Revista Gestão In Foco Ed. 82

Page 1

10 FRAUDES QUE PODEM QUEBRAR SUA EMPRESA 2022desetembroajulho|82nº|12Ano Segurança da Informação Um investimento que pode salvar sua empresa Confirp Contabilidade de cara nova! Um novo momento, uma nova logomarca Uma medida importante, por exemplo, é controlar os acessos dos colaboradores aos sistemas da empresa, monitorando todas as ações realizadas por eles.

2 www.confirp.com | Jul/Set - 2022 www.grupoalliance.com.br O Grupo Alliance possui uma rede de empresas parceiras com serviços complementares que oferecem as melhores soluções em diversas áreas para sua empresa.

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 3 SOCIEDADE DE ADVOGADOS Assessoria em Medicina e Segurança doTrabalho Grupo Temos a solução para todos os serviços que a sua empresaEmpresasprecisa!Associadas: comercial2@grupoalliance.com.br 11 5078-3019 melhoresparceiras

Sabe aquele sentimento de incapacidade que ocorre depois que sofremos problemas em nossos negócios? Na realidade, isso acontece por falta de conhecimento e precauções em relação ao que está acontecendo no mercado e em nossa empresa.

4 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

Esse assunto é frequente em muitos negócios, e o que mais espanta ao se falar de fraude é perceber que, na maioria dos casos, essa situação seria facilmente evitada com simples processos.

CONHECIMENTO PARA MUDAR

Richard Domingos Diretor Executivo da Confirp Contabilidade e Diretor Editorial da Gestão in Foco

Conselho Editorial:

Exemplo claro é o que abordamos nesta edição da revista, que trata, em sua reportagem principal, sobre fraudes.

EDITORIAL

Paulo ALFAANITAUDCORPAVANTEGrupoMariaRogérioAfonsoVanessaNatáliaBeatrizRichardDaniloKathleenSheilaVitorCristinePriscillaMarcosRogérioCindyAmandaKarolineWelintonGiovannaUcelliSantosMotaGamaOliveiraCamargoSudréMartinsRodriguesYaraCavalcanteSantosGonçalvesCassemiroDomingosVelosoSantosBispoMoraisPassosBrandãoAlliance:-BenitoPedro-JoséAugusto-ItamaraFerreiraSISTEMAS-Alexandro Dias BARROSO ADVOGADOS - Denis Barroso BICUDO & SBORGIA - Rosa Sborgia BOAVENTURA RIBEIRO - Mourival Ribeiro BRAÚNA INVESTIMENTOS - Carollyne Mariano CAMILLO SEGUROS - Cristina Camillo DAMIANI - Mayra Carrillo GESTIONA - Sidirley Fabiani LOARA - Especialista em crédito bancário - Adilson Seixas MACHADO NUNES ADVOGADOS - Renato Nunues MERCOLINE - Davi Barroso MOEMA - Tatiana Gonçalves MORAIS - Afonso Morais PONTO INICIAL - Paulo Ucelli WITEC - Marco Lagôa Editor e PauloRedator-chefe:FabrícioUcelliDiretoradeArte:MaíraRosséttiRevisão:IsadoraPinheiroEditor-chefe:RichardDomingos Serviço de Atendimento ao Cliente Confirp (SAC): 11 5078 3005 sac@confirp.com ou www.confirp.com

Por isso, leia a revista (de preferência mais de uma vez), tendo em mente que também é importante colocar em prática os entendimentos dessa leitura em prática. Olhe para seu negócio e busque novos rumos. Fazendo diferente, com certeza, você poderá ter resultados muito melhores!

A Revista Gestão In Foco é uma publicação da Confirp Contabilidade produzida pela Ponto Inicial Comunicações. Todos os direitos reservados. Todas as imagens utilizadas nesta edição são de reprodução. Esta publicação poderá ser reproduzida total ou parcialmente, desde que a fonte seja corretamente citada.

06

Uma nova forma de ver o mundo pela fotografia

Seguro de acidentes pessoais passa por grande revolução

MARCA E PATENTE

RECURSOS HUMANOS

Em momentos de apagão de mão de obra, cresce golpe do emprego

Sua empresa está preparada para tomar crédito no mercado?

SEGURANÇA

42

54

BRANDING

FINANÇAS

LAZER

34

48 ANO 12 | Nº 82 ÍNDICE

Confirp Contabilidade de cara nova

56

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 5 10CAPAfraudes que podem quebrar sua empresa 20

Assessoria de imprensa comparada ao investimento de mídia

A gestão do e-commerce muito além das redes sociais

Doenças da nova geração de trabalho

10

COMUNICAÇÃO

38

TECNOLOGIA

30

Segurança da informação pode salvar sua empresa

50

28

16

GESTÃO

ARTIGO

E-COMMERCE

Novo Pronampe: entenda se é vantajoso

Fusão e Aquisição: duas empresas com o mesmo objetivo

SEGURO

A propriedade intelectual no mundo digital

Lógico que, para muitos, fotografar é profissão, e, para outros, apenas um hobby. No entanto, a fotografia costuma ser, para a maioria, uma grande paixão. A arte de fotografar é desafiadora, uma vez que existem muitos fatores para uma foto ficar perfeita. Um ângulo que não se pode perder ou a luz que não se dispensa, ou, ainda, um cenário natural maravilhoso igualmente imperdível. Tirar fotos é mais do que revelar uma beleza desafiadora, é uma arte que contém uma série de olhares diferentes.

Em qualquer visita a pontos turísticos, observa-se muitas pessoas que não estão lá só para passear, mas também para registrar o momento por meio de fotografias. Essas pessoas, no entanto, não estão apenas com celulares. Algumas utilizam câmeras fotográficas profissionais ou semiprofissionais, fazendo dessa atividade um verdadeiro hobby.

Mas qual a diferença de um fotógrafo profissional para um amador? Se você quer ser fotógrafo profissional, essa pergunta já passou pela sua cabeça. Quando será que você deixa de ser fotógrafo amador para se tornar um fotógrafo profissional?

Uma crítica muito comum entre fotógrafos é que hoje qualquer pessoa compra uma câmera e já se diz fotógrafo profissional. Entretanto, todos sabemos que, para sair de fotos amadoras para profissionais, não basta apenas um bom equipamento. É necessário, principalmente, desenvolver o olhar para enxergar a luz, criar boas composições e capturar o momento mais impactante dentro de uma cena.

Atualmente, existem vários cursos para fotógrafo profissional, mas a fotografia dá muita liberdade para as pessoas, não exigindo, necessariamente, um equipamento profissional.

UMA FOTOGRAFIAOFORMANOVADEVERMUNDOPELA

LAZER

Contudo, além do Senac, muitas outras instituições que oferecem cursos para se especializar nessa área, sendo sempre interessante pesquisar um pouco antes da escolha.

O curso técnico é voltado para profissionais que pretendem atuar como fotógrafos em diversas modalidades. Já os cursos livres são temáticos, com conteúdo que varia dos retratos ao tratamento de imagens. Os interessados podem acessar o site da instituição (www.sp.senac.br) e conferir o telefone para contato e os cursos oferecidos nas unidades.

Isso porque, por incrível que pareça, o que os fotógrafos profissionais menos fazem é fotografar. Eles passam mais tempo fazendo propaganda e divulgando o trabalho, respondendo clientes, fazendo reuniões, gerenciando o dinheiro e planejando o orçamento, participando de eventos e fazendo networking. Portanto, se você quer apenas fotografar, tenha isso como um hobby.

Mas saiba que, para além das selfies publicadas nas redes sociais e das imagens veiculadas na mídia e na publicidade, a fotografia está muito presente na vida das pessoas. Para quem quer se aperfeiçoar, é legal buscar uma escola sobre o tema, além de cursos ou apenas conteúdos para aprender mais sobre a área.

Uma grande pedida é o Senac, que oferece cursos de graduação, técnicos e módulos livres para quem pretende aprender mais sobre fotografia. No curso de bacharelado, com 4 anos de duração, a ideia é formar profissionais aptos a atuar em diversos segmentos de mercado: retrato, moda, gestão de acervos, fotografia científica, fotojornalismo, entre outros.

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 7

Determinar o objetivo é fundamental para justificar a escolha por determinada marca e preço. Para trabalhar como profissional, por exemplo, será preciso equipamentos diferentes dos usados para realizar fotos pessoais ou comuns.Existem fotógrafos que trabalham capturando elementos da natureza, shows e eventos, modelos, moda, entre outros. Para cada segmento, é importante saber investir na aquisição de uma câmera e lentes adequadas.

Compra da máquina

Entre outros fatores, existe o fator preço. Sabemos que existem câmeras que começam pelos valores de R$ 300,00, podendo custar até mais de R$ 50.000,00.

Ponto relevante em relação à fotografia é que ela pode ter um custo inicial alto, devido aos gastos com cursos e à compra de equipamentos, contudo, isso tende a diminuir. No entanto, para quem se apaixona, o custo pode evoluir com a compra de equipamentos cada vez mais avançados.

8 www.confirp.com | Jul/Set - 2022 LAZER

1. Qual o objetivo?

Para comprar a primeira câmera fotográfica, é importante considerar que não existe somente um único modelo para profissionais iniciantes. Por isso, é fundamental saber qual será o objetivo desse novo profissional ou estudante de fotografia, entendendo para qual função ele planeja utilizar o equipamento e se o uso será diário ou pontual. Essas informações serão decisivas na escolha.

Qual o objetivo determinado para comprar uma câmera? O profissional pretende utilizar o equipamento para diferentes tipos de fotos e eventos ou pretende realizar fotografias mais específicas, como de esportes e viagens?

Dessa forma, determinar o objetivo e o nível de investimento também são fatores preponderantes no momento da escolha de uma boa câmera. Dicas para comprar a primeira câmeraAseguir, apresentamos ótimas dicas para escolher a primeira câmera e identificar os modelos que de fato possam atender às expectativas de cada perfil de fotógrafo.

Em muitos casos, contar com menos megapixels será necessário, principalmente se o objetivo for trabalhar com a realização de imagens digitais para serem veiculadas na internet.

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 9

Antes de comprar a câmera, procure testar o equipamento na loja. Verifique como funciona a lente e como ela gera a imagem de forma profissional.

