1 minute read

PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE AO FINANCIAMENTO AO TERRORISMO E À PROLIFERAÇÃO DE ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA

de tecnologia, voltada para o enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro, otimização das investigações e ações penais, simplificando a análise de dados de grande volume.

Criação das Delegacias Especializadas em Crimes Financeiros, no âmbito do Departamento de Polícia Federal - maior efetividade na investigação e persecução dos crimes financeiros.

Estruturação do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, no âmbito dos Ministérios Públicos Estaduais - especialização das autoridades brasileiras no combate à criminalidade organizada.

Criação do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção (PNPPC).

Desenvolvimento do Sistema de Movimentação Bancária (SIMBA).

No Avanço e Aperfeiçoamento das Normas

Criação do Cadastro de Entidades Inidôneas e Suspeitas (CEIS), mantido pela Controladoria-Geral da União, e do Cadastro Nacional de Entidades (CNEs), sob gestão do Ministério da Justiça, que resultou em aprimoramento da publicidade, transparência e controle social.

Definição das Pessoas Politicamente Expostas (PEPs) e regulamentação das obrigações do sistema financeiro em relação a elas, promovendo a adequação do Brasil aos padrões internacionais de prevenção à lavagem de dinheiro.

Elaboração de projetos que resultaram em leis importantes para o País, tais como: aquele que foi o passo inicial para a edição da Lei no 12.683/12, a qual modernizou a Lei de Lavagem de Dinheiro, dentre outros.

Ministro Chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage Sobrinho, quando das comemoraçoes dos 10 anos da entidade.

This article is from: