Boletim Municipal Mealhada n.º 87 jan>mar'23

Page 1

MEALHADA

CARNAVAL

boletim municipal
n 87 jan>mar ‘ 23 Distribuição Gratuita
ENCHENTE
DA CIDADE DA MEALHADA
Págs. 8 e 9
DE EXECUTIVO SAÍDA DE GIL FERREIRA E ENTRADA DE RICARDO SANTOS » Pág. 3 OBRAS EM CURSO DIVERSAS OBRAS NO MUNICÍPIO
Págs. 22 a 25
NA BTL MUNICÍPIO PROMOVEU MEALHADA-LUSO-BUSSACO
Págs. 4 e 5
LITERÁRIO POESIA EM DESTAQUE NA PRIMEIRA EDIÇÃO
Págs. 14 e 15 Consulte toda a informação municipal em cm-mealhada.pt Carnaval Luso-Brasileiro e de Palmo e Meio
TROUXE
ÀS RUAS
»
REMODELAÇÃO
»
MEALHADA
»
FESTIVAL
»

/editorial

O primeiro trimestre do ano contou, logo em janeiro, com uma alteração no Executivo que tenho a honra de liderar: a saída de Gil ferreira, que retomou a sua atividade profissional de docente – e a quem agradeço o enorme contributo dado ao Movimento Mais e Melhor e ao Município, em especial em áreas como a Cultura, a Comunicação e a Educação – e a entrada de Ricardo Santos, até janeiro chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, assumindo agora o cargo de vereador. A equipa continua, pois, unida e coesa, na procura das melhores soluções para o nosso Município.

Neste período, de janeiro a março, avançaram para o terreno diversas obras e foram projetados eventos e iniciativas que terão a sua concretização nos próximos meses. E assinalamos importantes momentos na vida do Município, como o Carnaval, que voltou a encher a ruas da Mealhada de visitantes, ou a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa, um como outro, eventos fulcrais na promoção do nosso território.

EXECUTIVO MUNICIPAL 2021/2025

/propriedade Município da Mealhada / Diretor Presidente da CMM /textos e design g ráfico Setor de Comunicação e Imagem /i mpressão FIG – Indústrias Gráficas, SA / /t iragem 35 exemplares /p eriodicidade Trimestral /depósito legal 165657/01

Presidente da Câmara Municipal António Jorge Franco António Jorge Franco Filomena Pinheiro Ricardo Santos Hugo Silva Rui Marqueiro José Calhoa Sónia Leite

REDISTRIBUIÇÃO DE PELOUROS NO EXECUTIVO MUNICIPAL MEALHADENSE

Ricardo Santos, até ao início de janeiro chefe de Gabinete de Apoio ao Presidente e Vereação, foi empossado vereador, preenchendo assim o lugar deixado por Gil Ferreira, que renunciou ao cargo, por motivos pessoais, retomando a atividade profissional de docente universitário.

A entrada de Ricardo Santos no Executivo Municipal da Mealhada motivou uma redistribuição de pelouros na equipa liderada por António Jorge Franco. O Executivo é composto pelo presidente e três vereadores, em regime de tempo inteiro, e por três vereadores, sem pelouro atribuído.

Ricardo Santos assumiu funções como vereador com os pelouros do Desporto, Agricultura, Floresta e Espaços Verdes, Proteção Civil, Cuidado Animal, Mercados e Feiras e coadjuva o presidente no pelouro das Juntas de Freguesia.

António Jorge Franco / Presidente

- Urbanismo e Planeamento do Território

- Ambiente e Gestão de resíduos

- Mobilidade Sustentável

- Energia e Eficiência Energética

- Gestão Administrativa e Financeira (Coadjuvado pela Vice-Presidente)

- Educação, Ensino e Formação (Coadjuvado pela Vice-Presidente)

- Gestão de Recursos Humanos

- Juntas de Freguesia (Coadjuvado pelo Vereador Ricardo Santos)

PELOUROS

- Ação Social

- Gestão de Obras Municipais e Intervenção Paisagística

- Gestão do Património Municipal

- Saúde (Coadjuvado pelo Vereador Hugo Silva)

- Comunicação e Imagem

- Conservação Rodoviária, Logística e Manutenção

Filomena Pinheiro / Vice-Presidente

- Turismo

- Desenvolvimento Económico (Coadjuvada pelo Vereador Hugo Silva)

- Fundos Comunitários

- Relação com CIM Região de Coimbra e CCDR Centro

- Cultura

- Arquivo e Biblioteca Municipal

- Cineteatro Messias

- Centro de Interpretação Ambiental

- Associações Culturais e Recreativas

Ricardo Santos / Vereador

- Desporto e Associações Desportivas

- Agricultura, Floresta e Espaços Verdes

- Proteção Civil

- Cuidado Animal

- Mercados e Feiras

Hugo Silva / Vereador

- Empresas e Iniciativa Privada

- Espaços e Dinâmicas Empresariais

- Inovação, Inovação Social e SmartCities

- Juventude

- Feira de Artesanato e Gastronomia

- Participação Cidadã

- Associações Juvenis

Vereadores sem pelouro

Rui Marqueiro, José Calhoa Morais e Sónia Leite

/destaque
3

MEALHADA LUSO BUSSACO

afirma-se como destino de experiências na BTL

Mealhada é gastronomia, é património, é natureza, é lazer, é saúde e bem-estar, é cultura e desporto, é o Luso e a Mata Nacional do Bussaco. E foi toda esta riqueza que mostrou, sob o slogan “Mealhada – Luso – Bussaco: tantas razões, um só destino!” no espaço coletivo da CIM – Região de Coimbra, na Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realizou de 1 a 5 de março.

“Os trunfos que a Mealhada exibiu ao turista são difíceis de igualar: destino de incomensurável natureza, de cultura e de história, de gastronomia genuína, atestada pela marca “As 4 maravilhas da Mesa da Mealhada. Água l Pão l Vinho l Leitão”. Destino de lazer, com uma forte programação cultural e de entretenimento ao longo de todo o ano, seja pelo Carnaval Luso-brasileiro da Bairrada, seja pelos espetáculos de cariz nacional no Cineteatro Messias”, salientou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Assim, das mesas da restauração da Mealhada para a BTL foi o leitão genuíno, com uma receita única, estaladiço e acabado de sair dos fornos próprios, de qualidade sublime. O leitão e as restantes Maravilhas da Mesa da Mealhada estiveram presentes em diversos momentos de degustação nos espaços da CIM – Região de Coimbra e do Turismo Centro de Portugal, e estiveram também no espaço de restauração Bairrada à Mesa, uma iniciativa conjunta dos Municípios de Mealhada e Anadia de promoção dos ex-libris da Mesa da Bairrada, representado pelo Restaurante Pedro dos Leitões.

À mesa, com o leitão, estiveram as restantes iguarias que fazem a Marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: os vinhos, de Denominação de Origem Controlada Bairrada, os espumantes, o famoso pão da Mealhada, pão de quatro bicos, cozido no tradicional

forno a lenha, e a água de Luso, uma água pouco mineralizada, líder de mercado no país, um tesouro guardado e protegido pela riqueza maior do concelho, a Mata Nacional do Bussaco.

