Revista Farroupilha | Edição de julho a setembro de 2022

Page 1

ANO XXIX | N. 146 | JULHO A SETEMBRO DE 2022 Estudantes falam sobre as suas obras preferidasliterárias Confira as datas das principais mêspedagógicasatividadesatéodedezembro Conheça CambridgeQualificaçõesasEnglish para candidatos externos UM CURRÍCULO ‘DESPLUGADO’ NO ENSINO COM TECNOLOGIA

Diretor de Administração e Finanças Milton Fattore

TECNOLOGIA COMO ALIADA DO APRENDIZADO

A publicação traz, ainda, o depoimento de ex-alunos da escola que estudaram no exterior e concluíram a graduação, além do relato do ex-aluno Henrique Vieira Soares, que foi um dos 13 brasileiros a conquistar uma bolsa de estudos da UWC Brasil. Entre os destaques, estão o trabalho realizado com todos os níveis de ensino sobre Educação Financeira, o reconhecimento do Colégio na convenção Líder em Mim, a Semana Literária e a realização da quarta edição do Cambridge Experience.

EDITORIAL2

Presidente da Associação Beneficente e Educacional de 1858 - ABE 1858

Christian Voelcker

Cristiane dos Santos Parnaíba Manoela Andrade Scroferneker

Comunicação e Marketing comunicacao@colegiofarroupilha.com.br

O encarte Farroupilha Kids traz passatempos para as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais.

Christian Voelcker

Diretora Pedagógica Marícia Ferri

Manoela Andrade Scroferneker (MTB 13648)

A matéria especial da edição de julho a setembro da Revista Farroupilha mostra a reorganização aplicada ao currículo do Colégio na área de tecnologia, com base nos três eixos nor teadores do Currículo de Referência em Tecnologia da Compu tação (CIEB): Tecnologia Digital, Cultura Digital e Pensamento Computacional. O setor de Tecnologia Educacional (TE) é o res ponsável por conduzir os processos pedagógicos e oferecer apoio aos educadores nas atividades em sala de aula.

EXPEDIENTE

Revisão Textual Laboratório de Português

Ouvidoria Farroupilha (51)ouvidoria@colegiofarroupilha.com.br3455-1889

O Colégio Farroupilha implementa, constantemente, novidades relacionadas à tecnologia em sala de aula, pois entende que ela é uma importante aliada na construção do conhecimento. O uso de recursos tecnológicos, em contexto escolar, auxilia os estudantes na exploração de conteúdos de forma interativa e dinâmica.

Boa leitura!

Diagramação e Projeto Gráfico Carolina Fillmann – Design de Maria www.designdemaria.com.br

N. 146 – Edição de julho a setembro de 2022 da Revista Farroupilha

Roberto de Jesus Cossio Roberto Osiris da Silva Filho Rodrigo Lino Gonçalves

Textos

Criação e Design

Capa Benício Rostirolla Borges, Laura Ustárroz Buss e Cauê dos Santos Ritter, estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental –Anos Iniciais.

Presidente da Associação Beneficente e Educacional de 1858 (ABE 1858)

Tiragem 1.000 exemplares Versão Online www.colegiofarroupilha.com.br

Jornalista Responsável

SUMÁRIO NESTA EDIÇÃO | #146 3 08 A experiência da graduação no exterior 15 Cambridge Experience chega à sua 4ª edição 28 Educação Financeira no Farroupilha 30 Rodada Sustentável Farroups 34 Incentivo à leitura 37 O retorno do Desfile e dos Jogos do Colégio Farroupilha 08 34 15 37 28 30

GIOVANI VOLKWEIS BOLOGNESI, ESTUDANTE DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

MINHAVIDA VIDA, UM LIVRO ABERTO*

O livro que eu li depois de ver o filme: Diário de um Banana, de Jeff Kinney.

O livro que abandonei: Não tem, eu sempre volto para a leitura e termino o livro.

O meu livro favorito: Capitão Cueca (vol. 8), de Dav Pilkey.

O livro que me fez rir: Capitão Cueca (vol. 5), de Dav Pilkey.

O livro que li mais rápido: Chiclete e os tênis mais fedorentos do mundo, de Megan McDonald.

O livro que li com os meus pais: Ai! Perdi meu nome!, da editora Lost my name.

Abaixo, confira as indicações de leitura de dois estudantes do Colégio. Se você gosta de ler e quer participar desta editoria, envie um e-mail para comunicacao@colegiofarroupilha.com.br.

O livro que comecei e terminei no mesmo dia: O Clube do Pepezinho, de Dav Pilkey.

O livro que li por indicação e gostei: Navegando pela história do livro, de Douglas Tufano.

O meu personagem favorito: Homem-Cão (Coleção O Homem-Cão, de Dav Pilkey).

A minha próxima leitura: Não abra este livro!, de Andy Lee.

4 O LIVRO DA MINHA

O meu/minha autor(a) favorito(a): V.E. Schwab.

O meu personagem favorito: Jude Duarte (O Príncipe Cruel, de Holly Black).

O livro que li e me influenciou a ver a adaptação para filme/série: Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare.

Um dos primeiros livros que li sozinha: Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling.

O livro que li em outro idioma: Gallant, de V.E. Schwab.

O livro que li mais rápido:

ANITA SEHN BROSE, ESTUDANTE DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

O livro que me fez chorar: It Ends With Us, de Colleen Hoover.

O livro que abandonei: Estilhaça-me, de Tahereh Mafi.

A minha próxima leitura: Vilão, de V.E. Schwab.

O meu livro favorito: Six of Crows, de Leigh Bardugo.

O livro que me fez rir: Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan.

O livro que li por indicação e gostei: O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.

O livro que estou lendo: Paper Towns, de John Green.

5

* A iniciativa conta com a parceria da professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio, Ludmilla Mazzini, da Orientadora Pedagógica do Ensino Médio, Sharlene Marins Costa, e da bibliotecária do Colégio, Maricélia Cezar.

A Vida Invisível de Addie LaRue, de V.E. Schwab.

Na Minicidade, as crianças do Nível4D organizaram a Feira de Invenções,atividade de encerramento do projetoInvenções e Inventores do N4D.

Confira fotos de algumas atividades e eventos que aconteceram no Colégio!

Os estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio participaram de um sábado letivo em que receberam orientações sobre os seus projetos de pesquisa do Conexão Ciência.

GIRO FARROUPILHA!

As crianças do Nível 2F vendaram os olhos para descobrir a textura e o cheiro de algumas frutas.

O Colégio Farroupilha promoveu a edição de 2022 do Festival de Inverno de Ginástica Artística, e as famílias prestigiaram as apresentações nos quatro aparelhos olímpicos: solo, trave, paralelas e salto. Todos os ginastas receberam uma medalha e o boletim de participação.

O ex-aluno Samuel Knijinik Weneck Martins esteve no Colégio Farroupilha para participar de uma aula com os estudantes da 1ª série do Ensino Médio inscritos na disciplina eletiva de Comunicação e Expressão. O formando de 2021 compartilhou os seus conhecimentos sobre a habilidade de falar em público.

Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio simularam, em espanhol, a mediação de um conflito fictício: o trabalho realizado por dois estudantes foi premiado com uma bolsa de estudos no exterior e um valor em dinheiro, porém, o prêmio deveria ser entregue a apenas um dos membros da dupla.

6 GIRO FARROUPILHA

O Grêmio Estudantil Farroupilha (GEF) realizou a segunda edição da Semana Alumni, evento que promove conversas entre ex-alunos e estudantes do Colégio sobre a vida depois da escola.

As turmas da 1ª série do Ensino Médio construíram e lançaramfoguetes na Sede Campestre. A proposta integra um projeto interdisciplinar.

Os estudantes das equipes esportivas de Basquete participaram de um evento com os treinadores Marko Vulkovic, Rade Dzambic, Antônio Krebs Junior e Arnóbio Gomes Filho. O objetivo da atividade foi promover o intercâmbio cultural e a divulgação dos treinamentos da escola Servia e Americana de Basquete.

Para aprofundar os conhecimentossobre o Egito Antigo, objeto de estudodas aulas de História, as turmas do 6º ano participaram de uma propostainterdisciplinar na qual mumificaram umamaçã no Laboratório de Química.

Durante o recesso escolar, um grupo de estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio embarcou em um intercâmbio estudantil para a Alemanha e a Inglaterra.

As turmas do 6º ano participaram da oficina De estudante para estudante, promovida por Laura Costa, aluna do 8º ano. Na atividade, ela compartilhou algumas dicas sobre métodos de estudos para diferentes disciplinas e de aplicativos para ajudar na organização e na manutenção do foco.

Depois de ouvir a história do livro A Orquestra Tintim por Tintim, a turma do turno da tarde do Farroups+ da Educação Infantil foi convidada a fechar os olhos, ouvir os sons do ambiente e expressá-los com desenhos.

7

Os formandos de 2019, 2020 e participaram2021dereencontroscomoscolegaseosprofessores,ocorridosnoGalpão.

Durante o recesso escolar, as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais divertiram-se com as atividades do projeto Brincando nas Férias de Inverno!

O Nível 3D participou do Amigo Secreto da Alegria. Cada criança recebeu um kit com materiais e criou, com a ajuda das famílias, cartões para presentear os colegas.

No início do mês de junho, aconteceuo primeiro encontro do projeto LíderFarroups.

No mês de junho, a Festa Junina reuniuestudantes, famílias, educadores e ex-alunos!

Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio construíram os Farroups Car para colocar em prática alguns conceitos de Física, como velocidade média, tempo e distância, e aprender o conceito matemático de função afim..

A expectativa é que, no mês de outubro, Marina inicie as aulas em alguma universidade alemã. A ex-aluna conquistou no Farroupilha a certificação B1 de Língua Alemã.

No Farroupilha, os estudantes podem conquistar certificações que auxiliam no processo de admissão em universidades de diversos países

CURSO PREPARATÓRIO NA ALEMANHA

“Com estudo e dedicação, consegui receber a nota máxima nessa pro va! Aqui, as notas funcionam de forma diferente: elas vão de 1,0 a 6,0, sendo 1,0 a melhor e 6,0, a pior. Em cada uma das matérias recebemos uma nota, e o resultado é a média de todas as notas juntas. No meu caso, recebi a nota máxima em todas as matérias e, com isso, a nota final máxima (1,0)”, comemorou.

