Issuu on Google+

Ano 1 - Número 1 - Março de 2011

Boletim Informativo

Sejam todos bem-vindos ao período letivo 2011-1 Para recebê-los, o Decanato de Graduação traz um apanhado de informações importantes para a sua estadia na Universidade Rural. Saiba como funciona a Biblioteca, o Restaurante Universitário, os alojamentos, entre outros serviços que a instituição oferece aos seus estudantes. Tão importante quanto ingressar é realizar o curso com máximo desenvolvimento intelectual, humano e da cidadania, aproveitando as potencialidades e oportunidades existentes na sua Universidade. Conheça a UFRRJ.

Universidade Rural recepciona estudantes de Convênio Internacional (PEC_G)

Alunos dispõem de espaço no Jornal da Graduação para expor trabalhos artísticos


calouros

Boas vindas aos

2

Afinal, estamos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pública, gratuita e de qualidade!

Profª Nidia Majerowicz Decana de Ensino de Graduação Profa do Instituto de Biologia Departamento de Ciências Fisiológicas

D

ar as boas vindas aos que ingressam na Universidade é acolher pessoas num ambiente que se move em processo contínuo de construção e reconstrução do conhecimento. Mas afinal qual é a principal peculiaridade desta casa do conhecimento a que chamamos de Universidade? De pronto diríamos que é trabalhar articulando o ensino, a pesquisa e a extensão, formando pessoas muito bem qualificadas nas mais diferentes áreas e capazes de dar continuidade à sua formação por toda a vida. Ensinar pesquisando, pesquisando para ensinar, conhecer e educar, produzir ciência e tecnologia, solucionar e identificar velhos e novos problemas, desenvolver idéias e promover a cultura, trocar saberes na comunidade científica nacional e internacional e com os diferentes segmentos da sociedade. Uma dinâmica de interações que constrói aquilo que identificamos como qualidade. No livro “Educação para a democracia”, ao analisar o papel da Universidade, o

grande educador brasileiro, Anísio Teixeira nos diz: ''...Há toda uma iniciação a se fazer. E essa iniciação, como todas as iniciações, se faz numa atmosfera que cultive, sobretudo a imaginação... Cultivar a imaginação é cultivar a capacidade de dar sentido e significado às coisas. A vida humana não é o transcorrer monótono de sua rotina cotidiana; a vida humana é sobretudo a sublime inquietação de conhecer e de realizar. É essa inquietação de compreender e de aplicar que afinal encontrou a sua casa. A casa onde se acolhe toda a nossa sede de saber é a Universidade.'' Nesta centenária instituição, a UFRRJ, temos buscado, com muita imaginação, aliar os fazeres universitários a um profundo compromisso com a construção de um país justo, democrático e capaz de se desenvolver porque permite o desenvolvimento de todos que aqui vivem e constroem a riqueza da nação. Ao entrar aqui você está convidado a participar deste empolgante processo de formação intelectual, de oportunidades e novas experiências, de novos laços de amizades e de construção de cidadania. Bem vindos(as) a esta casa!

Decana de Ensino de Graduação: Nidia Majerowicz / Diretor do Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral (DAARG): Leonardo de Gil Torres / Vice-Diretora (DAARG): Marta Maria Figueiredo / Diretora da Divisão de Registros Acadêmicos: Zaida M. P. S. de Souza / Diretora da Divisão de Matrícula: Anazir Correa / Jornalista: Taise Galdino / Projeto Gráfico e Diagramação: Robson Barbosa / Ilustração: Matheus Concolato / Estagiários: Gian Cornachini e Ramon César / Colaborador: Sebastião dos Santos / Foto da capa: Márcia Franco e Antonio Carlos de Freitas / Impressão: Imprensa Universitária. Rodovia BR 465, Km 7, antiga Rodovia Rio São Paulo Sala 92 do Pavilhão Central da UFRRJ. Seropédica/RJ - 23890-000 Telefones para contato: 21 2682-1112 / 21 2681-4699 Telefax: 21 2682-2810 E-mail: leitura@ufrrj.br Twitter: @DegUFRRJ / Orkut: DegUFRRJ