“O nosso objetivo é afirmar a Mealhada – Luso – Bussaco como destino de experiências e de memórias que ficam e que convidam o visitante a voltar. E é este convite à visita que levamos à BTL, com exibição das riquezas que nos diferenciam enquanto território. É caso para dizermos: “tantas razões, um só destino!”

sublinhou Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada.

A Mata Nacional do Bussaco, classificada de monumento nacional, candidata a Património da UNESCO, é o maior trunfo do turismo do concelho da Mealhada e a presença na BTL procura abrir a porta de entrada deste outro universo. Convida à visita, seja percorrendo os trilhos e descobrindo habitats únicos, como o Adernal, seja entrando na magia dos palácios das princesas, com o Palace Hotel do Bussaco, ou na solenidade do legado religioso edificado pelos

/turismo
 janeiro > março 202 3

Carmelitas Descalços, que ali construíram o seu Deserto, destacando-se o Convento de Santa Cruz e a única Via-Sacra do mundo à escala da de Jerusalém. Na Mata há história, com os marcos da passagem de Napoleão e das suas tropas aquando das Invasões Francesas, há romantismo em tantos cantos e recantos, fontes e miradouros, há os ímpares banhos de natureza.

E, no sopé da Serra, a vila termal do Luso convida a relaxar e a fugir ao bulício do dia a dia, aliando as propriedades terapêuticas aos conceitos de medical center e SPA, num complexo de termas moderno e de qualidade superior.

Ao destino Mealhada – Luso - Bussaco acrescem argumentos de Cultura e Desporto: dos espetáculos culturais do Cineteatro Messias ao Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, que atrai milhares de pessoas, dos roteiros literários e festivais MeaJazz e Bussaco Classical Fest ao Rally Legends, prova mítica internacional de pilotos e viaturas que abraça a serra do Bussaco, envolvendo os municípios da Mealhada, de Mortágua e de Penacova.

“O nosso objetivo é afirmar a Mealhada –Luso – Bussaco como destino de experiências e de memórias que ficam e que convidam o visitante a voltar. E é este convite à visita que levamos à BTL, com exibição das riquezas que nos diferenciam enquanto território. É caso para dizermos: “tantas razões, um só destino!”, sublinhou Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada.

5

“WINTER FOOD FEST” REALIZOU-SE NA MEALHADA

A Mealhada recebeu, entre 13 e 15 de janeiro, o “Winter Food Fest”, uma mostra gastronómica dos 19 municípios que integram a CIM - Região de Coimbra. Showcookings, mostra e venda de produtos, degustações, provas comentadas de vinhos e animação cultural foram as propostas nas tendas montadas para o efeito, bem no centro da cidade (Rua Dr. Cerveira Lebre).

A Mealhada foi o concelho escolhido para acolher o Winter Food Fest, um evento que procurou valorizar produtos diferenciadores dos concelhos que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, bem como estimular a sua venda.

Para a realização do Winter Food Fest, foi colocada uma tenda na rua Doutor José Cerveira Lebre, que acolheu ‘stands’ com produtos diferenciadores de cada um dos 19 municípios que integram a CIM Região de Coimbra e que estiveram disponíveis para serem degustados e comprados pelos visitantes. Também no Largo do Tribunal foi montada outra tenda e um palco, sendo este o espaço onde tiveram lugar ‘showcookings’, animação cultural e espetáculos musicais.

Para o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, este evento foi uma grande oportunidade para os 19 municípios da região de Coimbra darem a conhecer a excelência dos seus produtos. “Foi uma oportunidade para as pessoas virem aqui degustar e levar para casa uma grande variedade produtos da região”, sustentou, sublinhando que a iniciativa atraiu pessoas à região, trazendo também “vida” ao centro histórico da Mealhada e impulsionando as vendas do comércio local. “Quem não gostar de leitão, poderá comer arroz de lampreia, por exemplo. Somos uma região muito rica em termos gastronómicos”, concluiu.

“O Winter Food Fest foi um momento de festa, de alegria, de convívio e, sobretudo, de promoção da qualidade dos produtos endógenos”, disse o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Emílio Torrão.

Este evento da Região de Coimbra encerrou as iniciativas da “Região Europeia de Gastronomia 2021-2022”.

janeiro > março 202 3

DIA DOS NAMORADOS CONVIDOU A COMUNIDADE A ESCREVER POSTAIS DE AMOR

A Câmara Municipal da Mealhada celebrou o Dia do Namorados com duas exposições dedicadas ao tema, focadas na tradição portuguesa. Uma que mostrou os famosos lencinhos minhotos e outra, colaborativa, de postais de enamorados, aberta à participação de toda a comunidade. Ambas estiveram expostas no Posto de Turismo Luso-Bussaco.

O desafio foi lançado à comunidade para que cada um criasse o seu postal e o entregasse, até dia 10 de fevereiro, nos Postos de Turismo da Mealhada e Luso- Bussaco. A partir de dia 14, a exposição com os postais recebidos foi aberta à visitação.

Em paralelo, o Posto de Turismo Luso-Bussaco teve uma exposição dedicada ao amor e aos sentimentos. Estiveram expostos dezenas de exemplares de lencinhos minhotos que são caracterizados pelos dizeres, bordados de corações, passarinhos ou chaves do amor. No local, estará uma artesã, de Ponte de Lima, a trabalhar na criação dos lenços. Os lenços minhotos, originários de Vila Verde ou de outras regiões do Minho, fazem parte de uma tradição local: o lenço era entregue pela mulher ao homem como símbolo do afeto. Caso fosse aceite, deveria ser usado no bolso com uma ponta de fora, funcionando como uma espécie de anel de noivado dos nossos tempos, mas com o homem como portador.

As exposições foram complementadas com diversas atividades interativas desenvolvidas no próprio Posto de Turismo Luso-Bussaco.

Este programa alusivo à data, com a designação geral “(Re) Namore”, incluiu ainda uma palestra subordinada ao tema da violência no namoro, com data ainda a definir.

MESA REDONDA “VIOLÊNCIA NO NAMORO” PROCUROU ALERTAR COMUNIDADE PARA O TEMA

A Mesa redonda “Violência no namoro”, que se realizou no Luso, colocou a descoberto algumas das maiores fragilidades da sociedade atual: a falta de tolerância e empatia para com o outro, a ausência de uma verdadeira educação para a igualdade de género, bem como a necessidade de se fazer um corte na violência geracional e transgeracional. Urge que a sociedade seja uníssona na afirmação de que a violência não é aceitável e procuramse várias formas de passar esta mensagem a jovens e não só. Um dos meios para o fazer é através do programa “Namorar com fair play”, do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ).

A violência está presente no namoro, seja ela física, psicológica ou sexual e uma das causas é o facto das pessoas olharem, cada vez mais, só para si, sendo intoleráveis com o outro e vendo-o como objeto para satisfação dos seus objetivos. O combate a este estado de coisas deve começar por quem educa, pela transmissão de valores de igualdade bem como pelo estabelecimento de relações de vínculo e afeto saudáveis. Estas foram algumas das ideias partilhadas pelos oradores convidados para a mesa redonda que encerrou o programa alusivo ao Dia dos Namorados e que se realizou, no sábado, no Posto de Turismo Luso – Bussaco.

7

CENTENAS DE CRIANÇAS NO CARNAVAL DE PALMO

O Carnaval de Palmo e Meio encheu as ruas da cidade da Mealhada com mais de um milhar de crianças a participarem num desfile de cor e alegria, no dia 12 de fevereiro.

Foi o retomar de uma tradição interrompida há dois anos. Uma semana antes dos desfiles principais do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, o primeiro corso esteve a cargo das crianças que frequentam o Agrupamento de Escolas da Mealhada e as instituições particulares de solidariedade social do Município da Mealhada. Numa tarde dedicada à fantasia, mais de mil crianças viveram as suas fantasias num desfile de brincadeira que terminou num espetáculo musical na Tenda de Carnaval, localizada no novo estacionamento junto à Câmara Municipal.

O Carnaval de Palmo e Meio é uma atividade que integra a Rede Social da Mealhada, contando com a organização da Associação de Carnaval da Bairrada, em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada.

>
202 3
janeiro março

CARNAVAL LUSO-BRASILEIRO ATRAIU MILHARES DE VISITANTES

O Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada registou uma das maiores enchentes de todos os tempos nos desfiles de domingo, no desfile noturno de segunda-feira e no de terça-feira.

9

GALA DESPORTIVA PRESTOU TRIBUTO A CLUBES LOCAIS E A JOSÉ VIGÁRIO

A 15.ª edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada, que se realizou a 30 de janeiro, no Cineteatro Messias, distinguiu 16 associações desportivas locais e terminou com um momento especial: a homenagem a José Vigário, fundador e histórico do Hóquei Clube da Mealhada (HCM), com a atribuição do seu nome ao que passará a ser o Pavilhão Municipal da Mealhada Dr. José Vigário.

As 16 associações distinguidas como “Associação Desportiva do Ano”, após dois anos de interregno da Gala devido à pandemia, são reflexo da riqueza desportiva do município no que se refere às modalidades praticadas e elevado número de atletas: da natação ao ténis de mesa, do futebol ao karaté, do futsal ao andebol, do hóquei em patins ao atletismo, do kickboxing ao basquetebol, da patinagem ao ténis. Centenas de jovens disputam quadros competitivos regulares, nos diversos campeonatos, e outras tantas pessoas vivem a vida associativa desportiva, seja como treinadores, dirigentes ou mesmo apoiantes. “Uma riqueza de que só nos podemos orgulhar, quer pelos êxitos desportivos que vão alcançado, quer pelo impacto que têm na nossa comunidade enquanto entidades fundamentais para a formação cívica das nossas crianças e jovens”, salientou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

A Gala Desportiva passou também em revista a atividade de dois anos do Município na área do desporto: acolheu 64 estágios de seleções nacionais, 32 estágios de equipas, 42 competições nacionais.

JOSÉ VIGÁRIO DÁ NOME AO PAVILHÃO MUNICIPAL DA MEALHADA

Um dos momentos altos da gala, conduzida pelo jornalista Ricardo Pateiro, foi a homenagem a José Vigário, que recebeu, das mãos do presidente da Câmara da Mealhada, um stick de hóquei personalizado, com a inscrição “Pavilhão Municipal da Mealhada – Dr. José Vigário”. “O Município da Mealhada pretende, com este gesto, dar ênfase ao empenho e à entrega de José Vigário ao desporto, em concreto, ao Hóquei Clube da Mealhada (HCM) e, com este, inspirar outras pessoas a dar do seu tempo à comunidade, seja na área desportiva, seja noutras áreas”, sublinhou António Jorge Franco.

Empresário natural da Mealhada, José Vigário iniciou o seu percurso no desporto no final da década de 60, patinando com alguns amigos e fundando o Hóquei Clube da Mealhada, que, com os seus dois escalões originais, obteve sucesso nas competições, alcançando diversos títulos de campeões distritais. José Vigário, que teve um papel fulcral na construção do pavilhão, assumiu a presidência do clube em 1989 e só a viria a deixar em 2006.

Além do hóquei, desenvolveu outras modalidades, como o voleibol, a ginástica, o karaté e o ballet. Depois de 2006, assumiu a presidência da Assembleia Geral do Clube, até 2021. Atualmente é presidente honorário do clube.

Clubes distinguidos “Associação Desportiva do Ano”

Atlético Clube do Luso/ EFM – Futsal, Kickboxing

Associação Academia P8 Futsal – Futsal

Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores da Pampilhosa - Pesca

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada - Natação

Casa do Povo da Vacariça – Andebol

Centro Recreativo de Antes – Futebol, Hóquei em Patins e Basquetebol

Centro Recreativo Cultural e Desportivo do Travasso – Ténis de Mesa

Clube Desportivo do Luso – Futebol

Futebol Clube de Barcouço - Futsal

Futebol Clube da Pampilhosa – Futebol

Grupo Desportivo da Mealhada – Futebol

Hóquei Clube da Mealhada – Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Karaté

Luso Ténis Clube - Ténis

Núcleo Karaté da Pampilhosa – Karaté

Sport Clube de Carqueijo - Futebol

Associação Trilhos Luso Bussaco – Atletismo

/desporto janeiro > março 202 3

3.º LUGAR NO “PROGRAMA MUNICIPAL DE DESPORTO PARA TODOS DO ANO 2023”

O Município da Mealhada alcançou o 3.º lugar no “Programa Municipal de Desporto Para Todos do Ano 2023”, no âmbito do Programa Municípios Amigos do Desporto. A distinção reconhece as boas práticas ligadas à promoção da atividade física junto da população, de que são exemplo as iniciativas “Mealhada + Movimento”, “as 3 Milhas da Mealhada” ou o “Festival da Atividade Física”.

A base da candidatura da Mealhada a esta distinção assenta em diversos projetos de promoção de atividade física que estão a ser desenvolvidos junto da população, de participação gratuita e descentralizados, indo ao encontro da população nas diversas freguesias. Exemplo disso é o programa “Mealhada + Movimento”, que inclui atividades direcionadas para vários públicos. O “+ Movimento Pela Sua Saúde”, aberto a toda a população, garante acompanhamento personalizado aos participantes, sendo “+ Movimento Sénior” direcionado à população sénior. A estes juntase o “Domingos no Parque”, que convida a população a uma manhã de domingo diferente e, recentemente, o “Movimento em Família”, que desafia pais e filhos a participarem numa série de atividades lúdicas e recreativas, como sejam jogos tradicionais, jogos desportivos ou corridas de obstáculos.

O terceiro lugar alcançado, na categoria de municípios com população entre 10 mil e 50 mil habitantes, teve ainda em conta iniciativas abrangentes como “A Caminhada da Rota Napoleónica”, o passeio “Pelo Concelho em Duas Rodas”, a prova “3 Milhas da Mealhada”, o “Hidro Luso” e o “Festival da Atividade Física”, entre outras. Este 3.º lugar no Programa Municipal de Desporto Para Todos do Ano 2023 soma-se a outras distinções obtidas pelo Município da Mealhada, nomeadamente, “Oportunidades de Prática Outdoor”, “Reconhecimento de Complexo Desportivos do Ano de 2022”, “Qualidade do Programa de Atividade Física Sénior”, no âmbito do Programa Município Amigo do Desporto”, atribuído pela plataforma “Cidade Social”, entidade que visa aumentar o valor da intervenção dos municípios junto da população.

