Informativo Docente 2023 - Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Page 1

2 Sumário MENSAGEM DA DIREÇÃO 3 MENSAGEM DA CAPELANIA ................................................................................................................. 4 VISÃO, MISSÃO, VALORES E PRINCÍPIOS DO MACKENZIE 5 CORPO DIRETIVO, ADMINISTRATIVO, EDUCACIONAL, PEDAGÓGICO E TÉCNICO INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE 6 COLÉGIO PRESBITERIANO MACKENZIE SÃO PAULO ....................................................................... 6 INFRAESTRUTURA DO CAMPUS SÃO PAULO 7 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO ................................................................................ 8 SERVIÇOS DE APOIO 11 PARCERIA COM A UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ................................................. 12 CRONOGRAMA GERAL DO ANO LETIVO 13 ATIVIDADES EXTRACURRICULARES ................................................................................................. 16 DATAS ESPECIAIS, CELEBRAÇÕES, EVENTOS, FESTIVIDADES, REUNIÕES 18 HORÁRIO DAS AULAS 21 ATENDIMENTO AOS PAIS 22 PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA 22 PROGRAMA CURRICULAR DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL 29 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 30 SISTEMA DE PROMOÇÃO ................................................................................................................... 34 LIÇÃO DE CASA 36 DISPOSIÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS ....................................................................................... 36 NORMAS DE CONDUTA PARA O ALUNO - REGRAS DE CONVIVÊNCIA 40 DISPOSIÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR .................................................................................. 46 COMPROMISSOS ADMINISTRATIVOS E EDUCACIONAIS DO DOCENTE 47 CONDUTAS PADRONIZADAS PARA O PROFESSOR ........................................................................ 51 CANAIS DE COMUNICAÇÃO 68

MENSAGEM DA DIREÇÃO

Sejam bem-vindos ao Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo - 2023

A inovação e contemporaneidade pertinentes ao Colégio Presbiteriano Mackenzie, sob a égide sesquicentenária de sua tradição e confessionalidade, asseguram à família mackenzista – especialmente aos seus alunos e professores – o acesso ao que há de mais moderno nas ciências modernas e isso à luz de uma sólida e aplicada ética cristã reformada.

Tal verdade consolida-se não somente pela presença dos melhores professores do Brasil, destacados nos objetos e didáticas aplicadas em suas disciplinas, mas também, e principalmente, porque lhes são pertinentes a sensibilidade e o acolhimento necessários ao bom desenvolvimento acadêmico e socioemocional de seus alunos.

Nesse sentido, conectados aos temas hodiernos e, servindo-se do mote da UNESCO para 2023 – ANO INTERNACIONAL DO MILHO-PAINÇO* (grão pouco consumido no Ocidente, mas uma rica fonte de nutrientes e alternativa ao trigo no combate à fome mundial) –, apresentamos a temática que, como pano de fundo, permeará as discussões e produções do ano letivo vigente, a saber:

“Cultivar, alimentar, amar... Nossa fome tem resposta?”

Como já implícito, a resposta para essa pergunta passa pelo campo da ciência, mas também emana do coração, no terreno da fé: “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” (Mateus 6.11), ou seja, o ser humano será contemplado em sua integralidade.

É a partir dessas premissas que se aplica este informativo, manual que auxiliará na compreensão das metodologias empregadas, processos avaliativos, bem como direitos e deveres de nossos alunos e professores.

Assim, com todo o necessário para que cada um dê o seu melhor, abrem-se as portas do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo em 2023, sob a certeza de um ensino de excelência, muitas conquistas e histórias de sucesso.

Que Deus nos abençoe neste ano letivo!

3

MENSAGEM DA CAPELANIA

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho não se desviará dele.”

(Provérbios 22.6)

Vivemos em um mundo onde o pensamento vigente da geração pós-moderna é: “não existe absoluto”. O estranho é que, por traz dessa afirmação tão reverberada e adotada por essa geração, está o conceito de que, se esse pensamento está correto, ele entra em colapso, pois a partir do momento em que se transforma em absoluto, ele incorreu em erro.

Penso que é impossível conceber um mundo sem absolutos, pois ele não iria funcionar. Para confirmar isso, basta olhar ao nosso redor e pensar, por exemplo, nas notas musicais – dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Você já percebeu que elas trazem consigo o conceito do absoluto? Eu explico. Desde que este mundo existe e desde que as notas musicais foram descobertas e as primeiras escalas musicais executadas, essas notas não migraram para outro tipo de frequência, não mudaram sua tonalidade, não aumentaram e também não diminuíram; desde que o mundo existe, as notas musicais são as mesmas, mas o que cada geração faz com elas é outra história.

É embasado nesse conceito dos absolutos que a Cosmovisão Reformada estabelece as suas bases teóricas, enxergando a existência a partir de um Criador que intervém na história da humanidade e, por meio do seu filho, mostrou-nos um fundamento que não pode ser mudado, o conceito de que o conhecimento é o poder libertador da humanidade e que pode levá-la à sua verdadeira Redenção. Acreditar neste absoluto é dizer em outras palavras: a educação no seu sentido mais amplo possível é uma das maiores ferramentas de transformação do ser humano.

Nosso desejo é que, em 2023, possamos avançar na missão de educar o ser humano criado à imagem de Deus em um ambiente de fé cristã reformada. Que esses fundamentos permaneçam e que Toda honra e glória sejam dados a Deus.

4
Rev. Alexandre Antunes Capelão Escolar do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo

VISÃO, MISSÃO, VALORES E PRINCÍPIOS DO MACKENZIE

CONFESSIONALIDADE

Cremos que Deus é a referência de toda a realidade e seu reino se manifesta em todas as áreas. Essa realidade deve ser compreendida pela estrutura Criação-Queda-Redenção, revelada na Bíblia Sagrada.

VISÃO

Ser reconhecida pela sociedade como instituição confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas e humanas; caracterizando-se pela busca contínua da excelência em ensino, pesquisa e extensão; primando pela formação integral do ser humano, em ambiente de fé cristã reformada.

MISSÃO

Educar o ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, contribuindo para o desenvolvimento do ser e da sociedade, por meio de ensino, pesquisa e extensão, e de atividades culturais, esportivas, sociais e espirituais, em ambiente de fé cristã reformada.

VALORES E PRINCÍPIOS

Na conduta pessoal: dignidade, caráter, integridade e espírito mackenzista.

No relacionamento interpessoal: lealdade, respeito mútuo, compreensão, honestidade e humildade.

No exercício da atividade profissional: ética, competência, criatividade, iniciativa, disciplina, dedicação e disposição para o trabalho voluntário.

No processo de decisão: busca de consenso, justiça, verdade, igualdade de oportunidades, eficiência e eficácia.

No processo de relacionamento entre órgãos colegiados, unidades e departamentos: cooperação, espírito de equipe, profissionalismo e comunicação adequada.

No relacionamento com outras instituições: responsabilidade, independência e transparência.

No domínio do universo digital: uso qualificado e ético das diversas ferramentas.

E sempre, em todas as circunstâncias, "o amor, que é o vínculo da perfeição".

O presente informativo tem o objetivo de estimular a convivência pacífica na comunidade escolar e promover a aprendizagem significativa. Para isso, a equipe técnico-pedagógica discutirá o código de ética com os alunos em sala de aula e com professores na HTPE (Hora de trabalho pedagógico).

Este material terá ampla divulgação em reuniões de pais e no site do colégio.

Estará disponível no formato de e-book para facilitar o acesso do aluno e professores.

5

CORPO DIRETIVO, ADMINISTRATIVO, EDUCACIONAL, PEDAGÓGICO E TÉCNICO INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE

Dr. Milton Flávio Moura

Diretor Presidente

Rev. Dr. Robinson Granjeiro Monteiro Chanceler

Dr. Denys Cornélio Rosa

Diretor de Finanças

Dr. André Ricardo de Almeida Ribeiro

Diretor de Estratégia e Negócios

Dr. Luiz Roberto Martins Rocha

Diretor de Infraestrutura e Saúde

Dr. José Paulo Fernandes Junior

Diretor de Educação

Dr.ª Márcia Cristina Dantas Leite Braz

Superintendente de Ensino Técnico e Básico

Prof.ª Sueli Silva de Almeida

Consultora Gestão Escolar

COLÉGIO PRESBITERIANO MACKENZIE SÃO PAULO

Diretor Geral: Ricardo Cassab

Assessor Pedagógico: Adriano Bareia Francisco

Secretária Geral: Eliane Alcina Mota Gouveia Freire

Capelão: Rev. Alexandre Antunes Pereira Santos

Coordenadores

 Educação Infantil e Ensino Fundamental I: Eleir Parra Morales Evangelista

 Ensino Fundamental II e Ensino Internacional: Anderson Paghi Magalhães

 Ensino Médio: Rogério Tognetti

 Educação Física e Esportes: Ana Paula Sforcini Salim

 Tecnologia Educacional: Débora Valletta

 Programa de Inclusão (PROINC): Francine Nascimento de Sousa Rocha

Orientadores Pedagógicos

 Educação Infantil: Ana Carolina Junqueira Moreira

 Ensino Fundamental I: Adriana Aparecida Cicca Fonseca

 Ensino Fundamental II: Solange Vieira Zepelini Costa

 Ensino Médio: Cleiton Silva Marques

 High School: Aline Minorelli

6

Orientadoras Educacionais

 Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I: Carolina Marcouizos Guimarães

 Ensino Fundamental I: Lilian Carla Melo de Morais Sousa (2º e 3º ano) e Suely Duarte Costa Barros Rangel (4º e 5º ano)

 Ensino Fundamental II: Viviane Dantas Luna (6º ano, 7º A, B e C), Luci Fumiko Matsu Chaves (7º E, F, G e 8º ano) e Udemilta Pimentel Lopes (7º H e 9º ano)

 Ensino Médio: Patrícia Bertachini Bissetti (1ª série), Tathiana Machado de Queiroz (2ª série) e Anaqueila Garcia de Barros (3ª série)

Fonoaudióloga: Regiane Cristina Fagotto de Arruda Pereira

Psicóloga Escolar: Silvânia Coutinho Bitencourt

Mentores de Área do conhecimento

 Matemática: William Febronio de Mattos

 Português: Margareth Tringoni

 Língua Adicional: Sereg Pereira Leite

 Ciências Sociais Aplicadas 1: Erica Alves Cavalcante (História e Filosofia)

 Ciências Sociais Aplicadas 2: William Kyoshi Fugii (Geografia e Sociologia)

 Ensino Religioso: Rev. Alexandre Antunes Pereira Santos

 Ciências da Natureza 1: Sara Alves da Silva Bonisson (Biologia)

 Ciências da Natureza 2: Alexandre Donizete Marquioreto (Química e Física)

 Arte: Ruth Blaud Pomar

 Educação Física: Elida Soares de Souza

Coordenadores de Projetos

 Projeto de Vida: Gabriel Leite Neres

 MACKVEST e Vestibulares: Filippo Mario Nazareno Gomes Fogaccia

 MACKENEM: Rogério Tognetti

 Práticas de Laboratório: Marcus Marra

 Olimpíadas Acadêmicas e Científicas: Flávia Grecco Giacomin

INFRAESTRUTURA DO CAMPUS SÃO PAULO

A estrutura da Educação Básica divide-se principalmente em seis prédios, além do complexo esportivo:

Prédio 17 – Administração – Direção, Secretaria Geral, Capelania.

Prédio 20 – Educação Física.

7

Prédio 19 – Ensino Médio (Salas de aula), Secretaria, Biblioteca, Auditório Ruy Barbosa.

Prédio 18 – Ensino Fundamental II - Biblioteca, Salas de aula, Quadras Esportivas e Espaço MackMaker; – Ensino Internacional – Coordenação e salas de aula.

Prédio 44 – Sala de Música, Sala de Apoio Pedagógico e salas do 2º ano (Ensino Fundamental).

Prédio 46 – Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Enfermaria de alunos, Coordenação de Tecnologia Educacional, Auditório Escola Americana, Espaço MackMaker e Laboratórios STEAM.

Prédio 48 – Ensino Médio (Salas de aula e mentoria), Laboratório de Biologia, Ciências, Física e Química.

Infraestrutura do Colégio: • auditórios • bibliotecas • laboratórios de Ciências, Física, Química, Biologia • playgrounds • sala de música • Ateliê • salas de aula multimídia • horta • pátios cobertos • Laboratórios de STEAM • Espaço MackMaker • capelania • quadras externas • quadras cobertas • salas de ginástica.

Infraestrutura complementar: • enfermaria • praça de alimentação • lanchonetes • livraria e papelaria • serviço de cópias • armários para locação

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO

ENTIDADE MANTENEDORA

O Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo é mantido e gerido pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, fundado em 1870, associação civil, instituição de natureza confessional, de perfil comunitário, com finalidade educacional e sem fins lucrativos.

ESTRUTURA TÉCNICO-PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA

Direção Geral

Responsável pelas diretrizes gerais de planejamento e organização da Escola, bem como pela convivência harmoniosa entre todas as unidades da Educação Básica, professores e colaboradores. Tem a responsabilidade legal pela Instituição e faz cumprir as leis e orientações da Diretoria de Ensino e/ou órgão competente.

Promove o alinhamento pedagógico entre os segmentos da Educação Básica, zela pelo aprimoramento do processo ensino-aprendizagem-avaliação, valorizando o desempenho dos alunos no desenvolvimento de suas habilidades e competências, considerando as inovações tecnológicas, as novas metodologias disponíveis na atualidade e o perfil do aluno do século XXI, garantindo a educação de excelência esperada pelo Mackenzie.

Assessoria Pedagógica

Apoia as ações da Direção Geral buscando o alinhamento da proposta pedagógica e disciplinar, reforçando a filosofia, princípios e valores de ensino e aprendizagem e a construção contínua de um modelo de gestão pedagógica, abrangendo conduta técnica de professores, formação continuada, regras disciplinadoras, progressão/evolução de aprendizagem e interdisciplinaridade para integração de conhecimentos, buscando a disseminação dessa visão às equipes pedagógicas, educacionais e o corpo docente.

8

Capelania

Zela pela manutenção da paz e do espírito cristão na escola. Presta assistência espiritual, oferece oportunidade de desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e realiza mentoria na área de Ensino Religioso.

Coordenação do Segmento

Tem responsabilidade pelo bom andamento do segmento, acompanhando e orientando o trabalho de professores e funcionários, propondo alternativas de solução para problemas de natureza pedagógica, administrativa e disciplinar.

Coordenação de Educação Física e Esporte

Responsável pelo desenvolvimento e alinhamento das aulas de Educação Física e Esportes. Organiza a participação das equipes esportivas em torneios estudantis e atividades recreativas, enfatizando a participação cooperativa, expressiva e criativa dos alunos.

Coordenação de Tecnologia Educacional

Responsável pela integração de tecnologias educacionais no currículo, buscando a constante inovação no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica, pelo desenvolvimento profissional docente e pela orientação à equipe pedagógica e educacional na organização didática dos projetos e atividades, implementando projetos STEAM, Cultura de Inovação, entre outros.

Coordenação de Ensino Internacional

Responsável pelos cursos extracurriculares de/em língua inglesa: Middle School e High School. Organiza os cursos preparatórios para os exames internacionais de proficiência em língua inglesa, a aplicação dos exames e os programas de intercâmbio de curta duração. Orientação aos discentes para aplicação em processos seletivos de universidades no exterior.

Secretaria Geral

Responsável por cumprir e fazer cumprir as normas legais, regulamentos, Regimento Escolar, Plano Escolar, visando à garantia da vida escolar do aluno, notas e frequência; atendimento ao público na área de sua competência; organização e efetivação das matrículas; documentação do corpo docente e discente.

Orientação Pedagógica

Acompanha e orienta o trabalho pedagógico do corpo docente; coordena e participa da elaboração do plano curricular anual; organiza e coordena as reuniões de HTPE; promove a análise crítica dos textos didáticos e a elaboração de materiais adequados à filosofia da escola; analisa os instrumentos de avaliação e organiza o processo de ensino-aprendizagem.

Orientação Educacional

Propicia o estreitamento do vínculo entre os alunos e todos os envolvidos no processo educacional (família, professores, funcionários, equipe técnico-pedagógica e especialistas). Acompanha e orienta a formação permanente e integral do aprendiz, por meio de projetos relacionados ao tema da UNESCO e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Estabelece parcerias com a equipe pedagógica e com o professor, contribuindo para a aprendizagem significativa; colabora com a realização da proposta

9

pedagógica e torna eficaz o processo de ensino-aprendizagem. Acompanha e participa do Programa de Inclusão junto com a equipe responsável, orienta os alunos e estabelece parcerias com pais e especialistas.

Fonoaudióloga

Mapeia eventuais distúrbios de linguagem, leitura e escrita por meio de planejamento e aplicação de técnicas de fonoaudiologia institucional, buscando, junto às equipes multidisciplinares, práticas que possam minimizar os níveis de distúrbios de aprendizagem dos alunos, conforme princípios que norteiam o Programa de Inclusão da Educação Básica Mackenzie.

Psicóloga Escolar

Atua junto à comunidade escolar, utilizando os conhecimentos sobre o funcionamento psicológico humano, para colaborar com os processos de aprendizagem e de desenvolvimento socioemocional. Elabora projetos, em parceria com a orientação educacional, que promovam um ambiente escolar de respeito e de boa convivência. Realiza acolhimento psicológico pontual em casos de alunos em emergências de saúde mental. Integra a Equipe Multidisciplinar do Programa de Inclusão (PROINC), desenvolvendo estratégias de manejo para o aluno e apoio ao professor.

Mentoria da Área do Conhecimento

Atua como mentor de área do conhecimento da Educação Básica, desenvolvendo e disseminando inovações teóricas e práticas e técnicas comportamentais perante seus mentorandos (professores), visando proporcionar excelência didático-pedagógica para incentivar e facilitar a aprendizagem dos alunos no componente curricular específico.

Projeto de Vida (para o 8º e 9º anos do Ensino

Fundamental II e Ensino Médio)

O componente curricular Projeto de Vida visa permear, de modo significativo, o corpo discente (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), assim como as idiossincrasias de cada estudante. As proposições pedagógicas, balizadas pela Base Nacional Comum Curricular e fundamentadas na cosmovisão cristã reformada, perpassam temáticas inerentes às seguintes esferas: socioemocional, profissional, psicossocial, acadêmica, ética e moral. Sob a tutela da direção, capelania, coordenação e orientação pedagógica e contando com o auspicioso auxílio da orientação educacional e indelével atuação direta do corpo docente, almejamos o protagonismo dos estudantes, sendo esse erigido sobre os fundamentos da formação integral e sinfônica (Família-Escola-Sociedade), sedimentando a construção dos processos acadêmicos e o refinamento de escolhas individuais no âmbito social, profissional e acadêmico.

Orientação para o Vestibular (EM)

Presta assistência aos alunos do Ensino Médio no que diz respeito aos vestibulares. Com os projetos MACKENEM, MACKVEST, Plataforma Evolucional, e, também, com a atuação do Professor Orientador de Vestibular, dúvidas são esclarecidas, feedbacks são entregues aos alunos, disponibilizando informações ligadas a programas, conteúdos, inscrições e vagas nas universidades pelas quais os alunos tenham interesse

Pessoal de Infraestrutura

É composto por Auxiliares Administrativos, Auxiliares Educacionais e Estagiários contratados, que acompanham os alunos dentro das unidades, e Agentes de Segurança, que trabalham nas áreas externas.

10

SERVIÇOS DE APOIO

Serviço Médico e Enfermaria

O Mackenzie oferece aos seus alunos e funcionários serviço de enfermagem e medicina assistencial (pronto-atendimento), com médica Pediatra. O setor está equipado com DEA – Desfibrilador Externo automático.

Biblioteca

Com acervo de aproximadamente 25 mil volumes, distribuídos em três bibliotecas, esse serviço destina-se ao uso exclusivo de alunos, professores e funcionários.

O aluno da 3ª série do Ensino Médio, cadastrado em nossa biblioteca, pode frequentar, também, as Bibliotecas Setoriais da Universidade, para pesquisas e empréstimos.

Os empréstimos permitidos são de dois livros e duas revistas. Em caso de multa por atraso na entrega, o valor deverá ser pago na Biblioteca do Segmento.

Horário de atendimento: das 7h30 às 17h.

Laboratórios e Salas Ambiente

Sala de demonstração, laboratórios de Física, Química, Biologia, Ciências e de Línguas Estrangeiras, Espaço Maker (EFII) e laboratórios de STEAM (EM), que visam ao aperfeiçoamento técnico-científico dos alunos.

Portal do colégio

O portal do Colégio (http://colegio.mackenzie.br/) é um canal permanente de comunicação com pais, alunos e professores. Auxilia alunos e familiares no acompanhamento escolar através do TIA (Terminal Informativo do Aluno) e é, também, um veículo de divulgação dos assuntos relacionados à vida acadêmica. Além disso, o colégio conta com o aplicativo Iscool App e mídias sociais institucionais.

Plataforma Plurall

A Plurall é um ambiente virtual de aprendizagem, no qual são disponibilizadas listas de exercícios para que os alunos possam praticar o que aprenderam em aula e vídeos para ajudar a solucionar as tarefas.

IsCool App

Aplicativo para dispositivos móveis que disponibiliza à comunidade mackenzista avisos, comunicados, circulares, eventos e convites.

Segurança

A equipe é composta por vigias patrimoniais e agentes de segurança e conta com uma Central de Monitoramento com câmeras 24 horas. Também é responsabilidade dessa equipe cuidar do acesso ao Campus e, para ter esse acesso, o aluno deverá portar sua carteirinha escolar.

11

PARCERIA COM A UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

A parceria entre a Universidade e o Colégio é evidenciada por meio de projetos pontuais desenvolvidos ao longo do ano, entre eles:

 Projeto Mini-Chef (EI)

Parceria entre a Faculdade de Nutrição da Universidade com o Colégio, proporcionando aulas de culinária aos alunos do Jardim I e Jardim II, com o objetivo de incentivar a alimentação saudável.

 Comissão de Vestibular

A Comissão de Vestibular da Universidade Presbiteriana Mackenzie colabora na aplicação de simulados para os alunos do Ensino Médio.

 Conhecer bem para escolher melhor (EM)

Os alunos do Ensino Médio, orientados pelo Projeto de Vida, têm a oportunidade de visitar as faculdades da Universidade Presbiteriana Mackenzie para conhecerem mais profundamente as especificidades técnicas dos cursos e as oportunidades relativas ao mercado de trabalho e retirarem dúvidas com os Coordenadores dos Cursos

 Projeto Tampinha - Sustentabilidade em parceria com a Faculdade de Engenharia de Materiais (EI, EFI e EFII)

Os professores e alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II desenvolverão um projeto em parceria com Faculdade de Engenharia de Materiais, no qual farão a coleta de tampinhas de garrafas e canetões, visitarão a Central de Reciclagem do Mackenzie e o Laboratório da Engenharia e conhecerão o processo de transformação desse material em porta crachás, réguas e brinquedos a serem distribuídos no Mackenzie Voluntário.

 Desenvolvimento de programação de robôs inteligentes (EM)

Em parceria com a Escola de Engenharia, a atividade se propõe a desenvolver habilidades e competências que possibilitem despertar nos estudantes de Ensino Médio o interesse pela área de exatas e, particularmente, voltadas às diferentes áreas de Engenharia. A ação é promovida pelo curso de Engenharia Elétrica, com atividades para o desenvolvimento de habilidades de programação, automação, robótica, trabalho em equipe, organização, comprometimento e engajamento de forma dinâmica e lúdica. Os encontros acontecem semanalmente durante o ano letivo, presencialmente, nos laboratórios da Escola de Engenharia.

 Educação para justiça: “Know your rights” (EM)

Trata-se de uma disciplina eletiva, direcionada aos alunos das três séries do Ensino Médio do COM que tenham interesse em ampliar a sua conscientização sobre temas jurídicos, desenvolver valores como democracia e cidadania, além de trocar experiências com alunos e professores da FDIR. Os temas escolhidos têm o objetivo de empoderar os alunos com conhecimento prático sobre leis que sejam úteis no seu dia a dia, ampliando sua consciência jurídica e, ao mesmo tempo, levando-os a desenvolver a cidadania e valores como a democracia.

12

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz

Os alunos do colégio têm a oportunidade de conhecer os atletas da Universidade e recebem instruções sobre a vida e cotidiano, bem como práticas saudáveis de treino e alimentação. Nesses encontros, são compartilhadas experiências que mostram a importância da prática do esporte para o bom desenvolvimento do aluno.

 COI e EducationUSA

Em parceria com a COI (Coordenadoria de Cooperação Internacional e Institucional) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a EducationUSA, são oferecidas palestras sobre diversos temas ligados à educação internacional, feiras de universidades e serviços de orientação para estudos nos Estados Unidos e outros países.

CRONOGRAMA GERAL DO ANO LETIVO

ENSINO FUNDAMENTAL II ATUALIZADO

1ª Etapa - de 30/01 a 28/04/2023

Avaliações Trimestrais

Componente Curricular AT - 1 Área do Conhecimento AT - 2

Análise Linguística 06/03 (segunda-feira) Linguagens e Códigos 05/04 (quarta-feira)

Matemática 09/03 (quinta-feira)

História 14/03 (terça-feira) Matemática 17/04 (segunda-feira)

Ciências 17/03 (sexta-feira)

Geografia 22/03 (quarta-feira) Ciências da Natureza 20/04 (quinta-feira)

Produção Textual 27/03 (segunda-feira)

Inglês 30/03 (quinta-feira) Ciências Humanas 18/04 (terça-feira)

Simulado – 04/03 Reunião de Pais – 12/05

2ª Etapa – de 02/05 a 31/08/2023

Avaliações Trimestrais

Componente Curricular AT – 1 Área do Conhecimento AT – 2

Análise Linguística 29/05 (segunda-feira) Linguagens e Códigos 07/08 (segunda-feira)

Matemática 01/06 (quinta-feira)

História 06/06 (terça-feira) Matemática 10/08 (quinta-feira)

Ciências 12/06 (segunda-feira)

Geografia 15/06 (quinta-feira) Ciências da Natureza 18/08 (sexta-feira)

Produção Textual 21/06 (quarta-feira)

Inglês 23/06 (sexta-feira) Ciências Humanas 21/08 (segunda-feira)

Simulado – 03/06

Reunião de Pais – 18/09

13

3ª etapa – de 01/09 a 01/12/2023

Avaliações Trimestrais

Componente Curricular AT – 1 Área do Conhecimento AT – 2

Análise Linguística 29/09 (sexta-feira) Linguagens e Códigos 31/10 (terça-feira)

Matemática 04/10 (quarta-feira)

História 06/10 (sexta-feira) Matemática 08/11 (quarta-feira)

Ciências 09/10 (segunda-feira)

Geografia 17/10 (terça-feira) Ciências da Natureza 13/11 (segunda-feira)

Produção Textual 19/10 (quinta-feira)

Inglês 23/10 (segunda-feira) Ciências Humanas 16/11 (quinta-feira)

Observações

Simulado – 02/09 Recuperação Final – 06 a 18/12/2023

 Informamos que as datas das avaliações, indicadas nos quadros acima, estão sujeitas a alterações.

 As Avaliações Formativas serão agendadas pelos professores, durante a etapa, assim como serão detalhadas, previamente, as atividades propostas.

 As avaliações de recuperação da 1ª e da 2ª etapa serão agendadas posteriormente.

ENSINO

1ª etapa – de 31/01 a 28/04/2023

 Avaliações Trimestrais

14
MÉDIO
AV. TRIMESTRAL 1 AV. TRIMESTRAL 2 Data 1ª Série 2ª Série 3ª Série Área do Conhecimento 1ª, 2ª e 3ª Séries 02/03 (5ª feira) Matemática Matemática 11/04 (3ª feira) 07/03 (3ª feira) História História Biologia Ciências Humanas 14/04 (6ª feira) 13/03 (2ª feira) An. Linguística 16/03 (5ª feira) Física Física21/03 (3ª feira) Geografia -Ciências da Natureza 17/04 (2ª feira) 24/03 (6ª feira) Literatura 28/03 (3ª feira) Química - Química 31/03 (6ª feira) Produção Textual Linguagens e Códigos 20/04 (5ª feira)  Simulado Mackenzie – 04/03  Reunião de Pais – 09/05
Simulado ENEM (3ª série) – 18/03 e 25/03

2ª etapa – de 02/05 a 31/08/2023

 Avaliações Trimestrais

(3ª

02/06 (6ª feira) História História Biologia Ciências Humanas 18/08 (6ª feira)

13/06 (3ª feira) Análise Linguística

16/06 (6ª feira) Química - Química

19/06 (2ª feira) Literatura Ciências da Natureza 21/08 (2ª feira)

21/06 (4ª feira) Produção Textual

22/06 (5ª feira) Física Física -

27/06 (3ª feira) Geografia - - Linguagens e Códigos 24/08 (5ª feira)

 Simulado ENEM – 06 e 13/05 (1ª, 2ª e 3ª séries)  Reunião de Pais – 12/09

 Simulado Mackenzie – 03/06 (1ª, 2ª e 3ª séries)

 Simulado FUVEST – 24/06 (3ª séries)

3ª etapa – de 01/09 a 01/12/2023

 Avaliações Trimestrais

AV. TRIMESTRAL 1

Data 1ª Série 2ª Série 3ª

AV. TRIMESTRAL 2

- Química

23/10 (2ª feira) Literatura

26/10 (5ª feira) Física Física -

Ciências da Natureza 21/11 (3ª feira)

31/10 (3ª feira) Geografia -01/11 (5ª feira) Produção Textual Linguagens e Códigos 24/11 (6ª feira)

 Simulado ENEM – 16 e 23/09 (1ª, 2ª e 3ª séries)  Recuperação Final – 05 a 19/12

 Simulado Mackenzie – 02/09 (1ª, 2ª e 3ª séries)

 Simulado Cambridge – 30/10

 Simulado ENEM – 07 e 21/10 (1ª e 2ª séries)

 Simulado FUVEST – 11/11 (3ª série)

Observações

 Informamos que as datas das avaliações, indicadas nos quadros acima, estão sujeitas a alterações.

 As Avalições Formativas serão agendadas pelos professores, durante a etapa, assim como serão detalhadas, previamente, as atividades propostas.

 As avaliações de recuperação da 1ª e da 2ª etapa serão agendadas posteriormente.

15
2ª Série 3ª Série Área
1ª, 2ª
Matemática
AV. TRIMESTRAL 1 AV. TRIMESTRAL 2 Data 1ª Série
do Conhecimento
e
Séries 30/05
feira) Matemática
15/08 (3ª feira)
Série Área do Conhecimento 1ª, 2ª e 3ª Séries 02/10 (2ª feira) Matemática Matemática 13/11 (2ª feira) 05/10 (5ª feira) História História Biologia Ciências Humanas 16/11 (5ª feira) 17/10 (3ª feira) Análise Linguística 20/10
feira)
(6ª
Química

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

O Mackenzie São Paulo oferece aos alunos algumas atividades extracurriculares gratuitas e outras sujeitas a cobranças.

MACK ESPORTE

São atividades extracurriculares oferecidas aos alunos no período contrário ao das aulas regulares. Esse programa é dirigido aos alunos do Ensino Fundamental I e conta com as seguintes modalidades: voleibol, futsal, basquetebol, handebol, xadrez, tchoukball, ginástica artística, ginástica rítmica e cheerleading.

TREINAMENTO ESPORTIVO

São atividades extracurriculares oferecidas gratuitamente aos alunos no período contrário ao das aulas regulares e conta com as seguintes modalidades: voleibol, futsal, basquetebol, handebol, xadrez, tchoukball, kin-ball, ginástica artística, cheerleading e condicionamento físico. Também são oferecidas, com custo adicional, as seguintes modalidades: modalidades judô, esgrima, tênis de mesa e karatê.

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO (NDA)

O Núcleo de Desenvolvimento Artístico (NDA) oferecerá oficinas artístico-culturais para a Educação Básica nas seguintes modalidades: coral, violão e ukulele. O funcionamento das oficinas estará sujeito à formação de turma. Também são oferecidas, com custo adicional, as modalidades ballet, jazz, sapateado, artes circenses e artes cênicas.

MACKENEM (EM)

O MACKENEM foi pensado e construído por docentes mackenzistas com o objetivo de preparar os alunos para o momento do ENEM. São oferecidas aulas no modelo híbrido, com videoaulas de todas as áreas de conhecimento, atividades, fóruns e mentoria. Os alunos têm o apoio da Plataforma Evolucional, em que realizam diversos simulados durante o ano e podem acompanhar o seu desempenho.

MACKVEST (EM)

Essa atividade extracurricular prepara os alunos para os vestibulares de diversas universidades. Os alunos se inscrevem e participam de aulas semanais, com professores do colégio, realizam atividades preparatórias e tiram dúvidas sobre questões que já caíram nos vestibulares de grandes universidades públicas e privadas.

OFICINA PREPARATÓRIA PARA OLIMPÍADAS

Nesta atividade, os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos acerca de um tema ou um assunto específico para ser o protagonista de seus próprios estudos. Como participamos de várias Olimpíadas Científicas, das mais diversas áreas, os alunos devem se preparar para suas Olimpíadas de interesse. O professor orienta os alunos e sana suas dúvidas, além de propor desafios para incentivar a discussão e a colaboração entre os demais.

16

FEIRAS DE UNIVERSIDADES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Visita de representantes de universidades do Brasil e de diversos países para exposição dos cursos oferecidos, explanação sobre processo seletivo e possibilidades de bolsas de estudo. As feiras acontecem em diversos momentos durante o ano letivo, de maneira remota e presencial.

AULAS DE APOIO PEDAGÓGICO

Atividade oferecida no contraturno, no decorrer das etapas, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de habilidades referentes aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, já trabalhadas em sala de aula, para alunos que apresentam dificuldades.

Plantão de dúvidas: atividade oferecida no contraturno, para os alunos do EFII e EM, mediante agendamento com a Orientação Educacional e Pedagógica, com o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito dos conteúdos dos componentes curriculares oferecidos.

VESTIBULAR DO MACKENZIE COMO “TREINEIRO”

Para que os alunos se familiarizem com a exigência dos exames vestibulares, o Colégio Presbiteriano Mackenzie inscreve, gratuitamente, todos os seus alunos da 3ª série do Ensino Médio no concurso vestibular de inverno (julho) da UPM.

MACK SIMULADOS

Testes realizados com os alunos do 9º ano e do Ensino Médio, que simulam o modelo de aplicação e as questões oferecidas pelo ENEM, FUVEST, Mackenzie e Cambridge.

CARREIRA EM DEBATE (EM)

Encontros em que profissionais consagrados de diversas áreas e ex-alunos se dispõem a contar suas histórias. Uma conversa livre e direta sobre sonhos, anseios e escolhas. Para eles, uma volta nostálgica aos tempos de colégio e, para os nossos alunos, um olhar atento ao futuro. E nessa mescla de passado e futuro, nossos alunos refletem sobre a vida e conhecem novas possibilidades.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EXTERNA

Oferecida em parceria com Evolucional, configura-se como um simulado, estilo ENEM e SAEB, com resultados e feedbacks em forma de relatórios qualitativos e quantitativos nas diferentes áreas de conhecimento, com possibilidade, via plataforma, de compensação dos gaps apresentados.

CERTIFICAÇÕES DE PROFICIÊNCIA

Aos alunos interessados, serão oferecidas aulas de preparação para certificações em inglês (Cambridge) e espanhol (DELE). Essas atividades serão oferecidas como Eletivas pagas para os alunos do Ensino Médio, no contraturno

ESTUDOS DO MEIO / VIAGENS CULTURAIS

São previstos no planejamento pedagógico de cada ano/série com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar e de aprofundar, em outros ambientes, os conceitos estudados na escola. O pagamento é obrigatório para todos os alunos participantes.

17

JORNAL MACKNÍFICO (EFII) / JORNAL MACKNÁRIO (EM)

O Jornal é um dos veículos de divulgação das produções escolares dos alunos do Ensino Fundamental II / Ensino Médio e também dos eventos da escola. Publicado em três edições anuais (abril, agosto e novembro), ajuda a registrar e a manter viva a história do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo.

CURSOS DE ENSINO INTERNACIONAL (EFII/EM)

Middle School e High School são oferecidos no período vespertino para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

O Middle School é um curso de imersão em língua inglesa e tem como principal objetivo o desenvolvimento das seguintes competências linguísticas: leitura, escrita, compreensão e produção oral.

O High School é um curso de dupla diplomação, em parceria com a Liberty University Online Academy, que possibilita ao aluno do Ensino Médio cursar e certificar-se em dois programas de Ensino Médio, o brasileiro e o americano.

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PARA ESTUDO NO EXTERIOR

A Educação Internacional do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo oferece a oportunidade de os estudantes do Ensino Médio se prepararem para uma candidatura a universidades ao redor do planeta por meio das ações do Programa de Orientação Internacional.

COLLEGE APPLICATION CLUB

Idealizado, organizado e liderado por estudantes mackenzistas, o College Application Club (CAC) é um espaço em que estudantes se encontram para trocar informações, trabalharem juntos em suas candidaturas e, também, em projetos extracurriculares que tenham em comum.

DATAS ESPECIAIS: CELEBRAÇÕES, EVENTOS, FESTIVIDADES, REUNIÕES

Eventos e datas especiais fazem parte do nosso calendário anual. Neles temos a oportunidade de celebrar a vida e agradecer a Deus por sua bondade. Além dos Cultos de abertura do ano, Páscoa, Ação de Graças, Semana da Criança, Dia do Estudante e Aniversário do Mackenzie, temos também, eventos especiais de grupos de alunos e mães, como Kairós (EM), Recreio Eu Creio (EFII), Mães de Oração e Nos Acréscimos (EM). Abaixo segue a descrição das demais atividades.

DAY CAMP

Atividade que tem como objetivo promover a integração entre alunos, professores e funcionários.

FESTA EM FAMÍLIA

Festa de campo que promove a integração da família mackenzista.

GIMACK

Gincana beneficente cultural e recreativa.

18

INTEGRAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA (EI/EFI)

Atividade de acolhimento das famílias e integração com a realidade escolar, momento de comemoração do Dia das Mães.

TORNEIO ABERTO MACK ESPORTE

Evento realizado pela Educação Física com a participação de diversas escolas convidadas.

MACKTECH

Semana que envolve assuntos relacionados ao mundo digital, apresentando atividades práticas, palestras, e workshops, entre outros eventos, para que a comunidade mackenzista possa compreender e desenvolver habilidades e competências exigidas no século 21. Além de incentivar a exposição de inovações e trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e professores.

INTEGRAÇÃO PAIS E FILHOS (EI) / PAICKENZIE DAY (EFI)

Atividade de integração entre os membros da família e o colégio. Momento de comemoração do Dia dos Pais.

DIA DO ESTUDANTE - 11 DE AGOSTO

Comemoração do Dia do Estudante para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

PREMIAÇÃO ALUNO MACK OURO (EFII e EM)

Como forma de reconhecer a superação dos desafios por meio do esforço pessoal e de uma rotina constante de estudos, o Colégio Mackenzie concede, a cada etapa, medalha e certificados aos 10 (dez) alunos de cada série com melhores médias, atestando empenho e esforço nas atribuições escolares.

LERMACK

Publicação dos textos literários e trabalhos artísticos produzidos pelos alunos da Educação Básica. O lançamento do Lermack é realizado por meio de um Sarau, com apresentações dos alunos.

DIA DO MACKENZISTA – 18 DE OUTUBRO

No mês de outubro, comemoramos o aniversário da escola com programação especial, envolvendo toda a comunidade mackenzista.

MACKENZIE VOLUNTÁRIO

Atividades solidárias realizadas durante o ano.

MOSTRA DO CONHECIMENTO

Exposição e apresentação de trabalhos que integram o tema da Unesco aos conteúdos estudados.

PROJETO “MÃOS DADAS COM A FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO”

Encontro de pais e/ou responsáveis com profissionais especialistas para reflexão sobre temas atuais.

19

REUNIÃO DE PAIS E/OU RESPONSÁVEIS

Encontro entre pais e professores para troca de informações sobre a aprendizagem do aluno.

FEIRA DO LIVRO

Atividades voltadas à literatura, com autores convidados, divulgação de livros e workshops, entre outras.

SOLENIDADES DE FORMATURA (EFII/EM)

Cerimônias de formaturas do 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e do High School.

Obs.: O aluno que estiver em processo de recuperação final poderá optar por participar da solenidade de formatura, ciente de que se trata apenas de um evento social, que não interfere nos resultados do desempenho ao final do processo de recuperação. Em outros termos, participar da formatura não significa promoção automática.

MUSICAL DE ENCERRAMENTO (EI)

Apresentação artístico-teatral dos alunos da Educação Infantil, com roteiro produzido pelos professores a partir do tema proposto pela UNESCO, integrado à Cosmovisão Cristã e aos conteúdos trabalhados nas respectivas séries.

AUTO DE NATAL - EI

Devocional com a história do nascimento de Jesus e apresentação do auto de Natal representado pelos alunos do Jardim.

CULTO DE GRATIDÃO – 1º e 5º ANO

Encontros que marcam o encerramento do 1º ano e do ciclo do Ensino Fundamental I para o 5º ano, com entrega de uma Bíblia pela Capelania.

CULTO DE GRATIDÃO - 5º ANO

Encontro que marca o encerramento do 1º ciclo do Ensino Fundamental, com entrega de uma Bíblia pela Capelania.

CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS (EFII e EM)

Culto de gratidão, organizado pela Capelania, em comemoração ao Dia Nacional de Ação de Graças no mês de novembro.

DESTAQUE ESPORTIVO (TREINAMENTO)

Cerimônia de premiação para os atletas que se destacaram em suas modalidades durante o ano corrente. Tem como objetivo valorizar a ação dos alunos, relembrar suas responsabilidades como atletas mackenzistas e agradecer-lhes a dedicação apresentada durante os treinamentos e jogos disputados pelo colégio.

MOSTRA ARTÍSTICA E CULTURAL

Apresentação de um espetáculo com atividades artísticas e culturais, envolvendo os alunos de toda Educação Básica que frequentam as atividades extracurriculares oferecidas pelo nosso colégio, tais como:

20

danças, ginástica geral, artes circenses e artes cênicas, com roteiro e coreografia produzidos pelos professores a partir do tema proposto, integrado à Cosmovisão Cristã e aos conteúdos trabalhados em suas respectivas aulas.

HORÁRIO DAS AULAS

Ensino Fundamental I

Manhã:

Educação Infantil

Manhã - 7h20 às 12h

Tarde - 13h10 às 17h50

Ensino Fundamental II

Manhã - 7h10 às 12h40 (todos os anos)

7h10 às 13h30 (6º e 7º ano | 2ª feira)

7h10 às 13h30 (8º ano | 2ª e 4ª feira)

7h10 às 13h30 (9º ano | 2ª, 4ª e 5ª feira)

Middle School e High School Foudantion Year

Tarde – 13h50/14h40 às 16h20/17h20 (6º ao 9º ano | 4ª e 6ª feira)

Mack School

2º e 3º ano - 7h20 às 11h50

1º, 4º e 5º ano - 7h20 às 12h

Tarde:

2º e 3º - 13h10 às 17h40

1º, 4º e 5º ano – 13h10 às 17h50

Ensino Médio

Manhã - 7h10 às 13h30 (2ª, 4ª, 5ª e 6ª feira)

7h10 às 12h40 (3ª feira)

Tarde - 13h40 às 17h (3ª feira)

High School

Tarde – 14h40 às 18h20 (EM 2ª e 5ª feira)

Tarde – 12h10 às 14h40 (5º ano - manhã | todos os dias):

- 12h10 – 13h almoço dirigido

- 13h – 14h40 aulas

Observações

 As aulas têm duração de 50 minutos. Somente na 1ª aula do período, o aluno tem cinco minutos de tolerância para entrar após o sinal. Após esse horário, o aluno deve aguardar o sinal da 2ª aula ficando, portanto, com falta na 1ª aula. Apenas em casos excepcionais, será permitida a entrada após a 2ª aula, a critério da Coordenação/Orientação Educacional do Segmento. Em caso de atrasos, os pais serão comunicados e o aluno deverá permanecer dentro do prédio do seu Segmento, não sendo permitido ficar no campus e/ou praça de alimentação.

 Educação Física: a presença nas aulas é obrigatória. O aluno dispensado por motivos médicos deverá se apresentar ao professor, responder à chamada e permanecer até o término da aula. Somente ao aluno impossibilitado de se locomover será facultado permanecer no Segmento em que estuda durante a aula de Educação Física. As questões relacionadas a dispensas deverão ser tratadas no serviço médico do Colégio.

 Conforme a cláusula 11 do contrato de prestação de serviços educacionais, é dever do contratante buscar o aluno, no horário adequado de saída, conforme o período em que ele estiver matriculado, sob pena de responder pelas despesas administrativas e trabalhistas decorrentes do período adicional no qual o aluno permanecer aos cuidados da escola.

21

ATENDIMENTO AOS PAIS

ATENDIMENTOS PARTICULARES

Os pais poderão agendar um horário com os orientadores e/ou coordenadores. O agendamento com professores, quando necessário, será feito por meio da Orientação Educacional dos Segmentos.

REUNIÕES DE PAIS

As reuniões de pais com professores sobre o desempenho escolar do aluno fazem parte do nosso calendário anual e ocorrem ao final da 1ª e 2ª etapas. Os pais podem ser convidados ou convocados a participarem dessas reuniões no formato presencial Ocorrem, também, no início do ano letivo para apresentar as normas do colégio, a proposta pedagógica e a organização escolar.

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A proposta pedagógica do Colégio Presbiteriano Mackenzie visa oferecer um ensino fundamentado nos princípios da Palavra de Deus, para assegurar ao educando uma formação integral nos aspectos físico, intelectual, emocional, espiritual, social e moral, buscando prepará-lo para sua vocação e para cumprir o propósito de sua existência. Nossa proposta pedagógica está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e com o disposto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Avaliação: A avaliação do processo de ensino-aprendizagem será contínua e cumulativa, permitindo uma análise do processo quanto aos avanços, às dificuldades e às possibilidades do educando.

Os educandos serão avaliados durante as três etapas do ano, com instrumentos avaliativos que sejam formativos (avaliação para a aprendizagem), somativos (avaliação da aprendizagem) e qualitativos (socioemocionais e da autoavaliação).

A avaliação formativa é um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para medir de maneira profunda e individual o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Contrapondo-se à maneira mais tradicional de avaliação, a formativa é bilateral, dando aos alunos oportunidades de apresentarem aos professores feedbacks sobre os temas aprendidos, atribuindo a eles grande protagonismo no processo de absorção do conhecimento e tornando-os coautores no desenvolvimento de sua aprendizagem. A avaliação formativa se interessa por avaliar todos os passos rumo à construção do conhecimento, entendendo o erro como uma falta temporária e que faz parte do longo processo da aprendizagem.

A avaliação somativa é bastante pontual e mede o fim de um ciclo de aprendizagem. Ela é muito importante para avaliar o desempenho escolar dos alunos como um todo e mostrar aos educadores quais as principais dificuldades que eles apresentam, de maneira mais abrangente. As avaliações somativas podem ser usadas, inclusive, para comparar o resultado das turmas, séries, escolas em um intervalo de tempo definido. Por ser uma avaliação que ocorre, geralmente, no final de algum processo de aprendizagem, encerrando um ciclo, as avaliações somativas também são conhecidas como resultados finais de aprendizagem.

A avaliação qualitativa contemplará dois instrumentos correspondentes: a avaliação das habilidades socioemocionais e a autoavaliação a ser realizada por cada aluno, conduzida pelas Orientadoras Educacionais e não quantificada.

22

ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

O ENSINO FUNDAMENTAL tem como objetivo:

- Promover um ensino de qualidade.

- Tornar o indivíduo um ser pensante, crítico, reflexivo, cidadão e participante.

- Gerar autonomia intelectual e moral para trabalhar de forma interdisciplinar.

- Realizar uma abordagem pré-disciplinar e integrada ao conhecimento do meio físico, social e cultural, incorporando a aquisição das habilidades necessárias.

- Baseado no desenvolvimento das habilidades integrais do aluno, sua autonomia, responsabilidade, formação de valores, consciência crítica e autoconhecimento, desenvolver no aluno a capacidade de conviver, estabelecendo relações emocionais, cognitivas e sociais. Espera-se que o aluno:

 Cresça no conhecimento de Deus por meio do estudo das diferentes ciências e reconheça a posição que Deus deu ao homem – superior a todas as outras coisas criadas, exercendo o domínio sobre elas, responsável diante de Deus e dependente Dele, desenvolvendo um compromisso com a ética cristã.

 Seja capaz de servir a Deus, ao próximo e à sociedade.

 Aprenda cada vez mais a distinguir a verdade do erro no que se refere ao mundo criado.

 Compreenda como as coisas e os organismos funcionam a fim de tomar decisões que honrem ao Senhor.

1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Espera-se que os alunos adquiram progressivamente uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado. A linguagem cultural prevê o uso de diversos recursos tecnológicos para produzir processos significativos, utilizando novas maneiras de se expressar e de se relacionar como, por exemplo, meios gráficos, audiovisuais e multimídia, proporcionando novas formas de comunicação.

 Língua Portuguesa: desenvolver as habilidades e competências linguísticas do aluno, levando-o a observar, descobrir, refletir sobre o mundo, além de interagir com seu semelhante, adequando o seu discurso às várias situações comunicativas.

 Língua Inglesa: desenvolver habilidades linguísticas que irão possibilitar aos alunos se comunicarem de maneira correta; entender e aplicar regras da gramática inglesa; ler e entender uma variedade de tipos de textos.

 Língua Espanhola: adquirir conhecimentos linguísticos necessários para a compreensão e a expressão oral e escrita; colaborar com o desenvolvimento de atitudes e valores que envolvam os pluralismos cultural e linguístico, a aceitação e a valorização positiva da diversidade e do respeito mútuo.

 Arte e Música: compreender e apreciar a arte como importante meio de expressão e comunicação; desenvolver o gosto estético e os aspectos físicos, intelectual, emocional e perceptivo por meio de atividades artísticas.

 Educação Física: participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas, reconhecendo e respeitando características físicas, o desempenho próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.

2. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo; dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observações sobre um fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando for o caso, trabalhando de forma a tirar conclusões sozinho; reconhecer

23

a importância social do saber matemático; organizar seu pensamento e articular ideias de forma coerente, estabelecer relações, fazer analogias, comparações, deduções e induções.

 Matemática: perceber que a Matemática estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas; observar a realidade em relação aos aspectos quantitativos e qualitativos com o uso dos conteúdos matemáticos; resolver situações-problema adotando estratégias, desenvolvendo formas de raciocínio e processos como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa.

 Geometria: permitir ao educando comunicar-se por meio das representações gráficas da Geometria; desenvolver o raciocínio lógico, a visão espacial, as habilidades manuais, a acuidade visual, a construção dos significados de medidas e relações, a atenção e a concentração, a capacidade de interpretar, analisar, planejar e resolver problemas.

 Ciências: buscar compreender a natureza, gerar representações do mundo e buscar entender o universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser humano, a vida – descobrir e explicar novos fenômenos naturais, organizar e sintetizar o conhecimento em teorias trabalhadas e debatidas pela comunidade científica e religiosa.

3. Ciências Humanas e suas Tecnologias: compreender as diferentes formas como as Ciências Humanas contribuem para o conhecimento da história, da terra e da sociedade atual; conhecer e entender as causas das desigualdades e dos problemas sociais e como esses problemas estão inseridos no espaço, para que se possa, então, assumir uma postura consciente em relação à necessidade de transformações sociais; aceitar a responsabilidade de conservar os recursos naturais que foram colocados sob o controle do homem.

 Geografia: tornar o mundo dinâmico, possível de transformações e compreensível para os alunos; mostrar que as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo integrado, constantemente em transformação, analisando as partes que o compõem e reconhecendo seus aspectos econômicos, social, político, histórico, natural e como esses elementos interagem entre si.

 História: aprimorar a capacidade do aluno de raciocinar historicamente, de ampliar conceitos e de analisar a realidade social, mostrando que, mais importante do que conhecer os fatos, é aprender a refletir sobre eles; desenvolver condições para questionar o mundo, reconstruir a si mesmo e as suas relações com os outros seres humanos; adquirir a consciência de que a história estudada é construída juntando as mais diversas fontes e que a descoberta de um fato novo poderá gerar uma reinterpretação dos acontecimentos.

 Ensino Religioso: mostrar como Deus se manifesta nos acontecimentos do mundo e que nós fazemos parte dessa ação; conhecer e praticar as normas que regem a conduta aceita nos âmbitos social, cultural e político; saber como atuar autônoma e criticamente em uma sociedade democrática, valorizando a ética cristã, o respeito mútuo, a justiça, a solidariedade e o diálogo; despertar os alunos para a necessidade de se descobrir, de compreender os próprios sentimentos, aprimorar as atitudes e, consequentemente, construir a própria vida. É obrigatória a presença do aluno nas aulas de Ensino Religioso, as quais não têm caráter sectário, mas expressam o sentimento de dependência e gratidão a Deus, de acordo com os princípios da Instituição.

O ENSINO MÉDIO tem como objetivo:

- A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos; a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; o aprimoramento do educando como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina; promover a cooperação, o respeito mútuo, o empenho e a prontidão para superar desafios. Espera-se que o aluno:

24

 Cresça no conhecimento de Deus por meio do estudo das diferentes ciências e reconheça a posição que Deus deu ao homem – superior a todas as outras coisas criadas, exercendo o domínio sobre elas, responsável diante de Deus e dependente Dele, desenvolvendo um compromisso com a ética cristã.

 Seja capaz de servir a Deus, ao próximo e à sociedade.

 Aprenda cada vez mais a distinguir a verdade do erro no que se refere ao mundo criado.

 Compreenda como as coisas e os organismos funcionam a fim de tomar decisões que honrem ao Senhor.

Para dar continuidade ao processo de adequação do Ensino Médio à BNCC, seguindo a PORTARIA Nº 521, DE 13 DE JULHO DE 2021, que institui o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio, o Mackenzie organiza o plano institucional para construção da matriz do Novo Ensino Médio para os colégios da rede.

O currículo apresentado tem como objetivo definir as aprendizagens que deverão ser garantidas a todos os estudantes do Ensino Médio. Contempla as aprendizagens essenciais a todos os estudantes na formação geral básica e, de forma indissociável, nos itinerários formativos organizados por área de conhecimento e formação técnica e profissional, respeitando as especificidades da comunidade e das expectativas dos nossos estudantes.

A Formação Geral Básica será composta pelas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Sociologia, Filosofia, História e Geografia. E terá um total de 1.800 horas, para todo o curso, divididas em 600 horas por séries anuais. Todas as possibilidades de Itinerários Formativos são organizadas a partir dos quatro eixos estruturantes (Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo), como previsto na Portaria MEC 1.432/2018.

De acordo com a BNCC, o Ensino Médio está organizado em quatro áreas do conhecimento, conforme determina a LDB. Para assegurar o desenvolvimento das competências específicas de área, a cada uma delas é relacionado um conjunto de habilidades, que representa as aprendizagens essenciais a ser garantidas no âmbito da BNCC a todos os estudantes do Ensino Médio. Elas são descritas de acordo com a mesma estrutura adotada no Ensino Fundamental.

1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: usar as linguagens como meio de expressão, informação e comunicação, geradora de significação e integradora da organização de mundo e da própria identidade; entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação; associá-la aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar; a linguagem cultural prevê o uso de diversos recursos tecnológicos para produzir processos significativos, utilizando novas maneiras de se expressar e de se relacionar, por exemplo, com meios gráficos, audiovisuais e multimídia, proporcionando novas formas de comunicação.

 Língua Portuguesa, Literaturas e Técnicas Redacionais: conhecer a língua como um sistema de comunicação, buscando identificar os mecanismos de construção do texto verbal e sua vinculação ao contexto; instrumentalizar o aluno para o reconhecimento e fruição dos textos literários de Língua Portuguesa, além de comparar linguagens, compreender a língua materna como geradora de significação para a realidade de uma organização de mundo e da própria identidade; identificar, comparar, interpretar, conhecer, explicar e relacionar as escolas literárias estudadas.

 Língua Inglesa: preparar os alunos para que possam ter a capacidade de ler e interpretar textos em inglês por meio de estratégias de leitura. Entender e aplicar regras da gramática inglesa.

 Língua Espanhola: introduzir o idioma com vocabulário básico, noções de gramática, textos e dramatização com diálogos de situações possíveis; comparar a língua espanhola com a língua

25

portuguesa; aproximar os alunos da cultura hispânica; adquirir conhecimentos linguísticos necessários para a compreensão e a expressão oral e escrita.

 Arte: desenvolver a percepção estética, a observação, a criatividade, exercendo produções artísticas por meio de seus diferentes processos produtivos, analisando, refletindo, conhecendo, respeitando e preservando as diversas manifestações da arte e compreendendo a sua dimensão socio-histórica.

 Educação Física: capacitar o aluno para a administração da própria atividade motora, atendendo adequadamente às condições de saúde e do domínio corporal, propiciando a apreciação e o uso das manifestações da cultura corporal; avaliar concomitantemente os aspectos procedimentais, conceituais e atitudinais.

2. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: compreender e utilizar os conhecimentos científicos para explicar o funcionamento do mundo, bem como planejar, executar e avaliar as ações de intervenção na realidade; contemplar formas de apropriação e construção de sistemas de pensamentos mais abstratos; usar estratégias de trabalho centradas na solução de problemas para aproximar o educando do trabalho de investigação científica e tecnológica; compreender os princípios científicos presentes nas tecnologias, associá-los aos problemas que se propõem a solucionar e resolvê-los de forma contextualizada, aplicando os princípios científicos a situações reais ou simuladas; dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observações sobre um fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando for o caso, trabalhando de forma a tirar conclusões sozinho; reconhecer a importância social do saber matemático; organizar seu pensamento e articular ideias de forma coerente, estabelecer relações, fazer analogias, comparações, deduções e induções.

 Matemática e Geometria: resolver situações-problema adotando estratégias, desenvolvendo formas de raciocínio e processos como intuição, indução, dedução, analogia e estimativa para a análise crítica dos resultados obtidos; desenvolver a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, sintetizar, avaliar, abstrair, generalizar e criar; adquirir habilidades para medir e comparar, calcular e consultar tabelas, traçar e interpretar gráficos; fornecer experiência em transferência de aprendizagem para proporcionar a solução de problemas em outros campos da atividade humana; permitir ao educando comunicar-se por meio das representações gráficas da Geometria; desenvolver o raciocínio lógico, a visão espacial, as habilidades manuais, a acuidade visual, a construção dos significados de medidas e relações, a atenção e a concentração, a capacidade de interpretar, analisar, planejar e resolver problemas.

 Biologia e Biotecnologia: estudar o fenômeno da vida e toda a sua diversidade de manifestações; compreender a natureza viva e os limites dos diferentes sistemas explicativos, a contraposição entre eles e a compreensão de que a ciência não tem respostas definitivas para tudo, podendo ser questionada e transformada; compreender que há uma ampla rede de relações entre a produção científica e o contexto social, econômico e político; trazer à tona aspectos éticos envolvidos na produção e aplicação do conhecimento científico e tecnológico, chamando à reflexão sobre as relações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e a religião; discutir questões relativas à valorização da vida em sua diversidade, à ética nas relações entre seres humanos; buscar compreender a natureza, gerar representações do mundo e buscar entender o universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser humano, a vida – descobrir e explicar novos fenômenos naturais, organizar e sintetizar o conhecimento em teorias trabalhadas e debatidas pela comunidade científica e religiosa.

 Física: o conhecimento físico será explicitado como um processo histórico, objeto de contínua transformação, associado às outras formas de expressão e produção humanas; promover a articulação de toda uma visão de mundo, de uma compreensão dinâmica do universo; contribuir para a formação científica efetiva, que permita ao indivíduo a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais, situando e dimensionando a interação do ser humano com a natureza, como parte da própria natureza em transformação; compreender o conjunto de equipamentos e procedimentos, técnicos ou tecnológicos, do cotidiano doméstico, social e profissional.

26

 Química: compreender as transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada; julgar com fundamentos as informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola; tomar decisões autonomamente, enquanto indivíduos e cidadãos; compreender os processos químicos e a construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas.

3. Ciências Humanas e suas Tecnologias: compreender a complexidade do século XXI, refletindo sobre o significado da natureza e sobre sua importância como suporte para a sociedade; conhecer e entender as causas das desigualdades e dos problemas sociais e como esses problemas estão inseridos no espaço, para que se possa, então, assumir uma postura consciente em relação à necessidade de transformações sociais.

 Geografia: mostrar que as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo integrado, constantemente em transformação, analisando as partes que o compõem, reconhecendo seus aspectos econômico, social, político, histórico e natural, bem como a interação que há entre esses elementos.

 História: aprimorar a capacidade do aluno de raciocinar historicamente, de ampliar conceitos e de analisar a realidade social, mostrando que, mais importante do que conhecer os fatos é aprender a refletir sobre eles; desenvolver condições para questionar o mundo, reconstruir a si mesmo e as suas relações com os outros seres humanos; adquirir a consciência de que a história estudada é construída juntando as mais diversas fontes e que a descoberta de um fato novo poderá gerar uma reinterpretação dos acontecimentos.

 Filosofia: a filosofia da fé cristã aceita absolutos morais como realidades objetivas que devem ser alvo de instrução na formação de alunos. Os valores morais, registrados nas Escrituras, procedem de Deus e, quando praticados pelo homem, são reflexos dos atributos divinos. As proposições objetivas e determinações morais corretas, transmitidas aos alunos, encontram eco em suas consciências. Os valores morais são fundamentados na vontade revelada de Deus e refletidos na criação do homem à imagem e semelhança do Criador. Essa é a fonte da educação na justiça e nos instrui sobre o dever de sermos éticos no íntimo do coração, vivermos na prática da justiça e reconhecermos nossas faltas. No exercício da ética, os laços de amor fraternal se fortalecem e ditam as regras de convívio social que promovem o bem comum.

 Sociologia: adquirir elementos para compreender a vida em sociedade, assim ampliando a cosmovisão cristã nas relações interpessoais com os mais variados grupos a partir dos fundamentos da Sociologia; compreender sua história e os conceitos abordados pelos principais pensadores deste campo do conhecimento. Procurar a compreensão dos valores, diferenças culturais e étnicas dos grupos sociais, fornecendo ao aluno condições para compreender e respeitar a diversidade étnica, política e social que muitas vezes servem de base para fontes de conflitos.

 Ensino Religioso: abordar os temas transversais à luz dos princípios bíblicos; trabalhar os conteúdos do dia a dia do adolescente a partir de uma Teologia Bíblica e Reformada; resgatar os valores que permeiam as relações interpessoais; mostrar como Deus se manifesta nos acontecimentos do mundo e que nós fazemos parte dessa ação; conhecer e praticar as normas que regem a conduta aceita nos âmbitos social, cultural e político; saber como atuar autônoma e criticamente em uma sociedade democrática valorizando a ética cristã, o respeito mútuo, a justiça, a solidariedade e o diálogo; despertar os alunos para a necessidade de se descobrir, de compreender os próprios sentimentos, aprimorar as atitudes e, consequentemente, construir a própria vida. É obrigatória a presença do aluno nas aulas de Ensino Religioso, as quais não têm caráter sectário, mas expressam o sentimento de dependência e gratidão a Deus, de acordo com os princípios da Instituição.

27

AVALIAÇÃO – ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

 Avaliação Formativa – uso de instrumentos diversificados, trabalhos pedagógicos diferenciados, realizados individualmente ou em grupos, de forma que o professor possa acompanhar o aprendizado e determinar quaisquer mudanças necessárias no método de ensino, agindo em tempo para propiciar novas oportunidades e metodologias de aprendizagem. Esse processo será mensurado e registrado por meio da Avaliação da Produção Acadêmica (APA). – Serão utilizados pelo menos dois instrumentos diferentes. O valor atribuído para contabilização da nota é de 10,0 pontos.

 Avaliação Somativa – duas por etapa, sendo uma AT1 e uma AT2. O valor atribuído para contabilização da nota é de 10,0 pontos para cada uma delas.

 Avaliação Qualitativa (AQ) – essa avaliação contemplará dois instrumentos correspondentes: a avaliação das habilidades socioemocionais e da autoavaliação a ser realizada por cada aluno, conduzida pelas Orientadoras Educacionais e não quantificada.

Avaliação Trimestral 1 (AT1) – é composta por 100% de questões dissertativas para o Ensino Fundamental II e, para o Ensino Médio, por 70% de questões dissertativas e 30% de questões objetivas

Avaliação Trimestral 2 (AT2) – por área de conhecimento, o instrumento será temático, multidisciplinar e com itens de múltipla escolha.

Para isso, as avaliações aplicadas no colégio atenderão às seguintes diretrizes:

a) Foco na aprendizagem dos conceitos – identificar se os conteúdos foram assimilados pelos alunos de modo significativo.

b) Foco na aplicação do conhecimento – observar se o aluno desenvolveu as habilidades e competências, alcançando os critérios estabelecidos.

c) Foco na valorização do saber – estimular a frequência e a intencionalidade nos estudos.

Currículo: prevê trabalhar as diferentes áreas do conhecimento que contemplem uma formação plena dos alunos no que diz respeito aos conhecimentos clássicos e à realidade social e política, fundamentados nos valores cristãos, promovendo o pensamento criativo e o interesse dos alunos. Propõe o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício da cidadania e enfatiza a formação geral para que o estudante, ao terminar a educação básica, possa continuar estudando e/ou entrar para o mercado de trabalho. Ao aprender, espera-se que os discentes saibam o porquê de cada conteúdo, coloquem o aprendizado em prática e o valorizem.

O Código de Ética tem como objetivo:

 Propiciar o desenvolvimento de indivíduos éticos e não apenas de pessoas que obedecem às ordens, levando os alunos a construir significado moral.

 Propiciar ao aluno a conscientização de seus direitos e deveres, dando-lhe condições de agir de forma respeitosa consigo e com o outro.

 Cooperar com a sistematização de princípios éticos que propiciem o exercício de disciplina justa e consistente.

 Código de Ética

28

A relação escola-professor-aluno-família busca:

 Desenvolver uma educação cristã de qualidade, visando ao desenvolvimento moral e ético, que transforma vidas, pois prestamos conta não somente aos homens, mas também a Deus.

 Ajudar o aluno a contextualizar os conteúdos estudados à vida diária.

 Ajudar o aluno a conhecer a verdade, crer em Deus e amá-lo.

 Levar o aluno a se voltar para a família, os amigos, a comunidade e, até mesmo, grupos de outras culturas.

 Preparar o aluno para crescer em força e caráter e ser capaz de resistir às adversidades do mundo.

 Preparar o aluno intelectualmente.

 Buscar a integração com a família, valorizando essa parceria como algo essencial para a formação integral do aluno.

 Apoiar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais para que tenha um convívio saudável com todos e exerça seu papel na sociedade de maneira consciente, proativa e construtiva.

PROGRAMA CURRICULAR DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Partindo do pressuposto de que a escola é um espaço essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades para as crianças e estudantes no século 21, ampliamos as possibilidades do Programa de Tecnologia Educacional no Mackenzie com interlocução com o Sistema Mackenzie de Ensino e a Base Nacional Curricular Comum, que terá como objetivo principal: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e utilizar a tecnologia para o bem comum. O estudante deve saber reconhecer os elementos culturais que dão forma ao mundo, contribuindo, dentro desse contexto, com a prática do amor ao próximo.

Essa competência reconhece o papel fundamental da tecnologia e estabelece que o estudante deve dominar o universo digital, sendo capaz, portanto, de fazer um uso qualificado e ético das diversas ferramentas existentes e de compreender o pensamento computacional e os impactos da tecnologia na vida das pessoas e da sociedade, de modo a conhecer e compreender o funcionamento do mundo criado por Deus.

O programa de Tecnologia Educacional no Mackenzie tem o objetivo de educar o estudante para que ele se torne proficiente no uso das tecnologias e que ele as reconheça como ferramentas que possibilitam a expansão de seu aprendizado acadêmico e para o bem do próximo. Assim, ele deve ser capaz de usufruir dos recursos do mundo digital com base em princípios Bíblicos (Romanos 12:2) e em valores éticos e morais. Diante do contexto contemporâneo fortemente impactado pelas tecnologias digitais, ressaltamos que a aprendizagem entre os estudantes e professores ocorre, também, além do ambiente escolar. Nesse sentido, é importante destacar que a computação ubíqua e pervasiva potencializou mudanças nas metodologias de ensino nos ambientes de aprendizagem on-line, “nas nuvens”, híbridos, informais e colaborativos, os quais permeiam cotidiano dos estudantes. Logo, a instituição tem investido na formação docente e infraestrutura tecnológica para atender à demanda do desenvolvimento de competências necessárias para o estudante do século 21, tais como: comunicação, cooperação e colaboração e, a resolução de problemas.

Trilha Criatividade & Inovação (Educação Infantil | Jardim ao Jardim II)

A trilha Criatividade & Inovação prioriza o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, relacionados aos campos de experiências, ampliando o repertório da criança nas produções culturais, tendo em vista que ela é protagonista quando utiliza, experimenta, testa, informa e é um co-designer. Em uma concepção de mundo cristão, entendemos que Deus é o criador (autor) de todas

29

as coisas e deu ao homem a capacidade de ser criativo. O Currículo de Tecnologia Educacional terá como foco os eixos: cooperação e colaboração, pensamento computacional e cultura digital. As aulas acontecerão de acordo com a grade curricular e o planejamento anual de cada nível da Educação Infantil.

Programa STEAM Kids (Ensino Fundamental I | 1º ao 5º ano)

A trilha STEAM Kids prioriza a investigação científica e o desenvolvimento de habilidades relacionadas às seguintes áreas: Matemática, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Arte; com aplicação de conceitos, experimentação e criatividade. Em uma concepção de mundo cristão, entendemos que Deus é o criador (autor) de todas as coisas e deu ao homem a capacidade de ser criativo. O Currículo de Tecnologia Educacional terá como foco os eixos: cooperação e colaboração, pensamento computacional e cultura digital. As aulas acontecerão de acordo com a grade curricular e o planejamento anual de cada ano do Ensino Fundamental I.

Trilhas: Cultura de Inovação (EFII) e STEAM (EM – 1ª e 2ª série)

O Currículo de Tecnologia Educacional terá como foco os eixos: cooperação e colaboração, pensamento computacional e cultura digital. Para o cumprimento do projeto em cada trimestre, parte das aulas contarão com o suporte do material didático Nave à Vela (EF 2) e Sistema Mackenzie de Ensino (EM). As aulas acontecerão de acordo com a grade curricular e o planejamento anual de cada ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com interlocução com um dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS).

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Nos Ensinos Fundamental II e Médio, a avaliação será realizada por meio de diferentes instrumentos e procedimentos que identifiquem as diversas habilidades do aluno e promova seu desenvolvimento integral.

A avaliação deverá assumir um caráter processual, formativo e participativo; ser contínua, cumulativa e diagnóstica. Será realizada em três trimestres e apurada por meio das notas obtidas pelo aluno ao longo de cada período. O resultado da avaliação será registrado por meio de notas, variando de 0 (zero) a 10 (dez), em que são permitidas apenas frações decimais. As datas das Avaliações Trimestrais estarão disponíveis no Informativo Discente e serão comunicadas no início de cada etapa. Média para promoção: 6,0

O resultado da avaliação será registrado por meio de notas, variando de acordo com os itens abaixo, em que são permitidas apenas frações decimais.

Organização do processo avaliativo

 Duas Avaliações Trimestrais - de caráter somativo, sendo que a Avaliação Trimestral 1 (AT1) é composta por 100% de questões dissertativas para o Ensino Fundamental II, e por 70% de questões dissertativas e 30% de questões objetivas para o Ensino Médio, e ocorrerá semanalmente, de acordo com o calendário; a Avaliação Trimestral 2 (AT 2) é composta por questões objetivas, integradas por um tema, e será aplicada ao final da etapa, em quatro dias da semana. As avaliações contemplam os conteúdos trabalhados durante a respectiva etapa em cada componente curricular.

 Avaliação da Produção Acadêmica (APA) - de caráter formativo, processual e diversificado, deve integrar os conteúdos trabalhados durante a etapa e oportunizar o desenvolvimento de diferentes habilidades nos alunos por meio de atividades variadas, individuais ou em grupo.

30

 Avaliação Qualitativa - essa avaliação contemplará dois instrumentos correspondentes: a avaliação das habilidades socioemocionais e a autoavaliação a ser realizada por cada aluno, conduzida pelas Orientadoras Educacionais e não quantificada.

Ensino Fundamental II

A média trimestral por componente curricular será calculada mediante a fórmula abaixo:

 Avaliação da Produção Acadêmica (APA) – de 0 a 10,0 pontos.

 Avaliação Trimestral 1 (AT1) – de 0 a 10,0 pontos.

 Avaliação Trimestral 2 (AT2) – de 0 a 10,0 pontos.

Avaliação Qualitativa (AQ) – não quantificada.

Média = (AT1 + AT2 + APA) 3

Obs.: A nota da etapa, para os alunos dispensados da prática de Educação Física por ordem médica, será composta somente pelas avaliações de aspecto conceitual.

Para os componentes Arte, Educação Física e Espanhol a média será calculada mediante a fórmula abaixo:

Média = [(APA) x6 + (AT2) x3] 9

Os componentes Cultura de Inovação, Projeto de Vida e Ensino Religioso terão a média calculada conforme a fórmula abaixo:

Média = APA

Ensino Médio

A média trimestral por componente curricular da Formação Geral Básica (FGB) será calculada mediante a fórmula abaixo:

 Avaliação da Produção Acadêmica (APA) – de 0 a 10,0 pontos.

 Avaliação Trimestral 1 (AT1) – de 0 a 10,0 pontos.

 Avaliação Trimestral 2 (AT2) – de 0 a 10,0 pontos.

 Avaliação Qualitativa (AQ) – não quantificada.

Média = (AT1 + AT2 + APA) 3

Obs.: A nota da etapa, para os alunos dispensados da prática de Educação Física por ordem médica, será composta somente pelas avaliações de aspecto conceitual.

Para os componentes na tabela a seguir, a média será calculada mediante a fórmula logo abaixo da tabela:

Média = (APA + AT2) 2

31
1ª série 2ª série 3ª série Inglês Inglês Inglês Biologia Educação Física Arte Geografia Geografia Química História Sociologia Filosofia Biologia Física

Os itinerários formativos (trilhas orientadas e trilhas de aprofundamento), exceto o MackEnem, serão avaliadas por instrumentos de avaliação formativa, com base em rubricas específicas, a partir dos objetivos de cada trilha.

O MackEnem é a única trilha orientada em que a média é composta pela soma do Simulado (SIM) MackEnem + a média das AT2 das quatro áreas do conhecimento, conforme fórmula abaixo:

Média = (SIM + AT2)

Simulado vestibular Mackenzie

1. O aluno participará do simulado mediante inscrição prévia, que deverá ser efetuada por meio de formulário, de acordo com edital divulgado previamente.

2. O simulado é composto por questões objetivas e uma redação.

Bonificação

O aluno participante do simulado receberá uma bonificação na nota de todas as disciplinas que compõem a prova, dependendo do seu desempenho, conforme condições abaixo:

a) média da etapa inferior a 10,0;

b) quando a soma da bonificação com a média da etapa for superior a 10,0 (dez), a nota máxima a ser considerada será 10,0 (dez).

Os simulados serão aplicados em três sábados letivos e têm a duração de 4h30m.

Obs.: Os alunos serão liberados somente depois de decorrida uma hora e trinta minutos do início da prova.

Mack Simulados (EM)

Durante o ano letivo serão aplicados dois simulados preparatórios para a FUVEST e, para o ENEM, três para os alunos da 1ª e 2ª séries, e cinco para os alunos das 3ª séries, de acordo com o Calendário Escolar. Para os Simulados ENEM, serão aplicadas bonificações nas disciplinas que compõem a prova de acordo com a tabela abaixo.

Ressaltamos que a participação em todos os simulados é muito importante, uma vez que ficará registrada como postura positiva do aluno em seu percurso escolar. Além disso, os simulados fornecem ao estudante um panorama de suas habilidades para que ele possa aprimorar seu foco de estudo. Ainda assim, a título de incentivo, o participante receberá uma bonificação conforme a tabela abaixo, desde que obtenha, no mínimo, a nota 500,00 na redação. Esperamos, assim, contar com o apoio e o incentivo da família para que os objetivos aqui definidos sejam alcançados.

BONIFICAÇÕES POSSÍVEIS

NOTA obtida no SIMULADO ENEM (Média das provas objetivas)

Até 5%

(Pontuação a ser acrescentada à média de todos os componentes da formação geral básica )

Observação: A média final de cada componente curricular não poderá ultrapassar os 10,0 pontos

De 5,01% a 15% 0,1 Ponto

De 15,01% a 40% 0,2 Pontos

32
2
Nenhuma BONIFICAÇÃO

Observações

 As porcentagens acima serão aplicadas à média das notas máximas nas quatro Áreas do Conhecimento, obtidas após a aplicação de cada simulado.

 As bonificações obtidas serão atribuídas automaticamente às médias de cada uma das etapas.

Vista e revisão de provas

 O aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio deve aproveitar esse momento para tirar suas dúvidas com o professor a respeito da correção.

 A revisão de avaliação, em caso de dúvida, pode ocorrer por iniciativa do aluno ou de seu responsável. O pedido de revisão deve ser feito por meio de requerimento na Coordenação do Segmento, dirigido à direção da escola, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da data da divulgação do resultado da avaliação.

 A direção formará uma banca de professores do componente curricular em questão, que fará a revisão da prova e/ou atividade. A nota final da avaliação será a média das notas dadas pelos docentes participantes da banca. A decisão será comunicada ao interessado em até 10 dias.

Prova Substitutiva

O aluno que perder alguma avaliação da etapa (provas oficiais, formativas e/ou aulas práticas nos laboratórios) fará a avaliação substitutiva na semana subsequente, em dia previamente agendado pela coordenação do segmento, e informado ao aluno e à família via e-mail. Após essa data, não haverá outra oportunidade, ou seja, não existe substitutiva da substitutiva Casos excepcionais serão analisados pela equipe técnico-pedagógica do segmento respectivo.

O aluno deve estar atento aos seguintes itens:

 O aluno estará automaticamente inscrito e deverá realizar a avaliação substitutiva na data agendada previamente. A secretaria do segmento expedirá a comunicação aos pais e o boleto bancário.

 Não haverá prova substitutiva para os Simulados.

 Não haverá prova substitutiva para as provas de Recuperação.

 As provas substitutivas são cobradas, por meio de boleto bancário, no valor de R$ 60,00.

 O aluno que apresentar atestado médico não receberá cobrança de substitutiva.

 O aluno que, comprovadamente, estiver no campus no momento da avaliação e não fizer a prova, configurando-se cábula de aula, não terá direito à substitutiva.

 As provas substitutivas ocorrerão em período contrário ao que o aluno estuda.

 Os casos não previstos nos itens acima serão resolvidos pela coordenação.