A

maioria das pessoas que passa em uma universidade fica receosa com os trotes, uma vez que constantemente são vistos na mídia casos abusivos e constrangedores. Quando entrei pra Rural, fiquei com receio de sofrer esse tipo de tratamento, mas na Semana de Integração a coisa foi bem diferente. Os alunos antigos apresentaram o campus da universidade, responderam as inúmeras perguntas e também pintaram os calouros. Acho legal a pintura porque quando saímos da universidade ao voltarmos pra casa, todos percebem que somos novos universitários, e logo, ficamos mais orgulhosos por ter conseguido uma vaga disputada entre muitos estudantes. Outra coisa bacana é que foram abertos novos cursos e, como não tínhamos veteranos, alguns cursos se juntaram e unificaram sua semana de integração. Além da recepção, tivemos a festa de integração, que no caso do curso de Belas Artes, foi uma festa temática. A galera nova recebeu uma camiseta branca onde todos da festa desenharam e deixaram suas mensagens usando canetas e tinta de tecido. No final, cada um tinha sua camiseta exclusiva e customizada. Espero que todos os novos estudantes tenham essa mesma possibilidade de se integrarem no seu curso e na universidade da maneira mais amigável.

Foto: Arquivo pessoal

Pablo Ferreira de Lima aluno do terceiro período de Belas Artes

Fala aí aluno

Calouros 2011-1

Fique atento

Calendário das datas limite para solicitações de mudança de situação acadêmica Data Final

Tipo de Solicitação Primeiro Período Letivo de 2011

NI e TR 24/03 Serop. 08/04

Término do prazo para renovação do trancamento de matrícula na UFRRJ no Quiosque dos Alunos

NI e TR 29/03 Serop. 15/04

Prazo final para cancelar a matrícula em uma ou mais disciplinas.

NI e TR 29/04 Serop. 13/05

Data final para solicitação de movimentação interna (mudança de Campus, turno, modalidade – presencial e à distância – no mesmo curso de graduação).

NI e TR 29/04 Serop. 13/05

Prazo final para solicitação de reingresso interno para nova modalidade/habilitação de graduação da UFRRJ.

NI e TR 02/06 Serop. 11/06

Prazo final para trancamento de matrícula no Curso de Graduação no 1º período letivo de 2011.

NI e TR 02/06 Serop. 11/06

Prazo final para solicitação de prorrogação do prazo do curso e reintegração ao curso de graduação para ex-alunos no segundo período letivo de 2011.

02/09

Término do prazo para renovação do trancamento de matrícula na UFRRJ.

08/09

Prazo final para cancelar a matrícula em uma ou mais disciplinas.

08/09

Data final para solicitação de movimentação interna (mudança de Campus, turno, modalidade – presencial e à distância - no mesmo curso de graduação).

19/10

Prazo final para solicitação de reingresso interno para nova modalidade/habilitação de graduação da UFRRJ.

09/11

Data final para solicitação de trancamento de matrícula na UFRRJ no segundo período letivo de 2011.

09/11

Data final para solicitação prorrogação de prazo do curso e de reintegração para ex- alunos no primeiro período letivo de 2012.

Segundo Período Letivo de 2011

3


Por dentro da Rural

4

Conheça o que te oferece a Universidade mais linda do Brasil...

A UFRRJ volta às aulas e inicia seu período letivo de 2011. É hora dos veteranos retomarem a vida acadêmica com todo o fôlego e receberem os calouros 2011-1. O DEG parabeniza os calouros e deseja boas-vindas a estes estudantes, que iniciam uma nova e maravilhosa fase de descobertas e crescimento intelectual, profissional e pessoal. Mas, o que é o DEG? Não se preocupe. Vamos ajudá-lo a situar-se na Rural. Uma universidade centenária abe a alegria que sentiu quando viu seu nome na lista de aprovados? Pois é calouro, agora você está na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o segundo maior campus da América Latina, com sede em Seropédica e campus em Nova Iguaçu, Três Rios e Campos de Goytacases. Você passou a fazer parte de um grupo de mais de 12 mil estudantes distribuídos entre 55 cursos presenciais e dois cursos à distância em uma instituição que completou 100 anos de educação em 2010. Atualmente, dispõe de cerca 1030 professores efetivos, sendo 99% com nível de mestrado ou doutorado que atuam em diferentes áreas do conhecimento, cursos de graduação, pós-graduação e atividades de extensão.