Para muitos jovens, aprender um idioma ainda na escola é uma possibilidade de estudar fora do país. Os estudantes têm a oportunidade de, enquanto estão no Farroupilha, conquistarem certificações e atingirem o nível mais alto em testes de proficiência em Língua Inglesa, como o nível C2 do Quadro Comum Eu ropeu de Referência, o nível Certificate of Proficiency in English (CPE) e o nível Proficiency, de acordo com os exames elaborados pela Universidade de Cam bridge. Além disso, os estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio podem realizar, gratuitamente, os simulados Preparatory SAT (PSAT) e o Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test (SAT). Este último é um exame utilizado para ingresso em universidades dos Estados Unidos, similar ao Enem no Brasil, e é composto por questões de leitura, de escrita e de matemática, com e sem a utilização de calculadora. Já aqueles que desejam estudar na Alemanha contam com a possibilidade de sair do Colégio com o certificado Deutsches Sprachdiplom I – B1, referente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu de Referência, que permite o ingresso em universidades alemãs. As questões avaliam as compreensões textuais e auditivas, bem como a produção textual.

8 PLANO DE VOO

A EXPERIÊNCIA DA GRADUAÇÃO NO EXTERIOR

Confira, abaixo, o depoimento de três ex-alunos que passaram pela experiência de estudar fora do país:

Após cursar, durante dois semestres, o M-Kurs, curso preparatório di recionado às áreas médicas, a ex-aluna Marina Messinger Pakter, for mada em 2020 no Colégio Farroupilha, realizou a prova final, chamada Feststellungsprüfung (FSP), que permite que ela concorra a uma vaga em universidades da Alemanha. Desde que se mudou para a cidade de Mettingen, Marina teve aulas de Química, Física, Biologia e Alemão. Os testes de Alemão, Física e Biologia são escritos, e o de Química é oral.

“Eu imagino que os próximos dois anos serão muito enriquecedores para a minha vida, pois morarei e conviverei diariamente com pessoas de mais de 80 países, tendo uma oportunidade única de conhecer suas culturas e compartilhar experiências. Sei, tam bém, que serei extremamente desa fiado academicamente, já que cursarei o International Baccalaureate (IB), um programa pré-universitário muito ri goroso. Além disso, eu espero desen

volver ainda mais a minha autonomia e independência, uma vez que estarei a quase 16 mil km de casa, em um lugar desconhecido e totalmente novo, tendo a chance de explorar Singapura e outros países ao seu redor. Por fim, eu espero conseguir representar com êxito o Brasil e poder levar para fora do país a nossa essência e as nossas diferentes realida des”,

GRADUAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

MALAS PRONTAS PARA SINGAPURA

Júlia Abegg Machado, formada em 2016 no Farroupilha, formou-se no ano passado em Business, na Universidade de San Diego, na Califórnia. Atualmente, ela mora em São Pau lo e trabalha como recrutadora na McKinsey & Company, uma empresa global de consul toria. Sobre cursar uma graduação no exterior, a ex-aluna avalia que foi uma experiência desafiadora e de muitas recompensas: “Desafiadora, por ter que me adaptar a uma cultura diferente, não só do país em que estava, mas também pela convivência com co legas de diferentes lugares. As recompensas são as memórias das quais me lembrarei para sempre, por exemplo, das organizações estudantis de que pude participar e até me tornar presidente de uma delas, a Brazilian Student Association. Além de tudo que pude aprender nas aulas, também aprendi muitas coisas que levarei para a vida, como experiências pessoais, adaptação, flexibilidade, comunicação e o próprio idioma”, contou. Bernardo Trevisan, ex-aluno formado em 2017 no Colégio Farroupilha, concluiu, no mês de maio, a graduação na Universidade de Yale: “É uma felicidade enorme! Me sinto muito honrado por estar me formando em uma instituição como Yale. Porém, acredito que uma das partes mais especiais desse momento é poder refletir sobre toda a minha trajetória até aqui. Me considero muito sortudo por ter tido tantas pessoas que me apoiaram em diversos pontos dessa história. Além disso, fico muito feliz por ter vivencia do tantos momentos de aprendizado e crescimento dentro da universidade. Me desafiei constantemente, participando de aulas de alto nível, tomando posições de liderança, organizando eventos, criando relacionamentos com amigos e professores e testando novos interesses. Olhar para trás e perceber o quanto eu cresci durante esses últimos anos é um sentimento muito especial”, destacou.

soas, nações e culturas pela paz e por um futuro sustentável. Durante dois anos, o ex-aluno viverá no campus do colégio e participará do programa aca dêmico do International Baccalaureate (Bacharelado Internacional), equivalen te à conclusão do Ensino Médio.

Bolsistaafirmou.doColégio

No mês de agosto, Henrique Vieira Soares, formado em 2021 no Colégio Farroupilha, embarcou para Singapura. Ele foi um dos 13 brasileiros aprovados no programa residencial da United World Colleges Brasil (UWC Brasil). A UWC é um movimento global que faz da educação uma força para unir pes

Farroupilha entre 2018 e 2021, o ex-aluno conquistou Men ção Honrosa no 9º ano, o que garantiu a ele bolsa de estudos integral para o En sino Médio, do qual ele se despediu com outra Menção Honrosa. Além disso, Hen rique conquistou a certificação B1 em Alemão e C1 de Cambridge English (a se gunda mais alta da escala internacional).

FARROUPILHAFAÇO PARTE DO COLÉGIO FARROUPILHA!

10 SOU

A cada edição da Revista Farroupilha, traremos um breve bate-papo com um estudante, um educador, um ex-aluno e uma família do Colégio. Quer participar? Envie as respostas das perguntas e uma ou mais fotos para o e-mail comunicacao@colegiofarroupilha.com.br

SOU FARROUPILHAESTUDANTE

Meu nome é: João Pedro Weirich Almeida.

O que mais gosto no Farroupilha: a escola proporciona muitas experiências divertidas e também gratificantes, como o voluntariado. Além disso, o que também gosto na escola são os amigos.

Sou estudante do: 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Eu estudo no Farroupilha desde: 2020. Alguns professores marcantes na minha trajetória escolar: Camila Sena (Ciências) e Gabriela Staud (Língua Portuguesa e Matemática) incentivam muito a criatividade e novas descobertas nos alunos.

SOU FARROUPILHAEDUCADORA

Meu nome é: Maely Martini. No Colégio Farroupilha, sou: supervisora de Disciplina e Recreação.

Minha função é: coordenar e elaborar, junto à equipe, as atividades recreativas durante os recreios e períodos de recreação, além de supervisionar os processos que passam pelo setor, garantindo que eles estejam alinhados com a missão, visão e valores do Colégio.

11

Trabalho no Farroupilha desde: 19/12/2016. O que mais gosto no Farroupilha: gosto de estar em contato com os alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. É gratificante poder contribuir para o processo de formação dos alunos e acompanhar o desenvolvimento deles. O setor do Pátio proporciona interação com toda a comunidade escolar, e essa é uma experiência valiosa para o meu desenvolvimento profissional.

12 SOU FARROUPILHA

Trabalho no Farroupilha desde: iniciei como estagiário em dezembro de 2021 e, depois de três meses, fui efetivado. O que mais gosto no Farroupilha: ter a liberdade e a oportunidade de criar e desenvolver as próprias atividades. Desde que eu iniciei na Educação Física, falava que ainda iria voltar para o Farroupilha, em especial na unidade Correia Lima, onde fui bolsista por sete anos. O primeiro objetivo foi alcançado e espero melhorar muito para, mais tarde, conseguir meu espaço no Correia Lima.

Meu nome é: Arthur Calovi Oliveira Vargas. Estudei no Farroupilha entre os anos de: 2007 até 2014.

No Colégio Farroupilha, sou: auxiliar de Recreação da Educação Infantil.

SOU EX-ALUNO E EDUCADOR FARROUPILHA

A minha melhor lembrança do Colégio: foi quando o meu professor de Educação Física resolveu ensinar, em cada mês, um esporte diferente, fugindo daquele quarteto que até hoje tem nas escolas: futebol, basquete, vôlei e handebol. E um dos esportes de que gostei, durante esse tempo, foi a capoeira, e continuei praticando por um tempo fora da escola, pois havia gostado muito. Um(a) educador(a) marcante para mim foi: a minha professora do 1º ano, chamada Maria da Graça.

Minha função é: brincar e ver o desenvolvimento das crianças durante o período letivo, além de criar atividades específicas em alguns dias.

Escolhemos o Colégio Farroupilha: por ser uma escola que busca constantemente a qualidade do ensino, que investe e oferece o estudo qualificado das línguas estrangeiras, em especial inglês e alemão e, não menos importante, que incentiva a prática de esportes e a participação das famílias nas atividades escolares. Enfim, a escolha pelo Colégio Farroupilha foi devido aos pilares da sua estruturação: a Educação, a Família e a Amizade entre as pessoas.

O que mais gostamos na escola: a integração que existe entre família e escola, seja nas atividades curriculares, seja na atenção da escola para o melhor desempenho do aluno.

Nossos nomes são: Marco Aurélio Mello Moreira e Ingrid Bing Moreira.

SOMOS FARROUPILHAFAMÍLIA

Somos pais da: Valentine Bing Moreira, do 8º ano, e Martina Bing Moreira, do 5º ano.

13

14 OLHOS PARA O

A2 Flyers (YLE Flyers)

A1 Movers (YLE Movers)

É a primeira das três qualificações Cambridge English oferecida para crianças dos sete aos 12 anos, ajudandoas a dar os primeiros passos no aprendizado do inglês.

CELTA (para professores de Língua Inglesa)

B1 Preliminary for Schools (PET for Schools)

A escola foi a primeira no Brasil a ter autorização da candidatosaCambridgeasInglesaUniversidadeparaaplicarQualificaçõesEnglishestudanteseexternos

Pre A1 Starters (YLE Starters)

O certificado é a comprovação de alto nível de conhecimento em inglês e é aceito por milhares de instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais em todo o mundo.

C1 Advanced (CAE)

Em 2012, o Farroupilha foi a primeira escola do Brasil a tornar-se Centro Aberto Autorizado de Cambridge, recebendo a certificação para aplicar os exames a es tudantes e candidatos externos e atuar no desenvolvimento dos preparations centres, polos de aplicação dos exames de Cambridge em outras cidades do estado. Conheça, a seguir, as qualificações oferecidas.

B2 First (FCE)

É a certificação de mais alto nível e garante que o candidato possui pleno domínio do inglês em um nível excepcional. Isso prova que a pessoa comunica-se com a fluência e sofisticação de um falante de inglês altamente competente.

É uma das mais renomadas qualificações para professores do idioma. Combina teoria e prática e abrange diferentes áreas. É internacionalmente reconhecido e aceito por diferentes organizações em todo o mundo.

TKT (para professores de Língua Inglesa)

É ideal para professores que já lecionam na área e desejam ter uma qualificação reconhecida internacionalmente ou atualizar as suas habilidades didáticas. Ele é flexível para que o profissional possa adequar os estudos a sua jornada de trabalho.