2. Além dos megapixels

No entanto, se o fotógrafo precisar realizar um registro de grande proporção para elevar a qualidade da imagem ou para imprimir, será necessário se preocupar, sim, com os megapixels da máquina.

É importante que o profissional ou estudante não se prenda aos megapixels do equipamento. Devemos lembrar que um megapixel contém a partir de 1 milhão de pixels. Isso é importante, pois, na prática, quando ampliamos ao máximo uma imagem na tela do computador, podemos ver que ela fica toda quadriculada, e isso mostra que ela é formada por muitos pixels. Quando juntos e em distância correta, mostram uma imagem digital.

Atualmente, existem grandes marcas, como Sony, Canon, FujiFilm, entre outras, que oferecem qualidade, suporte e garantia para diferentes tipos de equipamentos, que permitem fotografar e criar vídeos.

As câmeras mais baratas ou que não pertencem a uma marca conhecida no mercado podem ser usadas como equipamentos de teste de habilidade ou para registros de baixo envolvimento de qualidade. No entanto, para realizar fotografias com qualidade superior, é importante escolher bem o equipamento e não se preocupar somente com o preço, mas com as condições gerais do equipamentos. .

3. Teste a câmera

No caso de compras realizadas em uma loja virtual, verifique a descrição do equipamento, tire dúvidas via e-mail com a loja e confirme todos os dados técnicos.

Mas, afinal, qual câmera comprar?

Além disso, o mercado tem recebido também equipamentos oriundos da China, que oferecem qualidade e preço mais acessíveis. Mas, se o seu objetivo é tornar-se um fotógrafo profissional, invista em marcas tradicionais.

Para traduzir o momento atual vivido pela empresa, definiu-se atualizar o LOGOTIPO e o LETTERING. As atualizações buscaram deixar a marca mais jovem, moderna, digital e inovadora, além de alinhá-la aos objetivos e à visão da Confirp. Tudo isso buscando trazer um maior protagonismo a uma personalidade descontraída, sem perder a seriedade e o profissionalismo.

“Estamos atualmente passando pelo terceiro processo de reposicionamento da marca em nossa história. É um caminho complexo, mas necessário. Já fizemos isso outras vezes e sabemos o resultado obtido no crescimento da imagem da organização”, explica Richard Domingos.

Depois de muito estudo e trabalho, a Confirp Contabilidade apresentou ao público, no último mês de junho, sua cara nova, resultado de um aprofundado e profissional processo de branding.

“Essa é uma mudança muito importante para nós, da Confirp. Desde a fundação, construímos uma relação sólida, profunda e de muito amor com nossos clientes, colaboradores, fornecedores e amigos, transferindo para nossa MARCA toda credibilidade conquistada ao longo de nossos 36

anos de existência”, explica o Diretor Executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos.

CONTABILIDADEBRANDINGCONFIRPDECARANOVA

A necessidade de adequação foi percebida pela diretoria da empresa, devido ao momento atravessado atualmente pela Confirp, uma empresa que tem 36 anos de mercado, com mais de 1.450 clientes, e, mesmo assim, se mostrava inquieta.

Executivo Confirp Contabilidade

Estamos reposicionamentoterceiropassandoatualmentepeloprocessodedamarcaemnossahistória.Éumcaminhocomplexo,masnecessário. " "

RICHARD DOMINGOS Diretor

12 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

Contudo, diferentemente do que muitos ainda pensam no mercado, o processo de branding que vem sendo estruturado pela Confirp vai muito além de uma atualização visual da marca e de uma atualização dos materiais de divulgação da empresa, tendo impacto em toda a estrutura.

Em linha do tempo, confira as logos da marca Confirp:

“Sabemos da seriedade e importância do branding , por isso mobilizamos toda nossa liderança no desenvolvimento desse trabalho. Também estamos envolvendo os nossos stakeholders no processo, bem como o escritório que controla os registros da marca Confirp, mantendo a segurança jurídica da empresa, o que impacta todo nosso trabalho”, detalha Richard Domingos.

BRANDING

1986 a 1999 1999 a 2006 2006 a 2022 2022

Entretanto, o trabalho foi muito além do proposto, tratando o tema como algo muito mais amplo, como ele realmente é. Para tanto, a Confirp contou com o apoio da empresa Estúdio Nub, o que levou a reestruturação a caminhos muito mais amplos. Segundo Christiane Luckow, Sócia & Head de Estratégia, ainda existem muitas confusões e distorções relacionadas ao tema. “O branding não se refere apenas à marca, no sentido de logotipia, isso é uma visão bastante simplista do que é o tema. É fundamental entender que branding é um esforço contínuo e coletivo, sendo coordenado de múltiplas visões e habilidades de profissionais para fortalecer a reputação de uma empresa”.

Muito além da marca

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 13

O trabalho da Confirp teve muita seriedade e um amplo estudo. “Para alcançarmos esse resultado, escutamos nossos stakeholders, visando entender amplamente nosso posicionamento, nossas responsabilidades, assim como a importância e os objetivos de transmitir tudo isso em nossa nova marca”, conta Richard Domingos.

"O projeto de branding, que proporcionou tamanha mudança, fez consolidar os VALORES, expandir a VISÃO e reafirmar o COMPROMISSO com a TRANSPARÊNCIA, ORGANIZAÇÃO, INOVAÇÃO e RESPONSABILIDADE, tudo isso com o mesmo COMPROMETIMENTO e PROATIVIDADE que nos trouxeram até aqui", finaliza Richard Domingos.

"

"

Para alcançarmos esse resultado, escutamos nossos objetivosresponsabilidades,posicionamento,amplamentevisandostakeholders,entendernossonossasassimcomoaimportânciaeosdetransmitirtudoissoemnossanovamarca.

noConsistênciausodeazuis

O novo logo é muito mais moderno e busca passar a ideia de movimento da empresa, com a representação dos dois 'Cs' da Confirp Contabilidade.Aevolução do logotipo busca evidenciar o storytelling escrito pela empresa ao longo dos anos, que está muito além de uma contabilidade, estando ao lado do cliente na busca de crescimento mútuo.

Crescimento por meio da parceria: cliente e confirp

Entendendo a nova marca

Isso tudo por meio de novas tecnologias e da desburocratização do sistema financeiro, promovendo, assim, rentabilidade, concorrência e reserva. .

14 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

Lettering com desenho personalizado, clean e moderno, mantendo as terminações arredondadas dos demais logotipos.

Atualizamos o uso dos dois "Cs", conforme a nova estratégia e o conceito da marca, em que falamos sobre proximidade e crescimento a partir da nossa inteligência.

Confirp Contabilidade – Confirp.com.br BRANDING

EMSEGURANÇAMOMENTOS DE APAGÃO DE MÃO DE OBRA, CRESCE GOLPE DO EMPREGO

Imagine estar em uma situação vulnerável de desemprego, preocupado com as contas, na busca por uma recolocação e, para piorar a situação, ainda ser vítima de criminosos, que oferecem vagas de emprego que não existem para roubar dados, contaminar o computador com vírus e roubar dinheiro. Infelizmente, isso tem ocorrido com milhões de brasileiros que, diariamente, têm sido vítimas desse tipo de golpe.

16 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

“Com a pandemia e a crise econômica, ocorreu um grande aumento no número de desempregados, hoje já somando quase 10,6 milhões de pessoas em busca de uma oportunidade, que sonham em voltar a ter um emprego com carteira assinada. Esse cenário tornou-se perfeito para golpistas que se aproveitam do desespero e da necessidade das pessoas”, explica Afonso Morais, CEO da Morais Advogados e especialista em recuperação de crédito e fraudes digitais.

“As propostas sempre parecem reais e irrecusáveis em termos de salário e benefícios. A vítima começa a fazer a seleção e, antes de assumir a vaga, é informada pela recrutadora, por meio de mensagens de texto, que precisa efetuar uma transferência pelo PIX no valor de R$ 800,00, por exemplo, como garantia da vaga”, detalha o advogado.

Segundo um levantamento realizado pela PSafe, empresa de segurança em tecnologia, identificou-se, entre setembro e fevereiro de 2022, mais de 608 mil tentativas de golpes de falso emprego.

Afonso Morais conta que, normalmente, a fraude começa com um anúncio, que pode ser em um site conhecido, por e-mail, mensagem de WhatsApp ou outro tipo de contato. Os golpistas oferecem uma ótima oportunidade profissional, solicitando um clique ou o envio de currículo.

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 17

Feito o pagamento e enviado o comprovante de transferência, a vítima passa a ser ignorada pela atendente do recrutamento. Nesse ponto, começa a suspeita de golpe.

“Muitas vezes o candidato vai ao endereço da empresa citado no contrato, e, ao chegar, é constatada a fraude, uma vez que não existe empresa no local. Nesse ponto, tem-se o desespero de perceber o golpe na situação complexa que já vive. Isso ocasiona sérios problemas, que vão dos econômicos aos psicológicos”, avalia Afonso Morais.

Morais Advogados – moraisadvogados.com.br

Esse é apenas um dos casos, existindo também muitos outros caminhos para os golpistas, como links maliciosos, roubo de dados e outras ações que podem ocasionar sérios problemas para as vítimas.

AFONSO MORAIS MoraisCEO Advogados

“Somente responda a anúncios de empresas que estão recrutando diretamente ou, no caso de uma empresa recrutadora, confirme a idoneidade, podendo usar o Reclame Aqui ou o Serasa para isso. Também pode ser interessante solicitar contato entre a recrutadora e a empresa que vai contratar”, alerta Afonso Morais.

SEGURANÇA

Outros pontos importantes são verificar se a vaga realmente existe e jamais pagar valores para a obtenção de empregos. Lembrando que, quem normalmente deve pagar pelo recrutamento, é a empresa que vai contratar o empregado. .

Para evitar cair em um golpe desse modelo, que leva o candidato a perder o pouco dinheiro que resta e ficar abalado mentalmente, a principal recomendação é ter sempre cautela, principalmente diante de propostas muito boas. Tenha cuidado também com os links e endereços que acessa, sempre se certifique de que são seguros.

18 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

VOCÊ TEM UM

10 FRAUDES QUE PODEM QUEBRAR SUA EMPRESA

Primeiramente, é preciso entender o que são fraudes. Segundo o advogado trabalhista Mourival Boaventura Ribeiro, Sócio da Boaventura Ribeiro Advogados, “Fraude pode ser definida como a prática de qualquer ato ardiloso, enganoso, de má-fé, com o intuito de lesar ou ludibriar outrem ou de não cumprir determinado dever”.