S

E qual é a função do DEG na Rural? O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) tem a função de coordenar, supervisionar e responsabilizar-se pelas atividades relativas ao ensino de graduação, tais como matrículas, controle e espaço acadêmico, freqüência, expedição de certificados, diplomas, análise técnica-pedagógica dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, acompanhamento da regulação e avaliação dos cursos de graduação, além de outras. Nos últimos anos, o DEG tem assumido a coordenação de inúmeros projetos e programas que fazem toda a diferença na sua formação (PET, PIBID, Novos Talentos, PRODOCÊNCIA, PROMISAES, Bolsa Mérito). Em resumo, o DEG acompanha a vida acadêmica do aluno, desde sua admissão e matrícula até o registro de seu respectivo diploma. A secretaria do DEG funciona na sala 92 do Prédio Principal (P1) da Pavilhao central Foto: Márcia Franco e Antonio Carlos de Freitas

universidade. Devido à reforma do estatuto da UFRRJ, em breve, o DEG será chamado de Pró-reitoria de Graduação. Conhecendo o campus Abaixo seguem informações que serão úteis à sua vida acadêmica. Conheça as oportunidades! Permanência Tão importante quanto entrar na UFRRJ é poder participar e concluir o curso com ótimo aproveitamento. Com o objetivo de apoiar alunos com carência de recursos financeiros a Universidade oferece a Bolsa Permanência. Este programa destina-se a alunos de graduação em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, visando à oferta de apoio para alimentação, transporte, moradia e apoio acadêmico,


além do acesso ao atendimento psicossocial, promovendo a permanência do estudante durante o tempo regular do seu curso nos campi de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios.

estudante, foto 3x4, comprovante de matrícula e preencher um formulário disponibilizado na recepção da Biblioteca.

Alimentação No campus Seropédica, a UFRRJ também oferece a Bolsa Alimentação no restaurante universitário (RU), concedida através da análise da documentação comprobatória de renda. O discente deve estar desenvolvendo atividade acadêmica sob a orientação de um professor no Campus Universitário com uma carga horária de 12 horas semanais. Com o benefício, o bolsista tem a alimentação gratuita no Restaurante Universitário. Para mais informações sobre ambas as bolsas, acesse http://www.ufrrj.br/decanatos/dae/sba/. Segue abaixo um quadro de horários de funcionamento do Restaurante Universitário Segunda a Quinta

Sexta-Feira

Finais de Semana e Feriados

Café

6:30 às 8:00

6:30 às 8:00

07:00 às 08:00

Almoço

11:00 a 13:15

11:00 à 13:00

11:00 às 12:00

Jantar

17:30 às 19:15

17:30 às 19:00

_

Saúde A Universidade dispõe de um Posto de Saúde (PS/ UFRRJ) com atendimento 24h. Localizado entre o Hotel Universitário e os alojamentos femininos o PS UFRRJ realiza , exporadicamente, em parceria com a prefeitura de Seropédica, exames de sangue, como nos períodos de surto de dengue. No local é realizado atendimento ambulatorial primário e também remoções em casos mais graves.

Servico méd ico Foto: Már cia Franco e Antonio Carlo s de Freitas

Esporte A Praça de Desportos da UFRRJ é aberta ao público das 7h às 19h, de terça-feira a domingo e feriados. No local é possível praticar diversas modalidades esportivas, uma vez que o ambiente possui quadras, piscina, academia, entre outros. Para tal, é necessário fazer a carteirinha na Atlética Universitária próximo à Sala de Estudos. Transporte Todos os dias, o micro-ônibus da Rural circula entre o campus e o km49 nos seguintes horários: 07h40 - sai do km49 para a Rural; 11h30 - Sai da Rural para o km49; 13h45 - sai do km49 para a Rural; Para visitar Jardim Botânico: O Jardim conta com exposições em Bromeliário e Orquidário, além de Carpoteca (coleção de sementes). Localizado atrás do Prédio Principal (P1) o local é aberto à visitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Centro de Memória: É um espaço onde reúne móveis, fotografias, jornais, dados e objetos que retratam a história da universidade. O museu, recentemente reformado, possibilita um passeio pela história da Rural. Localiza-se na sala 7 do P1 e é aberto à visitas de segunda à sexta-feira, de 10h às 12h e 13h às 16h30. Arte e Música O Centro de Arte e Cultura da UFRRJ (CAC) oferece aulas de dança, música (piano, guitarra e violão) e artes plásticas, gratuitamente. O CAC funciona na antiga Light, em frente ao campus da universidade. Outra atividade cultural é o Coral da UFRRJ. Os ensaios são às segundas, terças e quartas, das 13h às 18h. Ele se apresenta dentro do campus (toda 1ª quarta-feira do mês no Hall do P1, às 12h) e também realiza apresentações externas ao campus. Para participar do coral é preciso procurar o maestro Obadias na sala 62 durante os horários de ensaio.

