REDACÇÃO:
RUA DE S. PEDRO, 54-i RIO
Redactor-chefe Dr. Abílio de Carvalho ANNO I
JANEIRO
Director-gerente Cândido de Oliveira
J U N H O D E -192'!
Com o presente numero a "Revista de Seguros" -, i.r>iplcta o seu primeiro anniversario. Espíritos tímidos, muitas vezes, dissuadiram o st 4 proprietário e director gerente de levar ávanit este commettimento, prognosticando um insuctzsso, mas uma aura de sympathia acalentava a i .za idéa e, confiando na força da verdade, tratou +,* realisaha. Essa sympathia lhe não tem faltado, nem na purte litteraria, nem na econômica. Raras companhias de seguros recusaram o seu tipsio a esta publicação. Não sabemos se por mes',,'mhcz, estreiteza de vistas, ou porque não cont:wam na vitalidade deste emprehendimento. £' de esperar, pois, que vendo a Revista transpor o primeiro marco de sua existência ellas comprer.cxdam a sua utilidade. Um paiz como este, que conta cerca de setenta cojnpanhias de seguros nacionaes e estrangeiras, :jm um movimento annual de prêmios que anda em reJor de noventa mil contos de réis, não podia dei.ViT de ter na sua imprensa uma revista especialmente dedicada a este importante ramo commercial. Uma vez que a revista existe, vergonhoso e triste ítti-a que ella não encontrasse elementos de vida. AV/o somos -órgãos de determinados interesses, ir.r.s da instituição de seguros, na sua alta significação econômica e jurídica. As nossas paginas, abertas a toda a collaboração, vis.im discutir os princípios que regem esta im4 pzrtante matéria, espalhar o conhecimento das leis respectivas e das decisões judiciarias, analysando' us g censurando-as. quando se afastarem do direi' ÍCK e informar do que oceorrer relativamente aeí:a especíalictide, nos departamentos administrativas. As companhias de seguros, para a defesa dos sc:is legítimos interesses, encontrarão aqui uma syr.ipathia vigilante,' mas não deixaremos, tatnbt~i, quando fôr necessário, de lhes fazer a critica, que corrige e melhora, que é uma condição de progresso c aperfeiçoamento. Agradecemos cordialmente aos distinetos advogacos \Drs. Numa do Vatle e Frederico Ferreira
OC
NUM.
XII
da Silva e aos demais collaboradores o valioso au-\ J xilio que nos têm prestado. A's Companhias de Seguros Anglo Sul Americana. Minerva, Alliança da Bahia, Lloyd Sul Americano, Americana de Seguros, Interesse Publico da Bahia, Urania, Tranquill idade, Argos Fluminense, Varegtstas, Confiança, Companhia Brasileira de Seguros, Indemnisadora, Previdente, The Motor Union Assurance, União dos Proprietários, Sagres, Adamastor, Alliance, Commercial Union Assurance, London & Lancashire, Guardian. Liverpool & London & Globe, Internacional, Albingia. Sul America e Equitatíva. agradecemos o apoio dispensado, confiando que clle se conserve e augmente sempre. No momento mesmo em que commemoramos o nosso primeiro anniversario devemos, por gratidão e reconhecimento, destacar aqui o nome do principal esteio deste periódico que para a sua Pída futura delle não pôde prescindir. Trata-se do Dr. Abílio de Carvalho, nosso redactor-chefe — que dando-nos o seu apoio, de talento e trabalho mensal desde o nosso primeiro numero vciu impôr-se a nós, como chefe intellectual que nesta casa todos acatam.- Dotado de raro espirito de cordura, portador de uma intelligencia superior, verdadeira autoridade nos assumptos de que nos oecupamos, tudo isso alliado ao seu caracter recto e impolluto, é o nosso distineto chefe o homem talhado nara nos guiar, como até agora o fez, no dífficil caminho do jornalismo especial. Ao Dr. Abílio de Carvalho, pois, a Revista de Seguros agradece o quanto fez pelo seu progresso e espera fazel-o sempre, A.DIRECÇÃO.
Pediram exoneração dos cargos de director-serretario e idârector-gsirertte da Companhia de Seguros Marítimos e Terrestres "Lloyd Sul Americano", respectivamente, os Srs. Dr. Roberto Cardoso e Emilio Bigner, os quaes foram substituídos interinamente pelos Srs. Francisco Xavier Ramos Tozer e João Ar.g^sto Alves, suppUntes do Conselho Fiscal.