Nó na palavra 2017

Page 116

Sem Escolha Júlia M Morales

Minha vida foi destruída por aqueles homens, mas principalmente por aquele de sangue frio, insensível, que me entregou novamente à escravidão, à miséria, ao medo. Ele me fez abortar a minha única chance de felicidade, de ter vontade de viver… o único filho que eu conseguiria ter em toda a minha vida. Não posso dizer que depois de ser entregue ao meu senhor não tentei fugir novamente (o que não consegui), que não tentei ser livre. Como é difícil lembrar como tudo aconteceu. Esse filho, fruto não de um amor, mas de violência, era tudo que eu tinha para amar. Ele era parte de mim e ninguém tinha direito de tirá-lo. No início, não sabia o que estava acontecendo com o meu corpo. Aquela rotina pesada de 12 ou mais horas por dia, dormindo pouco, me alimentando mal, comecei a não me sentir bem: náuseas, sonolência e meu corpo se modificando. Senti medo, insegurança. Já estava prevendo o que poderia ser. E agora? Exausta, triste e insegura, fui conversar com minha amiga, Margarete, exescrava, que ainda trabalhava, em virtude de favores, para meu senhor

116

e era casada com um negro livre. Era com Margarete que compartilhava meus segredos e minhas angústias. — Margarete, você está acordada? — sussurrei, colocando a mão em seu ombro. — O que houve, Arminda? O que a preocupa? — Margarete responde baixo, sonolenta. — Estou com muito medo. — Arminda, eu já disse que não é nada. — É sim, Margarete. Você não está percebendo o meu corpo mudar? Acho que eu estou… Antes que eu pudesse terminar, ela me interrompe, arregala os olhos e fica olhando para mim. Ficamos longos e tensos segundos em silêncio. — Grávida? — ela sussurrou bem baixo. Balanço a cabeça em sinal positivo. Margarete olhou para os lados querendo sair daquela situação, mas não conseguia. Olhou para mim novamente, com um olhar preocupado e pensativo. — Precisamos de um plano — falei. — Tenho uma ideia — disse Margarete —, mas acho que é muito perigosa. Me dê um tempo para eu pensar melhor.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.