É a terceira das três qualificações Cambridge English oferecida para crianças dos sete aos 12 anos. Esses exames constroem a confiança das crianças e fornecem as bases para o sucesso futuro na língua inglesa.

EXAMESMUNDO DE PROFICIÊNCIA PARA O PÚBLICO EXTERNO

A2 Key for Schools (KET for Schools)

O Farroupilha, desde 2010, é referência internacional por ser o primeiro Colégio do mundo a incorporar as qualificações e a preparação para os exames de Cambrid ge English no currículo escolar. O desenvolvimento das habilidades e competên cias mensurado nos exames de Cambridge está presente no currículo da escola desde a Educação Infantil, porém a aplicação dos exames dá-se a partir dos Anos Iniciais, podendo, no Ensino Médio, os estudantes atingirem o nível mais alto de proficiência – o Nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

C2 Proficiency (CPE)

Certificação que comprova que o candidato consegue aplicar o inglês para se comunicar em situações simples.

É aceito por milhares de empresas e instituições educacionais em todo o mundo. Esse exame comprova que o candidato tem as habilidades de aplicar o idioma para viver e trabalhar em um país com o inglês como língua nativa, ou frequentar cursos oferecidos no idioma.

Qualificação de nível intermediário para candidatos que dominaram os fundamentos do inglês e agora possuem habilidades linguísticas práticas para o uso diário.

O calendário dos exames e outras informações podem ser encontradas no site http://colegiofarroupilha.com.br/cambridge/.

É a segunda das três qualificações Cambridge English oferecida para crianças dos sete aos 12 anos. Todos os exames para as crianças são divertidos, coloridos e baseados em atividades, motivando-as a aprender.

Por fim, na palestra Alinhamento sistêmico no contexto bra sileiro: a abordagem de Cambridge à Avaliação Orientada à Aprendizagem, Nick Saville, Diretor de Liderança de Pensa mento de Cambridge English e Secretário-Geral eleito da As sociation of Language Testers in Europe (ALTE), apresentou como a Avaliação Orientada à Aprendizagem (LOA) pode ser usada para informar o planejamento e a implementação do ensino de idioma. Tal abordagem reconhece que a aprendi zagem de línguas acontece dentro e fora das salas de aula e é um esforço que deve ser realizado ao longo da vida.

Acadêmica da Bell Teacher Academy (Cambridge – Inglater ra) e Conselheira de Educação Estratégica da The Bell Fou ndation, falou sobre o tema Ensinar inglês em um mundo multilíngue e apontou as novas habilidades que os pro fessores precisam aprender e aplicar na sua prática para apoiar o aprendizado de idioma de estudantes que possuem competências em mais de uma língua estrangeira.

No início do mês de agosto, o Cambridge Experience reuniu professores e estudantes de idiomas, diretores, gestores e demais profissionais da educação e interessados no assun to. O evento, on-line e gratuito, foi organizado pelo Farroupi lha Open Centre (Cambridge Assessment English Authorised Centre) e apoiado pela Cambridge University Press e pela Escola de Professores Inquietos.

15

CAMBRIDGE EXPERIENCE CHEGA À SUA 4ª EDIÇÃO

A quarta edição propôs uma reflexão sobre o tema Pluri linguismo e competências interculturais: habilidades funda mentais para o cidadão global contemporâneo. A palestra de abertura, Plurilinguismo e Competências Plurilíngues à luz do Quadro Comum Europeu de Referência, foi conduzida por Alberto Costa, Gerente Sênior de Avaliação das Américas de Cambridge English. Ele abordou a importância de alinhar os diferentes componentes – currículo, entrega e avaliação – para o sucesso do ensino e da aprendizagem. Silvana Richardson, Chefe de Educação da Bell UK, Diretora

Evento gratuito e on-line reuniu professores e estudantes de idiomas, diretores, gestores, profissionais da educação e interessados no assunto

“Compreender o jovem demanda também entender quem é esse adolescen te. Quando um adulto fala ‘porque você só tem que estudar’, ele esquece as mudanças corporais, a dinâmica de um grupo”, apontou Tamborini. O psicólo go lembrou, ainda, o quanto o cérebro tem recebido cada vez mais estímulos, independentemente da idade. Esse superestímulo, principalmente nos jovens, criou uma geração mais depressiva, angustiada e ansiosa, com dificuldade em se conectar com as suas emoções e ter motivação no dia a dia. Sendo assim, é fundamental que as famílias e os professores enxerguem o adolescente en quanto “Sempresujeito.tentei não me distanciar do adolescente que fui, pois trabalho com jovens. Trago-o comigo e ele me ajuda em muitos momentos. Trabalhar com adolescentes foi, é e será desafiador. O que eu faço? Tento conhecer os meca nismos do desenvolvimento do adolescente para criar uma régua de expectati va. Procuro conhecer o grupo e o contexto dele para estabelecer essa conexão, esse vínculo, e saber me comunicar. A mudança de comportamento é parte da aprendizagem”, completou o professor Rafael.

Tiago contemporaneidadesobretrouxeTamborinireflexõesserjovemna

CONEXÃO JUVENTUDES

16 DESTAQUE

No âmbito escolar, quais são os desafios e as preocupações vivenciados nas relações entre os jovens e seus professores? Como educadores e estudan tes podem contribuir para a promoção do protagonismo juvenil? Essas foram algumas das questões debatidas durante a 1ª edição do Conexão Juventudes – Reflexões sobre a experiência de ser jovem na contemporaneidade, evento promovido pela Escola de Professores Inquietos.

O convidado do evento, realizado de forma gratuita no canal de YouTube da Escola, foi o psicólogo Tiago Tamborini. A mediação foi feita pelo professor de Matemática dos Anos Finais do Colégio Farroupilha, Rafael Louzada, e pelo es tudante da 2ª série do Ensino Médio e presidente do Grêmio Estudantil Farrou pilha (GEF), Éric Griebler.

No evento, o psicólogo

03 –

17 AGENDE-SE PARA OS PRÓXIMOS MESES DO ANO LETIVO! SETEMBRO • 13 a 19 – Semana Farroupilha • 20 – Feriado: Revolução Farroupilha • 21 a 29 – Jogos do Colégio Farroupilha dos Anos Iniciais (Sede Campestre) • 24 – Mostras Farroups (Anos Finais e Ensino Médio) OUTUBRO • 03 a 06 – Gincana das Cores da Educação Infantil • 07 – Mostra das Universidades • 08 – Exames de Cambridge – KET for Schools e PET for Schools escrito e oral (7º, 8º e 9º anos; 1ª e 2ª séries) • 10 a 14 – Palco Farroupilha • 10 a 14 – Semana da Criança • 12 – Feriado: Nossa Senhora Aparecida • 15 – Feriado: Dia do Educador • 20 – Dia Mundial de Combate ao Bullying • 22 – Exames de Cambridge – Young Learners escrito e oral (4º, 5º e 6º anos da unidade Três Figueiras) • 29 – Diálogos Criativos na Educação Infantil: Oficina de Criação e Também Somos Autores

05 –

NOVEMBRO

oral e

• Exames de Cambridge FCE escrito e oral (9º ano e 1ª e 2ª séries)

01 a 05 –

15 – Feriado: Proclamação

• da República CPE oral (2ª série) de CPE escrito (2ª

série) DEZEMBRO • 05 – Confraternização de Encerramento do Nível 5 • 06 – Confraternização com as famílias do Nível 4 • 06 – Atividade de encerramento do 1º ano (unidades Correia Lima e Três Figueiras) • 07 – Atividade de encerramento do 3º ano (unidades Correia Lima e Três Figueiras) • 08 – Atividade de encerramento do 2º ano (unidades Correia Lima e Três Figueiras) • 08 – Confraternização com as famílias do Nível 3 • 09 – Atividade de encerramento do 5º ano (unidades Correia Lima e Três Figueiras) • 12 – Confraternização com as famílias do Nível 2 • 12 – Atividade de encerramento do 4º ano (unidades Correia Lima e Três Figueiras) • 13 – Confraternização com as famílias do Nível 1 • 13 – Culto de Formatura da 3ª série do Ensino Médio • 13 e 14 – Cerimônia de entrega dos certificados de Cambridge para os estudantes do 4º ano • 14 – Atividade de encerramento do Farroups+ Anos Iniciais • 15 – Atividade de encerramento do Farroups+ Educação Infantil • 15 – Cerimônia de Formatura da 3ª série do Ensino Médio • 16 – Cerimônia de Encerramento do 9º ano (unidade Três Figueiras) • 19 – Cerimônia de Encerramento do 9º ano (unidade Correia Lima) Confira as datas das principais atividades pedagógicas até o final do ano Mais informações sobre as atividades são divulgadas em nosso site: www.colegiofarroupilha.com.br

• Exames de Cambridge Young Learners escrito e oral (4º, e anos da unidade Correia Lima) CAE oral (1ª e 2ª séries) CAE e escrito (1ª e 2ª séries)

• Feriado: Finados

05 –

05 – 44º

• 07 a 12 – Exames de Cambridge –

• 07 – Exames de Cambridge –

• Exames de Cambridge FCE oral (9º ano e 1ª e 2ª séries)

oral

• 21 a 26 – Exames de Cambridge –

• 26 – Exames

• Mostra de Cinema de Línguas Estrangeiras (Ensino Médio)

Cambridge –

• Dia do Plantio

02 –

18 ESPECIALNO ENSINO COM TECNOLOGIA UM CURRÍCULO ‘desplugado’

19 No Colégio Farroupilha, o currículo escolar foi organizado em três eixos, conforme o Currículo de Referência em Tecnologia e ComputacionalDigitalDigital,(CIEB):ComputaçãoTecnologiaCulturaePensamento

Para ser referência nacional em Educação, o Colégio Farroupilha busca propor um currículo diversificado, que atenda às demandas da atualidade, além de práticas e tecnologias inovadoras para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a escola, por meio do setor de Tecnologia Educacional (TE), reorganizou o currículo escolar na área da tecnologia, utilizando referências nacionais e internacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os re ferenciais de formação para Educação Básica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o componente curricular Tecnologias para Aprendizagem, do currículo aplicado na cidade de São Paulo, o componente curricular de Tecnologia, do currículo empregado na Austrália, o currículo de computação National Curriculum for Computing, do Reino Unido, e o currículo Next Genera tion Science Standards (NGSS), dos Estados Unidos.

