Daniela-Daniel

Page 1

São Paulo, 28 de Maio de 2009. Caro Daniel

Como andam as coisas por aí? Resolvi te mandar essa carta para te contar de um lugar maravilhoso que descobri em São Paulo, ele se chama Jardim Botânico. Lá existem muitas plantas, flores de todas espécies. O jardim Botânico de São Paulo oferece à população grande área verde, servindo como um grande observatório para se aprender mais sobre botânica e ecologia. As coleções de plantas nativas e exóticas encontram-se em um jardim planejado paigisticamente, de grande beleza, constituindo um dos pontos turísticos mais bonitos da Cidade de São Paulo. Este pequeno paraíso está localizado no Parque Estadual das Fontes Ipiranga, na Água Funda. Uma reserva com parte de Mata Atlântica, que guarda as nascente do Riacho Ipiranga, um dos cenários da Independência do Brasil. Esta reserva protege animais selvagens como macacos, bichos-preguiça, ouriços, gambás, tucanos, maritacas, garças, entre outros, que habitam a área. O Jardim Botânico possui vários recantos, que convidam as pessoas ao relaxamento e à admiração das plantas de diferentes formas. No final do século passado, a área do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga era uma vasta região com mata nativa, ocupada por situantes e chacareiros. Por ordem do governo, as desapropriações na área vinham ocorrendo desde 1893, visando a recuperação da floresta, a utilização dos recursos hídricos e a preservação das nascentes do Riacho do Ipiranga. Em 1917, a região tornou-se propriedade do Governo, passando a denominar-se Parque do Estado. Até 1928, serviu para captação de águas, que abastecia o bairro do Ipiranga. Neste mesmo ano, o naturalista Frederico Carlos Hoehne foi convidado para implantar um Horto Botânico na região. O Jardim Botânico de São Paulo foi oficializado em 1938, com a criação do Departamento de Botânica, na época órgão da Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio de São Paulo. Em 1969, o Parque do Estado, onde o Instituto de Botânica está localizado, passou a denominar-se Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Abraços. Daniela.


São Paulo,15 de junho de 2009.

Cara Daniela, Daniela foi um prazer escrever a carta e a sua está muito interessante. Achei muito interessante a origem do nome do Jardim Botânico. Nos dois concordamos com uma coisa; São Paulo, infelizmente, tem problemas e, felizmente, tem suas belezas. Como na outra carta, coloquei as informações sobre o Teatro Municipal, resolvi complementar escrevendo a origem do nome Teatro Municipal. Como o próprio nome diz, o teatro não tem um dono, é do Estado. Um abraço,

Daniel.


São Paulo, 27 de Março de 2009. Caro Daniel

Daniel, que bom que gostou da minha carta, pois a sua também está muito interessante. Pesquisei mais sobre o Teatro Municipal e, realmente, é muito belo e lá tem mesmo muitas curiosidades! Como já percebemos, São Paulo, apesar de seus problemas, é muito belo. Como na minha outra carta resumi informações sobre o Jardim Botânico, resolvi aprimorar o meu resumo descrevendo a origem do seu nome e descobri muitas informações muito interessante. Até vale a pena pesquisar. Descobri a origem do nome e o que o Jardim Botânico significa: Jardim que trata de vegetais naturais e recebeu esse nome da Família Real. Um grande abraço, Dani. PS * Espero receber sua carta rapidamente !!!


São Paulo, 7 de maio de 2009.

Cara Daniela

Adorei sua cartinha e as fotos, obrigado por me escrever. São Paulo tem seus problemas e suas belezas, uma coisa muito importante que eu resolvi escrever para você é sobre o Teatro Municipal. Você sabia que é um dos mais importantes teatros da cidade e, também, um dos cartões postais da cidade, tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo como pela sua importância histórica? Afinal, o teatro foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do modernismo o Brasil. Ele foi construído para atender principalmente a ópera e ao concerto. Abriga a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, o Coral Lírico, o Coral Paulistano e o balé da cidade de São Paulo. Um abraço, Daniel.


Paulo, 19 de Junho de 2009.

Caro Daniel

Com certeza São Paulo tem muitos lugares muito interessantes. Lembra que na outra carta disse que descobri muitas curiosidades sobre o Jardim Botânico? Resolvi te mandar essa carta focando nisso e descobri ainda mais curiosidades. Descobri que o Instituto de Botânica tem suas origens no Departamento de Botânica do Estado, depois foi modificado sem acontecer nenhuma alteração para a Secretaria do Estado do Meio Ambiente, onde se encontra presente até hoje. O Instituto de Botânica possui duas outras Unidades de Conservação em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Minas Gerais, Porto Alegre, entre outros (bacana, não?). Também descobri que o Instituto representa os biomas principais; a Mata Atlântica e o cerrado. Espero que tenha gostado! Abraços, Dani.

PS * Estou adorando suas cartas, espero receber mais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.