 Os dias e horários das provas substitutivas constarão no calendário de cada segmento e serão divulgados previamente.

33 De 40,01% a 60% 0,3 Pontos De 60,01% a 75% 0,4 Pontos Acima de 75,01% 0,5 Pontos

SISTEMA DE PROMOÇÃO

FICHA INDIVIDUAL DE AVALIAÇÃO PERIÓDICA - FIAP

Avaliação de desempenho escolar do aluno por etapa, preenchida pelos professores, será entregue aos pais e/ou responsáveis, mediante a convocação da Orientadora Educacional.

Ponderação de Média das Etapas

Na verificação do rendimento do aluno, em cada etapa, deve-se considerar a média obtida, que varia de 0 a 10, e a pontuação apurada a partir das seguintes ponderações:

1ª Etapa – peso 2 2ª Etapa – peso 2 3ª Etapa – peso 3

É considerado promovido o aluno que, após o término das três Etapas de Avaliação Escolar, obtiver resultado igual ou superior a 6,0 (seis) em todos os componentes curriculares, a partir da seguinte fórmula:

(Média da 1ª Etapa x 2) + (Média da 2ª Etapa x 2) + (Média da 3ª Etapa x 3)

A média final para aprovação direta do aluno (sem recuperação) é 6,0 (seis).

Obs.: A média final não sofre arredondamento.

Promoção e frequência escolar

 A promoção do aluno, independentemente do aproveitamento, ou nota superior à média por etapa, está condicionada à frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária anual do curso, de acordo com a legislação vigente.

 Após a apuração da assiduidade em cada etapa, o aluno com frequência inferior a 75% de frequência, por componente curricular, poderá ter acesso à compensação de ausências, conforme legislação vigente. As atividades de compensação de ausência serão programadas, orientadas e registradas pelo professor da classe, ou dos componentes curriculares, cabendo ao aluno cumprir todo o cronograma proposto.

 Em caso de doença, os pais ou responsáveis deverão comunicar o Setor de Orientação Educacional, no prazo de 24 horas, para que sejam tomadas as providências necessárias. Não há abono de faltas Não há dispensa de disciplina da grade curricular.

 Não será computado como aproveitamento ou frequência o período de ausência por qualquer motivo, incluídos cursos e treinamentos feitos fora da Escola no período letivo, exceto os previstos na Deliberação SEE 59/2006 – sobre esporte.

 De acordo com a Lei nº 13.803, de 10 de janeiro de 2019, o colégio deve notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei em cada etapa.

Retenção

 O aluno com média final inferior a 2,0 (dois) será considerado retido no respectivo componente curricular e, consequentemente, na série.

 O aluno com média igual ou superior a 2,0 (dois) tem direito ao processo de Recuperação Final nos componentes curriculares nos quais não atingiu resultado final igual ou superior a 6,0 (seis), respeitando a decisão do Conselho de Classe.

34
7

RECUPERAÇÃO

Recuperação da 1ª e 2ª etapas (FGB)

Haverá recuperação de conteúdos e notas após o término da 1ª e 2ª etapas de avaliação, conforme as orientações a seguir:

 Serão oferecidas somente para os alunos com média inferior a 6,0 (seis).

 Entrega do roteiro de estudos (lista de exercícios que o aluno fará em casa e trará resolvida - valor de 2,0 pontos) conforme orientação do segmento

 Haverá outro momento, em que o aluno desenvolverá a avaliação somativa (valor de 8,0 pontos).

 A média final da recuperação paralela será composta por dois instrumentos avaliativos: a média da etapa (nota anterior à recuperação paralela) + nota da recuperação (Roteiro de Estudos no valor de 2,0 pontos + Avaliação Somativa no valor de 8,0 pontos.)

 Nota pós recuperação será conforme a fórmula abaixo:

Média = ME (média da etapa) x 4 + (nota da recuperação) x 6 10

Recuperação Final (FGB)

 A recuperação final é um processo que visa suprir conteúdos básicos não adquiridos pelo aluno, aferidos até a última etapa de avaliação.

 Será realizada em dezembro.

 Terá direito à recuperação final o aluno com média igual ou superior a 2,0 (dois), nos componentes curriculares nos quais não atingiu resultado final igual ou superior a 6,0 (seis).

 Após a recuperação final, caso a média obtida seja inferior à média anual, prevalecerá a maior.

 A Média Final da Recuperação Final será composta por dois instrumentos avaliativos: a média anual (nota anterior à recuperação final) + Nota da recuperação (Roteiro de Estudos no valor de 2,0 pontos + Avaliação Somativa no valor de 8,0 pontos.)

 A nota após a recuperação será conforme a fórmula abaixo:

Média Final = MA (média anual) x 4 + (nota da recuperação) x 6 10

Recuperação da 1ª e 2ª etapas (Itinerários Formativos)

 A recuperação é um processo que visa suprir conteúdos básicos não adquiridos pelo aluno.

 Para os Itinerários Formativos e as Trilhas, tanto a Recuperação Paralela como a Recuperação Final serão realizadas por meio de dois instrumentos:

Média = (APA) x 4 + (instrumento avaliativo) x 6 10

RECONSIDERAÇÃO E RECURSOS

Cabe ao aluno o direito de recurso dos resultados finais de avaliação.

35

As instâncias, prazos e exigências para a formulação dos recursos respeitarão a legislação específica em vigor.

CONSELHO DE CLASSE

O Conselho de Classe atua durante todas as etapas, identificando os alunos com aproveitamento insuficiente e propondo medidas que visem à melhoria do desempenho escolar.

Encerrada a 3ª etapa, o aluno que obtiver média final abaixo de 6,0 (seis) será submetido ao Conselho de Classe, que decidirá pela promoção, encaminhamento à recuperação final ou retenção do aluno. Após a recuperação final, o Conselho de Classe decidirá pela promoção ou retenção do aluno que não atingiu a média exigida pelo colégio.

LIÇÃO DE CASA

 A lição de casa é necessária para fixação dos conteúdos estudados, para desenvolver a autonomia, responsabilidade, perseverança e autoconfiança da criança e do adolescente. A realização dessa atividade e a pontualidade na entrega de trabalhos escolares serão parte integrante do processo de avaliação.

 A lição de casa deve ser anotada pelo aluno e divulgada na agenda de tarefas do IsCool App.

 As tarefas enviadas pela Plurall terão um prazo para execução, a pontuação será dada mediante a rubrica do professor.

DISPOSIÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS

PERMANÊNCIA NA ESCOLA

O espaço escolar é um local voltado para a aprendizagem, para a cooperação, e para a convivência saudável entre alunos e educador, por isso, pede-se que o aluno, fora do horário de aulas regulares e que não estiver envolvido em alguma atividade extracurricular, não permaneça nas dependências da escola/campus.

Após o término das aulas regulares e das atividades extracurriculares, os alunos do Ensino Fundamental II e EM têm a liberdade de sair do campus sozinhos, sendo de inteira responsabilidade da família.

Para os alunos do Fundamental II que tiverem atividades extracurriculares e permanecerem no campus, deverão aguardar no pátio do prédio 18. Se os alunos forem encontrados no campus, serão conduzidos para o pátio.

COMÉRCIO

É vedada, sem autorização prévia da Direção, qualquer forma de atividade comercial, como expor e/ou vender produtos, rifas, recolher dinheiro, bem como promover excursões, passeios, viagens, etc.

OBJETOS PESSOAIS

 Os dispositivos eletrônicos só poderão ser utilizados mediante orientação do professor, em atividades pedagógicas. A escola não se responsabiliza em caso de perda ou de serem danificados.

36

 Qualquer material pessoal (peças de roupas, mochilas, instrumentos musicais, e demais objetos pessoais) é de total responsabilidade do aluno e, portanto, a escola não se responsabiliza por danos ou perdas.

UNIFORME

 O uso do uniforme é obrigatório, blusão, camiseta, calça, bermuda com a logomarca do Mackenzie e tênis, em todas as atividades do colégio.

 Nas atividades extracurriculares esportivas é obrigatório o uso de uma das peças do uniforme escolar (camiseta e bermuda)

 Não é permitido o uso de uniforme alterado, rasgado, cortado ou que não esteja adequado ao ambiente escolar, e o uso de qualquer calçado que não seja tênis. Em casos que exijam o uso de chinelos ou sandálias, o aluno deve apresentar recomendação escrita do médico ou responsável.

 O colégio não se responsabiliza pelo extravio de peças do uniforme.

 Faz parte do material do aluno a capa ou o guarda-chuva, que deverá ser portado diariamente, para acesso ao setor de Educação Física e laboratório. Na impossibilidade de frequência a essas aulas por falta desse material, o aluno ficará com falta.

 Por questão de segurança, não é permitido o uso de bermudas nos laboratórios. É obrigatório o uso de avental branco de mangas compridas, abaixo do joelho e confeccionado em tecido de algodão, e tênis.

 O uniforme oficial do Mackenzie encontra-se à venda na livraria que está localizada dentro do campus (fotos no site do Colégio).

MATERIAL ESCOLAR

Todo aluno é responsável por seu material escolar. Orientamos que as mochilas não devem ser deixadas no pátio ou em qualquer outra dependência do colégio. A Escola oferece para os alunos, a partir do 6º ano, armários individuais para guardarem os materiais escolares, cuja locação é feita, pelo prazo de um ano, junto à empresa especializada. O uso do armário é de inteira responsabilidade do aluno, bem como a administração de sua senha. O aluno deverá retirar o material necessário para todas as aulas do dia antes do início do período e devolvê-lo apenas após o término das aulas. Para o uso dos armários no Departamento de Educação Física, o aluno deverá trazer o seu próprio cadeado.

Lista de material: Estará disponível no site do Colégio durante todo o ano.

COMUNICAÇÃO

Solicita-se que os pais estejam atentos aos comunicados e circulares enviados pela escola, via e-mail, Iscool App ou publicados no site do colégio e/ou Plurall.

Nossos canais de comunicação eletrônicos entre os alunos/familiares e professores/orientadores serão: email, Plurall, Teams ou IsCool App.

LABORATÓRIOS

Instruções gerais para trabalho nos laboratórios de ciências da natureza - regras de segurança:

37

1. O avental, compatível com o biotipo do aluno, deve estar devidamente abotoado, protegendo os punhos e apresentar o comprimento até a altura dos joelhos.

2. O aluno deve usar calça comprida do uniforme e calçado fechado para frequentar o laboratório.

3. Cabelos compridos devem ser presos.

4. Alunos com membro imobilizado por gesso ou robofoot estão impossibilitados de frequentar as aulas do laboratório.

5. O aluno que for impedido de ir ao laboratório, por não cumprir algum dos itens acima, fará atividade substitutiva à aula dada, na biblioteca.

Em caso de acidente ou qualquer irregularidade, por menor que seja, chame o professor.

1. Trabalhe com cuidado e atenção.

2. Leia com cuidado as instruções referentes à experiência.

3. Use os óculos de proteção (Limpe-os antes de usá-los)

4. Chame o professor cada vez que notar algo anormal ou imprevisto.

5. Leia com atenção os rótulos dos reagentes antes de usá-los.

6. Os produtos químicos não devem ser tocados com as mãos, a não ser quando recomendado pelo professor.

7. Se algum produto químico entrar em contato com sua pele, chame imediatamente o professor.

8. Para sentir o odor de alguma substância, não coloque seu rosto diretamente sobre o recipiente.

9. Tome cuidado com instrumentos perfuro cortantes como bisturis e lancetas. Esses devem ser descartados, quando necessário, na caixa destinada a esse fim.

10. Só deixe o bico de gás aceso quando estiver sendo usado

11. Não manuseie produtos inflamáveis próximo ao fogo.

12. Não se esqueça de prevenir o colega ou qualquer outra pessoa sobre possíveis materiais quentes, evitando assim queimaduras. Lembre-se de que o vidro quente tem a mesma aparência de um vidro frio.

13. Jogue os sólidos e papéis usados no cesto de lixo. Não os jogue na pia.

14. Não devolva líquidos aos recipientes originais para que não haja contaminação.

15. Após a experiência, cuide da limpeza de sua bancada e da aparelhagem usada e verifique se as torneiras de gás e água estão bem fechadas.

OBSERVAÇÃO: O laboratório de Química está equipado com chuveiro, lava olhos e capela. Use-os de modo adequado, quando for necessário

ESPAÇOS MAKER E STEAM

Atualmente os espaços Maker e STEAM do Colégio Mackenzie São Paulo possuem: impressoras 3D, e máquinas cortadoras a laser, que cortam materiais de até 6 mm de espessura, além de ferramentas de marcenaria, tais como: martelo, serrote, chaves (fenda, Philips entre outros) entre outros que foram categorizados por cores para informar aos usuários dos respectivos espaços as regras de uso desses recursos com suporte/mediação do Designer Educacional e/ou Professor.

Para utilização de todos os recursos disponíveis nos espaços Maker e STEAM, é necessário observar os alertas de segurança específicos para cada ferramenta. É imprescindível que os usuários do espaço devolvam as ferramentas nos respectivos locais de armazenamento para evitar acidentes e manter o ambiente organizado.

As atividades desenvolvidas nos espaços Maker e STEAM estão alinhadas ao planejamento de atividades tecnopedagógicas, que envolvem tecnologia, criatividade e inovação em cada segmento da Educação Básica, Middle School e High School. A partir de uma sequência de atividades que seja significativa à luz das Unidades temáticas apresentadas nos livros didáticos do SME ou projetos complementares para atender

38

a BNCC, a área de Tecnologia Educacional participa, junto à equipe técnico-pedagógica e professores, para desenhar e planejar novos processos articulados ao pensamento criativo e inovador.

Na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, as crianças são estimuladas a desenvolver seu potencial criativo. Já no Ensino Fundamental II, os estudantes, aprendem por diferentes experiências práticas (mão na massa) para desenvolver habilidades relacionadas à cultura de inovação, integrando alguns conceitos apresentados nas unidades temáticas do SME e/ou material complementar para prototipar um artefato e prosseguir, ao final de cada série/ano, com um projeto autoral inovando seus protótipos. Por fim, o Ensino Médio utiliza a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) promovendo a aprendizagem significativa e interdisciplinar com foco na resolução de problemas reais por meio da investigação científica. Os estudantes trabalham em times para desenvolver e prototipar suas ideias, mediados pelos professores gerentes que os direcionam para pesquisar evidências científicas sobre o tema do ano e produzir conhecimento para a construção do projeto autoral, potencializando o empreendedorismo na escola.

OBSERVAÇÃO: Em caso de dúvidas sobre o manuseio dos recursos disponibilizados nos espaços, devese buscar orientação no setor de Tecnologia Educacional.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Normas para a prática

São aplicadas as mesmas normas regimentais para os demais componentes curriculares, em termos de nota, assiduidade e porcentagem de frequência para fins de promoção.

O uso do uniforme é obrigatório, ficando impedida a participação nas aulas de quem não estiver adequada e completamente uniformizado.

Atestado de Aptidão

Em conformidade com a lei estadual Nº 16.724, de 22 de maio de 2018, solicitamos que preencham o questionário (adaptado) referente ao estado de saúde dos alunos, que tem como objetivo identificar a necessidade de avaliação por um médico antes do início da atividade física, prevenindo assim, uma situação de risco cardiovascular. O aluno só poderá fazer aula mediante a entrega do termo de responsabilidade assinado pelo responsável ou do próprio atestado médico. Esse questionário será entregue na primeira reunião de pais e publicado no App utilizado pelo colégio e enviado por e-mail aos responsáveis.

Atestados de inaptidão (temporária ou anual)

A frequência dos alunos dispensados por ordem médica será obrigatória em todas as aulas de Educação Física para o desenvolvimento de atividades paralelas, trabalhos teóricos e pesquisas relacionadas à área. Os atestados de inaptidão deverão ser entregues na Secretaria do Segmento do aluno, no prazo máximo de 15 dias após a ocorrência.

Atestado Médico

Em casos de afastamento por doenças infectocontagiosas, cabe aos pais comunicar à Escola imediatamente, apresentando o atestado médico.

39

Uso de Medicação na Escola

Quando indicado, o responsável deverá enviar o medicamento (ex.: antibióticos, medicação homeopática) e a prescrição médica atualizada para a escola. Qualquer medicamento, inclusive os de uso contínuo, deve ser enviado e administrado na enfermaria. Dispomos de medicação de pronto-atendimento (ex.: dor, cólicas, febre), que é administrada apenas conforme autorização assinada pelos pais na Ficha Médica. É necessário manter a Ficha Médica sempre atualizada no TIA (Terminal Informativo do Aluno).

Autorização de Saída

 Os alunos que anteciparem, por iniciativa própria, o término do período letivo ou saírem das dependências da escola durante as aulas, sem autorização, estarão sujeitos a penas disciplinares.

 As saídas antecipadas dos alunos ocorrerão mediante solicitação escrita feita pelos responsáveis, informando motivo e horário da saída, respeitando os horários de início e final de aula. A solicitação deverá ser entregue na secretaria do Segmento no início do período ou encaminhada por e-mail.

 No horário especificado para a saída, o aluno deverá dirigir-se à secretaria e retirar a autorização de saída do campus, que é dada pela coordenação/orientação da unidade.

 Em dia de avaliação trimestral, haverá aula normal.

NORMAS DE CONDUTA PARA O ALUNO – REGRAS DE CONVIVÊNCIA

O propósito das regras disciplinares é suprir o nosso ambiente escolar de padrões que possibilitem a vida comunitária em um ambiente de respeito mútuo, segurança e paz. Nosso objetivo é que os alunos possam exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e respeitando um ao outro.

Quando uma ação disciplinar for necessária, os educadores envolvidos levarão em consideração os direitos individuais e coletivos dos alunos, bem como suas responsabilidades. Será garantido aos alunos o direito de pronunciamento e defesa, de tal forma que a ação resultante seja destituída de qualquer arbitrariedade ou capricho pessoal, não sendo desproporcional à ofensa cometida.

No caso de alunos que reincidam em problemas disciplinares, depois de terem sido orientados, a escola abordará o assunto com os pais, para que, em parceria, família e escola invistam na formação do estudante. Conforme orientação do MEC, incluímos nos procedimentos as atividades socioeducativas e de responsabilidade social, com o objetivo de promover no aluno autorreflexão, empatia e altruísmo, oportunizando a interação com outras realidades socioeconômicas. As atividades socioeducativas serão diversificadas, como: visitas em diversas instituições filantrópicas para entrega de doações, contação de histórias e troca de experiências, entre outras, estimulando a escuta e a empatia.

As regras de convivência abrangem os direitos e os deveres do aluno. Essas regras, quando quebradas, estarão sujeitas aos seguintes procedimentos:

40

É dever do aluno:

1 - Demonstrar empenho, cumprindo as exigências escolares necessárias para atingir as metas de aprendizagem estabelecidas. No caso de: Procedimentos depois de ouvir o aluno sobre os fatos:

- Anulação da atividade avaliativa, consequente perda da nota e comunicação aos pais.

a) Desonestidade (colar em provas, reproduzir textos da internet ou livros, copiar trabalhos de outro colega e apresentá-los como sendo seus; falsidade ideológica, fraudes de qualquer espécie).

- Aconselhamento/orientação.

- Advertência escrita e reflexão escrita sobre o tema.

- Participação em atividade socioeducativa.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Anulação da atividade avaliativa, consequente perda da nota e comunicação aos pais.

- Aconselhamento/orientação.

b) O uso de material não pertinente, durante as atividades de avaliação das etapas do ano letivo, configura fraude ou “cola” e acarretará prejuízos.

- Advertência escrita.

- Perda de reconhecimentos como medalhas e prêmios.

- Participação em atividade socioeducativa.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

c) Insistência no descumprimento das obrigações acadêmicas, por exemplo, a não realização das lições de casa, atividades avaliativas (APA), trabalhos e tarefas, no prazo determinado pelo professor.

d) Não se apresentar à aula com todo o material escolar necessário.

- Aconselhamento/orientação.

