newsletter Mealhada n51 novembro‘20
Município
Distribuição Gratuita
CÂMARA INVESTE 1,6 MILHÕES EM OBRAS NA PISCINA DA MEALHADA A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, o concurso público para beneficiação da Piscina Municipal da Mealhada, uma obra que tem um custo estimado superior a 1,6 milhões de euros (IVA incluído). A empreitada visa melhorar as condições gerais da piscina, nomeadamente no que concerne à sua eficiência energética, que apresenta, atualmente, custos muito elevados de consumo de energia. O projeto inclui, por isso, a construção de uma central térmica de produção de energia com utilização de biomassa e aplicação de painéis solares, além de trabalhos ao nível das fundações e estruturas em betão, alvenarias, substituição de caixilharias, serralharias e revestimentos, bem como trabalhos nas instalações, equipamentos e sistemas do edifício, tais como águas e esgotos domésticos e pluviais, electricidade e aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC). Este é o segundo procedimento pré-contratual desencadeado para adjudicação da empreitada em causa, na medida em que o anterior concurso público ficou deserto por falta de apresentação de propostas. O preço base do contrato, ou seja, o preço máximo a pagar pela execução de todas as prestações que constituem o objeto do contrato é de 1.381.000 euros, acrescido de IVA (imposto não dedutível por parte da Câmara) à taxa legal em vigor. O prazo estabelecido para a duração da empreitada é de 240 dias. “O nosso concelho está dotado de infraestruturas significativas que é importante preservar e a piscina municipal é uma delas. Existe há vários anos, é uma infraestrutura muito procurada pela população e é nosso dever preservá-la e prepará-la para servir o concelho nas próximas décadas”, explica Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
700 MIL EUROS PARA REABILITAR REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
INAUGURAda SALA INOVADORA QUE JUNTA TECNOLOGIA A TRABALHOS MANUAIS
A obra de “Reabilitação da Rede de Distribuição e Adução de Água em Ventosa do Bairro, Barcouço e Luso”, que ascende a cerca de 700 mil euros, foi consignada, tendo como prazo de execução um ano. A empreitada visa a substituição das redes de distribuição de água em parte das freguesias de Barcouço e de Luso e da localidade de Ventosa do Bairro. Esta obra é um dos diversos investimentos que a Câmara Municipal da Mealhada, liderada por Rui Marqueiro, está a executar para alcançar o objetivo “Água Inteligente”, um conceito que pressupõe a crescente digitalização dos serviços de abastecimento de água e a redução, ao máximo, das suas perdas. Recorde-se que a Câmara tem vindo a concretizar diversos investimentos no âmbito do Plano de Redução de Perdas de Água do Município da Mealhada.
A Câmara da Mealhada inaugurou, na escola secundária da sede do município, a sala Ambiente Educativo Inovador, um espaço aberto a todo o universo escolar, que junta as mais avançadas tecnologias a uma vertente oficinal. A nova sala integra o projeto de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal - Região de Coimbra (CIM–RC), que, na Mealhada, incluiu também a criação de salas snoezelen e de equipas multidisciplinares. A tradicional disposição de secretárias e mesas dá lugar, nesta “sala do futuro”, a cadeiras giratórias, a pufs, a estações de computador e de investigação com recurso a microscópio, a um mini estúdio de televisão, a áreas de projeção, inclusive 3d, ou a estações oficinais onde existem serras, berbequins, tornos e outras ferramentas a fazer lembrar as velhinhas salas de trabalhos manuais.