“É o reconhecimento da valia dos projetos que estão a ser desenvolvidos junto da nossa população e toda a equipa envolvida está, por isso, de parabéns. Só com muito empenhamento conseguimos ter esta diversidade de respostas dedicadas e direcionadas a várias faixas etárias e públicos, garantido, no nosso município, o acesso à atividade física, com a melhoria de qualidade de vida que lhe está associada”, sublinhou Ricardo Santos, vereador do Desporto.

INFRAESTRUTURAS DESPORTIVAS DA MEALHADA DOTADAS DE DESFIBRILHADORES

O Centro de Estágio do Luso e o Pavilhão Municipal de Barcouço já estão dotados de desfibrilhadores automáticos externos DAE. Estes dois equipamentos juntam-se, assim, aos pavilhões municipais do Luso, de Ventosa do Bairro, da Pampilhosa e da Mealhada, que já dispõe de desfibrilhadores.

As instalações desportivas municipais com atividade mais intensa estão a ser, paulatinamente, dotadas de desfibrilhadores. Aos pavilhões municipais e Centro de Estágio seguem-se as Piscinas Municipais da Mealhada e os estádios municipais Américo Couto (Mealhada) e Carlos Duarte (Pampilhosa), locais que completam o lote de equipamentos identificados pela Divisão de Desporto como sendo os prioritários, uma vez que são os que registam mais atividades, quer no que respeita ao uso das coletividades locais, quer no que se refere ao acolhimento de iniciativas de cariz nacional e internacional.

11

SEMINÁRIO DEDICADO À PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA JUNTOU ACADÉMICOS, DESPORTISTAS

E AUTARCAS NA MEALHADA

Mais de centena e meia de académicos, dirigentes desportivos, técnicos e autarcas participaram na segunda edição do Seminário “O desporto precisa de todos. Como? - Promoção da Atividade Física”, que analisou as ações e impactos relevantes na promoção da atividade física de toda a população.

“A nossa visão para a Mealhada é a de um concelho sustentável e atrativo para quem nos visita e para quem cá vive. E o Desporto enquadra-se, em absoluto, nas duas dimensões: na de turismo desportivo, com implicações económicas locais relevantes, e na dimensão de qualidade de vida dos nossos residentes”, sublinhou, na sessão de abertura, António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

O autarca partilhou a experiência do município com a implementação de programas como “Mealhada + Movimento” “+ movimento sénior”, para população com mais de 65 anos e “+ Movimento em família” que desafia os pais a trazerem os filhos a praticar jogos tradicionais ou corridas de obstáculos, juntando aqui a vertentes desportiva, social e familiar. “O desporto não pode ser apenas acessível a uma parte da população. A atividade física deve ser aberta a todas as franjas da população e é nesse sentido que o Município da Mealhada desenvolve vários programas de promoção da atividade física e bem-estar”, salientou o autarca.

Ao longo do dia, os diversos oradores convidados, oriundos das universidades de Coimbra, de Lisboa, do Porto, do Instituto Politécnico de Santarém e da Associação Nacional do Desporto para o

Desenvolvimento Intelectual, abordaram temas como a atividade física em populações especiais, na escola, na adolescência e na terceira idade, o envelhecimento ativo ou os comportamentos sedentários.

O seminário “O desporto precisa de todos. Como?” teve, este ano, a segunda edição e enquadra-se na visão do Município do desporto como pilar estratégico, seja como fator promotor de qualidade de vida dos residentes, apoiando a atividade de associações locais e potenciando as diversas infraestruturas desportivas municipais, seja pela promoção do turismo desportivo.

janeiro > março 202 3

REVIVER O ENTRUDO

Mais de 360 idosos participaram em mais uma tarde de folia que os fez “Reviver o Entrudo”. A atividade, que se realizou no dia 15 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antes, procurou proporcionar momentos diferentes aos utentes da terceira idade e da área da deficiência das instituições particulares de solidariedade social do Município da Mealhada.

Este carnaval institucional é promovido no âmbito da Rede Social, e da responsabilidade da Câmara Municipal da Mealhada juntamente com as Instituições Particulares de Solidariedade Social concelhias, das áreas da terceira idade e deficiência.

A iniciativa contou ainda com o apoio da Tuna da Universidade Sénior da CADES, da Sociedade de Água de Luso, dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Escola Profissional Vasconcellos Lebre.

MUNICÍPIO DISTINGUIDO “MAIS FAMILIARMENTE RESPONSÁVEL” PELA 11ª VEZ

A Mealhada está novamente de parabéns. O Município está entre os “Mais Familiarmente Responsáveis”, pelo décimo primeiro ano consecutivo, pelas políticas de boas práticas no apoio às famílias. A cerimónia de entrega de bandeiras decorreu em Coimbra, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

Desde 2012 que a Mealhada é distinguida pelas políticas em benefício das suas populações, sendo que, desde 2015, recebe a bandeira “com palma”, a mais alta distinção do OAFR, reservada apenas aos municípios que conseguem a bandeira Verde durante, pelo menos, três anos consecutivos.

Esta distinção, atribuída a 95 das 145 candidaturas, com base em dados reportados a 2021, reconhece o trabalho desenvolvido quanto ao investimento municipal na construção de uma política integrada de apoio à família.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceria com Instituto da Segurança Social, tendo como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar. O reconhecimento resulta de um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional.

No inquérito do OAFR, as políticas de família dos municípios foram analisadas em onze áreas de atuação. Assim para a atribuição da Bandeira Verde foram analisadas e avaliadas as políticas da família em diferentes áreas de atuação, tais como: o apoio à maternidade e paternidade; o apoio às famílias com necessidades especiais; os serviços básicos; a educação e a formação; a habitação, o urbanismo e as acessibilidades; os transportes; a saúde; a cultura, o desporto, o lazer e os tempos livres; a cooperação, as relações institucionais e a participação social; entre outras iniciativas.

“É uma distinção importante para a Autarquia, pois é um reconhecimento de sermos um concelho socialmente responsável, inclusivo e integrador, atentos e disponíveis para todos. É, assim, reconhecido o impacto positivo que as políticas implementadas pelo executivo têm no dia-a-dia das nossas famílias”, explicou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

/ação social 13

Município realizou primeira edição

FLIM FESTIVAL LITERÁRIO DA MEALHADA

A Câmara da Mealhada realizou, de 27 de março a 2 de abril, a primeira edição do FILM - Festival Literário da Mealhada, uma iniciativa que procurou estabelecer proximidade com os livros, os escritores, os leitores, os artistas, os músicos e com todos os que se interessam pela leitura e pelas artes da palavra através da poesia.

Uma feira do livro, sessões musicais e de teatro, oficinas, encontros com escritores foram algumas das iniciativas incluídas no programa do FLIM – Festival Literário da Mealhada que se centrou, nesta primeira edição, na poesia. “A poesia foi explorada em todos os sentidos, na música, no teatro, na leitura. Tivemos iniciativas para todos públicos, desde os bebés aos idosos, porque a nossa visão é posicionar a biblioteca como um local de cultura e de encontro entre as várias gerações. A aposta na cultura é crucial na política de desenvolvimento integrado defendida por este executivo e o FLIM é um poderoso instrumento para aproximar os cidadãos do concelho dos livros e dos escritores”, sublinhou Filomena Pinheiro, vicepresidente da Câmara da Mealhada.

para crianças, com o “Andante (des)Concertante), iniciativas como “Nós e as palavras”, com Pedro Lamares, recitais/ debate que assentam na poesia em língua portuguesa, focada principalmente no século XX e XXI, de Pessoa até hoje, mas revisitando Camões e Gil Vicente.

salientou Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada.