20 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

José Augusto Barbosa, Sócio da Audcorp, empresa especializada em auditoria, explica que “a fraude, em via de regra, é praticada por funcionários ou terceiros envolvidos, consistindo em desvios financeiros, relatórios com omissões de receitas e aumento de despesas, desvios de itens de estoque, falsificação de registros de compras, entre outros”.

Falar sobre fraudes dentro das empresas é sempre um tema muito complexo. Por mais que todos saibam que elas ocorram com frequência, na maioria das vezes elas não são documentadas, nem mesmo punidas. Contudo, é fundamental que cada vez mais as empresas se posicionem sobre o tema, pois esse pode ser um problema muito maior do que se pensa, ocasionando perdas que levam à quebra ou ao desequilíbrio econômico do negócio.

CAPA

“O primeiro passo a ser adotado pela empresa para o enfrentamento do momento é através de um jurídico ágil, experiente e multidisciplinar, capaz de orientar estrategicamente a tomada de decisões e, assim, reduzir os impactos. O segundo passo é a realização de uma sindicância interna para apuração dos fatos, cujo conteúdo produzido será fundamental para eventuais responsabilizações e ajustes dos processos internos”, orienta.

- Diferenças apontadas entre os registros financeiros e contábeis, tais como: contas a receber, contas a pagar, custos de produção etc;

O que fazer?

- Diferenças de inventários físicos com os registrados em sistema informatizado;

Como ter certeza de que estamos sendo fraudados?

- Falta de documentação apropriada nas transações financeiras e operacionais da empresa.

- Cruzamento de informações apuradas pela contabilidade da empresa com seus fornecedores, clientes e terceiros;

As fraudes, depois de detectadas, podem desencadear ações em duas frentes distintas: a primeira, trabalhista; e a segunda, no âmbito criminal, objetivando a apuração da prática de crime. Segundo André Damiani, Sócio da Damiani Advogados Associados, a ação da empresa deve ser imediata ao perceber a fraude.

Segundo Damiani, quando for o caso, a empresa deve mostrar aos seus funcionários, clientes, fornecedores e ao mercado que está empenhada na apuração dos fatos, na responsabilização dos agentes e no compromisso de evitar fraudes futuras.

Segundo José Augusto Barbosa, a empresa pode descobrir que estão ocorrendo fraudes com base no surgimento de alguns indícios. Confira.

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 21

MOURIVAL BOAVENTURA RIBEIRO BoaventuraSócio Ribeiro Advogados CAPA

Para garantir a recuperação dos valores, comprovada a prática do ato doloso e lesivo ao patrimônio da empresa, ao efetuar a rescisão do contrato de trabalho, há o direito de reter os valores derivados da apropriação indevida ou correspondentes aos prejuízos causados.

Contudo, as ações devem ser diferentes em relação às ações trabalhistas e criminais nas empresas e precisam ser tratadas de forma distinta.

Como atuar na área trabalhista?

Em relação à área criminal, André Damiani explica que “geralmente as fraudes cometidas se enquadram nos crimes de estelionato, apropriação indébita, furto qualificado, falsificação de documento, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, corrupção, dentre outros".

Além disso, a empresa poderá ingressar com ação diretamente na justiça do trabalho para cobrar o empregado. “Recentemente nos deparamos com um caso no qual um colaborador de uma empresa parceira emitiu uma duplicata sem qualquer lastro contra o empregador e a descontou em uma factoring. Detectada a fraude, o empregado teve o contrato de trabalho sumariamente rescindido e ainda foi demandado a ressarcir pelos prejuízos que causou”, conta Mourival.

Âmbito Criminal

Em relação às questões de ordem trabalhista, esse tipo de ação pode chegar até mesmo em rescisão por justa causa do contrato de trabalho do empregado, segundo explica Mourival Boaventura Ribeiro. Mas ele abre um parêntese de que a prática de delitos por sócios ou fornecedores das empresas foge à competência da Justiça do Trabalho e são tratadas pela justiça estadual, seja na esfera cível, seja na criminal.

Quanto às ações, Ribeiro explica que ao detectar a fraude ou ato lesivo à empresa, o empregador deve cuidar de recolher as provas e, de posse delas e a depender da gravidade cometida, rescindir o contrato de trabalho por justa causa, bem como solicitar a elaboração de boletim de ocorrência policial, objetivando a instauração de inquérito.

“Em relação ao trabalhador, embora o direito do trabalho seja “protetivo”, por ser o empregado teoricamente a parte mais fraca nas relações de trabalho, a prática de ações com o objetivo de lesar a empresa, devidamente comprovada, dará ensejo à sumária rescisão por justa causa do contrato de trabalho. Assim, procedimentos aparentemente inofensivos, como efetuar o registro de frequência pelo colega de trabalho, podem ser caraterizados como fraude no âmbito empresarial”, explica o advogado.

Ele conta que, frente aos indícios da ocorrência desse tipo de ação, os fatos serão levados ao conhecimento das autoridades, que serão responsáveis pela apuração. Com isso, ocorrerá a instauração de inquérito policial (um advogado especializado na área criminal agilizará os trabalhos de polícia judiciária) e, posteriormente, se dará a conclusão da investigação, que poderá levar à punição de possíveis responsáveis.

“Não sendo possível recolher todas as provas de imediato, deve-se determinar a elaboração de procedimento administrativo interno e afastamento temporário do profissional, até a efetiva conclusão da apuração. Nesse caso, é imprescindível que durante o período de levantamento dos fatos o assunto seja tratado com o devido sigilo, de modo a não expor indevidamente o profissional”, explica o advogado.

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 23

4

FURTO

CAPA

3

5

CORRUPÇÃO

Muito comum nas áreas financeiras e comerciais das empresas, pode ocorrer com as pessoas direcionando recebíveis para suas contas pessoais, por exemplo. Ação pode ser facilitada por falta de sistemas.

Em muitos casos, colaboradores não motivados ou sem comprometimento permitem que a empresa perca valores ou peças por gosto, como em casos de mau uso ou até mesmo desmazelo.

As umacometidasfraudesprincipais10emempresa

DESPERDÍCIOVOLUNTÁRIO

Esta pode ser configurada de diferentes formas, como suborno, em que é dado dinheiro a uma pessoa para que ela aceite agir de forma desonesta; propina, em que é pago um montante ao indivíduo para que ele libere alguma atividade sobre a qual tem determinado poder; e superfaturamento, que consiste em cobrar um valor maior do que o que foi gasto realmente em uma nota. Um exemplo é a pessoa pedir vantagem para fechar alguns negócios.

FINANCEIRODESVIO

2

APROPRIAÇÃOINDÉBITA

Muito comuns nas empresas, pode ocorrer com pequenas coisas, como alguém levando embora materiais de escritório, mas também pode atingir grandes proporções.

1

O colaborador, de posse de algo da empresa, passa a contar isso como sendo dele, como o caso de computadores e outros maquinários. A diferença com o furto é que, naquele caso, a coisa alheia móvel é subtraída, não estando na posse do agente da ação, diferentemente da apropriação indébita, na qual o agente ativo já possui a posse ou detenção da coisa.

Quando algum colaborador usa determinado instrumento da empresa em benefício próprio. Por exemplo, usar o carro da companhia para realização de um compromisso não relacionado com o trabalho; usar o cartão corporativo para gastos pessoais; e abastecer o veículo para uso próprio com o vale empresarial.combustível

estabelecimentosOcorreESCONDIDASDESPESASquandoocolaborador,emserviçoexterno,pedeparaqueosdonosdeemqueconsumiraminsiram um produto diferente na nota fiscal. Isso acontece, por exemplo, para esconder gastos com bebidas e cigarros. Assim, o colaborador consegue o reembolso mentindo sobre o que consumiu.

10

FRAUDES EM GASTOS PESSOAIS

OcasiãoDUPLICADASDESPESASemquealgumcolaborador

EXTRAVIO

7

DESPESAS

8

usa a mesma nota para pedir reembolso duas vezes. Essa fraude se dá, sobretudo, em empresas que conferem os recibos de forma manual. Dessa forma, essa pessoa consegue ser ressarcida duplamente, ficando com um valor reembolsado maior.

9

gastaAconteceAUTORIZADASNÃOquandoalgumcolaboradormaisdoquedeveriaemviagenscorporativas,adquirindoserviçosdesnecessários.Issopodeocorrer,principalmente,seasuaempresanãotemumapolíticadereembolsoedegastoscomviagenscorporativasbem definidas.

6

SituaçãoCOMPROVANTESFALSIFICAÇÃOOUDERECIBOSEemqueumcolaboradorperde ou até mesmo falsifica os comprovantes de despesas corporativas, a fim de reembolsar um valor maior do que o que foi gasto. Quando não há auxílio da tecnologia para controle desses documentos, a chance de fraudes pode aumentar ainda mais.

Outro caminho para combater as fraudes são realizações constantes de auditorias, conforme explica o sócio da Audcorp. “Com o objetivo de impedir a ocorrência de fraudes, as empresas devem evitar que a realização e autorização de pagamento sejam realizadas pela mesma pessoa. Caso isso não ocorra, o auditor contábil, quando da realização do seu trabalho, indicará que há indícios de possibilidade de fraude na organização”.

Segundo José Augusto, “as principais fraudes ocorrem geralmente nas áreas em que circulam as movimentações financeiras da empresa, em especial no caixa, estoques e contas a receber de Prevençãoclientes.”

Ainda, é de suma importância que a empresa invista em auditorias internas e externas, que podem atuar de forma complementar aos comitês de gestão de riscos e compliance.

de fraudes nas empresasOcombate

CAPA

de fraudes nas empresas tem como o melhor caminho a prevenção com “a adoção de procedimentos internos claros, envolvendo elaboração de relatórios e prestação de contas, sempre acompanhadas de notas fiscais e checagem periódica destas”, explica Mourival Ribeiro.

Segundo ele, algumas ações são fundamentais na empresa, como monitoramento de processos, pessoas e tecnologias, criação de um código de ética moldado para cada tipo de negócio/empresa, implementação de canal de denúncias, dentre outras coisas, certamente mitigará os riscos.

Quais são os principais tipos de fraudes empresariais?