“A tecnologia e a computação estão presentes em diversos aspectos de nossas vidas: na ma neira como acessamos conhecimento, buscamos e trocamos informações, e na comunicação com outras pessoas. Neste contexto, é fundamental que os jovens aprendam os conceitos, os mecanismos e as implicações dessas áreas, de forma que possam atuar criticamente, exer cendo o papel de cidadãos do século 21. Se dermos condições para que eles desenvolvam es sas habilidades ainda na escola, vamos ao encontro da nossa missão, que é formar cidadãos competentes, éticos e globais”, destaca o supervisor de Tecnologia Educacional, Ednei de Bem. “Ao possibilitarmos que os nossos estudantes tenham, no currículo, atividades desplugadas, damos condições para que eles aprendam a resolver problemas sem depender dos equipamen tos eletrônicos, embora essas propostas sigam relacionadas às tecnologias. Além disso, essas vivências permitem que os estudantes coloquem a mão na massa e entendam os conceitos de programação, independentemente de estarem conectados”, afirma a Diretora Pedagógica, Marícia Ferri.

Em relação às tecnologias, a BNCC prevê que as instituições de ensino invistam na valorização de conhecimentos construídos no mundo físico, social, cultural e digital, fomentem nos alunos a resolução de problemas e criações de soluções e trabalhem com o tema de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs). No Farroupilha, o currículo foi estruturado em três eixos nor teadores, de acordo com o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (CIEB). São eles:

Com base nos eixos acima, a equipe de TE do Colégio orienta e conduz os projetos com foco no estudante. O setor atua em parceria com os professores das diferentes áreas do conhecimento para integrar diversas tecnologias em atividades e projetos que propiciem a reflexão e o pensar sobre o conhecimento da sociedade contemporânea. A tecnologia está presente no currículo em todos os níveis de ensino: na Educação Infantil, para complementação dos projetos das turmas; nos Anos Iniciais, com a disciplina de Tecnologia Educacional e Computação (TEC); nos Anos Finais, com a disciplina de Cultura de Inovação; e no Ensino Médio, com as disciplinas Eletivas.

• Eixo 1 – Pensamento Computacional: capacidade de sistematizar, representar e resolver problemas.

• Eixo 2 – Tecnologia Digital: componentes físicos e virtuais que possibilitam que a informação seja codificada, organizada e recuperada, quando necessário.

• Eixo 3 – Cultura Digital: relações interdisciplinares da computação com outras áreas do conhecimento, a partir das quais busca-se promover a fluência no uso das habilidades computacionais para expressão de soluções e manifestações cul turais de forma contextualizada e crítica.

20 ESPECIAL

PROJETOS E INICIATIVAS NA SALA DE AULA

Nos projetos das turmas da Educação Infantil, o setor de TE está presente em diferentes atividades, sempre alinhadas aos objetivos de aprendizagens dos diferentes Campos de Experiências. Neste ano, por exemplo, a turma do Nível 3D esteve envolvida no projeto Os meus, os teus e os nossos sentimentos. No encerramento do projeto, as crianças receberam os educadores da TE Henrique Moreira, Filipe Antunes e Antonio Fabiano para uma conversa. Os pequenos ex ploraram um caleidociclo e, ao movimentá-lo, conseguiram identificar algumas emoções. Depois, eles receberam um notebook com o aplicativo Animaze by Fa cerig e usaram a webcam para escanear os seus rostos, transferindo, de forma espontânea e divertida, as suas emoções e expressões para os avatares. Já no projeto Coisas do Céu, as crianças do Nível 5D participaram de uma experiência tecnológica: inicialmente, elas pintaram desenhos relacionados ao espaço, os quais, depois, “ganharam vida” por meio de um aplicativo de realidade aumen tada. Em outro aplicativo, a turma observou elementos do Sistema Solar e, com os óculos 3D, visitou o espaço!

Nos Anos Iniciais, para observar os diferentes tipos de relevo do Rio Grande do Sul, as turmas do 4º ano participaram de um circuito composto por três esta ções. Na primeira, os grupos usaram óculos de realidade virtual para observar planaltos e planícies. Na segunda, os estudantes desenharam linhas de relevo em uma folha em branco e, com o aplicativo de realidade aumentada Landsca pAR, identificaram como os mapas interpretam os níveis de altitude. Por fim, os estudantes utilizaram o Google Earth para localizar regiões do país preestabe lecidas e identificar visualmente a forma do relevo.

Para auxiliar no desenvolvimento dos projetos que utilizam tecnologias educa cionais, o setor de TE dispõe de equipamentos variados, como iPads, Chrome books, notebooks, óculos em 3D e lousa digital, que complementam a prática educativa na sala de aula. Além disso, a equipe seleciona aplicativos adequados a cada faixa etária, os quais possibilitam uma aprendizagem mais efetiva.

21

TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMPUTAÇÃO (TEC)

Além de serem apresentados aos conceitos de programação, os estudantes aprendem a pensar como desenvolvedores, a programar em grupo, a cons truir uma sequência baseada em uma história conhecida, a projetar usando sequências e a descrevê-las a partir de exemplos do cotidiano. Nas aulas, os alunos têm contato com diferentes ferramentas e objetos, como a Codipeia, uma “centopeia digital” que permite a aprendizagem de conceitos de codifica ção, além de trabalhar a resolução de problemas, raciocínio lógico e criação de sequências. A centopeia é colorida e apresenta um conjunto de peças contendo comandos variados que, ao serem encaixadas em ordens distintas, indicam a distância que ela deve percorrer para superar obstáculos. Cada parte do corpo da centopeia corresponde a uma instrução única de programação.

Há, também, o RoPE – Robô Programável Educacional. Ele foi criado pelo pro fessor e pesquisador André Raabe e inspirado no aplicativo LOGO, um ambiente que permite programar uma tartaruga em uma tela para criar formas geomé tricas, desenvolvido por Seymour Papert na década de 1960. O nome LOGO foi uma referência ao termo grego que significa pensamento, ciência, raciocínio e cálculo, ou ainda, razão, linguagem, discurso e palavra.

As turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais têm períodos específicos da disciplina de Tecnologia Educacional e Computação (TEC). As atividades são pautadas em competências e habilidades e voltadas aos eixos Cultura Digital, Tecnologia Digital e Pensamento Computacional. Pensamento crítico, colabo ração, criatividade e resolução de problemas são algumas das competências trabalhadas nas aulas.

Tenha amomentoumsempresençadastelas.

Evite o uso eletrônicosdispositivosdeumahoraantesdedormir.

Sempre que for necessário, use estratégias parentais, como acalmar e limitar o uso de dispositivos.

22 ESPECIAL

O uso de telas não é pararecomendadomenoresde2anos.

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA AS FAMÍLIAS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS:

A partir do 3º ano já são trabalhados nessa disciplina os conceitos de eletrôni ca, com o auxílio das ferramentas Eletro Blocks e Google for Education.

As turmas do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais iniciaram as aulas sobre Pensamento Computacional com o auxílio do aplicativo A Lógica da Tarta ruga, o qual permite que os estudantes aprendam sobre o sentido de direção, os cruzamentos e as diferentes maneiras de chegar a um ponto. Já na atividade O erro é o meu amigo, eles entendem que o erro é um importante aliado no processo de aprendizagem. Depois de ouvirem a história do e-book O erro é meu amigo, escrito pela professora de Tecnologia Educacional e Computação, Margarete Santos, em parceria com a professora da PUCRS, Lúcia Giraffa, os estudantes foram convidados a interagir com um dos personagens da história, o RoPE - Robô Programável Educacional. Nessa atividade, eles aprenderam a fazer o robô movimentar-se para frente, para trás, para a direita e para a es querda e, a seguir, descobriram que esse conjunto de instruções é chamado de “programação”. No tapete pedagógico com formas geométricas, os estudantes fizeram com que o RoPE passasse por percursos predefinidos.

Fonte: Cartilha Tudo o que você precisa saber sobre o uso das mídias digitais por bebês e crianças pequenas – Informações e orientações da Psicologia (NUFABE/UFRGS).

da disciplina são: a resolução de pro blemas e a criação de soluções com base nos conhecimentos de diferentes áreas; a compreensão, a utilização e a criação de tecnologias digitais de informação e comunicação; o exercí cio do protagonismo e da autoria na vida pessoal e coletiva; a realização de produções audiovisuais e digitais; e o exercício da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos, da coopera ção e da curiosidade intelectual, a qual compreende a investigação, a refle xão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade.

Em casa, durante o familiar,momentodesligueosdispositivos.

A disciplina é oferecida desde 2018 para estudantes do 6º e do 7º ano e está inserida no contexto da cultura maker, a qual busca o aprendizado ao privilegiar o fazer, o construir e o significar. Nas aulas, os estudantes são incentivados a desenvolver a ha bilidade de inovação por meio da ex ploração de três perfis: do maker, do designer e do empreendedor. Os en contros acontecem no Espaço Maker, local equipado com recursos tecno lógicos digitais (como equipamentos de fabricação digital, impressora 3D, cortadora a laser, entre outros) e não digitais (como máquinas manuais, ferramentas eletrônicas e acervo bi Durantebliográfico).as

CULTURA DE INOVAÇÃO

Esteja presente e engajado durante o uso de telas pela criança. familiarDesenvolvaumplanopara o uso das telas.

atividades da disciplina, os estudantes são incentivados a desenvolver ativamente habilidades como empatia, engajamento em prol de seus projetos de vida, confiança, responsabilidade, autonomia, reflexão, articulação de conhecimentos, expe rimentação e criatividade. Os princí pios metodológicos que compõem os processos de ensino e aprendizagem

23

Realize autoavaliaçãoumadoprópriouso.

Escolha conteúdossaudáveis,alternativascomoapropriadoseusomediado.

O programa Aluno Tutor Google for Education tem como objetivo tornar os es tudantes protagonistas da cultura de inovação e da promoção das tecnologias Google for Education no Colégio. O programa é dividido em três etapas, cada uma com a duração de um semestre: curso on-line sobre as ferramentas G-Suit for Education; aplicação dos conhecimentos obtidos em tutorias e na criação de vídeos; e difusão da cultura digital para toda a comunidade escolar.

No segundo semestre, mais duas eletivas relacionadas à tecnologia foram cria das: Comunicação Digital e Redes Sociais, ministrada por professores da ESPM, e Desenvolvimento Mobile, em parceria com a Happy Code. Na primeira, serão apresentados os conceitos fundamentais da comunicação digital e trabalhadas as principais ferramentas aplicadas na análise de clientes, no relacionamento e nos resultados, e, na segunda, os jovens participarão de diversos processos que culminarão na criação de um aplicativo.

ELETIVAS FARROUPS

Desde 2017, o Farroupilha utiliza o Google Workspace for Education, um espaço com diversas ferramentas e recursos que proporcionam um ambiente de aprendizado virtual interativo e colaborativo, ampliam as possibilidades de interação e oferecem inovações nos processos e metodologias de ensinoaprendizagem por meio do compartilhamento de conteúdos, centralizando a gestão educacional. As ferramentas e os recursos Workspace têm como base conceitos-chave para a educação contemporânea, como a colaboração, a integração de ferramentas, a comunicação e o estímulo à pesquisa. Como resultado, há a potencialização dos processos de ensino-aprendizagem pela aproximação de estudantes e professores em um ambiente dinâmico e que faz parte do cotidiano dos alunos.

PROGRAMA ALUNO TUTOR

24 ESPECIAL

Parte do currículo do Novo Ensino Médio, que em 2022 abrange as turmas da 1ª série, é composta pelas Unidades Curriculares Eletivas (Eletivas Farroups). Ofe recidas por semestre, as Eletivas ampliam, ainda na Educação Básica, o contato dos estudantes com diferentes áreas de interesse, potencializam habilidades que contribuem para o desenvolvimento pessoal e incentivam o protagonismo no processo de aprendizagem.

No primeiro semestre do ano letivo, foram oferecidas as disciplinas Cultura Ma ker e Prototipagem Digital, em que as turmas elaboraram objetos 3D e vetores utilizando ferramentas de CAD, realizaram a manutenção em máquinas de corte a laser e impressão 3D e automatizaram projetos com microcontroladores Ar duino, e Programação e Desenvolvimento de Web+Games, oferecida em parceria com a Happy Code, que proporcionou aos alunos a criação de jogos e sites por meio da programação.

GOOGLE FOR EDUCATION

Conheça, a seguir, outros projetos e atividades desenvolvidos pela TE:

O evento acontece desde 2013 no Colégio e tem o objetivo de oferecer aos estudantes e educadores do Farroupilha oportunidades de interação com ativi dades inovadoras e oficinas. Esse momento incentiva a conexão entre saberes e habilidades de cunho lógico, maker e de pensamento computacional, assim como apresenta diversas novidades da área de tecnologia que contribuem com os processos de ensino.

25

CAPACITAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

O setor de TE realiza formações para educadores com foco no planejamento de aulas e em atividades pedagógicas, oferece mentoria individualizada sobre o uso e implementação de ferramentas digitais em sala de aula e ministra cursos e certificações, por meio da parceria com a Inicie Educação. Todos os educadores podem participar de cursos on-line preparatórios para obterem as certificações de educadores Google.

Os estudantes recebem um certificado vitalício da Google e uma formação con tinuada em ferramentas digitais e educação midiática, oferecida pelo Instituto Palavra Aberta em parceria com o Grupo Inicie Educação.

A equipe também atua junto aos diversos setores do Colégio para auxiliar em questões de logística de processos, garantindo a automação de diversas de mandas e facilitando a pesquisa, o compartilhamento de informações e a comu nicação entre as equipes. Entre as contribuições do setor de TE estão o auxílio ao controle de saída dos estudantes e ao processo do fluxo de pessoas durante a realização dos exames de Cambridge.

FARROUPSTECH

26 ESPECIAL

Em 2018, o Colégio Farroupilha lançou o Guia de Ética e Segurança Digital, que oferece dicas de segurança digital e orientações para interação nos espaços digitais. O material, atualizado em 2020, foi elaborado pelos setores de Serviço de Orientação Educacional, Tecnologia Educacional e Proteção de Dados Pessoais. Confira, abaixo, algumas dicas:

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code e acesse a versão completa do Guia.

Crianças e adolescentes têm como referência o modelo comportamental dos adultos, assim, deve-se buscar sempre o uso de linguagem apropriada e educada.

GUIA DE ÉTICA E SEGURANÇA DIGITAL

Procure saber como seus filhos estão se apresentando no mundo digital (como são seus perfis) e que regras de privacidade estão sendo utilizadas por eles.

O Conexão Farroups é o grupo de educação midiática do Colégio Farroupilha. A ati vidade é desenvolvida por uma educadora do setor de Comunicação e Marketing e uma professora de Produção Textual do Ensino Médio, em parceria com a TE. A proposta tem como objetivo preparar o estudante para que ele interprete criti camente os conteúdos midiáticos, bem como adquira e propague conhecimento a partir do uso de diferentes formatos de mídia e veículos de comunicação, re forçando o aprendizado em sala de aula. Os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio colocam em prática atividades relacionadas ao fazer midiático e elaboram textos, vídeos e áudios sobre conteúdos e atividades de sala de aula, bem como eventos do Colégio.

Combine horário-limiteum para o acesso à internet.

CONEXÃO FARROUPS

Instale ferramentas protetivas antes de oferecer um dispositivo aos seus filhos.

Acompanhe de perto o que os seus filhos estão acessando, postando, e com quem estão se relacionando nos espaços digitais. espaçosclarosregrasEstabeleçaelimitesdeusodosdigitais.

O profissional enfatizou, ainda, a importância de “sair do automático” ao usar a internet e voltar a atenção à rotina da família, dos filhos e aos acontecimentos ao redor: “Quantas vezes você desbloqueia a tela do seu celular? Quantas horas você passa no WhatsApp ou no Instagram? Estamos em um ritmo frenético. Vivemos um turbilhão de conexões, de atividades on-line”, frisou. A mesma opinião é compartilha da por Giana Bitencourt Frizzo, psicóloga, professora da UFRGS e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças (NUFABE) e do Centro de Atendimento Pais-Bebê. Ela recordou que, de acordo com a Sociedade Bra sileira de Pediatria, até os dois anos não é recomendado oferecer telas às crianças, até os cinco anos, uma hora por dia e, acima dos cinco anos, de duas a três horas. A realidade, porém, é outra, e as crianças ficam em frente às telas por muito mais tempo: “O que temos orientado vai muito ao encontro do que a Academia Britânica de Pediatria diz, que muito mais do que a família pensar no número de horas, proibir o uso ou liberá-lo completamente, é a importância de perceber como a tecnologia ‘entra’ na vida da família. Quais atividades são abandonadas porque a criança está em frente à televisão ou ao celular? Que oportunidades são perdidas ou substituí das? O quanto a família conversa? O quanto esse uso da tecnologia modifica ou impede as relações familiares”, explica.

Giana sugere, também, que se evite colocar televisão no quarto das crianças e que elas não utilizem telas nos horários de alimentação e de sono. Além disso, a psicólo ga avalia que as telas não devem ser oferecidas para acalmar os pequenos: “Como aprendemos a regular as nossas emoções? A partir da interação com o outro. Se tu colocas a tela para fazer isso, tu perdes uma excelente oportunidade de ajudar a criança a se regular. É importante olhar no olho, conversar, entender o que ela está sentindo e validar os seus sentimentos”, considera.

27

CUIDADOS ESSENCIAIS PARA A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA

O adulto é um modelo para a criança no uso da tecnologia. Sendo assim, quanto mais a família interage com as telas, mais a criança as utilizará também: “Se educamos a criança desde pequena com a tela, como, na adolescência, vamos querer que ele nos escute, se não se tem essa intimidade, esse prazer em estar junto. Temos que mostrar que estamos prestando atenção na criança, que temos momentos em que desligamos a tela. Os pais precisam estar presentes na vida dos filhos”, completa.

Se na escola o uso da tecnologia deve ser pensado como complemento ao processo de aprendizagem, o mesmo deve ocorrer em casa, com a família. Em encontro on-line do Cuidar é Básico, ocorrido no mês de junho com famílias e educadores do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, Rodrigo Nejm, psicólogo clínico, diretor de educação da SaferNet Brasil, membro do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias e Socieda de da Universidade Federal da Bahia (GITS/UFBA) e membro colaborador nos grupos de especialistas das pesquisas TIC Kids Online e TIC Educação, do CETIC.br/CIG.br, desta cou que o modo como as crianças vivenciam as experiências nos espaços digitais está diretamente relacionado ao acompanhamento, mediação e participação da família. Se gundo Rodrigo, “É necessário o acompanhamento da família desde o primeiro acesso da criança para que, aos poucos, a gente possa permitir que ela conquiste alguma liberdade [no acesso à internet], mas com as medidas de segurança necessárias, res peitando os limites do desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança”.

Em 2022, duas turmas da Educação Infantil criaram sua própria moeda: o Farroupito, proposta realizada por um dos prefeitos da Minicidade. Após mo mentos de conversa e exploração de cédulas e moedas, as crianças foram ao Espaço Maker para produzir seu próprio dinheiro. Em outros momen tos, elas etiquetaram produtos com valores, fizeram “compras” no super mercado da Minicidade e registraram o que foi comprado, o que foi gasto e o que sobrou do dinheiro fictício dis tribuído para cada uma.

Depois, conversaram sobre o que vi ram e brincaram em sua própria feira: confeccionaram placas com preços de frutas e verduras, receberam moe das de um Farroupito e utilizaram-nas para comprar os alimentos desejados. As crianças também quantificaram e registraram suas compras.

28

DESTAQUEEDUCAÇÃO FINANCEIRA NO FARROUPILHA

No Colégio Farroupilha, as crianças começam a ter contato com aspectos rela cionados às finanças desde a Educação Infantil. Isso acontece a partir da curio sidade das próprias crianças e é desenvolvido, de forma lúdica e espontânea, por meio de, por exemplo, brincadeiras na Minicidade. Frequentemente, as tur mas de Níveis 4 e 5 da Educação Infantil utilizam o local para simular compras de produtos no mercado e o pagamento por serviços, como pet shop e consulta médica. Nesses momentos, as crianças exploram cédulas e moedas fictícias, comparam as diferenças entre elas e aprendem a realizar tarefas como pagar, calcular troco e guardar dinheiro.

PROPOSTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Os participam,estudantesaolongo de sua trajetória escolar, de diferentes propostas relacionadas ao tema

Em junho, o Colégio promoveu a Feira Verde, e uma das turmas de Nível 4 visitou o local para observar a varie dade e o preço das frutas e verduras.

Confira, a seguir, algumas iniciativas relacionadas ao tema já realizadas neste ano letivo:

O prefeito de uma das turmas do Nível 5 sugeriu a instalação de um

caixa eletrônico na Minicidade. Diante disso, a professora explicou o funcio namento desse tipo de serviço e dos cartões de crédito e de débito, e enfa tizou que é preciso haver dinheiro na conta para retirá-lo. Depois, um caixa eletrônico foi construído pelo marce neiro da escola, Nelson Naysinger. Já no Espaço Maker, as crianças produ ziram os cartões na cortadora a laser. As turmas de Nível 5 participaram da inauguração da novidade.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os estudantes já têm mais familia ridade com números e cálculos matemáticos. Nesse sentido, as atividades, ainda que lúdicas, apresentam um grau de dificuldade maior. Para auxiliar na fixação dos conteúdos aprendidos em sala de aula, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais participaram de uma oficina sobre o sistema monetário, organizada pelo Laboratório de Matemática. Cada estu dante recebeu um cartão de crédito, o Farroups Card, um valor no PIX e um valor em dinheiro. Depois, em duplas, eles receberam uma lista de compras e foram até a Loja dos Sólidos, espaço composto por uma mesa contendo diferentes formas geométricas. Lá, eles deveriam comprar o que constava na lista de compras e, juntos, definir qual a melhor forma de pagamento. Ao final, os estudantes também aprenderam a pagar a fatura do cartão.