O FLIM desenrolou-se maioritariamente na Feira do Livro, que decorreu numa tenda instalada junto à Biblioteca Municipal, mas ultrapassou as suas paredes, com atividades no centro da cidade, na vila do Luso ou no Cineteatro Messias. Contou com declamação de poesia nas ruas da cidade, leituras comunitárias, sessões de cinema, concerto de poesia

“Queremos afirmar a Mealhada na Cultura e este festival surge como espaço de reflexão, de encontro e de criação das pessoas ligadas à cultura e de toda a nossa comunidade, que desafiamos a participar ativamente”
/cultura  janeiro > março 202 3
No decorrer do FLIM, foi conhecido o vencedor do Prémio Literário António Augusto Costa Simões, que pretende homenagear o mais notável mealhadense. Mário da Silva Carvalho venceu o referido prémio coma obra “Vêm aí os franceses e outros que tais”.

No Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemorou a 2 de abril, a tarde foi dedicada às crianças, com a apresentação do espetáculo “Poesias e Canções”, de José Fanha e Daniel Completo, e com a apresentação do livro infantil “Bussaco: mata mágica”, de Virgínia Pereira, obra que contou com o apoio de Município de Mealhada.

“Queremos afirmar a Mealhada na Cultura e este festival surge como espaço de reflexão, de encontro e de criação das pessoas ligadas à cultura e de toda a nossa comunidade, que desafiamos a participar ativamente”, salientou Filomena Pinheiro.

A criação de um Festival Literário insere-se numa forte política cultural do executivo de António Franco Jorge, que procura acrescentar produtos culturais aos já existentes no Município e diversificar a oferta cultural e turística deste território, captando novos nichos de mercado e atraindo novos públicos, novas dinâmicas. Além da forte aposta cultural no Cineteatro Messias, com espetáculos nacionais e de associações locais, e do Meajazz, em 2022 realizou-se a primeira edição do Bussaco Classical Fest – Festival de Canto Lírico, avançando-se agora para o FLIM.

15

FÁTIMA LOPES CONVIDADA NA “PALAVRA DE AUTOR”

A apresentadora de televisão e escritora Fátima Lopes foi a convidada da rubrica “Palavra de autor: ciclo de conversas com escritores”. A autora apresentou o seu último livro “Faz o que o teu coração pede”.

Fátima Lopes participou neste encontro com os leitores com duplo propósito: por um lado, a apresentação do seu último livro “Faz o que o teu coração pede”, por outro, a partilha de experiências e vivências com os seus leitores, fazendo jus às suas notáveis capacidades de comunicadora. O encontro, que resulta de uma parceria com a loja CTT Mealhada, contou ainda com a moderação de Miguel Midões, jornalista e docente universitário.

Fátima Lopes é conhecida do grande público como apresentadora de televisão, tendo-se estreado- na SIC, em 1994, passando, mais tarde, para a TVI e regressando, depois, à SIC. Define-se como comunicadora. Este seu último livro “é uma história inspiradora de amor e fé, que nos mostra a urgência de fazer o que o coração nos pede”.

“Faz o que o teu coração pede” é o último livro da autora que conta já outras oito publicações, entre as quais “Fátima – o meu caminho, a minha fé”, “Encontrei o amor onde menos esperava” ou Viver a vida a amar”.

“Palavra de Autor: ciclo de conversas com escritores” é uma iniciativa bimensal, promovida pela Biblioteca Municipal da Mealhada, que visa proporcionar aos leitores momentos de aproximação e convívio com escritores portugueses. Nesta já participaram autores como José Milhazes, Rodrigo Guedes de Carvalho e Pedro Chagas Freitas.

SEXTAS COM ESTÓRIAS E MEMÓRIAS” COM CONTOS, MÚSICA E MUITO HUMOR

O programa de contos e estórias “Sextas com estórias e memórias” regressou, dia 3 de fevereiro, à Biblioteca Municipal da Mealhada, com os contadores Carlos Marques e Ana Sofia Paiva, que na sua mala trazem contos, com música, encenação e muito humor.

janeiro > março 202 3

CINETEATRO MESSIAS

PRIMEIRO TRIMESTRE COM LOTAÇÃO ESGOTADA

Entre janeiro e março deste ano, o Cineteatro Messias acolheu vários espetáculos, muitos dos quais com lotação esgotada. Do teatro infantil à música, da comédia à dança e ao stand-up, as produções acolhidas mereceram a atenção do público.

Concerto de Ano Novo Diogo Os três Porquinhos Monólogos da Vacina Noble Ruy de Carvalho
17
Tributo a Dire Straits Uma lenda nunca vem só

CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A POUPANÇA DE ENERGIA: “SAIO, LOGO DESLIGO”

“Saio, logo desligo” é o slogan da campanha de sensibilização para a poupança de energia e de recursos que a Câmara Municipal da Mealhada está a desenvolver junto de todo o universo municipal, desde os serviços centrais aos equipamentos culturais e desportivos das diversas freguesias, das oficinas e estaleiros às escolas. O objetivo é mesmo conseguir reduzir o consumo energético.

São imensos os contextos laborais afetos aos serviços municipais e é no conjunto de todos estes locais que se pretende criar uma forte redução no consumo energético. Juntamente com a distribuição de material gráfico bastante visível, serão realizadas ações de sensibilização específicas para cada um dos públicos: sessões para crianças nas escolas, através do Centro de Interpretação Ambiental, sessões para a população adulta de escolas, colaboradores do município e mesmo associações que ocupam espaços municipais, como os pavilhões desportivos, contando estas sessões com a equipa de profissionais da autarquia ligados à área energética.

Estas sessões, que se iniciaram em março, focam aspetos tão distintos como a informação sobre a temperatura adequada nos edifícios de verão e de inverno, a consciencialização para o apagar, desligar equipamentos que não estão em uso ou o privilegiar a luz natural. No que se refere à água, também é focado o uso racional da mesma, evitando o seu desperdício.

Do lado do Município, estão a ser adotadas medidas como a substituição de equipamentos por outros energeticamente mais eficientes, a instalação de temporizadores, a instalação de equipamentos de poupança energética, como os painéis fotovoltaicos, ou a verificação sistemática de iluminação com vista à sua racionalização e eficiência.

Também a nível da água se pretende gerar poupança. Pelas escolas foram distribuídos 12 depósitos de 1000 litros de água, oferecidos pela Sociedade de Água de Luso, que servirão para

recolha de água da chuva, que será aproveitada para regar os jardins e as hortas escolares. Posteriormente, será feita a adaptação das caleiras de forma a encaminhar a água da chuva para o depósito. “Temos que estar todos focados em fazer um uso racional da energia e dos recursos porque estes não são inesgotáveis e são pagos por todos nós. Por isso, queremos mesmo que esta máxima do “saio, logo desligo” entre no esquema mental de cada um, mesmo para gestos tão simples como desligar um ecrã de computador à hora de almoço””, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

“O facto de envolvermos as escolas, os pavilhões e as associações nesta campanha prende-se mesmo com a necessidade de se criar uma cultura para que este conceito de poupança de energia e recursos seja natural desde criança”, salienta o autarca.