“Uma medida importante, por exemplo, é controlar os acessos dos colaboradores aos sistemas da empresa, monitorando todas as ações realizadas por eles. Por fim, e não menos importante, é fundamental proporcionar aos funcionários um ambiente saudável de trabalho e garantir uma justa remuneração, uma vez que dificilmente a fraude será cometida por um funcionário satisfeito”, finaliza o advogado da Damiani. .

Audcorp Auditoria - audcorp.com.br / Boaventura Ribeiro Advogados - boaventuraribeiro.com.br / Damiani Advogados - damiani.adv.br

Ele complementa que há a necessidade de regulamento empresarial e normas de compliance, objetivando que todos na empresa tenham consciência dos procedimentos éticos a serem observados. A empresa também não deve ser condescendente com desvios de conduta e, uma vez que forem identificados, deve-se agir imediatamente.AndréDamiani complementa que “infelizmente algumas empresas só se lembram de fazer uma gestão de riscos quando a própria organização está em meio a uma crise”.

Daí a grande responsabilidade do trabalho do auditor, que deve identificar esses fatos e sugerir que sejam tomadas as medidas corretivas necessárias.“Noentanto, é preciso considerar que nem sempre os controles e as políticas internas de detecção e prevenção às fraudes são capazes de lidar com os riscos que surgem com o tempo, com a evolução ou alteração da operação da empresa. Nesse sentido, imprescindível se faz a avaliação continuada dos riscos, um dos pilares de um programa de compliance efetivo”, avalia Damiani.

Ela complementa que, com o aumento do número de prestadores e profissionais autônomos, essa fatia da população começou a chamar a atenção de empresas de diversos segmentos, inclusive das seguradoras. O potencial de pequenas proteções, com grandes benefícios, passou a ser visto.

A DIT (Diária de Incapacidade Temporária) é outro exemplo. Essa cobertura passou a ser oferecida de forma massificada para todos os modelos de trabalho, inclusive para aqueles que não conseguem comprovar renda ou não possuem vínculo empregatício. As coberturas não foram os únicos elementos adaptados. Os modelos de proteção também evoluíram.

No mundo dos seguros, mais especificamente no segmento de vida, o Seguro de Acidentes Pessoais nunca foi o grande protagonista. Esse modelo de proteção era contratado por empresas que buscavam se adequar às normas e legislações, os segurados, por sua vez, não utilizavam todo o potencial do produto.

A ideia é compartilhada por Amanda Nespatti, Co-fundadora e Head de Clientes, Parcerias e Marketing na IZA Seguros. “Com o desenvolvimento de novos mercados e modelos de trabalho, acelerados pela tecnologia mais barata e disponível, pessoas e empresas se viram sem alternativas de proteção adequadas. O número de prestadores de serviço, por exemplo, cresceu de forma significativa durante a pandemia, por ser um modelo de trabalho mais flexível e com menores custos para os empregadores – o que supriu negócios digitais, como delivery e logística”.

O mercado de seguros, assim como todos os outros, teve de se adaptar rapidamente às tendências e trouxe soluções importantes para a demanda. O segmento de acidentes pessoais, por exemplo, passou por mudanças significativas.

“Com coberturas completas, seguradoras mais jovens adaptaram o modelo de proteção para a real necessidade do consumidor. A cobertura de despesas médicas e hospitalares, focada em eventos de acidente, passou a ser paga diretamente aos prestadores de serviços médicos –o que faz todo sentido, uma vez que o segurado, em muitos casos, não possui recursos financeiros para arcar com os custos de atendimentos, exames, cirurgias ou tratamentos para, depois, solicitar reembolso para as seguradoras”, explica Amanda Nespatti.

SEGMENTO DE SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS PASSA POR REVOLUÇÃOGRANDE

SEGURO

“Sempre observamos uma grande dificuldade em oferecer às empresas soluções adequadas em relação a seguros de acidentes pessoais. Isso se intensificou com as novas relações de trabalho, que estão surgindo nos últimos anos. O dado positivo é que o mercado de seguros também evoluiu e hoje já existem opções acessíveis para empresas”, conta Cristina Camillo, CEO da Camillo Seguros.

Muitas vezes, as coberturas não eram adaptadas às necessidades de uso das próprias pessoas protegidas, pois as grandes seguradoras ofereciam soluções de prateleira, já estruturadas há muitos anos.

“Hoje o que se observa é que os mais variados segmentos de atuação podem contratar esse modelo de seguro. Exemplo disso é que é possível contratar coberturas em formatos intermitentes – isso significa que uma empresa pode proteger seus prestadores de serviço somente no período em que eles estiverem realizando o trabalho. Esse é um grande avanço para setores como o de restaurante e de veraneio, por exemplo”, avalia Cristina Camilo.

É o caso dos segmentos de delivery e logística, que, em meados de janeiro, precisaram procurar soluções de seguro para se adequarem à nova lei dos entregadores, sancionada pelo Presidente.

“Nesse caso, a legislação prevê como benefício obrigatório para os entregadores as proteções de acidente para

“Com as opções existentes, agora cabe aos empregadores estudos e análises, pois ter essa segurança, oferecida por esses novos modelos de seguros, é imprescindível para a saúde futura dos negócios, bastando, então, encontrar a opção que mais se adequa ao budget e às necessidade”, finaliza Cristina Camillo. .

O formato reduziu representativamente os custos de contratação do seguro, possibilitando que a proteção seja contratada por empresas que dependem de prestadores de serviço, e também entregou uma solução necessária para esses trabalhadores que dependem somente de seu trabalho para se manterem.

De fato, existe espaço para muitas evoluções no segmento de vida como um todo, não só no ramo de acidentes pessoais. Essas evoluções tendem a focar em um público atualmente desatendido pelas soluções de mercado, através de inovações de produto, modelos, canais de aquisição e atendimento.

Camillo Seguros - camilloseguros.com

As novas soluções foram impulsionadas pela adequação da legislação brasileira, focando em proteger os novos modelos de trabalho e possibilitando a contratação de benefícios pelas empresas, sem gerar vínculo trabalhista.

einvalideztemporária,incapacidadetotalouparcialmorteacidental.Antes dos novos modelos de seguro para acidentes pessoais, a contratação seria inviável, pois existiam apenas formatos mensais e com cobrança fixa, independentemente da prestação de serviços”, conta Amanda Nespatti.Agora, essas empresas conseguem proteger somente os prestadores que trabalharam em um determinado dia ou durante o período das entregas. A tecnologia é a principal aliada das seguradoras nesse novo ambiente, e as integrações via API já não são uma novidade, mas questão de sobrevivência. Para atender um cliente digital, soluções digitais são essenciais.

E-COMMERCEDOMUITOALÉMDASREDESSOCIAIS

Os números do e-commerce no Brasil impressionam. Em 2021, esse setor registrou um faturamento recorde, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior.

O número de pedidos aumentou em 16,9%, com 353 milhões de entregas, conforme levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro e pertencente ao T.group.

O ticket médio também registrou aumento de 8,6% em 2021 em relação a 2020, atingindo a média de R$ 455 por compra.

FÁBIO ROGÉRIO ALFACo-CEOSistemas de Gestão

Assim, observa-se que o e-commerce ainda está em tendência de crescimento, mesmo após a flexibilização das restrições, devido à pandemia, e a retomada gradual do comércio físico.

A GESTÃO

E-COMMERCE

A Pesquisa Social Trends mostra que:

Todas essas ferramentas integradas e falando a mesma língua conseguem trazer resultados efetivos para as empresas que desejam crescer de forma escalável.

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 31

- 64,8% indicam a questão da interação com o público como a mais relevante.

O processo de vendas online envolve diversas ferramentas, que vão desde a utilização de uma plataforma para e-commerce, integradores com marketplaces, gateways de pagamento, conciliadores de venda e de cartões, até o ERP para a gestão de todas as informações financeiras e de controle do estoque, entre outros.

Quais os cuidados a serem tomados?“Agestãode

um e-commerce envolve várias áreas, mas falando especificamente de tecnologia e processos sistêmicos, o principal cuidado a ser tomado é o de garantir que exista fluidez e agilidade desde o início do pedido até a entrega ao cliente”, conta o Co-CEO da ALFA.

●- ouvir o seu cliente;

●- priorizar o engajamento;

- 94,4% das empresas estão presentes nas redes sociais;

- dessas operações, 62% avaliam que essas plataformas têm um papel muito importante para os negócios;

●- cuidar da integração com os usuários;

Para gerir o e-commerce de forma assertiva, é necessário:

Por esse motivo, muitos pensam em instalar um e-commerce em seus varejos ou mesmo na prestação de serviço. No entanto, o processo não é tão simples. “Ter um e-commerce de sucesso exige muito mais do que ter atenção com as plataformas de venda e a gestão das redes sociais. Essas plataformas são importantes para as estratégias de marketing e comunicação e para garantir que a loja tenha um serviço de atendimento ao cliente mais eficiente, mas a gestão dessa operação tem de ir muito além disso”, explica Fábio Rogério, Co-CEO da ALFA Sistemas de Gestão.

●- personalizar suas ações de marketing;

Algumas das principais dores do segmento estão relacionadas com a perda de tempo ou retrabalho, processos manuais, aumento do custo operacional, prejuízo financeiro e insatisfação dos clientes devido aos atrasos, à falta de controle de estoque e às cobranças indevidas.

“O que significam esses dados? Com esses dados, fica claro que, cada vez mais, as empresas estão expostas à avaliação do seu público e que cada vez menos erros, como atraso em entrega, cobrança indevida, envio de produto errado ou com defeito, são tolerados pelo consumidor. Já dizia o ditado: ‘um cliente satisfeito fala bem para outro, um cliente insatisfeito fala mal para dez’”, conta Fábio Rogério.

●- gerir os processos internos com eficácia.

- 85,3% indicam a visibilidade como o principal motivo para a marca estar nas redes sociais;

32 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

O ERP é o orquestrador que irá permitir que todos os processos após a captação do pedido sejam realizados com excelência.

Ao decidir entrar no mercado de comércio eletrônico, é preciso analisar e se preocupar com toda a cadeia do processo, indo muito além das redes sociais e das plataformas de venda. É preciso revisar os processos de priorização de pedidos, separação, conferência na expedição e controle apurado do estoque para não haver rupturas. É preciso que todos esses processos sejam controlados e geridos num ERP robusto, integrado e prático, que ainda possa permitir personalizar alguns controles que sejam próprios de seu negócio e modelo de gestão.

você aumenta o volume de transações, ele não aguenta, e aí você precisa trocar por um mais robusto, tornando esse processo mais complexo e custoso”, explica Fábio Rogério.

“Tenho visto no mercado diversas empresas que se preocupam muito com as ferramentas de divulgação e de vendas, e não têm a mesma preocupação com os processos internos após a concretização da venda, deixando esse controle para aquele ERP baratinho que diz estar integrado à sua plataforma de venda, mas que, quando

Para a empresa que utiliza os principais marketplaces como plataforma de vendas, isso é fator, inclusive, de redução de reputação, o que faz com que a loja apareça menos e em posições de menor destaque nas pesquisas de produtos dessas plataformas, gerando, assim, menos possibilidade de vendas.

ALFA Consultoria SAP e ERP - alfaerp.com.br

“Não existe solução mágica! É necessário que a empresa que deseja estar bem-posicionada tenha uma excelente reputação, invista em organização de processos e em tecnologias, permitindo uma maior fluidez, agilidade e integração dos processos”, detalha o CO-CEO da ALFA.

E-COMMERCE

É necessário que o ERP ajude a otimizar a operação, melhorar a experiência do cliente, tomar decisões mais assertivas e escalar os processos, para que possa crescer de forma estratégica. Tudo isso integrado às principais ferramentas de divulgação, plataformas de venda e de conciliação, deixando, assim, todo o processo de vendas online totalmente otimizado, integrado e focado em trazer os resultados esperados. .

TATIANA

RECURSOS

DENOVADOENÇASHUMANOSDAGERAÇÃOTRABALHO

anos, o maior número de afastamentos era por conta de acidentes do trabalho, de trajeto ou por problemas ortopédicos. Hoje, a situação se inverteu. Em uma rápida análise, percebemos que, na Unidade da Moema, 70% são de pacientes com problemas psiquiátricos. Em seguida, vem os

GONÇALVES MoemaSócia Medicina do Trabalho

Com isso, em relação à saúde do trabalhador, grande parte dos problemas deixaram de ser de ordem física, passando a atingir o psicológico. Assim, surgem novas enfermidades, como o transtorno de ansiedade, a depressão e síndrome de burnout."Há20

Trabalho.SegurançaMedicinaAssessoriaSóciaTatianaortopédicos",problemasapontaGonçalves,daMoemaemedo

O mundo passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos, com uma digitalização cada vez maior devido ao avanço tecnológico. Tudo isso foi potencializado com a pandemia, e também tem impactos negativos no mercado empresarial, como é o caso da pressão cada vez maior e a busca por altas metas.

Mesmo com a abertura vivida, a situação ainda é complexa, uma vez que as empresas vivem essa situação diariamente. “Hoje temos observado, principalmente entre os mais jovens, casos constantes de problemas oriundos de questões psicológicas. Isso impacta diretamente no trabalho e no ambiente corporativo”, explica Cristine Pereira, Gerente de Recursos Humanos da Confirp Contabilidade.

Como esses problemas estão mais frequentes, um caminho é sempre repensar situações que podem originar esses males, com melhores condições de trabalho e das relações profissionais com a diminuição do isolamento.

Segundo Pereira, esses casos sempre foram comuns, mas a situação vem tomando preocupações alarmantes em relação à reação das pessoas. “Tivemos situações de pessoas que não conseguiram desenvolver os trabalhos, e, com isso, pediram o desligamento. Existe todo um conjunto de ações para minimizar essa situação, mas os caminhos estão cada vez mais

acrescenta que nestes 70% entre as doenças que acometem as pessoas se destacam o transtorno de ansiedade, a depressão e a Síndrome de Burnout.

Quais as principais causas?Essesproblemas

• Estresse na atividade profissional que abranja áreas de conflito como competência(s), autonomia, relação com os clientes, realização pessoal e falta de apoio social de colegas e superiores;

Pode ser importante um afastamento temporário do local de trabalho da pessoa impactada, a reorganização das suas atividades, um adequado investimento em outros interesses, como no maior convívio com família e amigos, a prática de exercício físico ou de atividades relaxantes.

Tatianacomplexos.Gonçalves

podem surgir devido à grande competitividade no local de trabalho, pressão inadequada ou por ser a atividade exercida muito intensa, sujeita a riscos.

Como combater?

Pode, ainda, ser necessário ter ajuda médica, principalmente em quadros como depressão, crise do pânico, burnout e ansiedade. A psicoterapia também pode ajudar a compreender melhor as razões que o levaram a situação e a evitar procedimentos semelhantes no futuro.

Assim, antes que esses males comecem a acometer os colaboradores, as empresas possuem um papel crucial de revisão das condições de trabalho e de busca de qualidade de vida, evitando que isso impacte diretamente nos resultados dos negócios.

Veja algumas das principais causas:

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 35

• Fatores organizacionais, como a elevada sobrecarga de trabalho, o desalinhamento entre os objetivos da instituição e os valores pessoais dos profissionais. E ainda há fatores de ordem pessoal, entre os quais estão as relações familiares e as amizades.

Essas doenças e os transtornos que as permeiam correspondem a um conjunto de doenças psiquiátricas, caracterizadas por preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer.

Para combater esses problemas, existem caminhos para as empresas. Um deles passa pela intensificação de ações relacionadas à medicina do trabalho, com o objetivo de valorizar o bem-estar. “Uma alternativa é que as empresas façam grupos para vivenciamentos, nos quais se aprenda a lidar com situações e pessoas. Além disso, às vezes o que falta nas empresas é um setor para preparar a equipe e acompanhar a situação”, explica Vicente Beraldi Freitas, Médico, Consultor e Gestor em Saúde da Moema Assessoria.

Cristine Pereira, Gerente de Recursos Humanos da Confirp Contabilidade, conta que tem desenvolvido diversas ações para combater esse problema. “A área de recursos humanos da empresa busca, cada vez mais, estar próxima dos colaboradores, fazendo um acompanhamento desde a contratação. Caso seja observado algo que possa direcionar a esse quadro, já iniciamos uma ação mais aprofundada”, detalha.

Síndrome de Burnout

• Insônia;

Moema Assessoria Medicina do Trabalho - moemaassessoria.com

ADepressãocorretamente.depressãoéuma

De maneira simples, podemos dizer que é uma síndrome resultante de estresse crônico e necessariamente tem origem no ambiente de trabalho. É um transtorno que se desenvolve gradualmente por conta de desajustes entre o trabalho e o indivíduo. Ele afeta homens e mulheres que vivem situações de estresse constante ou prolongado no ambiente de trabalho.

Os principais sintomas são:

Fonte-

Por ter sintomas parecidos com os da depressão e da ansiedade, a síndrome muitas vezes não é identificada

• Alteração nos batimentos cardíacos.

• Distúrbio do sono; Cansaço; Falta de vontade ou esforço extra para fazer as fácil ou apatia; Falta de memória e de concentração.

Estudos mostram que o transtorno está ligado aos neurotransmissores que proporcionam ao cérebro a sensação de bem-estar e felicidade, como serotonina, dopamina e norepinefrina. Mas não apenas isso. Fatores genéticos, qualidade de vida, alimentação e rotina de estresse também estão relacionados ao desenvolvimento da ansiedade.

A ansiedade é um distúrbio que se caracteriza pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva.

• Cansaço excessivo físico e mental;

• Dor de cabeça frequente;

doença psiquiátrica crônica, que pode afetar pessoas de todas as idades. Segundo a OMS, mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem da doença, que pode ser uma condição de saúde muito grave, especialmente quando é classificada com intensidade moderada ou severa. Nos piores cenários, a depressão pode levar ao suicídio.

• Perda de prazer;

Transtorno de Ansiedade

RECURSOS HUMANOSENTENDA

• Alterações no apetite;

OS MALES:

• Dificuldades de concentração;

•coisas;Choro

Os principais sintomas são: Preocupação Excessiva; Dificuldades para dormir; Dores musculares; Irritabilidade; Problemas de concentração; Sensação constante de que algo ruim vai acontecer.. MetLife

Os principais sintomas são:

• Irritabilidade;

16 Anos

A Avante Assessoria Empresarial oferece o serviço que tem como principal objetivo potencializar o alcance e a força de duas ou mais organizações que se unem em prol de um mesmo propósito.

DUASAQUISIÇÃO:EEMPRESASCOMOMESMOOBJETIVOGESTÃO

38 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

RUBENS SOUZA Assessor Especialista em Controladoria Avante Assessoria Empresarial

FUSÃO

Fusões e Aquisições, ou simplesmente M&A, deriva do nome em inglês Mergers and Acquisitions, e refere-se, basicamente, ao processo de combinar duas empresas – ou mais – em um único negócio. Outra definição importante nesse contexto, e que irá ajudar os leitores no entendimento e na absorção das informações a seguir, está relacionada à diferença entre fusão e aquisição.

Para determinar o preço justo do seu negócio, os empresários devem utilizar a experiência de um profissional, que pode fazer uso de diferentes métodos ou abordagens de avaliação.

Quais métodos de avaliação de empresa são mais utilizados?

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 39

Vale ressaltar aqui também que existem, nos dois modelos, diferenças no modo como a operação é consolidada e conduzida, sendo que a aquisição exige um grande investimento inicial da empresa compradora, enquanto uma fusão pode ocorrer por meio da permuta de ações, entre outros acordos. Por esse motivo, as aquisições são bem mais comuns do que as fusões.

Já no universo das aquisições, quando uma empresa compra outra e a inclui em suas operações, às vezes a compra é amigável e às vezes é hostil, dependendo se a empresa que está sendo adquirida acredita que é melhor ser uma unidade operacional de um empreendimento maior.

Existem muitos métodos de Valuation e a escolha da metodologia ideal para chegar a um valor real do seu negócio exige conhecimento estratégico e técnico, além do domínio do setor, do mercado e das condições na qual a empresa se encontra.

Confira, as abordagens mais empregadas no Valuation, que são os métodos mais comuns de avaliação usados em bancos de investimento, pesquisa de patrimônio líquido, capital privado, desenvolvimento corporativo, aquisições alavancadas (LBO) e fusões e aquisições (M&A), e também os métodos que adotamos na Avante.