- Comunicação escrita e/ou reunião com os pais.

- Perda de pontos na nota, o valor correspondente ao não cumprimento do prazo.

- Advertência verbal feita pelo professor.

- Aconselhamento/orientação.

- Comunicação escrita.

- Reunião com os pais, em caso de reincidências É dever do aluno:

2 – Comparecer uniformizado, ser assíduo e regular nas atividades escolares, obedecendo aos horários de início e término.

No caso de: Procedimentos após ouvir o aluno sobre os fatos:

a) Atraso na entrada das aulas.

Obs.: o aluno deverá permanecer dentro do prédio do seu segmento, não sendo permitido ficar pelo campus ou na praça de alimentação.

b) Ausentar-se da classe ou de atividade escolar sem autorização e/ou justificativa.

c) Sair das dependências do colégio sem permissão.

- Comunicação com a família via e-mail, após 3 atrasos

- Reunião com os pais, em caso de reincidências.

- Aconselhamento e/ou advertência verbal.

- Comunicação aos pais via e-mail.

- Imediata notificação aos pais.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

41

d) Cabular aula.

e) Participar de ausências coletivas.

- Aconselhamento/orientação e imediata notificação aos pais.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação.

- Aconselhamento/orientação.

- Comunicação aos pais.

- Participação em atividade socioeducativa.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Aconselhamento/orientação.

f) Não estar devidamente uniformizado.

É dever do aluno:

- Reunião com os pais, em caso de reincidências.

- Demonstrar cuidado para com a sala de aula e demais ambientes de estudo, pois são espaços públicos e de interesse coletivo; respeitar os colegas e o bom andamento das aulas.

3

No caso de: Procedimentos depois de ouvir o aluno sobre os fatos:

a) Interferir no andamento das aulas, apresentando comportamento inadequado, perturbando o ambiente de estudo e comprometendo as oportunidades de aprendizagem coletiva.

b) Fazer uso de aparelhos eletrônicos/celulares que perturbem o bom andamento das aulas, interferindo na aprendizagem do aluno e/ou grupo ou que representem perigo à segurança e à integridade física de todos.

OBS: Caso o(a) aluno(a) porte o celular, o aparelho deve estar desligado/modo avião dentro da mochila.

c) Escrever frases em paredes, carteiras ou em outros espaços da escola; cometer atos de vandalismo, caracterizados pela destruição deliberada e maliciosa de materiais ou objetos de propriedade do colégio ou de terceiros, dentro dos limites do Campus.

É dever do aluno:

- Aconselhamento e orientação.

- Contato com os pais / advertência escrita.

- Participação em atividade socioeducativa.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Aconselhamento/orientação sobre a importância de manter o celular dentro da mala, desligado.

- Recolhimento do objeto pelo professor e devolução no final do período das aulas.

- A intervenção do professor redundará em registro de advertência.

- Contato com os pais.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Orientação/aconselhamento.

- Advertência escrita e reflexão escrita sobre cidadania.

- Reunião com os pais.

- Indenização devido a eventuais prejuízos causados ao colégio ou a terceiros.

- Participação em atividade socioeducativa.

- Reconhecer e respeitar todas as autoridades existentes no espaço escolar, como professores, auxiliares educacionais, coordenadores, orientadores, secretários, seguranças, diretores etc.

4

No caso de:

Procedimentos depois de ouvir o aluno sobre os fatos:

42

a) Insubordinação caracterizada pela recusa na execução de alguma instrução recebida de autoridade escolar; assim como comportamento desrespeitoso, desacato, ofensa oral etc.

- Aconselhamento/orientação.

- Advertência escrita e reflexão sobre as próprias ações.

- Reunião com os pais.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Orientação/aconselhamento.

- Reunião com os pais.

b) Trocar mensagens de texto ou acessar a internet via aparelhos eletrônicos, durante a aula, sem permissão do professor ou para fins dissociados da aula.

- Advertência escrita, em caso de práticas constantes e interferência na avaliação qualitativa pelo comportamento repetitivo.

- Participação em atividade socioeducativa.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Orientação e aconselhamento.

c) Uso indevido dos recursos tecnológicos da escola (computador, Ipad, tablets, aparelhos celulares...)

d) Gravar, filmar ou fotografar a aula, os professores e os colegas sem autorização prévia da escola; postar e/ou divulgar esse conteúdo em qualquer tipo de mídia, expondo a escola, os alunos e demais profissionais; criar falsos perfis para professores, funcionários ou colegas em redes sociais e demais ambientes virtuais, comprometendo a imagem da instituição e da comunidade; invadir conta do email mackenzista e/ou Plurall dos colegas.

É dever do aluno:

5

- Advertência escrita.

- Participação em atividade socioeducativa.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Orientação/aconselhamento.

- Reunião com os pais.

- Advertência escrita e reflexão escrita.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Valorizar a vida, o corpo e a saúde como condição necessária para o bem-estar.

No caso de:

a) Colocar em risco a saúde e a vida de outrem.

Procedimentos depois de ouvir o aluno sobre os fatos:

- Orientação e aconselhamento.

-Advertência escrita

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Aconselhamento/orientação.

- Recolhimento da substância.

b) Portar ou usar drogas, ingerir bebidas alcoólicas, fumar ou fazer uso de qualquer tipo de substância proibida, no Campus ou nas proximidades dele.

- Notificação imediata aos pais.

- Pesquisa sobre o tema e entrega de trabalho escrito.

- Sanção disciplinar decidida pela coordenação e direção.

43

c) Tentativa de venda ou passagem de qualquer tipo de substância proibida dentro da escola, nas proximidades dela, como também em eventos ou atividades promovidas pelo colégio.

É dever do aluno:

- Aconselhamento/orientação.

- Recolhimento da substância.

- Notificação imediata aos pais.

- Sanção disciplinar decidida pela coordenação e direção.

6 - Reconhecer todas as pessoas como semelhantes, respeitando os direitos, a dignidade e a diversidade. Agir visando à construção e à preservação de um ambiente escolar seguro, em que se pratica a igualdade, a justiça e a fraternidade.

No caso de:

a) Brigar e agredir física e/ou moralmente colegas, professores ou autoridades escolares.

Procedimentos depois de ouvir o aluno sobre os fatos:

- Orientação/aconselhamento.

- Reunião com os pais.

- Advertência escrita e reflexão escrita sobre o próprio comportamento.

- Participação em atividade socioeducativa.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Orientação/aconselhamento.

- Reunião com os pais.

b) Mentir, caluniar e/ou difamar o colega

- Advertência escrita e reflexão escrita sobre o próprio comportamento.

- Participação em atividade socioeducativa.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Orientação/aconselhamento.

c) Práticas de bullying ou cyberbullying, caracterizadas por violência velada, discreta, com conotação de brincadeira, mas que humilham e desrespeitam a dignidade das pessoas.

d) Ameaçar e utilizar linguagem ou gestos obscenos, preconceituosos e ofensivos dirigidos a colegas ou a qualquer autoridade escolar, inclusive durante as lives ou chats

- Reunião com os pais.

- Advertência escrita e pesquisa sobre o tema.

- Participação em atividade socioeducativa.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Aconselhamento/orientação.

-Advertência escrita

- Reunião com os pais.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Aconselhamento/orientação.

e) Assediar sexualmente ou praticar atitudes desrespeitosas para com a privacidade e a dignidade do outro, gerando qualquer tipo de constrangimento.

- Advertência escrita e reflexão sobre as atitudes

- Reunião com os pais.

- Participação em atividade socioeducativa.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

44

f) Namorar, com troca de carícias, dentro do Campus e nas proximidades dele.

É dever do aluno:

- Aconselhamento/orientação.

- Advertência escrita.

- Reunião com os pais.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

7 - Respeitar e promover a Escola por meio de condutas individuais e coletivas adequadas e condizentes com nossa filosofia.

No caso de: Procedimentos após ouvir o aluno sobre os fatos:

- Aconselhamento/orientação.

a) Participar de badernas ou manifestações agressivas dentro ou fora do Campus, desrespeitando o direito de ir e vir e promovendo qualquer tipo de constrangimento às pessoas.

- Reunião com os pais.

- Indenização devido a eventuais prejuízos causados à escola ou a terceiros.

- Participação em atividade socioeducativa

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Restituir ou devolver o bem furtado.

- Aconselhamento/orientação

b) Subtração deliberada de material do colégio ou de terceiros.

- Reunião com os pais.

- Reflexão escrita sobre as próprias atitudes.

- Sanção disciplinar decidida pela coordenação e direção.

- Advertência escrita.

c) Má representatividade da instituição em qualquer lugar ou situação, inclusive nas mídias sociais

- Comunicação aos pais.

- Reunião com o aluno e pais.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

d) Falta de cuidado com os recursos materiais e instalações do colégio, causando danos e prejuízos.

- Indenização à escola devido ao custo do material danificado.

- Advertência escrita e reflexão sobre as atitudes.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

- Recolhimento do objeto.

- Pesquisa sobre o tema e/ou ação socioeducativa

e) Portar e/ou utilizar qualquer arma ou instrumento perigoso, perfurante, cortante, entre outros.

- Comunicação ao serviço de segurança da instituição, em casos graves.

- Reunião com os pais ou com os responsáveis legais.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

45

f) Atividade comercial como expor e ou/vender produtos, rifas, recolher dinheiro dentro das dependências do colégio, exceto em eventos sociais solidários autorizados pela direção.

- Recolhimento do objeto.

- Comunicação aos pais.

- Reunião com os pais ou com os responsáveis legais.

- Sanção disciplinar decidida pela Coordenação e Direção.

Essas regras de convivência serão aplicadas com o respaldo e a concordância formal dos pais ou responsáveis, expressos no ato da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. As áreas educacionais específicas do Colégio, como quadras, laboratórios, bibliotecas e demais espaços educativos, possuem regras específicas que também devem ser respeitadas pelos usuários e responsáveis.

A Escola poderá variar a sequência dos procedimentos, dependendo das circunstâncias, agravamento ou atenuantes dos fatos.

Conforme Regimento Interno, a inobservância dos deveres remete o aluno às ações previstas nas regras de convivência, a saber:

I. aconselhamento e orientação;

II. advertência verbal;

III. contato com os pais e /ou advertência escrita;

IV. assinatura de termo de compromisso;

V. participação em atividade socioeducativa (descritas no Informativo Discente);

VI. sanções disciplinares, que compreendem suspensão e transferência compulsória, dependendo da situação, após a escuta dos envolvidos.

A aplicação das ações previstas nas regras de convivência é realizada pelo Orientador Educacional e/ou Coordenador, com anuência da Direção.

As ações previstas no inciso VI deste artigo serão aplicadas pelo Diretor da Escola, dada a possibilidade de ouvir os envolvidos, a equipe técnico-pedagógica, garantindo ao aluno sua ampla defesa.

DISPOSIÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR

Conduta

Espera-se do professor conduta compatível com sua posição de liderança frente a sua classe. Então, inseridos em um contexto educacional que tem como base de conduta a fé cristã reformada, o professor deve inserir em sua prática docente os valores, as atitudes e as formas de conduta que inspirem uma cultura de paz, educando as novas gerações para a moderação na resolução de todo e qualquer conflito. Gritos e discussões em sala de aula devem ser repudiados, existe uma equipe técnico-pedagógica de suporte para auxiliar o professor naquilo que foge ao seu controle.

Espera-se também que o professor tenha bom relacionamento com os colegas de trabalho, evitando sempre comentários com relação a pessoas que não estejam presentes. O professor deve tentar separar o que é público do que é particular, entendendo que a Escola é seu local de trabalho e, por esse motivo, deve agir profissionalmente. É importante manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Eventuais problemas ou desavenças com colegas de trabalho devem ser resolvidos rapidamente e, se necessário, com a intervenção da Coordenação.

Hierarquia

O professor tem o seu trabalho conduzido pelo(a) Orientador(a) Pedagógico(a) e deve fazer suas entregas cotidianas a ele(a). Os assuntos administrativos devem ser reportados à Coordenação de cada unidade. A Coordenação encaminhará o problema para a Direção, se for o caso. Todo trabalho relacionado ao

46

encaminhamento metodológico e pedagógico da instituição devem ser dirigidos pela equipe pedagógica e executados pelo professor após planejamento prévio.

Postura

Como Escola Confessional, esperamos de nossos professores uma postura compatível com a missão, a visão e os princípios que norteiam a Instituição.

Seja no tratamento com seus pares, com os demais funcionários da escola, mesmo aqueles de empresas terceirizadas, e/ou com os alunos e suas famílias, esperamos do professor a postura de um líder engajado com os projetos pedagógicos, educacionais e sociais da escola, ciente de seus direitos e deveres e, especialmente, comprometido com a filosofia cristã de educação.

Para isso, é importante que o professor reflita sobre suas ações, atenda às orientações de seus superiores, compartilhe experiências com os demais professores, veja seus alunos como seres em formação, capazes de crescer e mudar, e, principalmente, pratique o amor.

Redes Sociais

É importante que o professor tenha consciência do seu papel como líder e exemplo. Por isso, é fundamental que evite expor-se em demasia, especialmente no chamado “mundo virtual”. Devemos discernir o público do privado. Existem mecanismos em que é possível selecionar as pessoas que podem ter acesso a determinados conteúdos, como um álbum de fotos, por exemplo. Não disponibilizar, reproduzir, distribuir ou compartilhar imagens, vídeos ou áudios capturados no âmbito da sala de aula ou do perímetro físico do EMPREGADOR, e/ou que envolva seus alunos, clientes, fornecedores ou outros colaboradores, em perfis públicos na Internet, inclusive nas mídias sociais, ou ainda em mensagens particulares ou grupos, inclusive por WhatsApp (ou similar), sem prévia e expressa autorização do EMPREGADOR.

Vestimenta

O Mackenzie não fornece uniforme nem obriga seus professores a usarem vestimentas específicas. É recomendado, no entanto, que os professores se vistam de acordo com o bom senso necessário ao profissional de educação e, caso tenham dúvidas a esse respeito, que procurem a Coordenação ou Orientação para que possam receber instruções quanto ao tipo de roupa que devem usar no ambiente de trabalho.

Aos professores de Educação Infantil recomenda-se o uso de roupas confortáveis e próprias para lidar com crianças pequenas, que permitam a interação com os alunos (por exemplo, sentar-se no chão). Para o Ensino Fundamental e Médio, é importante que o professor sinta-se confortável em sua vestimenta, e que ela não chame a atenção de seus alunos. Aos professores de Educação Física, sugere-se uso de agasalho esportivo e tênis.

É preciso lembrar que o professor é modelo para seus alunos. Por esse motivo, sua preocupação com a aparência deve ser redobrada.

O uso do crachá de identificação é obrigatório dentro do campus

COMPROMISSOS ADMINISTRATIVOS E EDUCACIONAIS DO DOCENTE

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LEI N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996) prevê, em seu 13º Artigo:

Os docentes incumbir-se-ão de:

47

 Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

 Garantir a aprendizagem dos alunos por meio de aulas atualizadas, dinâmicas e adequadas à faixa etária dos estudantes para os quais leciona, utilizando os diversos recursos oferecidos pelo colégio.

 Estruturar a aula considerando a metodologia proposta pelo Sistema Mackenzie de Ensino (Aprendizagem significativa).

 Avaliar qualitativa e quantitativamente os alunos.

 Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

 Ministrar horas-aula nos dias letivos estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

 Colaborar com as atividades entre escola, famílias e comunidade.

Sendo assim, com base na LDB, o Mackenzie estabeleceu alguns direitos e deveres do educador, bem como atribuições específicas para seu corpo docente.

DIREITOS E DEVERES

Direitos do Educador

 Receber apoio técnico-pedagógico e motivacional para constante aperfeiçoamento humano e profissional.

 Ser respeitado como cidadão no exercício das suas atividades profissionais.

 Participar efetivamente do planejamento de ensino, utilizando todos os recursos oferecidos pela escola, a fim de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

 Receber da Instituição o reconhecimento por seus projetos realizados e seus resultados.

Deveres do Educador

 Organizar todo o material necessário a ser utilizado durante as aulas, para evitar saídas da classe.

 Respeitar o educando, a dignidade e os direitos fundamentais da pessoa, dando-lhe exemplo de solidariedade, justiça e amor.

 Ser assíduo e pontual.

 Conhecer e cumprir todas as disposições do Regimento Escolar ou do Informativo Docente.

 Orientar o aluno para que aprenda a aprender e para que aprenda a se organizar.

 Estar consciente de que a preparação integral dos alunos deverá ter como foco a qualidade, e não somente a quantidade dos conteúdos ensinados.

 Estar atento ao desenvolvimento emocional e acadêmico de seus alunos que apresentarem dificuldades, contribuindo com a formação de atitudes, encaminhando os casos necessários à Orientação Educacional.

48

 Informar os critérios utilizados nas avaliações, comentando com os alunos os trabalhos avaliados e esclarecendo as dúvidas.

 Elaborar e acompanhar o processo de recuperação contínua e paralela fazendo os registros necessários no diário on-line.

 Participar dos eventos promovidos pela Instituição, bem como auxiliar na sua organização.

 Participar dos cursos de capacitação oferecidos pelo Colégio em busca da formação continuada, com o objetivo de aplicar as novas aprendizagens e inovações em sua prática diária.

 Encerrar o sistema de notas dentro dos prazos pré-definidos, entregando uma via do relatório final na secretaria do segmento.

 Entregar os relatórios solicitados pela Equipe Técnico-pedagógica, dentro dos prazos prédefinidos.

 Respeitar a posição filosófica, política e religiosa da Instituição.

 Promover aproximação, estreitando vínculos profissionais entre família e escola, visando a uma integração harmônica.

 Não se ausentar de sala durante o horário de aula, exceto em casos de urgência.

 Prezar pela organização de seus pertences na sala dos professores. Não é permitido colocar bolsas, mochilas e sacolas sobre as mesas, mantendo-as disponíveis para uso.

 Ser solidário e colaborar para que o processo de ensino-aprendizagem-avaliação continue eficiente e significativo de forma que beneficie a todos os alunos.

 Utilizar o Teams como ferramenta institucional de comunicação entre colaboradores.

 A não observação dos itens acima são passíveis de advertência oral ou escrita.

ATRIBUIÇÕES DO CORPO DOCENTE

Para com a Equipe Técnico-Pedagógica

 Elaborar e cumprir o plano de trabalho, de acordo com o Projeto Político Pedagógico (Proposta Pedagógica SME).

 Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

 Realizar, assídua e pontualmente, os trabalhos docentes e participar das reuniões para as quais for convocado.

 Participar das reuniões de HTPE e das reuniões de pais, conforme calendário escolar divulgado pela escola.

 Colaborar com a equipe administrativa, pedagógica e técnico-educacional nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos seus alunos.

 Preencher a FIAP (Ficha Individual de Avaliação Periódica) ao final da etapa, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, cumprindo o prazo para preenchimento estipulado pela escola; assinalar, criteriosamente, os itens que correspondam à avaliação do desempenho do aluno, durante a etapa.

 Encaminhar relatórios de alunos com alguma dificuldade solicitados pela equipe técnica ou conforme a necessidade do professor.

49

 Participar das reuniões com os pais e/ou responsáveis pelo aluno (por solicitação da equipe, do responsável pelo aluno e/ou reuniões agendadas pela escola).

 Elaborar instrumento de avaliação de acordo com as orientações pedagógicas da escola; a avaliação trimestral - AT 1 deverá ser corrigida em até sete dias úteis após sua aplicação, e a AT2 deverá ser corrigida em três dias corridos, efetuar a correção comentada e propiciar vista de prova com a turma; lançar notas parciais no sistema de notas imediatamente após a correção de cada turma. Após a vista de provas, caso haja necessidade, voltar ao sistema para corrigir a nota. Dispensar atenção especial ao aluno com deficiência

 Observar o horário de término da aula para não atrapalhar o início da aula seguinte.

 Atender, prontamente, as solicitações da Equipe Técnica quanto aos relatórios, à indicação para recuperação e aos planos de estudo. (Lei 1044-69).