/ambiente
janeiro > março 202 3

CRIANÇAS E JOVENS PLANTARAM 100 ÁRVORES NA ZONA INDUSTRIAL DA PEDRULHA

Um grupo de 25 crianças e jovens da Escola de Cadetes e Infantes dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa iniciou a plantação de uma centena de árvores, na Zona Industrial da Pedrulha, no âmbito do compromisso assumido pelo Município com a campanha “Hora do Planeta”.

No âmbito da campanha Hora do Planeta, que se celebrou no dia 26 de março de 2022, cujo tema foi Restauro da Natureza, e do conceito ‘Liga-te ao Planeta’, o Município da Mealhada comprometeu-se a plantar uma centena de árvores na Zona Industrial da Pedrulha. A plantação iniciouse com a participação de 25 crianças e jovens da Escola de Cadetes e Infantes dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, sendo terminada pelo Setor de Espaços Verdes da autarquia.

A plantação incluiu 50 liquidambares e 50 ameixoeiras-de-jardim em toda a zona de passeios da Zona Industrial da Pedrulha.

“Temos que saudar e salientar o empenhamento destas gerações mais jovens para com os temas do Ambiente e da Sustentabilidade. Só com a entrega e o compromisso que vemos aqui, nestes jovens, é possível assegurarmos um futuro ambientalmente mais limpo e saudável”, sublinhou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, que desafiou os jovens a acompanharem as suas plantações, no futuro, cuidando o crescimento das mesmas.

A Câmara da Mealhada apoia “Hora do Planeta”, iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF, um evento que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso para com o planeta. Atualmente, o planeta enfrenta o duplo problema das alterações climáticas e da perda de biodiversidade, pelo que o maior movimento global pelo ambiente procura mobilizar cidadãos, empresas e governos para fazerem parte da discussão e das soluções necessárias para construir um futuro saudável e sustentável para o planeta e para todos. Em 2022, o tema foi “Água e Alterações Climáticas”, alicerçado no conceito “Liga-te ao Planeta”.

19

231

FEST

- FESTIVAL DA JUVENTUDE CONTA COM KURA, PIRUKA E MIZZY MILES

O 231 FEST - Festival da Juventude da Mealhada, que se realiza nos dias 5 e 6 de maio, apresentou, em conferência de imprensa, os cabeças de cartaz desta edição: Kura, PIRUKA e Mizzy Miles. A estes juntam-se diversos outros artistas que prometem transformar a Quinta do Murtal, no centro da Mealhada, num verdadeiro ponto de encontro de jovens. As entradas são gratuitas.

Esta 2.ª edição do 231 FEST apresenta diversas novidades, desde logo a data do festival que será já no início de maio, dias 5 e 6, antecipando-se a diversos festivais e festividades, bem como a ligação à rádio Cidade FM, rádio oficial do evento que marcará presença, com emissão a partir da Quinta do Murtal e com a atuação dos seus dj´s Ricardo Reis & MC Henrique Mano.

A estes dois djs, juntam-se nomes bem conhecidos dos jovens portugueses: Kura, Piruka e Mizzy Miles (Ver Caixa). O programa inclui ainda Andy Scotch, embaixador do projeto Zona 231 Mealhada e diversos talentos – locais e de outras regiões, como Anadia ou Viana do Castelo - que aqui têm oportunidade de partilhar a sua música com outros jovens.

O festival tem início às 22h, mas a Quinta do Murtal abre portas a partir das 19h para que os jovens encontrem o seu espaço de convívio nas diversas áreas: zona lounge, bares e street food. Tal como no ano passado, haverá transporte gratuito, ao final da noite, da Quinta do Murtal para as diversas freguesias do Município.

O cartaz desta segunda edição surge da auscultação aos jovens, como de resto aconteceu na edição inaugural. Todo o festival foi criado a pensar nos jovens e com o seu envolvimento em diversos aspetos, desde a comunicação à operacionalização do evento.

O 231 FEST – Festival da Juventude da Mealhada surge no seio do projeto Zona 231, uma marca que procura aglutinar e fortalecer as políticas de Juventude do Município da Mealhada, colocando os jovens no epicentro das mesmas, com participação ativa em diversas temáticas que vão do ambiente à cidadania, da cultura ao voluntariado, mas sempre contando com a sua participação na formação das decisões.

“O 231 fest voltou a ser incentivado e projetado pelos nossos jovens, é isso que engrandece este projeto para a Juventude. Estamos a crescer conjuntamente e a respeitar as suas sensibilidades. Com a Zona 231, geramos oportunidades para que todos aprendam, fazendo acontecer coisas novas e boas no concelho da Mealhada.”, sublinha Hugo Silva, vereador da Câmara da Mealhada.

/juventude
janeiro > março 202 3

MEALHADA RECEBEU SESSÃO DISTRITAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS

A sessão distrital de Aveiro do Ensino Secundário do Parlamento realizou-se no dia 28 de março, no Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada. A iniciativa, promovida pela Assembleia da República, contou com a participação de dezenas de jovens oriundos de 32 escolas de todo o distrito de Aveiro.

O Parlamento dos Jovens é um projeto didático e pedagógico, com 27 anos de existência, que visa a promoção da cidadania ativa e informada, junto de crianças e jovens nas suas Escolas, dinamizada pela Assembleia da República, em parceria com diversas entidades, entre as quais o IPDJ.

A fase distrital, posterior à primeira fase que se centra na eleição dos representantes de cada uma das escolas, elegeu os representantes do Círculo do Distrito de Aveiro que irão à 3ª fase, esta já a Sessão Nacional. Esta edição do ensino secundário teve uma das maiores participações de sempre, com a inscrição de 32 escolas. O Cineteatro Messias foi o “hemiciclo” destes jovens deputados. “Depois da visita das turmas do 11⁰ ano ao Parlamento, agora temos a oportunidade de receber o Parlamento na Mealhada. Estamos a dar aos jovens uma visão e uma experiência ativa da cidadania e da importância da representatividade dos cidadãos. O Município da Mealhada, através da Zona 231, está a entregar mais oportunidades aos jovens do concelho e isso torna-nos num concelho onde é bom viver, estudar e trabalhar”, sublinhou Hugo Silva, vereador da Juventude.

ALUNOS DA MEALHADA VISITARAM ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Um grupo de 70 alunos, do 11º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas de Mealhada visitaram a Assembleia da República no âmbito do Plano de Atividades da Educação do Município da Mealhada.

Os 70 alunos, acompanhados de seis docentes, do vereador da Juventude, Hugo Silva, e de técnicos dos setores da Educação e Juventude do Município, fizeram uma visita guiada ao Palácio de S. Bento, onde assistiram à sessão plenária, e foram recebidos pelos deputados mealhadenses Joana Sá Pereira e Bruno Coimbra, eleitos pelos círculos de Aveiro e Braga, respetivamente. Esta visita, que integrou o Plano de Atividades da Educação do Município da Mealhada, tem como objetivo dar a conhecer aos jovens a instituição que representa todos os cidadãos portugueses, a sua organização e funcionamento, o seu estatuto e competências políticas e legislativas, de forma a aprofundarem os conhecimentos sobre a Assembleia da República.