O objetivo de combinar dois ou mais negócios é tentar obter sinergia – o todo (nova empresa) é maior do que a soma de suas partes (as duas antigas entidades separadas).

Nas fusões, é comum observar que as transações normalmente acontecem entre duas empresas que são quase do mesmo tamanho e que reconhecem as vantagens que a outra oferece em termos de aumento de vendas, eficiência e recursos. Os termos da fusão são frequentemente amigáveis e mutuamente acordados, e as duas empresas tornam-se parceiras iguais no novo empreendimento.

Em um processo de fusão, duas empresas se unem e formam uma terceira. Na aquisição, uma companhia assume o controle da outra, sendo que não há a formação de um novo negócio.

MÉTODOS DE VALUATION 1. Renda: Método do fluxo de caixa descontado; 2. Mercado: Método de múltiplos de mercado; 3. Ativos: Método do Valor de Liquidação. de responsabilidades pelo risco, tratamento tributário e valores intangíveis, todos os quais podem mudar drasticamente conforme uma venda é negociada. Superando essa fase, seguimos para as etapas Avante Assessoria Empresarial – www.avanteadm.com.br GESTÃO

Nossas Soluções Aumente a presença da sua empresa nas redes socias: www.agencialinktres.com.br (11) 3562-8422 | (11) 96172-3488 R. Canário, 1132 - Sala 2 Moema. São Paulocontato@agencialinktres.com.brSP Google GestãoYouTubeLinkedinInstagramFacebookAdsAdsAdsAdsAdsdeRedes Sociais E-mail Marketing MARKETING DIGITAL Criação de Sites Criação de Lojas Virtuais Criação de Blogs Criação de Landing Pages Criação de Logotipos Produção de Layouts Produção de Vídeos CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

42 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

Isso mostra como a informação representa um dos bens mais preciosos dos tempos modernos e, no contexto empresarial, não poderia ser diferente. Diante disso, garantir a segurança de dados corporativos tornou-se urgente.

• Confidencialidade: garante que o acesso aos dados da organização seja restrito às pessoas

SUAQUEUMINFORMAÇÃO:DAINVESTIMENTOPODESALVAREMPRESA

•autorizadas;Autenticidade e integridade: preservam as características originais das informações, impedindo que elas sofram alterações – seja por descuido de um colaborador ou por ataques de hackers.

“A segurança de dados nas empresas abrange tudo o que envolve a proteção de informações de pessoas físicas e jurídicas por meio de técnicas e ferramentas”, explica Carol Lagoa, que complementa que isso está fundamentado nos seguintes princípios:

É por isso que a segurança de dados vem se mostrando tão importante. Afinal, ela protege a informação que circula pelos computadores e dispositivos móveis. Em um mercado cada vez mais competitivo, é importantíssimo proteger os dados da companhia da concorrência e, mais que isso, mantê-los à disposição, de forma segura, para consulta e também para manutenção do relacionamento com o cliente.

SEGURANÇATECNOLOGIA

Um dos maiores pensadores contemporâneos, o historiador Yuval Noah Harari, afirma que, neste século, tanto a terra quanto a maquinaria ficarão irreversivelmente para trás, passando os dados ao lugar de ativo principal do planeta, concentrando-se o esforço político no controle do fluxo desses dados.

“A pergunta que sempre faço é se as empresas sabem como preservar as informações internas e, principalmente, as dos seus clientes. O vazamento de informações pode ser estrategicamente fatal para as empresas e, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o vazamento de dados passou a ser abordado com muito mais critério, de forma que a sua ocorrência pode ser penalizada, trazendo sérios prejuízos ao empresariado”, conta Carol Lagoa, Co-funder da Witec IT.

Usando a Cloud Computing

Quando o assunto é segurança de dados, muitas empresas se preocupam apenas em capacitar as equipes de TI, mas e os profissionais que lidam diariamente com uma quantidade absurda de dados, como os de RH?

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 43

Tendo isso em mente, será possível promover a segurança de dados em seu empreendimento, por meio das seguintes

CAROL LAGOA

WitecCo-founderIT

Em um passado nem tão distante, as informações de extrema importância das empresas eram acumuladas em documentos em papel. Essa atitude ficou ultrapassada, pois a digitalização dos documentos a substituiu.

Por fim, essa ferramenta permite que os dados da empresa sejam acessados de qualquer lugar, a partir dos mais diversos dispositivos com acesso à internet, desde que o usuário tenha autorização para tal.

Digitalizandopráticas.osdocumentos da empresa

Detalhe: essa digitalização está diretamente relacionada aos pilares da segurança da informação. Afinal, os dados passam a contar com o sigilo, estão sempre facilmente disponíveis aos usuários autorizados e dificilmente são perdidos de maneira irreversível.

Promovendo treinamentos de pessoal

Segurança de dados na prática

O serviço de armazenamento na nuvem – também chamado de Cloud Computing – tem se mostrado como a alternativa mais segura e prática para informações sigilosas e estratégicas. Além disso, esse serviço está disponível para qualquer empresa, a um preço acessível e praticamente sem custos de manutenção.

Para garantir que os dados de uma empresa não sejam roubados, repassados e adulterados, é imprescindível fazer investimentos em tecnologia própria e/ou contratar empresas especializadas que ofereçam soluções em segurança.

De que adianta digitalizar os documentos da empresa e arquivá-los na nuvem se não houver o cuidado de criar senhas complexas e atualizá-las com certa frequência. O ideal é que o próprio sistema barre o acesso dos usuários que não fizerem a atualização obrigatória.

Comonecessárias.baratear

o investimento

Backup constante de documentos

TECNOLOGIA

mais complexas

Como visto, investir em segurança da informação no mundo contemporâneo não é moda, é necessidade. Esse conceito remete a um conjunto de estratégias para gerenciar processos, ferramentas e políticas necessárias para prevenir, detectar, documentar e combater ameaças aos dados digitais e não digitais de uma organização.

Contar com um bom pacote de aplicativos de segurança é uma ótima opção para garantir a segurança de dados do seu empreendimento. Nesse sentido, é preciso adotar um antivírus eficiente, ter um bom firewall e, principalmente, manter-se atento às novidades tecnológicas que podem beneficiar essa área.

Os gestores não podem negligenciá-los nesse sentido. Por isso, é necessário que todos esses colaboradores passem por algum tipo de treinamento de Criandocibersegurança.senhas

44 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

Utilizando aplicativos de segurança

As empresas devem contar com uma política de backup, que deve englobar normas e regras para o gerenciamento de dados corporativos. Todo cuidado é fundamental para não perder informações que sejam cruciais e para que não se retenha informações que não são mais

Os utilizadosterceiros,(funcionáriosarealizadosinvestimentoscomequipeprópriaCLT)ecomosserviçosdepesquisaedesenvolvimentorealizadosporpoderãoserparareduziracargatributáriarelacionadaaoIRPJeaCSLL." "

SIDIRLEY FABIANI Inovação Tecnológica

Por isso, à medida que avançam na transformação digital, informatizando seus processos e modelos de negócios, os gestores empresariais começam a sentir os riscos mais de perto. Isso porque há um verdadeiro “mercado hacker” em constante expansão, e os dados, tão valiosos, passam a ser vistos como ativos que merecem proteção.

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 45

O problema é que muitas das práticas para minimizar os riscos nas empresas demandam custos tecnológicos bem altos, que dificilmente as empresas podem arcar. Para minimizar esses riscos, existem alternativas fiscais. Uma delas é fazer o investimento na segurança da informação utilizando-se a Lei do Bem.

Segundo o diretor da Gestiona Inovação Tecnológica, empresa especializada no segmento, Sidirley Fabiani, esse benefício pode ser utilizado caso a empresa seja optante pelo regime tributário do lucro real e apure lucro fiscal no ano de concepção e desenvolvimento do projeto de segurança da informação.

GestionaDiretor

No Brasil, líder em adoção de novas tecnologias na América Latina, o desafio só aumenta. De acordo com um relatório global do Laboratório de Pesquisas sobre Ameaças da CenturyLink, o país ocupa um preocupante quarto lugar em volume de tráfego mal-intencionado na internet.

“Além disso, é preciso que a empresa participe da concepção dos projetos de segurança da informação, ou seja, não adquira uma solução de “prateleira”. Basicamente, os investimentos realizados com a equipe própria (funcionários CLT) e com os serviços de pesquisa e de desenvolvimento realizados por terceiros poderão ser utilizados para reduzir a carga tributária relacionada ao IRPJ e a CSLL”, conta Sidirley Fabiani.

Atualmente, uma empresa que não se prepara para atuar de acordo com esse cenário está sujeita a sérios problemas, como rapto de informações, vírus, golpes digitais e até a divulgação de dados dos clientes e de dados pessoais por criminosos.

- Workshop integrativo com conceitos, cases e -orientações;Mapeamento e avaliação dos projetos;

46 www.confirp.com | Jul/Set - 2022 Witec IT - witec.com.br / Gestiona Consultoria - gestiona.com.br

Como implantar?

- Preenchimento das obrigações acessórias e prestação de contas;

A Lei do Bem é um incentivo automático, bastando realizar os investimentos e fazer a submissão do FormPD (Formulário eletrônico da Lei do Bem) junto ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), contendo o descritivo do projeto e o detalhamento dos respectivos investimentos realizados no ano fiscal em questão.

- Estruturação de controles para ampliação e utilização segura dos benefícios.

Ponto importante é que, para a adesão ao programa, é preciso que as empresas apresentem regularidade fiscal (emissão da CND ou CPD-EN) e tenham participado da concepção e investido nos projetos de segurança da informação. Esse é um benefício fiscal automático, que, com os passos acima, poderá mudar os rumos da corporação. .

Ele afirma que com isso a empresa tem a possibilidade da exclusão adicional de 60% a 80% da soma dos dispêndios das bases de cálculo do IRPJ e da CSLL, resultando numa recuperação (ganho de caixa) entre 20,4% e 34% dos investimentos realizados.

TECNOLOGIA

- Levantamento e análise de dispêndios; - Cálculo dos benefícios;

Para tanto, a metodologia desenvolvida pela Gestiona reúne as seguintes etapas:

PRONAMPE:NOVOFINANÇASENTENDASEÉVANTAJOSO

Frente à dificuldade e à grande procura das empresas pela obtenção de crédito, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) está sendo retomado pelo governo federal. Foram liberadas novas linhas de crédito no último dia 30 de junho, buscando dar um novo fôlego para as empresas em crise.