 Evitar deixar qualquer tipo de material em cima dos armários (na sala dos professores) e/ou fora deles.

 Utilizar endereço de e-mail da Instituição, consultar a caixa de entrada diariamente e dar retorno às comunicações feitas pela Equipe.

 Preencher o diário on-line diariamente. Caso tenha alguma intercorrência, comunicar ao coordenador do segmento, para que o lançamento retroativo seja aberto no mesmo dia, evitando o não preenchimento.

 Preencher o Cronograma de utilização do SME, conforme orientações encaminhadas por e-mail. (EM).

 A não observação dos itens acima são passíveis de advertência oral ou escrita.

Para com os alunos

 Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

 Elaborar adaptações pedagógicas para alunos com deficiência.

 Organizar estratégias para as devolutivas dos trabalhos avaliados, esclarecer as dúvidas e informar os critérios adotados nas avaliações. O aluno tem o direito à vista de provas e a submetê-la ao processo de revisão, caso não concorde com a correção. Se for necessário, no momento da vista, o professor deverá orientá-lo a pedir revisão na secretaria.

 Restituir aos alunos os trabalhos escolares devidamente anotados e avaliados.

 Diagnosticar e criar estratégias preventivas para a solução dos problemas de aprendizagem na sua disciplina.

 Incentivar atitudes que evitem o desperdício.

 Evitar que mais de um aluno saia da sala de aula ao mesmo tempo.

 Utilizar a plataforma Plurall, de maneira interativa e pedagógica (exercícios, fóruns, avaliações, listas de exercícios etc.), e atualizá-lo frequentemente (datas para as avaliações, orientação de estudos, critérios de avaliação, atividade extraclasse, roteiro de atividades e trabalhos etc.)

É VEDADO AO PROFESSOR

 Fazer proselitismo religioso ou político-partidário.

50

 Discriminar o aluno por preconceito de qualquer natureza.

 Fazer comentários inadequados que comprometam os alunos e a escola.

 Ocupar-se, no exercício de suas funções, de assuntos estranhos às finalidades educativas.

 Utilizar os equipamentos e/ou materiais da escola para assuntos não relacionados às atividades docentes.

 Fazer uso particular de celular/smartphone/tablets em sala de aula, seja para atender telefonemas, fazer ligações, consultar e-mails ou enviar mensagens de texto.

 Corrigir provas ou calcular médias durante a aula e/ou aplicação de atividades avaliativas.

 Ministrar ou sugerir aulas particulares a qualquer aluno da escola (estudantes com dificuldades devem ser encaminhados à Orientação Educacional, que fará os devidos aconselhamentos).

 Retirar aluno de sala de aula, salvo falta grave, que deverá ser comunicada às Orientadoras Educacionais da unidade.

Obs

.: Se for necessário retirar um aluno da aula, encaminhá-lo para a Orientação/Coordenação, por meio de um Auxiliar Educacional. O registro escrito das situações deverá ser encaminhado ao setor competente, em momento oportuno.

 Dispensar alunos antes do término da aula.

 Em sala de aula, atualizar ou fazer postagem na plataforma Plurall, IsCool App, lançar notas no sistema on-line e enviar e-mails, comprometendo a atenção devida à classe e a rotina estabelecida em planejamento.

 Trocar mensagens com alunos e responsáveis por canais de comunicação não institucionais.

 A não observação dos itens acima são passíveis de advertência oral ou escrita.

CONDUTAS PADRONIZADAS PARA O PROFESSOR

1) FREQUÊNCIA DO PROFESSOR

Folha de presença

É obrigatória a assinatura do ponto no início ou no término dos trabalhos. Em caso de atrasos, faltas e saídas antecipadas, entrar em contato com a Coordenação. Pedidos de consideração de falta de assinatura, justificativas, abonos de faltas, atrasos e saídas antecipadas deverão ser solicitados, na secretaria da unidade, até 24 horas após a ocorrência.

Procedimentos em relação a faltas ou atrasos

Em caso de faltas e atrasos, avisar a Secretaria e/ou Coordenação da unidade.

Educação Infantil

Telefone: 2114-8353

Ensino Fundamental II

Telefone: 2114-8351

Ensino Fundamental I

Telefone: 2114-8353

Ensino Médio

Telefone: 2114-8540

51

Afastamento das atividades

 Atestados: emitidos por médicos credenciados (particulares, convênio, INSS ou Sindicato da Categoria).

 Prazo para a entrega de atestados: até 24h após a ocorrência, o atestado deve ser entregue ao Departamento Médico. Não havendo possibilidade de comparecimento imediato do professor ao Instituto (ex.: licença médica ou particular, cirurgias, etc.), ele deverá fazer com que o atestado chegue ao Departamento Médico. Em caso de cirurgia, no retorno ao trabalho, também é necessário o atestado de aptidão.

 Justificativas por falta ou atraso: devem ser feitas na secretaria do segmento até 24h após a ocorrência.

 Quando necessário, as saídas para consultas médicas e odontológicas ou exames laboratoriais, durante o período de trabalho, devem ser comunicadas com antecedência ao gestor imediato.

Obs.: Atraso ou esquecimento na entrega da justificativa e/ou do atestado poderá acarretar descontos salariais na folha de pagamento, cabendo ao professor assumir a responsabilidade pelo problema.

2) DIÁRIO DE CLASSE

O diário de classe é um documento acadêmico, que deve ser preenchido diariamente no sistema de controle de frequência, conforme instruções abaixo.

Utilização do Sistema de Controle de Frequência

 O professor deverá acessar o sistema no endereço eletrônico http://apl.mackenzie.br/cfcol/, a utilizando seu DRT e senha da internet.

 A anotação da frequência deverá ser realizada dentro do horário de cada aula e a anotação do conteúdo deverá ser feita após o lançamento das ausências.

 Caso o professor encontre alguma inconsistência no lançamento da frequência, deverá fazer um “print screen” da tela e encaminhá-lo para a coordenação realizar a devida verificação do problema.

 O professor que necessitar receberá por e-mail o tutorial da utilização completa do sistema de controle de frequência.

Utilização

do IsCool App

 O professor deverá lançar o conteúdo trabalhado durante sua aula, as páginas correspondentes (SME) e as tarefas de casa, conforme os tutoriais compartilhados e trabalhados na formação de professores.

 O professor utilizará a aba “comunicados” para informar prazos de tarefas, busca ativa aos alunos e quaisquer informações e/ou mensagens que considerar pertinente para a turma.

3) LANÇAMENTO DE NOTAS NO SISTEMA ON-LINE

 As notas devem ser lançadas com, no máximo, duas casas decimais – ex.: 6,5 ou 6,25

- Lançamento de notas parciais no sistema: Após a correção das avaliações, a nota deverá ser lançada no sistema on-line, em até 10 dias corridos, para consulta dos alunos e de seus responsáveis.

52

Ao término de cada etapa, entregar (na secretaria) a impressão de 02 cópias do relatório de notas assinado, na data determinada pela escola.

*Para maiores informações, acesse o Manual de Uso do Controle de Frequência – Colégio Mackenzie na Plurall, o mesmo que foi enviado por e-mail pelas coordenações.

4) ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO ALUNO

Produção de originais

A elaboração de qualquer atividade, prova, material de apoio, lista de exercícios é de responsabilidade do professor.

Os originais deverão ser elaborados utilizando o cabeçalho oficial enviado por e-mail no início do ano letivo.

O prazo para a solicitação de cópias é de cinco dias úteis. Os seguintes critérios também deverão ser considerados:

- As páginas devem ser numeradas.

- Como a cópia será feita, preferencialmente, em preto e branco, a figura colorida deve ser de boa qualidade e com contornos bem definidos (de preferência a figura já deve estar em escala de cinza, para que o professor veja sua qualidade). Em casos especiais, para ganho pedagógico do aluno, serão autorizadas cópias coloridas.

- Padrão: Tamanho A4, letra Arial nº 12, espaço 1,15 entre linhas para elaboração dos enunciados, inclusive no cabeçalho.

- Para alunos com TDAH: Arial 14, Espaço 1,5, com orientações específicas inclusive no cabeçalho.

- Para alunos com Dislexia – Arial 14, Espaço 1,5, com orientações específicas inclusive no cabeçalho.

- Todos os arquivos de provas (Trimestrais, Substitutiva, Recuperação, Simulado etc) deverão ser encaminhados ao Orientador Pedagógico, após avaliação e/ou correção, encaminhará via e-mail à gráfica. Os arquivos devem ser mandados em DOC/DOCX.

Nomenclatura para arquivos eletrônicos

Os nomes dos arquivos devem ser formatados da seguinte maneira:

Segmento + Série + Disciplina + Professor + Atividade + Etapa + Ano

Exemplo: EFII-6-MAT-PROF-AT1-1ETP-2022

Cabeçalho

É obrigatório usar o cabeçalho oficial para provas e atividades, inclusive as postadas na plataforma Plurall.

Reprodução de originais

 As cópias serão feitas na gráfica.

 Considerando a qualidade pedagógica e a sustentabilidade, pense e limite a quantidade de páginas que será utilizada na avaliação sem que haja qualquer prejuízo pedagógico.

 Devem ser solicitadas apenas duas sobras para cada original.

53

 Dar preferência às cópias e/ou às impressões “frente x verso”, com redução de 50%, desde que não prejudique o aspecto pedagógico.

 Os originais para cópias deverão ser enviados à Orientação Pedagógica, com cinco dias de antecedência para autorização e devidas providências.

 A escola providenciará as cópias das avaliações e das atividades de Laboratório.

 As demais atividades extras, que não pertencem ao planejamento curricular e ao SME, deverão ser disponibilizadas na Plurall para que os próprios alunos providenciem as cópias ou a realização das atividades, como apoio pedagógico.

Direitos Autorais

É permitida a reprodução de excertos de livros, jornais, revistas e outros materiais somente em acordo com a Lei nº. 12853 de 14/08/2013, vedando-se a reprodução de obras completas.

Elaboração das avaliações

O professor deverá avaliar qualitativa e quantitativamente seus alunos.

Procedimentos:

 Para a Avaliação Trimestral 1, o professor deverá elaborar a prova considerando as características abaixo:

 Para o Ensino Fundamental II, 100% de questões dissertativas e, para o Ensino Médio, 70% de questões discursivas e 30% de questões objetivas, considerando a contextualização dos conceitos a partir de assuntos da atualidade ou de elementos do próprio componente curricular que conferem significado ao conteúdo.

 Questões elaboradas a partir da Taxonomia de Bloom revisada (Krathwohl – 2002):

Domínio Cognitivo

Dimensão do Conhecimento Dimensão do Domínio Cognitivo

Factual

Conceitual

Procedimental

Metacognitivo

Lembrar

Entender

Aplicar

Analisar

Avaliar

Criar

A taxonomia de Bloom, embora formulada na década de 50, tem sido revisitada por pesquisadores que reconhecem nela mais do que uma ferramenta para a avaliação do processo ensino-aprendizagem, mas uma ferramenta útil e eficaz no planejamento e implementação de aulas; na organização e criação de estratégias de ensino. De acordo com Almerico (2004), ao utilizar a taxonomia de Bloom o formador planeja a aula com viés centrado no aluno, e reflete sobre o que se deseja no final do processo. (GALHARDI &AZEVEDO, 2013)

 Fazer sempre a resolução e a vista de provas, em sala de aula.

 Devolver ao aluno a avaliação realizada em, no máximo, sete dias úteis após a data da sua realização.

 Para a Avaliação Trimestral 2, o professor deverá elaborar uma prova objetiva e interdisciplinar de modo que os componentes curriculares sejam integrados por meio de um tema transversal que

54

esteja sendo amplamente difundido no ambiente escolar. O agrupamento dos componentes deve obedecer ao direcionamento estabelecido no calendário de provas, sendo aplicada em quatro dias. A elaboração das questões deve seguir o mesmo direcionamento da AT1 quanto à utilização da Taxonomia de Bloom e da contextualização dos conceitos.

 Todos os arquivos de provas deverão ser compartilhados no SharePoint com o Orientador Pedagógico e com o revisor.

 Clique aqui para acessar a pasta de provas do EFII

 Clique aqui para acessar a pasta de provas do EM

Obs.: Ao elaborar uma prova, o professor que utilizar questões que não são de sua autoria deverá indicar, na questão, a fonte e/ou a adaptação/alteração, se houver.

Grau de dificuldade das questões para as Avaliações Trimestrais:

 20-25% fáceis; 50-60% medianas; 20-25% difíceis.

 A distribuição dos conteúdos para ambas as avaliações obedecerá ao seguinte critério:

 1ª etapa: 100% dos conteúdos dados;

 2ª etapa: 20% dos conteúdos dados na 1ª etapa e 80% da 2ª etapa;

 3ª etapa: 10% dos conteúdos dados na 1ª etapa; 20% da 2ª etapa e 70% da 3ª etapa.

Composição da AT2

II - 6º a 9º ANOS

55
ENSINO FUNDAMENTAL
Área do Conhecimento Componentes Quantidade de Questões Linguagens e Códigos Língua Portuguesa 10 Inglês 07 Espanhol 03 Arte 04 Educação Física 02 Ciências Humanas História 09 Geografia 09 Ens. Religioso 02 Projeto de Vida 05 Ciências da Natureza Ciências 12 Cultura de Inovação 04 Matemática Matemática 16
56 ENSINO MÉDIO - 1ª SÉRIE Área do Conhecimento Componentes Quantidade de Questões Linguagens e Códigos Língua Portuguesa 17 Inglês 08 Ciências Humanas História 10 Geografia 07 Ensino Religioso 03 Ciências da Natureza Química 07 Física 07 Biologia 06 Matemática Matemática 15 ENSINO MÉDIO - 2ª SÉRIE Área do Conhecimento Componentes Quantidade de Questões Linguagens e Códigos Língua Portuguesa 15 Inglês 08 Educação Física 02 Ciências Humanas História 10 Geografia 07 Ensino Religioso 03 Ciências da Natureza Química 07 Física 07 Biologia 06 Matemática Matemática 15

O valor atribuído para contabilização da nota é de 10,0 pontos para cada Avaliação Trimestral.

 Somente para o Ensino Médio

Em virtude do aprimoramento dos processos avaliativos e seletivos pelos quais a educação vem passando nos últimos anos, informamos que as avaliações devem contemplar questões interdisciplinares dos principais vestibulares, do ENEM, originais, discursivas, considerando o trabalho pedagógico de cada disciplina.

Simulados: visam preparar os alunos de 9º ano e todas as séries do Ensino Médio para os principais vestibulares (Mackenzie, FUVEST, PUC, UNICAMP, UNESP, UNIFESP e FEDERAIS) e ENEM.

 Deve ser elaborado com questões objetivas compiladas dos principais vestibulares e com uma questão inédita produzida pelo professor; em Língua Portuguesa, deve conter uma proposta para a redação.

 Ocorrerão em todas as etapas do ano letivo.

 Ao elaborar uma prova e utilizar questões que não são de sua autoria, o professor deverá indicar na questão a fonte e/ou adaptação/alteração se houver tido alguma.

 Todas as questões objetivas devem conter 05 (cinco) alternativas.

57 ENSINO MÉDIO - 3ª SÉRIE Área do Conhecimento Componentes Quantidade de Questões Linguagens e Códigos Língua Portuguesa 16 Inglês 08 Arte 03 Educação Física 03 Ciências Humanas História 06 Geografia 06 Filosofia 03 Sociologia 03 Ensino Religioso 02 Ciências da Natureza Química 07 Física 07 Biologia 06 Matemática Matemática 15

Padronização da identificação das questões de vestibulares

Quando a questão for copiada, a identificação deverá ser feita sempre entre parênteses e seguir as seguintes normas:

 Quando se usa o nome da Instituição, primeira letra em maiúsculo e as letras seguintes em minúsculo. Ex.: (Mackenzie); (São Judas); (São Camilo).

 Quando se usa a sigla da Instituição, todas as letras seguidas, sem ponto e em maiúsculo. Ex.: (FAAP); (FGV); (UFRGS).

 Quando houver a necessidade de identificar o Estado ou cidade da localização da Instituição, usar um hífen para separar. Ex.: (UNICAMP-SP); (UNESP-Tupã); (PUC-Campinas).

 Quando houver alguma alteração no contexto da questão, ela deverá ser identificada com a palavra adaptada acrescentada após um hífen. Ex.: (Mackenzie-adaptada); (FAAP-adaptada); (PUC-Campinas - adaptada).

 Essa identificação deverá ser colocada sempre após o número da questão e não no corpo do texto da questão. Ex.: Questão nº 32 (Mackenzie); Questão nº 11 (FAAP - adaptada); Questão nº 60 (FUVEST).

 Na formulação da questão inédita, seguir este padrão: (Nome + Professor + especificação da disciplina + Mackenzie + ano – Exemplo “Rogério Tognetti – Professor de Matemática –Mackenzie – 2022”)

Avaliação Substitutiva

O professor deverá elaborar a Avaliação Substitutiva da etapa e/ou sempre que for solicitado pela equipe técnica para atender às necessidades educacionais.

Critérios para a elaboração do instrumento de avaliação substitutiva da etapa

 O professor não deve caracterizar a Prova substitutiva como “difícil”, pois esse instrumento deverá cumprir os mesmos objetivos e critérios das demais provas. Assim, o aluno que faltou por motivo justo não se sentirá prejudicado.

 Deve ser elaborado um instrumento substitutivo para cada avaliação da etapa. (AT1 e AT2).

 Para as atividades de laboratório, o professor elaborará instrumento de substituição adequado à atividade.

 Quanto às demais atividades, o professor gerenciará a aplicação de substitutiva.

Processo de Recuperação Paralela

 As orientações de estudos para a Recuperação Paralela de cada componente curricular deverão ser inseridas na pasta “ENSINO MÉDIO - DOC” ou “ENSINO FUNDAMENTAL II - DOC” no documento Roteiro de Estudos, no início de cada etapa. Após a validação das orientações pelo Orientador Pedagógico, o documento será disponibilizado na Plurall.

 A recuperação da 1a e 2a etapas tem por objetivo a recuperação de conteúdos e notas.

 Os conteúdos serão revisados por meio de orientação de estudos e aulas de recuperação.

 A avaliação para recuperação de notas será feita por meio de provas e/ou de atividades.

58

 A correção e digitação dos resultados no sistema de notas deverá ser realizada em até 02 dias úteis após a aplicação dos instrumentos avaliativos.

Processo de Recuperação de Final de Ano

 A recuperação final disponibilizará aulas e/ou orientação de estudos de todos os componentes curriculares, tendo como objetivo a recuperação de conteúdos e de notas.

 Os professores apresentarão aos coordenadores por componente curricular os planos de orientação de estudos para validação.

 As orientações de estudos de cada componente curricular deverão ser inseridas na pasta “ENSINO MÉDIO - DOC” ou “ENSINO FUNDAMENTAL II - DOC” no documento Roteiro de Estudos, no início da 3ª etapa. Após a validação das orientações pelo Orientador Pedagógico, o documento será disponibilizado no Moodle.

Trabalhos/Atividades

Todas as propostas de trabalhos e atividades deverão ser apresentadas aos alunos de forma a não levantar dúvidas, descritos conforme solicitado abaixo.

 Roteiro bem estruturado.

 Indicação de fonte bibliográfica, além de sugestões gerais relativas à área de pesquisa.

 Estímulo ao aluno para continuar a construir sua autonomia e iniciativa.

 Orientação e acompanhamento dos alunos quando for necessária a realização de trabalho em grupo, quanto: à formação dos grupos; à distribuição de tarefas; ao local para a execução do trabalho, somente na escola, durante as aulas da disciplina.

 Os trabalhos escritos devem seguir as normas da ABNT (disponíveis no site do colégio e/ou Plurall), quando solicitadas pelo professor.

 Apresentar ao Mentor e ao OP a proposta do trabalho/atividade.

Avaliação da Produção Acadêmica (APA)

Trata-se de uma avaliação formativa, também chamada de avaliação para a aprendizagem, a avaliação da Produção Acadêmica tem seu foco no processo de ensino-aprendizagem e pode servir como avaliação diagnóstica para planejamento e organização das aulas.