21

RENOVAÇÃO

DO CAMPO DE TREINOS

DA MEALHADA

158.556,49€ de investimento

Está concluída, desde meados de janeiro, a renovação do relvado sintético do Campo de Treinos da Mealhada, uma obra que ultrapassou os 158 mil euros. O campo está já ao serviço das centenas de jovens atletas do Grupo Desportivo da Mealhada (GDM).

Já está ao serviço das centenas de jovens o novo relvado sintético Campo de Treinos da Mealhada, contíguo ao Estádio Dr. Américo Couto do Grupo, um espaço ao serviço do Grupo Desportivo da Mealhada (GDM) usado, sobretudo, para os escalões de formação do clube.

A obra de renovação, que decorreu de outubro a dezembro, custou 158 556,49€ (IVA incluído).

“O desporto é uma das apostas do nosso Município como potenciadora de qualidade de vida e, por isso, além do apoio às associações, procuramos conservar e melhorar as infraestruturas colocadas à disposição dos nossos jovens.”, sublinhou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Está no terreno, desde janeiro, a empreitada de prolongamento da rede de saneamento na Rua da Gândara, em Santa Luzia, na freguesia de Barcouço. A obra, que tinha como prazo de execução de dois meses, ultrapassa os 45 mil euros.

A empreitada de prolongamento da rede de saneamento na Rua da Gândara, em Santa Luzia, visa dar resposta às necessidades da população daquela rua, bem como aumentar a rede de drenagem de águas residuais urbanas, contribuindo para aumentar o serviço de atendimento da população do concelho de Mealhada e reabilitar a rede existente.

O auto de consignação foi assinado no dia 17 de janeiro, no valor de 45. 456,36 (IVA incluído) e a empresa teve 60 dias para concluir a obra. O aumento deste atendimento permitirá a melhoria da qualidade das massas de água, conforme está estabelecido no Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030), bem como atingir os valores recomendados pela ERSAR para efeito da reabilitação de redes.

EMPREITADA DE REDE DE SANEAMENTO

45.456,36€

de investimento

/obras
DO RELVADO SINTÉTICO
SANTA LUZIA
EM
janeiro > março 202 3

RECUPERAÇÃO

DO

EDIFÍCIO DO TRIBUNAL DA MEALHADA

40.810€ de investimento

Foi assinado, no início de fevereiro, a consignação da empreitada de substituição das caixilharias do edifício Tribunal da Mealhada, uma intervenção que ascende aos 40 mil euros e que tem dois meses de prazo de execução. Esta é a fase 1 do projeto de recuperação do edifício. A fase 2 comporta a intervenção de fundo, incluindo cobertura, isolamento térmico e acessibilidades.

O Tribunal da Mealhada funciona num edifício municipal, na Rua Dr. José Cerveira Lebre, e apresenta sinais de degradação a vários níveis, sendo as caixilharias a prioridade. A intervenção, nesta fase, custará 40.810 euros (IVA incluído).

A fase 2 será a de intervenção de fundo do edifício. O projeto – cobertura, interiores, isolamento, conforto térmico e eficiência energética – está já em elaboração, mas para a execução, será necessário o apoio financeiro do Estado. “O edifício é municipal, mas alberga, sem qualquer contrapartida, um pilar essencial da nossa sociedade que, sendo a face da Justiça, merece condições condignas. É esta sensibilização que temos feito junto do Administração Central para que sejam salvaguardadas, em programas de apoio financeiro, verbas para esta obra de fundo tão necessária”, explicou o autarca.

Está em fase avançada de elaboração o projeto de arquitetura de reabilitação e ampliação do antigo lavadouro da Póvoa da Mealhada, edifício onde funcionava a Escola de Samba Sócios da Mangueira, destruído por um incêndio, em agosto de 2020. O projeto inclui a recuperação do edifício dos lavadouros e a ampliação com um novo edifício contiguo, que potencia o enquadramento entre o tradicional e a modernidade. No conjunto, consegue-se “um equipamento destinado à utilização cultural, desportiva ou recreativa, com cariz de serviço administrativo, de convívio e de lazer”.

ANTIGOS
DA PÓVOA
MEALHADA 23
RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS
LAVADOUROS
DA

CAFETARIA QUE SUBSTITUI “ESPLANADA” COM PROJETO

Está em fase de conclusão o projeto de arquitetura da cafetaria que ficará situada no Jardim Municipal da Mealhada no local onde, antigamente, existia a amplamente conhecida “Esplanada”. Segue-se a fase de lançamento a concurso da obra.

O projeto prevê um edifício organizado em dois espaços distintos, contemplando zona de serviços e zona para utentes, abrindo-se, esta última, para o jardim público, na frente e nas laterais, com grandes envidraçados transparentes, numa clara relação de proximidade entre ambientes, interior e exterior.

“Estamos a falar de um espaço nobre que exige uma solução com notoriedade, uma vez que vai marcar a paisagem do Jardim Municipal, o espaço mais central da cidade. A antiga Esplanada era muito frequentada pela população e deixou um vazio que urge preencher, mas com uma solução condigna, duradoura e esteticamente interessante”, sublinhou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

“O que esperamos agora é avançar rapidamente para as fases de concurso e de construção”, concluiu o autarca.

A Câmara da Mealhada tem em curso uma empreitada de reabilitação de arruamentos em diversos locais do concelho que ascende a 127 mil euros (IVA incluído). O prazo de execução é três meses.

A intervenção inclui a pavimentação, trabalhos relacionados com o escoamento de águas pluviais e a implementação de medidas de acalmia da velocidade rodoviária.

Na União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, os arruamentos contemplados são a Rua da Gândara, a Rua do Areeiro e a Rua do Lameiro. No Luso, será intervencionada a Rua do Largo da Fábrica, na Lameira de Santa Eufémia; na freguesia da Vacariça a CM 1712, no Travasso; e na freguesia da Pampilhosa a Rua São Lourenço. A empreitada inclui ainda diversos arruamentos na freguesia de Casal Comba, nomeadamente, a Rua do Areal, Rua do Passal, Travessa Quinta Lomba, Travessa Rua Galega, Travessa Rua Corredoura e Travessa dos Casamentos.

DE ARQUITETURA CONCLUÍDO REABILITAÇÃO DE DIVERSOS ARRUAMENTOS NO CONCELHO 127.000€ de investimento janeiro > março 202 3

MERCADO DA MEALHADA ESTÁ EM FASE DE RECEÇÃO PROVISÓRIA

40.810€ de investimento

O Mercado da Mealhada está em fase de receção provisória, o que significa que se está a avaliar o cumprimento do contrato da empreitada por parte do empreiteiro e a existência de condições para se poder considerar a obra concluída, pronta a servir o público.

O Mercado Municipal da Mealhada não tardará a abrir, o que acontecerá assim que estejam terminados os procedimentos inerentes à receção provisória, no âmbito dos quais se verificará a existência de condições para a abertura ao público. Nesta fase, importa verificar diversos aspetos da obra, nomeadamente se a mesma foi executada de acordo com os requisitos do contrato da empreitada, incluindo a identificação de trabalhos executados em desconformidade com o referido contrato ou executados com deficiência.

