Issuu on Google+


BIBLIOTECA MANOELITO DE ORNELLAS Regulamento Este documento deve ser lido para melhor uso dos serviços e recursos da biblioteca. Sugerimos também a leitura do Guia de Uso do Catálogo . A biblioteca do Colégio Farroupilha funciona como um centro de estudo, pesquisa e leitura para toda comunidade escolar do Colégio Farroupilha. 1. Normas Internas Lanche: por questão de higiene e prevenção contra micro-organismos nocivos ao papel é permitido consumir somente água no espaço da biblioteca; Celular: por questão de respeito aos demais usuários da biblioteca, os aparelhos celulares devem ser mantidos no silencioso. Sons em aparelhos portáteis e em computadores: somente com o uso de fones de ouvido; Jogos e jogos eletrônicos: são permitidos jogos como dama, xadrez etc., mas somente durante a semana de Jogos Olímpicos do Colégio; Material de estudo: o aluno deve trazer seu próprio material escolar (lápis, caneta, tesoura, cola, etc.) para uso na biblioteca; Computadores: estes devem ser usados exclusivamente para atividades escolares e, para sua utilização, deverá ser feita uma solicitação no balcão de atendimento; é vetado alterar configurações, fazer downloads ou instalar programas sem autorização, lembrando que todos os alunos possuem login e senha pessoal; Material utilizado para pesquisa: os materiais retirados das estantes deverão permanecer sobre as mesas após o seu uso; Uso do espaço pelos alunos: o uso do espaço é livre, contudo, nos horários de aula o aluno poderá ficar na biblioteca somente com autorização; Materiais da biblioteca: não é permitido riscar, dobrar, recortar ou inutilizar as folhas ou capas dos livros e periódicos, ou retirar qualquer sinalização posta pelos serviços da biblioteca (carimbos, etiquetas) nos documentos. O não cumprimento implica a reposição da publicação ou seu pagamento integral.


A biblioteca é lugar de estudo e pesquisa, portanto requer que os estudantes tenham postura adequada (não perturbem os demais alunos), sob pena de serem aplicadas sanções previstas no Código de Conduta da Escola. Caso seja observado dano já existente no material, deve ser comunicado aos funcionários do setor. Para melhor conhecer e conviver na biblioteca, conheça e usufrua dos serviços oferecidos e solicite, sempre que necessário, o auxílio do bibliotecário e/ou dos auxiliares. 2. Atendimento O acervo da Biblioteca Geral poderá ser utilizado de segunda a sexta, das 7h30min às 18h30min, sem fechar ao meio dia. A Bibliotequinha tem seu horário de funcionamento de acordo com os períodos de Hora do Conto que há nas turmas de 1° a 4° ano. Consultar Horários da Hora do Conto (criar link em Biblioteca para ser disponibilizado o documento). Para utilização do acervo da Bibliotequinha, solicitar com antecedência o material.

3. Associação para o uso da biblioteca Alunos: ao ser efetuada a matrícula na secretaria da escola, automaticamente, é feito o cadastro na biblioteca, contudo é solicitada a apresentação do crachá (pessoal e intransferível) para o empréstimo de materiais. Professores: ao ser admitido no Colégio, é automaticamente cadastrado na biblioteca. Pais de alunos: devem fazer o cadastro no balcão de atendimento. Funcionários e estagiários: devem fazer o cadastro no balcão de atendimento.

4. Consulta ao Catálogo


Através do Catálogo Online da biblioteca, pode ser consultado o acervo, fazer reservas e renovações além de estarem disponíveis outros serviços, todos com o uso de uma senha pessoal que é liberada pela biblioteca. Para melhor proveito dos recursos do catálogo, recomendamos a leitura do Guia de Uso do Catálogo. 5. Empréstimo

O usuário poderá retirar a quantidade máxima de materiais indicada abaixo: Alunos: 3 exemplares Pais de alunos: 3 exemplares Professores: 10 exemplares Funcionários: 5 exemplares Estagiários: 3 exemplares Prazo para devolução dos materiais: Obras em geral e Literaturas: 2 semanas Livros didáticos: 1 semana Periódicos: 1 semana Dicionários: 2 dias Obras de referência, como atlas, enciclopédias e demais materiais classificados dessa forma, só podem ser usadas na biblioteca e nas aulas, devendo ser devolvidas no mesmo dia. Lembrando que o usuário é responsável pela obra que esta levando emprestada, sendo assim qualquer dano é de responsabilidade de quem a retirou.