5

Estudos A Biblioteca Central funciona de 8h às 22h. Para fazer empréstimos de livros é necessário fazer a carteirinha na Biblioteca podendo o aluno ficar com o livro por até sete dias. Em casos de atraso, será cobrada multa diária de R$1,00 (um real) por livro. Documentos necessários para o pedido de carteirinha: comprovante de residência de origem, carteira do

UFRRJ esportos da s A Praça de d arlos de Freita o e Antonio C nc ra F a ci ár Foto: M


Instituto Três Rios

Instituto da Rural em Três Rios atua com quatro cursos de graduação

A

história da Rural em Três Rios teve início em 1998, com a instalação no Colégio Entre Rios de turmas dos cursos de Ciências Econômicas e Administração, que funcionavam como turmas fora de sede, ligadas ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais, em Seropédica. A federalização da UFRRJ em Três Rios resultou da luta de seus estudantes (GAFFU), da comunidade tririense e do empenho da administração superior que lograram êxito em inserir Três Rios no Programa de Expansão do governo federal em 2007. Atualmente o Instituto Três Rios está instalado provisoriamente no prédio do colégio Ruy Barbosa e em espaço alugado no centro da cidade enquanto as novas instalações estão em fase final de construção, abrindo a possibilidade para a ampliação da oferta de vagas. Hoje o Instituto conta com mais de 500 alunos e com uma equipe de 70 docentes e 30 servidores técnicoadministrativos.

fique atento •Biblioteca Horário de Funcionamento: das 14h às 22h Para o uso é necessário fazer o cartão da Biblioteca na coordenação. •Laboratório de Informática Horário de Funcionamento: de 08h às 20h Para o uso é necessário apresentar a carteira do estudante. • A Universidade oferece bolsas Permanência e Alimentação. Para informações a respeito acesse http://www.ufrrj.br/decanatos/dae/sba/ . Cursos do ITR •Administração •Ciências Econômicas •Direito •Gestão Ambiental

Manual do Estudante Os estudantes agora podem conferir o Manual do Estudante completo no site do Decanato de Graduação pelo endereço eletrônico: http://r1.ufrrj.br/graduacao Foto: Reprodução

6

Agenda A Universidade Rural oferece a todos os estudantes uma AGENDA 2011, elaborada para auxiliar na organização da vida acadêmica, com informações sobre a universidade e também sobre a rotina acadêmica. Os alunos devem retirar seus exemplares junto às . coordenações de curso


I

nstalado em Nova Iguaçu, o Instituto Multidisciplinar funciona em seu novo campus desde abril de 2010. Atualmente são mais de 2400 estudantes distribuídos em 11 cursos presenciais e um curso Turismo a distância. O campus tem laboratórios de informática, abertos das 9h às 21h, destinados ao uso dos estudantes, bem como a rede wireless. A biblioteca conta com um acervo de mais de seis mil livros e fica aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h. Cíntia Xisto, pedagoga formada pela UFRRJ, estudou no

Instituto

multidisciplinar

Estudantes têm laboratórios de informática, internet e biblioteca à disposição

Instituto Multidisciplinar desde 2006, enquanto as aulas ainda eram realizadas na Escola Municipal Monteiro Lobato e conta como foi sua passagem pela universidade e a experiência de ver o processo evolutivo do campus. “No inicio do IM tínhamos vários problemas de espaço. Fiz uma disciplina em uma sala de educação infantil, onde tivemos que usar cadeiras pequenas. Hoje o campus do IM está estruturado, tem a “cara” de uma universidade. Foi maravilhoso ver a evolução da universidade, tanto na relação de estrutura, como na educação.”, descreve Cintia.

fique atento CURSOS DO IM Administração / Ciência da Computação / Ciências Econômicas / Direito / Geografia / História / Letras (Português/ Literaturas) Letras (Português/Espanhol) / Matemática / Pedagogia / Turismo (presencial e à distância) Foto: Nídia Majerowicz

7

O Instituto Multidisciplinar, em Nova Iguaçu, está instalado em prédio próprio desde abril de 2010


Arte na Rural

Sua matéria, doce lição - 4º periodo de hotelaria no ce as m Da es ar So s João Carlo

Não quero Ciência Nem Livros Didáticos Eu quero Alegria Eu quero Poesia Mas isso Seria uma Antítese, Como ter amor E não sentir dor Como uma Revolução De forma pacífica ou quem sabe Cardíaca Que afete eu e você Porque é fato Teu afeto me afetou. De que me adiantaria Dizer tudo isso Lindo e correto Se estaria sendo falso Se não vivesse O que digo O que sinto

Se não vivesse você Que me faz querer saber,saber A filosofia da história A geografia da matemática A física da literatura A sua química A biologia tua Você nua Eu percorrendo minha língua portuguesa Pela arte da tua boca estrangeira Sentir a poesia no teu olhar E numa prosa descobrir Teu verso e inverso Teu ser ou não ser Saber a questão Que aflige meu coração Te querer