Contudo, segundo analistas, a oferta dessa linha não deve ser tão interessante e os empresários devem ter dificuldades de acessar essas linhas por fatores como os juros altos. A promessa governamental é que sejam injetados no mercado R$ 50 bilhões pelo Pronampe, em 2022.

48 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

Entretanto, de acordo com o próprio Ministério da Economia, o dinheiro só vai ser liberado à medida que os financiamentos anteriores forem sendo pagos. Outro ponto de preocupação são as altas taxas de juros, a inadimplência e a inflação, que assustam os bancos privados e devem dificultar a vida dos pequenos empresários."Paraasempresas, essa retomada do programa deve ser observada com apreensão. É preciso entender as condições para tomada desse crédito, ver se realmente é vantajoso. Outro ponto é analisar a capacidade de arcar com esse benefício no futuro", explica o Diretor Tributário da Confirp Contabilidade, Welinton Mota.

Para isso, basta clicar em autorizar compartilhamento de dados, localizado na aba de serviços “Outros”. Outra novidade nessa nova versão do programa é o aumento do prazo de pagamento de 36 para 48 meses para as empresas que participaram da primeira versão.

Sobre o programa

O Pronampe passou por importantes alterações, com a Portaria nº 191, dentre elas medidas que facilitam o acesso das MPE à linha especial de crédito. Outro ponto é que agora é necessário compartilhar informações sobre o faturamento da empresa para adesão ao programa, por meio do Portal do Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC), disponível no site da Receita Federal.

O Pronampe é destinado às Microempresas (ME) e às Empresas de Pequeno Porte (EPP) que tiveram receita bruta total de até R$ 4.800.000,00 no ano anterior. Os Microempreendedores Individuais (MEI) também estão incluídos. .

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 49

"O que foi uma grande opção no passado pode não se mostrar tão interessante agora. Um outro problema é que existe muita desinformação nas instituições financeiras sobre o tema, o que eleva a agonia dos empresários", complementa Mota.

Não por acaso, de acordo com o relatório do Banco Central do Brasil divulgado no fim de abril com estatísticas monetárias e relativas ao segmento creditício, o crédito ampliado a empresas atingiu R$ 4,6 trilhões (51,7% do PIB), índice que representa um avanço de 7,8% em relação ao mesmo período de 2021.

Nesse sentido, mais do que o interesse em aderir a uma linha de crédito de qualidade, o fundamental é avaliar o potencial de sua empresa para a conquista

SUA

Dentro do movimento de retomada das atividades econômicas no ambiente de negócios brasileiro, muitas empresas buscam no crédito uma rota para o fortalecimento de suas operações diante do aumento das demandas de consumo e, também, para investir em diferenciação por meio da implementação de novas tecnologias, da diversificação do portfólio de produtos e serviços ou mesmo para processos de expansão e contratação de mão de obra.

NOPARAESTÁEMPRESAPREPARADATOMARCRÉDITOMERCADO?

ARTIGO

Dado esse cenário atual, sua empresa, de fato, está pronta para buscar uma linha de crédito satisfatória para a realidade do seu negócio?

ADILSON SEIXAS LoaraCEO

Estamos vendo que os empréstimos às empresas realmente têm se expandido em 2022, mas é essencial destacar que a inadimplência das companhias em operações financeiras também cresceu nos últimos meses. É o que demonstra o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, segundo o qual o percentual de negócios com dívidas pagas em até 60 dias após a negativação foi de apenas 34,4%, menor índice desde dezembro de 2019.

3- Capacidade de pagamento: naturalmente, a empresa precisará avaliar sua capacidade de pagamento diante das condições oferecidas pelo banco. Lembre-se sempre de que mais vale um prazo flexível com parcelas que cabem no bolso, do que uma linha de crédito que, no longo prazo, pode se tornar inviável para a realidade financeira da empresa.

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 51

4- Visão de futuro: o empresário precisa entender também qual o seu objetivo com o crédito. Traçando um planejamento guiado por uma visão de longo prazo, o

1- Planejamento e organização financeira: como toda iniciativa importante para a realidade de um negócio, a tomada de crédito empresarial precisa ser planejada. Ademais, a empresa não deve encarar o crédito de modo imediatista, buscando uma linha de empréstimo somente em caráter de urgência ou com o caixa excessivamente fragilizado. Ao se colocar nessa condição, além de ter as chances reduzidas para a conquista de um crédito de qualidade, a empresa corre o risco de perder de vez os trilhos de seu equilíbrio financeiro, entrando para a estatística da inadimplência. Em contrapartida, ao atuar com visão estratégica e de longo prazo, a empresa pode, inclusive, negociar linhas pré-aprovadas para implementar projetos mais robustos de expansão ou acessar o crédito conforme o objetivo do negócio.

(e quitação) desse capital tomado de terceiros (bancos, fintechs e outras instituições financeiras).

Dito isso, para ser acurada essa análise e o respectivo desenho de sua jornada de crédito, deve-se levar em conta pelo menos 5 fatores principais. São eles:

2- Qualidade das garantias: para conquistar crédito de qualidade, também é indispensável oferecer garantias confiáveis para as instituições financeiras. E aqui a regra é bem objetiva, quanto maior for a liquidez da garantia (rapidez com a qual um bem ou ativo pode ser convertido em capital), melhor a possibilidade de acesso a linhas de crédito empresarial de boa qualidade. Em outras palavras: as garantias são um trunfo de negociação decisivo junto aos bancos e às demais instituições financeiras.

- Avaliar quais op ções mais se adequam e têm fit com a realidade financeira de um negócio;

- Orientar a empresa quanto aos documentos, às garantias e à organização de processos antes da negociação junto aos bancos;

crédito deixa de ser uma alternativa emergencial para se tornar uma ferramenta de sustentabilidade financeira capaz de viabilizar não só a retomada econômica de um negócio, mas também projetos, novos objetivos e a expansão da organização.

5- Busca por parceiros de intermediação de crédito: assim como em outras demandas de uma empresa, é comum que se busque o suporte especializado para que aquela atividade (geralmente fora do core business da companhia) seja realizada com maior eficiência, por exemplo: para assuntos jurídicos, a empresa busca um escritório de advocacia; para fiscal, busca uma assessoria contábil. Isso também deve ser feito em uma operação de crédito. Hoje, as organizações já podem contar com parceiros estratégicos para, dentre outros pontos:

ARTIGO

- Analisar o segmento da empresa, do negócio, da demanda pelo crédito x perfil dos bancos e suas estratégias;

- Mapear linhas de crédito empresarial em diferentes instituições;

- Apoiar a empresa na construção de redes de linhas de crédito pré-aprovadas.

Dado o cenário atual do segmento creditício (cada vez mais pulverizado), ao dispor de um parceiro especializado, a jornada rumo ao crédito de qualidade tende a se tornar mais ágil e a empresa não precisará se limitar às opções de empréstimo do banco com o qual já possui outros produtos financeiros – que na maioria das vezes não oferece as melhores alternativas no plano do crédito.

52 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

De modo geral, incluem:

Imagine o seguinte cenário: sua empresa precisa de crédito para investir em expansão, tecnologia e recursos humanos. A tendência natural é que você coloque capital próprio ou busque uma operação de crédito junto ao banco no qual seu negócio possui uma conta PJ, certo? A grande questão que envolve essa escolha é que, nem sempre, a instituição bancária com a qual sua companhia já possui uma relação financeira será aquela que lhe oferecerá a melhor alternativa de crédito em termos de prazos, taxas, juros e garantias.

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 53 Loara Consultoria de Crédito - loara.com.br

1. Objetivos da empresa com relação ao acesso ao crédito – o que será feito com o capital influenciará na es tratégia da operação.

2. Análise do segmento em que a empresa está inserida – nem todas instituições financeiras atuam em todos os setores da economia.

6. Suporte para a negociação e fechamento da operação de crédito com os bancos.

Adilson Seixas, CEO da Loara – Crédito para Empresas e um dos maiores especialistas em crédito empresarial do país.

Passos da intermediação

Por fim, por meio da intermediação, as empresas podem desenhar estratégias para construírem uma base sólida de capital pré-aprovado, com linhas que podem ser acessadas conforme os planos e as necessidades da organização. Desse modo, além de se prepararem melhor para cenários econômicos desafiadores, a expansão de uma companhia tende a ser mais ágil e baseada em uma lógica de sustentabilidade financeira, pois a melhor hora para se tomar crédito é quando não se “precisa” dele. .

Mas, afinal, como funciona a intermediação de crédito?

3. Análise do perfil financeiro do seu negócio - condições do caixa, relação do capital com o volume de saídas do negócio, nível de endividamento e o comportamento da empresa no mercado de crédito.

Em outras palavras, com o suporte de uma empresa especializada em intermediação de operações creditícias, o caminho para um crédito de qualidade tende a ser facilitado, mais ágil e com um retorno financeiro mais positivo para o caixa de uma empresa.

4. Estudo de garantias que darão lastro à operação e às linhas de crédito.

5. Mapeamento (por meio de agentes especializados e uso de tecnologia) de instituições financeiras e linhas de crédito que dialogam com o perfil do seu negócio.

É justamente aí que entra o papel da intermediação de crédito, avaliando o segmento no qual sua empresa está inserida, o perfil do seu negócio, a realidade financeira de sua empresa e, consequentemente, as condições de uma operação que atenda às necessidades do seu negócio, principalmente no que tange a prazos mais flexíveis, taxas mais convidativas, parcelas que “cabem no bolso da empresa” e garantias que não comprometam a saúde futura do empreendimento.

Rosa Sborgia reforça que, apesar da tradicional divulgação de que não há regras na internet, a legislação da propriedade intelectual, o código civil, o código de processo civil e criminal e a lei de direitos autorais se mantêm vigentes e aplicáveis, tanto para a proteção dos próprios direitos quanto para a preservação de direitos de“Umterceiros.casomuito comum é a cópia ou reprodução de sites. É importante ter em mente que um site é identificado pela sua marca, dotado de estrutura autoral, produzindo informações e girando dados, todos protegidos pela legislação da propriedade intelectual. É preciso, assim, uma reflexão sobre as ferramentas e os meios do mundo digital e a conexão com a legislação”, explica a sócia da Bicudo.