OFICINA SOBRE O SISTEMA MONETÁRIO

No novo currículo do Ensino Médio, as turmas da 1ª série têm aulas de Educa ção Financeira uma vez por semana. Entre as atividades realizadas em 2022, destaca-se uma em que os estudantes receberam o perfil financeiro de um casal e deveriam traçar estratégias para realizar o sonho de adquirir um bem (um imóvel ou um carro, de acordo com o perfil do casal). Para isso, foram pesquisados apartamentos e carros reais em sites e foi realizada uma simu lação dos financiamentos, identificando alternativas coerentes de crédito. Após o período de pesquisa, os estudantes discutiram e compartilharam as estratégias criadas para a aquisição dos bens.

Os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais foram desa fiados a administrar as finanças de uma família no projeto interdisciplinar de Educação Financeira Administração do orçamento doméstico. Divididos em grupos que simulavam uma família, os estudantes administraram as despesas de um mês a partir de uma renda sorteada que ia de um a quatro salários-mínimos por integrante da família. Além de lidar com as despesas fixas de uma casa, como água, luz, aluguel e alimentação, os estudantes também foram incentivados a poupar para resolver situações imprevistas, relacionadas aos diferentes componentes curriculares.

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

PROJETO ADMINISTRAÇÃOINTERDISCIPLINARDOORÇAMENTO DOMÉSTICO

29

A aula inaugural aconteceu no início de março e contou com a participação da especialista em finanças, Larissa Mallet. No encontro, ela enfatizou a im portância de aprender a cuidar do dinheiro desde cedo e abordou conceitos relacionados à Educação Financeira, além de apresentar os quatro papéis do dinheiro na vida das pessoas: sobrevivência; segurança; qualidade de vida e conforto; e realizações pessoais.

DESTAQUERODADA SUSTENTÁVEL FARROUPS

O evento possibilitou que sustentabilidadeefamíliaseducadoresestudantes,erefletissempraticassema

30

Refletir sobre a sustentabilidade e praticá-la é o principal objetivo da Rodada Sustentável Farroups, realizada no mês de junho. As turmas do 2º ano dos Anos Iniciais participaram da Oficina Recre Criativa, promovida pela Equipe de Re creação do Colégio. Cada criança trouxe ao Colégio duas garrafas PET pequenas para a confecção de estojos.

O ex-aluno, escritor e ilustrador Carlos Augusto Pessoa de Brum, o Cadu, reali zou um workshop com as turmas do Farroups+ do 3º ao 5º ano, durante a oficina Creative Minds, e com os estudantes do Grêmio Estudantil Farroupilha (GEF). O grupo auxiliou na criação de personagens e ícones que serão transformados em adesivos autocolantes a serem fixados nos uniformes doados para a Feira de ReÚso. A entrega das peças será feita na Semana da Criança, no mês de outubro, em parceria com o Instituto Victória Nahon.

A Feira Verde (Feira Orgânica) retornou ao Farroupilha depois de dois anos. Aberta à comunidade escolar, ela contou com expositores de frutas, vegetais, doces e produtos artesanais. No saguão do Prédio D, foi possível visitar a ex posição Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big-Bang, que contou com 21 painéis. Além disso, diferentes oficinas livres foram oferecidas aos estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio, aos educadores e às famílias, entre elas uma visita à Arco – Gestão de Resíduos, no bairro São Geraldo. Depois de uma conversa inicial sobre as coletas seletiva e comum de Porto Alegre, os participantes co nheceram o ciclo completo da gestão de resíduos da empresa, da sua geração até a sua transformação em novos produtos.

Em 2021, as ações do Colégio Farroupilha voltadas à sustentabilidade ambiental evitaram a emissão de 87,5 toneladas de CO2 (gás carbônico) na atmosfera. A geração de 497,29 MWh de energia solar pelo sistema de painéis fotovoltaicos foi responsável pela redução de 57,8 toneladas de CO2, e os 11.520,3 kg de resíduos reciclados e reaproveitados evitaram a emissão de 29,66 toneladas.

SUSTENTABILIDADE FARROUPILHA

31

O impacto gerado equivale a, por exemplo, retirar das ruas 97 carros que fazem o percurso Porto Alegre-Canoas todos os dias do ano, ou, ainda, evitar a viagem de 1.250 passageiros em voos Porto Alegre-Guarulhos.

Os cálculos utilizados neste texto foram realizados por Eduardo Baltar, funda dor e CEO da Ecofinance Negócios e especialista em sustentabilidade, mitiga ção de mudanças climáticas, medição de carbono, tecnologias de baixo carbono e financiamento climático. Eduardo também tem filhos no Nível 3 da Educação Infantil e no 1º ano dos Anos Iniciais do Colégio, e, a esse respeito, ressaltou: “Como instituição de ensino, o Farroupilha destaca-se e acerta em colocar a sustentabilidade como um de seus valores. Em 2021, meu primeiro ano como pai de alunos da escola, fiquei encantado ao ver, na apresentação de final de ano da Educação Infantil, que cada turma estava trabalhando um tema relacionado à questão ambiental. Envolver os alunos nessas iniciativas e fazê-los refletir sobre os impactos de nossas ações cotidianas faz parte do processo de forma ção de cidadãos conscientes e responsáveis”.

32

DESTAQUESEMANA DA LÍNGUA ALEMÃ

Promovido pelas embaixadas da Alemanha, da Áustria, da Bélgica, de Luxem burgo e da Suíça, a Semana da Língua Alemã integra o Calendário Escolar do Colégio Farroupilha. No mês de junho, estudantes do 5º ano do Ensino Funda mental – Anos Iniciais à 2ª série do Ensino Médio participaram de atividades especiais. “Nas atividades da Semana de Língua Alemã, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar ainda mais o alemão por meio de propostas interdis ciplinares, nas quais aplicaram suas competências linguísticas. Além disso, eles são inspirados a seguir e aprofundar os seus estudos na Língua Alemã, a partir das possibilidades que ela oferece em contexto global”, ressaltou a Gerente do Centro de Cambridge e de Línguas Estrangeiras, Luciane Calcara.

Os estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais à 2ª série do Ensino Médio participaram de atividades especiais relacionadas ao idioma

As turmas do 5º ano trabalharam em sala de aula alguns aspectos culturais dos países que têm a língua alemã como idioma oficial e, após, organizaram um lan che coletivo. Em grupos, os estudantes do 6º ano realizaram pesquisas sobre uma cidade de um desses países e, em sala de aula, apresentaram os resultados para os colegas. Na sequência, fizeram um lanche coletivo com pratos típicos.

33

Os estudantes do 9º ano e das 1ª e 2ª séries participaram de uma atividade no Laboratório de Química, conduzida em alemão: em grupos, eles realizaram um experimento sobre volume e um teste de personalidade. Ao final, receberam como lembrança um marcador de páginas. Já os estudantes que prestarão o exame para a qualificação DSD I participaram do Sprachkamp, uma atividade preparatória que, a partir de jogos, exercita as quatro habilidades avaliadas na prova: leitura, fala, escrita e escuta. Além do grupo do Colégio Farroupilha, participaram do evento estudantes e professores do Colégio Pastor Dohms.

No Galpão, uma atividade de culinária foi desenvolvida com os 7º anos. Com o auxílio das professoras, os estudantes prepararam um prato típico suíço: o schockofondue (fondue de chocolate). As turmas do 8º ano produziram, no Espaço Maker, chaveiros com o formato do mapa da Alemanha, acompanhados de uma palavra, frase ou expressão no idioma. Todas as instruções para a con fecção dos chaveiros foram dadas em alemão.

Um grupo de estudantes do Ensino Médio recebeu os certificados Deutsches Sprachdiplom der Kultusministerkonferenz (DSD I), da proficiência em Língua Ale mã, Nível B1, que possibilita o ingresso em universidades alemãs. O evento contou com a presença do Cônsul Geral da Alemanha, Milan Simandl, e da Coordenado ra Regional de Língua Alemã da Zentralstelle für das Auslandsschulwesen (Zfa), Catrin Baguhl. As professoras Laura Würzius, Luciane Genehr e Valesca Altenho fen também receberam os certificados DSD Gold, os quais permitem que elas atuem como examinadoras orais para os exames DSD I.

DESTAQUEINCENTIVO À LEITURA

Ainda, o autor Cesar Obeid realizou um bate-papo on-line com os estudantes do 4º ano sobre a obra Rimas Animais, que é leitura do 2º trimestre do nível de ensino. Já o escritor Ilan Brenman esteve com as turmas do 6º ano para uma conversa sobre o livro Amizade Eterna, durante a qual ele também respondeu a perguntas dos estudantes e explicou o processo criativo presente no desen volvimento desta e de outras publicações de sua autoria.

34

Durante uma semana do mês de julho, os estudantes do Colégio Farroupilha estiveram envolvidos nas atividades da Semana Literária 2022, promovida pela Biblioteca. Além disso, a comunidade escolar pôde conferir a 35ª Feira do Livro, que contou com a presença de diferentes expositores.

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

Na Semana Literária 2022, estudantes da Educação Infantil ao Ensino dopalestras,participaramMédiodeoficinas,jogosehorasconto

A programação do evento contou com atividades variadas, como oficinas, jogos, brincadeiras, palestras e contações de histórias para todos os níveis de ensino, com a participação de diferentes autores. Silvana Corrêa da Silva, autora do li vro Onde está a comida do coelhinho?, fez a contação da obra para as crianças do Nível 5 da Educação Infantil. Tânia Jacques, que por muitos anos trabalhou no Farroupilha, retornou à escola para a hora do conto do seu livro O Pacote para as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.