5.1 Empréstimo Bibliotequinha Os alunos do 1° ao 4° ano que frequentam a Bibliotequinha retiram um exemplar semanalmente durante a Hora do Conto (devolvendo o exemplar da semana anterior). O prazo para devolução é de uma semana, podendo ser renovado.


Para estes alunos, recomendamos o uso do acervo da Bibliotequinha, mas caso os alunos de 3° ano queiram retirar livros da Biblioteca Geral, os pais devem assinar o Termo de Consentimento, por meio do qual autorizam seus filhos a retirarem livros também desse acervo. Já os alunos de 4° ano passam por um treinamento e orientação quanto às leituras da Biblioteca Geral a qual passarão a ter acesso no segundo semestre letivo. 5.2 Renovação A renovação do material emprestado pode ser feita das seguintes formas: presencialmente no balcão de atendimento; através de contato telefônico; pela internet e através do Meu Pergamum (é necessário solicitação de senha de acesso). Lembrando que não é possível renovar materiais em atraso ou que estejam reservados para outro usuário. 5.3 Devolução Os livros devem ser entregues no balcão de atendimento. A devolução deve ser efetuada até o vencimento da data de empréstimo, que é anotada na ficha fixada na contracapa do livro. Ao não entregar o material na data estipulada, outras pessoas que precisam usá-lo serão prejudicadas. Além disso, quem está em débito não poderá retirar mais obras e nem renovar outras que já tenha retirado.

5.4 Multa por atraso

É cobrada multa de R$ 1,00 por dia de atraso de cada material retirado. No caso de obras não devolvidas, é cobrado o mesmo valor do custo de reposição, acrescido de 10% a título de despesas administrativas. Após 30 dias de atraso, a obra não devolvida será considerada extraviada. A multa é aplicada para os alunos de 5°ano a 8ª série, alunos do Ensino Médio e pais.


Os valores são cobrados diretamente no boleto da mensalidade, sendo assim, a devolução atrasada do material irá gerar multa, mas os alunos e pais poderão continuar realizando empréstimos normalmente.* Não é cobrada multa dos alunos de 1° a 4° ano, mas no caso de perda ou dano dos livros, as regras aplicadas são as mesmas dos demais. Os alunos de 4º ano recebem orientações e treinamento sobre os serviços e regras da biblioteca, de modo a estarem aptos a usar de forma plena os recursos da biblioteca. O sistema da biblioteca já é programado para que a data de devolução não ocorra em fim de semana ou feriado, sendo assim, quando um livro não for devolvido dentro do prazo, os sábados, domingos e feriados serão contabilizados na cobrança da comissão de permanência. *A cobrança dos alunos será automática via sistema. No caso de débito dos pais, será gerado um relatório mensal que será encaminhado para o setor Financeiro acrescentar ao boleto de mensalidade.

5.5 Reserva As reservas só poderão ser feitas para livros que estejam emprestados, materiais disponíveis na biblioteca não podem ser reservados. As reservas podem ser feitas no balcão de atendimento, ou via Internet, no Meu Pergamum (é necessário solicitação de senha de acesso). 6. Doação As doações para a biblioteca, tanto para a Biblioteca Geral, quanto para as bibliotecas ramais, Bibliotequinha e Correia Lima, deverão ser feitas na Biblioteca Geral, no Colégio Farroupilha. Para a doação de materiais, o doador deve assinar o Termo de Doação, no qual autoriza a biblioteca a selecionar o que lhe foi conferido e determinar se deve ser acrescentado a algum dos acervos ou encaminhado para alguma outra instituição. 7. Reserva para aulas


A biblioteca disponibiliza seu espaço para que os professores possam trazer suas turmas. Contudo, os professores devem reservar com antecedência um espaço na biblioteca, no(s) dia(s) de sua preferência, para realizar suas atividades. Caso os professores precisem de material durante as aulas neste(s) dia(s) reservado(s), também devem solicitar com antecedência. Esse material não poderá ser retirado enquanto estiver em uso pelo professor.


Regulamento da Biblioteca