Assim, não pense que os famosos “cortar e colar” de conteúdos da internet para usar em sua rede social, no seu site ou no trabalho passarão impunes. As regras existem e podem pesar contra quem age de má-fé nesse ambiente virtual.

Vivemos em uma realidade cada vez mais virtual, e estamos conectados de todas as formas, seja na vida pessoal, no círculo de amizades e, principalmente, na rotina empresarial. Pode acreditar, em pouco tempo estaremos no metaverso.

54 www.confirp.com | Jul/Set - 2022 MARCA E PATENTE

MUNDOINTELECTUALPROPRIEDADENODIGITAL

Com isso, várias ferramentas são fundamentais para essa conexão em tempo real, tais como aparelhos eletrônicos, aplicativos, sites, contas digitais, assinaturas eletrônicas etc. No entanto, engana-se quem pensa que esses ambientes são “terra de ninguém”, e que conteúdos, marcas, imagens e outras obras podem ser usados indiscriminadamente.

A

“Esses novos formatos e canais de comunicação também criaram novas estruturas e elementos, que estão revestidos de proteção da propriedade intelectual e devem ser observados, seja para serem levados a registros em favor da empresa desenvolvedora, seja para evitar que violem direitos de terceiros já protegidos anteriormente”, explica Rosa Maria Sborgia, Sócia da Bicudo & Sborgia Marcas e Patentes.

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 55

“A regulamentação da patente do software, por si só, já foi um desafio no campo da propriedade intelectual de muitos países, considerando-se os pressupostos de formação de uma patente de invenção ou de modelo de atividade, quais sejam: novidade, atividade inventiva ou ato inventivo e aplicação industrial. Identificá-los e revelá-los com exatidão em um relatório de patente não é uma tarefa fácil”, explica a sócia da Bicudo.

Todos os elementos no mundo digital são dotados de proteção pela via de direito autoral, ou seja, é possível afirmar que no mundo digital são criadas novas patentes a todo instante, que devem ser protegidas. Os exemplos são claros, sendo que a legislação brasileira permite a proteção de um algoritmo aplicado em um hardware. O software é passível de proteção como patente, desde que haja efeito técnico novo em um equipamento.

Bicudo e Sborgia Propriedade Intelectual - bicudo.com.br

empresário não pode perder de memória que todo o seu desenvolvimento tecnológico e virtual provoca reflexos no campo do direito da propriedade intelectual, seja exigindo os registros de tais ativos para a preservação da sua empresa, seja nos cuidados da empresa para evitar a violação de direitos de terceiros, os quais provoca obrigações de reparações financeiras significativas. Assim, a empresa digital urge pelos registros dos seus ativos tecnológicos. .

“Fato é que essa complexidade de engenharias, tecnologias, códigos fontes, algoritmos e elementos abstratos está desafiando os diferentes órgãos reguladores de propriedade intelectual nos mais diferentes países, como também os profissionais do direito, para conseguirem materializar contratos que revistam diferentes partes e interesses”, avalia RosaPortanto,Sborgia.o

A assessoria de imprensa tem como objetivo identificar, na atuação dos clientes, assuntos que sejam do interesse do público. A partir disso, esses assuntos serão sugeridos para veículos de comunicação estratégicos, visando a publicação como matérias. Dessa forma, há relação direta entre jornalistas e editores.

São várias as estratégias de marketing e comunicação que as empresas desenvolvem e muitas se confundem na cabeça dos investidores. Uma dessas confusões, com certeza, diz respeito às diferenças entre assessoria de imprensa e os investimentos em publicidades nas mídias tradicionais ou online.

Já a publicidade compra um espaço específico e há controle total sobre o conteúdo. O anúncio será publicado exatamente conforme a criação da agência de publicidade, no espaço contratado pelo cliente.

COMUNICAÇÃOOVALOR DA ASSESSORIA DE IMPRENSA QUANDO COMPARADO AO INVESTIMENTO DE MÍDIA

56 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

Pelo fato de a publicidade envolver o pagamento do espaço, o consumidor sabe que a informação veiculada no anúncio será produzida pela empresa, que, obviamente, divulgará apenas aspectos positivos de seu produto ou serviço. A assessoria de imprensa, ao conquistar espaço editorial gratuito, agrega credibilidade ao assunto divulgado, uma vez

Outra diferença é que a assessoria de imprensa não tem o controle total da informação a ser publicada.

Nela, envia-se um release para um veículo e, a partir daí, o jornalista pode publicar o release na íntegra, apenas parte dele, fazer uma nota ou, ainda, realizar uma entrevista com o cliente e publicar uma matéria de destaque. Tudo vai depender do interesse do veículo no assunto sugerido. Portanto, não é possível garantir ao cliente que determinada matéria será publicada em determinado espaço.

A assessoria de imprensa não paga para obter a publicação de matérias. Os assuntos, quando do interesse do veículo, são publicados como matérias ou notas em revistas, jornais e sites, ou são realizadas reportagens em televisão ou rádio, em espaço editorial gratuito. No caso da publicidade, é sempre necessário pagar pelo espaço publicitário (anúncio em jornal, revista, comercial de rádio, TV etc.).

Já a publicidade divulga também informações sobre o cliente, porém, ela ocorre em forma de anúncios, não tendo, assim, preocupação direta com o interesse público, apenas com a venda dos produtos e serviços. Por isso, nesse caso, a relação é com o departamento comercial dos veículos para definição e compra de espaços publicitários para veiculação dos anúncios e/ou comerciais.

Mesmo sendo bem diferentes, as atividades ainda geram muitas dúvidas e costumam ser vistas como atividades similares. No entanto, apesar de ambas lidarem com a divulgação de produtos, atividades, profissionais, marcas ou serviços, existem diferenças significativas entre elas.

Se a publicidade custa caro, posso substituí-la por assessoria de imprensa?Seaempresatem

como objetivo o aumento das vendas de um produto, de forma imediata, por exemplo, a publicidade tem mais chances de atingir esse objetivo. Ainda assim, quando se trata de um lançamento inovador, a assessoria de imprensa também pode alcançar bons resultados com a publicação de matérias sobre o produto, que ao ser compartilhada por inúmeras pessoas nas redes sociais, consegue obter um alcance tão expressivo ou maior que a publicidade.

Jul/Set - 2022 | www.confirp.com 57

Outro benefício é poder usar o material posteriormente nas redes sociais da pessoa ou da empresa que contratou a publicação, sendo uma forma muito eficaz de aumentar o engajamento nessas redes.

que o público sabe que, em uma matéria, quem transmite a informação é um jornalista imparcial, não a própria empresa.

“Tenho atuado por muito tempo com serviços de assessoria de imprensa em minha empresa e observo que é um instrumento de comunicação interessante para os negócios. Mas é importante frisar que, na maioria das vezes, a assessoria de imprensa não traz novos clientes. Contudo, ela gera autoridade na área de atuação, e isso reflete em maiores fechamentos de contratos e até em uma valorização do preço cobrado”, explica o Diretor Executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos.

Como a publicação de matérias não é paga, o cliente pagará apenas pelo trabalho da prestadora de serviços. No caso da publicidade, além de pagar pelos serviços da agência de publicidade – a criação dos anúncios, o plano de mídia, entre outros – o cliente pagará pelo espaço publicitário (anúncio na revista, comercial na TV etc.), que tem custos extremamente altos.

De forma geral, com a presença constante do cliente em matérias veiculadas na mídia, a assessoria de imprensa tem como vantagem a construção de uma imagem positiva para o cliente, aumentando sua credibilidade junto ao público, a médio e longo prazo.

Essa não é a principal atribuição da assessoria de imprensa. Ela não é responsável pelo aumento das vendas, mas sim pelo fortalecimento da imagem institucional do cliente e pelo aumento de sua exposição na mídia. O conteúdo produzido não tem formato publicitário, não anuncia promoções, nem faz alarde quanto aos benefícios de um produto. O

A assessoria de imprensa pode ser usada como ferramenta para aumentar as vendas?

Portanto, decidir qual a melhor maneira para se promover e divulgar uma empresa dependerá dos objetivos a serem atingidos. A publicidade tem grande valor e é essencial para determinados clientes, e a assessoria tem o poder de fortalecer a publicidade com a imagem institucional positiva do cliente.

Mas, apesar disso, por meio do desenvolvimento de suas atividades, a assessoria pode, sim, influenciar as vendas de um produto ou aumentar a demanda por um tipo de serviço. Quando o consumidor tem uma imagem positiva de uma marca ou empresa e é impactado por uma campanha publicitária, sua receptividade certamente será ainda melhor.

Além disso, por meio de matérias publicadas em veículos diversos, a assessoria consegue despertar o interesse do público a respeito do assunto divulgado e influenciar diretamente a demanda do consumidor. Por exemplo, quando um novo resort em uma praia paradisíaca é inaugurado, e essa inauguração é noticiada em revistas de turismo, em matérias com fotos atraentes, acompanhada de um texto interessante com um feedback positivo sobre o local, os leitores, certamente, terão interesse em conhecer o resort. .

58 www.confirp.com | Jul/Set - 2022

COMUNICAÇÃO

Ponto Inicial Comunicação – pontoinicial.com.br

objetivo é intermediar a relação entre o cliente e a imprensa, apresentando e sugerindo aos jornalistas assuntos que possam ser do interesse do público-alvo do veículo, levando, assim, informações relevantes para o target da empresa.

O ideal é associar as duas áreas, para que o público receba os comunicados de diversas fontes. Mas, quando os investimentos em publicidade não são economicamente viáveis, a assessoria de imprensa apresenta-se como uma opção que oferece benefícios importantes para a imagem do cliente, com um custo possível.

60 www.confirp.com | Jul/Set - 2022 Inovação e crescimento para todos os portes. Já solucionarimaginoutodos os problemas de gestão da sua empresa? Omie é tudo isso. Faça sua empresa crescer. Saiba mais! Mais informações: Omie Unidade São Paulo 11 96981 1308 | 11 5924 saopaulo@omie.com.vc5826

E,

Somos um sistema de gestão 100% online, intuitivo e eficiente, que reúne serviços financeiros, educação comunidadeempreendedora,digitalemuito mais! por entendermos as dores de nossos clientes, atualizamos mensalmente nosso sistema para proporcionar sempre soluções inovadoras para seu crescimento.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.