Jogos inspirados na literatura também foram desenvolvidos. Para as turmas do 5º ano a atividade foi o jogo Tabuleiro Literário, inspirado nas leituras do ano letivo. Os estudantes foram divididos em grupos e vieram ao Colégio caracteri

RECREIO COM DIFERENTES POSSIBILIDADES

zados com algum elemento que remetesse aos personagens dos livros. O grupo vencedor era aquele que conseguia desvendar primeiro os enigmas relacionados às leituras e localizá-las no acervo da Biblioteca. Já os estudantes do 9º ano en volveram-se na atividade Itinerário Londrino: a partir da obra Cenas Londrinas, de Virginia Woolf, e com o suporte de um tabuleiro com rotas/lugares predefinidos, eles seguiram um roteiro e passearam por Londres. Nesse tabuleiro, os estudan tes encontraram um mapa de Londres com imagens dos lugares indicados pela autora e plaquinhas com os nomes que deveriam, em um primeiro momento, ser colocadas nos lugares correspondentes. Após observarem e identificarem as imagens, com o suporte das plaquinhas, os estudantes justificaram a escolha de cada espaço com um trecho da obra, indicando, ainda, a página de referência. Cumpridas essas etapas, eles apresentaram o itinerário completo e apontaram quais lugares acrescentariam a ele, justificando a seleção.

35

Os estudantes do Ensino Médio caracterizaram-se como personagens de obras da literatura e participaram do Piquenique Literário. A programação apresentou um tema por série: na 1ª, a temática foi Tesouros Literários; na 2ª, o centenário de José Saramago; e na 3ª, a Semana de Arte Moderna e a Antropofagia.

Os estudantes puderam conhecer algumas das Atividades Extracurricula res oferecidas no Farroupilha, como as oficinas Criação de Games, Fazendo Arte, Arte de brincar com o corpo (capoeira) e Mangá, além da Clip Dance e da Robótica. A Escola de Música Guitarrísima organizou o Palco Aberto, atividade que contou com instrumentos musicais à disposição dos alunos. O grupo da Atividade Extracurricular de Teatro, formado por estudantes do 4º ao 6º ano, apresentou a esquete Histórias que saem dos livros

36 DESTAQUE

Thomás Henz Brand, do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, lançou a obra Natalho, o espantalho. “A história do Natalho surgiu quando eu estava no 2º ano e tinha que fazer um trabalho em grupo, que era criar um brinquedo de sucata. O meu grupo criou um castelo, e daí a professora pediu para criarmos um texto contando a história do brinquedo. O castelo era todo colorido, por isso me veio a ideia do reino do arco-íris e criei todas as aventuras do Natalho”, disse. O estudante, que recentemente passou a estudar no Farroupilha, é apai xonado pelas letras desde pequeno: “Quando eu era bebê eu gostava de pegar as revistas e ir olhando as imagens. Depois, quando cresci um pouco, comecei a ouvir histórias que a minha mãe e meu pai contavam. Na Educação Infantil, eu fazia vários desenhos e ia na frente da minha sala para contar uma história com eles. Desde o 1º ano eu escrevo, desenho e faço gibis”, recordou.

Durante a abertura da Semana Literária, três estudantes do Colégio foram con vidados para subirem ao palco e falarem sobre suas produções. Sabrina Dutra Braga, da 2ª série do Ensino Médio, fez a leitura de O conto de Clara, de sua au toria. “Eu sempre gostei de histórias e, assim que aprendi a escrever, criei meus próprios textos. Mas foi só quando me apaixonei pela literatura que comecei a escrever contos inteiros e histórias mais complexas. Meus primeiros contos foram escritos no papel quando eu tinha cerca de oito ou nove anos”, afirmou.

Maya Wieck Ricachenevsky, estudante do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e seus pais, Andréa e Felipe Klein Ricachenevsky, apresentaram o livro de sua autoria, Banho de Clima. O livro, que apresenta rimas, trata sobre o clima e as suas influências na vida das pessoas. “Temos uma brincadeira lá em casa: a Maya e o pai adoram tomar banho de chuva. E, quando chove, a Maya diz: ‘Pai, sabe o que estou pensando agora? Banho de chuva!’, e ele responde: ‘Claro, é melhor que uva”. E foi então que começamos a pensar nas rimas rela cionadas ao tempo”, contou Andréa.

ESTUDANTES AUTORES

O ex-aluno, ilustrador e escritor Carlos Augusto Pessoa de Brum, o Cadu, tam bém desenvolveu atividades com os estudantes na Semana Literária, além de lançar três obras – Bichinhos nas Ideias 8 Canetas e Porta aberta para o medo. O primeiro livro de Cadu foi As aparências não são nome, produzido quando ele tinha quatro anos e frequentava a Educação Infantil do Colégio Farroupilha – a publicação fazia parte do projeto Também Somos Autores, que existe até hoje na Instituição. Anos mais tarde, em 2004, quando Carlos estava na 3ª série do Ensino Médio, veio Tentações, Dardos & Fardos, sua primeira pu blicação oficial. Hoje, aos 35 anos, o escritor tem sua própria editora e 63 obras publicadas, as quais escreveu e ilustrou.

O setor de Tecnologia Educacional (TE) realizou uma atividade de interação com robôs e personalização de movimentos, e disponibilizou óculos e outras ferramentas de realidade aumentada. A Equipe de Recreação organizou ativi dades como uma caça ao tesouro sobre  O Pequeno Príncipe e o  Pega-Pega Personagem

O

TURMAS CAMPEÃS DA 48ª EDIÇÃO DOS JOGOS 6º ano – 16A 7º ano – 17C 8º ano – 18B 9º ano – 19D 1ª série – 21C 2ª série – 22E 3ª série – 23C 37

No Desfile, as turmas apresentaram as músicas que embalam Porto Alegre, os grupos de dança e os artistas porto-alegrenses, os esportes e os pontos turís ticos da cidade. Além disso, nas suas apresentações, os estudantes retrataram a inovação, a diversificação da cultura, a educação aliada à tecnologia, a evolu ção industrial, com ênfase no 4º Distrito, e o modo como a tecnologia suscitou a homogeneização da cultura em Porto Alegre. Durante o evento, os ex-alunos do Colégio também puderam relembrar os momentos vividos nos desfiles de edições anteriores dos Jogos e caminharam pela Pista Atlética.

Depois de dois anos, a comunidade escolar presenciou um dos eventos mais aguardados e tradicionais da Instituição

O Desfile de Abertura dos Jogos do Colégio Farroupilha, um dos momentos mais aguardados pela comunidade escolar, voltou a ser realizado presencialmente em 2022. Na 48ª edição do evento, no início do mês de junho, estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio apresentaram para o público e para um time de jurados suas performances relacionadas ao tema “Porto Alegre: 250 anos de histórias”.

RETORNO DO DESFILE E DOS JOGOS DO COLÉGIO FARROUPILHA

A Orquestra Villa-Lobos recebeu as famílias, os ex-alunos e demais convida dos com uma apresentação. Fernando Carlos Becker, presidente da ABE 1858 entre 2010 e 2022, recebeu uma homenagem póstuma, na qual sua trajetória foi relembrada; depois, um painel com a sua foto foi montado por estudantes da 3ª série, que também entregaram flores à família. Os formandos da 3ª série desfilaram pela última vez como estudantes do Farroupilha e homenagearam a escritora Lya Luft. Uma das netas da autora, a ex-aluna Fabiana Luft Bavaresco, recebeu flores.

Além do Desfile de Abertura, os estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio participaram de centenas de partidas em 11 modalidades esportivas: Atletismo (saltos, arremessos e corridas), Basquete, Futebol Sete, Futsal, Handebol, Mini vôlei, Queimada, Tênis de Mesa, Vôlei e Xadrez.

As famílias do 6º ao 9º ano vivenciaram algumas das atividades ofereci das para os estudantes no evento Viva os Anos Finais. Pais e mães par ticiparam de oficinas, nos laboratórios e nas salas de aula, relacionadas a práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do primeiro semestre. O momento teve como objetivo, também, permitir que as famílias conheces sem melhor os professores que convivem diariamente com seus filhos.

Entre as propostas realizadas estão a oficina Salve o Fred, uma atividade de introdução ao método científico realizada no 6º ano para introduzir as investigações referentes ao Conexão Ciência; a construção de um spin ner no Espaço Maker, também relacionada ao currículo do 6º ano; uma oficina de Educação Financeira derivada do projeto Administração do Or çamento Doméstico, do 7º ano; o Desafio do Censo, também relacionado a uma atividade do 7º ano; um circuito do Sistema Digestório, realizado com as turmas do 8º ano; e uma gincana de conhecimentos do 9º ano.

As famílias dos estudantes inscritos nas Atividades Extracurriculares tiveram a oportunidade de visitar os locais onde essas atividades são realizadas e de conferir o desenvolvimento de seus filhos ao longo do primeiro semestre. As visitas aconteceram nas duas primeiras semanas de julho e contaram com participa ções especiais, como a do esgrimista e medalhista pa raolímpico Jovane Guissone, que falou um pouco sobre o esporte e sua trajetória como atleta, além de jogar com as crianças.

VIVA OS ANOS FINAIS

SHOW DE TALENTOS

FAMÍLIAS PARTICIPAM DAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

No mês de julho, os estudantes do Ensino Fundamental –Anos Iniciais apresentaram-se na 15ª edição do Show de Talentos. Neste ano, o evento teve como temática o filme Encanto e cada um dos blocos de apresentação foi intro duzido por uma performance dos professores. Ao longo de três dias, ocorreram diversas performances que envolve ram dança, canto, mágica, ginástica, desenho, apresenta ção de instrumentos musicais, entre outros talentos. “O Show de Talentos é uma atividade pedagógica muito espe cial dos Anos Iniciais, visto que contribui para o desenvol vimento de diversas habilidades, entre elas a criatividade, o protagonismo, a desinibição, a oratória, a empatia, a pos tura de espectador e o respeito às diferenças”, ressaltou a Coordenadora dos Anos Iniciais, Letícia Nunes.

38 DESTAQUES DA EDIÇÃO

Elaborar um prato da gastronomia de um determinado país e adaptá-lo para que seja consumido por pessoas com diferentes restrições alimentares. Esse é o objetivo do projeto Temperos do Mundo, desenvolvido com as tur mas do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. No Galpão, os estudan tes colocam em prática os aprendi zados construídos nos componentes curriculares de Ciências, Matemática, História, Geografia, Artes Visuais, Edu cação Física, Produção Textual, Filoso fia, Português, Inglês e Alemão.

PROJETO TEMPEROS DO MUNDO

Unidos) e adaptá-las para que pudes sem ser consumidas por pessoas que ou são adeptas a práticas alimenta res específicas, como o veganismo, ou têm algum tipo de restrição ali mentar, como intolerância à lactose, doença celíaca, diabetes, hiperten são e hipercolesterolemia. Depois de prontos, os pratos foram saboreados por um trio de professores, que ava liaram coerência, sabor, organização e limpeza, apresentação e adaptação do prato. Ao final, a equipe vencedora recebeu um troféu de destaque.

