. Geralmente da mesma idade do criador e dócil, o novo companheiro é a representação ideal de um amigo podendo se manifestar de diversas formas. Pode ser invisível, um bicho de pelúcia ou uma boneca que gostam muito e atribuem personalidade própria, ou até mesmo uma família inteira. Quem não nunca leu as aventuras de Calvin e seu amigo Haroldo? Piaget, psicólogo suíço e maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo, não atribuiu a criação do amigo imaginário à solidão ou a condições de vida difíceis. Via nele muito mais uma prova de criatividade e prazer comunicativo. Ele os interpretou como uma forma especial do jogo simbólico. Com isso a criança treina reações diante de situações e relações inusitadas. Ao contrario do que os pais pensam, ela sabe muito bem que seus parceiros não são reais e que só existem em sua imaginação, diferenciando-se claramente das fantasias patológicas que acontecem nas psicoses, por exemplo. A criança nunca se sente indefesa ou dominada pelo amigo que criou, pelo contrário, pode modelar, modificar, manipular sua invenção como quiser e ainda determinam a duração desse relacionamento. Vivemos em tempos em que conversar com gente que nunca vimos é comum. Pense nos chats, blogs e twitter, grupos de discussões, onde se trocam informações com pessoas que mantém relacionamentos virtuais saudáveis e que até ajudam a superar traumas e dificuldade. Então, repare na relação que a criança tem com o seu amigo e o quanto ele lhe influencia. O segredo, no fundo, no fundo, é conhecer melhor o seu filho.

Haroldo é um tigre de pelúcia, amigo imaginário de Calvin. Personagens criados por Bill Watterson famosos por suas tirinhas inteligentes e diverstidas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.