8

Envie você também a sua arte para o Jornal do DEG pelo e-mail: leitura@ufrrj.br


A

Universidade Rural recebe neste primeiro período de 2011 sete novos estudantes por meio do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G). O Programa é resultado de um acordo internacional multilateral entre Brasil e países em desenvolvimento da África e da América Latina, envolvendo os Ministérios das Relações Exteriores e o da Educação. Em 2010, a UFRRJ tinha 30 estudantes PEC_G, tendo diplomado 9 até o fechamento desta edição. Estudantes que serão recebidos pela Rural neste ano:

ANGOLA - Celcia Patrícia Matos - Geologia Dagmar M. da Costa Viegas – Economia Maria Júlia M. José - Geologia Nádia C. Varela - Administração CABO VERDE - Leislie de Jesus Barbosa Rodrigues Nunes - Ciências Biológicas GUINÉ BISSAU - Carlos Alberto Jandi - Economia Romão Mendes - Administração A recepção aos novos alunos será no dia 18 de março, a partir das 09h, no anfiteatro Hilton Salles e todos estão convidados.

Em trânsito

Estudantes africanos e latino americanos chegam à Rural

Programa de Mobilidade Estudantil recebe estudante do Acre Desde o segundo período de 2009, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro oferece aos universitários o programa de Mobilidade Estudantil, proporcionando ao estudante o intercâmbio científico, cultural e humano, valorizando sua formação integral. Em 2010, a UFRRJ recebeu da Universidade Federal do Acre, o estudante de Engenharia Agronômica, José Orlândio, que durante um período pôde usufruir de uma ampla grade de disciplinas e atividades oferecidas pelo curso na Rural. Já ao final dos seis meses de experiência, Orlândio expressa a sua satisfação. “Foi ótimo, foi bom largar o comodismo e conhecer uma nova realidade, esta experiência me acrescentou muito profissional e pessoalmente” relata o estudante. O tradicionalismo do curso de Engenharia Agronômica

na UFRRJ foi o que motivou José a sair do Acre e vir para o Rio. “Recebi indicações de quatro professores lá, o que me entusiasmou. Trabalhamos em pesquisas nas mais diversas áreas e pretendo agregar os projetos daqui com os de lá” planeja Orlândio. O programa de Mobilidade Estudantil promove o enriquecimento do currículo acadêmico e profissional, a ampliação das  possibilidades de relacionamento interpessoal, a expansão do conhecimento através de vivências em outras Instituições de Ensino Superior, a aquisição de novas experiências e a interação de culturas. Os interessados na Mobilidade encontram informações no site do Decanato de graduação http://r1.ufrrj.br/graduacao/.

9


Giro pela Rural

Fotogaleria Foto: Assessoria de Comunicação DEG

Aula inaugural

Universidade realiza aula inaugural para recepcionar calouros no primeiro período letivo de 2011. Os novos alunos foram recepcionados pela reitoria, decanos e coordenadores de cursos com explicações sobre como funciona o campus, as possibilidades de crescimento na vida acadêmica e os auxílios que a Rural presta aos mesmos. A aula inaugural ocorreu no dia 28 de fevereiro no Auditório Gustavo Dutra, conhecido como Gustavão. (foto da aula inaugural) Foto: Simone Orlando

ICHS

Em meio ao caos que se encontra o ICHS, por conta de obras de infraestrutura, registramos trabalhadores em ação na área de entrada do prédio principal. A obra orçada em R$ 850.000,00 prevê uma melhoria significativa das instalações do Instituto. Além da troca de toda parte elétrica e hidráulica, as salas do corredor principal atenderão 14 coordenações de curso e 10 departamentos. Banheiros estão sendo reformados e salas estão sendo preparadas para abrigar novos laboratórios de informática. O término das obras está previsto para julho.

Foto: Camila Eller

PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizou no dia 08/02/2011 reunião para divulgar a seleção de novos projetos na Universidade, uma vez que neste ano serão encerrados os subprojetos de Ciências Biológicas, Física, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Matemática e Química. Estiveram presentes na reunião a vice-reitora Ana Maria Dantas Soares, a Coordenadora Institucional do PIBID, Lana Cláudia de Souza Fonseca, entre outros professores e coordenadores interessados em apresentar propostas.

A Universidade Rural convida ... 17 de março: Show com a Banda Gaiatos em Gaia às 17h no Auditório Gustavo Dutra (P1); 18 de março: Apresentação de peça teatral Ópera dos Vivos - 1º ato com a Companhia do Latão às 19h no Auditório Gustavo Dutra (P1).


Jornal da Graduação 2011