@ Santa PublicAção Edição 04

Page 30

@SANTA

Ano 2; volume 4; setembro de 2011; ISSN: 2176-7823

publicAção

Outros são mais superficiais. Há também jornais que empregam linguagem descontraída e até termos da gíria.” - Ler uma notícia e recontá-la, com suas palavras, como se fossem repórteres, fazendo alteração vocabular, sem mudança de sentido. - Reconhecer a publicidade apresentada nos jornais e sua importância para que aprenda como se cria um anúncio e saiba compreendê-lo ao ler. - Realizar a leitura dos anúncios, observando a presença de adjetivos para que saiba que uma das características marcantes do anúncio é o uso de adjetivos para dar ênfase. - Observar a parte de entretenimento para que saiba identificar as seções desta página. - Perguntar aos alunos quem têm por hábito procurar informações sobre esportes, televisão, teatros e shows no jornal e dar uma olhadinha na seção de meteorologia antes de sair de casa. Ver essas seções do jornal e comentar com os alunos sobre a importância delas. - Distribuir fichas aos alunos, divididos em três grupos: 1- uso obrigatório do uniforme escolar; 2- obtenção da carteira de motorista a partir dos 16 anos; 3- maioridade penal - a prisão de jovens infratores, menores de 18 anos. Cada grupo deverá dramatizar e criar uma encenação em que haja um julgamento. Durante o júri, “promotores” e “advogados” deverão dar sua opinião e argumentar sobre os assuntos, tentando convencer a turma que seu ponto de vista está adequado. Questionar: é possível fazermos esta atividade de forma escrita? Mencionar a estrutura necessária a um texto de opinião. No quadro, coletivamente, montar um esquema com as conclusões da turma, acerca de como redigir um texto que apresente a tipologia dissertativa, através do gênero textual “artigo de opinião”. - Escolher uma charge e indicar um assunto, delimitando o tema que defenderá.

Desenvolver, a partir do parágrafo, um texto dissertativo, para entregar, individualmente. - Produzir e organizar um jornal para verificação da aprendizagem sobre o conteúdo estudado, observando a pontuação e acentuação a ser empregada na produção textual. A professora fará a proposta de todos juntos criarem um jornal da turma, sendo que cada grupo ficará responsável por uma seção. Então, a professora organizará as duplas, de modo a integrar todos os alunos e fará um sorteio entre eles para dividir as partes: Capa /Entretenimento/ Política/ Social/Economia/Cultura e variedades/Esportes/Caderno automotivo/Charges e histórias em quadrinhos/Editoriais (textos dissertativos). Apresentar a sua produção jornalística para os demais colegas, para que trabalhe a habilidade de se expressar oralmente. REFERÊNCIAS FARIA, Maria Alice e ZANCHETTA Jr, Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo, Editora Contexto, 2005, 2º ed. FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à linguística. São Paulo, SP:Contexto, 2005. LAJOLO, Marisa apud GERALDI, João Wanderley. A prática da leitura na escola. In. LEFFA, Vilson. Metodologia do Ensino de Línguas. In BOHN, H; VANDRESEN, P. Tópicos em Linguística Aplicada. Florianópolis, Editora da UFSC, 1988. P. 211-236. MARCUSCHI, Luiz A. Da fala para a escrita – Atividades de retextualização. São Paulo: Editora Cortez, 2001. PCNs-Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC. P R O D A N O V, C . C . M a n u a l d e Metodología Científica. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.