39

PARTICIPAÇÃO EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

PROJETO TEM UM MINUTO?

Cada turma foi dividida em duas equipes e, depois, cada equipe foi subdividida em outros três grupos, cada um responsável por uma parte do preparo de uma refeição completa: entrada, prato principal e sobremesa. Quando prontos, os seis preparos da turma são “confrontados”, para que seja escolhido apenas um exemplar de cada momento da refeição. Como parte do desafio, os estudantes de veriam elaborar refeições representa tivas de um país (Tailândia, Marrocos, Alemanha, Espanha, Peru e Estados

Luciane Calcara, Gerente do Centro Aberto de Cambridge e Línguas Estrangeiras do Colégio Farroupilha, participou do International Annual Conference and Exhibition (IA TEFL), em Belfast, na Irlanda do Norte. Com a participação de profissionais do ensino de Língua Inglesa, o evento é composto por palestras, workshops e fóruns. Durante a 55ª edição da conferência IATEFL, foram pauta as principais tendências internacio nais de ensino-aprendizagem de línguas adicionais, como: as mediações culturais e sociais, as características e diferenças entre plurilinguismo e multilinguismo e o translanguaging, que é quando todo o repertório linguístico de uma pessoa plurilín gue é considerado e usado, não restringindo o foco em um único idioma.

No 5º ano, os estudantes participam do Tem um minuto?, um projeto de volun tariado que busca, a partir do contato com diferentes realidades, desenvolver diferentes competências socioemocionais, como empatia e consciência social. Na atividade, os estudantes planejam e realizam oficinas em instituições que benefi ciam crianças, adolescentes e idosos. Além disso, coletam e distribuem doações. As turmas conheceram o Centro de Educação João Calábria, a Fundação Pão dos Pobres, a Ação Social de Fé e o Abrigo João Paulo II.

Os estudantes do 3º ano estudaram a história da cidade e apresentaram a exposição Porto Alegre e seus encantos. Já em outra sala de aula, foi montado um espaço para que as famílias aprendessem sobre os animais e seus hábitats. Ainda, todos puderam se divertir em um circuito de jogos matemáticos na sala Matemágica. Ao longo do semestre, os estudantes do 4º ano envolveram-se no estudo de fungos e bactérias, por isso, na Biosala, as famílias viram os terrários produzidos no Laboratório de Biologia e outros experimentos. Foram também montadas as salas do Observatório histórico e geográfico e do Itinerário de histórias e linguagens. Por fim, as produções das turmas do 5º ano foram organizadas nas salas Mundo da Matemática, Viagem pela Literatura e As transformações do Brasil.

40 DESTAQUES DA EDIÇÃO

As famílias também puderam conferir os trabalhos realizados nos compo nentes de Línguas Estrangeiras, Artes Visuais, Educação Física, Tecnologia e no Farroups+. A Biblioteca Kids e o Serviço de Orientação Educacional (SOE) também prepararam momentos com os estudantes e as famílias. No final da manhã, um robô animou os presentes, no corredor do 1º andar.

Na cerimônia, os 36 estudantes da 3ª série do Ensino Mé dio que participaram da Escola de Instrução Militar (EsIM) firmaram o compromisso à Bandeira Nacional e receberam, das mãos dos padrinhos, os certificados de conclusão. Além disso, quatro estudantes foram agraciados com cer tificados de destaque, entregues pelos familiares: Pedro Jakubowski Koch foi o destaque do exercício no terreno; Luís Felipe Zaffari Lacerda obteve o melhor resultado no tiro de instrução básico de fuzil; e Pedro Henrique Walter de Freitas e Ana Luiza Masci Feoli apresentaram os melho res resultados no teste de avaliação física nos segmentos masculino e feminino.

FORMATURA DA ESIM

CIRANDA DE IDEIAS DOS ANOS INICIAIS

No início do mês de julho, as famílias e os estudantes do Ensino Fundamen tal – Anos Iniciais das unidades Correia Lima e Três Figueiras estiveram no Colégio para visitar a Ciranda de Ideias. Nas salas de aula e nos corredo res dos 1º e 2º andares, eles conferiram os trabalhos realizados durante o primeiro semestre do ano letivo. Na chegada ao Colégio Farroupilha, todos receberam um folder com o mapa do evento. As turmas do 1º ano mostraram as produções relacionadas às leituras das obras Bichológico, de Paula Tai telbaum, Alice viaja nas histórias, de Gianni Rodari, e Quando eu crescer, de Ana Maria Machado. Além disso, as crianças do 2º ano expuseram o Alinhavo de Leituras e os projetos Ambiente e Vida e Matemática da minha vida

As turmas da 2ª série do Ensino Médio realizaram uma Saída de Estudos para o Velopark, em Nova Santa Rita.

a distância percorrida e o tempo necessário para fazer o circuito. Enquanto um estudante do grupo dirigia o kart, os demais colegas cronometraram o percurso.

SAÍDA DE ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

A atividade envolve os componentes curriculares de Matemática, Física, Química e Biologia e tem como obje tivo explorar os conceitos de trigonometria Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) e Movimento Circular Uniforme (MCU), aplicados à Física, e analisar questões relacionadas à energia e à emissão de gases na queima de combustível.

A atividade integra o projeto Práticas sustentáveis relacionadas a lixo, resí duos e rejeitos, e envolve os compo nentes de Geografia, Biologia, Física e Química. O objetivo é identificar e dife renciar as várias formas de destino e de tratamento do lixo.

Os estudantes puderam dirigir um kart em linha reta, observando a aceleração, a velocidade máxima atingida,

APRENDIZADO E DIVERSÃO NO VELOPARK

41

A Saída de Estudos permitiu aos alunos analisarem a reação de combustão feita no carrinho de kart, além de medirem a pressão arterial e a temperatura corporal antes e após a experiência.

Ana Carolina Bortolomiol Passos, do 9º ano, Gabriel Wohlmeister Marcondes e Maria Clara Padilha Pires, da 2ª série do Ensino Médio, e o ex-aluno Rafael Pretto Boger, formado em 2021, foram os estudantes contemplados com os certificados de Menção Honrosa da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), realizada em 2021. A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Insti tuto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Edu cação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Os grupos receberam um Diário de Campo para coletar diferentes infor mações. Além das anotações, todos fizeram o registro em fotos e vídeos da Saída de Estudos. A próxima etapa do projeto é a produção de um vídeo com uma proposta de ação ligada à susten tabilidade e às boas práticas. Cada gru po escolherá um problema que envolva a temática do lixo, resíduo ou rejeito para propor uma ação sustentável ou de boas práticas como solução.

MENÇÃO HONROSA NA OBMEP

As turmas da 3ª série do Ensino Médio participaram de uma Saída de Estudos para a Cooperativa de Recicladores de Dois Irmãos e para a Central de Trata mento de Resíduos de São Leopoldo.

VISITA DE INSTITUIÇÕES PARCEIRAS DE ESTUDO INTERNACIONAL

42 DESTAQUES DA EDIÇÃO

A iniciativa consiste em um estudo explora tório sobre projetos arquitetônicos e peda gógicos de espaços de aprendizagem inova dores. O estudo tem como objetivo melhorar os ambientes de aprendizagem na educação, por meio da troca de conhecimentos e expe riências junto a integrantes dos países en volvidos, interligando a pesquisa e a prática.

No mês de junho, a Diretora Pedagógica, Marícia Ferri, recebeu a visita de represen tantes das instituições parceiras do Brasil no estudo Innovative Learning Environments and Student Experience Scoping Studyé (ILE+SE), desenvolvido pela Universidade de Melbourne, na Austrália, e do qual o Farrou pilha faz parte.

RECONHECIMENTO NA CONVENÇÃO LÍDER EM MIM

Os estudantes que participam da GrowCube, a incubadora de negócios do Colégio, apresentaram os seus projetos para uma banca de avaliadores, composta por Paulo Gil, fundador do Triider, aplicativo para contratação de servi ços domésticos gerais, e Gabriel Machado Xavier, ex-alu no do Colégio Farroupilha e um dos fundadores do Mobo, aplicativo que oferece cupons de desconto em restauran tes. Os grupos tiveram 10 minutos para expor os projetos. Após, os membros da banca fizeram breves comentários e sugeriram melhorias. Quatro grupos participaram da fase de pré-incubação, que tem como objetivo encorajar os es tudantes que realmente queiram entrar na incubadora a participar da seleção de times. Na fase de capacitação e desenvolvimento de ideias, os times recebem uma prepa ração para transformar suas criações em negócios.

As orientadoras do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Vanusia Salomoni e Raquel Ferraz, representaram o Co légio na convenção Líder em Mim, realizada no mês de junho, em São Paulo. O Farroupilha recebeu reconheci mento pelas práticas do Dia da Visão. Em 2022, o even to teve como tema o legado construído junto à comuni dade de escolas nos últimos 10 anos e as perspectivas para a formação socioemocional nos próximos anos. O Dia da Visão é desenvolvido com as turmas do 1º ano para a apresentação do programa Líder em Mim.

PITCH DA GROWCUBE

contam com opções de Atividades Extracurriculares, no turno oposto ao da aula regular, nas áreas de Artes, Esportes, Idiomas e Tecnologia. As inscrições estão abertas pelo Portal dos Pais, dedisponibilidadeconformevagas. Confira todas as ExtracurricularesAtividadesoferecidas acessando o QR Code ao lado ou pelo site www.colegiofarroupilha.com.br

Aqui no Farroupilha, os estudantes

Conheça outras iniciativas Da Escola para o Mundo, empreendidas por estudantes e ex-alunos do Colégio.

Sou o único

H enrique Vieira Soares EX-ALUNO DO COLÉGIO FARROUPILHA

selecionadogaúchoparaumprogramadeformaçãoemSingapura.

CMYCYMYCMYMCK encarte_revista_farroupilha_146.pdf 1 19/08/2022 08:29:54

O Colégio Farroupilha oferece recursos tecnológicos que auxiliam no aprendizado. Você já conhece os óculos 3D e os aplicativos de realidade aumentada? colorir?

vamos

ENCARTE INTEGRANTE DA EDIÇÃO Nº 146 DA REVISTA DO COLÉGIO FARROUPILHA

Ajude a Beatriz a percorrer o labiritinto abaixo. O caminho foi feito pela Codipeia, uma centopeia digital que permite a aprendizagem de conceitos de codificação e trabalha a resolução de problemas, o raciocínio lógico e a criação de sequências.

labirinto

1. 2. 3. 4. 5.CMYCYMYCMYMCK encarte_revista_farroupilha_146.pdf 2 19/08/2022 08:29:54

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.