Essa avaliação tem um caráter especificamente pedagógico e tem como objetivo principal melhorar o processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de informações obtidas. Por meio de atividades específicas ou interdisciplinares, de atividades criativas ou mesmo por meio da observação dirigida, busca detectar dificuldades suscetíveis que se evidenciam durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente. As informações sobre o desenvolvimento do estudante que são fornecidas ao professor por meio dessas avaliações permitem que a prática docente se ajuste às necessidades discentes durante o processo.

Na avaliação formativa, os fatores internos à situação educacional são levados em conta. Por acontecer durante o processo de ensino-aprendizagem, a avaliação formativa se caracteriza por possibilitar a proximidade, o conhecimento mútuo e o diálogo entre professor e estudante. Nesse processo, o feedback deve ser contínuo e serve como norteador da aprendizagem do estudante, que desenvolve sua metacognição de forma positiva.

59

Os resultados da avaliação da Produção Acadêmica servirão de base para identificar como o processo de aprendizagem tem sido desenvolvido. Por isso, devem ser registrados tendo como base os objetivos de aprendizagem e, sempre que possível, as rubricas elaboradas para as atividades específicas ou para a observação durante a etapa. As informações que essa avaliação revela permitem o planejamento, o ajuste e o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar a aprendizagem dos estudantes.

Elementos fundamentais para a realização de uma avaliação formativa

 Elaboração de objetivos de aprendizagem (explicitando o conteúdo e a habilidade que será desenvolvida).

 Elaboração da rubrica (específica ou para a etapa).

 Compartilhamento das expectativas (objetivos e rubricas) com os estudantes.

 Acompanhamento e registro do processo.

 Feedback para aprimoramento da atividade proposta.

 Autoavaliação.

Avaliação Qualitativa (AQ)

Essa avaliação contemplará dois instrumentos correspondentes: a avaliação das habilidades socioemocionais e a autoavaliação

Orientação para os professores em dia de avaliação

Cuidar do bom andamento da avaliação deve ser a única atividade do professor durante a prova. É vedado qualquer outro procedimento (correção de provas, preenchimento de diários, leituras etc.) durante o período de realização da prova.

No dia da prova:

 O professor não deve permitir que o aluno cujo nome não conste na lista de presença faça a prova. Deve encaminhá-lo à secretaria.

 É função do professor garantir que o aluno assine a lista de presença.

 Antes de iniciar a prova, o professor deve solicitar que os alunos desliguem celulares e aparelhos similares e guardem-nos em suas mochilas. O celular do aluno deverá estar desligado e fora do seu alcance durante toda a prova; as mochilas dos alunos devem permanecer na parte da frente da sala, próximo à lousa.

 O professor deve organizar os alunos e distribuir imediatamente as provas, evitando a perda de tempo. Se houver mais de um tipo de prova, elas virão em envelopes separados. Nesse caso, distribuí-las alternadamente.

 O professor deve estar em posição que consiga observar toda a sala, preferencialmente andando de tempos em tempos e ficando algum tempo no fundo da sala, observando os alunos de costas.

 De preferência, o professor deve pedir para os alunos irem ao banheiro antes de iniciar a prova, lembrando que, durante a prova, não será permitida a saída de mais de um aluno por vez.

60

O aluno só será liberado:

 nas Avaliações Trimestrais 1 (EM), após 1h20 do início.

 nas Avaliações Trimestrais 2 e nos simulados, após 1h30 do início da prova.

 Após o término do tempo, garantir o recebimento de todas as provas, evitando o extravio. Ao receber a prova, conferir se o aluno preencheu o cabeçalho.

 As provas trimestrais deverão ser separadas por turma e em ordem alfabética. As sobras deverão ser entregues na secretaria.

 Assinar a lista de presença e conferir o número de provas, que deve ser o mesmo da lista.

 Após a realização da prova de sua disciplina, retirar o pacote com as provas na secretaria para correção.

Para o Simulado

 Ao distribuir a prova, garantir que o caderno de questões, folha de respostas e de redação sejam do aluno.

 Solicitar que o aluno leia as instruções da capa do caderno de questões.

 O aluno deve manter consigo apenas caneta esferográfica azul ou preta (escrita grossa), lápis e borracha.

 Somente a folha de respostas deverá ser assinada.

 O aluno pode levar consigo o caderno de questões.

 É permitido o consumo de lanche e água durante a prova (não haverá intervalo).

 Orientar o aluno para que preencha o gabarito da prova com caneta esferográfica AZUL ou PRETA (escrita grossa), assinalando uma única alternativa: a célula do gabarito deve ser preenchida por completo.

 A redação deve ser feita com caneta esferográfica AZUL ou PRETA e a folha de redação não deve ser assinada.

5) ATIVIDADE DE SUBSTITUIÇÃO PARA AUSÊNCIA DE PROFESSOR

O professor deve preparar e entregar à orientação pedagógica, no início da etapa, duas atividades que possam ser utilizadas em caso de ausência emergencial.

 Essas atividades devem estar de acordo com a proposta pedagógica da etapa.

 Devem ser compartilhadas no OneDrive para avaliação da Orientação Pedagógica.

 As atividades devem ter seus cabeçalhos padronizados conforme modelo oficial disponibilizado no SharePoint

IMPORTANTE: Se o professor tiver ciência antecipada de sua ausência e/ou tiver tempo hábil, solicita-se o encaminhamento de atividades pertinentes aos conteúdos que estão sendo ministrados no momento. Nesse caso, devem ser enviadas, por e-mail, com cópia para os auxiliares administrativos das unidades, à Orientação Pedagógica e à Coordenação do segmento.

61

6) PROJETO INTERDISCIPLINAR

Os projetos deverão ser organizados em equipe, sob a gestão dos Mentores e Orientadores Pedagógicos, no período de planejamento, a fim de compor o Plano Curricular Anual.

7) PROGRAMA DE INCLUSÃO

O Programa de Inclusão do Colégio Mackenzie São Paulo consiste em atender alunos com necessidades educacionais específicas em sua integralidade, para que possam desenvolver suas capacidades e habilidades, suprimindo as barreiras que limitam sua aprendizagem e dificultam sua integração no grupo ao qual pertencem, como garantia plena de seus direitos.

Buscamos implementar um processo de inclusão que desenvolva as capacidades a partir dos mais diferentes recursos e atividades, possibilitando um ambiente de desenvolvimento e companheirismo para todos.

Para responder às necessidades de cada aluno e dar-lhe as condições necessárias para que se efetive o máximo possível de aprendizagem, serão realizadas as adaptações curriculares, que são os ajustes e modificações a serem promovidos nas diferentes instâncias curriculares, se necessário.

A equipe pedagógica precisa construir uma ponte entre as necessidades, os interesses e a organização cognitiva dos alunos, estabelecendo propostas significativas que se concentrem no desenvolvimento dos conteúdos, habilidades e competências necessárias a um desenvolvimento integral do aluno por meio de um PEI – Plano Educacional Individualizado. Esse documento está sujeito aos mesmos princípios de um plano de ensino de uma série regular, mas prioriza o perfil do aluno, estabelecendo propostas para uma aprendizagem que seja significativa.

A Orientação Educacional e a equipe do Programa de Inclusão apresentarão aos professores os alunos que precisarão de um atendimento educacional especializado, suas características e perfil de aprendizagem para que o professor faça as adequações necessárias aos seus planos de ensino e receberão apoio do Programa de Inclusão.

O processo de avaliação

O processo de avaliação dos alunos deve ser constante e considerar suas características, buscando reconhecer e valorizar suas diferenças e potencialidades (Resolução CNE/CEB n9 2/2001).

A avaliação para o programa de inclusão deve possuir um caráter formativo: fornecer informações que serão usadas para futuras orientações, estabelecimentos de outros planos e avaliar o percurso de aprendizagem desenvolvido pelo aluno ao longo da etapa.

Também deve ser flexível de modo que considere a diversificação de critérios, de instrumentos e de procedimentos, levando em conta diferentes situações de ensino e aprendizagem - provas, projetos, atividades e relatórios - e condições individuais dos alunos.

Conceito pedagógico do modelo de inclusão dos colégios presbiterianos Mackenzie

Relação de interdependência e diálogo - Orientadores Pedagógicos, Orientadoras Educacionais, Fonoaudióloga, Psicóloga e Coordenação do PROINC

Suporte especial

Síndromes e TEA

Suporte intensificado

Transtornos

Avaliação específica e adaptação curricular.

Plano educacional individualizado

Acompanhamento pedagógico

Adequações específicas em atividades e avaliações.

62

SUPORTE INTENSIFICADO

SISTEMA DE AVALIAÇÃO TRIMESTRAL

ADAPTAÇÃO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE |

TDAH

Para alunos diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, ofereceremos a Avaliação Trimestral - AT1 e AT2 com uma estruturação diferenciada de modo que atendam às necessidades do aluno.

As adaptações das avaliações têm como ponto de partida a avaliação regular do componente curricular.

Quanto ao processo de elaboração das avaliações

Identificar, na capa da prova, antes da palavra Instruções, com o símbolo

Formatar a prova com Fonte Arial 14 e espaçamento 1,5 no parágrafo.

Elaborar enunciados com textos sintetizados, com linguagem objetiva, direta, com palavras precisas e inequívocas (sem duplo sentido).

Quanto ao processo de aplicação das avaliações

Possibilidade de realizar as provas em sala separada, com 30 minutos a mais para todos os segmentos. Caso o aluno não finalize a avaliação no tempo determinado, a Orientadora Educacional, avaliará a possibilidade de o aluno continuar ou não a avaliação.

As salas específicas para aplicação das avaliações, serão identificadas nos documentos de organização da equipe pedagógica e educacional dos segmentos como: sala com tempo estendido de avaliação.

Quanto ao processo de correção das avaliações

Considerar critérios de correção definidos para a série e a área do conhecimento.

Erros ortográficos serão descontados normalmente.

Quanto ao fluxo de elaboração das avaliações

Considerar as orientações de prazos estabelecidas pelo Orientador Pedagógico de cada segmento.

ADAPTAÇÃO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICO DA LEITURA E ESCRITA | DLX

ADAPTAÇÃO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL | TPAC

ADAPTAÇÃO PARA ALUNOS COM DISCALCULIA

As adaptações das avaliações têm como ponto de partida a avaliação regular do componente curricular.

63

Quanto ao processo de elaboração das avaliações

Identificar, na capa da prova, antes da palavra Instruções, com o símbolo:

Formatar a prova com Fonte Arial 14 e espaçamento 1,5 no parágrafo.

Oferecer uma prova limpa (sem excesso de informações), sem rasuras, sem riscos ou sinais que possam confundir o aluno.

Elaborar enunciados com textos sintetizados, com linguagem objetiva, com palavras precisas e sem duplo sentido, assinalando com cores ou negrito, as palavras-chave da questão, de maneira que o aluno possa entender o que é solicitado lendo apenas estas palavras na pergunta elaborada.

Quando houver texto grande, mantenha-o na integra, mas retome pequenos trechos ao elaborar as questões.

Evitar respostas obtidas pela negativa, como por exemplo: “qual a opção que não faz parte” ou “qual a alternativa errada...”.

Recorrer a símbolos, sinais, gráficos, desenhos, modelos, esquemas vistos no material didático, que possam fazer referência aos conceitos trabalhados.

Apresentar conceitos específicos ou fórmulas na questão.

Não realizar duas ou mais questões que avaliem exatamente o mesmo conceito.

Não utilizar simbolismos, eufemismos, vocábulos com múltiplas conotações “pegadinha”.

Se utilizar figuras, fotos, ícones ou imagens, cuide para que haja exata correspondência entre o texto escrito e a imagem, de maneira que seja possível o entendimento.

Evitar cruzadinhas ou caça-palavras.

Nas questões de múltipla escolha – AT2, as opções devem ser ímpares (3 opções).

Evitar a utilização de algarismos romanos na elaboração da prova.

Lembretes: podem vir antes das questões a que se referem.

Quanto ao processo de aplicação das avaliações

Os alunos com diagnósticos de Dislexia, TPAC e/ou Discalculia podem realizar as avaliações em sala separada dos demais alunos, com 30 minutos a mais para todos os segmentos e acompanhamento do professor ledor.

As salas específicas para aplicação das avaliações serão identificadas nos documentos de organização da equipe pedagógica e educacional como: sala com professor ledor.

Quanto ao processo de correção das avaliações

Em caso de dúvida de compreensão na hora da correção, retome a avaliação oralmente com o aluno antes de fechar a nota.

A correção deve ser coerente com os critérios pré-estabelecidos, de acordo com a adaptação proposta.

64

De acordo com a LDB - 9394/94 da Constituição Federal, o aluno com dislexia não tem os erros ortográficos descontados.

SUPORTE ESPECIAL

O PROINC prevê a inclusão a partir da avaliação, pois ela apoiará a elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), definindo estratégias, adaptações e a avaliação formativa em uma perspectiva de personalização de ensino, promovendo o desenvolvimento integral de cada aluno.

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

Para o EFll e EM, a Avaliação Pedagógica deve ser elaborada pelo professor especialista, com os conteúdos estruturantes relacionados à área do conhecimento.

ELABORAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO – PEI

O Plano Educacional Individualizado (PEI) deve ser construído a partir do currículo proposto para a série, por componente curricular. As avaliações de sondagem e avaliações pedagógicas devem contribuir para a elaboração do PEI, de modo que o currículo se aproxime das possibilidades reais de aprendizagem do aluno, incluindo-o no processo realizado em sala de aula.

O PEI é flexível e deve contemplar habilidades, conteúdos, estratégias e avaliações, de acordo com os objetivos propostos. Ao final de cada etapa, o PEI deve ser revisto e atualizado com base no desenvolvimento do aluno.

As adaptações pedagógicas devem ser propostas a partir dos objetivos de aprendizagem definidos no PEI. Essas adaptações estão previstas na LBI e são fundamentais para a aprendizagem significativa dos estudantes. Por meio da realização de uma atividade adaptada, o aluno é capaz de assimilar e consolidar conceitos fundamentais com compreensão.

As atividades adaptadas favorecem o desenvolvimento da autonomia, mas não excluem a necessidade de mediação para que a execução seja garantida. Uma atividade adaptada adequadamente parte do trabalho (habilidades e conteúdos) propostos para toda a série, considerando a capacidade de realização do aluno e a contextualização para apoiar o entendimento do conceito.

O PEI deve indicar as atividades adaptadas que serão realizadas na sala multidisciplinar, bem como a frequência dessa ação e quem fará a mediação desse processo.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO TRIMESTRAL

Assim como as adaptações, as avaliações devem ser realizadas de acordo com o plano educacional de cada aluno, respeitando os objetivos gerais e específicos e estratégias que foram traçadas.

As avaliações que serão realizadas pelo aluno devem estar previstas no PEI: AT1, AT2 e APA´s, uma vez que a legislação permite que as estruturas escolares sejam flexibilizadas.

Para os alunos com Deficiências, Síndromes e TEA de grau moderado/severo (Nível 3), priorizamos as avaliações formativas e relatórios de desenvolvimento.

65

Quanto ao processo de elaboração das avaliações

Atenção ao tamanho da fonte e espaçamento entre letras e palavras.

Verificar a necessidade de impressão em A4 ou A3.

Atenção ao número de exercícios.

Propor atividades que os alunos possam realizar com independência.

Oferecer informações importantes para a execução da tarefa.

Oferecer uma folha limpa (avaliar a quantidade de propostas por página).

Selecionar questões que estejam alinhadas diretamente aos objetivos e conteúdo específicos para o aluno.

Direcionar perguntas para a resposta: não utilizar alternativas e lacunas (uma única pergunta e uma única resposta).

Quanto ao fluxo de elaboração das avaliações

O professor especialista elabora as avaliações e compartilha com a professora mediadora e com o Orientador Pedagógico do Segmento, respeitando o prazo de entrega estabelecido no calendário enviado pela professora mediadora.

Após análise e considerações da professora mediadora, o professor especialista deverá realizar os ajustes apontados e reenviar a avaliação para o professor mediador, que encaminhará o documento para a gráfica.

Quanto ao processo de aplicação das avaliações

As avaliações deverão ser aplicadas de acordo com o nível de apoio que o aluno recebe, podendo ser em sala de aula, junto com os demais alunos ou em sala multidisciplinar com o apoio da equipe do PROINC de cada Segmento, com acompanhamento individualizado, de acordo com as especificidades de cada aluno e do alinhamento realizado.

Quanto ao processo de correção das avaliações

A professora mediadora encaminhará a avaliação para o professor, que fará a correção e a devolutiva aos alunos.

As AT2 devem ser corrigidas pelos professores especialistas e encaminhadas para a professora mediadora, acompanhadas do gabarito.

RECUPERAÇÃO PARALELA E RECUPERAÇÃO FINAL

Os procedimentos para a adaptação, aplicação e correção das avaliações do processo de recuperação paralela e final seguem o mesmo padrão das avaliações realizadas durante as etapas, contemplando as necessidades específicas dos alunos e as particularidades de cada segmento.

8) USO DE EQUIPAMENTOS EM SALA DE AULA

O uso de equipamentos multimídia, som e outros em sala de aula são de responsabilidade do professor. Após o uso, o docente deverá efetuar o logoff e pedir para um funcionário desligar o projetor.

66

9) CARTAS DE RECOMENDAÇÃO (ENSINO INTERNACIONAL)

Alunos participantes de processos seletivos de universidades no exterior podem solicitar cartas de recomendação aos professores. Ao receber a solicitação, o professor deverá orientar o aluno a fazer o pedido por e-mail (ao próprio professor), com cópia para o setor de Educação Internacional (internacional.saopaulo@mackenzie.br) A carta poderá ser escrita em Inglês ou Português, e, caso seja escrita em Português, a tradução será feita pela equipe de Educação Internacional. Uma vez finalizada, a carta de recomendação deve ser enviada pelo professor, com auxílio da Educação Internacional, à universidade para a qual o aluno está se candidatando. Sugerimos que a carta seja entregue ao aluno apenas após o envio à instituição de ensino no exterior. Solicitamos ao professor que antes de enviar qualquer informação de aluno, certifique-se, com o setor de Educação Internacional, de que o aluno já preencheu o Formulário de Autorização de Envio de Documento a Instituição de Ensino no Exterior e o entregou assinado pelo responsável.

67

A Escola não fornece, para o público externo, números de telefones, endereços e e-mail de professores, alunos, familiares e funcionários.

68
Central de Atendimento 2766-7600 Diretoria Geral Prédio 17 2114-8528 Secretaria Geral Prédio 17 2766-7600 Atendimento Financeiro Prédio 15 2114-8000 (opção 5) Equipe de Coordenadores Educação Infantil e Ensino Fundamental I Prédio 46 2114-8353 Ensino Fundamental II Prédio 18 2114-8351 Ensino Médio Prédio 19 2114-8540 Educação Física Prédio 20 2114-8323 Tecnologia Educacional Prédio 46 2114-8745 Lab. de 6º ano ao Ensino Médio Prédio 48 2114-8670 High School Prédio 19 2766-7350 Equipe de Orientação Educacional Educação Infantil e EFI (1º ao 5º ano) Prédio 46 2114-8353 6º e 7º ano (EFII) Prédio 18 2114-8351 8º e 9º ano (EFII) Prédio 18 2114-8352 Ensino Médio Prédio 19 2114-8539 Equipe de Orientação Pedagógica Educação Infantil e EFI (1º ao 5º ano) Prédio 46 2114-8353 6º ao 9º ano (EFII) Prédio 18 2114-8352 Ensino Médio Prédio 19 2114-8539 Rede de Apoio Biblioteca EFII Prédio 18 2114-8357 Biblioteca EM Prédio 19 2114-8542 Capelania Prédio 17 2114-8925 Responsabilidade Social Rua Maria Antônia, 358 2766-7004 Livraria e Papelaria Prédio 20 2114-8574
CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.