O Mercado Municipal da Mealhada, situado junto à Rua Dr. Américo Couto (zona do Complexo Desportivo da Mealhada), foi adjudicado por cerca de 2 milhões de euros (€2 150 000,00 + IVA). O mercado é constituído por um edifício principal, estruturado num único piso, que conta com dois alinhamentos de bancadas fixas. No espaço central desse edifício principal localizam-se as mesas de venda e bancas de apoio. À volta desse núcleo central localizam-se espaços de venda individualizados, 14 lojas e dois estabelecimentos de bebidas, com acesso pelo interior e exterior do mercado. Prevê ainda seis bancas apenas com acesso pelo interior do mercado.

A feira informal, que se realiza semanalmente, funcionará em terrado exterior, a poente do edifício principal, apoiado por dois módulos subdivididos, cada um, em três espaços destinados a estabelecimento de bebidas.

“Temos aqui um investimento avultadíssimo que é necessário colocar à disposição da população e rentabilizá-lo da melhor forma possível”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

25

CÂMARA MUNICIPAL APROVOU O ESTUDO PARA A EXPANSÃO DO SISTEMA DE MOBILIDADE DO MONDEGO

A solução final, aprovada pelo Executivo Municipal Mealhada, favoreceu a utilização da ferrovia na ligação entre Coimbra e a Mealhada.

Na ligação entre Cantanhede e a Mealhada o traçado proposto resulta da combinação entre aproveitamento do canal ferroviário desativado entre a estação de Cantanhede Interface e o lugar de Enxofães, numa extensão aproximada de 7,3km, com perfil BRT simples + ciclovia.

No restante trajeto, ao longo de 8,5 quilómetros, o traçado proposto acompanha o sistema rodoviário existente. Este traçado obriga a alguns viadutos expressivos para transpor a autoestrada A1 e a linha férrea Porto-Lisboa.

No Concelho da Mealhada foram localizadas 3 estações de BRT, uma junto da Zona Industrial da Pedrulha, uma junto à estação ferroviária na Mealhada e outra junto da Escola Secundária. A estação BRT junto à estação ferroviária reforça a criação de um interface intermodal e facilita o prolongamento da ligação até à escola secundária, com vista a aumentar o potencial de captação deste eixo. Numa fase posterior, o prolongamento da linha para norte, em direção ao município de Anadia permitirá garantir uma ligação direta, sem transbordo, entre a Zona Industrial de Cantanhede e a cidade da Mealhada.

O BRT, na Mealhada, transpõe a linha férrea através de uma solução em túnel. Em conclusão, a ligação entre Cantanhede Interface e o término da linha na Escola Secundária de Mealhada representa 16km e 6 novas estações

CÂMARA DA MEALHADA APROVA APOIOS EXTRAORDINÁRIOS A ASSOCIAÇÕES

DO MUNICÍPIO

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, a atribuição de diversos subsídios para apoio de associações do Município, que atuam em diversas áreas.

O Executivo Municipal aprovou a atribuição de subsídios extraordinários ao Centro Cultural e Recreativo de Adões e à Associação Filarmónica Lyra Barcoucense 10 de agosto, ambos para obras nas respetivas sedes. O subsídio do de 3.251,15 euros irá ajudar a requalificar a sede do Centro Cultural e Recreativo de Adões, uma instituição que vem construindo a sede ao longo de 30 anos e que nunca havia pedido qualquer apoio extraordinário à autarquia, não tendo também beneficiado de apoios, no âmbito do Programa de Apoios às Associações Culturais, Recreativas e Juvenis do Município, em 2022. Já a Associação Filarmónica Lyra Barcoucense 10 de agosto receberá 1.126,68 euros, 50 por cento do valor total necessário para fazer face aos estragos causados pelas fortes chuvas de dezembro, que causaram danos na sua sede.

Na mesma reunião foram ainda aprovados subsídios à associação Escolíadas, no valor de três mil euros para realização do Escolíadas Júnior junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas da Mealhada, e ainda 323 euros ao Agrupamento de Escolas de Mealhada (AEM), para apoio da Gala da Oficina de Música

/outros
outubro > dezembro 202 2

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Editais e Deliberações

EDITAL N.º 01/2023

Carlos Alberto da Costa Cabral, Presidente da Assembleia Municipal da Mealhada, torna públicas as deliberações que foram tomadas na Sessão Ordinária realizada em 17 de fevereiro de 2023.

Proposta n.° 6/2023 2023 - Transferência de competências no domínio da Ação Social - Prorrogação de prazo –Aprovada por maioria, com vinte e seis votos a favor e uma abstenção;

Proposta n.° 11/2023 - Revisão Orçamenta n.° 1 do ano de 2023 - Aprovada por maioria, com vinte e seis votos a favor e uma abstenção;

Proposta n.° 13/2023 - Acordo de Cedência ao Domínio Público (Vale dos Castanheiros - Luso) - Aprovada por unanimidade;

Proposta n.° 14/2023 - Regulamento de Cedência de Instalações, de Equipamentos e de Serviços Municipais - Dinâmica Empresarial e Associativa, Iniciativa cidadã, Empreendedorismo, Inovação e Inovação SocialAprovada por maioria, com quinze votos a favor, dez votos contra e duas abstenções;

Proposta n.° 16/2023 - Minuta de Acordo de Financiamento das Atividades exercidas ao abrigo dos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências dos municípios na CIM RC e Financiamento intermunicipal e inter-regional - Aprovada por maioria, com vinte e seis votos a favor e uma abstenção; Pedido de desafetação/afetação do Domínio Público Municipal - Maxividro - Transformadores e Distribuidores de Vidro, S.A. - Rejeitada por maioria, com treze votos contra, onze votos a favor e três abstenções;

Proposta n.º 104/2022 – Mapa de Pessoal da Câmara Municipal de Mealhada para o ano de 2023 - Aprovada por maioria, com vinte e seis votos a favor e uma abstenção;

Proposta de Novo Regimento da Assembleia Municipal de Mealhada

a) Regimento da Assembleia Municipal de Mealhada - Aprovada por maioria, com dezasseis votos a favor, dez votos contra e uma abstenção;

b) Regulamento de Transmissão em Direto das Sessões da Assembleia Municipal de Mealhada - Aprovado por unanimidade;

Para constar e possa produzir efeitos jurídicos legais, nos termos do art.º 56.º, n.º 1, da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, vai o presente edital ser afixado nos lugares públicos do costume em toda a área do Município, durante cinco dias dos dez subsequentes à tomada de tais resoluções.

E para constar se lavrou este e outros de igual teor, a que vai ser dada a devida publicidade.

E eu, Rui Miguel Esteves Machado, o subscrevi.

Mealhada, 20 de fevereiro de 2023 O Presidente da Assembleia Municipal, (Carlos Alberto da Costa Cabral)

FOLDERS

DELIBERAÇÕES

Consulte todas as deliberações das sessões da Assembleia Municipal em: www.cm-mealhada.pt/menu/284/

27
Depois de ler este Boletim Municipal, coloque-o no papelão para a sua reciclagem. Vamos cuidar do ambiente! Boletim on-line
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.