Ano 1 número 11

Page 9

&,'$'$1,$ Maio 2010

Companheiros do

VERDE

,EUDP DUWLFXOD HVWUDWpJLDV FRQWUD LQFrQGLRV IORUHVWDLV

O

Instituto Brasília Ambiental (Ibram, por meio da Coordenação de Prevenção e Controle de Riscos Ambientais (Copra), promoveu nos dias 28 e 29 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o XII Fórum do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Distrito Federal. A iniciativa busca articular os diversos órgãos envolvidos no Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF com o objetivo de aperfeiçoar o emprego dos recursos disponíveis em ações de prevenção e combate a incêndios florestais em Unidades de Conservação, prioritariamente as Zonas Núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado – Fase I (Parque Nacional de Brasília, Jardim Botânico de Brasília, Estação Ecológica de Águas Emendadas, Reserva Ecológica do IBGE e Fazenda Água Limpa/UnB). O plano foi instituído pelo Decreto 17.431, de 11 de junho de 1996, para minimizar os impactos dos incêndios provocados pelo homem nos remanescentes de Cerrado no Distrito Federal. Em 12 anos de existência do plano, foram realizadas atividades como, por exemplo, formação de brigadas voluntárias das áreas prioritárias; atividades de educação ambiental em escolas; manutenção de aceiros; aquisição de equipamentos para as brigadas voluntárias; ações de combate a incêndios florestais com integração entre os órgãos envolvidos; edições do Fórum do Plano (que discute o tema com a comunidade) e produção de material gráfico informativo.

C

(0$7(5 ') EXVFD PHOKRULD GD SURGXomR GH KRUWDOLoDV

omo otimizar a produção de hortaliças e frutas, proporcionando mais qualidade dos alimentos e mais renda para o agricultor? Esse é o objetivo da EMATER-DF ao elaborar o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia de Hortaliças no DF. De acordo com o coordenador do plano, Francisco Antonio Câncio de Matos, a ideia é desenvolver um instrumento que proporcione uma visão global do agronegócio de hortaliças no DF. “A partir desse trabalho, vamos encontrar soluções para os problemas identificados”, aponta. A meta principal é organizar a cadeia produtiva de olericultura. Entre os objetivos do plano, estão: melhorar a qualidade dos serviços; garantir segurança alimentar e nutricional; harmonizar as relações entre os setores. Para a elaboração do documento, a EMATER-DF adotou uma metodologia participava. São 31 órgãos dos governos federal e local envolvidos, além de associações e cooperativas de produtores. Ao todo, foram realizadas 10 oficinas, com participação de aproximadamente 300 agricultores. “O trabalho envolve desde a produção até a mesa do consumidor”, observa Câncio. O plano executivo será colocado em prática por meio de um comitê gestor, com representantes de todos os elos da cadeia produtiva. Fazem parte do grupo fornecedores de insumos, máquinas e serviços, integrantes do setor produtivo e agroindústrias, mercados atacadistas e varejistas, dos sistemas organizacional, institucional e sistema Sebrae e Senar. A produção de hortaliças no DF movimenta R$ 185 milhões por ano. São 4,5 mil produtores, dos quais 80% são agricultores familiares. A olericultura gera 30 mil empregos diretos e 10 mil indiretos e produz 161 mil toneladas de alimentos ao ano.

O

/DJR 1RUWH JDQKD PDLV XPD $FDGHPLD GD 0HOKRU ,GDGH

s moradores do Lago Norte já podem usufruir de mais uma Academia da Melhor Idade, no Setor de Mansões, MI 07/08. Está é a quinta academia ao ar livre voltada para os mais experientes. As demais Academias da Melhor Idade estão localizadas no Parque Vivencial II – SHIN QL 02, no SHIN QI/QL 03/04, QI 16 e Setor Habitacional Taquari. O projeto foi lançado em novembro de 2008, uma parceria entre o GDF, representado pela Administração do Lago Norte, e o empresariado local. Outras benfeitorias A Administração Regional do Lago Norte informa mais benfeitorias para os habitantes do bairro. Recentemente, a QL/QI 02 da Península Norte recebeu o início da obra de recapeamento asfáltico, realizada pela Novacap, na via que liga os conjuntos. Já o Setor de Mansões e os Núcleos Rurais são contemplados com a restauração da DF- 005, desempenhada pelo DER, que vai da Península Norte à Barragem do Paranoá. A demanda é uma reivindicação antiga da comunidade. As obras do trecho já estão em fase de conclusão.

Ano I.: Nº 11 – 1ª Quinzena

9

3UrPLR -RYHP &LHQWLVWD UHFHEH LQVFULo}HV DWp GH MXQKR

O

24º Prêmio Jovem Cientista promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) tem como tema Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro está com as inscrições abertas até 30 de junho e, irá premiar cinco categorias: graduado, estudante de ensino superior, ensino médio e orientador e mérito institucional. Há ainda uma menção honrosa para um pesquisador com título de doutor que se destaque por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio. Ele é indicado pelas sociedades científicas selecionadas previamente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). O regulamento do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www. jovemcientista.cnpq.br Os interessados devem se inscrever até o dia 30 de junho. Na categoria Estudante do Ensino Médio a inscrição pode ser feita pelos Correios. Já nas demais categorias a inscrição deve ser feita pelo site do prêmio ou também pelos Correios.

O Prêmio O objetivo do Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do CNPq, da Gerdau e da Fundação Roberto Marinho, é buscar, por meio dos diferentes temas abordados a cada ano, soluções simples e acessíveis para problemas diretamente ligados à população. Nesta edição, o foco será o estudo, desenvolvimento e uso de energias alternativas, estimulando a produção e o consumo dessas fontes de energia de uma maneira sustentável.

Glossário Ambiental Acidentes da navegação Naufrágio, encalhe, colisão, abalroação, água aberta, explosão, incêndio, varação, arribada e alijamento; avaria ou defeito no navio ou nas suas instalações que ponha em risco a embarcação, as vidas e fazendas de bordo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.